RENAULT KANGOO A COMBUSTÃO RETORNA AO MERCADO BRASILEIRO E ESTREIA COM VENDAS MAIORES QUE O PREVISTO
Já vou começar com algo bem interessante, para mim a Renault acertou e errou ao mesmo tempo, eu explico: errou em não trazer antes, afinal estava sendo vendido desde 2018 na Argentina onde é fabricado e acertou por que traz num momento onde a Stellantis resolve oficializar o monopólio dela com Fiat Fiorino e Partner Rapid(que são o mesmo carro) então a chegada do Kangoo SCe Advanced representa uma quebra de monópolio em todos os sentidos.
Fui até a Globo Renault da Praia Comprida, mas me informaram que o modelo estaria na concessionária de Palhoça ou no Bairro Estreito em Florianópolis, fui lá no estreito, mas aconteceu que tinha lançamento de outra marca e aí deixei para depois, lógico depois fui na Globo Renault do Estreito numa quarta-feira e converamos sobre o novo Kangoo ele falou que estava na outra concessionária que viria na Sexta-Feira, tudo bem na sexta-feira seguinte eu fui lá, ele não estava, mas um moça falou comigo e ele falou que o vendedor teve que sair para um treinamento e que o carro estava na Praia Comprida, então falei que iria lá, afinal é onde foi feito a matéria do Kardian e outros modelos, não teria mistério, mas aí tive que esperar, mas a demanda por ele está muito alta, falaram para esperar, mas aí avisaram que não daria tempo, então vou esperar outro dia, lógico aqui notei um esforço da concessionária em trazer o carro até a mim, fico agradecido por isso, resolvi deixar para outro dia, adiei por compromissos internos meu e aí fui no Estreito como um comentarista esportivo do estado: Todos os caminhos levam ao Estreito, então fui lá ver um modelo da concorrência que estava sendo lançado e aí eles me falaram que teria que agendar, agendei, então resolvi ir atrás do Kangoo e chego numa estrada e olho advinha um Novo Kangoo estacionado e digo "é me chamando, ou é um sinal" chego a Globo Renault e o Kangoo estava lá, fui falar com o vendedor que me atendeu aquele dia, aliás agradeci pelo esforço naquele dia, pedi desculpas se aconteceu algum incoveniente e pedi se podia fazer o test-drive, ele falou que podia, mas tinha que mostrar a carteira e o trâmites burocráticos e fui só adverti que eu estava fora de ritmo no câmbio manual, mas enfim fomos ao test-drive.
POR FORA: Lógico aqui a forma determina a função e aí tem limitações, mas dentro das limitações de um furgão eu gostei do visual, chega a ser algo bem imponente para um compacto, lógico que perante ao outros segmentos aí é outra conversa, mas no mundo dos furgões ele está muito bem desenhado e com detalhes bem interessantes que você verá a seguir, o modelo é feito na fábrica de Santa Isabel, Cordoba, Argentina, na plataforma B da aliança Renault-Nissan a mesma que serve ao Logan, Stepway, Duster e Oroch também e que já serviu ao Sandero e Captur , ele mede 4.41 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.81 metros de altura e 2.81 metros de entre -eixos, eu vou só colocar o Kangoo antigo em teremos de dimensionais, potência e torque, vou deixar o consumo e equipamentos de lado, por que é o Inmetro tem mudanças metodólogicas e nos equipamentos pode distorcer por que a época é outra, agora vamos comparar aos rivais.
