PRIMEIRO UTILITÁRIO ESPORTIVO MÉDIO DA MARCA RESGATA A BANDEIRA DA SOFISTICAÇÃO NA LINHA RENAULT
A Renault finalmente coloca o pé nos utilitários esportivos médios, mas antes temos que lembrar que a Renault tinha modelos sofisticados á venda no Brasil como o Laguna, Fluence e até mesmo a Scénic nacional que levavam essa bandeira, lógico o Captur era bem sofisticado na categoria mas não éra um carro para levar essa bandeira e a Renault lançou um carro para recuperar a bandeira da sofisticação na marca: o Boreal.
Como é natural recebi a notícia uma semana antes de eu ir a concessionária e lógico pensei ir na Globo Renault, mas eu tive compromissos pessoais e aí aproveitei uma semana depois para ir na Globo Renault da Praia Comprida o que é o caminho natural e logo que fui em direção a concessionária e vi o Boreal, a Renault diz que é "para sonhar grande" olha foi comedida: ela realizou: eu explico: o Boreal fez parecer Kardian e Kwid menores do que realmente são, por causa da diferença de tamanho e lógico entrei na Globo Renault tinha a Iconic e a Techno, fui dar uma olhada no espaço interno, porta-malas, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado pelo vendedor(o mesmo que atendeu no Kwid Outsider). Fui pedir se tinha o modelo para test-drive ele falou que sim, enfim depois eu pedi se podia fazer o test-drive e ele falou que sim, mas ele chamou uma vendedora que aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado, aliás a relação com a Globo seja Renault ou Nissan é excelente e aí fizemos o test-drive e tive que mostrar a carteira, mas antes ela teve que colocar um Kwid E-Tech para recarregar e aí fomos ao test-drive.
POR FORA: Estilo é questão subjetivo, mas o visual é bonito, lógico na dianteira temos os faróis divididos, mas aqui em menor intensidade, a parte superior é grade e parte menor é bem menor, na lateral se destaca o espelho e a maçaneta embutida, o que deixa um ar de requinte e o sofisticação e na traseira, lanternas pequenas e afiladas, sendo a luz de ré no para-choque, só fui ver depois. O modelo é feito na plataforma RGMP derivada da CMF-B a mesma que estreou no Kardian, mas antes que alguém fale eu explico depois, ele mede 4.56 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.65 metros de altura e 2.70 metros de entre -eixos, o modelo é feito em São José dos Pinhais-PR.
Faróis Full Led, aqui a é parte de baixo, afinal é dividio.
Na parte maio onde está a seta de direção
Na traseira as linhas se harmonizam uma com as outras
Aqui de dianteira em outro ângulo
Agora vamos ver contras os rivais, mas antes temos a observação para fazer sobre eles:
Jeep Compass: plataforma Small-Wide 4x4 que deriva da SCCS II do Renegade
Toyota Corolla Cross: Plataforma TGNA sim é a mesma do sedã, mas tiraram a suspensão multilnk para colocar o eixo de torção no lugar.
Volkswagen Taos: MQB A1: Ok é a base do Jetta, mas tem um porém a MQB vai de Polo/Tera A0 até mesmo ao último Passat sedã que foi vendido no Brasil , afinal a MQB serve a todos os carros dela, menos duas picapes da marca:
Chevrolet Equinox: Ok, a plataforma é nova, mas é exclusivamente dele.
Ford Territory: é um projeto de um sócia chinesa da Ford
Honda ZR-V: ok, deriva do Civic, mas teve entre -eixos encurtado e outras coisas.
Mitsubishi Eclipse Cross: É feito na plataforma GS que serviu ao Lancer e ao ASX uma base bem antiga.
Cromado na grade dianteira, o deixa mais harmonioso.
Agora vamos ver contra os rivais.
