PEUGEOT 2008 GANHA TUDO NOVO E FICA MELHOR AO VOLANTE
O 208 de segunda geração chegou em 2020 teve mudanças de plataforma, no painel, mas manteve o motor 1.6 16V, lógico com o tempo a e fusão foi trocado no caso ganhou a opção do três cilindros aspirado o que o popularizou digamos assim e mais tarde o Turbo 200, agora é vez do 2008 e aqui a mudança foi irrestrita: mudou plataforma, painel, novo desenho, novo motor(sim no caso do 2008 é novo, eu explico depois) e até mesmo novo símbolo da marca. No meio de Agosto fui na Florence conhecer o modelo, ele estava lá, tinha modelos no showroom e tinha a unidade de test-drive fui olhar o carro e comentei com o vendedor, inclusive até comentei sobre a questão de não ter um opção mais forte(no caso 1.3 Turbo substituíndo a 1.6 THP e lógico essa substiuindo a 1.6 16V) ele comentou comigo "Não precisa, afinal ele só pesa pouca coisa a mais que o 208" pedi o test-drive, só a moça do atendimento disse que teria que ser agendado, por que a demanda está alta, então foi marcado para duas semanas depois na terça-feira.
Cheguei a concessionária, aí fui para fazer o test-drive, esperei o test-drive chegou na minha vez, eles falaram que o carro teria que ir para a revisão, coisas de desgaste, afinal o carro acabou andando muito, afinal o carro pelo visto é um sucesso e marcamos para outro dia, marquei para Sexta-feira só que logo depois lembrei que sexta-feira á tarde tinha compromissos e aí joguei para segunda-feira, só que esqueci para pedir para riscar e deixar para segunda-feira, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado, cheguei lá, me disseram que teriam que ver se dava para encaixar, aí tinha que marcar outro dia, mas falei com o vendedor e finalmente fomos fazer o test-drive como está a matéria.
POR FORA: O visual é bem "mini-3008" é um visual bonito e magnético que chama atenção, mas além das mudanças visíveis a olho bem, as invísiveis, o 2008 trocou a plataforma: agora ele é feito na CMP a mesma do novo 208, antes era feito na PF1 que era derivada do 208 de geração passada e trocou o local de fabricação também: passou a ser feito El Palomar, região metropolitana de Buenos Aires como o 208 antes a geração passada era feita em Porto Real-RJ que pelo visto ficará só para modelos Citroën, na dianteira destaca o novo símbolo e grade dianteira e no para-choque o DRL em forma de formato de "garra do leão", nas laterais a linha inspiradas no 3008 se destacam e já adianto que é um carro maior que a geração anterior e na traseira também lanternas horizontais e logotipo "Peugeot" por extenso no centro, as rodas de liga-leve aro 17 parecem ser algo da moda nos carros de marca francesa, ele mede 4.31 metros de comprimento, 1.78 metros de largura(sem espelhos), 1.99 metros(com espelhos) ,1.55 metros de altura e 2.61 metros de entre - eixos e a própria altura em relação ao solo é 21.7cm.
O visual do novo 2008 atrai olhares aqui visto de traseira e a própria lateral onde a inspiração no 3008 fica bem evidente.
Na traseira a onde liga as lanternas está um "Peugeot" por extenso.
Novo símbolo da Peugeot e lógico na dianteira o visual se destaca também.
Primeiro vamos analisar em comparação ao irmão 208 e ao 2008 de geração passada.
