A RODADA DE HOJE TEMOS JIPE, UTILITÁRIO ESPORTIVO E ROADSTER JAPONÊS E UM SEDÃ SUL-COREANO.
Leitores, posso dizer que ocorreu tudo bem, chegou um dia antes do previsto e tudo resolvido, inclusive teremos vídeo de um desses carros na quinta-feira, a atualização 1.63 trouxe os Toyota Rav4 e Land Cruiser no caso desse último foi fabricado no Brasil e ganhou outro nome: Bandeirante, inclusive minha solidaridade a Toyota sofre os problemas enfrentados em Porto Feliz-SP, mas enfim além deles temos o Mazda Roadster Spirit Racing 12R e o Hyundai Elantra N, aliás vale lembrar que esse último era um carro bem aguardado no jogo.
TOYOTA RAV4 ADVENTURE 2 LITROS 16V
MOTOR: 2 LITROS 16V DYNAMIC FORCE DA FAMÍLIA M20 DA TOYOTA
POTÊNCIA: 171CV a 6600RPM
TORQUE:21.1KGFM a 4800RPM
CÂMBIO: CVT que simula 10 marchas
PESO:1630KG
PNEUS: NORMAL MÉDIO
0 a 100KM/H: 9.4 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 195KM/H(em oitava marcha, a nona e a décima simuladas são para consumo).
O Rav4 vendido no Brasil vem com motor 2.5 e dois motores elétricos na traseira, nos EUA um dos lugares onde ele é fabricado ele é o carro de passeio mais vendido e o modelo feito no Japão que é o do jogo, olha só que interessante: tem coisas que conhecemos nos Toyota nacionais, além da plataforma TNGA.
No caso o câmbio é o CVT que simula 10 marchas quase igual ao dos nossos Corolla e Corolla Cross, eu disse quase: por que a tração integral e o motor é o 2 litros 16V Dynamic Force da família M20 da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta que gera 21.1KGFM a 4800RPM e 171CV a 6600RPM e está perguntando: é o mesmo dos Corolla nacionais? sim ele mesmo! a única diferença que aqui é Flex, na terra do Kazunori Yamauchi roda com gasolina(óbvio, coisas fora do Brasil é assim), bom voltando ao Rav4, vale lembrar que o CVT simula 10 marchas, mas a primeira é real, então vamos aos números: ele foi de 0 a 100KM/H em 9.4 segundos, perante os SUV médios presentes no jogo foi ruim, graças a primeira muito longa, para se ter uma idéia, 1 segundo atrás do Nissan Qashqai E-Power, 0.8 segundos atrás do CR-V e 1.8 segundo atrás do Mazda CX-30, lógico que foi bem no aspecto geral abaixo dos 10 segundos, mas bem ruim na categoria, ele retomou de 60 a 100KM/H em 8 segundos, aqui é boa no aspecto geral e vale lembrar que Qashqai e CR-V tem auxilio de motores elétricos maiores e não pode fixar marcha com isso fizeram tempos mais rápidos: 3.4 segundos atrás de Qashqai e Honda CR-V e lógico o Mazda CX30 tem auxilio de motor elétrico, mas um híbrido leve e no caso do Rav4 é puramente a combustão e aí ele 0.3 segundo melhor que o Mazda CX30 e ele chegou a 195KM/H em oitava marcha, a nona e a décima são para consumo, ou seja o motor 2 litros levou ele a ser 16KM/H mais veloz que o CR-V, 25KM/H mais veloz que o Qashqai, vale lembrar que os dois tem motores elétricos e 20KM/H atrás do Mazda CX30, mas dessa vez tem a questão da aerodinâmica.
A sua suspensão é Independente nas quatro rodas, sendo McPherson e na dianteira e braços duplos triangulares na traseira com molas helicoidais e amortecedores pressurizados. A dinãmica me surpreendeu, foi melhor que pensei com direito a rabeadas, já o painel é bonito e bem acabado e tem a tela de TFT no meio de dois instrumentos analógicos, mas nós temos uma dúvida: será que bateu o Nissan Qashqai e-Power? o Mazda CX30? o Honda CR-V E:HEV? bom só o vídeo e a volta rápida para ver que serã no dia 12 de Outubro, aliás um carro dessa rodada já teve vídeo gravado, mas ainda não públicado, já o ronco é bonito para um quatro cilindros, na neve me surpreendeu, foi melhor até que na terra! tem uma boa dinâmica, lógico na terra os limites se impuseram de peso e relação de câmbio, especialmente a primeira longa.
