NESSA RODADA TEMOS A PRESENÇA DO NISSAN SKYLINE GTS-R R31 E DO HONDA CIVIC SiR.
As rodadas de atualização serão dividas em duas, afinal temos dois japoneses e dois suecos, então vamos dividir se fosse algo mais heterogêno colocava junto ou algo menos do tipo: numa rodada dois japoneses e na outra rodada um norte-americano e um europeu, então temos dois japoneses esportivos, um deles criado para competições, afinal o GT-R já tinha saído só voltaria no R32, então o GTS-R era o máximo que podia ter e o Honda Civic SiR é representante de um esportivo que não veremos mais na Honda: motores de giravam alto para substituir o Turbo e no caso vale um lembrete nesse último: ele foi vendido no Brasil, mas como? só aqui ele não se chamava SiR e sim VTi.
NISSAN SKYLINE GTS-R 2 LITROS 24V TURBO 1987
MOTOR: SEIS CILINDROS EM LINHA 2 LITROS 24 VÁLVULAS TURBO DA FAMÍLIA RB
POTÊNCIA: 210CV a 6500RPM
TORQUE:25KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
PESO: 1340KG
PNEUS: NORMAL SUAVE
0 a 100KM/H: 6.1 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 7.8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 245KM/H
O Skyline GTS-R nasceu para homologar o modelo em competições e acabou disputando competições como o Japan Touring e o Australian Touring Car por exemplo e enfrentam Ford Sierra, BMW M3 e 190 E, além do Supra GT Turbo-A, mas enfim muitas corridas acabaram se enfrentando no campeonato de pilotos na Japan Touring Car ele venceu em 1989 com Masahiro Hasemi e Anders Olofsson que esse era sueco, embora no campeonato deu Ford e em 1987 com a desclassificação dos dois Ford Sierra, o Holden Commodore de Peter Brock herda o primeiro lugar e ele herda o segundo lugar desse, mas enfim lógico que não teria o que viria a ser os R32/R33 e R34 que já esses vinham com cilindrada maior e duas turbinas, já o visual do modelo conta os aspêncices aerodinamicos dos anos 1980.
O câmbio é manual de seis marchas. O motor é o seis cilindros 2 litros 24 válvulas turbo da família RB com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler que gera 25KGFM a 5000RPM e 210CV a 6500RPM, pelo visto o turbo tem tamanho grande, pelo que dá para se notar, na pista o ronco do seis cilindros é muito bonito e lógico lembra os irmãos R32, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 6.1 segundos, empatou com Sierra RS 500 e BMW M3, mas ficou 0.2 segundo atrás do 190 E Evolution e ficou 0.5 segundo á frente do Supra GT Turbo-A, na retomada ele sentiu o turbo-lag com 60 a 100KM/H em quarta em 7.8 segundos em comparação aos rivais ficou 0.1 segundo atrás do 190E, 0.6 segundo atrás do Sierra e 0.5 segundo atrás do M3 e ficou 2.3 segundos atrás do Supra GT Turbo-A, já contra o sucessor e o antecessor para se ter uma ideia da evolução foi 1.4 segundo mais rápido que o modelo 1973 e ficou 1.6 segundo atrás do R32, na retomada aí ele foi 1.2 segundo mais rápido que o modelo 1973 e 1.5 segundo atrás do R32, na velocidade máxima ele chegou a 245KM/H é ótima para os anos 1980 e os auxilios de aerodinâmica fizeram efeito, empatou com o 190 E, ficou 7KM/H atrás do M3 e 3KM/H atrás do Sierra e 21KM/H atrás do Supra GT Turbo-A e em comparação ao antecessor, o GT-R de 1973 foi 25KM/H mais veloz e 24KM/H atrás do R32. O modelo tem motor dianteiro e tração traseira.
A sua suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e braços semi-arrastados na traseira com molas helicoidais e amortecedores. O modelo tem forte tendência de sair de traseira, mas é bem controlável e divertido, lógico que no desempenho ele tem os melhores números da rodada, mas estamos a espera do teste do V40 para ver se tem o melhor número da atualização, e lógico de quebra um ronco, é uma pena que não existiu um GT-R R31 por que seria ainda melhor! Bom nós temos uma certeza: ficará atrás do R32 e na frente do modelo 1970(lembrando que o modelo 1973 tem reteste ainda, por vir, quando eu não sei), a nossa dúvida é: será que bateu o Mercedes-Benz 190 E? o Toyota Supra GT Turbo-A? o BMW M3? o Ford Sierra RS 500 Cosworth? bom só o vídeo e a volta rápida para ver, mas já adianto que dessa atualização ele não será o primeiro a ter vídeo, mas também não será o segundo, calma que o primeiro está nessa matéria aqui mesmo e já adianto que será dentro desse mês . Já o painel é a escola japonesa da época: simples, mas bem acabado. Já a roda de liga-leve é feia, parece algo dos Nissan da época vide o Silvia K´S 1.8 16V Turbo 1990.