208
Comprimento: 4.05 metros Largura: 1.74 metros Altura: 1.45 metros Entre -eixos: 2.54 metros
2008 DE GERAÇÃO PASSADA
Comprimento: 4.16 metros Largura: 1.74 metros Altura: 1.58 metros Entre -eixos: 2.54 metros
Vamos lá, em comparação com o irmão de plataforma lógico como ele é um SUV o comprimento é bem maior são: 25cm e são 15cm em relação ao 2008 de geração passada e isso fez a diferença em várias situações internas, na largura sem espelhos é 3cm mais largo que ambos, sim ok, o 208 atual tem a largura do 2008 antigo, mas lembre-seu o 208 antigo mede 1.73 metros, no caso da altura lógico outro ganho maior no caso foram 10cm em relação ao 208 de geração atual, e 3cm a menos que o 2008 de geração antiga, mas aqui a explicação: o rack de teto no novo modelo é mais baixo, então a altura teve ser próximo e o entre -eixos é 5cm maior que ambos e isso se traduziu nas medidas internas que depois você verá. A Plataforma CMP serve além do 2008 ao próprio 208 atual já citado e também ao C3 e C3 AirCross só aqui foi simplificada e no exterior serve ao Jeep Avenger e ao Fiat Grande Panda que foi recém-lançado e o próprio Opel/Vauxall Corsa lançado em 2020 no mercado europeu.(esse último nada haver com os modelos vendidos pela GM no Brasil antigamente).
Faróis Full Led
Faróis DRL em led imitando garras de leão.
E agora vamos em comparação aos rivais.
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCe
Comprimento: 4.38 metros Largura: 1.83 metros Altura:1.69 metros Entre -eixos:2.67 metros
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI
Comprimento: 4.22 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.57 metros Entre -eixos: 2.65 metros
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
Comprimento:4.27 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.63 metros Entre -eixos: 2.57 metros
CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP
Comprimento: 4.17 metros Largura: 1.71 metros Altura: 1.56 metros Entre - eixos: 2.60 metros
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270
Comprimento: 4.43 metros Largura: 1.77 metros Altura: 1.54 metros Entre -eixos: 2.53 metros
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V
Comprimento: 4.38 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.59 metros Entre -eixos: 2.61 metros
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
Comprimento 4.30 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.63 metros Entre -eixos: 2.61 metros
JEEP RENEGADE SAHARA TURBO 270 1.3 16V FLEX
Comprimento: 4.27 metros Largura: 1.80 metros Altura: 1.70 metros Entre -eixos: 2.57 metros
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V
Comprimento: 4.31 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.56 metros Entre -eixos: 2.62 metros
Antes de mais nada vale a observação o C4 Cactus está na curva do adeus, afinal tem duas sombras, uma delas é o C3 AirCross que na versão cinco lugares encara as versões básica e intermediária do 208 e o futuro Basalt, agora vamos as dimensões no comprimento é o terceiro maior junto com o Kicks, vencendo por 1cm o Creta e ficando 7cm atrás de Duster e HR-V esses empatados no segundo lugar, ele é o terceiro mais largo empatando com o Fastback, mas aqui vale a observação: como ele tem os para-malas muito alargado, acaba dando uma roubada, em largura "mesmo" é menor, então ficou no meio no caso 1cm mais largo que T-Cross e Kicks e 2cm atrás de HR-V e Tracker, na altura é o segundo mais baixo só vencendo o Fastback com 1cm e ficando 1cm atrás de C4 Cactus e Kicks e no entre - eixos que era o menor agora está entre os maiores, afinal divide a quarta colocação com Kicks e Creta e fica apenas 1cm atrás do Kicks e 1cm á frente do C4 Cactus.
Versão GT foi a avaliada
Logotipo Turbo 200 denuncia o três cilindros turbo embaixo do capô.
Lanternas horizontais que se inspiraram no 3008.
Por dentro a mudança não é só vista como é sentida, por dentro tem o painel Cockpit 3D que se destaca muito bem e com excelente visualização, o modelo vem de série com ABS,Air Bag duplo frontal, ESP, Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia Peugeot i-Connect de 10 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta ponto cego, Hill Start (Hill Holder),Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Auxilio de Farol alto(AHB), Detector de Fadiga, Alerta e Correção de permanência de faixa, calma que temos o segundo round, mas ainda tem bastante equipamentos, depois eu explico mais abaixo.
