ELA TEVE UMA CURTA PASSAGEN PELO BRASIL, MAS NA ÉPOCA (ACHO QUE QUASE 5% SABIA) QUE NA VERDADE ERA A GERAÇÃO MAIS RECENTE DA KOMBI.
A Década de 1990 se abriu para os importados, a Kombi já não mais reinava absoluta no mercado, já começaram aparecer Kia Besta, Asia Towner e Hyundai H100 e também até a Mitsubishi L300, mas em 1998 a Mercedes-Benz entra na área de vez com a Sprinter e a Fiat resolve importar a Ducato e então a Volkswagen decide importar dois modelos a Eurovan e a Caravelle em maio de 1998.
Confesso que queria fazer as do Passat importados, mas o problema foi achar fotos da A4 Avant e do S4 e RS4, no Brasil é claro, então resolvi partir para Van, mesmo, voltando a elas antes a VW no ano de 1997 tinha acabado de lançar a T2 no Brasil e os motores eram o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ar que gerava 10.6KGFMa2500RPM e 52CVa4600RPM na versão á gasolina e na versão á álcool gerava 11.6KGFMa2500RPM e 59CVa4600RPM e ainda carburador!
A Kombi tinha os motores Boxer 1600 refrigerado a ár que gerava 52CV na versão á gasolina e 59CV na versão á álcool.
Mas em junho de 1998 chegava ao mercado brasileiro a Caravelle e Eurovan, só que 95% das pessoas não sabia que se tratava da geração mais recente de Kombi, lembre-se: o nome oficial dela é Transporter, a Eurovan tinha foco mais no trabalho e a Caravelle no luxo, infelizmente não consegui fotos da Caravelle no Brasil, mas a Eurovan está aqui, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, aliás o motor é transversal e a tração é dianteira, o motor era única opção era cinco cilindros R5 de 2.4 litros á diesel, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 2370cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 com 10 válvulas(2 válvulas por cilindro) e comando de válvulas simples no cabeçote ele gerava 16.3KGFMa1900RPM e vai até 2900RPM 75CVa3700RPM , A sua suspensão é independente nas quatro rodas com amortecedores hidráulicos, na dianteira é braços duplos triangulares, mas a independência dela acaba na barra de torção e a traseira é braços arrastados com molas helicoidais(não estou enganado é assim, mesmo), os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, a direção é do tipo pinhão e cremalheira e as dimensões? ela media 4.71metros de comprimento, 1.84metros de largura, 1.94metros de altura e 2.92metros de entre - eixos é algo próximo da Ducato, afinal era sua rival direta na Europa.
A Eurovan/Caravelle chegavam ao mercado nacional importada da Alemanha com motor cinco cilindros de 2.4 litros e 78CV.
O Dólar era barato na época, então compensava importar, mas em janeiro de 1999 ocorre a desvalorização do real e em março de 1999 o fim da importação até acabar os estoques em outubro e com isso o adeus da Kombi moderna da Volkswagen no Brasil para nunca mais voltar.
SE O PASSAT PROTAGONIZOU A MUDANÇA RADICAL DA VOLKSWAGEN EM 1973 agora a Volkswagen passava a mudança radical ao veículos comerciais, já que o LT já fazia o trabalho mais difícil, então era hora de mudar a plataforma, afinal a T3 herdava a base da nossa Kombi com modificações, mas o motor a ar ela já tinha dado adeus, nos motores a oferta começa pelo WasseBoxer 1900 que gerava 16.5KGFMa3200RPM e 54CVa4900RPM e na outra configuração gerava 17KGFMa3200RPM e 76CVa4600RPM, o Wasserboxer 2100 o Boxer refrigerado á água da VW que gerava 19KGFMa3200RPM e 91CVa4600RPM e a versão com injeção eletrônica que gerava 20KGFMa3200RPM e 110CVa4600RPM e nos motores á diesel EA 827 diesel (AP convertido para o diesel) 1700 que gerava 11.5KGFMa2000RPM e 54CVa3500RPM e o 1.6 Turbo Diesel que gerava 13.5KGFMa2000RPM e 70CVa3500RPM é basicamente o mesmo motor da nossa Kombi á diesel dotado da turbo.
A T3 usava os motores Boxer refrigerado á água 1.9 de 54CV e 76CV, 2.1 de 91CV e 110CV este última com injeção eletrônica e os diesel 1.7 de 54CV e o 1.6 Turbo de 70CV.