TOYOTA COROLLA CROSS XRX 2 LITROS 16V
Comprimento: 4.46 metros Largura: 1.82 metros Altura:1.62 metros Entre -eixos: 2.65 metros
VOLKSWAGEN TAOS HIGHLINE 250 TSI
Comprimento: 4.45 metros Largura: 1.84 metros Altura: 1.54 metros Entre -eixos: 2.68 metros
CHEVROLET EQUINOX ACTIVE 1.5 16V TURBO
Comprimento: 4.68 metros Largura: 1.90 metros Altura: 1.71 metros Entre- eixos: 2.73 metros
CAOA CHERY TIGGO 7 PRO MAX DRIVE
Comprimento: 4.50 metros Largura: 1.84 metros Altura: 1.70 metros Entre -eixos: 2.67 metros
FORD TERRITORY TITANIUM 1.5 16V TURBO
Comprimento:4.68 metros Largura: 1.93 metros Altura: 1.70 metros Entre -eixos: 2.70 metros
HONDA ZR-V 2 LITROS 16V
Comprimento: 4.57 metros Largura: 1.84 metros Altura: 1.62 metros Entre -eixos: 2.65 metros
JEEP COMPASS S T270 1.3 16V
Comprimento: 4.40 metros Largura: 1.82 metros Altura: 1.62 metros Entre -eixos: 2.64 metros
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS HPE-S
Comprimento: 4.54 metros Largura: 1.80 metros Altura: 1.68 metros Entre -eixos: 2.61 metros.
Vamos deixar claro, fui atrás de alguns modelos usados da conconcorrência que não lembrava ou não vi na época para dar uma olhada e confesso que me esqueci de Territory e ZR-V e o Eclispe Cross só lembrei por que acabei vendo um na revenda de usados, lógico que as dimensões do Boreal são bem maiores que o Kardian, como eu disse, o próprio entre -eixos é de 10cm maior, mas enfim agora contra os rivais é o quatro maior só perdendo para Territory, Equinox e ZR-V, mas perante os rivais mais importantes é muito maior, afinal é 11 maior que o Taos e bem maior que Corolla Cross e Jeep Compass e lógico de quebra 2cm maior que o Eclipse Cross, é o terceiro mais largo junto com ZR-V,Taos e o Tiggo 7 , mas ficou 2cm á frente de Corolla Cross e Jeep Compass, na altura é o quarto maior só atrás de Equinox, Ford Territory e Eclispe Cross e ficando 3cm á frente de Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e ZR-V e de quebra 10cm acima do Taos e no entre -eixos é o segundo maior junto com o Territory, mas ficando apenas 3cm atrás do Equinox e 2cm á frente do Taos, o que demonstra que ele é um dos maiores do segmento ou até o maior se ficar só o Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Lanternas traseiras afiladas e bem bonitas
Aqui a segunda parte da lanterna traseira
Indicador de ré.
As duas partes do Teto Solar Panorâmico.
Rodas de liga-leve aro 19
Aerofólio traseiro bem interessante.
POR DENTRO: Entrando nele, você já sente a sofisticação ao sentar e ver o painel em tela de TFT de 10 polegadas e o acabamento e a própria central multimídia, olha nem mesmo para suas épocas Fluence e Laguna tinham sofisticação e olha que ambos eram bem sofiticados para época deles, ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/Cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Central Multimídia de 10 polegadas, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Piloto Automático adpatativo(ACC) com stop & go, Alerta de frenagem com frenagem de emergência em curvas, Alerta de permanência em faixa com assistência em permanência em faixa e função reconhecer o tráfego contrário, Alerta de placa de limite de velocidade, Alerta de tráfego cruzado traseiro, Farol Alto Inteligente, Assistente autonômo de estacionamento, Alerta de ponto cego, Alerta de saída segura dos ocupantes, Active Drive Assist(o ACC funciona junto com o alerta de permanência em faixa) e frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e no caso o carro freia, enfim bem completo, mas calma que tem o segundo round dos equipamentos, agora é só o primeiro.
