PICAPE MÉDIA DA VOLKSWAGEN RENOVADA AGRADA COM MOTOR V6 TURBO DIESEL DIESEL
A Volkswagen Amarok renovada havia sido lançado, mas como é padrão da Volkswagen, sempre tem uma data um pouco mais longe do lançamento para chegar as concessionárias, no caso estava no estreito, já que tinha acertado o test-drive de um carro de outra marca, mas aí como eu tive que esperar, resolvi ir na Futura para ver se a Amarok tinha chegado e Volkswagen como vocês sabem é na Futura, conversei com o Gerson, ele me informou que a picape tinha chegado, mas faltaria a placa, aliás peço desculpas por que nem me flagrei que no dia do test-drive, a unidade estava com placa de concessionária acima da placa normal, mas tudo bem, aqui foi erro meu e peço desculpas(sim, cometi de novo), resolvi esperar duas semanas que voltaria lá, afinal os trâmites etc...
Cheguei a Futura de novo, o Gerson me informou que estaria numa exposição, lógico nas duas acabei trocando uma ideia com ele do cenário automotivo nacional, e aí cheguei ele me informou que estaria na unidade da ilha que as unidades chegam todas as vendidas e no caso falei que iria duas semanas depois, mas antes a notícia que mais de 2000 unidades já tinham sido encomendadas, e chegou duas semanas, algo que esteve fora de controle de qualquer um: chuvas, ficou inviável teria que esperar mais uma semana, esperei e cheguei a Futura e eu cheguei a ver a picape, mas não sabia se estava disponível, ele me cedeu as chaves, mas pediu se por 15 minutos eu entregaria a picape e respondi "Sim, até antes", beleza, peguei a chave e fui em direção a picape.
Muitos leitores podem estar se perguntando, por que em vez de usar a base da Ranger nova, a Volkswagen brasileira decidiu trabalhar com o que tem por assim dizer? simples, lembro em 2017 já se especulava do projeto conjunto, mas em 2020 o anúncio que não seria mais feito em conjunto, ninguém sabia o por que na época, mas ano passado o diretor da planta de General Pacheco, Buenos Aires, Argentina disse que teriam que sacrificar o Taos e aí não valeria apena e antes que alguém posso disser sobre a Fábrica: Sim, é que durante a Autolatina a fábrica da Volkswagen herdada da Chrysler que era San Justo, região metropolitana de Buenos Aires foi transferida para a fábrica da Ford e depois com o fim da AutoLatina, ela acabou sendo dividida ao meio com um muro e aí tem a parte Volkswagen e no próprio lançamento da Amarok eles comentaram que tem uma dinâmica melhor etc..., bom então a Volkswagen América do Sul decidiu mexer no que tem e lógico se analisar nesse segmento todos os fabricantes tiveram que "lutar com as armas que tem", depois eu explico.
POR FORA: A Volkswagen sempre foi conservadora em seus facelifts, aliás o próprio T-Cros recentemente, aqui confesso que colocou um pouco mais de ousadia, mas não descaraterizou o carro, longe disse ficou muito bonito o resultado na dianteira, agora dá para ver que foi inspirada no Taos, no caso ganhou nova grade dianteira, faróis e uma ligação em DRL que liga um farol ao outro, pena que não liguei ela, mas vou mostrar apagada a vocês, na lateral só o para-lama dianteiro, já nas laterais apenas novas rodas de liga-leve com desenho por assim dizer, psicodélico, o que é uma tendência nos carros de hoje e na traseira novo layout interno das lanternas e emblemas em cor black piano, lógico que você pode dizer que é a mesma base desde 2010 sem dúvidas, mas se analisar no mundo das picapes ninguém vai longe, a Ranger é uma base retrabalhada em 2022 que não sobrou nada de 2012, a Chevrolet S10 é de 2012, a Frontier tem a base de 2013 dos mercado asiáticos chegou as Américas em 2017, a Hilux é de 2015 e a Titano deriva da Changan Chinesa(que fez a Chana, no passado) e com motor oriundo da Peugeot depois entro em mais detalhes e a própria L200 tem nova geração marcada para 2025 com a base da Frontier . Com as alterações na dianteira, a Amarok passou a media 5.35 metros de comprimento, 1.95 metros de largura, 1.85 metros de altura e 3.10 metros de entre -eixos, o seu ângulo de entrada é de 27.2 graus, a altura livre do solo é de 24.5cm e ângulo de saida é de 20.5 graus . A Picape é feita como eu já disse em General Pacheco, região metropolitana de Buenos Aires, Argentina.
