A NOVA PLATAFORMA DO ESCORT ENTROU NO AUGE DA AUTOLATINA SOBREVIVEU A ELA E FOI CRÍTICA POR ALGUNS DEFEITOS, MAS ALGUNS FORAM SANADOS AO LONGO DO TEMPO.
Na década de 1990 começa a abertura das importações. Os Fora de série começavam a sentir a concorrência dos importados, a Gurgel iniciava a caminhada rumo a falência e nas quatro grandes a Fiat tinha a família Uno que já nasceu em parte defasada(na suspensão traseira) mesmo assim seguiam para a Europa, na GM o Monza já havia sido aposentado na Europa e o Opala/Caravan também, as picapes grandes trocavam de chassi a sorte que Veraneio e Bonanza que a Suburban e Blazer derivada de picape grandes não havia trocado o chassi,o Chevette estava mais que desatualizado e convivia com o sucessor que estava atualizado com a Europa que era o Kadett, mas era por pouco tempo e na Autolatina? na parte Volkswagen a família Gol já nascia com um chassi antigo e assim com o Santana e na parte Ford a F1000 estava desatualizada, assim como Del Rey/Belina e Pampa que estavam desatualizados com a Europa ocidental e o Escort/Verona e o Apollo estavam atualizado mas logo no final de 1990 perderiam a sincronia com a Europa e o lançamento de um novo Escort na Europa e o lançamento do Kadett em 1989 era para fazer alguma coisa e a Autolatina começava os trabalhos para o novo Escort nacional e por assim os novos Verona e Apollo(que viria a ser o Logus). em 1992 o panorama já havia mudado o Omega entrou no lugar do Opala na GM,a Fiat já havia entrado em outro segmento com o Tempra e na Ford mesmo com o chassi antigo do Santana se fez o Versailles no lugar do Del Rey.
O Escort de primeira geração e os seus motores eram o 1.6 á gasolina de 72CV,1.6 á álcool de 76CV,1.8 á gasolina de 86CV,1.8 á álcool de 91CV,1.8S á gasolina de 90CV e 1.8S á álcool de 97CV.Em outubro de 1992 na linha 1993 era lançado o novo Escort que ganhou o apelido de "Europeu"(aliás de Europeu não tem nada, a não ser o projeto por que todos os Escort vendidos aqui são projeto europeu),ele ganhava não só uma casca nova, uma plataforma nova, ele mede 4.04metros de comprimento(era 4cm menor que a geração anterior),1.69metros de largura(era 5cm mais largo),1.44metros de altura(era 10cm mais alto) e 2.52metros de entre - eixos(12cm maior no entre - eixos),a única opção de câmbio era manual de cinco marchas continuava sendo do Golf da época, mas agora era fabricada na Argentina pela Transax e lembrando que a carroceria antiga continuava como Hobby e com motor 1.6,vinha com cinco opções de motores a novidade era o carburador eletrônico(que se tornou fonte de problemas) e injeção eletrônica para o motor maior, a primeira opção de motor era o Renault Sierra/Família C CHT 1.6 á gasolina que gerava 12.3KGFMa2200RPM e 72CVa5200RPM o seu diâmetro era de 77mm e o curso de 83.5mm o que totalizavam 1555cm3,a sua taxa de compressão era de 8,5:1 , o Renault Sierra/Família C CHT 1.6 á gasolina gerava 12.5KGFMa2200RPM e 76CVa5500RPM a taxa de compressão era de 12:1,o AP 1800 á gasolina gerava 15KGFMa3000RPM e 86CVa5600RPM o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3 e sua taxa de compressão é de 8,3:1,o AP1800 á álcool que gerava 15.5KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM com a taxa de compressão de 12:1 e para o XR3 pela primeira vez vinha o AP2000i o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3 e a sua taxa de compressão é de 10:1,aliás o Renault Sierra/Família C tinha bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e o AP com bloco de ferro,cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, aliás o CHT 1.6 e o AP1800 usavam carburador e o AP2000 usava injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 17.7KGFMa3200RPM e 116CVa5600RPM era o Escort mais potente fabricado até então(e aliás até hoje é o Escort mais potente fabricado no Mercosul).A sua suspensão mantinha as molas helicoidais e os amortecedores hidráulicos, na dianteira mantinha o esquema Independente tipo McPherson e na traseira semi -independente com eixo de torção e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira(sendo discos sólidos no XR3) e duas opções de carroceria:Hachtback de duas portas e conversível. o Verona sai de produção e as versões de acabamento eram L,GL,Ghia e XR3 sendo a primeira disponível com motor 1.6,a segunda com motor 1.6 e 1.8,a terceira com o 1.8 e a última disponível com o 2.0i e opção de carroceria conversível.
