HOJE É O POST COMEMORATIVO DE VER OITO CARROS MAIS VENDIDOS DAQUELE ANO E PELA PRIMEIRA VEZ O BÔNUS!
Depois de fazer 1985, 1989,1996,1963 e 1990 agora é vez de 1973. Lógico seria o penúltimo ano do então chamado "Milagre Econômico brasileiro" a economia brasileira crescia 10% ao ano, mas acabou se revelando outros problemas na época: aumento da pobreza e para piorar uma crise que chegou aos anos 1980, mas o ano de 1973 foi corrido na Industria automobilista e lógico os dados são do conexões automotivas vou deixar o link.
Ele faz uma observação que a lista só tem os 20 mais modelos mais vendidos, mas tem muito mais na época, bom como a crise do petróleo estorou em 1973, então aqui teremos pela primeira vez um bônus, aliás um não, dois, mas lógico como a lista só tinha os 20 mais vendidos se fosse fazer 10 entraria a metade e se fosse fazer seis ou cinco ficaria excludente, então deixei oito carros e mais dois bônus, agora vamos ao ano de 1973 o ano já começava com o Dodge 1800 nas concessionárias que seria renomeado Polara e o facelift do Corcel, em Março de 1973 duas novidades chegam ao Mercado: Volkswagen Brasilia e o Chevrolet Chevette, no caso o primeiro foi uma resposta ao segundo e em Agosto era vez do Maverick e em Setembro era vez do Opala na configuração quatro cilindros trocar o 153 pelo 151, enfim vamos aos oito mais vendidos.
8 CHEVROLET C10 27.604
Ao contrário de hoje as picapes eram tratadas como veículos de trabalho, então as mudanças eram poucas, no caso da C14/15 foi o renomeamento C10 em 1969 e o facelift com farol redondo simples, o câmbio continuava manual de três marchas e o motor seis cilindros 262 de 4.3 litros da segunda geração conhecido como Chevrolet Brasil por ter estreado na antiga picape que gerava 32KGFM a 2400RPM e 151CV a 3800RPM e naquele ano de 1973 se consolidou como a picape mais vendido, além da cabine simples ela tinha opção de cabine dupla duas portas(e não estou contando a Veraneio que o leque aumenta), bem ao contrário do que é hoje.
7 CHEVROLET CHEVETTE 31.637
O ano de estréia o Chevette foi um sucesso, aliás sempre foi, ele só começou a deixar ser depois dos anos 1990, inclusive em 1983 seria o carro mais vendido do país, mas voltando a 1973, lançado em Maio daquele ano, apenas na carroceria sedã de duas portas, câmbio manual de quatro marchas e o motor Chevrolet OHC 1400 que gerava 9.8KGFM a 3200RPM e 68CV a 5200RPM lembrando que a potência era bruta como em todos os modelos do artigo, de qualquer forma naquele ano de 1973 ele ficou á frente de carros com mais tempo de mercado, inclusive o Dodge 1800, lógico que alguns eram mais caros, mas enfim não nega que o Chevette estreou bem.
6 VOLKSWAGEN BRASILIA 34.756
Outro estreante que vendeu muito bem naquele ano, o Volkswagen Brasilia e vamos tratar de "O" e não de "A" a Brasilia, ele chegou em Abril de 1973 um mês antes do Chevette, ou seja dá para notar que o Chevette teria mais sucesso se ela não existisse, lógico o espaço é bem maior que no Fusca, no caso o câmbio manual de quatro marchas e o motor Volkswagen Boxer 1600 refrigerado ar com a opção de carburador de corpo simples gerava 11.5KGFM a 2600RPM e 60CV a 4600RPM e a versão com carburador de corpo duplo gerava 12KGFM a 2600RPM e 65CV a 4600RPM oe de qualquer forma estreou muito, lógico a força da Volkswagen era muito forte na época, mas mesmo assim é inegável o sucesso do Brasilia.
5 VOLKSWAGEN KOMBI 40.748
Aqui outro Volkswagen marcando presença, no caso a Kombi, lógico na época era o único modelo desse porte, o que vamos falar a verdade: é uma Van, no caso ela tinha as duas configurações:, Standard e Furgão, no caso da Standard sempre a mais vendida até o final da carreira, câmbio manual de quatro marchas e na época o Volkswagen Boxer 1500 refrigerado a ar que gerava 9.9KGFM a 2600RPM e 52CV a 4600RPM e lógico sim tinha a picape na época também, mas a picape vendeu 3.335 unidades o que entraria no volume da Variant se contabilizada.
4 VOLKSWAGEN VARIANT 43.500
A perua Variant na sua primeira geração vendeu bem, eu teria que ver todos os anos, mas ao menos em 1973 vendeu mais que sua rival Belina que não chegou a metade disso, mais um Volkswagen emplacado, o câmbio é manual de quatro marchas e o motor era o Boxer 1600 refrigerado ar com carburador de corpo duplo e 65CV e lógico vale lembrar que na época as mudanças não eram como é hoje, no caso a mudança tinha sido na linha 1972 com a nova dianteira.
