A CIDADE EXISTE OU NÃO EXISTE?
Está vendo a foto acima? é uma vista área da cidade de Sur, no Líbano. Eu explico melhor sobre isso depois, parece que é algo estranho entre "o continente" e a "ilha" não é mesmo, antes que me digam que estou colocando coisa religiosas não estou colocando nada, afinal não posso dizer sobre o Alcorão, mas a Bíblia católica das outras só tem sete livro as mais que são apócrifos, mas ainda assim de importância histórica(Macabeus por exemplo) no resto a Bíblia católica, Adventistas, Universal, Assembleia de Deus são iguais Todas elas tem o livro de Ezequiel e vou dar os capítulo 26 do verso 1 até o 7 vamos dar uma olhada?
"No undécimo ano, no primeiro dia do mês, veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
Filho do Homem, Visto que Trio disse no tocante a Jerusalém : Bem feito! Está quebrada a porta dos povos, abriu-se para mim e me tornarei rico, agora que está assolada
Assim diz o Senhor: Eis que estou contra você o Tíro, e farei subir muitas nações, como faz o mar subir as ondas, Elas destruíram teus muros e deitarão abaixo tuas torres e eu varrerei o seu pó e farei uma penha descalvada. No Meio mar virá a ser um enxugadouro de redes por que eu anunciei diz senhor e ela servirá de despojo para todas as nações. Suas filhas que estão no continente serão mortas a espada e saberão que eu sou o SENHOR. Por que assim diz o SENHOR DEUS: Eis que trarei contra Tiro Nabucodonosor, o rei da Babilônia, desde o norte, rei dos reis, com cavalos, carros e cavaleiros e com a multidão muitos povos".
Antes de entrar dentro da profecia, temos que lembrar a civilização de Fenícia que tinha cidades estados como Sidom e Biblos também, mas como Tiro faziam comercio, só que a cidade de Tiro se enriqueceu muito, tanto que a vaidade passou a ser algo normal dos habitantes, aliás vale lembrar que as madeiras e outras coisas do templo de Jerusalém vieram de lá quando Davi fez aliança com Hirão que era Rei de Tiro e essa aliança foi mantida por Salomão.
Mas em 586 a.c Nabucodonosor invade e destrói Jerusalém e leva o povo de Judá cativo, pois bem o povo de Tiro num exercício de vaidade resolveu comemorar desgraça alheia e vender alguns Judeus como escravo. E aí isso ascendeu a ira de DEUS, mas DEUS não condenou o seu povo da época por causa da apostasia?! sim, mas o problema que além de lucrar com a desgraça alheia se alinharam a Nabucodonosor para destruir Jerusalém, mas um ano depois Nabudonosor estava era na cidade Tiro.
No caso Tiro se dividia entre ilha e continente(como Florianópolis-SC é hoje, por exemplo) só que naquela época não tinha pontes e nada, Nabucodonor cercou a cidade durante 13 anos e em 572 a.c destruiu a parte continental e diante disso o rei de Tiro da época que ficava na ilha, aceitou a dominação de Nabucodonosor desde que não atrapalhasse o comércio dele e aí acabou sendo tudo certo, mais tarde Ciro, o Grande Invade Babilônia e a ordena a reconstrução de Jerusalém e ordena também que Tiro agora sobre o domínio forneça madeira para a reconstrução.
"Então a profecia não foi cumprida!" exclama o incrédulo, mas olha o texto "Muitas nações" e não apenas um, no caso dos Judeus contemporâneos foi só uma, ou seja o recado de DEUS foi claro: "Vocês sentiram a desgraça em quantidade pior".
Entre 333 e 332 a.c Alexandre o Grande, resolve cercar a cidade avisar aos habitantes que não se rendesse não seria poupada as vidas, se rendesse eram vivos, então os habitantes tiraram sarro dele, até que ele resolveu usar as ruínas da Tiro continental para construir uma passarela para os soldados passar, afinal a ilha estava 700 metros do continente e assim a profecia de tudo foi tirado ao mar se cumpriu, ou seja já eram duas nações que vieram para cima daquela cidade.
A Ilha de Tiro e a passarela de Alexandre o Grande.
E aí Tiro começa a sua decadência histórica passando a ser "secadores" de rede, e não parou por aí, afinal o império de Alexandre o Grande foi dividido em quatro partes, um dos generais ficou com a Síria e o Oriente Médio e invadiu em 315 a.c, aliás sabe a foto de cima? pois é, você viu que diferente das penínsulas "legítimas" ela tem uma cara de "remendão" pois, o tempo foi acumulando areia e a antiga ilha virou uma península e não parou mais, em 624 d.c veio os Mulçumanos, em 1124 os cruzados e em 1291 os mulçumanos devastaram a cidade de Tiro.
