AVALIAÇÃO: RENAULT KARDIAN PREMIERE EDITION TCe EDC: CARTÃO DE VISITAS

                                                

O KARDIAN INAUGURA UMA NOVA FASE NA RENAULT, É UMA MUDANÇA QUE MUDA TUDO NA RENAULT AMÉRICA LATINA 

Existe a expressão "Cartão de Visitas" e o Kardian é o Cartão de Visitas da mudança na Renault dentro da América Latina e também inaugura uma nova plataforma que mais tarde vou explicar e também é um carro totalmente novo do símbolo ao motor, do plataforma ao câmbio. O caminho natural para conhecer é ir a Globo Renault e fui a Globo Renault da Praia Comprida-São José-SC, fui ver o Kardian ao vivo e fui conhecer o modelo, primeiro já tinha um modelo para test-drive e outro no showroom, confesso que no início não percebi e aí o vendedor, que aliás agradeço ao excelente atendimento prestado e que também tinha me atendido no Duster, olhei o interior inclusive a faixa nos bancos faz lembrar um carro muito carismático da Renault mundial, depois eu explico mais detalhes e aí pedi se poderia fazer o test-drive, ele comentou que não poderia ser naquele dia, quinta-feira por que só seria líberado no Sábado e ele me falou que qualquer dia da semana que eu fosse poderia fazer o test-drive. Segunda-Feira fui em direção a Globo Renault e cheguei lá, falei com ele "Se tiver muito atarefado, eu deixo para outro dia", ele falou que tranquilo, podíamos ir, ele só tinha que ajeitar algumas coisas, enfim depois fomos rumo ao test-drive.

POR FORA: Sim, estilo é questão subjetiva, mas o Kardian é um carro bonito e suas linhas são harmônicas, na dianteira destaca-se a frente imponente e grande, mas dentro das proporções do carro, na lateral um amplo destaque para o entre -eixos e o logotipo "Premiere Edition" e as rodas de liga-leve aro 17, com desenho que a Renault francesa fazia nos anos 1980, mas modernizado para os dias de hoje e na traseira as lanternas lembram os Renault franceses, são bonitas, o modelo é feito em São José dos Pinhais-PR e inaugura a nova plataforma RGMP, que é uma variação da CMF-B usada em Clio V e na terceira geração do Sandero por exemplo(o nosso parou na segunda) só que com configuração específica para a América Latina podendo suportar entre -eixos maiores e outras situações, enfim temos um Renault América Latina a moda francesa digamos assim, ele mede 4.12 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.60 metros de altura(rack de teto) e 2.60 metros de entre -eixos, o seu ângulo de entrada é de 20 graus, a altura livre do solo é de 20.9cm e o ângulo de saída é de 36 graus.

                                               
Na traseira lanternas fazem lembrar os Renault franceses 

Aqui visto de outro ângulo 

Na dianteira impõe respeito e faróis dividos aqui ficam harmônicos

Agora é hora de ver contra os rivais que são dois, inclusive no evento de Sábado estavam os dois ao lado do Kardian.

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI AUT
Comprimento: 4.27 metros      Largura: 1.76 metros    Altura: 1.46 metros    Entre -eixos: 2.56 metros

Off-Road: Àngulo de entrada  18 graus,    Altura livre do  solo: 17.6cm     Angulo de saída:26 graus

FIAT PULSE IMPETUS TURBO 200 CVT
Comprimento: 4.10 metros    Largura: 1.77 metros     Altura: 1.58 metros    Entre -eixos: 2.53 metros

Off Road:Ângulo de entrada  20.4 graus    Altura livre do solo: 22.4cm    Angulo de saída:31.6 graus

No comprimento é 2cm maior que o Pulse e 15cm menor que o Nivus, mas aqui cabe uma explicação: O Nivus tem caída cupê e aí a traseira é mais longa, mas mesmo assim o Kardian se destaca perante o SUV-cupê da Volkswagen com tranquilidade em termos de estilo, na largura é o mais estreito: 1cm menor que o Nivus e 2cm menor que o Pulse, mas aí entra a questão: os para-lamas do Pulse são muito largo, então deve ter a mesma largura do Kardian, ele é o mais alto da turma: 2cm mais alto que o Pulse e 14cm mais alto que o Nivus e o maior entre -eixos da trio com 4cm de vantagem sobre o Nivus e 7cm de vantagem sobre o Pulse e isso ajudou o interior dele que depois eu explico mais á frente. Lógico que ninguém vai comprar Kardian, Nivus ou Pulse para fazer trilhas, mas vamos ver os off-road, no caso o ângulo de entrada é 2 graus maior que o Nivus e 0.4 graus menor que o Pulse, na altura do solo é 2.5cm mais alto que o Nivus e 2.3cm mais baixo que o Pulse e o ângulo de saída é o maior dos três com 4.4 graus á frente do Pulse e 10 graus acima do Nivus, mas aqui existe a diferença entre se complicar em portoes de garagens, lombadas altas etc.. ou não ou até mesmo buracos, algo comum nas ruas brasileiras no caso dos buracos na rodovias.

