CHEGAMOS A 10.000 POSTAGENS! FOMOS A ONDE NÃO IMAGINAMOS!
O que o Holden VK Commodore SS tem haver? calma aí, que já vamos lá. Bom 10.000 postagens é uma marca interessante para um blog que não está sediado por assim dizer, em São Paulo, não tem contato com acessor de imprensa de nenhum fabricante(bem, teve mas apenas com um, mas aí vou explicar o motivo e lógico recebe releases da Stellantis, Renault, Nissan e Volkswagen do Brasil). Vamos a pergunta: Por que as matérias históricas eram sobre plataforma? por que você dizia "Ponto.nada"? por que comemorou de 100 em 100 post? quando começou as avaliações e por que? e como você pensou em começar um blog? enfim agora é hora de respostas e comentar sobre mim mesmo.
COMO FOI A IDEIA DE UM BLOG? : Bom isso começou a amadurecer no meio de 2011 e no final ganhou força e no meio de 2012 foi mais em frente, mas confesso que tinha medo, por que? "Ah, você nunca andou no carro", "Ah, pare" eu temia esses tipos de argumentos e se fosse pedir um carro para fazer test-drive e publicar a matéria? corria o risco de o vendedor enrolar ou dizer não, enfim por isso temia e aí estava de férias do então meu trabalho no Paraná, fui ver vídeos de propaganda de carros australianos antigos e lógico vi a propaganda do Holden VB Commodore e depois suas evoluções e aí fui pesquisar: distância entre - eixos de 2.67 metros e suspensão traseira por eixo rígido, tudo bem que a suspensão dianteira é McPherson e tudo bem que eu não estava suspensão Independente e aí pensei "Tem cheiro, cor e base.... de Opala!" sim a base do Opala, vou explicar o por que o Rekord C foi lançado na Alemanha em 1966 até aí todo mundo sabe que deu origem ao Opala em 1968 isso todo mundo sabe, mas saiba que a base serviu ao Opel Rekord D com os mesmos componentes internos suspensão dianteira e o restante e evoluiu para o Opel Rekord E só que com mudanças na suspensão dianteira e nessa história o Opel Rekord E serviu de base ao Holden Commodore VB e suas evoluções: VC, VH, VK e VL, já a VN viria na base do Omega, mas enfim no mundo automotivo sempre tem alguma coisa para descobrir e depois eu conto, mas enfim agora vocês estenderam o Holden Commodore na foto e fui verificar o mesmo acontece com o Renault 18 em relação ao Renault 12 que deu origem ao Corcel e outros modelos, tá ok, alguns posso ter errado, mas outros não, tem um caso de um vespeiro que meti gigantesco.. rss, mas sabia que ia se meter.
TU TRABALHOU NO RAMO AUTOMOTIVO? Infelizmente não, mas cheguei perto, tive perto cheguei a ser entrevistado por uma mecânica especializada em automóveis Mercedes-Benz, mas não fui para frente(era 2015 na época), mas enfim pelos já trabalhei, ao menos trabalhei próximo dos caminhões embora carregando eles, depois em linha de produção de uma empresa e cadastrador externo, mas enfim vamos deixar claro: não é por que trabalhou nesse ramo que sabe, vide muitos executivos de empresas, mas é melhor deixar quieto.
