O ÚLTIMO V10 NORTE-AMERICANO

A ÚLTIMA GERAÇÃO DO VIPER É O ÚLTIMO V10 NORTE-AMERICANO 

A rigor os norte-americanos só tiveram um V10 que é o Dodge Viper, mas a primeira e a segunda 

geração foram justamente os primeiro V10 norte-americanos, afinal o Ford GT, o Corvette ou até mesmo o Mustang Shelby sempre tiveram o V8, mas com o fim do modelo 2009 já como modelo 2010 já começou a especulação do retorno dele, muitos deles diziam que visualmente ia parecer uma Ferrari e inclusive teria até motor V12 Ferrari, o que para o seus fãs seria um sacrilégio, mas o motor V12 não aconteceu e a dianteira sim, parece uma Ferrari.

A CHEGADA AO MERCADO SE DÁ em março de 2012 como modelo 2013, ele agora mede 4.46 metros de comprimento, 1.91 metros de largura, 1.25 metros de altura e 2.51 metros de entre - eixos. Ele ainda era vendido como SRT Viper, ele veio em duas versões: Básica e GTS, ambas podiam vir com o pacote de pista chamado de Track. Ele trazia os ESP e Controle de tração que estavam ausentes na geração anterior e desde 2012 obrigatório por lei nos EUA. O câmbio é manual de seis marchas. Já o motor em vez de um V12 Ferrari, era sim o "velho" V10 da família LA só que agora com 8.4 litros, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 103mm e o curso era de 100.6mm o que totalizavam 8382cm3, a sua taxa de compressão era de 10,2:1 e com isso gerava 83KGFM a 4950RPM e 649CV a 6150RPM só que o comando de válvulas apesar de ser no bloco é variável. A sua suspensão é independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Os freios eram discos ventilados nas quatro rodas e a direção tipo pinhão e cremalheira.

O Viper estreava no mercado com dianteira parecida com a Ferrari e o motor V10 8.4 de 649CV e mais tarde foi a 654CV


 Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 com fim da SRT como marca, ele passava a ser vendido como Dodge, já o motor V10 8.4 recebeu alterações para gerar 83KGFM a 5000RPM e 654CV a 6200RPM. Em outubro de 2015 na linha 2016 entre as versões básica e GTS ele ganha a versão GT e GTC. Em julho de 2016 como espécie de despedida chega a versão ACR com aerofólio, spoilers, suspensão mais reforçada, só que o mesmo motor V10 de 8.4 litros e seus 654CV e essa era novidade da linha 2017

O Viper ACR chegava ao mercado e mantinha o motor V10 8.4 de 654CV.


O Fim estava próximo e esteve o lançamento do Dodge Challenger Hellcat  com seus 717CV. em outubro de 2017 ele dá o seu adeus e pelo visto em definitivo.

   A terceira geração do Viper foi o último norte-americano com motor V10 entre os carros de passeio e o próprio Viper foi o único carro de passeio norte-americano com motor V10, mas infelizmente num mundo onde está falando em motores elétricos, turbo e injeção direta, o Viper acabou dando o seu adeus, mas de fato é uma lenda, sem dúvidas nenhuma.



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