A Central Multimídia Peugeot i-Connect de 10.3 polegadas
Painel em tela de TFT de 10 polegadas i-Cockpit 3D.
Agora vamos ver os rivais tem a oferecer, lembrando que o 2008 estava com preço promocional, agora vou publicar o preço normal até por que a matéria foi publicada com o preço normal, no dia da avaliação estava com o preço promocional, no caso o primeiro é o Duster Iconic 1.3 16V TCe ele custa R$160.090 é R$9.000 a menos mas deve para o 2008 Alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência, auxilio do farol alto, Alerta de correção e permanência de faixa e a própria central multimídia é de 8 polegadas , o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI custa R$179.990 é R$10.000 a mais que o 2008, vamos lá no caso o T-Cross não tem alerta de ponto cego, auxilio de manutenação de faixa que são opcionais, embora contra-ataque com o ACC mas ainda é uma diferença de preço grade, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo ele custa R$177.990(preço normal da concessionária afinal no site da Chevrolet tive que ir aí) são R$8.000 a mais e ainda deve alerta de saída de faixa da faixa com correção de faixa, auxilio de farol alto e a própria central multimídia é de 8 polegadas, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP custa R$141.990 ok é R$18.000 a menos, mas é um caro que vê o adeus na curva e deve comutação do farol e sistema de permanência de faixa, embora tenha o alerta de saída de faixa, o Fiat Fastback Limited Edition Powered By Abarth Turbo 270 custa R$162.990 são R$7.000 a menos, mas deve: Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego,Sistema de permanência em faixa, embora tenha o alerta, o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo tem os itens do 2008 de série e de quebra o ACC, embora a central multimídia é de 8 polegadas : R$199.800 é R$30.000 a mais, o Hyundai Creta Ultimate 2 litros tem lista de itens de série parecida com o 2008 GT, mas custa R$188.890 é R$20.000 e esse também vê um facelift na esquina, o Jeep Renegade Sahara que custa R$173.990 tem lista de equipamentos parecida, mas é R$4.000 a mais, o Nissan Kicks Exclusive 1.6 16V custa R$153.990 mas para ter equipamentos parecidos com o 2008 tem que ter o Exclusive Pack e aí custa R$155.990 ok é R$14.000 a menos, mas ainda falta a permanência em faixa e você verá outros débitos do Kicks. Agora vamos ao espaço interno algo bem interessante no caso para a minha posição sobra uma posição com o banco recuado sobrou ainda dois dedos, o que nota-se que é um carro mais espaçoso que o anterior, não é mais um carro apertado, graças ao entre -eixos bem maior que aí pode trabalhar melhor o espaço interno, agora o 2008 é um carro espaçoso.
Com o banco recuado sobrou dois dedos
Com o banco na minha posição sobrou um excelente espaço interno
Agora vamos ao porta-malas que tem duas medidas tem á água em litros e tem o litros método VDA que cubo, lógico vamos ver contra a geração antiga e aos rivais e lógico, mas vale um lembrete: caso os rivais não tenham a medida por água vamos no VDA mesmo, mas aqui vale a observação presente no caso do Tracker em que tem o alcapão em que baixando aumenta litragem, vamos medir sem ele e com ele. No caso o novo 2008 tem 419 litros por água e 374 litros no método VDA.
2008 Geração antiga: 402 litros
Renault Duster: 469 litros
Volkswagen T-Cross: 419 litros
Chevrolet Tracker: 393 litros
Citroën C4 Cactus: 320 litros
Fiat Fastback: 600 litros
Honda HR-V: 354 litros
Hyundai Creta: 422 litros
Jeep Renegade: 394 litros
Nissan Kicks: 431 litros.