                                                    
Lanternas traseiras em Led.

Faróis full-led aqui na parte inferior 

E aqui na parte superior 

Rodas de liga-leve aro 17 e bonitas 

Logotipo Premiere Edition denuncia a versão avaliada 

POR DENTRO: Chegar no interior do Kardian é um salto perante todos os Renault fabricados no Brasil, incluindo até mesmo que o Captur que já deu adeus, não só pelo painel em tela de TFT de 7 polegadas, mas por outros detalhes como a parte emborrachada na parte inferior do console e o próprio console em sí, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Air Bag duplo lateral/ cortina, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia Display Link de 8 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Hill Holder, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem com frenagem de emergência, Alerta de distância frontal e piloto automático adaptativo(ACC) dá para ver que o Kardian é bem completo e ainda temos o segundo round, mas aí depois eu vou explicar melhor.

                                                       
Painel em tela de TFT de 7 polegadas, bem legível, mas precisa melhorar algo na programação(depois eu explico)
A Central multimídia de 8 polegadas, é a mesma do resto da linha, mas atualizada e em outra posição 

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer, no caso do Nivus Highline ok a central multimídia é 10.1 polegadas e a tela de TFT de é de 10.2 polegadas no painel, mas ele deve parente ao Kardian alerta de ponto cego e custa R$149.390 são R$12.000 a mais e menos equipado, embora tenha ACC, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência e o Pulse Impetus Turbo 200 tem a central multimídia de 10 polegadas, mas deve Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego e ACC com isso  custa R$132.990 é R$200 mais barato que o Pulse, mas já adianto que ainda tem o segundo round dos equipamentos. Já no Espaço interno uma boa surpresa: com o banco na minha posição sobrou um excelente espaço interno, agora com o banco recuado totalmente ainda sobrou uma fresta de um dedo, o que dá para dizer que tem um excelente espaço interno.

                                                      
Com o banco recuado ainda sobrou uma fresta 

Com o banco na minha posição um verdadeiro latifúndio 

E agora temos o segundo round dos equipamentos, o Kardian tem: freio de estacionamento eletrônico, chave presencial hands free, rebatimento dos bancos em 1/3 e 2/3, Porta Luvas e Porta-malas com luz de cortesia, retrovisores externos com seta de direção, partida remota via-chave cartão, Encosto de cabeça para todos os ocupantes(esse obrigatório por lei desde 2020), cinto de segurança dianteiros e traseiros com ajuste de altura, Painel de instrumentos em tela de TFT de 7 polegadas, Computador de bordo 100% digital, Carregador de Smartphone por indução e refrigerado, Espelhamento de Android Auto e Apple Car Play sem fio, Sensor de Tempetura externa, Câmera Multiwiew, Sensor Crepuscular, Faróis de Neblina, alerta de afivelamento do cinto de segurança para todos os ocupantes, Bancos traseiros com IsoFix(esse obrigatório por lei desde 2020), Estepe aro 15 de uso temporário, Limitador de velocidade, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Monitoramento de pressão de pneus, auxilio do freio ABS com sinalização de alerta frenagens brucas(AFU e AFD), Sistema Car para destravamento das portas, desativação do air bag para o passageiro, Faróis 100% LED, Multisense com Ambient Lightning, câmbio e-shifter com paddel shift(borboletas no volante), Modo Eco+Scoring, Indicador de troca de marcha(GSI), assinatura luminosa de DRL em LED, Barras de teto Funcionais e modulares, emblema lateral Premiere Edition, Rodas de liga-leve aro 17 Biton matizadas Hayek, Retrovisores externos na cor preto nacre, Grande frontal com logotipo "Nouvelle R" da Renault, Console central elevado com porta-objetos e apoio de braços com revestimento premium, Antena Shark, Volante com revestimento Premium, Bancos Mistos com acabamento Myla e Easter Egg Renault(para mim é uma homenagem ao Renault 5 Turbo, carro que foi lenda do WRC embora sem ser campeão geral, mas com vitórias em etapas) e Teto Bitom Nacré, bom agora é hora do segundo round nos equipamentos, tanto Nivus como Pulse o freio de estacionamento é "freio de mão tradicional, mesmo" por alavanca, carregador wireless eles tem, mas não tem o sistema refrigerado do Kardian, que aliás o próprio vendedor me disse que outros sistema corre risco de esquentar o celular, já aqui não, enfim é um carro que chega a ser mais equipado e mais barato que os rivais. O modelo avaliado tem um iten que depois eu vou citar que eleva o preço a R$134.690, que depois eu cito.