3 CHEVROLET OPALA 57.624
O Opala por um carro do tamanho dele vendeu muito bem, aliás em termos de "alta gama" só o Monza superaria o feito na década de 1980, enfim o Opala entrava no ano de 1973 nas duas opções de carroceria: sedã de quatro portas e cupê(óbvio essa vendeu mais), duas opções de câmbio: manual de três marchas na coluna ou manual de quatro marchas no assoalho, nas versões Luxo, Deluxo e SS essa agora apenas cupê, duas opções de motores, no caso a 153 de 2.5 litros que gerava 18KGFM a 2000RPM e 80CV a 3500RPM o chamado "Toyotinha" e o seis cilindros 250 de 4.1 litros que gerava 36KGFM a 2400RPM e 140CV a 3800RPM, em Setembro de 1973 inaugurava a nova grade dianteira e os motor 153 dava lugar ao 151 da mesma família de 2.5 litros que gerava 18KGFM a 2000RPM e 90CV a 4000RPM e em Outubro daquele ano a linha era completada pelo SS-4 em que o 151 recebia caburador de corpo duplo e passava a gerar 19.6KGFM a 2600RPM e 98CV a 4600RPM e a reboque tanto para o 151 como para o 250 ele recebia a opção do câmbio automático de três marchas vindo da Austrália onde equipava os Holden Special/Kingswood/Premier e mais chama atenção: mais de 14.000 unidades de vantagem sobre a Variant, um veículo mais barato.
Nova grade dianteira e a troca do motor 153 pelo 151 também de 2.5 litros de 90CV, para o SS-4 vinha o 151 com carburador de corpo duplo e 98CV era o 151-S, opções do câmbio automático de três marchas e o motor 250 seis cilindros 4.1 litros de 140CV era mantido e também podia vir com o câmbio automático.
2 FORD CORCEL 61.105
O Ford Corcel entrava renovado no mercado brasileiro, com motor e tração dianteiros, aliás é o único da lista com essas características, hoje comuns, câmbio manual de quatro marchas, carrocerias cupê de duas portas e sedã de quatro portas, a primeira era a mais vendido e duas opções de motores, ambas Sierra Cléon 1.4 e no caso o visual foi inspirado no Maverick, no caso do motor 1.4 com carburador de corpo simples gerava 11.6KGFM a 3600RPM e 75CV a 5400RPM e com carburador de corpo duplo para o GT que perdia o nome XP passava a 85CV e mantinha o torque e lógico na linha 1974 a novidade foi a chegada da versão LDO.
1 VOLKSWAGEN FUSCA 237.509
Eu brinco que o Fusca é uma "lenda mercadológica" e de fato é para se ter uma idéia até hoje é um dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil e no mundo também, para ter uma idéia das vendas do Fusca naquele ano, para se ter uma idéia tem que somar as vendas de Corcel, Opala, Variant, Kombi e Brasilia para dar as vendas dele e lógico somado a Brasilia só ultrapassa 200 unidades em relação ao Fusca, sem a Brasília dá menos e bem menos e trocando a Brasilia pelo Chevette aí dá 234.614 unidades não alcança o volume do Fusca, ele entrou ano de 1973 com as alterações feitas em Outubro de 1970 na linha 1971 com nova lanterna traseira e duas opções de motor, o Volkswagen Boxer 1300 refrigerado á ar de 9.1KGFM a 2600RPM e 46CV a 4600RPM e o Volkswagen Boxer 1500 refrigerado a ar de 9.9KGFM a 2600RPM e 52CV a 4600RPM e potência bruta, lógico naquele ano de 1973 na linha 1974 não teve grandes mudanças.
BÔNUS
9 FORD MAVERICK 22.140
Olha só como as coisas são, a crise do Petróleo mudou muita coisa, então decidi dar o bônus de dois carros, um deles para se ter uma idéia foi apresentado em Abril de 1973, mas começou a ser vendido apenas em Julho daquele ano o que dá uma média de mensal de 3.960 unidades, só para ter uma idéia a Kombi teve 3.393 unidades mensais vendidas, no caso o Maverick chegou no início na carroceria quatro portas, câmbio manual de quatro marchas na coluna ou no assoalho, duas opções de motor o Hurricane seis cilindros 184 de 3 litros herdado do Willys Itamaraty com 22KGFM a 2000RPM e 112CV a 4400RPM essa tinha o câmbio na coluna, e o V8 Windsor de 4.9 litros com carburador de corpo duplo que gerava 39.5KGFM a 2400RPM e 197CV a 4600RPM esse era de série no GT e opcional nos demais e o câmbio manual de quatro marchas e em Outubro chegava a opção das quatro portas.
O Maverick quatro portas chegava em Outubro com entre -eixos maior e os mesmos motores
Mas o que arrinou as vendas do Maverick anos depois? lógico a crise do petróleo foi o primeiro motivo, tudo bem que a Ford lançaria o 2.3 OHC depois, mas o seis cilindros herdado da Willys fez um dano bem forte a imagem nas vendas do modelo e jamais se recuperou lógico no final de 1977 chegava o Corcel II e a Ford deixou essa plataforma no Brasil, lembrando que foi longeva nos EUA, Argentina e Austrália.
10 DODGE DART 17.937
(foto quatrorodas.com.br)
O Dodge Dart esse sim só a crise do petróleo afetou, afinal o motor único para ele era o V8 318 de 5.2 litros da família LA que gerava 41.5KGFM a 2400RPM e 198CV a 4400RPM, câmbio manual ou automático ambos de três marchas, em Março de 1972 veio a SE que era mais barata e lógico na linha 1973 na muda e em Outubro de 1973 na linha 1974 sem grandes mudanças e lógico a crise do petróleo levou a Chrysler uma crise gigantesca a ponto de vender suas filiais pelo mundo: Brasil para a Volkswagen, Argentina para os próprios concessionárias e depois a Volkswagen, a Hillman para a PSA na Europa e filial australiana para a Mitsubishi e vale uma curiosidade: ele vendeu aquele ano mais que Dodge 1800, Ford Belina que são carros mais baratos.
ESSE FOI O POST COMEMORATIVO 9600.
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