AVALIAÇÃO VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 TDI: O PODER DO V6

MOTOR DE SEIS CILINDROS EM V TRANSFORMA PICAPE MÉDIA DA VOLKSWAGEN E POR ENQUANTO ESTÁ SEM RIVAIS.

Eu já pensava desde o lançamento ir conhecer a Amarok V6, só que infelizmente não havia sobrado um tempo, depois começou a sobrar um tempo. fui atrás de conhecer a Amarok V6 na mesma concessionária onde encontrei o Polo e o Virtus, lógico a Futura Volkswagen.

    Cheguei lá, a atendente me atendeu e pediu se eu queria alguma coisa e aí pedi um vendedor para falar sobre a Amarok V6 e ela colocou um vendedor para me atender e aí pedi se poderia fazer o test-drive, falei que já tinha feito a matéria do Polo e do Virtus.  ele me disse "Se ela tiver aí, acho que saiu..." e olhou e lá estava a picape média branca da marca e aí fui fazer o test-drive, lógico fiz os trâmites burocráticos, mas fui.

   Muitos leitores gostam de colocar os números dos rivais, outros não gostam e por aí vai, mas você sabe agradar gregos e troianos é muito difícil, e diante disso eu tenho: tem rivais aí coloca-se o número, como a picape média V6 da Volkswagen não tem rivais, então pela primeira vez  sem números de rivais, afinal a Ram 2500 é uma picape grande e no caso exige carteira C de caminhão e, já S10, Hilux, Frontier e L200 só tem motor quatro cilindros e a Ranger apesar de cinco cilindros tem números próximos da S10 que é quatro cilindros.  

POR FORA: Você pode alegar que das atuais picapes médias ela é mais "antiga", está certo: afinal a S10 atual é de 2012, a Ranger também é 2012, Frontier é de 2017, Hilux é de 2015, L200 Triton é de 2015, já Amarok é de 2010, já teve dois facelit, o de 2012 na linha 2013 e de 2017 agora. Mas agora você dizer que ela é feia, está errado: feia ela não é, afinal não tem aquele excesso de vincos que muitos modelos atuais tem, então para mim a picape média da Volkswagen tem o seu  charme, o próprio facelift não dá para dizer que a grade dianteira não combina com o resto do carro, longe disso: tudo dentro, sem contar os próprios faróis de led diurno que são interessantes, outra coisa que lógico que os logotipos "V6 TDI"  na tampa traseira e isso ajuda e muito, mas como? faz tempo que não se vê uma picape média exibindo orgulhosa que é "V6" você pode alegar que Ranger, S10 de geração passada e até mesmo a Dakota já tiveram V6, sim está certo, mas eram á gasolina, ou seja a Volkswagen tem o mérito de trazer o motor V6 ao Turbo Diesel, unido o útil ao agradável. As Rodas são Bonitas. Ele mede 5.25 metros de comprimento, 1.95 metros de largura, 1.83 metros de altura e 3.10 metros de entre - eixos. 


A Amarok apesar dos oito anos e o facelift que foi executado é uma picape bonita

Logotipo "V6 TDI" estampado na tampa da caçamba, denuncia o motor

Logotipo "4Motion" denunciando a tração integral permanente.

Logotipo "V6" na grade dianteira.
Rodas de liga-leve aro 18 de série, tem as aro 19 de série.
POR DENTRO:  Lembra da Amarok de 2010? com interior parecendo o do Gol da época? sim, lembrou, agora esqueça, o acabamento dessa Amarok é muito melhor, inclusive se não fosse tão alta(como é normal numa picape)  poderia achar que estaria num Golf tranquilamente. O Espaço na dianteira é muito bom, se ajusta muito bem, ainda mais com o banco elétrico. O Painel tem quadro de instrumentos bem legível.

Painel com instrumentação bonita e bem legível.

O Volante igual ao Golf, Virtus e Polo.