                                                       
A litras dos bancos para mim é clara homenagem ao Renault 5 Turbo 

Freio de estacionamento eletrônico.

E agora vamos ao porta-malas lógico que pelas dimensões não se esperava o latifúndio do Duster, mas ainda assim são razoáveis 358 litros no método VDA e 410 litros no método água, então vamos usar os dois métodos aqui no porta-malas, lembrando que o Nivus é apenas no VDA e o Pulse é apenas água, então o método em água do Nivus e VDA do Pulse será meio que no "chutomêtro" digamos assim.

VOLKSWAGEN NIVUS: 
450 litros(água)
415 litros(VDA)

FIAT PULSE
370 litros(água)
310 litros(VDA)

Só antes de mais nada, a Fiat pegou essa mania de medir o porta-malas em água, depois que veio a fusão da Stellantis com a PSA que tinha essa mania e lógico tem casos do Renegade e Compass que aumentaram dá noite para o dia a litragem, sem ter aumento real, acredito que a Renault colocou as duas medidas para poder comparar, agora vamos na água, se for pela água é 40 litros atrás do Nivus e 40 litros á frente do Pulse, no caso o Nivus vale lembrar tem a traseira cupê e mais longa que ajuda na litragem, agora vamos em métodos reais digamos assim, afinal tem áreas onde a mala não entra digamos assim,  ele é 57 litros a menos que o Nivus, mas 48 litros maior que o Pulse, com isso a média do segmento fica em 410 litros na água e 361 litros no método VDA, o porta-malas do Kardian está na média, lógico que ainda dá para dizer é quase suficiente para atender uma familia, mas é melhor que todos os hatches compactos e até muitos utilitários esportivos maiores que ele e tem sacadas inteligentes, como o espaço para o levantador do carro para trocar os pneus, assim não precisa tirar toda a mala quando furar o pneu é só ir lá e pegar, uma sacada boa, permitida pela nova plataforma.

                                                          
Lugar do levantador do carro para troca de pneus 

O Porta-malas é de 358 litros no método VDA e 410 litros por água.

MECANICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de EDC(Efficient Dual Clutch) banhada á óleo, o motor é o três cilindros TCe 1 litro 12 Válvulas  da família HR é basicamente o 1.3 16V TCe usado em Duster e Oroch "cortado" um cilindro, inclusive se abrir o capô do Kardian vai reconhecer as bobinas individuais e outras coisas, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável elétricamente no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, lógico ele mantém a injeção direta operando a 200 bars, o tratamento dos pistões por DLC(Diamond Light Carbon) e Bore Spray Coating(veja em detalhes na minha avaliação do Duster 1.3 TCe) a única diferença talvez seja o turbo aqui que é maior: 1.5KG contra 1.4KG do 1.3 e ele é feito em São José dos Pinhais-PR ele gera 20.4KGFM a 2000RPM e 120CV a 5000RPM com gasolina e com álcool vai a 22.4KGFM a 2250RPM e 125CV com a mesma rotação da potência com gasolina. A sua suspensão utiliza barra estabilizadora nos dois eixos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipoMcPherson na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, na suspensão os rivais seguem a receita, já nos freios o Pulse segue a mesma receita, já o Nivus tem freios á disco sólidos na traseira.

                                                          
O três cilindros 1 litro 12V TCe gera 120CV com gasolina e 125CV com álcool 

Agora vamos ver contra os rivais.