E VOCÊ NOTOU ALGUMA COISA DEPOIS DO SEU BLOG? Sim, duas coisas ninguém questionava a base do Uno nacional, o Tempra nacional já dizia que era do Regatta, mas aí confesso que até duvidei na época que me informaram, lógico não se sabia o modelo, mas era óbvio que seria o Regatta argentino, no caso o Tempra brasileiro, já o Tempra S.W, Tipo, Marea, Marea Weekend é outra base, nessa história vou ter que dar os créditos ao ADG da High Torque era 2012, enfim numa live ele disse, eu até duvidei e fui pesquisar, lógico só podia ser o Regatta óbvio, hoje todo mundo diz que o Tempra nacional é feito em cima do Regatta, outra caso é o Daewoo Espero, que muita gente dizia "é baseado no Vectra" e fui pesquisar em fontes externas o Daewoo aparece ser feito na plataforma J do Monza, lembre-se que quando ele foi lançado a GM e a Daewoo brigaram, mais precisamente o então braço alemão da GM a Opel, a Holden australiana aposentava o Camira e o motor dele seguiu rumo a Coréia do Sul, mas aí uma galera especializada em carro coreano disse que é baseado Kadett! ou seja: foram a fundo pesquisar mesmo, primeiro não sou dar demérito aos outros, eu acho feio, eu vou é meus parabéns! confesso que ao menos de Vectra A não é, isso concordamos, agora ser a base do Kadett faz sentido: O Kadett teve vida eterna na Coréia do Sul e lógico serviu de base para o Lanos, lembrando que o Kadett estreou na Coréia do Sul como Daewoo LeMans e a situação era boa. Sobre o Uno nacional hoje muitos dizem que veio do Fiat 147, no caso o Uno de primeira geração, não o de segunda geração, não confirmo, mas também não nego e não dúvido nada. Lógico já o Palio de primeira geração todos sabem que foi baseado no Uno europeu, a dúvida é o Uno nacional, mas enfim lógico que a galera mais ligada a picapes antes de mim, esse tenho que dar os créditos: A Silverado nacional é feito em cima da D20 e isso não acontece só no Brasil, agora o caso australiano: o VN Commodore dizem que é baseado no VL, só os VP para frente foram baseados no Omega, tirando lógico o VE e os VF que eram bases locais, lógico que o motor do Espero aí sim ser compartilhado com Vectra A, confudem, apenas o motor foi compartilhado, lembre-se que mesmo com ausência do Camira, a Holden seguiu atualização os Familia II australianos para exportação e até mesmo para o mercado local, equipando o Vectra B feito localmente.
O Daewoo Espero não é baseado no Vectra A como muitos dizem, fui pesquisar em fontes fora do Brasil e sim na plataforma J e muitos dizem que tem a plataforma do Kadett, considero que faz todo o sentido, mas de qualquer forma Vectra A é que não é.
COMO COMEÇOU A HISTÓRIA " PONTO.NADA" E POR QUE ACABOU? ALGUMA CONCESSIONÁRIA PEDIU?: Não, sobre algum pedido de concessionária, nenhuma pediu, lógico que eu coloquei "1.nada" por que tinha um certa "birra" com carros 1 litro, afinal nasci e fui criado numa região onde tem muitos subidas, vamos fazer justiça: Uno e Celta eram bem leves, o problema era Fiesta Camaçari e Corsa C com esse tipo de motor, virava um drama, embora o Corsa C chegou a dar uma melhorada, e lógico para não ficar muito "etilista" isso era estendido ao "2.nada, 3.nada" etc.., mas primeiro tudo bem que pode ter acontecido alguns problemas com os três cilindros agora, mas é inegável que eles conseguem dar uma dignidade urbana a modelos 1 litro e tem os 1 litro Turbo que tem desempenho igual ou melhor a muito 2 litros! então decidi abandonar o "1.nada" e adotar os "litros" já que o zero atrás do ponto não tem importância, ele tem importãncia é na frente.
O Peugeot 2008 com motor 1 litro 12V Turbo de 125CV com gasolina e 130CV com álcool, em tempos antigos eu estava com o "1.nada" então decidi, aliás pensava fazer isso em 2015 deixar "1.nada" mas muitos pediram não na época e ficou até 2022.
POR QUE COMEMORA AS POSTAGENS DE 100? Quando eu comecei jamais imaginei que chegaria 10.000 postagens, eu pensei que ia um dia parar, até por que na época que comecei era só matérias históricas e noticias do mundo automotivo, então não tinha muitas pretensões(não que agora tenho, bem longe disso....), então achei que iria parar bem antes afinal sem contato com o fabricante etc..., enfim, mas de qualquer forma faço um anúncio: a partir de agora as comemorações não serão de 100 em 100 e sim de 1000 ou 1000.
QUANDO VOCÊ COMEÇOU A FAZER AVALIAÇÕES E POR QUE? Antes de mais nada, nem pensava em fazer avaliações, mas um amigo meu na época, o que pai dele esteve interessado no Renegade em 2015(quando foi lançado) sugeriu ir e aí eu fui, mas confesso com medo, explico: afinal não sou de familia rica temia ser rejeitado(e sim já aconteceu, mas depois eu explico), mas na época o atendimento foi tranquilo, inclusive depois acabei fazendo amigos em outras concessionárias e isso transcendeu tanto a relação com a concessionária quanto a amizade com as pessoas, outras concessionárias acabei tendo contado.