Vou as observações: Duster, C4 Cactus e Kicks não sabemos o método por água direta, digamos assim, mas aqui já ouve um aumento de 17 litros em relação a geração passada e no caso do Tracker eu já disse ainda é VDA em litros que é cubos, mas tem o alcapão que embaixa e ganha 30 litros, mas o 2008 é o quarto lugar, no caso empatado com o T-Cross com 25 litros de vantagem sobre o Renegade e apenas 12 litros atrás do Kicks, a média do segmento é de 422.1 litros bem na média, lógico agora todos com o método VDA, mas em observação aqui: os modelos já que estavam em VDA serão mantidos e o Tracker será tirado alçapão digamos assim e próprio 2008 antigo estará em VDA também.
2008 geração antiga: 355 litros
Renault Duster: 469 litros
Volkswagen T-Cross: 373 litros
Chevrolet Tracker: 363 litros
Citroën C4 Cactus: 320 litros
Fiat Fastback: 516 litros
Honda HR-V: 354 litros
Hyundai Creta: 422 litros
Jeep Renegade: 320 litros
Nissan Kicks: 431 litros
Em comparação ao antigo o ganho foi de 19 litros, agora ficou na intermediária no caso em quinto lugar, no caso 48 litros atrás do Creta e 1 litro á frente do T-Cross e lógico acima do Tracker, Renegade etc, bom agora vamos a média do segmento que diminui um pouco que ficou em 394.2 litros ainda assim um pouco abaixo da média, mas perto do líder de mercado, vamos a duas observações aqui no caso porta-malas: o Fastback tem visual de acupezado e por isso tem um porta-malas maior, mas a base não tem o refino da CMP e no caso do e-2008 o porta-malas levava 431 litros só que não tinha estepe, nesse caso é melhor perder alguns litros no porta-malas do que ficar sem, afinal se acontecer alguma situação de furo de pneu, é só trocar, agora o kit(isso vale para todos os carros que não tenham) é díficil para as pessoas usarem(e eu me incluo nessa), então é melhor sacrificar o porta-malas do que sem pneu reserva. Outra situação talvez o novo 2008 seja o modelo da Stellantis que faça mais sentido o método com água por que reparei que as caixas dos amortecedores ficam bem nas extremidades e isso ajuda.
O porta-malas leva 419 litros.
Agora é hora do segundo round dos equipamentos no caso o 2008 tem de série: Acendimento automático dos faróis, Sensor de chuva, Freio de estacionamento eletrônico, Banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores rebatimento eletrônico, Seta repetidora nos retrovisores(luzez indicadores de direção no retrovisores), Vision Park 360( Sistema com câmera dianteira e traseira com imagem alta definição transmitidas diretamente na multimídia), Carregamento de celular por indução, Chave presencial, Teto Biton, Teto Solar Panorâmico com abertura, i-Cockpit 3D, Grade Bicolar, Pedais esportivos em alumínio e Bancos exclusivos com a costura GT, agora contra os rivais o Volkswagen T-Cross deve câmera 360 graus, mas tem o Teto Solar Panorâmico, e aí vai a R$187.990 ficando R$20.000 mais caro o 2008, o Chevrolet Tracker Premier tem Teto Solar Panorâmico de série, mas o painel é analógico só tem a tela de TFT do computador de bordo e deve câmera 360 graus, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP o painel é digital mas é LCD e não tem Teto Solar Panorâmico, sim é mais barato, mas eu já disse o que vai acontecer com ele, o Fiat Fastback Limited Edition Powered By Abarth custa menos, mas não tem o teto solar panorâmico, o Honda HR-V Touring mesmo sendo mais caro não tem Teto Solar Panorâmico, o Hyundai Creta Ultimate tem Teto Solar Panorâmico, mas falta câmera 360 graus e ainda custa R$20.000 a mais quase, o Renault Duster tem até câmera 360 graus, mas deve Teto Solar Panorâmico e outra coisas que você viu acima, o Jeep Renegade tem lista de equipamentos similar, mas é mais caro e por fim o Nissan Kicks Exclusive tem a câmera 360 graus e não tem Teto Panorâmico, mas enfim voltando ao Teto Panorâmico, abertura dele é muito bonita, parece coisa de carro de R$200.000 para cima(em preços de hoje) só se via em carros médios, ele abre de maneira bem elegante, aliás agradeço ao vendedor por ter ligado e sim pela primeira vez lembrei dele, sempre me esqueço... e no caso dos equipamentos nota-se: tem carro mais barato? tem, mas é beeeeem menos equipado, tem carro mais caro menos equipado, tem carro que para equipar ao nível custa mais caro, me parece uma boa proposta de custo/benefício. O único opcional é a cor que aí acrescenta R$2.000 e aí estamos num carro de R$171.990.