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI AUT 
CÂMBIO: Automático de seis marchas 
MOTOR:  200 TSI três cilindros 1 litro de 12 válvulas  da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM
POTÊNCIA: 116CV a 5800RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações

FIAT PULSE IMPETUS TURBO 200 CVT 
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: Turbo 200 1 litro e 12 válvulas da família GSE com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III atuando diretamente nas válvulas de admissão substituindo o comando de válvulas e sua variação e subsituindo a variação no coletor
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e 130CV com álcool 

Vamos lá, no motor aqui a escola é a mesma para os três: três cilindros turbo e injeção direta, já no câmbio aqui temos duas escolas diferentes: dupla embreagem, CVT e automática tradicional com conversor de torque, no caso de ouvir "manual-automatizado" e "dupla embreagem" muitos tem arrepios com esses palavras, no caso vamos ao manual-automatizado de apenas uma embreagem em carros normais, o carro tinha que escolher um compromisso entre desempenho e consumo e muitas vezes nenhuma coisa nem outra e de quebra havia os trancos, no caso da dupla embreagem é muito melhor por que quando por exemplo engata a primeira a segunda já está pronta e assim sucessivamente, só que tivemos o caso dos Powershift da Ford  e do DSG de sete marchas usado nos Volkswagen 1.4 TSI que eram banhadas a seco e acabou sendo um transtorno para os próprietários,  já no caso do Kardian é banhada a óleo, então é uma caixa bem mais tranquila. Com gasolina ele empata com os rivais no torque e na potência é 4CV a mais que o Nivus e 5CV atrás do Pulse, já com álcool é dono do maior torque são 2KGFM a mais sobre os dois rivais, já na potência ele fica atrás, mas é bem pouco: 5CV atrás do Pulse e 3CV atrás do Nivus, mas lógico que como você vai ver o câmbio EDC da Renault já o deixa ele bem mais ligado, lembro que os primeiros TSI da Volkswagen depois de três anos começaram a dar alguns problemas crônicos(lógico alguns por mal uso), mas estava na hora do 1.3 16V TCe também apresentar afinal estreou em 2021 no Captur(sim ele saiu de cena, mas o motor segue na linha) e até agora não teve nenhum problema apresentado e olha que é usado em picape também, então o três cilindros do Kardian tem um futuro promissor pela frente também nesse quesito.