  Continuando a parte do interior, já para o banco traseiro na minha posição sobra espaço, já com o banco recuado ele aperta, afinal é um banco elétrico e além disso ele pode avançar bem ou recuar muito bem e segundo o que é inerente a toda picape média: motor longitudinal, então não existe "ganha-ganha" existe um perde e ganha na engenharia o que é normal. A própria Frontier outra picape média que eu andei tem essa característica também: espaço bom na minha posição e aperta quando recuado, confesso que nos últimos tempos eu estou andando em sedãs com bom espaço interno e aí tomei um "susto", mas faz parte. A Picape da Volkswagen vem bem equipada de série.

Com o banco na minha posição sobrou espaço. 

Com o banco recuado não teve jeito, mas isso vale para todas picapes médias.

 Já nos equipamentos de série ela vem com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia de 6.3 polegadas, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração, Hill Holder e ABS off-road.

Central multimídia bem instrumentada e legível.

 A Capacidade de carga é de 1105KG. Já os outros itens de série são: Acendedor de cigarros, três tomadas de 12 V na cabine e na caçamba, Alarme para cintos do motorista e passageiros não afivelados,  Ar Condicionado digital de duas zonas, Bancos dianteiros com ajuste elétrico para motorista e passageiro, BAS(sistema de assistência de frenagem), Capas dos retrovisores externamente pintados em preto Chaves do tipo canivete com comando remoto, Coluna B com cobertura em preto, Comming & Leaving Home, Computador de bordo com display multifuncional "Premium Collor", Check Control, Cruise Control, Descansa braço central dianteiro com porta objetos, Faróis com bi-xenon com regulagem de altura e faróis de led, Faróis de Neblina com luz de conversão estática, Ganhos para amarração de carga na caçamba, Grade dianteira em preto brilhante com frisos horizontais e verticais cromados, HDC(Controle automático de descida), Indicador de perda de pressão dos pneus, Lanterna de neblina traseira, Lanternas traseiras com lanternas escurecidas em Led, Moldura das caixas de rodas na cor da Pick-up, Para-choque dianteiro e traseiro na cor da carroceria, RBS(sistema de frenagem sob chuva), Retrovisor externo eletrocrômico, Retrovisores externos elétricos, Aquecíveis e rebatíveis eletricamente, Rodas de liga-leve aro 18, denominada "Manaus", Sensores de chuva e crepuscular, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema de Alarme Leyless, Sistema  de Frenagem automático pós-colisão, APP Connect e Discover Media, Entrada USB, 2 SD-Card e aux-in navegação, Sistema Isofix para fixação de duas cadeiras para o banco traseiro, Tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave, Bluetooh no CD/Player, Carpetes e Tapetes com o logo "Amarok", Volante multifuncional e borboletas no volante, Alavanca de câmbio e freios revestidos parcialmente em Couro, 2 alto falantes dianteiros e traseiros com 2 tweeters dianteiros e três apoios de cabeça e três cintos de segurança retráteis no banco traseiro. Como você viu a lista é grande, o único opcional dela tirando as cores são as rodas de liga-leve aro 19 e com isso preço dela vai a R$187.710. lógico que tem as cores que vou citar mais á frente.

A capacidade de carga é de 1105KG.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de oito marchas, usado em inúmeros carros da Audi, inclusive modelos como a RS6 Avant e o A8, mas acredito que calibração específica para Amarok por causa do motor á diesel. O motor é o V6 3 litros e 24 válvulas TDI da família EA 897 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail com isso gera 56.1KGFM a 1500RPM e 225CV a 3000RPM, motor usado no  Volkswagen Toureg, Audi Q5 e o próprio A8 vendido no exterior(lembre-se que a lei que proíbe carros de carregam menos 1 tonelada a ter diesel é só aqui no Brasil) esse o motor o deixa na condição de picape média mais potente do país e de maior torque também. A sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira é semi-independente com eixo de torção. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira,  no caso dos freios é a única picape a vir com freios á disco na traseira.

O motor V6 TDI que é bem largo com seus 3 litros e 24 válvulas gera 225CV.