Em março de 1994 a T4 chegava ao mercado europeu, lá ele vinha com duas opções a de chassi curto(veio para o Brasil) e as de chassi longo, o comprimento passava a 5.11metros e o entre - eixos a 3.32metros, e também houve opção de teto alto com 2.43metros tanto para o chassi curto como para o longo(na verdade a construção é monobloco), duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, o leque de motores era amplo, afinal se trata de Europa, três motores á gasolina, de início o EA 827 1.8 aqui conhecido como AP 1800, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, dotado de injeção eletrônica monoponto, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.3KGFMa2200RPM e 67CVa4000RPM, a segunda opção era o 2.nada que era o motor R4 á diesel convertido para a gasolina, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1968cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 16.2KGFMa2200RPM e 84CVa4400RPM e a terceira opção é o cinco cilindros de 2.5 litros, é basicamente o 2.nada com um cilindro a mais e com isso totalizavam 2461cm3 e com isso gerava 19.2KGFMa2200RPM e 112CVa4500RPM e nos motores á diesel marcava a estreia do 1.9 era basicamente o 2.4 com um cilindro a menos já citado na parte "nacional do artigo" o que totalizavam 1896cm3 e sua taxa de compressão é de 22,5:1 e com isso gerava 12.9KGFMa1700RPM e 61CVa3700RPM esse motor só apoia na economia de combustível e o cinco cilindros de 2.4 litros que chegou a ser vendido aqui, mas na época gerava 16.7KGFMa1800RPM e 78CVa3700RPM, lembrando que os motores á diesel são por bomba injetora, como ela vinha da Alemanha, suspensão, freios e direção são os mesmos, mas lá existia a opção da tração integral e as versões por assim dizer eram Multivan, Caravelle, Westfália, Meio Furgão(apenas vidros), Picape, Furgão e chassi-cabine.
A T4 chegava ao mercado europeu com motores 1.8 de 67CV, 2.nada de 84CV, o cinco cilindros 2.5 de 112CV e os diesel 1.9 de 61CV e cinco cilindros 2.4 de 78CV, mais tarde chegava o 1.9 Turbo Diesel de 68CV e o VR6 de 2.8 litros de 140CV, o 2.5 TDI de 102CV e o 2.4 á diesel cai para 75CV. o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel de 88CV e o 2.5 TDI de 151CV.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, afinal era recém-lançada, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 o 1.8 dava o seu adeus, o 2.nada á gasolina era opção de entrada e o 1.9 á diesel ganha a opção do Turbo, ou seja o 1.9 TD agora gerava 14.3KGFMa2000RPM e vai até 2000RPM e 68CVa3700RPM, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 é vez do cinco cilindros de 2.5 litros, turbo diesel adotar injeção eletrônica sem common-rail é basicamente o 2.5 á gasolina, só que modificado para o diesel, sua taxa de compressão é de 19:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1900RPM e vai até 2700RPM e 102CVa3800RPM, em outubro de 1995 na linha 1996 a T4 ganhava o VR6 de 2.8 litros, o VR6 é um V6 com ângulo de apenas 15 graus o que permite usar um só cabeçote, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 90.3mm o que totalizavam 2792cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 24.5KGFMa3000RPM e 140CVa3500RPM e o 1.9 Diesel sem turbo dá o adeus.
Em outubro de 1996 na linha 1997 o cinco cilindros 2.5 á gasolina passou a gerar 20.4KGFMa2200RPM e 115CVa4500RPM e o cinco cilindros 2.4 á diesel passou a gerar 16.3KGFMa1900RPM e vai até 2700RPM e 75CVa3700RPM, em outubro de 1997 na linha 1998 estreia mais duas versões do 2.5 TD, a primeira versão com bomba injetora para gerar 19.8KGFMa2000RPM e 88CVa3700RPM e o 2.5 TDI ganha a injeção common-rail e com isso passou a gerar 30.1KGFMa1900RPM e 151CVa4000RPM, em outubro de 1998 na linha 1999 ela ganhava nova grade dianteira e faróis e sem alterações nos motores disponíveis.
Nova grade dianteira e faróis, os motores agora eram o 2.nada de 84CV, o cinco cilindros 2.5 de 115CV e o VR6 de 2.8 litros com 140CV e nos motores á diesel 1.9 Turbo Diesel de 68CV, cinco cilindros 2.4 á diesel de 75CV, o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel de 88CV, TDI de 102CV e o TDI com o "i" vermelho de 151CV e mais tarde o VR6 ganhava cabeçote 24 válvulas e passou a gerar 204CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000, o motor VR6 ganhava cabeçote de 24 válvulas, lembrando que os outros motores eram duas válvulas por cilindro e com isso ela passou a gerar 25KGFMa2500RPM e 204CVa6200RPM era praticamente quase um "Golf VR6 para cargas". em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e seguiu sem alterações até 2003.