Teto Solar aberto uma das coisas de destaque.
MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula sete marchas. O motor é o três cilindros GSE Turbo 200 feito em Betim-MG de origem Fiat com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema multiair III na admissão substituindo o comando fisico e dispensando a variação desse e a variação no coletor, turbo, intercooler e injeção direta que gera 20.4KGFM a 1750RPM e 125CV a 5750RPM com gasolina e 130CV com álcool e mantendo o torque é o mesmo usado no Peugeot 208 Turbo, Strada Turbo, Fastback, Pulse, C3 AirCross e agora no C3 You, antes vou voltar a conversa eu perguntei qual era a versão mais vendida do modelo antigo ele respondeu "A 1.6 aspirada" e perguntei por que não teve uma versão 1.3 (Turbo) para substituir a 1.6 THP Ele me respondeu "Não precisa, pesa pouca coisa a mais que o 208" e comentei depois "O Kicks vende bem apenas com motor 1.6, então acredito que o 2008 novo, vá pelo mesmo caminho" então o primeiro comparativo vai ser contra o antigo 1.6 16V aspirado, já o 1.6 16V THP segue no C4 Cactus, mas dá o seu adeus. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi- independente com eixo de torção e os freios são discos nas quatro rodas sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira. No caso da suspensão todos os rivais seguem a mesma receita, só o Renegade que é Independente tipo McPherson na traseira e no caso dos freios aqui temos coisas interessantes: T-Cross, Creta, HR-V, Renegade e C4 Cactus tem freios á disco na traseira, já Fastback,Tracker e Duster são a tambor.
O três cilindros GSE Turbo 200 1 litro 12V gera 125CV com gasolina e 130CV com álcool
Agora vamos ver o conjunto anterior:
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 evoluçaõ da família TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão.
POTÊNCIA:113CV a 6000RPM com gasolina e 120CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.4KGFM a 4250RPM com gasolina e 15.7KGFM a 4500RPM com álcool.
Bom no caso do câmbio é escola, no caso a troca do automático de seis marchas, já que o motor três cilindros trabalha com o CVT nos Fiat aproveitou para fazer o "transplante" digamos assim, a caixa em si não é ruim como você verá e no motor que aliás vale dizer que sai de cena na Peugeot depois de mais 20 anos prestados(30 se contar o 1.4 que fez a estréia junto com a marca, mas no caso do 1.6 16V são mais de 20 com alterações é claro) no caso do torque não é de apenas o quanto ganha é também de quando digamos assim, no caso com gasolinha o ganho foi de 5KGFM e isso faz diferença no pé direito como você verá e no caso 2500RPM mais cedo! e no caso da potência o ganho foi 12CV um aumento considerável e com álcool o ganho de torque foi de 4.7KGFM e 2.750RPM mais cedo! e o ganho foi de 10CV com álcool em relação a 1.6 16V, coloquei o motor 1.6 16V por que era a versão mais vendida e próprio THP está no C4 Cactus e está saindo de cena na Stellantis na parte francesa, afinal o C4 Cactus eu já disse aqui. Agora contra os rivais.