Central Multimídia de 10.1 polegadas
Painel em tela de TFT de 10 polegadas e bem legível, mesmo em dinâmica diferenciada
E agora vamos ver contra os rivais, o Chevrolet Equinox Activ 1.5 16V Turbo custa R$285.990 são R$71.990 a mais que o Boreal e ainda deve Piloto Automático Adapatativo embora a a central multimídia dele tem 11 polegadas , o Caoa Chery Tiggo 7 Max Drive 1.6 16V T-GDI custa R$169.990 ok é R$45.000 mas esse também deve o ACC, o Ford Territory Titanium 1.5 16V Ecoboost custa R$215.000, sim é apenas R$10 a mais e tem lista parecida só que o ACC dele não entra no modo que o modelo da Renault apresenta: em entrar em funcionamento com assistência de permanência de faixa, o Honda ZR-V 2 litros 16V custa R$214.500 é R$500 mais caro que o Renault o ACC dele não tem o Stop&go, o Jeep Compass S T270 1.3 16V Flex tem lista de equipamentos similar, inclusive com o ACC num funcionamento parecido com o Boreal, mas custa R$223.390 ou seja é R$10.400, o Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 1.5 16V Turbo custa R$212.990, ok é R$2.000 e deve o ACC que só está na Black, essa é tração integral, já o Equinox só tem esse tipo de tração no novo modelo. O Toyota Corolla Cross XRX 2 litros 16V custa R$207.900 e até tem o Air Bag de joelhos para o motorista, mas o ACC não tem o esquema de assitência do Boreal. O Volkswagen Taos Highline 250 TSI que acabou de ganhar o facelift, mas a Volkswagen ainda não divulgou o preço, mas vamos ter que mapear pelo modelo atual, ele deve apenas com esquema da assistência ampla por assim dizer do Boreal e mesmo assim custa R$231.990 é R$16.000 mais caro que o Boreal, o que mostra que o Boreal dentro da faixa de R$200.000 tem um bom custo/benefício, mas ainda não acabou temos o segundo round, mas vamos para o espaço interno, aqui ele se destaca e eu entro nos usados, com o banco na minha posição um excelente espaço interno deu quase para cruzar as pernas, já com o banco recuado ainda assim sobrou três dedos e lógico fui atrás de outros modelos, lógico Equinox e Taos eu lembrava, o Taos ok dá para cruzar as pernas na minha posição, mas ainda assim depois vocês vão ver o sacríficio(ainda que leve) que ele teve para fazer isso, o espaço é parecido ao do Equinox, tudo bem é o modelo antigo, mas o novo não é diferente e aí fui atrás de ver Toyota Corolla Cross e Jeep Compass usado, numa das lojas perto de casa achei um Compass e um Eclipse Cross, lógico que na dianteira o Boreal tem vantagem e ampla sobre os rivais, mas ajustando minha posição tanto os dois sobram bastante espaço, menos que o Boreal, mas sobram, com o banco recuado, sobram dois dedos nesses dois, fiquei surpreso o Eclispe Cross confesso e fui atrás do Corolla Cross e consegui achar e digo: com o banco na minha posição sobra um bom espaço, menor mas sobra, com o banco recuado eu encaixei certinho, longe de ser aparteado, mas bem inferior a todos os rivais.
Com o banco recuado sobra três dedos.
Com o banco na minha posição, quase cruzei as pernas
E agora temos o prometido segundo round dos equipamentos: Freio de estacionamento eletrônico, Central Multimídia com google-in Built, My Renault App, Câmera 360 graus, Painel em tela de TFT de 10 polegadas, Multisense com cinco modos de condução: Eco, Sport, Comfort, Person e Smart, Rodas de liga-leve aro 19, Teto Solar Panorâmico, Porta-malas com abertura elétrica, Faróis Full LED, câmbio e-shifter e paddle shift(borboletas) no volante, Banco traseiro Bipartido 60/40, Som Harmann Kardon, Barras de teto longitudinais, bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar com memória e massagem para o motorista e bancos e paineis de portas com acabamento "Deep Blue" e aqui nesse último onde ele leva a bandeira da sofisticação: me pareceu muito bem mais acabado que os rivais nesse aspecto e lógico a própria tecnologia dos equipamentos e de fato se analisar que o primeiro Renault nacional era um carro sofisticado a seu tempo: A Scénic seria uma volta as origens dos modelos sofisticados da Renault, mas enfim agora contra os rivais, o Equinox diminui a distância nos equipamentos, mas é mais caro que o Boreal, o Caoa Chery Tiggo 7 é mais barato, ok tem teto solar panorâmico e abertura elétrica do porta-malas deve ACC, o Ford Territory tem lista de equipamentos ainda parecida, o Honda ZR-V deve abertura elétrica do porta-malas e o Teto Solar não é panorâmico, o Jeep Compass S T270 1.3 16V deve Teto Solar Panorâmico para o Boreal, o Mitsubishi Eclispe Cross HPE-S diminui a distância tendo o Teto Solar Panorâmico e a abertura do porta-malas elétricas, mas deve ACC, o Toyota Corolla Cross XRX deve Teto Solar Panorâmico, é apenas convencional e por fim o Volkswagen Taos que deve abertura elétrica do porta-malas e se colocar Teto Solar Panorâmico no Taos o preço vai a R$241.000, chega a ser R$26.100 mais caro que o Boreal, o que mostra que na faixa de R$200.000 ele acaba tendo um custo/benefício interessante.