A T5 CHEGAVA AO MERCADO EUROPEU EM OUTUBRO DE 2003 com alterações feitas na plataforma, embora mantendo a mesma plataforma básica, ela mantinha o esquema de dois comprimento de chassi, o curto media 4.89metros de comprimento e longo 5.29metros, a largura é de 1.90metros, a altura é de 1.93metros para o teto baixo, 1.95 metros para a picape , 1.96metros para o chassi-cabine e 2.45metros para o teto alto, aliás o teto alto e teto baixo estavam disponíveis tanto no chassi curto como no longo e o entre - eixos era de 3metros para o chassi curto e 3.40metros para o chassi curto, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas(exclusivo para o VR6) e automático de seis marchas sequencial, ela vinha com duas opções de tração dianteira e integral e um amplo leque de motores, duas opções á gasolina, a primeira é o EA 113 2.nada, é basicamente o "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, bloco alto e biela longa", o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM e a segunda opção era o VR6 de 3.2 litros, 24 válvulas, o diâmetro é 84.5mm e o curso é de 95.9mm o que totalizavam 3198cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e com isso gerava 32.1KGFMa2950RPM e 235CVa6200RPM imagino o que não deve andar essa Van e nos motores á diesel o quatro cilindros 1.9 TDI com injeção common-rail no 1.9 e agora com taxa de compressão de 19,5:1 e duas configurações de motor a primeira gerando 20.4KGFMa1900RPM e 84CVa3750RPM e a segunda configuração gerando 25.5KGFMa1950RPM e 102CVa3750RPM e o cinco cilindros de 2.5 litros TDI que gerava 34.7KGFMa2000RPM e 131CVa3500RPM e esse também em segunda configuração com 40.8KGFMa2000RPM e 174CVa3500RPM e lembrando que é dotado de injeção common-rail.
A T5 chegava ao mercado europeu e os motores eram o 2.nada de 116CV, VR6 de 3.2 litros e 24 válvulas com 235CV e os 1.9 TDI com 84CV e 102CV e o cinco cilindros 2.5 TDI com 131CV e 174CV.
E as versões de acabamento eram Kombi(isso mesmo: Kombi) Shutle, Caravelle e Multivan, em outubro de 2004 na linha 2005 foi adicionada a Sportline, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, mas em outubro de 2009 na linha 2010 ela ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, a largura passava 1.96metros, a altura passava a 1.99metros para o teto baixo e 2.19metros para os modelos chassi- cabine e picape, o comprimento e o entre - eixos foram mantidos e o câmbio automático dá lugar ao manual-automatizado de sete marchas chamado de DSG pela Volkswagen e como sempre um amplo leque de motores, o 2.nada continua sendo mantido, o VR6 dá lugar ao EA 888 2.nada 16V TSI, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 com duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 35.7KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e 204CVa5100RPM é basicamente o mesmo do Jetta vendido aqui e nos motores á diesel todos 2.nada 16V da família R4 sendo três com um turbo e uma biturbo, é basicamente o 2.5 com um cilindro a menos já citado na matéria anterior e dotado de correia dentada(aliás todos os motores á diesel aqui, são por correia dentada), a primeira configuração gera 22.4KGFMa1750RPM e 84CVa4000RPM, a segunda configuração gera 25.5KGFMa1750RPM e 102CVa4000RPM, a terceira configuração gera 34.7KGFMa1750RPM e 140CVa4000RPM essa última é usada na Amarok básica no Brasil e o 2.nada 16V Biturbo diesel que gerava 40.8KGFMa1750RPM e 180CVa4000RPM é o mesmo usado na Amarok vendida no Brasil, mas gera mais torque na picape e suspensão, freios e direção eram mantidos e aliás uma curiosidade: a mola traseira dela é usada na Saveiro de geração atual desde 2009(feita na PQ24).
Nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com eles mudanças mecânica, o motor 2.nada era mantido ,estreava o 2.nada 16V TSI de 204CV e nos motores á diesel o 2.nada TDI com um turbo gerando 84CV,102CV e 140CV e o biturbo com 179CV.
Ou seja ela entrava forte no Downsizing tanto nos motores á diesel como á gasolina. em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a versão Califórnia, em outubro de 2011 na linha 2012 o 2.nada 16V TDI de 102CV é substituído pelo de 114CVa4000RPM, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e já começa a tomar especulação que tomaria o lugar da Kombi no Brasil, só que mais cara, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, mas na próxima geração que é a T6 segunda especulações ela virá sobre a plataforma MQB.