O Jeep Renegade foi a primeira avaliação, no caso Sport 1.8 16V Manual
E quando eu começei o blog, eu mesmo nem pensava em fazer avaliações, afinal quem faz isso geralmente tem contato com acessoria de imprensa do fabricante, mas lógico agradeço a DVA no caso Jeep e Ram, cheguei a avaliar dois Mercedes-Benz também naquela época, aliás mais um, depois a concessionária que o laço mais se fortaleceu: A Globo Renault sim, tudo bem você pode dizer e "E o Maicom Alemão" ele está com concessionária própria, no caso A10 veículos e a relação transcendeu a saída dele, aliás o que é bom por sinal, depois foi a vez da própria Globo Nissan, aliás uma relação excelente e muito boa e inclusive com o seu Erico, depois foi a vez da Volkswagen Futura que aliás no início nem cheguei a conhecer o Gerson e fui conhecer depois e lógico, a relação com essa parte da Volkswagen foi excelente, aliás todas aqui foram excelentes, lógico a DVA só exigiu algumas coisas em algumas matérias, mas nada de mais, no caso a placa apagada(na época em 2015 não exigia) e também fotos do Commander, usar a de imprensa, usei uma foto minha que estava melhor que a de imprensa e aí perguntei eles autorizaram, fora isso tudo certo, lógico com o tempo consegui na Geração Hyundai com o HB20 Automático 1.6 16V na época, Peugeot Florence e aí o então 208 GT 1.6 16V THP foi o primeiro e abriu as portas, depois mais tarde foi a vez da Chevrolet então Ponto1, tinha um contato lá, lógico depois virou Metronorte, cheguei até na LeMonde, mas depois ela virou Via Porto e por ultimo Citroën Prima, depois Ford Dimas e GWM Dimas, tenho um enorme amigos que fiz na DVA, Globo seja Renault ou Nissan, Dimas especialmente na GWM, Volkswagen Futura etc... enfim meu enorme respeito a todos, enfim nas avaliações consegui aprender várias coisas: tem que sentir o carro se é isso ou aquilo, mas lógico reconheço: sou um desastre em central multimídia até hoje. Sobre a Ponto 1, o meu contato de lá saiu, mas tive outro, depois virou Metronorte e que me garantiu Equinox e Montana atual , depois na parte da Ilha fiz a avaliação da Spin.
O último modelo avaliado foi o Nissan Kicks de segunda geração.
Antes que alguém pense que eu menti sobre isso no caso do meu amigo, o pai dele viu na época, mas acabou tendo que desistir nem sei o motivo, mas enfim não é culpa minha e na época eu mesmo nem pensava em fazer avaliações, afinal na época eu tinha medo e tinha outros planos que depois eu conto
POR QUE VOCÊ COMEÇOU A FAZER RANKING DOS ESTADOS DO BRASIL? SC, PR,RS E MG? : A Nivel nacional é natural que a grande imprensa tenha, o que é normal. então por que não ver algo no meu estado? no caso em Santa Catarina e depois nos estados onde tenho parentes: Paraná e Rio Grande do Sul? decidi Minas Gerais para ver como era, mas enfim no final do ano passado decidi começar a fazer todos os estados do Brasil para ver como é e lógico já vou adiantando duas coisa: vou até completar os 27 estados, depois eu apenas vou usar o útimo estado que coloquei para comparar e encerrar, mantendo só os quatro estados originais, talvez eu acrescente São Paulo nisso, mas vou estudar isso, mas enfim de qualquer forma nós vamos a todas a regiões brasileiras, quando vamos completar não sei.
VOCÊ JÁ PENSOU EM DESISTIR? Olha chega até dar vontade, mas o gosto pessoal se impõe, mas confesso que sim já pensei em parar o blog, mas não pretendo desistir por enquanto, mas isso já chegou a minha mente sim, afinal sites grandes que eram bem respeitados saíram de cena, um site que tenho muito respeito hoje se chama Autolivraria, na época era Best Cars Web Site, inclusive quando saiu de cena fiz homenagem.
QUAL É SUA RELAÇÃO COM GRAN TURISMO? Sim, minha relação é antiga, no caso data desde o Gran Turismo 1, depois joguei o 2, o 4, o 6, Sport e o 7, no caso do 3 e 5 infelizmente nas época não pude, mas no caso do GT6 para frente, já tivemos vídeo no canal deles, inclusive fiz matéria dos carros do Gran Turismo 6, depois fiz do Gran Turismo Sport e agora atualmente quando chega atualização do 7 faço as matérias e vídeos dele, aliás só por uma curiosidade: fazia testes no Gran Turismo 1 e 2, mas nunca publicava por que não tinha como, mas agora dá.