E a hoje chamada "Tiro"? na verdade se chamar Sur, é um povoado bem modesto, se acha ruínas do tempo de Roma e Grécia, mas do tempo dos fenícios ninguém achou até agora e se ninguém achou, ninguém achará, por que Alexandre o Grande lançou ao mar. curiosamente essa cidade de Sur é a sede do grupo paramilitar Hezbollah e também a principal atividade comercial além do turismo é sabe o que?....... a pesca! "te farei enxugadouro de redes".
Barcos de pesca em Sur(antiga Tiro).
Mas por que ainda chamam essa cidade de Tiro? Não sei, mas sinceramente acho que seria a mesma coisa que chamar Florianópolis de Desterro por exemplo, Mas infelizmente todo mundo(com exceção dos Libaneses e talvez os árabes e israelenses ao redor) chamam ela de Tiro o que é meio errado. Ruínas tem sim, mas é do tempo de Grécia de Roma, então já bem longe dos tempos da profecia e uma cidade que hoje tem como base a pesca.... está claro que a profecia foi cumprida e que Tiro não existe mais, só a cidade Sur que é chamada de "Tiro" por chamar.
Tiro ou Sur, que significa Rocha, sempre teve atividade pesqueira, como eram comuns nas cidades litorâneas!Então Tiro sempre foi um lugar para secar redes! Assim com citaste a cidade de Florianópolis, embora não seja a principal renda tem atividade pesqueira na ilha, e ali secam redes também!
ResponderExcluir>>> Desde Nabucodonossor, assim como Alexandre o Grande, nunca destruíram a cidade totalmente, mas usaram seu porto para atividades lucrativas, e os outros que vieram depois, também nunca a destruíram por completo!
>>> a profecia bíblica diz que essa terra nunca mais seria habitada, mas na verdade nunca deixou de ser habitada - a profecia falhou bruscamente!
>>> DÊ uma olhada na foto que vc postou aki!
Se isso vc acha ser uma vilazinha sem recursos, eu me surpreenderia com o tamanho do seu ego!
>>> Espero que nunca venha a ser presidente da república, pois grande parte de pequenas cidades e vilarejos vc seria incapaz de reconhecer!
>>> A profecia bíblica falhou crassamente!
>> Devemos abrir os olhos, e realmente ver!
>>> Hoje eu descobri que a visão da fé não é cega, ela é míope! Capaz de distorcer a verdade e a realidade a nossa volta!
Primeiro não quero ser presidente de nada. Em segundo lugar a cidade onde é Sur(Rocha) foi a antiga Tiro. antes de Alexandre o Grande invadir a ilha, Tiro tinha uma fronta marítima importante, tanto que quando a Pérsia foi invadir a Grécia foram usadas embarcações de Tiro. Alexandre o Grande destruiu e tanto que ruínas dos tempos dos fenícios não se acha e depois de Alexandre o Grande ficou sempre atividade da pesca e não abandonou até hoje . Segundo o seu raciocínio Florianópolis é Desterro.... Tiro(Sur na verdade) é uma cidade habitada? sim, mas não como era antes. quer outro exemplo em 586 a.c Judeus foram deportados para Babilônia, mas voltariam a Jerusalém e os Judeus voltaram a Jerusalém e voltaram com quase as mesmas específicações em 457 a.c. Já Tiro não, tanto que em 1291 foi devastada pelos muçulmanos que habitam até hoje.
ExcluirComparado a glório dos tempos pré-invasão sem recursos dá para dizer que é uma cidade, tanto que nem maior cidade do Líbano hoje é! afinal Tiro foi a maior cidade fenícia a seu tempo! e outra está vendo aquela cara de "remendo" aí? não é península natural e sim uma ponte feita por Alexandre o Grande e com as ruínas deixadas por Nabucodonosor na parte continental e com o tempo ela cresceu e virou isso que é hoje.
Respeito a opinião alheia, mas a verdade está acima de tudo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTiro. De acordo com a profecia feita por Ezequiel, a cidade de Tiro (sua parte continental) seria arrasada (Ez 26:8 ), lançada no mar (Ez 26:12) e suas muralhas iriam se tornar uma penha que serviria de enxugadouro de redes para os pescadores (Ez (26:-45). Anos mais tarde, em 573 A.C., Nabucodonosor II cercou a cidade por 13 anos e depois a tomou, destruindo‑a.
ExcluirPorém a cidade era, na verdade, dividida em duas: uma maior no continente (conhecida pelos gregos como Antiga Tiro), e outra fortificada numa ilha (também chamada de Tiro pelos gregos) defronte à cidade continental. Nabucodonosor conseguiu tomar e destruir a cidade no continente, mas não a cidade fortificada na ilha. Até aí, a profecia havia se cumprido somente em parte.
Cerca de duzentos anos mais tarde, em 332 A.C., Alexandre, o Grande, atacou a cidade fortificada e, para chegar até ela, fez com que os soldados lançassem ao mar os escombros das muralhas da cidade continental destruída por Nabucodonosor, fazendo, assim, um caminho ligando o continente à ilha. O que não era possível fazer com seus navios, Alexandre conseguiu construindo este istmo sobre o qual seu exército podia passar. Esse caminho de pedras nos séculos seguintes passou a ser usado pelos pescadores da região para enxugadouro de redes.
Como pode ver até pela foto, Tiro antiga não existe mais, nem mesmo a ilha, ficaram algumas poucas ruínas. O que agora se chama de Tiro, nem de longe lembra a cidade quase invencível cidade antiga.
Exatamente Carolinna, tanto que na matéria eu expliquei sobre isso e expliquei no meu comentário e de fato não foi só Alexandre o Grande, ele destriuiu, mas ocupou o lugar com gregos, tanto que a mulher de Tiro que encontra Jesus é dessa elite e antiga ponte, é uma península por causa do tempo. De fato realmente você está certa Carolinna e os Libaneses chamam a cidade de "Sur" e não de Tiro e é a terceira maior cidade do Libano, nem mesmo é a capital ou é mais importante, algo que no tempo dos fenícios, a cidade estado de maior glória foi a de Tiro, mas os fenícios nunca se chamavam assim, afinal quem era de Tiro era de "Tirio" por assim dizer, Sidom era "Sidônio" etc. mas enfim Carolinna! você é bem inteligente.
ExcluirVeja sobre a profecia de Tiro, Ricardo.
Excluirhttps://youtu.be/lDRC3sWVGRk
A partir do minuto 36:55
Valeu! obrigado pelo vídeo!
ExcluirFecharam o artigo com chave de Ouro, obrigado.
ResponderExcluirDe nada! obrigado pelo elogio!
ExcluirMuito obrigada Wellington e Carolinna vcs dois me ajudaram muito na minha pesquisa . Sejam abençoados hj e sempre.
ResponderExcluirBom fds.
Obrigado! igualmente!
Excluirespetacular a explicação desse artigo parabéns pra voçês
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirMeu Deus !!!
ResponderExcluirQuem venceu tiro Deus ou os comentarista...
De onde vocês tiraram que a cidade de tiro seria pulverizada do mapa?
Gente a mesma profecia foi pra Israel e outras cidade ao longo da biblia .
Aí! Aí!
Deus não se refere a geografia , ou número de população .
Se não Israel nem existiria , nem em lembrança!
Olha revejam o texto leiam pesquisem , ok!!!
Vocês estão na rua certa só que na contra mão .
Vejam as outras cidades por exemplo estão ai forte firme
O Egito tá aí como Egito !!!
Viu.
Não invalidez as escritura por que vocês acham ou tem uma opinião .
Abraço.....
Pior que é verdade, infelizmente eles acham a cidade de Sur(vamos, chamar de Tiro, por conveniência) é a mesma dos Fenícios....
ExcluirGente a profecia de Ezequiel 26, é para o tempo do fim.
ExcluirNão é só para o tempo do fim, é para aquela época também, no caso época eu digo, bem depois de Ezequiel morrer.
ExcluirRealmente é revelação ! Que Deus continue abrindo os seus olhos para que possa abrir os olhos de muitas pessoas! Não importa Oque comentem, simplesmente continue! O Senhor está à frente de tudo! Só não entenderá quem Deus ainda não se revelou!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!
ExcluirNossa, que explicação maravilhosa. Vim pesquisar sobre Tiro pra confirmar o que aconteceu com ela e achei essa publicação completa. Parabéns e obrigada! ���� A palavra do Senhor se cumpre sempre!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!
ExcluirExcelente!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!
ExcluirSimplismente adoro ler todos os comentários para assim aprender mais,muito me interessa assuntos Bíblicos,sonho com um dia poder visitar algumas dessas cidades citadas na Bíblia ,quanta honra seria pisar em solo sagrado que Jesus pisou.
ResponderExcluirOlha eu também! mas infelizmente a pandemia e o dinheiro não permitem, mas enfim eu também sonho em conhecer esses lugares!
ExcluirMas há outras profecias biblicas que ainda vao se cumprir... O cumprimento delas pode te permitir conhecer tidos estes lugares
ExcluirMuito interessante a explicação, estáva aqui lendo a bíblica justamente no capítulo citado na matéria e resolvi pesquisar sobre tiro.
ResponderExcluirGostei muito da matéria foi MT esclarecedor.
