VOLKSWAGEN TERÁ UM HATCH ESPORTIVO COMPACTO COM O POLO GTS DEPOIS DE QUASE 19 ANOS

MODELO APRESENTADO NO SALÃO MARCA O RETORNO DA VOLKSWAGEN  BRASILEIRO AO SEGMENTO 

A Volkswagen depois do barulho que o conceito do Gol GT fez no Salão de 2016, motivou a marca apresentar um esportivo compacto, embora conceito, mas não tanto digamos assim. Por que o presidente da Volkswagen já confirmou a chegada ao mercado no ano que vem, então farei uma breve análise aqui.

   A Volkswagen com o Gol á frente teve uma forte tradição em Hatchs compactos, começou com o Gol GT 1.8 em 1984, em 1987 o Gol GT foi substituído pelo GTS,  sigla que virá de volta ao mercado com Polo e Virtus GTS e sempre com o 1.8 o famoso AP 1800, mas tinha comando de válvulas mais bravo, no GT até o final de 1985 a biela era mais curta e no final de 1986 e biela passou a ser mais longa e o motor ganhou o nome de AP 1800, motor conhecido fora do Brasil como EA 827, em outubro de 1988 chegava o primeiro carro com injeção eletrônica era o Gol GTi 2000 e seu motor AP 2000 de injeção monoponto e o GTS seguiu com opção mais barata, em 1994 chegava a segunda geração do Gol o famoso " Bolinha" e aí o GTi 2000 ganhava injeção multiponto perdia 3CV(isso mesmo perdia:112CV contra 109CV) e ganha a opção á álcool com 115CV, a versão GTS tem o seu fim, o sucessor do GTS chegava no ano seguinte: era o TSi, mas algo bem mais apagado, já que mantinha a mecânica do GLi, mas na mesma época chegava o Gol GTi 2000 16V com seu motor AP 2000 16V de 142CV faz parte da família EA 827 mas ganhou bielas longas e bloco alto para acomodar as bielas maiores, em outubro de 1996 com a linha 1997 o GTi 2000 16V ganha mais 3CV(indo a 145CV) e de brinde a Volkswagen lança a Parati GTi 2000 16V(essa que é rara), em maio de 1998 na linha 1999 ele recebe quatro portas e o motor ganha 1CV a mais, em maio de 1999 na linha 2000 ele entra no facelift que foi chamado de Geração III(o mesmo para Parati), mas diante do preço salgado(para época, ele custava apenas R$4000 a menos que o Golf GTi 1.8 20V Turbo) ele dá adeus no final de 2000 na linha 2001. Nesse período existiu o Polo GT, mas não era algo que dava para dizer como sucessor do Gol GTi 2000 16V já que o nível de potência e torque eram muito abaixos e o EA 113 evolução do AP 2000(cabeçote de fluxo cruzado entre eles) gerava 120CV no álcool e 116CV na gasolina, encarava o Punto Sporting, mas contra o T-JET sem chances. E duas lembranças: o motor EA 113 vira motor de linha comum no último facelift do Polo(versão Sportline) e já esteve no modelo de linha de 2002 até 2004 quando era á gasolina. Foram anos sem um herdeiro, digamos assim.

   Nesse período chegou  Renault Sandero R.S, Peugeot 208 GT, no meio do caminho teve o Punto T-JET que saiu de cena em 2016.


  Assim como os rivais existem alguém lá fora que inspirou, no caso do 208 GT nacional foi o 208 GTi francês, no caso do Sandero R.S(ok, não existe lá fora e inclusive assume o posto de Sandero mais potente do mundo) as rodas de liga-leve aro 17 vieram do Clio IV R.S 220 que lá são aro 18(muda apenas o tamanho, o desenho é o mesmo) e o próprio fárol de led diurno veio inspirado também no francês. Com o Polo GTS a mesma coisas: a Grafia GTS no carro é parecida com a GTI usada no Polo europeu, faróis vieram também dele, inclusive com assinatura de led diferente, as rodas de liga-leve aro 18 também.