TEM VONTADE DE FAZER MATÉRIAS HISTÓRICAS DE NOVO? Sim, mas primeiro tinha parado em 2018, por que em 2019 eu poderia ter que me ocupar com outras coisas, e depois em 2021 veio o limite de fotos do google? e aí como fica o espaço se precisar fotos para avaliação? então acabei melhor deixando, mas pretendo fazer um dia, aliás atualizar a MQB e fazer a matéria histórica da plataforam D2XXX que é a do último Cruze, mas quando eu não sei, vai ter que acontecer um monte de coisa antes.
A hora que atualizar matéria histórica da MQB, o Nivus GTS estará lá.
Confesso que gostaria de fazer matéria histórica da segunda geração do Cruze um dia.
COMO FOI A EXPERIÊNCIA NO SENAI? Em 2014 foi excelente e aprendi muita coisa e variás coisas, aliás até caí numa "armadilha" do professor que na época ele brincou que a Cherokee tinha motor de Opala, e eu indignado, mas ele falou em tom de brincadeira, mas nem percebi, tirando isso foi um aprendizado, sensacional, ver motores, suspensão, freios e mexer dois últimos, só que aí descobri uma falha minha de projeto que foi descoberta seis anos depois(no caso do projeto desse que o escreve) e aí limitava muito, mas minha ideia era colocar a mão na massa e lógico o mundo automotivo é complexo e sempre tem alguma coisa para descobrir, quando mais afunda, mais tem coisa para descobrir.
O Laboratório de motores do Senai.
ERROS QUE COMETI.... Sim, eu assumo cometi erros, ao dizer que o Gol GTi 2000 era monoponto, errei feio, todo AP 2000 é multiponto, eu minha defesa: a confusão sobre a injeção do Versailles na linha 1993 que tinha trocado e reduzido a potência e aí lógico achei que foi um retrocesso e sim eu errei: todo AP 2000 é multitponto, confesso que a matéria histórica sobre a GSV/SCCS II/Gamma eu era para separar, mas acabei colocando tudo junto, por causa do Opel Mokka da época, futuramente vai ter uma sepraração dessa matéria, mas ainda é cedo, afinal por que a SCCS II evoluiu depois da Small Wide 4x4 que aí vamos ter as evoluções. E agora vem o vespeiro.
EU JÁ SABIA QUE IA ME METER NUM VESPEIRO: A matéria histórica envolvendo Gol/Passat/Santana, deixando claro o Gol GTi 2000 que pese os problema de injeção era uma baita esportivo para época, a polêmica maior sobre o Gol ter sido baseado no Passat, bom na época tinha essa informações, inclusive na época teve até um engeheiro que fez o pisa da RS2 num Gol preparado e descobriu que tinha semelhanças com o Passat 1974 um irmão do Audi 80, logo pensei: é a base do Passat, confesso que temia o vespeiro que ia surgir, ok do Santana dou um pouco o braço a torcer por que o cofre é grande etc..., mas no caso das duas gerações do Gol tirando a última, na época ninguém me dize que o Gol GTi 2000 16V tinha o túnel central diferente, tem gente dizendo que é monobloco diferente, olha tudo bem depois foi informado que os antigos Gol só compartilham o assoalho dianteiro com o Passat 1974, tudo bem, mas eu pergunto? por que o Gol brasileiro foi ter motor longitudinal numa época que os compactos tinha motor transversal? e se não foi baseado no Passat 1974 foi uma espécie de "back-up" deixando claro: O Passat nacional é um carro muito avançado para época dele e as próprias versões esportivas do Gol são interessantes e lógico não é que a base é antiga, que vai ser ruim, tem base que são usadas até as últimas vide: GM 4200(embora erraram no Agile e segunda Montana, mas o resto está ok, por assim dizer), vide o próprio 911 que 40 anos ficou na mesma base e por aí vai. Agora sobre o túncel central diferente do Gol GTi 2000 16V: acredito que não seja um monobloco diferente e sim um túnel central maior e lógico ele é diferente de outros Gol, assim como Sandero R.S era relação ao Sandero comum, o Pulse Abarth é em relação ao Pulse normal, os AMG da Mercedes-Benz em comparação aos modelso vencionais da marca alemã, sabe por que acho que é apenas um tunel central maior? por que o Del Rey 1.8 tinha o túnel central maior e aí? isso se chama mudança no monobloco ou não de monobloco acredito eu, sim acredito que tenha que parar a produção da linha para produzir ele por causa dos componentes específicos: além do motor tinha caixa de câmbio, suspensão, freios etc....