Teto Solar Panorâmico aqui vista do banco traseiro
Aqui vista do banco dianteiro
E agora vamos ao porta-malas, a medida é de 586 litros por água ou 522 litros pelo método VDA, o que é um porta-malas gigantesco e lógico agora vamos comparar todos no método VDA.
CHEVROLET EQUINOX: 469 litros
CAOA CHERY TIGGO 7: 475 litros
FORD TERRITORY: 448 litros
HONDA ZR-V: 389 litros
JEEP COMPASS: 410 litros
MITSUBISHI ECLISPE CROSS: 473 litros
TOYOTA COROLLA CROSS: 440 litros
VOLKSWAGEN TAOS: 498 litros
Antes de mais nada duas observações, no caso do Taos lembra que eu falei do "leve sacríficio" foi do no porta-malas ainda que leve, mas enfim o Boreal é dono do maior porta-malas da categoria com vantagem de 24 litros sobre o segundo colocado que é justamente o Taos e mais de 100 litros sobre o Compass, lembrando que a Jeep divulga 476 litros mas é o método com água, mas enfim vamos no VDA aqui, a média do segmento é de 458.2 litros, o porta-malas do Boreal é muito acima da média, um excelente porta-malas, da e sobra para uma familia tranquilamente. Ele veio com seu único opcional que depois eu vou citar abaixo e o preço do modelo avaliado vai a R$216.990.
O Porta-malas de 522 litros no método VDA é excelente(no método água são 586 litros).
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamada de EDC(Effficient Dual Cluch) banhada a óleo que estreou no Kardian ano passado. O motor é o 1.3 16V TCe da família HR feito pela Horse em São José dos Pinhais-PR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção common-rail no caso os pistões tem tratamento DLC(Diamond Carbon) e o Turbo é de 1.4 Bar sim é o mesmo que estreou no Captur, esteve na Oroch e esta no Duster, mas teve alterações para se adequar a legislação anti-poluentes e com isso gera 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis e 156CV a 5250RPM e com álcool vai a 163CV nas mesmas rotações. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, sendo Independente tipo McPherson na dianteira e semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, no caso dos freios os rivais seguem iguais, no caso apenas o Toyota Corolla Cross tem suspensão similiar, ao passo que os outros rivais são Multilnk com exceção do Compass que é também Independente mas é McPherson, lógico aqui tem duas ressalves: no caso do Renault a base é a RGMP que estreou no Kardian, já no Corolla Cross uma simplificação em relação sedã já que usa Multlink.
