AVALIAÇÃO: MINI COOPER S: CANHÃO INGLÊS

ESPORTIVO DE ACESSO DA MINI AGRADA COM ÓTIMO DESEMPENHO.

 Você já sabe que fiz avaliação do Countryman ano passado, o utilitário esportivo agradou com espaço interno muito bom e desempenho muito bom para um três cilindros turbo. Então sabendo que o Mini reestilizado chegaria ao Brasil, aproveitei e fui atrás, lógico que o endereço da Top Car Mini mudou, então logo fui em outra direção e a onde a Mini está hoje é uma área repleta de concessionárias e aí entrei na revenda.

   Antes um esclarecimento: normalmente você vê dimensões comparativas com os concorrentes, mas nessa não vai var, afinal se trata da versão Cooper S do Mini, a rival em potência com o Golf GTi e Civic Si é a John Cooper Works e o Audi A1 1.8 TFSI só é vendido no Brasil com quatro portas e está em "fim de feira" já que o novo modelo foi apresentado na Alemanha, então o Mini acaba sem concorrentes nessa e fora que a Mercedes-Benz não tem algo abaixo do Classe A.

  Outro esclarecimento: guardada as devidas proporções dos carros(não estou comparando ok?), as versões S do Mini são equivalentes ao M140/240i paraa BMW e o JCW ao M2, então logo ele é esportivo de entrada da Mini, lógico quando se trata da "entrada" da Mini a conversa é outra.

 Voltando ao carro fui ver na Top Car Mini, entrei na revenda, falei com a secretária e ela me encaminhou a vendedora, falei que queria conhecer o Mini reestilizado, aliás vale lembrar que ela me atendeu muito bem, e ela me mostrou as mudanças, algumas já sabia, outras eu queria ver ao vivo e detalhado, na dianteira ela me mostrou o novo símbolo da Mini que refleta o símbolo clássico mas de forma moderna, os novos faróis com nova disposição interna com a nova seta de direção em cor cristal, a nova lanterna(que você vai ver e já me explico detalhes) e falei que remetia a bandeira britânica. E aí ela me mostrou o interior que tinha previsão de tempo na central multimídia e o Consierge, mas eu falei que tinha um blog, falei o meu blog, ela falou que já tinha visto uma matéria minha e era justamente a do Countryman do ano passado! pedi se podia fazer o test-drive ela aceitou, fiz os trâmites burocráticos(que é de lei) e fomos. 


POR FORA: O Mini é feito na plataforma UKL a mesma que serve atual família Mini, aos BMW Série 2 Active Tourer, X1, X2 e o Série 1 Sedã chinês. De longe você não vai notar a mudança e isso é bom: afinal o Mini não fica descaracterizado, afinal muitos facelifts acabam infeliz por causa disso, já esse foi tão discreto que se tornou feliz e muito. Fora que um Mini tem ser reconhecido como Mini, sejá os clássicos os R50 antigos e atuais UKL. Na dianteira o novo símbolo que faz referência ao primeiro símbolo da Mini, mas de forma tridimensional e os novos faróis com layout interno diferente com nova posição da seta e da luz diurna, na traseira as novas lanternas que remetem a bandeira britânica, de fato conseguiu ficar ainda mais bonito que o que é e de quebra ainda mais "inglês", já que o Mini, apesar de ter a seu dispor toda tecnologia da alemã BMW é um ícone inglês. Lembrando que o farol é Full led.

O novo símbolo reflete o símbolo do Mini Clássico.

O antigo para você comparar.

A referência a bandeira britânica.

Aqui ela ligada muito bonitas.

Aqui a lanterna antiga.

Faróis agora tem novo layout interno e seta direção na cor cristal.

 Ele mede 3.85 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.41 metros de altura e 2.49 metros de entre - eixos, se você analisar o crescimento dos Hacthes compactos passando os 4 metros e tendo medidas de carros médios dos anos 1990, o Mini continua fiel a proposta de ser um Hatch Compacto.

O Visual do Mini se mantém bonito na dianteira e

Na traseira também...

se mostra um carro bem interessante.