Na traseira o visual impressiona para um furgão chega a parecer maior que do é no comprimento
Aqui outro lado de traseira
Aqui a dianteira fica reforçado a impressão
RENAULT KANGOO DE PRIMEIRA GERAÇÃO:
Comprimento: 4.01 metros Largura: 1.67 metros Altura: 1.86 metros Entre - eixos: 2.60 metros
FIAT FIORINO/PEUGEOT PARTER RAPID
Comprimento: 4.41 metros Largura: 1.65 metros Altura: 1.90 metros Entre -eixos: 2.72 metros
Coloquei o Kangoo antigo para ilustrar e também por que o vendedor me contou que um proprietário ficou desde 2015 com um Kangoo na época 0KM esperando a nova geração, bom ele tem o mesmo tamanho em comprimento da Fiorino/Partner ou seja á mesma medida e contra a geração passada são 40cm a mais e isso se traduz em situações melhores que você vai ver e lógico se analisar que na Argentina o intervalo de uma geração até a chegada da outra foram 20 anos é compreensível esse aumento, ele é 8cm mais largo que a Fiorino/Partner e 7cm mais largo que a geração passada, curiosamente ele é o mais baixo que antiga geração em 5cm e 10cm mais baixo que a Fiorino talvez seja a parte que fica encima da cabine e o entre -eixos ele é 9cm maior que a Fiorino e 21cm maior que o Kangoo de geração passada! ou seja cresceu sobre todas as dimensões e é maior que o rival em todas as dimensões, no caso aqui talvez a onde ele pareça maior que a Fiorino: é por que é mais largo, então dá impressão de maior no comprimento, mas lógico nas outras dimensões é bem maior que você viu aqui. Vale lembrar que a base do Kangoo antigo era o Clio II e a Fiorino tem como base o Uno de segunda geração, ou seja são bases menores que essa do Kangoo.
Rodas de aço estampado aro 15, voltadas ao trabalho.
Faróis com DRL.
POR DENTRO: Ele é um veículo de trabalho, então é natural que algumas coisas são simples, mas ainda assim tem coisas bem interessantes, primeiro o espaço interno para duas pessoas, não dá aquela sensação de aperto que normalmente dá o próprio caso da Fiorino é um exemplo que dá impressão de claustrofobia, mas aqui não: um espaço interno muito bom, deu para ver que o interior foi bem trabalhado nesse aspecto, já o painel apesar de analógico é bem completo e visível com conta-giros, velocímetro e outros detalhes, lógico o único escorregão é as saídas de ar redonda, mas é um veículo de trabalho, então isso é muito mais que perdoável, ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia Media Nav de 7 polegadas, Direção Eletro Hidráulica, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, depois vamos ver a rival tem a oferecer no caso vale lembrar que o Kangoo antigo não tinha ESP, mas já tinha ABS e Air Bag duplo, enfim antes vou mostrar o painel.
Painel de instrumentos bem legível com velocímetro, conta-giros e computador de bordo.
Central Multimídia Medianav de 7 polegadas
Agora vamos comparar a rival que é de duas marcas digamos assim, no caso da Partner Rapid tem a coluna de direção regulável, mas deve Central Multimídia e Espelhos elétricos e custa R$116.990 é cerca de R$4.000 a menos e o caso da Fiorino que assim com o Kangoo tem coluna de direção fixa, mas tem o alerta de frenagem de emergência, mas deve central multimídia e espelhos elétricos e custa apenas R$300 a menos que o Kangoo, isso mesmo: apenas R$300 a menos, calma que ainda temos o segundo round que você verá aqui e vale lembrar que a direção de Partner e Fiorino é Hidráulica e não eletro-hidráulica como é no Renault, mas agora já que se trata de veículo comercial vamos a capacidade de carga ele leva 750KG, vamos comparar ao Kangoo antigo e os próprios Fiorino/Partner Rapid.
KANGOO DE PRIMEIRA GERAÇÃO: 800KG
FIORINO/PARTNER RAPID: 650KG
Nota-se que perdeu 50KG, mas acredito que seja da suspensão traseira, mas ainda assim a capacidade de carga é gigatesca: 100KG a mais que Fiorino/Partner e também cabe mais que as picapes cabine simples, vendidas no mercado brasileiro como Strada com 720KG e Saveiro com 664KG, agora vamos a segunda parte dos itens de série do Renault Kangoo : Bancos revestido de tecido, Comando satélite, Porta-luvas fechado, Faróis DRL halógenos, Tomada de 12 volts, banco do motorista com regulagem de altura, Cinto de segurança com regulagem de altura, Sensor de estacionamento, Espelhamento na central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, Assistente de frenagem de emergência(AFU) que em que a força do pedal do freio é ampliada em direção a roda , EBD, Desativação do air bag do passageiro, Seta repetidora lateral, Indicador de marcha(GSI), Alerta de cintos afilevados, Rodas de aço aro 15, Eco Mode, Porta-traseiras em abertura 1/3 e 2/3 e abertura em 180 graus , Para-choques e retrovisores pintados de preto, Mini Protetor de Roda, Porta lateral deslizante, Parede divisória de carga com janela, Mini protetor de roda e Espete Full Side, o modelo não tem opcionais só tem os acessórios comprados na concessionária, mas agora vamos ver: a Fiorino e sua irmã devem para o Kangoo Porta lateral deslizante e sensor de estacionamento traseiro, aliás esse uma mão na hora em carros voltados para a carga, onde os pontos cegos são maiores e na verdade o único opcional é a cor e aí o preço vai a R$122.800 (que depois eu citarei abaixo)
Capacidade de carga é 750KG a maior dos furgões leves e muito maior que muita picape leve cabine simples por aí é bem grande mesmo como você vê na foto e as portas abrem em 180 graus também.