A TRANSPORTER FOI TENTAR A SORTE NOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E MÉXICO COM NOME DE EUROVAN afinal os americanos sempre importaram a Kombi T1(da Alemanha), T2(primeiro da Alemanha e depois do México), T3(Alemanha) e agora a T4 vinda da Alemanha, mas em outubro de 1992 além dos Estados Unidos ela passou a ser vendida no México e no Canadá, de início apenas uma opção de motor para os três mercados: o cinco cilindros de 2.5 litros á gasolina que gerava 19.2KGFMa2200RPM e 112CVa4500RPM era o único motor disponível e grade diferente do modelo europeu(aliás aplicada a ele em 1998).
Ela chega aos mercados da América do Norte com nome de Eurovan de início apenas com cinco cilindros 2.5 litros de 112CV, mais tarde ela continua só no México e Canadá e no segundo país ganha a opção de motor cinco cilindros 2.4 á diesel de 78CV, mais tarde ela volta ao Estados Unidos com o VR6 2.8 litros de 140CV e mais tarde com o cabeçote de 24 válvulas vai a 204CV.
Em outubro de 1993 na linha 1994 ela dá adeus ao mercado americano, aliás a T3 foi chamada de Vanagon nos Estados Unidos, mas continua no México no Canadá e nesse último ele ganha a opção do cinco cilindros 2.4 litros á diesel que gerava 16.7KGFMa1800RPM e 78CVa3700RPM, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 é vez do cinco cilindros á diesel dar adeus do Canadá, em outubro de 1997 na linha 1998 ela volta aos Estados Unidos agora com o VR6 de 2.8 litros e ainda com cabeçote de 12 válvulas capaz de gerar 24.5KGFMa3000RPM e 140CVa3500RPM e nos mercados canadense e mexicano aposenta o cinco cilindros, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 o VR6 de 2.8 litros ganhava o cabeçote de 24 válvulas e com isso passou a gerar 25KGFMa2500RPM e 204CVa6200RPM e ela seguiu sem alterações até outubro de 2003 quando ela deu adeus dos mercados canadense e americano, mas continua a ser vendida no México.
A T4/T5 são as legítimas "Kombi moderna" afinal a T1 foi fabricada no Brasil entre 1957 e 1997(sendo que de 1976 a 1997 era T "1,5"), a T2 foi fabricada de 1997 até 2013, a T3 nunca deu as caras por aqui, afinal o nosso mercado era fechado e a VW não tinha concorrência, a T4 chegou ao Brasil mas em pequenas quantidades, foi uma das vitimas da desvalorização do Real em 1999 e a T5 foi cogitada para entrar no lugar da Kombi, mas acabou não vindo, mas desde o lançamento da Saveiro G5 as molas dela estão na picape, assim com os motores TDI 2.nada estão na Amarok.
A Década de 1990 se abriu para os importados, a Kombi já não mais reinava absoluta no mercado, já começaram aparecer Kia Besta, Asia Towner e Hyundai H100 e também até a Mitsubishi L300, mas em 1998 a Mercedes-Benz entra na área de vez com a Sprinter e a Fiat resolve importar a Ducato e então a Volkswagen decide importar dois modelos a Eurovan e a Caravelle em maio de 1998.
Confesso que queria fazer as do Passat importados, mas o problema foi achar fotos da A4 Avant e do S4 e RS4, no Brasil é claro, então resolvi partir para Van, mesmo, voltando a elas antes a VW no ano de 1997 tinha acabado de lançar a T2 no Brasil e os motores eram o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ar que gerava 10.6KGFMa2500RPM e 52CVa4600RPM na versão á gasolina e na versão á álcool gerava 11.6KGFMa2500RPM e 59CVa4600RPM e ainda carburador!
A Kombi tinha os motores Boxer 1600 refrigerado a ár que gerava 52CV na versão á gasolina e 59CV na versão á álcool.
Mas em junho de 1998 chegava ao mercado brasileiro a Caravelle e Eurovan, só que 95% das pessoas não sabia que se tratava da geração mais recente de Kombi, lembre-se: o nome oficial dela é Transporter, a Eurovan tinha foco mais no trabalho e a Caravelle no luxo, infelizmente não consegui fotos da Caravelle no Brasil, mas a Eurovan está aqui, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, aliás o motor é transversal e a tração é dianteira, o motor era única opção era cinco cilindros R5 de 2.4 litros á diesel, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 2370cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 com 10 válvulas(2 válvulas por cilindro) e comando de válvulas simples no cabeçote ele gerava 16.3KGFMa1900RPM e vai até 2900RPM 75CVa3700RPM , A sua suspensão é independente nas quatro rodas com amortecedores hidráulicos, na dianteira é braços duplos triangulares, mas a independência dela acaba na barra de torção e a traseira é braços arrastados com molas helicoidais(não estou enganado é assim, mesmo), os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, a direção é do tipo pinhão e cremalheira e as dimensões? ela media 4.71metros de comprimento, 1.84metros de largura, 1.94metros de altura e 2.92metros de entre - eixos é algo próximo da Ducato, afinal era sua rival direta na Europa.