Teto pintado de branco
Rodas de liga-leve aro 19
Faróis Full-LED
Duas saídas de escape, essa confesso que fiquei surpreso e não entendi ao mesmo tempo.
enfim a frase á mesma de cima.
Lanternas traseiras em led
Versão Adventure estampada
Painel em tela de TFT no meio e dois analógicos
Ele chegou a 195KM/H em oitava marcha, uma ótima marca para a categoria, a nona e a décima são para consumo.
Na neve ele foi melhor que na terra e foi bem divertido
Aqui na dianteira, na terra o câmbio acabou prejudicando um pouco.
Ele tem uma boa dinâmica com direito a rabeada, mas lógico será que vai traduzir isso em volta rápida? só no dia 12 saberemos.
MAZDA ROADSTER SPIRIT RACING 12R 2 LITROS 16V
MOTOR: 2 LITROS 16V DA FAMILIA SKYACTIV-G COM INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 200CV a 7000RPM
TORQUE: 20.9KGFM a 4000RPM*
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PNEU: ESPORTIVO DURO
0 a 100KM/H: 6.5 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.7 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 233KM/H
* estimado
O Mazda Roadster Spirit Racing 12R foi uma série especial com 200 unidades e parece que pelo visto é uma Mazda Roadster para ser usado em Track Day, sem perder a utilidade nas ruas.
O câmbio é manual de seis marchas, mantido, lógico que no Japão tem a opção de 2 litros de 184CV, mas no jogo só tinha apenas o 1.5 16V é com ela que vamos comparar os números, mas de início vamos comparar ao 2 litros 16V da família Skyactiv-G que estão presentes em Mazda 3 e CX30 que estão presentes no jogo, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta e lógico ao contrário dos irmãos são auxilio de um motor elétrico leve e recebeu alterações em pistões, bielas, comando de válvulas e coletores para gerar 200CV a 7000RPM, a Mazda não divulga o torque, mas parece não ser diferente do 2 litros convencional de 184CV: 20.9KGFM a 4000RPM, mas de qualquer forma são bem mais que os 15.3KGFM a 5000RPM e 130CV a 7000RPM do 1.5 16V presente no jogo, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 6.5 segundos foi o segundo melhor da rodada e de quebra foi 1.9 segundoi mais rápido que o 1.5 16V, ele retomou de 60 a 100KM/H em quarta em 6.7 segundos foi 1 segundo mais rápido que o 1.5 16V e ele chegou a ótimos 233KM/H no caso aqui todas as medições a segunda melhor da rodada e 21KM/H mais veloz e detalhe: o 1.5 16V tem a sexta para consumo, aqui não: é para desempenho.
A sua suspensão é Independente por braços duplos triangulares nos dois eixos, mas ganharam amortecedores Bilstein, para comportamento mais esportivo. Já o painel é bonito e bem acabado, o ronco do escapamento e ainda que é relativamente girador faz ele parece interessante, parece que criaram mesmo para track-day mesmo. Nós temos uma certeza: virará á frente do 1.5 16V e também é perigo ele virar á frente de muito carro bem mais potente, mas aí só no dia 09 de Outubro para confirmar e só uma observação: parece que é o modelo reestilizado do Miata(Roadster). Já na dinâmica, mesmo com a suspensão ele tem forte tendência de sair de traseira. No caso aqui é motor dianteiro e tração traseira.
Rodas de liga-leve aro 17
Aerofólio em fibra de carbono
Faróis Full-Led já mostram que é o modelo reestilizado
Logotipo Spirit Racing estampado na lateral
Lanternas em led e já mostram que é o novo layout interno
Ele chegou a 233KM/H
Painel bonito e bem acabado e tudo analógico
Ele ainda consegue sair de traseira mesmo com suspensão mais esportiva.
HYUNDAI ELANTRA N 2 LITROS 16V TURBO
MOTOR: 2 LITROS 16V TURBO DA FAMÍLIA GEMA(Global Engine Manufacturing Alliance) uma aliança entre Hyundai, Chrysler e Mitsubishi.
POTÊNCIA: 280CV a 5800RPM
TORQUE:40KGFM a 3300RPM
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com oito marchas
PNEU: ESPORTIVO DURO
PESO: 1450KG
0 a 100KM/H: 5.7 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 4.5 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 263KM/H(em sexta marcha, a sétima e a oitava são para consumo)
O Hyundai Elantra N para mim, mesmo que com tração apenas na dianteira é um espécie de Mitsubishi Lancer Evolution XI que não tivemos, sabe por que? a Hyundai começou a carreira usando motores Mitsubishi sob-licença afinal ninguém nasce grandes e o próprio depois explico mais detalhes é da família GEMA(Global Engine Alliance Manufacturing) que é um projeto a três mãos feito em conjunto Chrysler, Hyundai e Mitsubishi sim da mesma família do Lancer Evolution X!.