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCE
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA:162CV a 5500RPM com gasolina e 170CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM e vai até 3750RPM
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 150CV a 5500RPM
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros Ecotec 1.2 12V Turbo da família CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
POTÊNCIA:132CV a 5500RPM e com álcool vai a 133CV nas mesmas rotações
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool nas mesmas rotações
CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM e com álcool vai a 173CV nas mesmas rotações
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH E JEEP RENEGADE SAHARA TURBO 270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: GSE Turbo 270 1.3 16V Flex vou dispensar a descriação aqui por que é basicamente esse GSE Turbo 200 do novo 2008 com um cilindro a mais.
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nas mesmas rotações
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: Earth Dreams 1.5 16V Turbo da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE:24.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Smartstream 2 litros 16V da família NU da Hyundai com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV nas mesmas rotações
TORQUE: 19.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 19.5KGFM com álcool
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações.
Antes de mais nada coloquei as versões topo de linha, se for olhar pela Allure e Active aí você tem compararar as versões básicas e intermediárias, no caso do Creta, Tracker, T-Cross , Creta e Fastback o motor é o 1 litro 12V Turbo e no caso do último é o mesmo do 2008 da matéria aqui, no caso de Duster, C4 Cactus aí o motor é o 1.6 16V aspirado, e lógico o último eu já disse aqui o que acontecerá, no caso do HR-V 1.5 aspirado, em termos de potência no caso só é mais potente que o Kicks, mas depois eu explico a jogada, a diferença a vantagem em relação ao Kicks é 15CV com gasolina e 7CV atrás do Tracker, é parelho ao outro carro que é um dos mais vendidos do segmento, com álcool a vantagem em relação ao Kicks aumenta para 17CV e fica apenas 3CV atrás dos Tracker e no torque aqui é a diferença: ele com gasolina é o quarto melhor colocado só perdendo para os quatro cilindros turbo e injeção direta no caso ficando apenas 4.1KGFM atrás do C4 Cactus e 1KGFM á frente do Tracker, já com gasolina ele troca a posição com o Tracker, ok fica 1KGFM atrás do Tracker e 0.9KGFM á frente do Creta que é um 2 litros aspirado! no câmbio aqui temos conflitos de escola: CVT como o 2008 nas marcas japonesas e na Renault e Automático de seis marchas nos demais. E no caso do Fastback o freio traseiro é a tambor.
Freio de mão eletrônico.
ANDANDO COM ELE: Depois dos trâmites burocráticos, fui reto fazer o test-drive, inclusive até acertei a cor no chute(não, não chutei o carro deixar bem claro) no caso Cinza Selenium, primeiro você sente o interior bem refinado a moda do irmão 208, mas aqui eleva um passo a mais, a própria central i-Cockpit 3D se destaca e o próprio volante pequeno de boa pegada, ou seja dá para ajustar a coluna de direção a sua posição, ajustei a coluna para ficar visível o painel e sem me incomodar com os joelhos, bem tranquilo, apertei o freio e mexi no câmbio P,N,R e D e depois baixei o botão do freio de mão eletrônico e saí da Florence Peugeot, bom notei que a suspensão é boa, só estranhei a seta ligada, depois vi que era o alerta, mas fui seguindo, lógico por ser derivado do 208 nota-se é como andar com o 208 só que mais alto(o que é um elogio) lembre-se que os rivais derivam também de compactos no caso T-Cross do Polo, Tracker do Onix... etc, a direção elétrica agrada ao volante vou entrar na Ivo Silveira, o vendedor me explicou "entra a direita" ok, aliás agradeço pelo excelente atendimento prestado, lógico que antes de entrar espero bastante carros passar, afinal é uma avenida movimentada, mas aquele dia o tráfego está fluindo, espero um Siena passar e finalmente posso entrar na rua, vou seguindo normal, vendo que a rua estava livre faço um kickdown até 50KM/H e o ronco do três cilindros turbo faz presente "vrooom", aliás