Na traseira lanternas com novo layout interno
Aqui o outro lado da traseira
Já a dianteira é totalmente nova com grade, capô e para-choques.
E agora vamos as comparações com as rivais, antes vale a observação que ela cresceu 9cm no comprimento graças a nova dianteira e 1cm na largura, graças ao novo para-choque.
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
Comprimento: 5.36 metros Largura: 1.87 metros Altura: 1.78 metros Entre - eixos : 3.10 metros
FIAT TITANO RANCH 2.2 16V TURBO DIESEL 4X4
Comprimento:5.33 metros Largura: 1.93 metros Altura: 1.90 metros Entre -eixos: 3.18 metros
FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL 4WD
Comprimento:5.37 metros Largura: 1.91 metros Altura: 1.88 metros Entre -eixos: 3.27 metros
MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL 4x4
Comprimento:5.30 metros Largura: 1.82 metros Altura: 1.79 metros Entre -eixos: 3.00 metros
NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4x4
Comprimento: 5.26 metros Largura: 1.85 metros Altura: 1.86 metros Entre -eixos: 3.15 metros
TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4x4
Comprimento:5.32 metros Largura: 1.85 metros Altura: 1.81 metros Entre - eixos: 3.08 metros
Aqui ela tem o segundo maior comprimento, só perdendo para a Ranger, empatando com a S10 que também passou por um facelift ainda que mais extenso, mas aí depois eu explico, embora você verá a limitação mais adiante, e 3cm maior que é a terceira colocada que a Titano, na largura é a mais larga da turma vencendo por 1cm a segunda colocada a Titano, inclusive é mais larga até que a Ranger, na altura ela fica na intermediária, um 1cm mais baixa que a Frontier e 4cm mais alta que a Hilux e no entre -eixos empatada com a S10 só fica á frente da Hilux e L200, no caso 2cm maior que a Hilux e 5cm atrás da Frontier, lógico vale uma observação: Na Titano a Fiat dá uma "roubadinha" por causa do Rack de Teto.
Rodas de liga-leve aro 20
Logotipo V6 de denuncia o motor seis cilindros em V Turbo diesel no capô.
Agora vamos ver os ângulos fora de estrada das rivais.
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
Ãngulo de entrada: 29.5 graus, Altura livre do solo: 22.5cm Angulo de saída: 23 graus
FIAT TITANO RANCH 2.2 16V TURBO DIESEL
Ângulo de entrada: 29 graus Altura livre do solo: 23.5cm Angulo de saída: 26 graus
FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL 4WD
Ãngulo de entrada: 30 graus Altura livre do solo: 23.5cm Angulo de saída: 26 graus
MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL 4X4
Ãngulo de entrada: 32 graus Altura livre do solo: 22cm Ângulo de saída: 23 graus
NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4X4
Ângulo de entrada: 31. 6 graus Altura livre do solo: 25.2cm Ângulo de saída: 27 graus
TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
Ãngulo de entrada: 29 graus Altura livre do solo:28.6cm Ãngulo de saída: 26 graus
Vale uma observação no caso da Highline e da Comfortline o ângulo de saída é 24.8 graus graças a ausência do gancho para reboque, mas aqui vamos a eles, no caso ângulo de entrada é o menor com 27.2 graus, ficando 2 graus atrás de Titano e Hilux, é dona da terceira maior altura no solo só ficando atrás de Frontier e Hilux, vale lembrar que a Frontier tem a versão Platinum mais urbana e a Pro-4X voltada ao fora de estrada que é topo de linha, no caso ficou 0.7cm mais baixa que a Ranger e 1cm mais alta que Titano e Ranger, no caso ângulo de saída por causa do engate de reboque é o menor ficando 2.5 graus atrás de S10 e L200, mas lógico segundo Gerson, no treinamento foi ofertado S10 e Hilux para comparar e a Amarok se mostrou a melhor na terra, bom aí deve ser coisa da tração integral e do próprio curso da suspensão.