O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem de oito marchas. O motor 2 litros 16V Turbo pertence a família GEMA tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e sim como eu já disse foi justamente uma configuração turbo e injeção direta que foi usada no Lancer Evolution, mas não posso dizer se é a mesma turbina ou injeção direta talvez não, com isso gera 40KGFM a 3300RPM e 280CV a 5800RPM e vale lembrar que o 2 litros 16V com injeção convencional e sem turbo esteve no Compass brasileiro de 2016 até 2021 quando trocou ele pelo 1.3, mas enfim sendo dono do maior torque e potência da rodada, o sedã feito em Ulsan, Coréia do Sul garantiu "Os melhores números...... DO MUNDO!" brincadeiras á parte, mas é evidente que garantiu os melhores números da rodada, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 5.7 segundos,foi apenas 0.1 segundo mais lento que o Honda Civic XI Type R e 1.2 segundos atrás do GR Corolla, mas a tração integral acabou ajudando o Toyota, ele retomou de 60 a 100KM/H em quarta em 4.5 segundos foi 0.9 segundo atrás de Toyota GR Corolla e Civic XI Type R e ele chegou a ótimos 263KM/H em sexta marcha, a sétima e a oitava são para consumo, uma ótima marca ficando 11KM/H atrás do Civic XI Type R e 1KM/H á frente do Toyota GR Corolla. Lógico que o Hyundai é menos potente, mas ele tem o câmbio de dupla embreagem contra o manual dos outros.
A suspensão é Independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multink na traseira, vale lembrar que o Elantra convencional a sua suspensão é por eixo de torção, ele tem uma boa dinâmica, lógico que o Civic XI Type R é algo acima de uma tração dianteira, mas o Hyundai faz lembrar o Mégane III R.S bem acertado, mas não abuse: pode ir na dianteira, pode ter sido excesso de confiança meu, já o ronco é bonito para um quatro cilindros nunca vi um dupla cantar tão bem: quatro cilindros e turbo fazem uma dupla musical e interessante, já o painel é bonito e bem acabado e com tela de TFT que mostra o torque está usado, a velocidade, a pressão do turbo(que é 1.7 Bar). Nós temos uma dúvida: será que bateu o Honda Civic XI Type R? o Toyota GR Corolla? bom só o vídeo e a volta rápida para ver que será no dia 05 de Outubro.
Saída dupla de escapamento de um lado...
e de outro, nesse caso nós estendemos: afinal é um sedã médio esportivo com 280CV
Aerofólio interessante, mas parece ser em fibra de carbono
Logotipo N denúncia que não qualquer Elantra
Lanternas interligadas
Lanternas lembram HB20 e Creta brasileiros(o que é normal)
Logotipo N na grade, mas eu acho particularmente a dianteira muito baixa
Faróis full-led
Rodas de liga-leve aro 19
régua de plástico ligando os faróis.
Painel em tela de TFT com velocímetro, conta-giros, pressão do turbo, quanto de torque está usando
Ele chegou a 263KM/H
O sedã é bem equilibrado nas curvas, mas não abuse: pode ser que foi excesso de confiança meu.
TOYOTA LAND CRUISER 3.9 1974
MOTOR: SEIS CILINDROS EM LINHA DE 3.9 LITROS DA FAMÍLIA F DA TOYOTA
POTÊNCIA: 130CV a 3600RPM
TORQUE:30KGFM a 2200RPM
CÂMBIO: Manual de quatro marchas
PNEU: Normal médio
PESO: 1610KG
0 a 100KM/H: 13.7 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 151KM/H
"Esse carro tem no Brasil" e sim você está certo: ele atende pelo nome de Bandeirante foi produzido no Brasil de 1959(CKD e nacionalizado em 1962) até 2001, sim no exterior era Land Cruiser, aliás nos primeiros anos ele atendia por Land Cruiser no Brasil também em 1962 mudou de nome e inclusive quando a Toyota fez um vídeo sobre o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo-SP que produzia peças para Corolla, Corolla Cross, Etios, Yaris, Hilux e SW4 esse dois últimos na Argentina, lógico Etios e Yaris saíram de linha agora, mas na época o Etios era produzido para exportação e o Yaris seguia vivo, fez várias menções ao "Bandeirante"(leia-se com sotaque da terra do Kazunori Yamauchi), então pensei "uma hora o Land Cruiser vem" e está aí. Bom o Toyota Land Cruiser/Bandeirante nasceu para a confusão da Coréia(1950-1953, não vou falar a palavra certa, por que pode dar problemas), a Toyota na época numa imensa dificuldade(afinal ninguém nasce grande) e ganhou licitação das autoridades norte-americanas(que na época mandavam no Japão, ficaram até 1952) e no pacote o Keichiro ainda mandou mais três carros de uso cívil, enfim já o motor a Toyota já tinha depois explico sobre ele.
