Plataforma SB da Honda: A primeira geração do Honda Civic.



           A PRIMEIRA GERAÇÃO DO HONDA CIVIC TEM UMA HISTÓRIA INTERESSANTE
A Honda queria um carro maior para substituir o N 360 e começou  o projeto de um carro e em maio de 1972 na linha 1973 era lançado o Honda Civic.
  O CIVIC CHEGAVA AO MERCADO em apenas uma opção de carroceria: hacht de duas portas, ele  media 3.40metros de comprimento, 1.50metros de largura, 1.32metros de altura e 2.20metros de entre - eixos e o hacht de quatro portas tinhas as mesmas medidas de largura e altura, única opção de câmbio: manual de quatro marchas, quatro opções de acabamento: Standard, Hi-Luxe, Deluxe e GL, duas opções de motores: o 1.2 da família EB descente da família E da Honda, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 70mm e o curso é de 76mm o que totalizavam 1170cm3, a sua taxa de compressão é de 8,1:1 e com isso gerava 9.5KGFMa3000RPM e 60CVa5500RPM e exclusivo para o GL e a taxa de compressão de 8,6:1 e também de carburador de corpo simples e comando de válvulas no cabeçote e com isso gerava 10.2KGFMa4000RPM e 68CVa5500RPM e o motor era transversal e tração dianteira. A sua suspensão independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores. Os freios são discos sólidos na dianteira e tambores na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
                
O Civic chega ao mercado com motores 1.2 de 60CV e 68CV, mais tarde o 1.2  12V CVCC de 63CV e o 1.5  12VCVCC de 73CV.
Em outubro de 1973 na linha 1974 chegava o hacht de quatro portas que media 3.60metros de comprimento e 2.28metros de entre - eixos.

O modelo de quatro portas com os mesmos motores.
Em outubro de 1974 na linha 1975 chegava a Wagon que media 3.90metros de comprimento e tinha o mesmo entre - eixos do quatro portas, já nos motores ele ganhava a opção do CVCC da mesma família EB, o seu diâmetro é de 73mm e o curso era 74mm o que totalizavam 1238cm3, com 3 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, bloco de ferro e cabeçote de alumínio, sua taxa de compressão é de 7,9:1 e com isso gerava 9.5KGFMa3500RPM e 63CVa5500RPM e o 1.5 CVCC da família ED da Honda, de mesma concepção do 1.2 e com 3 válvulas por cilindro também, o seu diâmetro era de 74mm e o curso era de 86.5mm o que totalizavam 1488cm3, a sua taxa de compressão era de 7,9:1 e com carburador de corpo simples ele gerava 10.8KGFMa2500RPM e 73CVa5500RPM.
A Wagon chegava ao mercado apenas com motores 1.2 12V CVCC e o 1.5 12V CVCC.
E também estreava o câmbio automático de duas marchas para o Civic, em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda e seguiu até outubro de 1978 na linha 1979 sem alterações. e em outubro de 1979 ele chegava a segunda geração que viria em outra plataforma:

 
O CIVIC NOS MERCADOS EXTERNOS: Ele era exportado apenas com o 1.2 de 60CV de entrada dos japoneses, em 1975 ele ganhava o 1.2 12V CVCC com 63CV para o mercado europeu e o 1.5 12V CVCC com 73CV para o mercado americano e seguiu até 1979.

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