                                                                
Novo símbolo da Renault no volante 

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar no Kardian, esperei o vendedor e ele me emprestou o cartão-chave que aliás é o mesmo do Duster atual e está bem menor do que outros de antigamente, eu esqueço de ligar pelo cartão, mas aí entro dentro do carro, lógico diversos típos de clientes passaram e notei que o banco estava alto demais para o carro, parecia a posição do Duster, aí tive que baixar, (esclarecer no Duster essa posição cai bem, mas é minha opinião pessoal) e a grande vantagem do Kardian que você pode baixar mais ainda, deixando numa posição de hatch e sedã e aí peço para ajustar o painel, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado do vendedor, lógico vou mexer no modo, deixo no modo Sport, só deixou o conta-giros visível e lógico fui mexer no botão do freio de mão eletrônico e no câmbio só que eu tratei de forma errada, digamos assim, eu apenas mexi e não puxei o seletor e aí ele disse "tem que puxar" e aí puxei N,R e D, deixei em D e aí apertei o P e fui sai da concessionária Globo Renault fui devagar e bem devagar que o área da concessionária, lógico fui com todo cuidado e aí esperei para entrar na Accioni Filho ou Beira Mar de São José-SC, lógico o movimento naquele horário era forte, tive que esperar, inclusive até o vendedor me mostrou o alerta de ponto cego e lógico a moto ia para o lado direito e depois foi para o lado esquerdo, afinal a moto tem mais facilidade de encaixar e aí depois que saiu o transito, entrei na Avenida e fiz o Kickdown: logo o três cilindros turbo teve uma resposta melhor do que esperada, lógico que se esperava a "patada", mas aqui foi além, o câmbio de dupla embreagem "empilhou" marcha uma em cima da outra,o ronco do três cilindros é interessante, mas não é tão audível quanto os rivais, mérito do isolamento acústico, até brinquei que baixou o espírito do Sandero R.S(Sim, eu sei que saiu de linha é um carro que eu gosto também e não estou comparando) , mas lógico aqui estou falando de ser um carro "vivo" no trânsito e quando vi na tela "78KM/H" epa! vou diminuir e lógico aliviei o pé até chegar a 60KM/H e tive que freiar para ficar, fico imiginando uma versão com motor 1.3 TCe no Kardian como ficaria, mas acredito que não vai rolar, um Kardian Alpine ficaria mais interessante ainda, mas enfim voltando ao três cilindros aqui, eu sigo o fluxo do trânsito normal e aí em semáfaro e paro, aproveito para ir no modo My Sense, lógico o carro fica mais calmo, digamos assim, lógico sente uma vibração do três cilindros, mas é muito leve, quase impercepítvel, abre o semáfaro e vou seguindo viagem digamos assim na Avenida Beira Mar de São José-SC e aí tem outro semáfaro, mas parece que não está funcionando, aí um pedrestre passa na faixa, espero passar e faço outro kickdown para ver, lógico a patada vem, mas ainda cheguei a 60KM/H(limite da via) e lógico sente que em relação ao modo Sport fica mais amarrado, mas ainda assim um carro esperto no aspecto geral, mas um crítica ao modo My Sense e que se estende para o Eco: No Sport o Conta-giros fica correto 1,2,3 etc... nos outros modos fica 1, invisível até 7,8 aí fica difícil entender, embora o painel em si é bonito e bem intrumentado, vou seguindo normal e lógico aí entro na servidão Osmar Benjamim e aí diminuo velocidade a 40KM/H e chego em outro semáfaro em direção a presidente Kennedy, os freios me surpreenderam: passaram muita segurança, não que esperava que fosse ruim, longe disso, não esperava que fosse tão bom, até por o freio a traseiro é tambor e aí entramos na Presidente Kennedy, a suspensão asborve bem os buracos, eu diria que até sente uma irregularidade, mas não entrega em forma pancada e altura livre do solo e os ângulos vão muito bem, nessas travessias elevadas, em nenhum momento deu a impressão de raspar, muito pelo contrário e lógico aí um Fiat Argo manobrou, parei e liguei a seta de direção para alertar quem vinha atrás e esperei fazer a manobra, depois que ele fez, fiz um kickdown até 40KM/H, lógico aqui é mais viável 40KM/H por que tem travessias elevadas, faixa de segurança etc, inclusive o vendedor me explicou sobre carregador de celular por indução que é refrigerado, evitando riscos de celular derreter que outros carregador wireless fazem, fui seguindo e cheguei o semáfaro estava aberto e o trânsito estava pesado, mas fluído  saí do semáfaro e notei que a S10 estava meio indecisa se ia na minha faixa ou não, mas segui em frente, entrei depois na rua que dá continuação a Presidente Kennedy, a Joaquim Vaz segui o trânsito normalmente, o vendedor me ligou o ACC para mostrar, lógico segui com o carro e aí uma Strada dessa nova geração dá seta para entrar na minha faixa, aí não aperto freio e nem acelerador e o resultado, a Strada na perpendicular, digamos assim e o carro freiou sozinho sem eu apertar o freio,  um carro bem seguro, e lógico segui o trânsito foi muito bem com Lombadas e buracos e lógico resolvi fazer a mesma operação de deixar para ver se o carro freiava sozinho, mas como estava se aproximando muito da Strada, decidi freiar é melhor prevenir, decidi não arriscar, talvez não estava tão próximo assim, lógico fui seguindo e entrei no mercado na Rua que dá acesso a Globo Renault, infelizmente um buraco que até mesmo um Classe S entregaria os pontos alí, aí o Kardian entregou, raspar? Não, apenas entregou na forma de pancada, mas foi o único, por que era horrível, já no restante ele absorveu muito e bem e aí entro na outra área que dá acesso a Globo Renault e vou seguindo normal e aí entro na frente da Globo Nissan ao lado da Globo Renault e dou a marcha ré e a câmera de ré e mostra e subi o morro de ré para bater as fotos no estacionamento, aliás vale lembrar que dois dias antes tinha Nivus e Pulse para os potenciais clientes testarem junto com o Kardian e segundo o vendedor e a a gerente, todo mundo gostou mais de dirigir o Kardian, eu mesmo já avaliei o Pulse no final de 2021 e o Nivus em 2020, o Kardian parece estar acima deles em muitas coisas.

                                                               
O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de EDC pela Renault 


PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$132.790, ele é mais barato que os rivais como foi visto R$200 mais barato que o Pulse e R$12.000 a menos que o Nivus Highline, inclusive chega a ser mais barato que o Nivus Comfortline também, o seu consumo urbano é de 9KM/L com álcool e 13.1KM/L na cidade com gasolina segundo o Inmetro e o rodoviário é de 9.7KM/L com álcool e 13.9KM/L com gasolina. Agora vamos ver contra os rivais.