Maçanetas cromadas dão requinte.

Rodas de liga-leve aro 17 de série(aro 18 são opcionais).

Logotipo "S" estampado na grade dianteira.

Cooper S foi a versão avaliada.

POR DENTRO:  As mudanças foram menores ainda se concentraram na central multimídia com novas funções, mas ainda assim o bom acabamento e o painel de instrumentos bem legível se mantiveram. Ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, lateral, cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia Mini Connected Drive, Ar Condicionado digital automático de duas-zonas, Alarme, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, mas ainda não acabou depois coloco outros mais. 

Painel com instrumentação bem legível.

Volante de boa pegada.

Central multimídia Mini Connected 8 polegas.

  Para duas pessoas o espaço é bom, não é difícil achar a posição, só que no meu caso tive que ajustar para não ficar muito longe e nem bater na coluna de direção, mas isso eu conto mais abaixo. Na traseira com os bancos em minha posição sobrou uma fresta, mas com banco recuado apertou que resolvi nem entrar, afinal é um duas portas e o acesso é difícil. Lógico para descer o banco dianteiro de início você se confunde, mas depois que você sabe onde é capa sendo fácil.

Com o banco na minha posição sobra espaço.

Com o banco recuado decidi não entrar, mas deu para ver que aperta.

  Voltando na central multimídia ela traz serviço de Sistema de GSP Mini com RTTI que informa o trânsito em tempo real, aliás foi dica da vendedora, Apple Car Play, Serviço de consierge Mini caso precise saber a agência bancária mais próxima, Ligação de emergência inteligente, Tele services e previsão do tempo. Inclusive no GPS avisa onde está trafego pesado(em vermelho) e trafego livre ou leve(verde).

                                             
Navegação GPS em vermelho trânsito lento, em verde trânsito tranquilo. 

Previsão do tempo para o dia todo.

 A Lista de equipamentos vai mais além: Bancos dianteiros esportivos com ajuste de altura, Amortecedores eletrônicos com ajuste, Computador de bordo, Check Control com função de freio, Descanso de braço dianteiro, Faróis de Neblina e led, Lanterna de Neblina, Faróis Full Led,  Mini Driving Modes(com dois modos de condução Green e Sport), Iluminação de maçanetas, Luzes de ambiência, Projeção do Símbolo da Mini na porta do motorista no solo, Bluetooh, Retrovisor externo eletrocrômico, Retrovisor interno eletrocrômico, Sensor de estacionamento com câmera de ré, Sensor de Chuva, Sistema de som Hi-fi Harman/Kardon, superfície do interior iluminada em Black Piano, Tapetes em veludo, Teto Solar panorâmico , volante em couro e Rodas liga-leve aro 18 Rail Spoke. Realmente uma lista gigantesca de itens de série.

Botão Start/Stop  e a direita dele estão os botões de desligar o ESP e os botões de modo de condução.

 O seu porta-malas é pequeno leva: 211 litros, realmente é um Hatch e não tem como fazer milagres, mas esportivo espaço interno e porta-malas a importância é nenhuma. Ao menos tem uma divisão embaixo que ajuda aumentar um pouco o porta-malas. Já os opcionais são as faixas decorativas no capô sendo brancas ou pretas, Rodas aro 17 Roullete Spoke ou Rodas aro 17 Propeller Spoke ou Rodas aro 18 Vanity Spoke, vale lembrar que todas as rodas opcionais ou de série vem com pneus Run-Flat. O Estofamento de série que é o modelo avaliado era Punch Preto Carbono e opcional ele tem a escolha do Chester Malt Brown, Cinza Satélite e Preto Carbono e todos eles são em couro. No caso o modelo equipado estava com as faixas no capô(no caso aqui preta) e a cor Cinza Esmerald no caso o carro avaliado custa R$161.990.

O porta-malas é de 211 litros, com a divisória aberta na foto aumenta um pouco.