MECANICAMENTE: O câmbio é o manual de cinco marchas fabricado em Los Andes, Chile conhecido na linha Renault está presente no Duster, Stepway, Logan e já esteve presente no Sandero. O motor é o SCe 1.6 16V da família HR fabricado em São José dos Pinhais-PR pela Horse divisão de motores da Renault tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis conhecido como H4M na Renault e HR16DE na Nissan ele gera 15.7KGFM a 4000RPM e 111CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 115CV e mantém o torque, é o mesmo usado em Duster e Duster Oroch, mas com calibração de injeção diferente e também nos Nissan Versa e Kicks e já foi usado também em Stepway, Logan e Sandero está esses tempos atrás, mas lógico nos modelos Nissan tem duas diferenças: a ausência do ESM presente nos modelos Renault e a produção em vez de São José dos Pinhais-PR é em Resende-RJ, apenas as duas o projeto é o mesmo. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados nos dois eixos sendo na traseira tubolares, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira só aqui são de 280mm herdados do Sandero R.S! sim, freio de esportivo, mas aqui a proposta é quando está com toda a carga na traseira e tambores na traseira, antes no caso do câmbio: tanto a Fiorino como o Kangoo antigo são manual de cinco marchas, mas no caso do Kangoo antigo o câmbio era a varão e no Kangoo novo é a cabo, no caso da Suspensão na dianteira o mesmo esquema tático, mas na traseira esquemas diferentes, no caso da Fiorino é eixo rígido com feixe de molas uma herança da Strada antiga que ela passou para a nova também e no Kangoo antigo era Independente por braços semi-arrastados com barra de torção no lugar de molas na traseira, uma herança do Clio I(aquele que foi vendido no Brasil entre 1996 e 1999), aqui é o esquema diferente, mas nota-se que o eixo traseiro é reforçado e agora vamos a comparação com a rival e o antecessor. No caso dos freios tanto o Kangoo antigo e a Fiorino seguem o mesmo esquema tático: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
O motor 1.6 16V gera 111CV com gasolina e 115CV com álcool.
RENAULT KANGOO DE PRIMEIRA GERAÇÃO:
MOTOR: 1.6 16V da família K o K4M com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada.
POTÊNCIA: 95CV a 5000RPM com gasolina e 98CV com álcool
TORQUE: 15.1KGFM a 3750RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool
FIAT FIORINO/PEUGEOT PARTNER RAPID 1.4
MOTOR: Fire 1.4 EVO com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por correia dentada
POTÊNCIA: 84CV a 6000RPM com gasolina e 86CV com álcool
TORQUE:11.8KGFM a 4000RPM com gasolina e 12.2KGFM com álcool
Agora vamos com o ancestral que saiu de cena em 2018 e teve a última atualização em 2015, primeiro o 1.6 16V da família K não tem variação nos comando e no coletor e de quebra não cumpre as emissões de poluentes( A Fiat teve que reduzir potência no Fire 1.4 para cumprir os requisitos), mas é inegável o ganho, no caso em comparação ao Kangoo antigo são 16CV a mais com gasolina e 17CV a mais com álcool e contra a Fiorino a vantagem é de 27CV com gasolina e 29CV com álcool um ganho considerável que é sentido no pé direito, no torque afinal é veículos que vão andar 90% com carga, a vantagem foi de 0.6KGFM com gasolina e 0.4KGFM com álcool em relação ao Kangoo de geração passada e em relação a Fiorino a vantagem é de 3.9KGFM com gasolina e 3.5KGFM com álcool, outra senhora diferença sentida no pé direito e lógico contra o Kangoo antigo eu já disse: vantagem na variação no comando de válvulas e no coletores e isso é notório em baixas rotações com você verá no decorrer da matéria.