A Eurovan/Caravelle chegavam ao mercado nacional importada da Alemanha com motor cinco cilindros de 2.4 litros e 78CV.
O Dólar era barato na época, então compensava importar, mas em janeiro de 1999 ocorre a desvalorização do real e em março de 1999 o fim da importação até acabar os estoques em outubro e com isso o adeus da Kombi moderna da Volkswagen no Brasil para nunca mais voltar.
SE O PASSAT PROTAGONIZOU A MUDANÇA RADICAL DA VOLKSWAGEN EM 1973 agora a Volkswagen passava a mudança radical ao veículos comerciais, já que o LT já fazia o trabalho mais difícil, então era hora de mudar a plataforma, afinal a T3 herdava a base da nossa Kombi com modificações, mas o motor a ar ela já tinha dado adeus, nos motores a oferta começa pelo WasseBoxer 1900 que gerava 16.5KGFMa3200RPM e 54CVa4900RPM e na outra configuração gerava 17KGFMa3200RPM e 76CVa4600RPM, o Wasserboxer 2100 o Boxer refrigerado á água da VW que gerava 19KGFMa3200RPM e 91CVa4600RPM e a versão com injeção eletrônica que gerava 20KGFMa3200RPM e 110CVa4600RPM e nos motores á diesel EA 827 diesel (AP convertido para o diesel) 1700 que gerava 11.5KGFMa2000RPM e 54CVa3500RPM e o 1.6 Turbo Diesel que gerava 13.5KGFMa2000RPM e 70CVa3500RPM é basicamente o mesmo motor da nossa Kombi á diesel dotado da turbo.
A T3 usava os motores Boxer refrigerado á água 1.9 de 54CV e 76CV, 2.1 de 91CV e 110CV este última com injeção eletrônica e os diesel 1.7 de 54CV e o 1.6 Turbo de 70CV.
Em março de 1994 a T4 chegava ao mercado europeu, lá ele vinha com duas opções a de chassi curto(veio para o Brasil) e as de chassi longo, o comprimento passava a 5.11metros e o entre - eixos a 3.32metros, e também houve opção de teto alto com 2.43metros tanto para o chassi curto como para o longo(na verdade a construção é monobloco), duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, o leque de motores era amplo, afinal se trata de Europa, três motores á gasolina, de início o EA 827 1.8 aqui conhecido como AP 1800, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, dotado de injeção eletrônica monoponto, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.3KGFMa2200RPM e 67CVa4000RPM, a segunda opção era o 2.nada que era o motor R4 á diesel convertido para a gasolina, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1968cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 16.2KGFMa2200RPM e 84CVa4400RPM e a terceira opção é o cinco cilindros de 2.5 litros, é basicamente o 2.nada com um cilindro a mais e com isso totalizavam 2461cm3 e com isso gerava 19.2KGFMa2200RPM e 112CVa4500RPM e nos motores á diesel marcava a estreia do 1.9 era basicamente o 2.4 com um cilindro a menos já citado na parte "nacional do artigo" o que totalizavam 1896cm3 e sua taxa de compressão é de 22,5:1 e com isso gerava 12.9KGFMa1700RPM e 61CVa3700RPM esse motor só apoia na economia de combustível e o cinco cilindros de 2.4 litros que chegou a ser vendido aqui, mas na época gerava 16.7KGFMa1800RPM e 78CVa3700RPM, lembrando que os motores á diesel são por bomba injetora, como ela vinha da Alemanha, suspensão, freios e direção são os mesmos, mas lá existia a opção da tração integral e as versões por assim dizer eram Multivan, Caravelle, Westfália, Meio Furgão(apenas vidros), Picape, Furgão e chassi-cabine.