Obrigado! pelo elogio!
ExcluirAconteceu o mesmo comigo. Amei, muito obrigada e Deus abençoe grandemente. Ele é o dono do ouro e da prata, pode levar vcs pra onde Ele quiser.
ExcluirObrigado! valeu Waléria!
ExcluirMaravilhoso estudo , me trouxe grande conhecimento,parabéns para o autor do texto
ResponderExcluirObrigado! sempre temos alguma coisa para aprender, recomendo o canal Rodrigo Silva Arqueologia ou evidências, é muito legal!
ExcluirÓtimo texto! Precisou apenas de revisão. Mas o que importa é a "mensagem histórica", bem como a relação que esta (msg) estabelece com o Capítulo do Livro Ezequiel. "Coincidência" ou não, estou fazendo estudo do Livro, nesses dias! Obrigado ao autor do texto por compartilhar conhecimento! Que Deus possa abençoar todos! Amém!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!
ExcluirExcelente postagem, me ajudou muito a entender o que realmente aconteceu com Tiro. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!
ExcluirLeiam o capítulo seguinte. Ezequiel 11. Lá o profeta mostra quem era Tiro. Era uma dos principais centros comerciais da época. A profecia é no sentido de que Tiro perderia seu protagonismo. E isso aconteceu.
ResponderExcluirSim, era uma cidade importante, mas agora perdeu o seu protagonismo e originalmente só o mundo ocidental chama ela de Tiro(ela é sur) e inclusive essa cidade vive do que hoje? da Pesca! bem com o profeta citou(nada contra Pescadores, mas enfim a profecia se cumpriu)
ExcluirEu só queria saber uma coisa,se Tiro era no líbano naquela época,e o brasil onde era ,qual era o nome do brasil naquela época?
ResponderExcluirO Brasil sempre ficou no continente americano, mas não ninguém sabia da existência do continente daquela época e não era o Brasil, na verdade eram várias tribos tupis ou jês(Rio Grande do Sul, por exemplo), enfim é outra história e na verdade não se chamavam Líbano, eram cidades estados como Tiro, Sidom e Biblos, agora o país Líbano não existia na época a cidade que hoje é chamada de "Tiro" é Sur.
ExcluirEstava lendo este capítulo e tive a curiosidade de pesquisar sobre o cumprimento desta profecia, e como sempre O meu Deus não falha e não mente jamais, sabemos que toda a Bíblia traduz ( explica a própria Bíblia) e a cada dia me apaixono mais com Este Deus, O MEU DEUS.
ResponderExcluirObrigado! realmente a profecia toda se cumpre.
ExcluirEu também vim pesquisar sobre as cidades que Deus disse que não existiriam mais, Tiro foi uma delas. Realmente não existe mais!
ResponderExcluirObrigada pela bela explicação, parabéns.
Obrigado!
ExcluirEm Ezequias 16: 60 Deus mantém a aliança com Jerusalém e a sua aliança durará para sempre! Não tem como comparar Israel com Tiro.
ResponderExcluirNo comentário acima ele diz que se fosse assim israel nao existiria, mais Deus prometeu que Tiro não existiria mais, e não existe! Já Israel existe por causa da aliança que nunca foi quebrada pela parte de Deus.
Sim, tanto que voltaram depois, mas no no 70d.c acabaram tendo que sair, afinal eles já perderam a condição de povo de DEUS e lógico em 1948 eles voltaram mas aí é o estado moderno de Israel não tem nada haver com antigo Israel. (afinal até 34d.c eles tinham a condição de povo de DEUS com o apedrejamento de Estevão, perderam).
ExcluirParabéns pelo texto, muito interessante e explicativo. Infelizmente existem pessoas que em tudo querem desacreditar as verdades da bíblia. Dizem que a criação do mundo foi o big ben, nas não dizem quem fez o big ben, que os animais evoluem devido a natureza, mas não falam quem fez a natureza e até que Jesus não existe.
ResponderExcluirInfelizmente sempre existe, esse pessoal.
Excluirah, obrigado pelo elogio no meu texto!
ExcluirEra uma cidade tão rica que os comerciantes eram príncipes e o ouro da cidade era como lama das ruas e a prata como o pó. Pensa aí no orgulho e egoísmo do povo?
ResponderExcluirPelo que a Bíblia relata eles eram orgulhosos e egoístas.(não vou generalizar), mas as grande maioria foi assim.
ExcluirAntes de mais nada, parabéns pelo estudo .
ResponderExcluirdevemos entender que quando Deus fala da destruição de Tiro ele fala da quela cidade atual que virou ruina, aquela geração toda morreu. geograficamente o lugar existi mais a quela cidade não passa de ruina.