ANDANDO COM ELA: Depois de pegar a chave e abrir a porta, confesso que de primeira não abri me empolguei com a chave, mas depois fui abrir, liguei a picape e fui ajeitar minha posição de dirigir, o vendedor me falou para colocar o cinto, ok, eu sempre faço isso antes de sair, por que não gosto de dirigir no trânsito, mas agora vendo a lista dos itens de série entendo: afinal o apito ia soar mesmo. de qualquer forma coloquei o cinto e me ajeitei na picape, a posição de dirigir é alta como toda a picape, a sensação é domínio do trânsito, saio da Futura, mas por outro portão, entro justamente naquela entrada onde um cara me cortou quando eu fui fazer o test-drive do Virtus(já adianto não aconteceu nada, afinal teve fotos da matéria, que creio que você viu aqui). entrei esperei o trânsito da Santos Saraiva que é alto, depois entrei logo de cara percebi o ronco diferenciado que essa picape tem e na minha opinião é bonito, o câmbio de oito marchas logo mostrou sua função: excelente, não é toa que equipa muitos carros Audi por aí. Depois da Santos Saraiva espero a sinaleira, mas antes dou um leve kickdown, mas como o carro já me respondeu mais rápido do que esperava segurei um pouco e aí esperei o sinal vermelho, logo virou verde entrei na Gaspar Dutra, pensei em fazer o Kickdown nela, mas aí V6 mostrou o seu poder que nem precisou fazer totalmente a meio pé, ele entendeu o que eu queria: o limite de velocidade da via, e lógico o vendedor até brincou comigo depois "nem acelerou..." poderia ter acelerado forte, mas infelizmente depois do susto com motoqueiro no Equinox, decide fazer algo: dar o Kickdown quando for estritamente necessário e lógico no trajeto tinha um Kombi, poderia fazer acabar rumo na Kombi, lógico os freios iam até me ajudar(vale lembrar freio á disco) então decidir ficar conservador e olha que muitas vezes, mesmo andando de boa, acabei "colando" na Kombi(não totalmente na traseira), mas via que a Kombi não poderia ir além do que ela sempre fez, ao contrário da Amarok com o poder o V6, ela tem potência de sobra(no bom sentido) dá até para dizer que é um Golf GTi das picapes atualmente . Depois eu dou uma parada para ver, ele diz "A Preferência é tua, entra" sem carros, entro em direção a avenida Jucelino Kubitschek de Oliveira  e outra qualidade da Amarok: ela tem tecnicamente suspensão traseira por eixo rígido por feixe de molas, mas na "teoria a prática é outra", a picape da Volkswagen não deu aquelas "entregadas" típicas de picape com esse tipo de suspensão e de quebra se mostrou uma picape na mão, parecia até um "Golf anabolizado"(nada de pejorativo, o  próprio Golf GTi é uma instituição entre os Hot Hatches) ou seja volante de Golf, jeito de dirigir de Golf, só que numa picape, realmente se você temia que a dirigibilidade da versão quatro cilindros, na versão V6 fosse comprometida ledo engando: a dirigibilidade é igual e até melhor, por inclui a potência extra do motor V6 TDI. aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento do vendedor. chegando na esquina para entrar na Santos Saraiva e colocar o carro para fazer fotos na Futura, só que no meio do caminho o Duster saindo do estacionamento decide cortar minha frente, a sorte que estava devagar, pisei no freio e esperei ele entrar e dei uma buzinada, mas de qualquer forma tudo certo e depois coloquei a picape para bater as fotos.

PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: Sem rivais diretos até que chegue a versão V6 da futura Mercedes-Benz Classe X, como não sei o futuro, então vamos focar no presente ok. A Amarok Highline V6 TDI custa R$184.990, tudo bem, ok, você pode dizer que R$185.000 não é barato em números em si, mas se olhar para o lado: S10 , Hilux e Ranger estão beirando os R$200.000(ou até passando disso) nas versões quatro cilindros(ou cinco no caso da Ranger) e aí vem o custo/benefício imbatível da picape da Volkswagen, ou seja: pelo preço de quatro cilindros levo um V6 de brinde é Turbo Diesel, não preciso temer o alto consumo de um V6 á gasolina numa picape. A Estratégia do mais por menos. Além do poder de desempenho, o V6 relevou outro poder: o mercadológico, no ranking de vendas de SC você viu que no Mês de Março ela ficou em segundo e no mês de Fevereiro em primeiro nas vendas, sendo que antes só vendia mais que Frontier e L200 no estado. Agora o V6 o colocou em condições interessantes. Se tivesse R$185.000 você compraria? A Reposta é sim: pesa a favor o bom câmbio de oito marchas, o motor V6 Turbo Diesel, o excelente desempenho, a dirigibilidade surpreendente  até, o bom custo/benefício nas picapes médias, mas o que pesaria contra é apenas o espaço com o banco recuado, mas isso é em toda a picape média. Quanto ao estilo já disse: Não é feia, longe disso, lembre-se quando a Amarok foi lançada em 2010, a S10 era de geração antiga(lançada em 1995), Ranger(também de 19995), Hilux( de 2005) e L200(de 2007), lembre-se: picapes são bichos longevos no mercado e a Amarok com o V6 confirma ser uma ótima opção , isso confirma o poder do V6. 
  
    Ela está disponível nas cores Branco Crista que é a cor do veículo avaliado,  Cinza Indium e Prata Sirius metálicas e Preto Misty Perolizada essas quatro são opcionais gratuitos.

                                                    FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, turbo diesel, intercooler e injeção common-rail
CILINDRADA: 2967cm3
DIÂMETRO X CURSO: 83 X 97mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 17:1
POTÊNCIA: 225CV a 3000RPM
TORQUE: 56.1KGFM a 1500RPM
CÂMBIO: Automático de oito marchas e tração integral.
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.25 metros, largura 1.95 metros, altura 1.83 metros e entre - eixos 3.10 metros
PESO: 2185KG
PESO/POTÊNCIA: 9.7KG/CV
PESO/TORQUE: 38.9KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga  1105KG e tanque de combustível 80 litros
SUSPENSÃO: Amortecedores pressurizados
DIANTEIRA: Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais na dianteira.
TRASEIRA: Eixo-rígido com feixe de molas na traseira.
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheiras
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD , ESP, Controle de tração, Hill Holder, ABS off-road, Controle de descida.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 18(aro 19 opcionais), 225/60/R18(255/55/R19)
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Rodas aro 19.
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM em caso de uso comercial.
PREÇO: R$184.990.

AGRADECIMENTOS A FUTURA PELO MODELO CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR! 









Comentários

  1. Excelente motor, mas nada que concrerize vendas para incomodar modelos mais competentes.

    Para aqueles que achavam que essa nova motorização seria suficiente para fazer sombra à S10, Hilux, não chega nem a levantar poeira...

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    1. Olha é um motor muito bom, sim. mas o tempo vai dizer, só sei que em Janeiro de 2018 ela liderou o segmento em SC e em Fevereiro de 2018 fechou no vice, antes do V6 estava atrás da Ranger. Quanto a outros estados não sei.

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  2. Ainda não fiz o test drive nessa versão e, não sei se farei. Sou ex proprietário de Triton 2010, Hilux 2009, S10 2013, Ranger 2015 e atualmente estou na Amarok 2015. De todas que tive, a Ranger se saiu muito melhor. Amarok é a mais barata na hora da compra, porém é a pior em manutenção. Pós venda é de chorar, peças muito mais caras que as concorrentes e sem falar na desvalorização. A minha Amarok paguei 163k e hoje dificilmente consigo 100K.
    Em terrenos ruins também foi a pick up com o pior desempenho, as rivais são melhores. Efim... gosto cada um tem o seu, mas no meu caso, prefiro o 5 cilindros da Ranger e 15K a mais do que sofree nas estradas ruins, na oficina e na hora da revenda.

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    1. Você como proprietário terá a sua opinião respeitada, sim a Amarok quatro cilindros é criticada nesse quesito, afinal eu andei na V6 que é recém-lançada, mas aí lógico concordo quem teve problemas com a quatro cilindros anterior é difícil que a V6 agrade, sem problemas. afinal a crítica sua tem base, afinal você é proprietário de uma e tem todo o direito de se manifestar.

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