Os faróis são novos, com nova grade dianteira e em Led.
Novo Layout interno da lanterna.
POR DENTRO: O Painel ainda tem um bom acabamento, mas tem um penalti, pelo preço cobrado, mas o Gerson me explicou sobre isso, que depois eu vou citar, lógico ela tem o painel analógico, em si não é nenhum problema, afinal o painel analógico da Volkswagen é bem legível, já o espaço para o motorista é excelente e se ajusta fácil a posição e o motorista se sente bem, ela vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração obrigatórios por lei, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic de duas-zona, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 9 polegadas chamada de Composition Touch, Air Bag duplo lateral, cortina, Alerta de frenagem com aviso para pedestres e ciclitas, alerta de mudança de faixa, isso através do Safertag que já foi muito usado em Lamborghini e Bentley no passado, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
A Central Multimídia agora é de 9 polegadas
O Painel é analógico e bem legível, mas conta com tela de TFT no centro
Agora vamos ver o que as rivais tem a oferecer no caso a Chevrolet S10 High Country custa R$311.990, ok é R$34.000 a menos e ainda tem a mais frenagem de emergência, alerta de ponto cego e a central multimídia é de 11 polegadas e a própria direção é elétrica no lugar da hidráulica, mas calma que a S10 vai começar a dever, aguarde, a Fiat Titano Ranch 2.2 16V Turbo Diesel custa R$259.990 sim é R$85.000 a menos a central multmídia é de 10 polegadas, mas deve alerta de frenagem de emergência e tem outros débitos que você vai conferir por aqui. A Ford Ranger Limited V6 3 litros 24V Turbo Diesel custa R$326.990, ok são R$18.000 a menos que a Amarok e ainda tem frenagem de emergência, air bags de joelhos a central multimídia é de 12.4 polegadas e também direção elétrica no lugar da hidráulica , talvez adversária mais díficil só que a rede autorizada Ford diminuiu e muito, a Mitsubishi L200 Triton HPE-S custa R$306.990 é R$48.000 a menos, mas a central multimídia é de 7 polegadas, embora ela tenha frenagem de emergência e lógico tem outros débitos que você verá a seguir, a Nissan Frontier Pro-4X 2.3 16V Turbo Diesel 4x4 custa R$312.990 é R$42.000 a menos e ainda traz Alerta de tráfego cruzado traseiro e câmera visão 360 graus de série, e a própria central multimídia é de 8 polegadas mas tem outros débitos que você verá aqui e a Toyota Hilux SRX 2.8 16V Turbo Diesel 4x4 custa R$324.690 custa R$18.000 a menos e acrescenta: frenagem de emergência, air bag de joelhos e a central multimídia empata com a Amarok é de 9 polegadas, bom em comparação a Amarok anterior, além do safertag que trouxe os alertas, veio os air bags de cortina que ela não tinha. Já no espaço interno para a dianteira continua excelente, mas na traseira com o banco na minha posição eu fiquei quatro dedos, já com o banco recuado nem coube, tem a questão do banco elétrico que recua muito também, mas ainda assim é apertado na traseira, lógico que tem o motor longitudinal e não é exclusivo dela: A Frontier também é assim, já Hilux, S10 e Titano eu não sei e a Ranger até consegue esticar a corda um pouco nesse aspecto.