O câmbio é manual de quatro marchas. O motor é o seis cilindros de 3.9 litros da família F da Toyota com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco com varetas e corrente metálica, reparou bem? lembra o motor do Opala? e o ronco também lembra? depois eu explico, mas esse foi foi usado nos Land Cruiser em CKD no Brasil até 1962 quando a Toyota passou a usar motor Mercedes-Benz até 1994 quando veio o Toyota 3.6 á diesel que ficou com ele até o final da carreira, mas voltando ao Land Cruiser ele gera 30KGFM a 2200RPM e 130CV a 3600RPM. Lógico é o mais antigo da rodada, e o motor de Opala? eu explico: ninguém nasce grande, a Toyota começou em 1936 copiando motor da Chevrolet, no caso o seis cilindros, no caso a primeira geração(o do Opala já estava na terceira), na pista por ser mais antigo, óbvio: 0 a 100KM/H em 13.7 segundos, ainda que seja um foguete em comparação ao Jeep Willys e a Kombi(no caso do Jeep o que está no jogo é de 1947), ele retomou de 60 a 100KM/H em terceira em 8 segundos, boa num aspecto geral, mas considerando que é um terceira foi ruim, lógico que o desempate com o Toyota Corolla Cross veio na marcha usada: quarta, contra terceira desse e ele chegou a 151KM/H, ok, sua aerodinâmia de... jipe! e sim ele é um jipe mesmo, não temos como negar, mas ainda assim ótima para um Bandeirante, antes que alguém diga: o mercado brasileiro para esse tipo de veículo o público sempre preferiu o diesel, lógico mesmo sendo a gasolina é um carro barulhento, afinal sempre foi.
A sua suspensão é eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos. Já o painel lógico quem teve Bandeirante sabe: é bem simples, mas é algo dos carros da época e com toda a lataria a mostra. O motor é dianteiro e tração é integral, no asfalto ele tem uma dinâmica melhor do que se espera dele, mesmo com centro de gravidade alto e feixe de mola, mas não tem milagre óbvio, na terra: ele é bem agradável, eu disse agradável e não rápido. Já adianto que o vídeo foi gravado e será publicado no dia 02 de Outubro e sim vai na terra sem choro nem vela, nós temos uma certeza: ficará á frente do Jeep Willys tanto no asfalto como na terra, mas aí eu já sei nesse caso, mas só será revelado na quinta-feira e vale lembrar que o Land Cruiser dessa safra foi longevo no Japão: só encerrou a carreira em 1984 ou seja 34 anos, considerando o mercado japonês é vida eterna, no Brasil o próprio Bandeirante só perdeu para a Kombi em termos de longevidade.
Rodas de aço estampado aro 16
Estepe na traseira
Lanternas iguais que seriam usado nos Bandeirante nacionais na década de 1980 e o curioso farol antigo usado nos Bandeirantes nacionais
Logotipo 4 Wheel Drive denuncia a tração integral
Seta de direção diferente das usadas nos Bandeirantes nacionais
Faróis redondos típicos da época e igual ao Bandeirante
Na terra ele é bem agradavél, eu disse agradável e não rápido
Aqui na terra de novo em dianteira
Ele chegou a 151KM/H ótimos para o Bandeirante, assim dizer, mas lógico aerodinâmica não deixa ir além disso e nem posso dizer por que ele é um: jipe
Painel simples com lataria a mostra típíco da época com velocímetro, combustível e temperatura
O modelo faz curvas melhor do que se pensa para um carro de centro de gravidade bem alto e eixo rígido com feixe de mola nos dois eixos.
Essa foi foi a rodada 91 e sim a rodada da atualização 1.63 do Gran Turismo 7.

















































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