A T4 chegava ao mercado europeu com motores 1.8 de 67CV, 2.nada de 84CV, o cinco cilindros 2.5 de 112CV e os diesel 1.9 de 61CV e cinco cilindros 2.4 de 78CV, mais tarde chegava o 1.9 Turbo Diesel de 68CV e o VR6 de 2.8 litros de 140CV, o 2.5 TDI de 102CV e o 2.4 á diesel cai para 75CV. o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel de 88CV e o 2.5 TDI de 151CV.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, afinal era recém-lançada, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 o 1.8 dava o seu adeus, o 2.nada á gasolina era opção de entrada e o 1.9 á diesel ganha a opção do Turbo, ou seja o 1.9 TD agora gerava 14.3KGFMa2000RPM e vai até 2000RPM e 68CVa3700RPM, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 é vez do cinco cilindros de 2.5 litros, turbo diesel adotar injeção eletrônica sem common-rail é basicamente o 2.5 á gasolina, só que modificado para o diesel, sua taxa de compressão é de 19:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1900RPM e vai até 2700RPM e 102CVa3800RPM, em outubro de 1995 na linha 1996 a T4 ganhava o VR6 de 2.8 litros, o VR6 é um V6 com ângulo de apenas 15 graus o que permite usar um só cabeçote, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 90.3mm o que totalizavam 2792cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 24.5KGFMa3000RPM e 140CVa3500RPM e o 1.9 Diesel sem turbo dá o adeus.
Em outubro de 1996 na linha 1997 o cinco cilindros 2.5 á gasolina passou a gerar 20.4KGFMa2200RPM e 115CVa4500RPM e o cinco cilindros 2.4 á diesel passou a gerar 16.3KGFMa1900RPM e vai até 2700RPM e 75CVa3700RPM, em outubro de 1997 na linha 1998 estreia mais duas versões do 2.5 TD, a primeira versão com bomba injetora para gerar 19.8KGFMa2000RPM e 88CVa3700RPM e o 2.5 TDI ganha a injeção common-rail e com isso passou a gerar 30.1KGFMa1900RPM e 151CVa4000RPM, em outubro de 1998 na linha 1999 ela ganhava nova grade dianteira e faróis e sem alterações nos motores disponíveis.
Nova grade dianteira e faróis, os motores agora eram o 2.nada de 84CV, o cinco cilindros 2.5 de 115CV e o VR6 de 2.8 litros com 140CV e nos motores á diesel 1.9 Turbo Diesel de 68CV, cinco cilindros 2.4 á diesel de 75CV, o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel de 88CV, TDI de 102CV e o TDI com o "i" vermelho de 151CV e mais tarde o VR6 ganhava cabeçote 24 válvulas e passou a gerar 204CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000, o motor VR6 ganhava cabeçote de 24 válvulas, lembrando que os outros motores eram duas válvulas por cilindro e com isso ela passou a gerar 25KGFMa2500RPM e 204CVa6200RPM era praticamente quase um "Golf VR6 para cargas". em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e seguiu sem alterações até 2003.
A T5 CHEGAVA AO MERCADO EUROPEU EM OUTUBRO DE 2003 com alterações feitas na plataforma, embora mantendo a mesma plataforma básica, ela mantinha o esquema de dois comprimento de chassi, o curto media 4.89metros de comprimento e longo 5.29metros, a largura é de 1.90metros, a altura é de 1.93metros para o teto baixo, 1.95 metros para a picape , 1.96metros para o chassi-cabine e 2.45metros para o teto alto, aliás o teto alto e teto baixo estavam disponíveis tanto no chassi curto como no longo e o entre - eixos era de 3metros para o chassi curto e 3.40metros para o chassi curto, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas(exclusivo para o VR6) e automático de seis marchas sequencial, ela vinha com duas opções de tração dianteira e integral e um amplo leque de motores, duas opções á gasolina, a primeira é o EA 113 2.nada, é basicamente o "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, bloco alto e biela longa", o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM e a segunda opção era o VR6 de 3.2 litros, 24 válvulas, o diâmetro é 84.5mm e o curso é de 95.9mm o que totalizavam 3198cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e com isso gerava 32.1KGFMa2950RPM e 235CVa6200RPM imagino o que não deve andar essa Van e nos motores á diesel o quatro cilindros 1.9 TDI com injeção common-rail no 1.9 e agora com taxa de compressão de 19,5:1 e duas configurações de motor a primeira gerando 20.4KGFMa1900RPM e 84CVa3750RPM e a segunda configuração gerando 25.5KGFMa1950RPM e 102CVa3750RPM e o cinco cilindros de 2.5 litros TDI que gerava 34.7KGFMa2000RPM e 131CVa3500RPM e esse também em segunda configuração com 40.8KGFMa2000RPM e 174CVa3500RPM e lembrando que é dotado de injeção common-rail.
A T5 chegava ao mercado europeu e os motores eram o 2.nada de 116CV, VR6 de 3.2 litros e 24 válvulas com 235CV e os 1.9 TDI com 84CV e 102CV e o cinco cilindros 2.5 TDI com 131CV e 174CV.