Com o banco totalmente recuado ela aperta
Com o banco na minha posição sobra um bom espaço.
E vamos aos outros itens dé série, ela vem com uma entrada USB Tipo-A na dianteira e duas USA Tipo-C na traseira, Adeviso lateral e logitipo Exterme, Alerta sonoro de não utilização dos cintos de segurança dianteiro e traseiro, Bancos dianteiros com ajuste elétricos motorista e passageiro, seis alto-falantes, Brake-Light com iluminação na caçamba, Computador de bordo multifuncional, Controle automático de velocidade, Bloqueio do diferencial, Descanço de braço central dianteiro com porta-objetos, Engate removível para reboque, Faróis com função comming e leaving home, Faróis em LED com DRL em led integradas, Isofix e Top Theather(esses obrigatórios desde 2020), Ganhos para amarração de cargas, Iluminação de placa em led, Lanternas traseiras escurecidas, Luz de Neblina traseira, Maçaneta na cor do veículo, Para-choque traseiro com estribo integrado, Roda de Liga-leve aro 20, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sensor de chuva, Sistema de alarme com Keyless, Sistema de controle de pressão dos pneus, Tampa traseira com sistema de alivio de peso e de carga, Tapetes em carpetes, Travamento central com controle remoto e Volante multifuncional com borboletas no volante, Hill Holder e HDC, bom agora é hora de colocar sobre o painel digital segundo o Gerson foi feita pesquisas com o pessoal que compra picape, no caso do Agronegócio(que eu particularmente divido em três, por assim dizer) ele não tem prioridade se o painel é digital ou não e isso pessou e ainda mais vi a entrevista do engenheiro da Volkswagen dizer que se fosse colocar o painel digital teria que mudar toda arquitetura do carro, ou seja: era gastar dinheiro em coisa que o cliente maior desse tipo de carro não dá importância e isso faz sentido, vide os 2000 pedidos que ela teve, voltando aos equipamentos vamos fazer uma justiça aqui: só S10 e Ranger tem o painel digital, no caso da S10 de 8 polegadas e da Ranger de 12.4 polegadas, já o restante é analógico igual a Amarok e no caso das rivais da Amarok com exceção da Titano, apenas o do motorista é elétrico, já na Titano ela tem a regulagem manual também para o motorista e no caso das Rodas é a única a ter aro 20 de série, todas vem com rodas de liga-leve aro 18, só a Frontier que vem com aro 17 por que a Pro-4x é voltada ao fora de estrada, a Platinum tem as aro 18 e no caso da Ranger as rodas de liga-leve aro 20 são opcionais e aí ela custa R$351.990 é R$3.000 a menos que a Amarok. Agora vamos a capacidade de carga e depois eu comento sobre o modelo avaliado e opcionais disponíveis. No caso a capacidade de carga é de 1108KG é a maior da categoria como você vai ver.
A Capacidade de carga é de 1108KG é a maior da categoria e o branco é apenas reflexo.
Agora vamos ver contra as rivais.
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4: 1049KG
FIAT TITANO RANCH 2.2 16V TURBO DIESEL 4X4 : 1020KG
FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL 4WD: 1023KG
MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL: 1055KG
NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V TURBO DIESEL 4X4: 1030KG
TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4: 1000KG
A rigor todas carregam 1 tonelada para cumprir a lei para picapes á diesel(no caso das picapes, primeiro é o motor depois a questão da reduzida), no caso aqui como já reforço é maior capacidade de carga com 53KG de vantagem sobre a segunda colocada a L200. No caso dos opcionais são capota marítima que acrescenta R$1.760 e o Pacote Hero que traz Emblemas escurecidos, para-choque traseiro em preto e rodas de liga-leve escurecidas que acrescentam e cor do modelo avaliado aí custa R$3.420, sendo a própria cor R$1.750 e no caso o modelo avaliado custa R$358.410.
MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de oito marchas o famoso ZF8HP usado além de Amarok, Ram 1500, Porsche Cayenne etc..., a tração é integral 4motion depois eu explico mais sobre ela que é permanente, aliás só ela a Ranger tem, ao passo que as outras é por engate no 4x4 mesmo, ainda que por botão. O motor é o V6 3 litros 24V TDI da família EA 897 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail que gera 59.1KGFM a 1400RPM e vai até 3000RPM e 258CV a 3250RPM e vai até 4000RPM e com Overboost vai a 272CV isso acontece quando pisa fundo e tem esse aumento de potência por 10 segundos. A sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados nos dois eixos, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares e na traseira é eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados nas quatro rodas, no caso da suspensão quase todas as rivais seguem a mesma receita, só a Frontier que na traseira é por molas helicoidais, mas mantém o eixo rígido e nos freios além da Amarok só a Ranger e Frontier tem freios á disco na traseira, já o restante é a tambor na traseira. Agora vamos ver contra as rivais.
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: Duramax 2.8 16V Turbo Diesel CTDI de projeto VM/Motori chamado de XLD28 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo , intercooler e injeção common-rail
TORQUE: 52KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 207CV a 3600RPM
FIAT TITANO RANCH 2.2 16V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.2 16V Turbo diesel da família DW da Peugeot com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail
TORQUE: 40.8KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 180CV a 37500RPM
FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de dez marchas
MOTOR: V6 de 3 litros e 24 válvulas da família Lion/AJD com bloco de ferro grafitado, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail
TORQUE: 61.2KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA: 250CV a 3250RPM
MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.4 16V Turbo Diesel Di-4 da família 4N1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
TORQUE:43.9KGFM a 2500RPM
POTÊNCIA: 190CV a 3500RPM
NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de sete marchas
MOTOR: 2.3 16V Biturbo diesel da família MR diesel da aliança Renault-Nissan tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo, intercooler e injeção common-rail
TORQUE:45.9KGFM a 3500RPM
POTÊNCIA: 190CV a 3750RPM
TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.8 16V Turbo Diesel da família GD com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercoler e injeção common-rail.
TORQUE:50.9KGFM a 2800RPM
POTÊNCIA: 204CV a 3500RPM
Antes agora entedeu o motor Peugeot na Titano? aí está que também é usado na Ducato, mas agora sobre a Amarok é dona do segundo maior torque, só perde para a Ranger que também é V6 por 2.1KGFM, mas vence com folga a terceira colocada que é a S10 que ganhou gerenciamento por inteligência artificial no caso são 7.1KGFM de vantagem e dona da maior potência da categoria são 8CV de vantagem sobre a segunda colocada que é a Ranger no caso quando está no Overboost a vantagem vai 22CV e lógico dependendo da rival quatro cilindros a vantagem pode estar entre 51CV e 78CV dependendo do modelo e com o Overboost aí a vantagem se amplia para 65CV e 92CV dependendo da rival quatro cilindros, é a picape turbo diesel média mais potente do país e vale lembrar que o motor da Amarok é usado no sedã Audi A8 na Alemanha. E agora você entendeu o débito de S10 e outras? é no motor, no caso só Ranger e Amarok tem o V6 Turbo diesel, o restante é quatro cilindros turbo diesel, mas entre esse dois duas curiosidades: dois deles tem bloco de alumínio no caso da L200 e Titano, mas no caso da L200 é que o motor dela é baseado num motor menor e da Titano é usado em Vans, no caso Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Fiat Ducato. No câmbio oito marchas além da Amarok só a S10 e a Ranger chega a dez marchas e aí temos Frontier com sete marchas o restante com seis marchas.
O V6 3 litros e 24 válvulas TDI é o mais potente da categoria com 258CV(272CV no Overboost).