ANDANDO COM ELE: Depois do trâmites burocráticos, o vendedor me entregou a chave e decidiu mostrar algo bem interessante, ele estava tirando o adesivo que fala sobre o algo sobre o negócio ou pequeno negócio e aí eu comentei que não tinha problema, mas ele disse que os outros carros no trânsito ficam reclamando, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, aliás algo que você sempre verá na Globo Renault e ele mostrou sobre a abertura 180 graus, eu fui para tentar destravar ele disse "Não precisa" aí ele mostro uma maçaneta interna dentro da porta traseira(como se fosse a porta do motorista e do passageiros, mas de forma diferente) era só abrir e aí abria e de quebra para fechar é só puxar que o sistema automáticamente coloca a fechadura de volta no lugar e aí é só fechar, entramos dentro do Kangoo, vendo as notícias que vinham da Argentina em 2018, o painel com a instrumentação de boa visualização, o interior é bem espaçoso para duas pessoas e não dá uma sensação de claustrofobia, afinal ele foi pensado em ser furgão desde o início, ou seja apesar da base dos carros de passeio da Renault foi modificações extensa, não foi apenas um bau colocado na traseira e matendo a dianteira do carro que lhe deu origem(sim, todas as gerações da Fiorino são exemplos disso), liguei o carro e lógico paguei um pouco preço de estar fora de ritmo, fui sair e deixei o motor morrer, ele estava de ré, afinal fui ligar de volta, engatei a ré e fui indo, lógico o sensor apita e muito bem, mas chega a ser estranho não ter câmera de ré(mas vale lembrar é acessório) e lógico os espelhos são excelentes e deixam com uma boa visibilidade, mas aí um Voyage resolveu sair da concessionária, pisei no freio para esperar ele, depois que sai fui de maneira conservadora, afinal o medo de deixar morrer foi maior do que eu, decidi manter uma leve aceleração e fui seguindo, esperei um pouco e o vendedor me disse "depois da Fiorino pode entrar" e entrei na General Liberato Bittencourt e entrei de ré, lógico uma avenida bem movimentada, aliás estranhei de início até o ruído já que o SCe é um motor suave, mas aí explico o por que depois, foi um erro meu e lógico com ele na rua e com espaço aproveito para virar, a direção manobra bem e viro, só que lógico eu fico segurando um pouco o pé demais no acelerador e quando entra ele dá uma leve patinada, mas o Controle de tração entra, lógico nem cantei pneu e nem quero cantar pneu, só o preço dos lançamentos automáticos e aí depois fui seguindo, engatei a segunda, segui a Fiorino que estava com uma carretinha atrás e lógico SCe 1.6 mostrou boa desenvoltura no trânsito e digo que já vai mostrar, lógico o sinal fecha e aí logo depois de engatar a terceira, os engates me pareceram melhor que no Kwid, pode ser o entrosamento entre motor e câmbio segundo o vendedor, mas enfim só sei que ficou ao nível do Duster manual(o que dentro da Renault é um elogio), fechei o sinal e lógico reduzi as marchas até a primeira e o sinal abriu, lógico aí um pouco de entrosamento entre a embreagem e eu, logo depois a Fiorino sai da frente, vou seguindo, segunda, terceira e vou até 60KM/H que era o limite da via e engato a quarta marcha e vou seguindo o fluxo do trânsito, o motor SCe mostrou uma desenvoltura muito boa e lógico para a manter a velocidade aliviei o pé, ou seja em modelos baixos da aliança esse motor consegue muito bem(até no Kicks vai, mas aí entra a questão do peso) e aproveito para engatar a quinta, sem problemas nenhum, bem tranquilo e volto para a quarta e pergunto para o vendedor onde eu entro