E as versões de acabamento eram Kombi(isso mesmo: Kombi) Shutle, Caravelle e Multivan, em outubro de 2004 na linha 2005 foi adicionada a Sportline, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, mas em outubro de 2009 na linha 2010 ela ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, a largura passava 1.96metros, a altura passava a 1.99metros para o teto baixo e 2.19metros para os modelos chassi- cabine e picape, o comprimento e o entre - eixos foram mantidos e o câmbio automático dá lugar ao manual-automatizado de sete marchas chamado de DSG pela Volkswagen e como sempre um amplo leque de motores, o 2.nada continua sendo mantido, o VR6 dá lugar ao EA 888 2.nada 16V TSI, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 com duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 35.7KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e 204CVa5100RPM é basicamente o mesmo do Jetta vendido aqui e nos motores á diesel todos 2.nada 16V da família R4 sendo três com um turbo e uma biturbo, é basicamente o 2.5 com um cilindro a menos já citado na matéria anterior e dotado de correia dentada(aliás todos os motores á diesel aqui, são por correia dentada), a primeira configuração gera 22.4KGFMa1750RPM e 84CVa4000RPM, a segunda configuração gera 25.5KGFMa1750RPM e 102CVa4000RPM, a terceira configuração gera 34.7KGFMa1750RPM e 140CVa4000RPM essa última é usada na Amarok básica no Brasil e o 2.nada 16V Biturbo diesel que gerava 40.8KGFMa1750RPM e 180CVa4000RPM é o mesmo usado na Amarok vendida no Brasil, mas gera mais torque na picape e suspensão, freios e direção eram mantidos e aliás uma curiosidade: a mola traseira dela é usada na Saveiro de geração atual desde 2009(feita na PQ24).
Nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com eles mudanças mecânica, o motor 2.nada era mantido ,estreava o 2.nada 16V TSI de 204CV e nos motores á diesel o 2.nada TDI com um turbo gerando 84CV,102CV e 140CV e o biturbo com 179CV.
Ou seja ela entrava forte no Downsizing tanto nos motores á diesel como á gasolina. em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a versão Califórnia, em outubro de 2011 na linha 2012 o 2.nada 16V TDI de 102CV é substituído pelo de 114CVa4000RPM, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e já começa a tomar especulação que tomaria o lugar da Kombi no Brasil, só que mais cara, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, mas na próxima geração que é a T6 segunda especulações ela virá sobre a plataforma MQB.
A TRANSPORTER FOI TENTAR A SORTE NOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E MÉXICO COM NOME DE EUROVAN afinal os americanos sempre importaram a Kombi T1(da Alemanha), T2(primeiro da Alemanha e depois do México), T3(Alemanha) e agora a T4 vinda da Alemanha, mas em outubro de 1992 além dos Estados Unidos ela passou a ser vendida no México e no Canadá, de início apenas uma opção de motor para os três mercados: o cinco cilindros de 2.5 litros á gasolina que gerava 19.2KGFMa2200RPM e 112CVa4500RPM era o único motor disponível e grade diferente do modelo europeu(aliás aplicada a ele em 1998).
Ela chega aos mercados da América do Norte com nome de Eurovan de início apenas com cinco cilindros 2.5 litros de 112CV, mais tarde ela continua só no México e Canadá e no segundo país ganha a opção de motor cinco cilindros 2.4 á diesel de 78CV, mais tarde ela volta ao Estados Unidos com o VR6 2.8 litros de 140CV e mais tarde com o cabeçote de 24 válvulas vai a 204CV.
Em outubro de 1993 na linha 1994 ela dá adeus ao mercado americano, aliás a T3 foi chamada de Vanagon nos Estados Unidos, mas continua no México no Canadá e nesse último ele ganha a opção do cinco cilindros 2.4 litros á diesel que gerava 16.7KGFMa1800RPM e 78CVa3700RPM, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 é vez do cinco cilindros á diesel dar adeus do Canadá, em outubro de 1997 na linha 1998 ela volta aos Estados Unidos agora com o VR6 de 2.8 litros e ainda com cabeçote de 12 válvulas capaz de gerar 24.5KGFMa3000RPM e 140CVa3500RPM e nos mercados canadense e mexicano aposenta o cinco cilindros, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 o VR6 de 2.8 litros ganhava o cabeçote de 24 válvulas e com isso passou a gerar 25KGFMa2500RPM e 204CVa6200RPM e ela seguiu sem alterações até outubro de 2003 quando ela deu adeus dos mercados canadense e americano, mas continua a ser vendida no México.