O motor 1.3 16V TCe gera 156CV com gasolina e 163CV com álcool
Agora vamos ver contra os rivais:
CHEVROLET EQUINOX ACTIV 1.5 16V
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: 1.5 16V da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM
TORQUE: 28KGFM a 2000RPM
CAOA CHERY TIGGO PRO MAX DRIVE 1.6 16V T-GDI
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
MOTOR: 1.6 16V T-GDI da família Acteco da Chery com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e injeção direta
POTÊNCIA:187CV a 5500RPM
TORQUE:28KGFM a 2000RPM
FORD TERRITORY TITANIUM 1.5 16V ECOBOOST
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
MOTOR: 1.5 16V Ecoboost de projeto JMC que derivada da família Orion da Mitsubishi com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 169CV a 5500RPM
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM
HONDA ZR-V 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Automático CVT que simula sete marchas
MOTOR: 2 litros 16V da família K da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 161CV a 5500RPM
TORQUE:19.1KGFM a 4200RPM
JEEP COMPASS S T270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Turbo 270 1.3 16V Flex da familia GSE da Fiat com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III atuando diretamente na válvulas de admissão dispensando o comando de válvulas físico, a variação desse a variação do coletor, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 176CV a 5750RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS HPE-S 1.5 16V TURBO
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.5 16V TURBO MIVEC da família 4B4 da Mitsubishi com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 165CV a 5500RPM
TORQUE: 25.5KGFM a 1800RPM
TOYOTA COROLLA CROSS XRX 2 LITROS 16V FLEX
CÂMBIO: CVT que simula 10 marchas
MOTOR: Dynamic Force 2 litros 16V da família M20 da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
POTÊNCIA: 167CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai 175CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.8KGFM a 4400RPM com gasolina e com álcool vai a 21.4KGFM nas mesmas rotações
VOLKSWAGEN TAOS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM
No câmbio aqui temos três escolas diferentes: dupla embreagem em Boreal, Territory e Caoa Chery Tiggo, CVT nas marcas japonesas e o automático tradicional nas demais, lógico que no dupla embreagem o Boreal tem seis e os outros tem sete, no caso do automático só Equinox tem oito, mas o restante tem seis. Na escola de motores: só as marcas japonesas ficaram com motor aspirado na linha, sendo o Toyota com injeção direta e o restante é turbo e injeção direta como o Boreal. Ok você pode alegar que é o segundo menos potente com gasolina só vencendo o Taos ficando 6CV á frente e ficando 5CV atrás do ZR-1, mas tem duas armas "secretas"(por assim dizer) que depois eu cito, lógico que a ausência de motores Flex prejudica Equinox, Territory, Tiggo 7 e Eclipse Cross, o que surpreende nos dois últimos já que são nacionais, mas a primeira arma secreta é o torque: é o segundo maior empata com o Compass e fica só 0.5KGFM atrás de Equinox e Tiggo e fica 2KGFM á frente de Territory, Taos e Eclipse Cross e bem á frente de Honda e Toyota que são aspirados , vale lembrar que o Taos agora é mexicano e o motor 1.4 TSI é enviado do Brasil para lá e volta sob o capô do Taos, mas com álcool ok, de novo fica só a frente do Taos, mas vantagem aumenta: 163CV e a desvantagem em relação ao Corolla Cross aumenta para 12CV, mas aí entra a arma secreta: o torque: é o maior torque junto com o Compass com 27.5KGFM e lógico chega bem cedo e a outra arma secreta é o câmbio de dupla embreagem que quando o câmbio engata a primeira a segunda já está pronta para o engata e assim sucessivamente e antes que alguém fale eu perguntei para vendedora sobre alguns Kardian que deram problema: "No nosso caso apenas um deu problema, só foi feita uma atualização e resolveu" considerando que a Renault vendeu mais de 10.000 Kardian no Brasil e lógico a Globo Renault da Praia comprida deve ter vendido no mínimo 100 para mais, então é problema isolado, ou seja de apenas 1 de 100 é bem pouco. lembre-se que é banhada a óleo e bem diferentes das caixas banhadas a seco que acabaram tendo que sair de cena(com algumas exceções).
O Seletor de modo de condução aqui.
