COMO ARGENTINO OU BRASILEIRO O STRALIS TROUXE MODERNIDADE A IVECO BRASILEIRA
A Iveco havia retornado ao Brasil, mas a linha EuroTech ainda havia uma herança dos antigos Fiat 190, um delas era o motor Fiat 8210.
O Eurotech era vendido no mercado brasileiro desde 1998 e então em outubro de 2003 na linha 2004 a Iveco lança um novo caminhão para compor a linha.
A CHEGADA DO STRALIS AO MERCADO BRASILEIRO se dá em outubro de 2003 na linha 2004. ele chega apenas nos modelos 4x2 chamados de 450S38T e 450S42T, o câmbio era manual de 16 marchas, o motor também era novo rompia com o antigo Fiat 8210 usado no EuroTech e estreava o Cursor 13 de seis cilindros em linha, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote acionado por engrenagens, o seu diâmetro era de 135mm e o curso de 150mm o que totalizavam 12880cm3, a sua taxa de compressão era de 16,5:1, ele tinha cabeçote de 24 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso ele gerava na versão mais mansa:183KGFM a 1000RPM e vai até 1400RPM e 380CV a 1500RPM e vai até 1900RPM e na versão mais potente gerava 204KGFM a 1100RPM e vai até 1400RPM e 420CV a 1900RPM, no exterior estavam os logotipos "380" e "420" que diziam a potência que ele tinha. A sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram a tambor nas quatro rodas. O tanque era apenas um de 560 litros.
O Stralis chegava ao mercado vindo da Argentina com motor seis cilindros de 12.9 litros, 24 válvulas, turbo diesel com 380CV ou 420CV.
Em outubro de 2004 na linha 2005 o EuroTech era nacionalizado, mas o Stralis não, mas no ano seguinte era vez...
O STRALIS VIRA BRASILEIRO E SUBSTITUI O EUROTECH em outubro de 2005 na linha 2006 aproveitando a legislação anti-poluentes, a Iveco nacionaliza o Stralis e ele ganha as opções de 6x2(570) e 6x4(740), nos motores ele continua com os mesmos motores, assim como o câmbio, de início importados da França(como acontecia com o motor no modelo Argentino). No resto sem grandes alterações, assim como suspensão, freios e direção e essas versões 570 e 740 passavam a se chamar HD(Heavy Duty).
O Stralis era nacionalizado e ganhava as opções 6x2 e 6x4, mantendo o motor de seis cilindros 13 litros e 24 válvulas turbo diesel com 380CV ou 420CV
Em outubro de 2006 na linha 2007 o motor Cursor 13 passava ser feito no Brasil e em outubro de 2007 na linha 2008 chegava a nova geração do Stralis que aí é outra história.
O Stralis apesar de ser simplificado ao modelo europeu, trouxe novidades a Linha Iveco com motor com cabeçote de 24 válvulas, injeção common-rail, mesmo quando era Argentino e apenas 4x2, nacionalizado ganhou as opções 6x2 e 6x4 e manteve o motor, mas a história com a segunda geração segue até os dias de hoje, mas aí é outra conversa.
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