POST COMEMORATIVO 9900: É HORA DE VER OS CARROS MAIS VENDIDOS DE 1978!
Estamos chegando a quase 10.000 post! eu confesso que quando eu criei o blog em si nem imaginaria que chegaria aqui, mas agora vamos a comemoração e sim dessa vez terá menção honrosa, afinal só sabemos os 20 mais vendidos se fosse 25 seria mais tranquilo, era só colocar 10, agora no caso terei que colocar oito, seis ficaria muito excludente e dez ficaria na metade, mas lógico vamos colocar o nono e o décimo por que é uma espécie que foi extinta no mercado automotivo brasileiro(em grande volumes). Bom vamos dar os créditos, no caso eu vi no site conexão automotiva.
No caso as novidades em 1978 foram bem poucas, no caso o motor 1.6 para a linha Corcel e Belina, a reestilização do Passat, a chegada do motor 1300 ao 147 e a 147 Pick-up e a opção de quatro portas ao Chevette, mas no final do ano anterior havia chegado justamente a segunda geração do Corcel e Belina, a Variant II, o facelift da Brasília, pequenas alterações no Fusca, a Caravan SS e o facelift do Chevette.
8 CHEVROLET OPALA 44.628
O Chevrolet Opala entrou o ano de 1978 sem grandes mudanças, aliás sem nenhuma, com três opções de câmbio: manual de três marchas na coluna, manual de quatro marchas no assoalho e automático de três marchas, e quatro opções de motores, no caso a primeira era o quatro cilindros 151 de 2.5 litros que gerava 18KGFM a 2000RPM e 90CV a 4000RPM, o quatro cilindros 151-S de 2.5 litros exclusivo do SS-4 que gerava 19.6KGFM a 2600RPM e 98CV a 4600RPM esse com carburador de corpo duplo, o seis cilindros 250 de 4.1 litros com 36KGFM a 2400RPM e 148CV a 3800RPM e por fim o seis cilindros 250-S de 4.1 litros exclusivo do SS-6 e opcional nas demais com 32.6KGFM a 2000RPM e 171CV a 4000RPM esse tinha carburador de corpo duplo e comando de válvulas mais bravo e ele vinha nas versões Deluxo, Comodoro e SS e lógico na linha 1979 ele não tinha mudanças que acabariam chegando a linha 1980.
7 VOLKSWAGEN KOMBI 45.574
Ok, o modelo das fotos é bem mais moderno, mas é essencialmente o mesmo, a Kombi estava disponível nas carrocerias picape, van(ela é uma van antiga, mas é uma van e na época não era tão antiga) e Furgão, câmbio manual de quatro marchas e o motor Boxer 1600 refrigeradoa á ar com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e com isso gerava 11.2KGFM a 2600RPM e 65CV a 4600RPM lembrando que a potência é em valores brutos como é todos os antigos e lógico entrou em 1978 sem mudanças e lógico como vocês sabem a Kombi tem longos períodos sem grandes mudanças até o final da sua carreira em 2013 e lógico voltando ao ano aqui, em Outubro de 1978 na linha 1979 sem mudanças.
6 FORD CORCEL 84.646
O Corcel entrava no ano de 1978 na segunda geração que tinha até o II no nome, ele tinha quatro versões de acabamento: L, GL, LDO e a GT, lógico que em comparação aos primeiros GT, a diferença era bem menor, mas enfim câmbio manual de quatro marchas e o motor Sierra Cléon 1.4 gerava 11.6KGFM a 3500RPM e 72CV a 5200RPM e para o GT o motor mantinha o torque e passava a 76CV e vale aqui uma curiosidade: sempre com carburador de corpo simples, mas em Outubro daquele ano ele ganhava uma novidade: O Sierra Cléon 1.6 que chegava com carburador de corpo duplo e trazia a reboque o câmbio manual de cinco marchas, no caso de série no GT e opcional nos demais ele gerava 13KGFM a 4000RPM e 90CV a 5600RPM e de fato a diferença do Corcel para a Kombi é mais quase 40.000 carros, daqui para cima, vai ficar mais apertado até a dobradinha da Volkswagen, mas calma que vamos chegar lá.
5 CHEVROLET CHEVETTE 87.058
O Chevette entra no ano de 1978 com nova grade dianteira, a chamada "Frente Pontiac", nas versões Básica, Luxo, SL e GP, o câmbio manual de quatro marchas e o motor sempre era o Chevrolet 1400 OHC com motor "Chevette" com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada que gerava 9.8KGFM a 3250RPM e 68CV a 5200RPM, lógico que entre o quarto e o sexto a disputa foi bem parelha e lógico chegava a única novidade para o modelo 1979 em Outubro que era a quatro portas.
A Opção quatro portas chegava ao mercado e o motor é o 1.4 de 68CV
4 VOLKSWAGEN PASSAT 89.619
O Passat entrava o ano nas versões L, LS, TS e a novidade: a LSE de quatro portas, o câmbio sempre era manual de quatro marchas, nos motores o L e LS tinham o 1500 refrigerado á água o MD250 que na verdade vamos falar claro: é um "AP 1500 com biela curta" e carburador de corpo simples e com isso ele gerava 11.6KGFM a 3600RPM e 78CV a 6100RPM e a LS podia vir com quatro portas e para o TS e o recém-lançado LSE quatro portas, o motor era o MD260 1.6 que é um "AP 1600 com biela curta" e nesse caso carburador de corpo duplo e gerava 13.2KGFM a 41000RPM e 96CV a 6100RPM e lógico em Outubro de 1978 na linha 1979 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques, inspirados no recém-renovado Audi 80 e os motores continuavam os mesmos assim como as versões.
O Passat recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques, nos motores continuava o 1.5 de 78CV e o 1.6 de 96CV esse último para o TS e o LSE quatro portas.
3 FIAT 147 92.920
Considerando as dificuldades da Fiat na época, isso é um feito, o 147 foi o terceiro carro mais vendido, câmbio manual de quatro marchas e o motor era o Fiasa 1050 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e carburador de corpo simples que gerava 7.8KGFM a 3800RPM e 57CV a 3800RPM, lógico que ele era um carro mais barato(assim como era o Chevette) e com conseguiu quatro mil unidades de vantagem sobre o Passat, mas em Outubro de 1978 na linha 1979 ele ganhava a opção do Fiasa 1300 com carburador de corpo simples gerava 10.8KGFM a 3800RPM e 61CV a 5800RPM e a versão com carburador de corpo duplo exclusivo do Rallye que gerava 10.8KGFM a 4000RPM e 72CV a 5800RPM.
O Rallye 1300 chegava ao mercado com carburador de corpo duplo e 72CV e para os modelos convencionais o 1.3 de carburador de corpo simples e 61CV.
2 VOLKSWAGEN BRASILIA 159.916
Aqui a diferença entre o segundo e o terceiro colocado é quase 60.000 carros!, mas enfim o Brasilia entrou na ano com nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, o motor Volkswagen Boxer refrigerado a ar era o mesmo da Kombi com 65CV e já citado em detalhes, câmbio manual de quatro marchas e além da versão básica agora tinha versão LS e ela na linha 1978 não teve alterações.
1 VOLKSWAGEN FUSCA 165.661
O Fusca entrou no ano de 1978 com novas lanternas traseiras a famosas "Fafá de Belém" ganhou o apelido de Fusca "Fafá", o câmbio era manual de quatro marchas e o curioso foi a dodradinha da Volkswagen no top 10 e nos dois primeiros lugares e duas opções de motores, no caso a primeira era o 1300 que era o Volkswagen Boxer 1300 refrigerado a ar de mesma concepção do 1600 com 9.1KGFM a 2600RPM e 46CV a 4600RPM e o 1600 já citado em Brasilia e Kombi com 65CV e lógico a vantagem do Fusca foi de 6.000 carros sobre o segundo colocado e lógico em outubro de 1978 na linha 1979 ele não tinha mudanças.
MENÇÕES HONROSAS
Igual ao que aconteceu quando vimos os de 1973 temos as menções, honrosas, no caso de 1976 não precisou fazer na minha opinião, mas aqui vamos fazer por que se trata de um segmento hoje extinto: as peruas e já adianto: Variant II ficou fora do top 10.
9 FORD BELINA 30.792
Ok, a perua derivada do Corcel ficou 14.000 carros atrás do Opala, mas mesmo assim ainda o suficiente para ficar á frente da Caravan e vender o dobro da Variant II, mas enfim voltando a Belina assim como o Corcel ela entrava em 1978 na segunda geração do modelo, nas versões L, GL e LDO, câmbio manual de quatro marchas e o motor Sierra/Cléon 1.4 de 72CV já citados em detalhes no Corcel II e câmbio manual de quatro marchas no final de 1978 ela recebia o Sierra Cléon 1.6 de 90CV já citado em detalhe no Corcel II e a reboque o câmbio manual de cinco marchas e de qualquer forma a Belina fechou o ano na liderança do segmento das peruas.
10 CHEVROLET CARAVAN 26.413
A Caravan entra naquele ano com a nova versão SS em que a propaganda dizia "Leve tudo na esportiva" no caso a nova versão tinha no caso da SS-4 com motor 151-S de 2.5 de 98CV já citado em detalhes no Opala e a SS-6 vinha de série com o 250-S de 171CV já citado no Opala, além deles tinha o 151 de 2.5 litros de 90CV e o 250 de 4.1 litros de 140CV, três opções de câmbio: manual de três marchas na coluna, manual de quatro marchas no assoalho e automático de três marchas e além da recém-lançada SS, ela vinha nas versões Especial,Deluxo e Comodoro, na linha 1979 ela estava sem mudanças e lógico a mudança maior viria na linha 1980, mas aí é outra conversa.
ESSE FOI O POST COMEMORATIVO 9900.
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