ele mencionou que ele sempre volta pela Beira Mar do estreito para sentir o carro, aqui é onde a rua vira Eurico Gaspar Dutra, então decidimos seguir lá com ele e lógico a 60KM/H e vem o Morro, tem o Civic X geração na minha frente(o último nacional) e na subiba fico com um dilema, aliás antes quando estava saindo da Globo Renault estava preocupado com o barulho, ele comentou que era apenas as caixas vazias para ilustrar, fiquei aliviado, voltando ao morro eu fico no dilema: reduz marcha ou pisa no acelerador afinal o carro estava em quarta e decido pisar no acelerador e o motor 1.6 16V mostrou uma excelente resposta em baixa rotação graças ao comando de válvulas variável e o coletor variável que atuaram muito bem e lógico depois tive que reduzir por que o Civic reduziu e ia virar, mas dentro da segurança e aí entro na Governador Ivo Silveira e aí vou entrar na Fulvio Aducci e aí espero e vejo fui informado que não vinha ninguém, entrei lógico pisei um pouco mais do que devia no início e senti um leve patinada, travada pelo controle de tração, aliás pedi desculpas pela situação,afinal queria manter o controle do carro, entrei na Fulvio Aducci já a suspensão se mostrou macia voltada para o conforto, mesmo sendo um veículo de carga, mas aí entra a questão: em outros mercados ele tem a versão passageiros, então faz sentido e aí vamos entrar na Avenida Beira Mar do Estreito, Florianópolis e aí espero o sinal abrir e antes lembra do ruído? sim percebo que a Janela estava aberta e aí decido fechar a janela, pronto o motor fica suave como sempre foi, com o sinal aberto entro na Beira Mar do Estreito e lógico a diferença de quase 30CV e 4KGFM de torque em relação a Fiorino/Partner Rapid faz efeito, afinal é sentida logo no pé direito e chegou a 60KM/H(limite da via) e engato a quinta marcha para economizar um pouco e deixar rolar, o furgão desenvolve muito bem no trajeto urbano até dá uma sensação de sobra de motor(não posso dizer com 750KG o mesmo vale para a rival com seus 650KG) e vou seguindo, e eu até pergunto onde é para entrar, ele me avisa "Vai reto que dará bem na entrada da Loja"(no caso a Globo Renault) e entro e sobre o câmbio em si é bem melhor que a da Fiorino por que tem momentos que parece que não engata e aqui engata e bem melhor que o Kangoo antigo que analisando pelo Clio II que o meu velho teve, as marchas tem que ter uma certa perícia por causa do varão, aqui não como eu disse é bem melhor, lembrando que avenida Beira Mar o nome oficial é Claudio A.Barbosa e entro na Araci Vaz Callado e espero o sinal abrir, paro e o vendedor me mostrar a multimídia na parte onde te mostra os pontos de direção, no caso a aceleração, infelizmente o balacinho meu no início foi complicado e acabou sendo regular, no caso das trocas de marchas foram boas e antecipação foi ótima, no caso graças a quinta-marcha que coloquei em algumas situações, mas lógico sempre para melhorar a sua direção e também para alertar o empregado se tiver alguma coisa, enfim saio do semáfaro, lógico é uma rua de acesso e movimentada, a única vez que suspensão entregou, foi um buraco forte, mas aí foi na dianteira, mas não tive que o fazer, do outro lado tinha carro e aí acredito até carros de passeio de alto luxo entregariam os pontos e aí entrei na General Liberto Bittencourt e bem nas esquina fica a Globo Renault e entrei no estacionamento eu ia deixar mais á frente, mas o vendedor me alertou no estacionamento, afinal como não tinha ninguém aproveitei e coloquei no estacionamento para bater as fotos que vocês estão vendo na matéria.
