MORTO E ENTERRADO: TOYOTA YARIS DÁ ADEUS AO MERCADO BRASILEIRO

                                                    

TOYOTA DÁ ADEUS AO SEGMENTO DE HATCHES COMPACTOS 

É inegável que o Toyota Corolla saiu ileso e bem ileso da crise dos sedãs médios, o Corolla Cross começou a vender depois do facelift e mais equipamentos, mas a Toyota tentou entrar nos Hatches compactos e sedãs compactos e fracassou com o Etios, depois veio o Yaris deu uma melhorada, mas longe de ser um sucesso, embora também longe de ser um fracasso, um verdadeiro "Picolé de chuchu automotivo"(e aliás tem vários durante anos), mas enfim depois ver a Toyota Hiace, fui ao site da Toyota brasileira e o Yaris não estava mais lá, então ele está morto e enterrado, calma que terá uma sessão só para versão sedã, hoje é para o Hatch.

A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO: Ele foi lançado em Junho de 2018 na plataforma EFC/NBC sim a mesma do Etios, mas o entre -eixos ele aproveitava do sedã, com isso ele media 4.14 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.54 metros de altura e 2.55 metros de entre -eixos, ele chegou nas versões: XL, XL Plus Tech, XS e XLS, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT que simula sete marchas, duas opções de motores ambas da família NR, no caso a primeira era VVT-i 1.3 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por  corrente metálica e coletores variáveis que gera 12.5KGFM a 4000RPM e 94CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 12.9KGFM e 101CV nas mesmas rotações e o 1.5 16V de mesma concepção que gerava 14.3KGFM a 4000RPM e 105CV a 5600RPM e com álcool vai a 14.9KGFM e 110CV, o 1.5 era atrelado ao CVT, o 1.3 podia vir com câmbio manual ou CVT e ele estava disponível assim: XL 1.3 16V manual, XL 1.3 16V CVT, XL Plus Tech 1.5 16V CVT, XS 1.5 16V CVT e XLS 1.5 16V CVT.

                                                          
O Yaris chegava ao mercado com motores 1.3 16V de 94CV com gasolina e 101CV com álcool e o 1.5 16V de 105CV com gasolina e 110CV com álcool.

Ele chegou ao mercado como linha 2019. Em Outubro de 2019 ele perde o câmbio manual diante das baixas vendas e ele seguiu sem alterações até Janeiro de 2023.

O FACELIFT: Em Janeiro de 2023 ganhou nova grade dianteira e painel em tela de TFT de 4.2 polegadas, o câmbio sempre o CVT que simula sete marchas e o motor agora era apenas o 1.5 16V VVT-i que foi atualizado para cumprir legislação anti-poluentes e com isso gerava 14.3KGFM a 4000RPM e 105CV a 5600RPM e com álcool vai a 14.9KGFM e 110CV nas mesmas rotações, a traseira não mudava.

                                                              
Nova grade dianteira, faróis  e tela de TFT de 4.2 polegadas e sem mudanças nas traseira.

Mas enfim depois de dois anos o Yaris dá adeus ao mercado brasileiro e com ela a plataforma EFC derivada do Etios, mas deixará como herança o motor 1.5 16V para o futuro Yaris Cross que será fábricado em Sorocaba-SP, por falar nela, a produção do Toyota Corolla Sedã foi transferida para esse lugar.


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