MECANICAMENTE: O câmbio automático de seis marchas deu lugar ao manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas chamado de DKG tanto pela Mini como pela BMW que é empresa dona da Mini. O motor é o 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou 2.0 como você quiser entender) Twin Power Turbo da família B48 que é basicamente o três cilindros B38 com um cilindro a mais e esses dois são modulares com o seis cilindros B58 usado nos BMW 40i atualmente, voltando ao quatro cilindros: tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por  corrente metálica, coletores variáveis, turbo de duplo fluxo, intercooler e injeção direta com isso gera 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4600RPM e 192CV a 5000RPM e vai até 6000RPM. É o mesmo motor usado na BMW X1 20i, BMW X2 e 220i Active Tourer(Minivan Série 2), lembrando que esse motor tem calibrações mais fortes, inclusive na Mini que depois vou citar, mas com calibração igual ao Cooper S são esses três modelos. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira com molas helicoidais e amortecedores com ajuste eletrônico(pelo modo de condução) e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O mais curioso é que fez um ano do test-drive do Mini Countryman e não lembrava que
para abrir o capô tem apertar duas vezes na abertura interna, já que não tem trava no capô, assim fica muito mais fácil e de quebra tem o amortecedor de capô que segura o capô e não precisa procurar a vareta para segurar o capô.

O motor 2.nada 16V Turbo gera ótimos 192CV.

Amortecedores seguram o capô nos dois...

Lados e isso mostra qualidade de construção.

NA MÃO DA VENDEDORA: "Antes vou dirigir para mostrar os comandos e o trajeto", ok ela me mostrou o trajeto que depois citou, me mostrou o botão com  os dois modos: Green e Sport, lógico quando ela ligou o Sport o ronco ficou diferente em marcha lenta e lógico pisando mais mostrou ser um ronco bonito e empolgante, depois ela me mostrou a central multimídia como é, o sistema de som Harman/Kardon e lógico, o lance da abertura do capô só me lembrei depois de ler a matéria do Countryman de novo em casa, mas os comando de star/stop no meio do painel me lembrei na hora quando eu vi. enfim ela mostro o trajeto e passou para mim quando chegou no posto.

ANDANDO COM ELE: No posto peguei o carro, o posto fica na avenida Presidente Gaspar Eurico Dutra e aí vou me ajustar na posição de dirigir, confesso que outros carros não usei a regulagem da coluna de direção, mas aqui precisou, afinal na minha posição original a perna bate na coluna e recuado ficava muito distante e aí fora de sentir o carro e aí mexi na coluna de direção puxei um pouco mais para cima e tudo certo. É um carro que você se adapta tranquilamente. E entrando na avenida logo cheguei na semáforo e á frente tinha um Ford Fusion, aproveitei que estava parado e coloquei no modo Sport e aí ronco ficou todo diferente, bonito e impondo respeito, antes mesmo tinha perguntado se modo Sport desliga o ESP mas aí vi que tinha um botão separado para desligar o ESP, então andei no modo Sport com o ESP ligado, lógico que se você andar num Mercedes(só estou citando, não estou comparando) vai achar o Mini duro, esse é mais por causa do pneu run-flat e no modo Sport fica mais dura, mas em um carro esportivo é válido, mas nada que seja intolerável com o Mini antigo era, ele é um carro bem na sua mão. Depois do Semáforo aberto coloquei no lado esquerdo da pista e fui tranquilo e dei um "meio  kickdown" e o carro já começou a responder muito bem e o ronco vindo do escapamento era basicamente música, mas lógico dei uma aliviada, por que uma Peugeot Hoggar estava saindo da posição de estacionamento, aí disse "vai" dei uma leve pisada e entrei no trevo da BMW e aí esperei um pouco e aí "pode ir" dei um Kickdown para entrar na frente e o carro mesmo assim se mostrou na mão com um Kart, afinal o entre - eixos curto ajuda nesse aspecto, o carro sempre se demonstrou na mão, entro no viaduto rumo a Fulvio Aducci para pegar a Beira Mar continental, atrás de um carreta Scania, fico em posição tranquila, o legal desse carro é que em marcha lenta ou em alta rotação é aquele ronco bonito, mas em ritmo normal é como se fosse um carro comum, é bem interessante, se é do escapamento ou do próprio motor, eu não sei. Entrei na Beira Mar Continental e aí tem o semáforo e aí depois de aberto, pisei no fundo e o canhão inglês disparou: empilhou marcha uma cima da outra, em raio curto de queda de giro, graças ao câmbio de dupla embreagem e o ronco musical veio do escapamento, confesso que fiquei com vontade de ir mais além, abri um sorriso de orelha a orelha, graças ao desempenho que mostrou, melhor que isso só um JCW ou colocar esse mesmo Mini Cooper S num autódromo seja Curitiba ou Interlagos por exemplo. Não de surpreender que a BMW substituiu os antigos seis cilindros aspirados por esse quatro cilindros turbo em calibrações mais forte. Depois aliviei e fui normal, só que mesmo assim me empolguei com o carro e quase fui reto" a entrada é aqui..." e deu  tempo de entrar e o Mini acabou entrando muito bem, já estava de devagar, mas tinha passado um pouco do raio da curva, mas deu para entrar tranquilamente em sustos, depois vou na transversal que dá acesso a Eurico Gaspar Dutra vou devagar e aí um Versa resolve estacionar quase no meio da rua e aí a direção elétrica ajuda para isso, entro na Avenida Eurico Gaspar Dutra onde fica a concessionária e vou devagar e aí o sinal fica amarelo e aí freio, o Mini freia tão bem que impressiona, cheguei até dizer que tinha disco  ventilado(ok, são ser humano e erro), mas enfim mesmo sendo disco sólido na traseira ele freou muito bem, depois do sinal eu coloco na frente da concessionária onde bati as fotos que você viu aqui nessa matéria.

