Babilônia: De império mundial a seu tempo a ruína de hoje.

A CIDADE-ESTADO BABILÔNIA FOI O MAIS FORTE A SEU TEMPO, MAS HOJE É SÓ RUÍNAS.

Lá pelo início de 2016 eu tinha feito uma matéria sobre a cidade Sur(chamada de Tiro, apenas por chamar e antigamente se chamava Tiro).

A cidade de Tiro existe ou não existe mais?  e comparei que chamar de Tiro hoje em dia é como chamar Florianópolis de Desterro hoje em dia  . Antes que me digam que estou colocando coisa religiosa já vou adianto: Não sei sobre o Alcorão, mas a Bíblica católica a única diferença os sete livros a mais que são apócrifos, apesar de alguns deles ter importância histórica como Macabeus por exemplo. no Resto a Bíblia, católica, Adventista, Universal, Assembléia de DEUS são todos iguais e tem o livro de Isaías. vou dar os capítulo 13 o versículo 4 e do 17 até 22.

" Já se ouve sobre sobre o montes o rumor do povo, o clamor do reino de nação já congregados. O SENHOR  DOS EXÉRCITOS passará em revistas todas as tropas. (13:4)"
  Eis que despertarei contra eles os Medos que não farão caso de prata e nem tampouco desejarão ouro, Os seus arcos matarão jovens, eles não se compadecem do fruto do ventre, os seus olhos não pouparam crianças. Babilônias,a jóia dos reinos, glório e orgulho dos caldeus, será como Sodomo e Gomorra, quando deus a transtornou, Nunca jamais será habitada, ninguém morará nele de geração em geração, nem o árabe armará  alí sua tenda, nem tampouco os pastores farão ali deitar o seu rebanhos. Porém nela as feras do deserto repousaram e  suas casas se encherão de corujas, ali habitará os avestruzes e os sátiros pularão alí. As hienas uivarão nos seus castelos, os chacais nos seus palácios de prazerm está prestes a chegar o seu tempo e os seus dias não se prolongaram" (13:17 até 22).

Isaias escreveu isso provavelmente  lá pelo anos 700 a.c já que ele morreu em 681 a.c na época Babilônia não imaginaria que seria um império, afinal a Assíria dominava uma parte do mundo. Antes nós estramos dentro você imaginaria por exemplo Los Angeles um deserto? você deve dizer "Ah já é clima desértico" não, estou falando de pessoas segundo o censo norte-americano de 2010 são 3.792.621 pessoas vivendo lá, já imaginou Los Angeles sem ninguém? é mais ou menos isso e os belos prédios virando ruínas? se sim é mais ou menos isso. Outra situação: as pessoas sempre procuram morar perto de capitais de seu país ou estado por causa das facilidades, já imaginou a 90KM da uma capital um deserto e cheio de ruínas? se sim é isso mesmo, as ruínas de Babilônia ficam a apenas 90KM de Bagdá, atual capital do Iraque.


Os Jardims suspensos reconstituídos nesse desenho.

COMO SE FORMOU O IMPÉRIO NÉO-BABILÔNICO?  ele começou em 626 a.c ainda nas mãos de Nabopolasar, 70 anos depois dos escritos de Isaías! em 605 a.c eles derrotam o Egito e aí viram a potência dominante do mundo na época e além disso ele ainda vai a Jerusalém leva alguns jovens para a Babilônia e deixa um rei vassalo, mas em 587 a.c depois de descobrir uma aliança com o Egito, Nabucodonosor que herdou o trono do pai que faleceu em 605 a.c vai e destrói a cidade de Jerusalém e leva judeus cativos, o período de 70 anos que ficou conhecido como cativeiro.
  E outras conquistas sucederam além de Carquemis(derrotando o Egito), vieram Tiro na parte Continental em 585 a.c (a Ilha continuou operando sob um acordo), vieram Edom 582 a.c (esses depois foram viver ao sul de Judá em  condições precárias e ficaram conhecidos como Idumeus) e o Egito dentro de casa em 568 a.c, embora não anexado, serviu para aviso: não passe de suas fronteiras dava para ver que Nabucodonosor tinha sede conquistas mesmos, mas ainda havia lados bons: Daniel por revelar o sonho que ele não se lembrava mais virou governador de província, o profeta Jeremias foi liberado por ele, antes da destruição de Jerusalém.  Os povos levados cativos podiam manter o costume da terra onde eles viviam. Só que ameça vinha do Oeste anos mais tarde...
O segundo império Neo-Babilônico.