O Escort de segunda geração chegava ao mercado e os motores eram o 1.6 á gasolina de 72CV,1.6 á álcool de 76CV,1.8 á gasolina de 86CV e á álcool de 91CV,depois chegava o 2.nada de 106CV com gasolina e 113CV na versão álcool mais tarde o 1.6 á gasolina ganhava injeção eletrônica e passava 76CV,o 1.6 á álcool passava a 86CV,o 1.8 á gasolina passava a 91CV e o álcool a 98CV e o 2.nada i do XR3 para o Ghia.
O Esportivo XR3 vinha com o 2.nada de injeção eletrônica com 116CV e mais tarde a versão á álcool desse motor com 122CV.
O Conversível tinha a mesmo motor do XR3 com teto rígido.
Qualidades? mais espaço interno que o anterior que o rival Kadett, defeitos ? suspensão frágil, superaquecimento no XR3,defeitos elétricos de todo que é tipo e motor 1.6 fraco para o peso maior. Em dezembro de 1992 o XR3 2.0i era testado, na pista foi de 0a100KM/H em 11segundos,chegou a 186KM/H(secando o choro das viúvas do Maverick GT),o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L e o rodoviário vazio foi de 13.3KM/L e carregado foi de 12.8KM/L. Em fevereiro de 1993 o XR3 2.nada i enfrenta Gol GTi 2000 e Kadett GSi 2.nada, na pista teve o pior 0a100KM/H com 11.6segundos,contra 10.9segundos do Kadett e 10.3segundos do Gol, chegou a 187KM/H foi o mais veloz contra 186KM/H do Kadett e 181KM/H do Gol, o seu consumo urbano foi de 8.9KM/L ficou na intermediária contra 8.7KM/L do Kadett e 9.8KM/L e na rodovia fez 12.8KM/L vazio e 12.1KM/L carregado de novo sobrou a intermediária carregado o Kadett fez 11.7KM/L e o Gol fez 14.7KM/L e vazio fez 11.2KM/L e o Gol fez 14.7KM/L. No mês seguinte era lançado o Volkswagen Logus só que em vez de mudar só o emblema como foi feito no Apollo, a Autolatina fez alterações em capô,faróis e lanternas e o Logus era um sedã de duas portas e era a única opção, a única opção era o câmbio manual de cinco marchas,três versões de acabamento:CL,GL e GLS e quatro opções de motores as mesmas 1.6 e 1.8 do Escort e matinha o entre - eixos e largura do Escort, era mais comprido com 4.28metros de comprimento e mais baixo com 1.38metros de altura.
O Logus chegava ao mercado e os motores eram o 1.6 e 1.8 já citados no Escort, mais tarde chegava os 2.nada já citados no Escort, além de um novo 1.6 com injeção eletrônica com 76CV na versão á gasolina e 86CV na versão á álcool.
e no mesmo mês o Logus era testado:0a100KM/H em 14segundos,chegou a 168KM/H, o seu consumo urbano é de 8.6KM/L e o rodoviário é de 14KM/L vazio e 13.3KM/L carregado e no mesmo mês o XR3 Conversível é comparado ao GSi Conversível, o Escort foi de 0a100KM/H em 11.2segundos contra 11.4segundos do Kadett,chegou a 186KM/H contra 183KM/H do Kadett e o seu consumo urbano foi de 8.4KM/L contra 8.2KM/L do Kadett e o vazio fez 13.2KM/L vazio contra 12.7KM/L do Kadett e o carregado fez 12.1KM/L contra 11.8KM/L do Kadett.Em abril de 1993 era vez do Escort L 1.6 ser testado:0a100KM/H em 15.8segundos,chegou a 159KM/H, o seu consumo urbano foi de 9.7KM/L e o rodoviário foi de 14.6KM/L, e aliás o Logus mostrou ser o de maior êxito comercial entre os veículos de origem da Autolatina, inclusive só vendia menos que o Gol dentro da Volkswagen. Em maio de 1993 é vez do Logus CL 1.6 á gasolina encarar o CL 1.6 á álcool lembrando que na Volkswagen ele se chamava AE1600 e o Escort Ghia 1.8 é testado no mesmo mês, na pista o Logus CL 1.6 á álcool foi de 0a100KM/H em 14.6segundos,contra 16.5segundos do modelo á gasolina, chegou a 162KM/H contra 157KM/H do modelo á gasolina, o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L na cidade contra 9.8KM/L do modelo á gasolina e o rodoviário vazio foi de 11.6KM/L contra 15.4KM/L do modelo á gasolina e carregado fez 11KM/L contra 14.8KM/L do modelo á gasolina e o 1.8 Ghia foi testado:0a100KM/H em 14segundos,chegou a 170KM/H, o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L e o rodoviário vazio foi de 14.6KM/L e carregado foi de 13.6KM/L. Em outubro de 1993 na linha 1994 Escort Ghia e Logus GLS trocam o motor AP1800 pelo AP2000 que mantém o carburador eletrônico na versão á gasolina gerava 16KGFMa3400RPM e 106CVa5600RPM e a versão á álcool gerava 17KGFMa3400RPM e 113CVa5600RPM e chegava a segunda geração do Verona era um sedã de quatro portas era uma versão brasileira do Orion e ele estava disponível nas versões de acabamento:GL,GLX e Ghia e com cinco opções de motores, o AP 1800 á gasolina, o AP 1800 á álcool, o AP 2000 á gasolina, o AP 2000 á álcool esses com carburador eletrônico e o AP2000i dotado de injeção eletrônica multiponto exclusivo do Ghia é o mesmo do XR3,ele mantém as dimensões do Escort mas o comprimento vai a 4.23metros e na pista chegou a 187KM/H, o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L e o rodoviário vazio foi de 13.8KM/L e carregado foi de 12.3KM/L.Em novembro de 1993 o Verona Ghia 2.nada i é comparado ao Vectra GLS 2.nada MPFI, no 0a100KM/H o Verona foi mais rápido com 10.5segundos,contra 11.4segundos do Vectra, ambos chegaram a 187KM/H e o consumo urbano do Verona foi de 8.4KM/L contra 9.2KM/L do Vectra e o rodoviário vazio foi de 13.7KM/L contra 13.2KM/L do Vectra e carregado foi de 13.3KM/L do Vectra e 12.8KM/L do Verona. Em Dezembro de 1993 o Pointer GTi era testado e seu lançamento adiado por culpa das relações de marcha e vou fazer questão de não citar o teste e o Hobby que herdava a carroceria antiga, ganhava a opção do motor 1000.Em Janeiro de 1994 Escort GL 1.8 e Logus GL 1.8 enfrentaram Kadett GL 1.8 EFi e o Tipo 1.6i.e,no 0a100KM/H Kadett e Escort cravaram 12.9segundos,o Logus cravou 13.3segundos e o Tipo 15segundos,Escort e Logus foram os mais velozes com 175KM/H, o Kadett encostou na dupla Autolatina com 174KM/H e Tipo chegou a 160KM/H, no consumo urbano o Escort foi o mais econômico com 10.6KM/L seguido por Tipo com 9.2KM/L, Logus com 8.7KM/L e Kadett com 7.7KM/L, no rodoviário vazio 14.4KM/L do Escort,Logus fez 13.2KM/L, o Tipo fez 13KM/L e o Kadett fez 12.7KM/L e o rodoviário carregado fez 13.7KM/L contra 12.6KM/L do Logus,12.4KM/L do Tipo e 11.9KM/L do Kadett e em julho de 1994 chegava o Hachtback Volkswagen Pointer ele chega na única opção de carroceria: quatro portas, duas versões de acabamento:GL e GTi e três opções de motores: o AP1800 á gasolina,AP1800 á álcool,AP 1800 e o AP2000i de injeção eletrônica multiponto, ele mantinha as mesmas medidas do Logus, menos o comprimento de 4.08metros.
O Pointer chegava o mercado com os mesmos motores 1.8,2.nada e 2.nada i já citados no Escort e mais tarde o 1.8 ganhava injeção eletrônica.Na pista foi de 0a100KM/H em 10.7segundos,chegou a 192KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L, o vazio foi de 12.2KM/L e o carregado foi de 11.7KM/L.
Em outubro de 1994 é anunciada o final da Autolatina, o Escort ganhava a versão de acabamento GLX e o 1.8 ganha injeção eletrônica monoponto e AP1800 passava a gerar 14.8KGFMa2500RPM e 89CVa5500RPM e a sua taxa de compressão era de 8,5:1 e o AP 1800 á álcool passava a gerar 15.4KGFMa3000RPM e 98CVa5500RPM taxa de compressão de 12,3:1 e estreava o AP2000 á álcool que gerava 18KGFMa3000RPM e 122CVa5500RPM e o 2000i á gasolina agora estava disponível no Escort Ghia e no Logus GLSi e Verona ganhava a versão S e o Logus e Escort trocam o Renault Sierra Família C/CHT pelo AP1600i á gasolina o diâmetro é o mesmo do 1800 mas o curso é de 77.1mm o que totalizavam 1596cm3 e com isso gerava 11.5KGFMa3250RPM e 76CVa5600RPM e a versão á álcool gerava 12.7KGFMa3200RPM e 86CVa5600RPM. e no ano seguinte a linha 1996 sofre um atraso e é lançada em março de 1996 com nova grade, já Logus e Pointer não mudam externamente, o Escort perde as versões L e Ghia e a opção de carroceria conversível e o XR3 é substituído pela Racer,o Verona perde a versão S e mantém as outras três versões, o Logus agora atende pelos motores:1.6,1.8 e a única a ter denominação é a Wolfsburg Edition 2000i e no Pointer era 1.8 ou GTi 2000 e lembrando que assim com o Escort/Verona o Logus/Pointer tiveram a produção transferida para General Pacheco na Argentina e em junho de 1996 o Escort GLX 1.8i foi testado, na pista foi de 0a100KM/H em 12.6segundos,chegou a 174KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.2KM/L e o rodoviário foi de 14KM/L vazio e 13.2KM/L carregado.
O Escort ganhava nova grade dianteira e o motor 1.8 de injeção eletrônica já citado aqui.
O Esportivo Racer herdava o motor 2.nada de injeção eletrônica do XR3.
O Verona também ganhava nova grade dianteira e motores 1.8 e 2.nada com injeção eletrônica continuavam.
Mas em outubro de 1996 na linha 1997 era lançada a terceira geração do Escort nacional(que na verdade vinha da Argentina) o Verona troca de nome e passava a se chamar oficialmente Escort 4 portas, além dele havia o hacht de quatro portas e a perua(SW) também de quatro portas, ele vinha em duas versões de acabamento:GL e GLX e única opção de motor: o Zetec-E 1.816V importado da Inglaterra com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 80.6mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1796cm3 e sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 16.3KGFMa4500RPM e 115CVa5750RPM,as buchas da suspensão foram trocadas, a plataforma era a mesma, estava mais baixo com 1.34metros,um pouco mais largo com 1.70metros e agora media 4.13metros no Hacht, aliás mudava grade,faróis,lanternas e para-choques, o sedã media 4.25metros e a SW media 4.30metros e era a inédita opção da carroceria perua no Escort e na mesma época o Pointer dava adeus do mercado nacional.
O Escort agora disponível só com quatro portas e o motor era o 1.816V de 115CV e mais tarde chegava o 1.6 de 95CV.
O Verona muda de nome e passa a se chamar Escort e o mesmo motor do Hacht com exceção do 1.6.
Estreia a inédita SW com os mesmos motores do Hacht e mais tarde o 1.6 á álcool de 109CV.
Em dezembro de 1996 a versão GLX 1.816V era testado, aliás todos os Escort aqui citados são quatro cilindros em linha, sendo 8 válvulas nos CHT e AP, na pista foi de 0a100KM/H em 10.1segundos,chegou a 198KM/H e o seu consumo urbano foi de 12KM/L e o rodoviário vazio foi de 15.1KM/L e carregado foi de 14.3KM/L ou seja andou bem e foi econômico , mas a manutenção é cara(por ser um motor inglês),Em janeiro de 1997 é vez da SW GLX 1.816V ser testada, na pista foi de 0a100KM/H em 11.2segundos,chegou a 190KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L e o seu consumo vazio foi de 11KM/L e carregado foi de 10.4KM/L, Em março de 1997 era vez do Logus dar o seu adeus.Em abril de 1997 a Escort SW GLX 1.816V é colocada contra Corsa Wagon GLS 1.616V,Palio Weekend Stile 1.616V e Parati GLS 2.0Mi,ela foi a mais rápida no 0a100KM/H com 11.2segundos,contra 11.9segundos da Palio Weekend,12segundos da Corsa Wagon e 12.3segundos da Parati, chegou a 190KM/H foi a mais veloz, a segunda foi a Parati com 187KM/H, depois Palio Weekend com 185KM/H e Corsa Wagon com 183KM/H, o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L foi a mais sedenta, a segunda foi a Parati com 8.8KM/L,a Palio Weekend fez 9.9KM/L e a mais econômica foi a Corsa Wagon com 10.9KM/L e o seu consumo rodoviário vazio foi de 11KM/L foi a mais sedenta, contra 12.8KM/L da Parati,13.7KM/L da Palio Weekend e 14.9KM/L da Corsa Wagon e carregada fez 10.4KM/L contra 12.2KM/L da Parati,13KM/L da Palio Weekend e 14.2KM/L da Corsa Wagon, em julho de 1997 era vez do Escort sedã enfrentar Siena HL 1.616V,Corsa Sedan GLS 1.6MPFI e Polo Classic 1.8Mi,ele foi de 0a100KM/H em 10.4segundos,contra 11.6segundos do Siena,12.4segundos do Polo e 12.8segundos do Corsa Sedan, chegou a 202KM/H foi o mais veloz o Siena foi a 184KM/H,o Polo a 183KM/H e o Corsa a 175KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.7KM/L com ar desligado, contra 9.6KM/L do Corsa Sedan,9.5KM/L do Siena e 9.1KM/L do Polo e o seu consumo rodoviávio vazio foi de 13.1KM/L foi o mais sedento contra 13.5KM/L do Siena,13.8KM/L do Polo e 14.4KM/L e carregado fez 12.4KM/L ,contra 13KM/L do Siena,13.2KM/L do Polo e 13.8KM/L do Corsa Sedan.Em outubro de 1998 na linha 1999 chegava a opção de carroceria hacht de duas portas e essa com duas opções de acabamento:GL e RS, esta última só tinha aerofólio e rodas de liga-leve e o motor era o mesmo 1.816V das outras versões, custaria ter colocado o 2.nada 16V do Mondeo? aqui a Ford marcou bobeira e em novembro de 1998 o RS chegou a 197KM/H,o seu consumo urbano foi de 11.4KM/L e o rodoviário foi de 15.4KM/L.
O Esportivo RS chegava ao mercado era o mesmo 1.816V dos outros Escort, bem que poderia ser o 2.nada 16V do Mondeo....Em outubro de 1998 na linha 1999 o sedã dá o seu adeus, o Hacht de duas portas só fica restrito ao RS e as versões GLX do hacht de quatro portas e SW ganham cromados na grade dianteira. Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda em abril de 2000 o RS dava adeus e ele ganhava a opção do Zetec Rocam 1.6 essa unidade tinha 8 válvulas, bloco de ferro,cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 82.1mm e o curso é de 75.5mm, a taxa de compressão era de 10:1 o que totalizavam 1598cm3 e com isso gerava 14.3KGFMa2250RPM e 95CVa5500RPM e estava disponível para as versões GL de Hacht quatro portas e SW e com o RS o adeus da carroceria hacht de duas portas e isso era para abrir espaço para o Focus, para os argentinos a marca resolveu lançar os motores a Diesel o Endura D 1.8 o seu diâmetro era de 82.5mm e o curso era de 82mm o que totalizavam 1753cm3 e sua taxa de compressão era de 21.5:1 e com isso gerava 10.7KGFMa2500RPM e 60CVa4800RPM e uma versão com turbo desse motor que gerava 18KGFMa2500RPM e 90CVa4800RPM.no mesmo mês a Escort SW GL 1.6 é comparada a Parati 1.6,Corsa Wagon GLS 1.6MPFI e Palio Weekend ELX 1.6mpi,a Escort SW foi de 0a100KM/H em 13.1segundos,foi mais rápida que as rivais a Corsa Wagon cravou 13.3segundos,a Palio Weekend 13.7segundos e a Parati 14.4segundos,chegou a 179KM/H contra 166KM/H da Parati e o consumo urbano foi de 11.6KM/L foi a mais econômica, a Corsa Wagon cravou 11.5KM/L, a Parati 11.2KM/L e a Palio Weekend 10.8KM/L e o consumo rodoviário foi de 16.8KM/L só perdeu para a Corsa Wagon com 16.9KM/L, foi seguida da Parati com 16.3KM/L e da Palio Weekend com 15.8KM/L e em outubro de 2000 na linha 2001 com a chegada do Focus o Escort é obscurecido, mas mesmo assim a SW oferece a opção do Zetec Rocam 1.6 á álcool, a taxa de compressão passava a 12,3:1 e com isso gerava 15.5KGFMa4500RPM e 109CVa5750RPM.No ano seguinte na linha 2002 nada muda e em dezembro de 2002 ele deixa de ser fabricado na Argentina, mas a Ford mostra a linha 2003 ele segue até outubro de 2003 quando deu adeus e junto com ele se foi a última perua da Ford no Brasil.
Depois de reforma visual de 1986 a Ford Europa começou a trabalhar numa nova plataforma para o seu novo médio e esse foi lançado em outubro de 1990 na linha 1991 ele chegou nas opções de carroceria : Hachtback de duas portas(a mesma daqui),Hachtback de quatro portas(conhecida aqui seis anos depois),o sedã Orion(aqui chamado Verona),a Estate/Turnier(aqui a SW que conheceríamos sete anos depois) e o furgão Express todos renovados, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 3 marchas .
O Escort MKIV com os seus motores 1.1 de 50CV,1.3 de 55CV,1.4 de 71CV,1.6 de 90CV e 108CV e 1.6 Turbo com 132CV além do 1.8 á diesel de 60CV.
Três opções de motores o Kent/Valência HCS 1.3 o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 75mm,a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e esse motor como todos os Escort tem quatro cilindros, bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e com isso gerava 10.3KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM ou seja na Europa existe os carros submotorizados por causa do preço da gasolina para lá de cara, aliás ganhava a injeção eletrônica monoponto, o CVH 1.4 herdado da antiga geração do Escort, o seu diâmetro é de 77.2mm e o curso era de 73.4mm o que totalizavam 1372cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 com isso gerava 10.5KGFMa4000RPM e 71CVa5600RPM,o CVH 1.6 herdado da antiga geração ganhava injeção eletrônica multiponto, o seu diâmetro é de 79.9mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1598cm3,a sua taxa de compressão era de 9,7:1 e com isso gerava 13.8KGFMa4800RPM e 108CVa6000RPM e por último o 1.8 á diesel que é o mesmo dos argentinos e que gerava 11.2KGFMa2500RPM e 60CVa4800RPM e todos os motores á gasolina eram com injeção eletrônica.O sedã Orion não estava disponível com motor 1.3.
O Hachtback de duas portas que nós conheceríamos aqui e os motores eram o 1.3 de 60CV,1.4 de 71CV,o 1.6 de 105CV e o 1.8 á diesel de 60CV e mais tarde chegava o 1.8 de 105CV.
O Hachtback de quatro portas que chegaria aqui sete anos depois com alterações e os mesmo motores do modelo duas portas.
O sedã Orion com exceção do motor 1.3 era o mesmo do Hacht duas portas e mais tarde o próprio 1.3 chegava ao catálogo.
A SW que chegaria aqui seis anos depois com alterações e os mesmos motores do Hacht de duas portas.
O Cabrio que nós conhecemos aqui como conversível na estreia o 1.6 do Hacht, mais tarde estreava o 1.816V de 105CV e o 1.816V do XR3.
O Furgão Express com o mesmo motor do Hacht de duas portas.Em outubro de 1991 na linha 1992 chegava os novos XR3i e estreava o RS 2000 e além dele chegava uma nova opção de motor para os Escort normais e agora ele ganhava mais três opções de motores, o Zeta 1.816V(mais tarde renomeado Zetec) é o mesmo do nosso modelo 1997 e lá gerava 15.6KGFMa4000RPM e 105CVa5500RPM substituía o CVH 1.6, o Zeta 1.816V do XR3 que tinha comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 16.5KGFMa4500RPM e 132CVa6250RPM(potência que o nosso Escort só sonhou...) e para o RS 2000 ele tinha o Ford DOHC 2.nada 16V herdado do Sierra, o seu diâmetro x curso eram iguais:86mm para cada, a cilindrada total era de 1998cm3,a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 19.4KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM e para o Orion ele ganhava a opção do motor 1.3 do resto da família e o 1.816V do XR3i é estendido ao conversível.
O XR3i retornava com motor 1.816V de 132CV.
Estreava o RS 2000 com motor 2.nada 16V de 150CV.
Em outubro de 1992 na linha 1993 ele ganhava nova grade dianteira e novas lanternas é o modelo que os ingleses tratam como MKVB e ele estava disponível em todas as carrocerias e o Orion passava a se chamar Escort Saloon ou Limosine dependendo do mercado. Os motores Kent/Valencia HCS 1.3,CVH 1.4 e Zeta 1.8 eram mantidos, assim como Zeta 1.8 do XR3 e o Ford DOHC 2.nada do RS2000 sem alterações, além do 1.8 á diesel e estreava o 1.8 Turbo Diesel é o mesmo dos argentinos e que gerava 18.1KGFMa2200RPM e 90CVa4500RPM e o 1.4 estreava no Cabrio
O hacht de duas portas ganhava nova grade e novas lanternas e os motores eram o 1.3 de 60CV,1.4 de 71CV ,1.816V de 105CV e nos diesel o 1.8 de 60CV e o 1.8 Turbo Diesel estreava com 90CV.
O Hachtback de quatro portas também ganhava nova grade e novas lanternas.
O sedã Orion passava a se chamar Escort Saloon ou Limosine e os motores eram os mesmos citados no Hacht.
A Perua ganhava nova grade dianteira e os motores eram os mesmo do Hacht.
O XR3i ganhava novas lanternas e mantinha o 1.816V mais potente, assim com o RS2000 mantinha o seu motor.
O Cabrio ganhava nova grade dianteira e os motores eram 1.4 e as duas opções de motor 1.8,além do 1.8 á diesel aspirado ou Turbo.
O Furgão também ganhava nova grade dianteira.
Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em janeiro de 1995 chegava o MKVI que ganhava nova grade dianteira, o 1.3 dava adeus, agora o motor CVH 1.4 era a opção de entrada e era mantido e ganhava a opção de injeção multiponto e com isso gerava 11.1KGFMa2750RPM e 75CVa5250RPM,estreava o Zetec-E 1.616V de mesma concepção do 1.8 que nós conheceríamos aqui, ele mantém o mesmo curso, mas o diâmetro cai para 76mm o que totalizavam 1597cm3,a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 13.7KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM, o 1.816V de concepção normal era mantido e o 1.816V do XR3i dava o seu adeus e o 2.nada 16V do RS2000 era mantido e estreava o 1.8 Turbo Diesel em configuração intermediária que gerava 13.8KGFMa2500RPM e 70CVa4500RPM e aliás o 1.816V mudava o nome Zeta para Zetec-E, aproveitando o sucesso do Zetec R V8 de 3.5 litros da Fórmula 1.
O Hacht de duas portas que nós conheceríamos aqui dois anos e 10 meses depois e os motores eram dois 1.4 um com 71CV e outro com 75CV, o 1.616V de 90CV e o 1.816V de 105CV,além dos 1.8 diesel de 60CV,1.8 Turbo Diesel de 90CV e uma versão de 70CV desse último motor, mais tarde o 1.616V vai a 95CV e o 1.816V vai a 115CV.
O Hacht de quatro portas que nós conheceríamos um ano e dez meses depois com os mesmos motores do modelo duas portas.
O sedã que nós conheceríamos um ano e dez meses depois e os mesmos motores do Hacht de duas portas.
A Estate /Turnier que nós conheceríamos um ano e dez meses depois e os mesmo motores do hacht
O RS2000 também mudava a dianteira e mantinha o motor 2.nada 16V.
O Cabrio que nunca tivemos aqui com motor 1.4 de 75CV,1.616V e 1.816V.
O Furgão Express com os mesmos motores do hacht de duas portas.Em outubro de 1995 na linha 1996 os motores Zetec E 1.816V passava por alterações para gerar 16.3KGFMa4500RPM e 115CVa5750RPM é o motor que estaria aqui um ano depois. Em outubro de 1996 na linha 1997 o esportivo RS2000 dava o seu adeus e em outubro de 1998 na linha 1999 com a chegada do Focus ele dá adeus na carroceria sedã e hachtback de duas portas e nos motores 1.4,1.816V e os 1.8 Turbo Diesel só sobram o 1.616V e o 1.8 á diesel e as carrocerias hachtback de quatro portas,Estate/Turnier,cabrio e Express seguiram no mercado e em maio de 2000 era vez do Hachtback,Estate e Cabrio darem o seu adeus e ele se transformou no carro mais vendido de todos os tempos na Inglaterra e só restava o Express até outubro de 2001 quando deu adeus e lembrando que a suspensão traseira do Express é eixo rígido com feixe de molas.
Na Argentina o Escort MKIV era feito por lá desde 1987 e três opções de motores: AP 1600 de 80CV,AP 1800 de 90CV e 1800S de 100CV exclusivo do XR3, mas em outubro de 1993 a Autolatina local lança o Escort de segunda geração importado do Brasil com os mesmos motores vendidos no Brasil com exceção do CHT 1.6 que lá é substituído pelo AP 1600.
O Escort 1.6 de 80CV,1.8 de 90CV e 1.8S de 100CV.
Mas os argentinos fabricaram o Orion que aqui nós conhecemos como Verona era o mesmo carro e só mudava o nome, a única diferença era a opção do motor AP 1600 com carburador que gerava 13KGFMa3000RPM e 85CVa5500RPM,o AP 1800 com injeção eletrônica monoponto que na argentina gerava 14.6KGFMa2700RPM e 95CVa5500RPM e o AP2000i dotado de injeção multiponto que gerava 17.7KGFMa3200RPM e 116CVa5600RPM e lembrando que o câmbio era sempre manual de cinco marchas e as versões de acabamento eram CLX,GL,GLX e Ghia.
O Orion era lançado no mercado argentino era o mesmo Verona no Brasil e os motores eram 1.6 de 85CV,1.8 de 95CV e 2.nada de 116CV.Em outubro de 1994 na linha 1995 chegava o Pointer que na argentina só era fabricado com o 1.8 citado no Verona e na versão GLi.
O Pointer passava a ser feito na Argentina com motor 1.8i.
Lembrando que os 2.nada GLi e GTi vinham do Brasil, mas em outubro de 1996 a Ford passava a fazer todo o Escort na argentina e o próprio Verona(lá Orion) com nova grade dianteira e por tabela a reboque Logus e Pointer e aí a história se integra com a brasileira.
O Orion chegava ao mercado com nova grade dianteira é o Verona 96 que conheceríamos aqui seis meses depois e os motores eram os mesmo.E logicamente a história vista no Brasil se repete aqui, o Orion passava a se chamar Escort Sedã na linha 1997 e seguiu em fabricação na Argentina até 2001(embora deixou de ser vendido em 1998 no mercado brasileiro).
Essa segunda geração levou o Escort a ser o terceiro maior sucesso da Ford brasileira com 1milhão e 100 mil unidades e só perde agora para Fiesta e Corcel, aliás o Escort durante muito tempo foi o segundo sucesso da Ford brasileira. Chegou no auge da Autolatina com os motores CHT e AP de origem Renault e Volkswagen respectivamente, mas depois recebeu o Zetec 1.816V e Zetec Rocam 1.6 de origem Ford, não teve o carisma e o sucesso da primeira, apesar de ser líder de vendas entre 1993 e 1994 em 1995 perdeu para o Tipo e em 1996 perdeu para o Kadett em 1997 a 1998 quando em 1999 perdeu a liderança para o recém-chegado Astra.
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