DIVISÃO MOSTRA OS ESPORTIVOS QUE MARCARAM OS 50 ANOS DA DIVISÃO M
A BMW decidiu mostrar a comemoração dos 50 anos da divisão M mostrando a trajetória dos modelos, no caso se trata de vários modelos lançados em várias década.
M1 1978
O M1 foi o primeiro modelo da divisão esportiva, era um supercarro mesmo, o motor era o seis cilindros M88 de 3.5 litros e 24 válvulas que gerava 33.6KGFM a 5000RPM e 277CV a 6500RPM.
M3 1985(E30)
Ele foi o primeiro de uma dinastia, no caso se trata do primeiro M3 que teve no início o motor 2.3 16V aliás motor com bloco do M10 e cabeçote do M88 cortado dois cilindros e foi criado o S14, mais tarde o motor teve a cilindrada ampliada para 2.5.
Z3 M COUPÉ 1997
A BMW lançou o Z3 Coupé e mais tarde o Z3 M Coupé que tinha o motor seis cilindros em linha 3.2 24V com 321CV era o S50 do M3 da época que era derivado do M50
M5 1998 (E39)
O M5 dessa geração marcava a primeira vez que o V8 aparecia no M5, era o S62 que era uma ver~sao de alto rendimento do M62 de 4.9 litros e 32 válvulas com 400CV e comando de válvulas e coletores variáveis.
M3 CSL 2003(E46)
Depois de ser usada nos anos setenta no 3.0, agora a sigla CSL estava de volta e era no M3 E46, o motor seis cilindros 3.2 24V da família S54 que por sua vez uma versão atualizada do S50 recebeu alterações para gerar 360CV e de quebra uma redução de 110KG.
M5 E60 (2005)
O M5 pela primeira e única vez ganhava o motor V10 5 litros e 40 válvulas, aliás foi desenvolvido com a experiência do desenvolvimento de motores para a Formula 1, no caso o V10 da família S85 gerava 507CV e chegou a ter uma M5 Touring de produção limitada.
M3 GTS 2010 (E92)
O único M3 V8 da história foi lançado com o motor V8 4.2 32V da família S65 é basicamente o motor V10 do M5 "cortado" dois cilindros e com isso gerava 420CV, mas em 2010 ele ganhou a versão GTS, que teve redução de peso e o motor V8 aumentou a cilindrada para 4.4 e com isso passou a gerar 450CV.
1 M COUPÉ 2010
O 1M Coupé estreava o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas biturbo gerava 51KGFM e 340CV, no caso era da família N54.
M2 CS 2019
O modelo da foto de capa dessa matéria, o câmbio manual de seis marchas e o motor era o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas biturbo da família S55 o mesmo do M3 da época, mas aqui ele gerava 450CV.
M4 CSL 2022
Sim, o primeiro com grade feia dessa lista, o seis cilindros biturbo de 3 litros e 24 válvulas da família S58 que por sua vez é uma versão de alto rendimento da B58 foi calibrado para gerar 550CV e de quebra é o BMW mais rápido a ir no Inferno verde.
Comentários
Postar um comentário