ANDANDO COM ELE: Fui fazer o test-drive do Boreal, estava com a chave-cartão e aí quando cheguei o carro, logo ele desrebateu o espelho e só foi entrar e fui ligar o botão de partida, de início acabei me perdendo "é aqui" a vendedora disse, aliás agradeço pelo excelente atendimento prestado, aliás meu pai tem um ditado bem peculiar sobre isso, mas enfim estava bem na frente do meu nariz..., mas enfim pisei no freio e liguei o carro, lógico já adianto que a sofisticação dele é algo surreal dentro do que a Renault brasileira vendia nos últimos anos no Brasil, o acabamento exemplar e bancos muitos bons, aliás excelente acabamento, mexo na manopla de câmbio, confesso que tenho medo de mexer forte e aí mexo um pouco mais forte: R,N,D engato em drive, coloco no modo Sport, peço para colocar tento ver no painel, mas é num botão giratório e saio da Globo Renault, mas vou do lado que nunca mais eu saia daquele lado, só que vi que estava diferente, por que agora tem estacionamento no meio da pista, por assim dizer, eu vou cuidado, lógico que até fui advertido que no modo Sport ele dá um sacão, se tirar o pé, então deixei assim e deixei o pé leve, lógico fui seguindo normalmente, um Logan de segunda geração estava na minha frente, confesso que pensei em parar, mas ele foi indo para trás e me deu espaço para sair e fui indo, lógico entrei na Rua José da Costa Vaz, que é mão inglesa, achei que tinha que ir para um lado, mas ela falou que era para ir rumo a Beira Mar, então esperei o Jeep Compass passar e aí entrei e fui rumo a Beira Mar andei normal e lógico o sinal estava vermelho e esperei o Jeep Compass, lógico que antes o banco tem memória fui ajustar e foi ajustado para pessoa que estava antes, eu tive que ajustar de novo a minha posição, mas acabei comentendo um erro: acabei puxando o encosto demais para frente, tanto que depois aliviei, mas enfim voltando ao carro, sinal verde e entrei, lógico que aquela área é movimentada e tem um semafáro e lógico para os carros que já estavam na Beira Mar estava vermelho, então eu com o Boreal e o Compass entramos ao mesmo tempo joguei para a faixa do lado e fiz o kickdown e veio um "Vroom" e os 27.5KGFM se mostraram prontamente e quando vi o velocímetro estava a 68KM/H e não sei se não senti, ou se o câmbio aqui é um pouco mais longo ou as duas coisas, mas o empilhamento de marcha não senti, mas de qualquer forma o Boreal responde bem ao pé direito é como se tivesse "170CV-180CV" acredito que seja o câmbio de dupla embreagem por que a medida que ele está em primeira a segunda já pronta para o engate e assim sucessivamente, aliás o painel digital é bem legível ainda mais considerando a escala no painel algo dificil de acontecer, lógico deixo a 60KM/H que é o limite da via, lógico vou fazer a curva como fiz no Kardian, senti um pouco a dianteira saindo, então aliviei lógico não é tão afiado quanto ao irmão nesse aspecto, mas a proposta dele é conforto e isso ele tem, a suspensão é boa, mas as rodas aro 19 entregam, algo que ocorre com o Jeep Compass, aliás sim na hora que fiz o Kickdown, o Boreal deixou o Compass para trás sem dificuldadas e vou seguindo na Avenida Beira Mar de São José ou Accioni Filho e aí eu paro para o semáfaro, aliás o volante também agrada e bastante e digo que o Boreal mesmo no tempo que hoje é mais sofisticado que Laguna e Fluence nas suas épocas e ambos eram bem sofisticado a seu tempo, depois que o sinal ficou verde fui seguindo e fui indo e lógico fiz o kickdown até 60KM/H e respondeu bem e joguei para o lado direito para entrar, até achei que tinha passado do ponto para retornar, mas a vendedora disse "Esse é o trajeto mesmo" beleza, fui seguindo o trajeto, aliás vale uma observação: assim como o motor 2 litros 16V da família F ou até mesmo o MR do Fluence, esse motor 1.3 16V TCe pelo visto parece servir em qualquer carro, fico imaginando um Kardian esportivo com esse motor...,mas enfim deixando de lado aqui, entro na rua Servidão Osmar Benjamim Rosa que dá acesso a Presidente Kennedy uma avenida movimentada e até solto um suspiro, de satisfação, mas também por que descobri meu erro, apenas puxei um pouco o encosto para trás aproveitando o sinal vermelho, deixando o claro que me atrapalhou no início lá, eu mesmo acabei me complicando com a memória, afinal foi tanta sofisticação que acabei me perdendo um pouco, mas deixando queito, fui seguindo na presidente Kennedy, em lombadas ele vai bem, só os elevadores de pedestres que nessa rua é muito alto e fora que tinha andando numa picape bem antes, acabou me dando a impressão de "baixo" o que