ANDANDO COM ELA: Cheguei na Futura perguntei se o carro estava disponível, o Gerson falou que sim, ele me cedeu as chaves, só pediu cuidado com ela e sim afinal é um carro de mais de 2 toneladas e 272CV(com overboost), eu fui até o carro, lógico que com o tempo nós esquecemos dos detalhes acostumado a Nivus e T-Cross por exemplo, fui deixar a chave e cadê o botão de partida? aí me flagrei que é chave canivete mesmo, já sabia, mas acabei me esquecendo desse detalhe, coloquei a chave pisei no freio e o ronco diferenciado do V6 Diesel faz presente, aliás esse motor representa que o Scania V8 representa no mundo dos caminhões: um ronco diferenciado dos outros e ele tem, nem mesmo da Ranger V6 tem é que no caso a Ford colocou isolamento acustíco forte, até aí tudo bem, isoamento acustico é sempre bem vindo, mas no caso de um motor grande a pessoa quer ouvir o ronco, bom saindo da Futura, lógico que manobrar um Nivus ou T-Cross e é bem diferente da Amarok e fui de ré, a câmera me ajudou, mas lógico tinha um carro do lado tive que cuidar para não bater no carro e no outro estacionado, fui e aí parei virei o volante, aliás a direção hidráulica é boa, virei o volante, lógico virei todo, mas tive que dar uma ré de leve, afinal picape média é assim(isso acontece com todas), depois virei a volta e lógico tinha uma Hilux e virei e vi que não ia dar, dei uma ré e fui. Entrei na Avenida Santos Saraiva, lógico antes esperei vários carros, mas como tinha um carro bem longe deu para entrar, fiz um kickdown leve, a picape deu uma leve empinada e não aliviei: eu tirei o pé mesmo, deixei só na inércia, afinal é carregada força bruta, primeiro os 59.1KGFM e 272CV(com overboost mostraram presença), lógico acompanhado daquele ronco diferenciado e aí lógico mantive o pé normal e a picape mostrava uma boa desenvoltura, inclusive arrisco dizer que ela responde melhor ao pé direito que a Ranger V6 até(ao menos pelo que eu senti) e fui seguindo até o Semáfaro, tinha um caminhão estacionado só joguei um pouco para o lado esquerdo e o alerta de saída de faixa me avisando e aí entro na direita, depois que passei o caminhão espero o sinal vermelho, primeiro os bancos são bem confortáveis e vestem bem o motorista, mas a suspensão eu senti que é dura, mas lógico não é aquela dureza típica de picapes na traseira com os "plac,plac" da traseira, é algo do típo dos Volkswagen clássico(Gol G1 e Santana, obs: não estou comparando só estou dizendo que acontece), mas aí tem uma explicação: as rodas aro 20 entregam os pontos, não tem jeito e entro na Rua General Gaspar Dutra e lógico sem carro á frente, aproveito para ir no Kickdown e a picape parecia que o espírito de um Golf GTI entrou nela: foi bem rápida aos 60KM/H quando estava perto de 70KM/H alivei e tirei um pouco pé, resposta rápidas e prontas, primeiro é a questão do Overboost e a segunda questão é o câmbio e a terceira óbvio a tração 4Motion, bom no caso dela não precisa engatar reduzida por um botão em off-road já entra automáticamente, afinal o Audi Quattro tinha um sistema bem mais antigo que esse foi multicampeão de Rally, isso é uma versão melhorada, depois vou seguindo o fluxo do trânsito e lógico fico a 50KM/H a picape responde de forma pronta e sem sustos, lógico teria que ter a responsabilidade de