NA RETA DE LEMANS PARTE 3: EUROPEUS(ALEMÃES E UM BÔNUS INGLÊS) E JAPONESES

NESSA RODADA TEMOS A TROPA DE ELITE ALEMÃ, NO LADO JAPONÊS DUAS LENDAS DO WRC, UM V8 E UM HATCH COMPACTO E UM INGLÊS BÔNUS.

Chegamos a  terceira  rodada onde vemos a velocidade máxima na reta de Le Mans, destes no lado alemão apenas o Mercedes-Benz A 45 AMG teve vídeo, o resto ainda não teve, no lado japonês justamente as duas lendas do WRC já tiveram vídeo, o V8 japonês terá vídeo publicado no domingo e temos um Hatch, mas com 125CV fica difícil de chamar ele de Hot Hatch onde tem modelos dessa categoria com 200CV, mas ainda assim essa versão é a única a ter motor 1.6 16V. E como é praticamente um carro de corrida que não pode ir nas ruas, apenas para track day, você pode alegar o KTM X-Bow, mas esse você pode ir na rua com ele, mas pegará chuva, já o modelo inglês dessa rodada é proibido de andar fora dos autodrómos e por isso não teremos vídeo e nem volta rápida dele a curto prazo, ao contrário dos outros modelos que terão vídeo e volta rápida. mas chega de conversa é hora de colocar eles em ação.

                                          MERCEDES-BENZ A 45 AMG 2.NADA 16V TURBO 

MOTOR: M133 2.NADA 16V TURBO E INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA:360CV a 6000RPM
TORQUE:45.8KGFM a 2500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 262KM/H(sexta marcha)

O quatro cilindros mais potente do mundo já teve vídeo e volta rápida por aqui, aliás vale lembrar que ele foi muito bem. O motor é dianteiro e tração é integral. O câmbio é manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O motor é o 2.nada 16V Turbo da família M133 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 45.8KGFM a 2500RPM e 360CV a 6000RPM entre os alemães é o segundo maior torque e potência. Andando com ele em Le Mans, nas curvas até que ele agradava, chegando na reta colocamos os 360CV para trabalhar e na pista ele chegou a 262KM/H e em sexta marcha, a sétima é para consumo, entre os quatro cilindros turbo temos o segunda melhor velocidade máxima e entre os alemães foi o terceiro e no geral ficou na quarta colocação, nos alemães ficou bem longe do último e depois você verá o quinto colocado.

                                                             BMW i3 
                              

MOTOR: ELÉTRICO
POTÊNCIA: 170CV a 0-5000RPM
TORQUE:25.4KGFM a 0-1000RPM
CÂMBIO: CVT
VELOCIDADE MÁXIMA: 154KM/H

Ainda não tivemos vídeo e volta rápida dele, mas ele não promete muita coisa, afinal é um carro elétrico. Apesar de ter motor central e tração traseira. O câmbio é o CVT. O próprio motor elétrico até tem 25.4KGFM e 170CV o que é números razoáveis, não fez milagres: ele chegou a 154KM/H, foi o menos veloz da rodada, afinal aerodinâmica também não ajuda, até chegar na reta, ele é um carro bem tranquilo de lidar com ele. Sim, ele faz parte da tropa de elite, mas é o soldado mais fraco dessa rodada, lógico que ele é amigo do meio ambiente e tem suas vantagens, mas aqui fica difícil. 

                                                    AUD TTS 2.NADA 16V TSI

MOTOR: EA 888 2.NADA 16V TSI
POTÊNCIA: 310CV a 6300RPM
TORQUE:38.8KGFM a 2000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 266KM/H

Ele ainda não teve volta rápida em Interlagos, mas é um carro que promete ir muito bem nela, aqui ele foi bem, já era esperado que fosse, mas foi até melhor que era esperado dele. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, como o Mercedes dessa rodada o motor é dianteiro e a tração é integral. O motor é o EA 888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta é o mesmo motor do Golf GTi, mas com calibração mais forte para gerar 38.8KGFM a 2000RPM e 310CV a 6300RPM. Ele é um carro bem agradável de dirigir nas curvas até a chegada da reta de Le Mans. Chegando na reta de Le Mans o bicho praticamente "engoliu" todas as marchas e mais a sua excelente aerodinâmica o levaram a 266KM/H é o mais veloz dos quatro cilindros turbo, inclusive batendo o A45 AMG que tem 50CV a mais. Foi a segunda melhor marca entre os alemães e a terceira colocação geral.

                                                        PORSCHE 911 GT3 RS 4 LITROS 24V

MOTOR: SEIS CILINDROS BOXER 4 LITROS 24V DE INJEÇÃO DIRETA  
POTÊNCIA: 498CV a 8100RPM
TORQUE:47KGFM a 6000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 306KM/H 

Esse é outro que também ainda  não teve vídeo e volta rápida em Interlagos, mas o Porsche 911 é uma lenda. O motor e tração são traseiros. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, aliás a Porsche é a maior campeã de Le Mans e atual campeã dessa competição. O motor seis cilindros Boxer tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta refrigerado á água com isso gera ótimos 47KGFM a 6000RPM e 498CV a 8100RPM. é a maior potência e o segundo maior torque da rodada. Até a chegada da reta de Le Mans, ele tem muitas curvas,  você tem que "controlar bem a rabeada". depois chegando na reta de Le Mans, ele colocou seus quase 500CV e sua excelente aerodinâmica para o seu serviço: ele chegou a ótimos 306KM/H foi o mais veloz da rodada e o segundo mais veloz de todas as rodadas só perdeu para o Mclaren MP4-12C e venceu por 1KM/H o Corvette. Eu vou repetir aqui: esse promete ir muito bem em Interlagos. 