ele não é e fui seguindo, lógico trânsito estava bem congestionado e um Fluence na minha frente e fui seguindo o ritmo e aí a vendedora "quer aproveitar para ligar o ACC?" eu disse "Opa, se quiser pode ligar" ela ligou setou a 70KM/H e ela falou "Pode tirar a mão do volante e não colocar o pé no freio" eu explico é que o ACC trabalha com alerta e assitência de permanência em faixa e ele foi seguindo o Fluence sozinho, quando esse parou, ele também parou, inclusive eu até cruzei os braços e deixei o carro ir, pelo jeito vai chegar o dia que o carro vai andar sozinho sem precisar colocar a mão no volante e aí lógico teve o alerta e ela me avisou que era para colocar a mão no volante e aí coloquei fui seguindo, depois cometi o erro de colocar o pé no freio, mas depois ligou o ACC ele foi seguindo o fluxo a medida que o Fluence parava, o Boreal também parava e aí fui seguindo, depois lógico coloquei o pé no freio, por que precisava dar seta e ir entrar na faixa da direta, lógico os pneus entregam algo do asfalto por que são aro 19, então é algo normal, a suspensão em si é boa para o conforto e lógico esperei um Captur passar e aí entrei na faixa do lado, fui seguindo, Lombada normal ele foi muito bem e aí mostrou que não é baixo, aliás por faltar em altura dá para explicar por que na dinâmica não tem o mesmo jeito do irmão menor, o Kardian: além do 10cm a mais no entre - eixos ele é mais alto e aí entra a gravidade, não tem jeito, fui seguindo normal e lógico perguntei o limite, falou que era 60KM/H fiz u leve kickdown só para chegar a 60KM/H e seguindo normal, afinal teria outras lombadas e parei e aí entrei na Rua José da Costa Vaz, antes voltando ao início, o Boreal tem quase 4.60 metros, lógico saí com cuidado e aí a vendedora ligou a câmera 360 graus e tudo certo, o Boreal tem uma manobrabiliadde menor do que o comprimento sugere, afinal teria que cuidar a onde estava o logo da Renault e o Kardian, mas enfim sai como você viu, voltando ao final agora entrei na rua que mencionei a entrada do Bistek e lógico fui devagar e voltei a onde tem agora o estacionamento no "meio da rua" e fui com cuidado, lógico que tem um área que saí, no início joguei para o lado para um Gol passar e depois entrei fui seguindo até a Globo Renault e minha ideia era colocar a onde tinha colocado o Kardian, mas a vendedora segueriu colocar ao lado do Kwid e do Kardian e aí coloquei a onde você viu as fotos da matéria aqui, tirando as de painel e central multimídia e antes o vendedor me explicou do alerta para o volante serve para caso o motorista tenha uma situação muito adversa, ele para por medida de segurança.
O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$214.990, considerando os principais rivais no caso Compass e Corolla Cross é mais barato, mas ainda assim é o segundo mais barato geral só perdendo para o Caoa Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, mas você viu outros débitos aqui,. o seu consumo urbano é de 7.8KM/L com álcool e 11.2KM/L com gasolina e na rodovia são 9.4KM/L e 13.6KM/L com gasolina e agora vamos ver contra os rivais, lembrando que muitos deles só rodam com gasolina.
CHEVROLET EQUINOX ACTIV
Consumo urbano: 9KM/L
Consumo rodoviário: 10.7KM/L
CAOA CHERY TIGGO PROMAX 1.6 16V T-GDI
Consumo urbano: 10.2KM/L
Consumo rodoviário: 13KM/L
FORD TERRITORY TITANIUM 1.5 16V ECOBOOST
Consumo urbano: 9.5KM/L
Consumo rodoviário: 11.8KM/L
HONDA ZR-V 2 LITROS 16V
Consumo urbano: 10.2KM/L
Consumo rodoviário: 12.1KM/L
JEEP COMPASS S T270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool:12.1KM/L
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS HPE-S 1.5 16V TURBO
Consumo urbano: 10.3KM/L
Consumo rodoviário: 11.3KM/L
TOYOTA COROLLA CROSS XRX 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool:7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L
VOLKSWAGEN TAOS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.3KM/L
Já adianto que nos consumos com álcool além do Boreal, apenas Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos são flex, no caso o Boreal é o mais econômico ficando 0.1KM/L á frente do Taos que é o segundo colocado, já na rodovia o Boreal mantém os 0.1KM/L de vantagem sobre o Taos e agora com gasolina na cidade é o mais econômico junto com o Toyota Corolla Cross e esses ficam 0.1KM/L á frente do Taos o segundo colocado e o mais econômico na rodovia com 0.3KM/L de vantagem sobre o segundo colocado que é o Taos, ou seja o Boreal é o mais econômico da categoria em todos os aspectos, ou seja além de andar bem quando precisa, o consumo é excelente para categoria.