levar ela com cuidado e mantive o ritmo normal, e o painel? tudo bem analógico, mas é bem legível, entrei depois na Avenida Ivo Silveira e vou seguindo sem alguém na frente e coloco para direita, lógico dou seta para entrar em direção a Avenida Juscelino Kubitesck, lógico que em posição de dirigir etc é uma picape, mas o jeito de dirigir é similar a um automóvel digo que até melhor que a Ranger nesse aspecto(ela me passou a impressão de picape tradicional, nisso, descontando pacote tecnológico que é outra conversa) e entrei na Avenida Juscelino Kubiteck normalmente não fiz mais kickdown por que a margem de manobra numa picape é menor do que num SUV derivado de carro de passeio, mas algo me impressionou: os outros motoristas andam mais devagar com receio, mas isso é normal e lógico vou seguindo e ouvindo a música do V6 diesel que aliás fica melhor a hora que carrega com força bruta no acelerado, ou seja: A Amarok conquista pela força. Entrei na Líbia Cruz , segui normal, esperei o trânsito seguir e entrei na Avenida Santos Saraiva e entrei na Futura Volkswagen para tirar as fotos, mas antes no início, uma curiosidade: quando eu estava manobrando teve um rapaz perguntando para mim, ele queria fazer o test-drive, eu falei "se quiser, eu renuncio e vou depois" ele falou "Não tem problema, vai e depois eu vou", bom depois eu voltei, não sei se ele conseguiu fazer o test-drive, afinal na volta não encontrei, mas acredito que tenha conseguido, enfim bati as fotos manobrei a picape, tive que voltar de ré com cuidado e lógico aí tomei o cuidado e deixei no lugar onde eu peguei e entreguei as chaves para o Gerson.
O Safertag traz alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem com detecção de pedestres.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE AS RIVAIS: O seu preço é de R$354.990 é mais cara que as rivais, lógico a Ranger Limited V6 se vier com rodas aro 20 aí o preço fica ainda R$3.000 a menos. O seu consumo urbano segundo o Inmetro é de 8.7KM/L e o rodoviário é 9.3KM/L, agora vamos ver contra as rivais.
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 9.5KM/L
Consumo rodoviário: 11.4KM/L
FIAT TITANO RANCH 2.2 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 8.5KM/L
Consumo rodoviário: 9.2KM/L
FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 8.9KM/L
Consumo rodoviário: 10.2KM/L
MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 9.3KM/L
Consumo rodoviário: 10.3KM/L
NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL
Consumo urbano: 9.1KM/L
Consumo rodoviário: 11KM/L
TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 10.1KM/L
Consumo rodoviário: 11.3KM/L
Lógico que o desempenho ia cobrar a conta em algum lugar, no caso ainda assim não chegou a ser mais sedenta e sim a segunda, vencendo por 0.2KM/L a Fiat Titano e ficando 0.2KM/L atrás da Ranger, lógico a Ranger assim como a Amarok é a única com o V6 Diesel, já o restante acaba na obrigação de ser mais econômica, algo que a Titano não consegue, na rodovia ficou 0.1KM/L á frente da Titano e 0.9KM/L atrás da Ranger, aqui entra a questão da quantidade de marchas e lógico vamos ser claro: é díficil pensar alguém que gaste mais de R$350.000 e pense em economia, mas mesmo assim a Amarok conseguiu ser mais econômica que uma quatro cilindros.