A T4/T5 são as legítimas "Kombi moderna" afinal a T1 foi fabricada no Brasil entre 1957 e 1997(sendo que de 1976 a 1997 era T "1,5"), a T2 foi fabricada de 1997 até 2013, a T3 nunca deu as caras por aqui, afinal o nosso mercado era fechado e a VW não tinha concorrência, a T4 chegou ao Brasil mas em pequenas quantidades, foi uma das vitimas da desvalorização do Real em 1999 e a T5 foi cogitada para entrar no lugar da Kombi, mas acabou não vindo, mas desde o lançamento da Saveiro G5 as molas dela estão na picape, assim com os motores TDI 2.nada estão na Amarok.
Eu comprei uma eurovam carevelle ano 98. Mas queria sabe onde eu compro peça pra ela. Eu estou precisando do tranbolador da maxa esta muito dificio em comtra. Eu moro em cobo frio bairo jacare rua vila lobo nomero 18 mas e um carro muito bom
ResponderExcluirBah, esses carros é muito difícil de achar peças mesmo. parece que existe uma loja especializada em Vans em São Paulo, mas caso ache aí, é melhor procurar no e-bay. por que ela só foi importada para o Brasil entre 1998 e 1999.
ExcluirBom dia!
ExcluirComprei peças para minha Eurovan 1998 com o Sr. Agnaldo...fiz contato pelo mercado livre ele tem sucata e peças novas segundo ele compradas na Argentina. Ele mra em Fernandópolis SP/PR(?).
Tudo que comprei chegou e funcionou. Boa sorte.
Obrigado Mario! é bom saber que tem isso e Fernandópolis fica em SP. Uma boa ajuda que você deu, muito obrigado.
ExcluirOlá, será que alguém teria o contato do Sr. Agnaldo para me passar? Tenho uma Caravelle 98 e de vez em quando preciso de algumas peças, agradeço a ajuda!
ResponderExcluirTente entrar em contato com o Mario Medina, parece que ele conhece o seu agnaldo.
ExcluirMais uma dúvida: No artigo diz que as Caravelles usam as mesmas molas traseiras das Saveiro atuais, isso quer dizer que posso colocar a mola da saveiro sem medo, dada a diferença de peso das duas? Abraços!
ResponderExcluirEm tese sim, por que isso eu vi na Quatro Rodas de Setembro de 2009(tentei achar o acervo digital), mas se não me engano a Saveiro atual:
ExcluirSuspensão traseira do Golf IV
Molas da T4/T5(Kombi européia)
Amortecedores e batentes dos últimos Passat pré-MQB. Mas aí veja no mecânico e ver, afinal que mesmo com a diferença de peso, é a capacidade de carga é que manda e no caso para transformar uma mistura de Golf/Gol G5 carregar mais de 700KG acho que foi uma atitude boa da Volkswagen. é bom tentar para ver. se não der certo a culpa não foi minha, foi da QR que fez eu errar, mas se der certo avise! (Creio que dá).
Legal, bom saber! Vou tentar em breve e posto aqui o resultado. Obrigado pelo rápido retorno!!!
ExcluirOK, vou querer saber depois!
ExcluirJá vi uma T3 em Porto Alegre, e ainda era Syncro.
ResponderExcluirA T3 é mais rara ainda, só por importação independente e ainda uma Syncro! confesso que gostaria de ver uma dessas, ao vivo.
ExcluirNão tenho certeza de como foi feita a importação, mas suponho que tenha vindo pelo consulado da Alemanha.
ExcluirOpa! bem lembrado! pode ser que foi importação por consulado ou embaixada é algo muito comum
ExcluirO cambio da eurovam 1998 da certo no motor ap 1.8
ResponderExcluirSe ele for instalado na transversal, acredito que possa dar sim, já que na Europa ela usava o motor AP 1800, mas se for instalado na longitudinal não: o motivo é a posição do motor que é na transversal
ExcluirBoa noite, estou pensando em comprar um caravelle, mas parece que as peças são bem difíceis de achar, é verdade?
ResponderExcluirAtt,
Kelly
Pelo visto pior que sim, infelizmente peças para elas são difíceis de achar.
ExcluirNão dá para usar peças de outros veículos, que sejam compatíveis?
ResponderExcluirOlha recomendo olhar, mas acho que a única coisa dá para usar as molas traseiras da Saveiro atual e só, o resto não dá para aproveitar, mas é bom averiguar.
ExcluirPainel do passat tbm
ResponderExcluirOpa, obrigado por informar, afinal ela conviveu com o Passat da época, nenhuma surpresa nisso.
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