O Gol GTi 2000 um esportivo de 120CV oficiais, ótimos para época e de fato mesmo sendo "back-up" por assim dizer do Passat 1974 tinha ótimos resultados
E O CARRO Á ÁGUA? Tudo bem , foi sugestão de outro leitor na época e aí vi a matéria achei interessante, lógico que desenvolveu, mas confesso que aqui faltou um conhecimento de física meu, afinal a água não tem força suficiente, é uma pena, mas sobre os usineiros mantenho a opinião: eles iam atrapalhar, quando o carro a diesel era algo de moda, eles atrapalharam várias vezes a liberação do carros que carregam abaixo de 1 tonelada, ou derivado desses ou 4x4 com reduzida, hoje lógico o diesel passou a ser meio que ficando restrito só a picape e caminhões inclusive no mundo inteiro.
POR QUE FEZ MATÉRIAS TÉCNICAS? Simples, a gente sempre tem algo para descobrir e quando fiz o curso no Senai tomei coragem para fazer algumas coisas e lógico vendo os carros do Gran Turismo 6 na época, tinha o Vauxhall Speedtser que tinha motor feito no Brasil: o Ecotec 2 litros 16V Turbo derivado da família II que era para exportação não equipou nenhum carro nacional e aí lógico fiz dos motores exilados, enfim sempre aprendizado e lógico o que importa é o resultado e no caso do V8 da GM norte-americana, a vareta é sagrada.
POR QUE FEZ MATÉRIA DE CAMINHÕES? Na minha infância queria ser caminhoneiro, mas com o tempo, quando fui fazer a carteira motorista, um problema de saúde me impossibilitou tanto a carteira A de motor, quanto a C de caminhões, mas jogando Euro Truck Simulator 2, decidi ir na história dos caminhões nacionais e lógico o primeira matéria histórica foi da L111 e depois de outros caminhões, mas é inegável que na minha infãncia, o caminhão que fazia a minha cabeça era o LS 1935 da família HPN.
Aqui o 1935 que povoava na minha cabeça na Infância.
Aqui vou dar os créditos ao Evandro Fullin que tinha o blog, hoje tem um canal com muitos dados técnicos de caminhões, recomendo dar uma passada lá, no caso o blog dele sofreu um ataque Hacker e aí ele encerrou.
JOGA OS OUTROS JOGOS A NÃO SER GRAN TURISMO? Sim, quando eu posso por que tenho compromissos, mas vamos lá: Euro Truck Simulator 2, American Truck Simulator(óbvio, né), Forza Horizon 5, Beam NG Drive e agora estou finalmente aprendendo o Automation, embora não jogue campanha, agora estou criando carros, pena que não sei interior e lógico gosto de todo o jogo que tenha carro, já cheguei a jogar Forza motorsport algumas vezes, já joguei Bus Simulator 2 e One The Road, lógico cheguei a jogar GTA V, enfim o único jogo que não tem carro que joguei foi Red Dead Redemption 2, no caso vale lembrar que tirando Gran Turismo 7, ETS2 e ATS são jogos do meu irmão e cheguei a jogar Car Mechanic Simulator.
VOCÊ JÁ TENTOU PEGAR CARRO DE IMPRENSA? Olha, foi uma única vez, lá por 2016, primeiro eu teria a garagem do meu pai para usar, hoje não tenho mais uma nenhuma, mandei e-mail para acessoria de todos os fabricantes de automóveis, no caso vale lembrar que na época eu só tinha apenas os releases da Renault, PSA e Nissan, o resto teria que me virar, mas enfim achei, o único que me respondeu foi o da Nissan e disse que não por que as frotas era pequena, mas tudo bem, depois acabei tendo a boa relação com a Globo Nissan, mas enfim hoje não tenho garagem nenhuma, nem na minha casa e nem a onde o meu velho mora hoje, então melhor deixar quieto.
NÃO SEI SE VOU CHEGAR AOS 20.000, AFINAL QUANDO EU COMECEI JAMAIS IMAGINARIA QUE CHEGARIA AOS 10.000! ALIÁS MEU MUITO OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E AMIGOS!










Comentários
Postar um comentário