                                                  SUBARU WRX STi 2.NADA 16V TURBO

MOTOR: BOXER 2.NADA 16V TURBO DA FAMÍLIA EJ
POTÊNCIA:  307CV a 6500RPM
TORQUE: 43.3KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 251KM/H

O sedã japonês já teve vídeo e volta rápida por aqui e o modelo foi muito bem, aliás ele inaugurou a volta rápida na terra também. Ele tem motor dianteiro e tração integral como TTS e A 45 AMG. O motor Boxer da família EJ da Subaru tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 43.3KGFM a 4500RPM e 307CV a 6500RPM. O câmbio é manual de seis marchas. Aliás o Boxer da Subaru tem aquele som bem interessante(lógico que o Boxer seis cilindros da Porsche soa mais bonito, preciso dizer?).  Nas curvas que antecederam a reta de Le Mans, ele até deu uma leve "rabeada", chegando na reta tivemos o efeito colateral de um carro que nasceu para os Rally: ele chegou a 251KM/H entre os japoneses foi o segundo mais veloz, no geral ficou na quinta colocação. Não é ruim, longe disso, mas ficou 11KM/H atrás do Mercedes-Benz A 45 AMG.

                  MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X  FINAL EDITION 2.NADA 16V TURBO 

MOTOR: 2.NADA 16V TURBO DA FAMÍLIA GEMA
POTÊNCIA:  314CV a 6400RPM
TORQUE:43.6KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 249KM/H

Outro sedã japonês que teve vídeo e volta rápida, ele foi muito bem no asfalto e na terra ele é o atual recordista da terra. Ele tem motor dianteiro e tração integral como WRX, A 45 AMG e TTS. O câmbio é manual de cinco marchas, lembrando que essa é a versão de despedida do Lancer Evolution em alguns lugares do mundo e próprio Evo X tem o manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas. O motor pertence a família GEMA(que foi desenvolvimento conjunto entre Mitsubishi, Hyundai e Chrysler) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 43.6KGFM a 3500RPM e 314CV a 6400RPM. Na pista em Le Mans, nas curvas até chegar o "retão" até que foi divertido, chegando na reta, ele mostra ser com o WRX: um carro que nasceu para os Rally, o efeito colateral disso é a velocidade máxima de 251KM/H que é a terceira melhor entre os japoneses(longe do quarto) e na geral ficou na sexta colocação.

                                                     LEXUS RC-F V8 5 LITROS 32V

MOTOR: V8 DA FAMÍLIA UR DA TOYOTA
POTÊNCIA: 476CV a 7000RPM
TORQUE: 54KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE OITO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA:  287KM/H(sexta marcha)

O Lexus RC-F terá vídeo publicado no domingo e já adianto: ele foi muito bem. Aqui nessa rodada ele só confirmou, isso. O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é o automático de oito marchas, o motor V8 pertence a família UR da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta. O motor funciona por ciclo atinkson com isso ele gera 54KGFM a 5000RPM e 476CV a 7000RPM é o maior torque e a segunda maior potência da rodada. Lógico ele não tem uma aerodinâmica afiada com o Porsche 911. Até chegar no retão de Le Mans, tem que ter cuidado para não  rabear, mas controlando ele, agrada em cheio.  Chegando no "retão"  ele chegou a 287KM/H em sexta marcha, entre os japoneses dessa rodada é o mais veloz e o segundo mais veloz na geral, só perdendo para o 911, a sétima e oitava marcha só servem para consumo, aliás algo bem parecido com o que aconteceu com o Jaguar que também tem oito marchas.

                                                       SUZUKI SWIFT SPORT 1.6 16V 

MOTOR: 1.6 16V DA FAMÍLIA M DA SUZUKI
POTÊNCIA: 125CV a 7000RPM
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 199KM/H 

Ele ainda não teve vídeo e volta rápida. Ele tem motor e tração dianteiros. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor 1.6 16V pertence a família M da Suzuki com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 15.1KGFM a 4000RPM e 125CV a 7000RPM é um motor girador. Mas ainda assim é o que tem menor torque e menor potência dessa rodada. Na pista até chegar ao retão de Le Mans, ele foi muito bem equilibrado nas curvas, aliás ele tem o mérito de ser muito bom de chão, mas no retão veio seu limite: ele chegou a 199KM/H, deu quase 200KM/H, é o segundo menos veloz só perdendo para o BMW i3 e o menos veloz entre os japoneses.


                                                   CARRO BÔNUS
                                    ASTON MARTIN VULCAN V12 7 LITROS

MOTOR: ASTON-MARTIN V12 7 LITROS
POTÊNCIA: 832CV a 7500RPM
TORQUE:81.6KGFM a 6500RPM
PESO: 1360KG
CÂMBIO: SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 326KM/H

Já adianto que o Vulcan por enquanto não está em planos de vídeo e volta rápida, afinal é um carro apenas para Track-day(e por força da lei diga-se), talvez teremos algum desse tipo, mas vai demorar um pouco, eis que um leitor da GTEC pediu para aferir a velocidade máxima e fui aferir. O motor é o Aston Martin V12 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis gera 81.6KGFM a 6500RPM e 832CV a 7500RPM são números ótimos.  Até chegar ao "retão" de Le Mans, era um carro "indomável", mas mesmo assim tive cuidado e chegando no "retão" na metade dela ele chegou a 326KM/H, tecnicamente é o mais veloz da rodada e o segundo mais veloz da geral, mas como é um carro que serve apenas para track-day(lembre-se o KTM X-Bow dá para ir na rua, mas você pode pegar chuva com ele....) então ele acabou não ganhando a coroa, mas mesmo assim uma ótima marca.


    

Comentários