nem senti vibração enquanto estava parado e o motor respondeu prontamente sem delay, hiato ou suspense, resposta mais pronta que o 1.6 16V, afinal os 20.4KGFM se fazem presente, fui seguindo o trânsito, mas notei pedestre passando fora da faixa, me seguro para não dar problemas e aí vou seguindo, vou subindo e vou seguindo e outro pedestre espero de novo, bom sigo de novo, dou um leve kickdown e vou seguindo até 50KM/H(limite da via, antes era 60KM/H, agora baixaram) e entro na Avenida Max Souza que dá acesso a BR 282, primeiro noto que a suspensão absorve bem os impactos, sem ser perder a dirigibilidade que caracterizaram os Peugeot, o carro deu para sentir que era na mão, lógico não cheguei a abusar, fui planejando para entrar na BR-282 e dou seta para entrar e aí o alerta de ponto cego começa apitar, estava em 68KM/H e a Fiorino estava na frente, mas não totalmente, aí quando estava totalmente liberou, por que o vendedor me avisou que teria que entrar na Alvaro Tolentino, vou seguindo normalmente, olho ao lado e não tem ninguém no lado direito entro e vou seguindo, lógico com cuidado e que no caso para quem não sabe a Álvaro Tolentino é a marginal, vou confessar um erro aqui, eu era para ter esperado por que tem um aviso de pare, olhei não tinha nada, lógico só joguei um pouco á frente, como não tinha ninguém entrei, fiz um kickdown e mais uma vez o três cilindros responde prontamente e entro na Almirante Tamandaré seguindo rumo a Florence Peugeot só me avisou que teria que abrir para entrar e cheguei na concessionária e fiz as fotos, tirando é claro o porta-malas que usei uma unidade do showroom, é que acabei me esquecendo por que quis fazer o mais rápido possível para não atrapalhar.
O câmbio é o CVT que simula sete marchas
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$169.990 não é mais barato, mas não é o mais caro e também quando foi feito o test-drive estava em promoção aí ele custava R$149.990 era um preço excelente, mas é promocional que acabaria, o seu consumo urbano é de 8.6KM/L com álcool e 12.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.8KM/L com álcool e 13.7KM/L com gasolina, agora vamos ver os números contra a geração passada e os rivais.
PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V AUT
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.4KM/L
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.5KM/L
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI
Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14KM/L
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 7.2KML
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L
CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.4KM/L
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.1KM/L
JEEP RENEGADE SAHARA TURBO 270 1.3 16V FLEX AUT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.4KM/L
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com álcool: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.8KM/L
A primeira comparação é contra o 1.6 16V aspirado da geração passada, com álcool foi 1KM/L mais econômico na cidade, já com gasolina a diferença amplia para 1.3KM/L, na rodovia com álcool a vantagem vai para 1.2KM/L e com gasolina na rodovia vai para 1.3KM/L. Ele foi o mais econômico na cidade com álcool abrindo 0.4KM/L sobre o C4 Cactus, com gasolina a vantagem se amplia para 0.6KM/L sobre o empate de T-Cross e C4 Cactus que ficam atrás dele e na rodovia com álcool foi o mais econõmico junto com o T-Cross ficando 0.1KM/L á frente do Fastback e com gasolina é o terceiro maior consumo empatando com o Fastback, ficando 0.1KM/L atrás do Kicks e ficando 0.3KM/L á frente do Kicks, lógico o CVT aproveita mais em cidade, mas é inegável que é melhor consumo urbano e na rodovia sempre está entre os melhores consumo. Se tivesse R$169.000 na conta bancária você compraria? A resposta é sim, primeiro quando um carro evolui nós temos que reconhecer e o 2008 deu um salto, primeiro não sobrou nada da geração passada, aliás você alegar que a plataforma CMP estava no 208 e o motor GSE Turbo 200 (antes até na linha Fiat) ok é verdade, mas isso não estava no 2008 e isso foi uma mudança irrestrita, o carro tem bom acabamento, tem bom espaço interno, visual bonito e alinhado a linha Peugeot, o motor