NISSAN CONTA A HISTÓRIA DE SUAS PICAPES: DESDE A PICK-UP DATSUN ATÉ A ATUAL FRONTIER

                                                    

A NISSAN TEM UMA LONGA TRADIÇÃO EM PICAPES 

A Nissan tem uma tradição de 80 anos em picapes nos mundo e 60 anos nas Américas, em 1933 chegava ao mercado japonês a picape Datsun 14 e em 1935 a Datsun 14 e lógico estoura a segunda guerra-mundial e a produção para.

  Nos anos 1960 a Datsun 320 chegava ao mercado norte-americano e em 1966 a Datsun chegou ao México com a produção da Datsun Bluebird 520 era chamada de D520 era derivada do Bluebird e inclusive inaugurou a planta da Nissan de Cuernavaca que hoje fábrica a Frontier que atendia o mercado brasileiro até 2018 e que atende além do México outros países da América Latina.

   Nos anos 1970 era lançada a 620 que a maior e em 1979 era lançada a 720 que tinha opção de cabine estendida, versões mais luxuosas para o uso recreativo e tração integral como opção e lógico foram produzidas no México também. 

  Na década de 1980 em 1985 era lançado o modelo D21 que tinha cabine simples, estendida e dupla, no caso a última fica só restrita a mercados asiáticos e da Oceania, é um dos primeiros modelos que chegaria ao Brasil como importado nos anos 1990.

   Na década de 1990 em 1997 era vez da primeira geração da Frontier que também passava a ser fabricada nos EUA e se tornou a primeira picape cabine dupla da Nissan nos EUA, ela também passou ser fabricada no Tennessee, no caso na cidade de Smyrna. Ela tinha opção de motores á gasolina e á diesel, opção de tração traseira ou integral, além da cabine dupla, tinha a simples e estendida. Além dos EUA ela foi fabricada no Japão e em 1998 ele passou a vir ao Brasil com motor Turbo diesel de 108CV.

  Na década de 2000 nos mercados norte-americano e asiáticos estreava a segunda geração da Frontier com visual mais arredondado, no mercado norte-americano tinha cabine simples, dupla e estendida e motores quatro cilindros 2.5 e V6 3.3 e esse seria o primeiro modelo fabricado pela Nissan no Brasil em São José dos Pinhais-PR de início com cabine dupla, câmbio manual de cinco marchas e o motor MWM Sprint 2.8 12V Turbo Diesel de 132CV, em 2003 ela recebia cabine simples e e em 2005 para se adequar a legislação anti-poluente recebe injeção common-rail eletrônica e o motor vai a 140CV.

  E seguiu no mercado até Outubro de 2008, mas um ano antes na linha 2007 é apresentada a terceira geração da Frontier de linhas mais retas e de início importada da Tailândia apenas na versão SEL, com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro marchas, o motor é o 2.5 16V Turbo Diesel Di da família YD que gerava 172CV. Em Outubro de 2008 essa Frontier passa a ser fabricada em São José dos Pinhais-PR no lugar da geração anterior e agora apenas cabine dupla, nas versões de acabamento: XE,SE e LE, com câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco marchas, já nos motores para o SE e XE, o motor 2.5 16V Turbo Diesel recebia calibração mais mansa para gerar 144CV e a LE mantinha os 172CV da antiga SEL que era importada. Em março de 2012 o motor 2.5 16V Turbo diesel na configuração mais mansa perdia o turbo de geometria variável, mas passa a gerar 163CV e a LE mantinha o turbo de geometria variável e passava a gerar 190CV, em Abril de 2012 a versão Attack substituiu a versão LE e herdou sua potência de 190CV, em Agosto de 2013 na linha 2014 a versão XE virava S, a SE virava SV e a Attack virava SL e a SV agora gerava 190CV e tinha a opção do câmbio automático e a reboque nova grade dianteira, faróis e para-choques e seguiu sem alterações até 2016 quando deixou de ser fabricada em São José dos Pinhais-PR na fábrica da Renault.

  Em Março de 2014 uma nova Frontier já era apresentada no mundo e em Fevereiro de 2017 ela chegava ao Brasil na versão LE importada do México, câmbio automático de sete marchas e o motor 2.3 16V Biturbo diesel de 190CV e tração 4x4, em Agosto de 2017 como ampliação das opções chegou a SE. Em Outubro de 2018 na linha 2019 ela passou a ser feita na Argentina, em Santa Isabel, Cordoba e leque de versões ampliou-se: S,Attack, XE(entrou no lugar da SE) e LE, estreava a opção do câmbio manual de seis marchas na versão S, além do automático de sete marchas para as demais, o 2.3 16V Turbo diesel de 163CV para a S também e atrelado ao câmbio de seis marchas, as outras mantiveram o motor 2.3 16V Biturbo diesel e lógico a picape continua batendo recorde de vendas e vem a série especial X-Gear por aqui.

                                                   
Atual Frontier bateu recorde de vendas 

E a Frontier é vendida em mais de 180 países de quebra a picape Nissan acumula 14 milhões de unidades vendidas no mundo.

 

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