E se tivesse R$215.000 na conta bancaria, você levaria? A resposta é sim, primeiro ele tem qualidade de construção exemplar e acabamento também, um excelente espaço interno e porta-malas, um excelente custo/benefício na faixa dos R$200.000, muita tecnologia embarcada(veja o ACC que me deixou maravilhado), o excelente desempenho do motor 1.3 16V TCe que anda bem em todos os sentidos, o melhor consumo da sua categoria, lógico que ele é voltado para o conforto, então vi nada que desabone, nem mesmo a dinâmica: afinal o Boreal não tem a esportividade como proposta e é mais alto, etc... então eu considero normal, como eu já disse: ele levantou a bandeira da sofistiticação e de fato dá para dizer que sonhar grande não é exagero de fato realizou sei que falei sobre o Fluence ou Laguna, mas eram carros sofisticados para suas épocas, tanto que a chave-cartão estreou com o segundo e no caso do Fluence hoje os SUV substituíram os sedãs dá para dizer que uma espécie "sucessor espiritual" do Fluence só em forma de utiiltário esportivo(o que é um elogio nos dois casos).. Caso você dispense alguns equipamentos tem as outras versões todas com a mesma mecânica.
A Techno custa R$199.990 e aí perde Drive Active Assist(o ACC trabalhando o alerta e assistência de permanência em faixa), Teto Solar Panorâmico, Central Multimídia com Google Built-in, Teto Solar Panorâmico( que é opcional nessa versão), Farol Alto Inteligente e Rodas de liga-leve são aro 18.
A Evolution custa R$179.990 perde o ajuste dos bancos elétricos, os cinco modos de condução, o painel em tela de TFT é de 7 polegadas e não de 10, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, Sensor de estacionamento frontais, laterais e traseiros, serviços conectados.
O modelo está disponível nas cores: Preto Nacré(a Cor de série), Branco Glacier essa crescenta R$1.000, Preta Etoile, Cinza Cassiopé e Azul Mercure(a cor do modelo avaliado e é seu único opcional, tantos itens de série que não precisa) e aí acrescenta: R$2.000 ao preço do carro e aí o preço vai a R$216.990.
Aqui o Teto Solar Panorâmico visto de fora.
Aerofólio traseiro.
Fechamento elétrico da tampa do porta-malas(dá abrir com o pé, mas como não habilidade fui no botão mesmo).
Freio de mão eletrônico.
Amortecedores da capô denotam a qualidade de construção
Aqui do outro lado também
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 1.332cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72.2mm x 81.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 156CV a 5250RPM com gasolina e 163CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: 4.56 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.65 metros de altura e 2.70 metros de entre - eixos
PESO: 1438KG
PESO/POTÊNCIA: 9.2KG/CV com gasolina e 8.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:52.3KG/KGFM nos dois combustíveis
VOLUMES: Porta-malas 522 litros(586 litros método água) e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
DIANTEIRA: Indepedente tipo McPherson
TRASEIRA:Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP e Controle de tração.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
PODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 205/55/R19
PRINCIPAIS EQUIAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei),Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Air Bag duplo lateral/cortina, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia Open-R-Link de 10 polegadas, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Piloto Automático Adaptativo ACC com stop & go, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência em curvas, Alerta de permanência em faixa, com assistência de permanência em faixa e função de reconhecer tráfego contrário, Alerta de placa de limite de velocidade, Farol alto inteligente, Assistente Autonômo de estacionamento, Alerta de ponto cego, Alerta de saída segura, Active Drive Assist(o ACC funciona junto com os alerta e assitência de permanência em faixa), Painel em tela de TFT de 10.1 polegadas, Teto Solar Panorâmico, Multisense com cinco modos de condução e som Harmann-Kardon.
PRINCIPAIS OPCIONAIS: Apenas cores.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$214.990
AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A VENDEDORA E A GLOBO RENAULT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.





























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