O DECLÍNIO PÓS-MORTE DE NABUCODONOSOR:  Em 563 a.c Nabucodonosor morre, Nabonido assume só que ele era um rei "Boa vida" em vez de governar ele ia passar férias em Temã na Arária e quem governava ser o seu filho Belsazar nesse período a corte vivia fazendo festas, orgias etc... e lógico o muro de Babilônia era "intransponível". e lógico se Nabonido não tinha nem vontade de governar, imagine de conquistar novos territórios.... e o filho então.... apenas governar.

A INVASÃO  MEDO- PERSA: Ciro, estuda uma forma de invadir e ele resolve desviar o curso do Rio Eufrates , os soldados babilônicos da época subestimaram isso e não fizeram nada até que no dia que houve a festa no palácio pelo leito do rio já seco, os medos-persas invadem a babilônia o transforma em província do império, sem nenhuma resistência e aí a parte "Eu despertarei os medos contra vocês" , você pode até alegar que Ciro era Persa, mas ele já tinha dominado os medos e o reino da Lídia, isso foi em 539 a.c. Isso aconteceu 150 anos depois que Isaías citou, é o poder de DEUS sim, só por isso, sinceramente você sabe o que vai acontecer amanhã? nem você e eu sabemos!

OS PRIMEIROS ANOS DA POSSE: Ciro toma pose, mas ele sempre oferece uma política de boa vizinhança para os conquistas, permite que os Judeus regressem a terra deles, afinal estava escrito que iam voltar para casa e de quebra ordena que a cidade de Tiro faça madeiras  para reconstrução, no caso dos babilônicos, para Nabonido oferece um cargo no governo e ele gosta tanto da cidade que resolve fazer ela capital do Império Persa, mais tarde a capital é transferida para Susã e depois Persépolis que foi a última capital do Império Persa, lógico que quando mudou as capitais Ciro já era morto, afinal morreu em 530 a.c.

ALEXANDRE O GRANDE FAZ FESTA LÁ E TEM PLANOS PARA ELA MAS NÃO CONCRETIZA:   Alexandre o Grande começa a construir um império helenístico, depois que seu pai uniu toda a Grécia(consideravam a Macedônia como uma área periférica) partiu para cima dos Persas e depois deles tentou toda a Índia, conseguiu algumas partes, mas os solados pediram para  voltar para casa, na volta do caminho para casa, descansaram em Babilônia, Alexandre o Grande começa a ter planos para a cidade, mas logo morre, não sabe se foi bebedeira ou malária, mas o fato que aí a Babilônia começa a cair de vez.

NO TEMPO QUE JESUS CRISTO ESTEVE NA TERRA:  Babilônia já não era uma cidade importante, tanto que ela é pouco citada no novo testamento(ou muitas vezes nem é citada), depois da morte de Alexandre o Grande ela começou a declinar e perder importância, fora que você pode alegar que um dos generais de Alexandre resolveu fazer a capital em outra cidade ainda dentro da Mesopotâmia e nos primeiros anos dos apóstolos era deserto, tanto em 115 d.c o imperador romano da época fica perplexo com a desolação do lugar.

Hoje babilônia é um monte de ruínas a 90KM de Bagdá.

DURANTE UM TEMPO ESCONDIDA E MUITOS ACHANDO QUE ERA LENDA.....   Com o tempo surgiu as obras assoreamento dos rios, ventos do deserto e encobriu as ruínas da cidade, "Babilônia não existiu" esse era o argumento até que um arquéologo resolveu dar ouvidos a um Beduíno que dizia que a cidade estava escondida na montanha e aí ele escava ..... e acha a cidade! na verdade as ruínas...., seguindo em frente: "Nabucodonosor é lenda" e aí você sabe na sua cidade por exemplo num posto de saúde ou num colégio "Prefeito fulano de tal" pois é, acharam arquivos com "Nabucodosonor rei e blá,blá" e aí como fica? de fato habitantes não tem nenhum, os beduínos só passam por lá, lá só "mora" hienas, avestruzes e outros animais daquela região e detalhe: 90KM ao sul de Bagdá, na teoria deveria estar povoada, afinal no Brasil construíram Brasília bem no meio do "Matagal" e além da própria cidade tem as cidades satélites. ou seja a condenação divina pesa e muito. O que o profeta disse lá pelos anos 700 a.c se confirma no século XXI.

Ou seja o Império mundial dos anos 605 a.c a 539 a.c hoje é uma ruína a 90KM da Bagdá, antes que você diga "Mas não está falando sobre carros" lembre-se: O Iraque foi destino de muitos carros brasileiros(no caso do Passat quatro portas), então um deserto a 90KM de uma capital só pode existir por condenação divina e mais nada. 








   

Comentários

  1. Triste ver que o legado dos Anunnakis, não foram levados em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, me responde melhor, no caso eu tratei da história da Babilônia como Império mundial e hoje sua ruína.

      Excluir
  2. Lendo apocalpse me interessei em ver sobre Babilônia. Muito bom . Parabéns!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário