Plataforma SA/VA/WA: Os Primeiros Kei Car da Honda.

O N360 MARCOU O INÍCIO DOS KEI CAR NÃO ESPORTIVO  DA HONDA E O LIFE DEU ORIGEM A UMA FAMÍLIA.

A Honda tem vasta experiência em motos e até resolveu fazer modificações num motor de moto para colocar no S500 e o único kei car era o S 360 antecessor justamente do S500, como a Daihatsu, Suzuki, Subaru e Mazda e logo começa a ter planos para um kei car não esportivo.
   Em março de 1967 chegava ao mercado japonês o N 360, ele media 2.99 metros de comprimento, 1.29 metros de largura, 1.34 metros de altura e 2.00 metros de entre - eixos, dá para ver que é bem pequeno, lembrando que os kei-car da época eram 360cm3 e não 660cm3 como é hoje e por isso S500 e S600 não são Kei-Cars, o motor é transversal e a tração é dianteira, a Honda  se valendo mais uma vez da experiência das motos resolveu usar o motor da CB 450 da época refrigerado ár, reduzindo a cilindrada, o seu diâmetro é de 62.5mm e o curso é de 57.8mm o que totalizavam 354cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 e conta com carburador de corpo simples e com isso gerava 3KGFMa5500RPM e 31CVa8500RPM e o motor conta com bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e é refrigerado á ar. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira com molas helicoidais e na traseira De Dion com  feixe de molas e os freios são a tambor nas quatro rodas. Se você se assustou com pouco torque saiba que ele tem apenas 500KG e as versões de acabamento eram G e N e o câmbio é manual de quatro marchas.
O N360 chegava ao mercado com motor 0.4 refrigerado á ar de 31CV.
Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda e em março de 1968 chegava o câmbio semi-automático de 4 marchas, um câmbio com embreagem automática igual ao Palio Citymatic brasileiro dos anos 2000(mas a confiabilidade do câmbio do Honda eu não sei). Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda e em março de 1969 chegava a Fase II com uma pequena mudança na grade dianteira e junto com ela o câmbio automático de três marchas no lugar do semi-automático(de apenas embreagem automática). Em outubro de 1970 na linha 1970 nada muda e em março de 1970 o modelo automático passava a gerar 31CV, o LN que tinha janela ampliada e fazia o papel de uma perua, as dimensões eram as mesmas do modelo convencional, assim com o motor e câmbio, freios e direção que é do tipo pinhão e cremalheira.
O LN 360 com janelas maiores chegava ao mercado e o mesmo motor do N 360.
Em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda e em março de 1971...
A CHEGADA DO LIFE se dá em março de 1971, ele chega com três opções de carroceria: Hacht de duas ou quatro portas e a perua de duas portas, mas todos eles medem 2.99 metros de comprimento, manteve a largura do N 360 e a altura de 1.24 metros e o entre - eixos cresceu para 2.08 metros, duas opções de câmbio: manual de quatro marchas ou automático de cinco marchas,  já nos motores estreava o EH que é uma versão modificada para  refrigeração á água do motor da CB500 era o dois cilindros em linha com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro era de 67mm e o curso era de 50.6mm o que totalizavam 356cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 e com isso gerava 2.9KGFMa6000RPM e 30CVa8000RPM. Suspensão, freios e a direção foram herdados do N360.
O Life chegava o mercado japonês com motor dois cilindros  0.4 refrigerado á água de 30CV.

Ele tinha opção de quatro portas.

A Perua era tecnicamente um Hacht com janelas maiores.
Em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda nos modelos,  em março de 1972 três novidades, a primeira era versão Touring para o Life, que trouxe a opção do câmbio manual de cinco marchas e junto com ele dois carburadores no motor EH 0.4 e taxa de compressão de 9;1 e com isso passou a gerar 3.2KGFMa7000RPM e 36CVa9000RPM graças ao comando de válvulas mais bravo. Além dessa versão chegava o Life Stepvan que tinha as mesmas dimensões do Life com exceção da altura que ia para 1.62 metros, só na suspensão traseira trocava o esquema De Dion para o eixo rígido e mantinha o feixe de molas e o motor é o mesmo de 30CV do modelo comum do "Life".
O Life StepVan chegava ao mercado com motor  dois cilindros 0.4 de 30CV do modelo comum.
O Touring trouxe câmbio manual de cinco marchas e o motor dois cilindros 0.4 foi a 36CV.
Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, em agosto de 1973 é vez do N360 dar o seu adeus e chegava a Life Pick-up com as mesmas dimensões da Van, o mesmo motor do Life básico e a mesma suspensão traseira do StepVan.
O Life Pick-up chegava ao mercado com o mesmo dois cilindros 0.4 de 30CV.
A capacidade de carga era de 200KG e era linha 1974, mas em outubro de 1974 na linha 1975 eles dão o seu adeus e com isso adeus dessa base na Honda.
A HONDA DECIDIU VENDER O N360 NA EUROPA E NA AUSTRÁLIA,  mas com o motor 360cm3? ficava difícil e a Honda decidiu trocar o motor para exportar, sai o 360cm3 refrigerado á ar entra o EH 600 refrigerado á água também de dois cilindros em linha, o seu diâmetro foi 74mm e o curso foi de 64.9mm o que totalizavam 599cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1, carburador de corpo simples  e com isso gerava 5.2KGFMa5000RPM e 42CVa6000RPM, suspensão e freios foram alterados para maior potência mas seguia o mesmo esquema do modelo vendido no mercado doméstico e para acomodar o motor maior ele teve um aumento de 20cm no comprimento passando a 3.10 metros e 3cm na largura passando a 1.32 metros, altura e entre - eixos eram mantidos.
Em março de 1968 o N360 vira N600 e o motor 0.6 gerava 42CV e mais tarde cai a 38CV
Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda, em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda e em julho de 1970 na linha 1971 o motor 0.6 agora gerava 4.4KGFMa3000RPM e 38CVa6000RPM. Em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda, em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, em outubro de 1973 ele dá adeus a mercado externos e dá lugar ao Civic um carro mais adequado a esses mercados.

Ele foi importante para a Honda japonesa se aproveitando da experiencia de motos e lançou o N360 com motor reduzido da CB450 da época, mais tarde, era vez da família Life com motor refrigerado á água desse motor, o curioso que a Step Van está no GT6 e a picape é mais um utilitário Kei-Car comum e para mercado externos ele quase dobrou a cilindrada para ter um pouco de dignidade, mas como na vida tudo tem o seu adeus, com o Life não foi diferente, voltaria mais de 20 anos depois em outra base e outro desenho totalmente diferente.






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