O Visual do Polo GTS se inspira no GTI europeu 

 Infelizmente tentei pegar fotos de interior não consegui, mas pelo que vi, ele tem bordas vermelhas nas saídas de ar, costura vermelha no volante e ao redor da alavanca de câmbio,  volante de base achatada, inclusive a tela de TFT em vermelho como no Jetta R-Line, mas lógico tentei achar similaridades grandes entre o GTi Europeu e ele no interior, mas pelo visto o padrão de Color& Trim da Volkswagen resolveu fazer algo próprio embora evoque esportividade. No 208 GT ocorre algo parecido com a borda vermelha ao redor dos instrumentos, mas não ao redor do Ar Condicionado como é no 208 GTi, além é claro dos instrumentos, lógico que o Sandero R.S tem interior mais simples, mas o volante veio emprestado do Clio IV R.S 220 sendo exatamente o mesmo. 

  Na mecânica: o câmbio pelo visto e o que foi visto no Salão será o Automático de seis marchas, os rivais tem manual de seis marchas, segundo a Volkswagen é que o Golf quando era importado da Alemanha e do México e até mesmo o modelo nacional, com câmbio manual vendiam muito pouco, talvez seja o "pecado", mas nem tão grave assim: afinal a BMW M5 tem câmbio automático de oito marchas e ninguém reclama(sim, eu sei que é segmento diferente....). O motor aí sim! que será a cereja do bolo: será o EA 111 1.4 16V TSI o mesmo usado em Golf, Jetta, Tiguan que são modelos bem mais pesado do que ele, que gera 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis, com gasolina ele terá o maior torque: 24.5KGFM a 1400RPM no Prince 1.6 16V THP do 208 GTi e 20.2KGFM a 4000RPM no 2.nada 16V da família F, ou F4R do Sandero R.S e na potência ele ganha do Sandero R.S: 146CV a 5750RPM e fica bem atrás do 208 GTi com 166CV a 6000RPM e com álcool ele mantém a vantagem sobre os dois rivais no torque: o próprio 208 GTi mantém o torque, mas o Sandero R.S diminui a desvantagem: 20.9KGFM a 4000RPM e na potência empata com o Sandero R.S e ambos ficam atrás do 208 GTi com 173CV. Só para lembrar que a versão imediatamente abaixo do Polo GTS será a Highline 200 TSI com o três cilindros 1.nada 12V TSI. Pelo que foi visto no Salão ele terá suspensão rebaixada, e lógico o Highline já tem freios á discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, talvez use maiores por causa da maior potência. 

O motor 1.4 16V TSI(aqui num Jetta) servirá bem ao Polo. 

  Considerando o bom desempenho do Jetta, creio que o conjunto câmbio automático de seis marchas e o motor 1.4 16V TSI com o baixo peso do Polo vão fazer coisas bacanas. segundo que eu vi  a Volkswagen está nos ajustes finais do ESP e do Controle de tração, eu particularmente creio que só virá depois do T-Cross, mas não sei quando. Outra estimativa é que vai custar ao redor dos R$90.000, é plausível já que o Polo Highline 200 TSI com seu motor três cilindros 1.nada 12V TSI custa R$73.250 e custará menos que o Golf Highline 250 TSI e bem menos que o Golf GTi, a distância de preço será grande, então se encaixa,  agora os preços contras os rivais o 208 GTi 1.6 16V THP custa R$87.490(agora na Black Friday está sendo vendido por R$84.000) é bem parelho, lógico que no preço contra o Sandero R.S a distância será maior: o Renault custa R$66.790, mas tem bem menos equipamentos.

   Agora analisando um pouco, o Sandero R.S foi líder de vendas entre os esportivos nacionais representando 1% das vendas do Sandero, mas essa participação deve ter aumentado já que o Kwid meio que canibalizou as versões 1 litro do Sandero, o Peugeot 208 ficou atrás com 2.3% de participação e esse é o esportivo menos vendido e o Golf GTi tem 12.8% de participação das vendas do Golf! mas eu acho bem díficil, o Polo GTS alcança os 12.8% do irmão maior, então vamos colocar no 1% e 2.3% do Peugeot 208 GTi.

Sandero R.S: 438 unidades(prováveis)
Peugeot 208 GTi: 143 unidades(prováveis) 

O Polo de Janeiro até outubro de 2018(o mesmo período visto do Sandero e 208)  se alcançar os 1% ele atingiria 579 unidades o deixando na liderança do segmento, já se atingir os 2.3% alcançaria 1331 unidades, talvez a Volkswagen viu o filão que tenha perdido, só para se ter uma ideia é metade do que todas as versões do Golf vendem hoje, para mim o Polo GTS será uma acerto.


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