Amortecedores pantográficos no capô, algo que não tem em carros mais caros.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$120.800 e aqui é na verdade sobre a rival que se divide em duas marcas, no caso como eu disse acima no caso a Fiat Fiorino custa R$120.490 é apenas R$310 mais barato que o Kangoo e o Peugeot Partner Rapid que custa R$116.990 é R$3.900 mais barato que Kangoo. O seu consumo urbano com álcool é de 7.5KM/L e com gasolina é de 11.3KM/L e o rodoviário é de 8KM/L com álcool e 11.8KM/L com gasolina, lógico que o motor 1.4 da rival tem obrigação de ser mais econômico, só que em algumas situações é nem tanto assim, no urbano com álcool a Fiorino e sua irmã Peugeot fazem 8.1KM/L e com gasolina fazem 11.7KM/L e o rodoviário com álcool é de 8.4KM/L e 12.4KM/L, no consumo urbano com álcool o Kangoo foi 0.5KM/L mais sedento, já com gasolina foi 0.3KM/L uma diferença irrisória dada os quase 30CV a mais, na rodovia o ESM da Renault cobra o seu preço, mas mesmo assim com álcool a diferença foi irissória também pelos 30CV a mais: 0.4KM/L, mas com gasolina aí a diferença foi maior 0.6KM/L. Se tivesse R$121.000 e tivesse que comprar um furgão leve, você comparia o Kangoo? A resposta é sim, primeiro gostei do espaço para duas pessoas, a instrumentação bem legível, o excelente desempenho do motor 1.6 SCe(para um furgão é claro), uma excelente capacidade de carga, afinal leva mais que muita cabine simples no mercado! e de quebra é uma diferença boa em relação ao rival direto, uma boa área de carga também, afinal nota-se que área de carga é grande sem sacrificar o conforto, traz algo que é raro em veículos comerciais maiores como é o caso da central multimídia(ausente na Fiorino e na sua irmã leve e só agora foi colocado em alguns furgões maiores), Preço igual ao rival, um pacote de equipamentos ótimo para um furgão. O seu exclente consumo urbano com gasolina. Lógico também aqui nos veículos comerciais entra o "quando mais simples, melhor" no caso o motor 1.6 16V já disse acima é conhecidíssimo na linha Renault e a Nissan também, ele compartilha muitas peças com Logan, Stepway, Sandero o que ajuda na disponibilidade de peças, ou seja: é moderno sem recorrer a coisas que podem estranhar esse público, bom a única crítica vai para a saídar de ar no interior, merecia ao menos a do Stepway, a Renault estava caprichando nisso nos últimos tempos, mas aqui faço duas ressalvas: está melhor que a rival nesse aspecto ainda e veículos comerciais isso não tem importância e traz bonos como eu já disse: A central multimídia por exemplo e a Renault tem importado 250 a cada quinzena o que dá 500 por mês, pelo que vi na Globo Renault acho que vai ter que ampliar esse volume, por que muitas vezes o vendedor não pode faturar e tem que esperar chegar, acredito que umas 300 a 350 a cada quinzena vai se estabilizar e já vi quatro na rua: um foi perto da casa do meu pai, outro foi no caminho do test-drive e outro foi o próprio vendedor que me alertou na hora que fiz a foto da matéria e quando estava fazendo essa matéria, outro que já estava com a companhia dona do carro estampada na porta quando vi no mercado. O retorno do Kangoo sobre nova base, representa quebra de monopólio e além disso entregando muito mais que o rival pelo mesmo preço. Ele está disponível nas cores Branco Glacier e Prata Etoile essa última acrescenta R$2.000 e ele está disponível apenas na versão Advanced.
Aqui caixas vazias para ilustrar á área de carga.
Porta lateral corrediça facilita o acesso é exclusividade no segmento.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção multiponto e flex
CILINDRADA: 1597cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78 X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,7:1
POTÊNCIA: 111CV a 5750RPM com gasolina e 115CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.7KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
CARROCERIA: Furgão, 3 portas(contando a porta corrediça lateral) e 2 lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.41 metros, largura 1.73 metros, Altura 1.81 metros e entre -eixos 2.81 metros
PESO: 1196KG
PESO/POTÊNCIA: 10.8KG/CV com gasolina e 10.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 76.2KG/KGFM
VOLUMES: Tanque de combustível 47 litros e capacidade de carga 750KG
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados á gas
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP e AFU
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cramelheira
RODAS E PNEUS: Aço estampado aro 15, 185/65/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia Media Nav 7 polegadas, Direção Elétro-hidráulica, Porta lateral corrediça, Sensor de estacionamento, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas a cor prata.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$120.800.
AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A GLOBO RENAULT DO ESTREITO, FLORIANÓPOLIS PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.
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