Turbo 200 é motor certo para ele, afinal tem desempenho muito bom graças ao torque que chega cedo, excelente consumo urbano e rodoviário também, o porta-malas deu uma melhora, excelenete custo/benefício(ok, na promoção de lançamento estava melhor ainda) ou seja tem preços bastante coerentes pelo pacote de equipamentos, ou seja tem até Teto Solar Panorâmico que se abre de maneira digna de carro maior e tudo de série e nos itens de segurança também, excelente diribigilidade e se a mira é no T-Cross e no Tracker creio que foi acertada. Olha confesso que não vi coisas negativas em sí, vou explicar por que: no caso do porta-malas, tá ok, ainda não é um porta-malas grande(no método VDA), mas é igual ao líder mercado T-Cross e como eu já disse melhor que muitos rivais e lógico já melhor que o antigo e no caso ausência da opção 1.3 Turbo, mas aqui vale duas observações: o três cilindros turbo 200 é o motor certo e na antiga geração a maioria dos modelos vendidos é 1.6 16V então o motor está bem melhor, quando deixei a inspiração me guiar, por assim dizer senti que a base CMP aguenta o 1.3 16V Turbo tranquilamente e lógico a Stellantis tem que "liberar" o Renegade assim então é melhor deixar o 1.3 Turbo para ele que é mais pesado e voltando aqui as qualidades: sim é um carro muito melhor que a geração antiga e isso deve ser enaltecido e lembrando que o Kicks vende bem só com motor 1.6 16V, acredito que a nova geração do 2008 vá pelo mesmo caminho, afinal pelo que vi na Florence, creio que vá seguir o caminho do sucesso, o próprio 208 quando trocou os motores tem vendido bem. Caso se interessou tem as outras versões, todas com o mesmo conjunto mecânico:
Allure Turbo 200 CVT(a mais vendida) R$149.990 e lógico perde os Alerta de frenagem de emergência, Frenagem de emergência, Auxilio de Farol Alto, Reconhecimento de sinalização, Decetor de fadiga, Alerta e correção e permancência em faixa, mas mantém o alerta de ponto cego e freio de mão eletrônico, rebatimento eletrônico entre outros.
Active Turbo 200 CVT: R$139.990 e lógico aí perde o que já foi citado acima e perde também: Carregador de indução para celular, Vision Park 360 graus(no lugar a câmera de ré), retrovisores elétricos.
E também a versão elétrico e-2008 até agora não temos o preço dela, então vamos as cores do modelo no caso da GT tem as cores Preto Perla Negra, Cinza Selenium e Branco Nacré, no caso das duas últimas acrescenta R$2.000 no modelo, a Allure e Active tem o Azul Quasar e a Cinza Artense no lugar da Cinza Selenium e mantém as outras duas e ambas acrescenta R$2.000 e aproveitando que nós comentamos sobre a versão GT ela entra no lugar da Griffe, então a GT agora é uma versão de luxo dos modelos da Peugeot.
Teto Solar Panorâmico
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindos em linha, 12 válvulas, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente mtálica, sistema multiair III atuando direto nas válvulas de admissão substituindo o comando de válvulas fisico e a variação desse e dispensando a variação no coletor, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 999cm3
DIÃMETRO X CURSO: 70 x 86,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.31 metros, largura 1.78 metros(1.99 metros com espelho), altura 1.55 metros e entre - eixos 2.61 metros
PESO: 1300KG
PESO/POTÊNCIA: 10.4KG/CV com gasolina e 10KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 63.7KG/KGFM
VOLUMES: Porta- malas 419 litros(374 VDA) e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP e Controle de tração
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia Peugeot i-Connect de 10.3 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem com frenagem de emergência, Auxilio de farol alto, Reconhecimento de sinalização, Detector de fadiga, Alerta de correção e permanência de faixa, Teto Solar panorâmico com abertura e i-cockpit 3D (painel em tela de TFT), câmera 360 graus.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores no caso se não for a Preto Perla Nera que é a de "série" por assim dizer.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem.
AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A FLORENCE PEUGEOT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.
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