E aí se tivesse R$355.000 na conta bancária e condições você compraria? A resposta é sim, a favor pesa a excelente dirigibilidade, o excelente desempenho do motor V6 Turbo Diesel, bem entrosado com a tração integral e o câmbio, o acabamento ainda é bom, embora dê a impressão de "datado" depois eu explico, a maior capacidade de carga da categoria, o que pesa contra: Tudo bem no caso do espaço, só a Ranger pode dizer alguma coisa ainda que mínima, já a Amarok e Frontier são iguais nesse aspecto(com o banco recuado), mas o que pesa mesmo contra é o painel de instrumentos, deixar claro: Não ele em sí, é bem legível, um carro de R$350.000 poderia ter o painel digital e lógico aqui só Ranger e S10 tem o resto analógico como é a Amarok e aí entra na Impressão "datado" (o que não é verdade) e ainda mais que toda a linha de passeio da Volkswagen tem o painel digital, mas enfim se colocar painel digital os clientes do agronegócio não se importam, seria gastar dinheiro em algo que o principal cliente não dá importância teria que mexer outras coisas, lógico ela ficou mais equipada também: o safertag ajuda nos alertas e os air bags de cortina também, sobre o visual agora ela está alinhada a linha atual da Volkswagen e isso é bom, desataque para o DRL que "emenda" por assim dizer, um farol no outro e lógico minha sugestão a hora que a Volkswagen resolver lançar uma nova geração(quando ainda não sabemos, vai demorar) é manter o V6 e a tração integral, já o bom acerto para um picape acho díficil conseguir. Se ficou interessado tem outras versões, todas com câmbio automático de oito marchas e o motor V6 Turbo diesel. Sobre os "Agronegócios" para mim tem os pequenos produtores que por exemplo compram a Saveiro, tem os tradicionais que compram a Amarok e suas rivais já mencionadas e tem os mais endinheirados que compram picapes grandes que custam mais de R$500.000, lógico que as picapes entre a Saveiro e Amarok, estas estão mais próximas da Saveiro nesse quesito. E sim a Amarok é carregada de força bruta no motor V6.
Highline: R$332.990, ela perde os adesivos alusivo a versão, a Roda de liga-leve aro 20 é substuída pelas aro 19 e ela tem como opcionais Capota Maritima e Estribos laterais que acrescentam o preço em R$4.220
Comfortline, R$313.990 ela perde o safer tag, volante multifuncional com borboletas no volante, ar condicionado digital climatronic e as Rodas de Liga-leve passam a ser aro 17 no lugar das 19 ou 20 das versões superiores e além de capota marítima e estribos laterais ela tem o safer tag opcional nessa versão e aí custa R$2.460.
O modelo está disponível nas cores: Branco Puro, que á cor de série, por assim dizer, Preto Mystic(Perolizada), Cinza Indium, Cinza Oliver(a dor do modelo avaliado), Prata Pyrit essas perolizadas acrescentam(Métalicas), acrescentam R$1.750 e no caso da Cinza Oliver vem junto com o pacote Hero que acrescenta R$3.420 no caso R$1.750 da dor e R$1.620 dos outros opcionais já citados acima na parte por dentro. Já as versões Highline e Comfortline tem a opção do Azul Altantic metálica e aí acrescenta R$1.750 e no caso da Cinza Oliver essas versões abaixo não tem o pacote Hero.
Logotipo 4 Motion mostra a tração integral permanente.
Barra de DRL ligando um farol ao outro e logotipo V6 estampado na grade dianteira.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
CILINDRADA: 2967cm3
DIÂMETRO X CURSO: 83 X 97mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 17:1
POTÊNCIA: 258CV a 3250RPM-4000RPM(272CV no Overboost)
TORQUE:59.1KGFM a 1400RPM-3000RPM
CÂMBIO: Automático de oito marchas e tração integral permanente.
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.35 metros, largura 1.94 metros, altura 1.85 metros e entre -eixos 3.10 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada 27.2 graus, altura livre do solo 24.5cm, Ãngulo de saída 20.5 graus(sem o engate vai a 24.8 graus
PESO: 2191KG
PESO/POTÊNCIA: 8.5KG/CV(8KG/CV no Overboost)
PESO/TORQUE: 37.1KG/KGFM
VOLUMES: Tanque de combustível 80 litros e capacidade de carga de 1104KG
SUSPENSÃO: Amortecedores pressurizados
DIANTEIRA: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
TRASEIRA: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS,EBD,ESC(ESP), Controle de tração, Hill Holder e HDC.
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 20, 255/60/R20
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESC(ESP) e Controle de tração, Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Alerta de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de mudança de faixa(O safertag), HDC, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Capota marítima e detalhes escuredidos como rodas de liga-leve aro 20.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: R$354.990
AGRADECIMENTOS AO GERSON E A FUTURA VOLKSWAGEN PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.
Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).
(48) 98452 6419
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