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 14.1KM/L

FIAT PULSE IMPETUS TURBO 200 CVT 1 LITRO 12V
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.4KM/L 

O Kardian é o mais econômico na cidade com 0.6KM/L á frente do Pulse e 0.7KM/L á frente do Nivus e com gasolina também foi o mais econômico, foi 1KM/L mais econômico que o Pulse e 1.2KM/L mais econômico que o Nivus e na rodovia aí a situação se inverteu, o Kardian ficou atrás com 0.2KM/L atrás do Nivus com álcool e 0.5KM/L atrás do Pulse tanto com álcool como com gasolina, aí vai uma explicação: o no caso o motor do Renault conta com ESM que evita disperdicíos e com isso ajuda no consumo urbano, prejudica um pouco o rodoviário, mas ainda assim a desvantagem para os rivais é pequena na rodovia, o que deixa o Kardian econômico num aspecto geral. E aí se tivesse R$133.000 na conta bancária você compraria? A resposta é sim, primeiro o acabamento é acima de qualquer Renault fabricado no Brasil, a dirigibilidade é muito boa, fruto da nova plataforma, o motor três cilindros tem execelente respostas e com auxilio da dupla embreagem fica mais visível, o bom espaço interno, preço mais barato que os rivais e ainda é mais equipados até com detalhes exclusivos como a luz ambiente, uma segurança acima da média no segmento, um visual bonito que chama atenção e inclusive tanto a gerente como o vendedor me falaram que já tem gente encomendando o Kardian, o próprio vendedor disse que já vendeu três deles, se contar que a Globo Renault além de São José-SC tem no bairro estreito em Florianópolis, em Curitiba-PR e em Palhoça-SC(lógico tem mais cidades, mas não lembro agora) esse número pode ter aumentado(fora a própria concessionária em si), dá para ver que a Renault melhorou a segurança dos seus carros até com itens inéditos, excelente consumo urbano o que pesa contra é algo muito pontual: o painel digital, não ele em si mesmo que aliás excelente, o problema é quando está no modo My Sense, mesmo que o cliente queira economizar combustível ele vai querer ver quanto o motor gira e aí fica díficil e no 1.... e 7, Apenas isso, no modo Sport está correto, enfim o Kardian é um Renault América Latina, mas a moda francesa como eu disse no início e de quebra é um cartão de visitas de uma nova fase da Renault, afinal essa plataforma no futuro dará origem a carros maiores e parece ser promissor dentro da Renault.

   Caso você se interessou e achou R$137.000 um pouco pesado, tem opções mais em conta, todas com seis air bags, câmbio manual-automatizado de dupla embreagem EDC e o motor três cilindros TCe 1 litro 12V. 

  Techno: Ela perde a câmera multiview, o ambient light, o ACC e o alerta de ponto cego e custa R$122.990.

   Evolution: Ela perde o alerta de frenagem e a frenagem de emergência, as rodas de liga-leve aro 17 que passam a ser Rodas de liga-leve aro 16 Flexwheel(calotas que parecem rodas de liga-leve), freio de estacionamento eletrônico e console elevado, no lugar tem o "freio de mão" tradicional custa R$112.790.

  O modelo está disponível nas cores Preto Nacré(A cor de Série),  Branco Glacier que acontece R$1.000,  Prata Etoile,  Cinza Cassiopée e Laranja Energy(a cor do modelo avaliado e por isso acrescentou no preço como falei acima) essa três acrescentam R$1.900 a mais.

                                                              
Nome Kardian no meio como é outros modelos Renault 

Novo símbolo da Renault em carros nacionais da marca


                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72.2mm x 81.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11:1
POTÊNCIA: 120CV a 5000RPM com gasolina e 125CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:20.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 22.4KGFM a 2250RPM com álcool
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas banhado a óleo chamado de EDC pela Renault 
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.12 metros, largura 1.75 metros,  Altura 1.60 metros(com barras) e entre - eixos 2.60 metros
OFF-ROAD: Ângulo de entrada 20 graus, altura livre do solo 20.9cm e ângulo de saída 36 graus
PESO: 1186KG 
PESO/POTÊNCIA: 9.9KG/CV com gasolina e 9.5KG/CV com álcool 
PESO/TORQUE: 58.1KG/KGFM com gasolina e 52.9KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 411 litros(água)/ 358 litros(VDA) e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica,tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/55R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Ar Condicionado digital, Central Multimídia MediaPlay de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência, Frenagem de emergência, Alerta de ponto cego, Alerta de distãncia frontal, Tela de TFT de 7 polegadas no painel, Hill Holder
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores, dependendo da cor
GARANTIA:3 anos ou 100.000KM.
PREÇO: R$132.790 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A GLOBO RENAULT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO , PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO

 











                                               

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