Seta de direção no para-choque
Faróis retangulares, mas com projetor algo bem futurista para época.
Logotipo GTS estampado na dianteira
Logotipo GT estampado na lateral
Rodas de liga-leve aro 15 parecem ter visual sem inspiração.
Faróis duplos redondos e abaixo temos seta de direção e luz de ré
Logotipo Nissan Motorsport International estampado no aerofólio.
Logotipo GTS-R estampado na lateral.
Aerofólio na tampa do porta-malas
Saída dupla de escape
Para-choque com radiador bem grande, deve ser para auxiliar no intercooler
Seta repetidora
Ele chegou a 245KM/H
Já o painel é simples, mas bem acabado a escola japonesa da época
Ele tem forte tendência de sair de traseira, mas é bem controlável.
HONDA CIVIC SiR 1.6 16V 1993
MOTOR: 1.6 16V VTEC DA FAMÍLIA B , O FAMOSO B16
POTÊNCIA: 170CV a 7800RPM
TORQUE:16KGFM a 7300RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
PLATAFORMA: A DO CIVIC DE V GERAÇÃO QUE SERVIU A VI QUE FOI A PRIMEIRA NACIONAL E A VII SÓ QUE ESSA COM ALTERAÇÕES E FOI A SEGUNDA NACIONAL
PESO: 1070KG
0 a 100KM/H: 8segundos
60 a 100KM/H em quarta: 8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 230KM/H
A quinta geração do Civic na versão de rua entra no Gran Turismo 7 e vale um lembrete: a SiR foi vendida no Brasil, mas não com esse nome e sim: VTi e de quebra o motor 1.6 16V no Japão rendia 170CV ao passo que no resto do mundo rendia 160CV, mas ainda assim é um carro que quando chegou ao Brasil parecia ser de outro planeta e os números que você verá depois confiram isso.
O câmbio é manual de cinco marchas. O motor é o VTEC 1.6 16V da família B com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 16KGFM a 7300RPM e 170CV a 7800RPM é um motor girador e por isso veremos aquele ronco de ronda girador que não veremos mais em carros 0KM é muito lindo! na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 8 segundos, lógico que seria o pior da atualização, mas ainda assim ótimos para época, lembrando que nossos esportivos da época faziam em 10 segundos, isso explica a sensação de carro de outro planeta que provocaria por aqui, aliás esse tempo só foi atingindo pelo Tempra Turbo dois anos depois e em comparação ao Type R da VI Geração ele ficou 0.5 segundo mais lento, ele retomou de 60 a 100KM/H em quarta em 8 segundos é tempo alto, afinal o torque é a 7300RPM mesmo com comando de válvulas variável e ficou 0.3 segundo atrás dos VI Type R, afinal esse tem 0.5KGFM a mais e ele chegou a 230KM/H é o segundo mais veloz da atualização, lógico que os números acabariam o deixando como o segundo pior carro da atualização, tirando é claro o de velocidade máxima, afinal ele tem 31 anos, mas mais próximo do segundo colocado do quarto e curiosamente foi 3KM/H mais veloz que o Type R VI geração, mas aí temos a explicação: aerodinâmica da quinta geração, afinal é sem grade praticamente e isso ajudou um pouco. Lógico que fora do Japão ele rendia 160CV, mas lógico num mundo onde tinha Kadett GSi com 121CV, Gol GTi 2000 com 120CV e Escort XR3 2 litros de injeção com 116CV realmente era algo assustor e esclarecendo: gosto desse três, todos com os seus problemas e qualidades, mas aqui não vou tapar o sol com a peneira.
Ele tem motor e tração dianteira. A sua suspensão é Independente tipo braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais, dono de um equilibrio dinâmico exemplar, ele para um carro de pneu normal médio vai muito bem, só não faz no limite quando o pneu digamos "entrega os pontos", já o painel é simples e bem acabado como era a escola japonesa da época, nós temos uma certeza: que virará atrás do VI Type R, mas só a volta rápida para confirmar que acontecerá na quinta-feira dia 13 de Junho afinal dessa atualização e dessa rodada será o primeiro.
O esportivo é muito equilibrado para um tração dianteira, ainda mais considerando que está equipado com pneu esportivo médio, lógico só algumas curvas onde o pneu está entrega os pontos.
Faróis ovalados típico dos anos 1990 só aqui integrados
Seta repetidora
Logotipo "VTEC DOHC" estampado na porta e no para-lama traseiro, era orgulho dos esportivos da Honda da época
Lanternas traseiras que invadem o porta-malas
Logotio SiR na tampa do porta-malas denuncia o esportivo
Logotipo LSD no vidro traseiro, denuncia o diferencial de deslizamento limitado um dos auxiliares nas curvas do Civic, mas lógico no XI Type R esse item foi melhorado e muuuuuuito.
Ele chegou a 230KM/H sua aerodinâmica o permitiu.
Rodas de liga-leve aro 15, hoje parecem pequenas, mas era comum em esportivos da época.
Essa foi a rodada 79 e a primeira da atualiação 1.48.
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