Escapamento central duplo: o responsável pelo belo ronco.

PREÇO E SITUAÇÃO CONTRA OS RIVAIS: O seu preço é de R$159.990, ele não tem rivais diretos já que o A1 só está em quatro portas e de quebra está em estoque, já que o novo A1 foi mostrado na Europa. A Faixa de preço é sim de Golf GTi e Civic Si, mas a potência desses dois é próxima do John Cooper Works. Você compraria se tivesse R$160.000? a resposta é sim! pesam a favor o excelente desempenho, um verdadeira canhão inglês sem dúvidas nenhuma, acabamento e recursos tecnológicos e de construção, além é claro do ronco muito bonito, o que pesa contra é algo que não importância para esportivos: espaço traseiro com banco recuado, acesso difícil por ser duas portas e o porta-malas pequeno, mas isso não tem importância nenhuma para um esportivo e no caso os dois últimos um deles é sanado no modelo quatro portas e o último aliviado no quatro portas. Sobre a suspensão: para um esportivo é muito bem ajustada, especialmente no modo Sport, mas caso você queria um pouco de maciez vá no modo Eco. 

   Ele está disponível nas cores: Cinza Moonwalk que é básica, já as pinturas clássicas são Azul Starlight, Branco Pepper, Preto Midnight, Verde British Racing, Vermelho Chili e Cinza Esmerald( a cor do modelo avaliado). E tem as pinturas modernas Azul Eletric, Cinza Melting,Cinza Thunder, Laranja Solaris e Prata Claro essas custam R$1.400, já a Azul Lapisluxury custa R$2.000. Já as pinturas de teto podem ser Preto ou Branco ou dar cor da carroceria. Nesse caso o Teto é preto. Além dessa versão ele tem outras versões mais baratas e duas mais caras que essa.

R$119.990 para o Cooper 2 portas 1.5 12V Turbo que tem o motor três cilindros 1.5 12V Turbo que gera 22.4KGFM a 1250RPM e vai até 4300RPM e 136CV a 4400RPM e vai até 6000RPM.

R$129.990 para o Cooper Top 1.5 12V Turbo que tem o mesmo motor da versão de entrada.

R$135.990 para o Cooper 1.5 12V Turbo 4 portas o mesmo motor do Cooper 2 portas e Cooper Top, mas com quatro portas, entre - eixos alongado e maior porta-malas.

E agora as mais caras:

R$165.990 para o Cooper S 2.nada 16V Turbo quatro portas: O mesmo motor do carro dessa avaliação, mas com a vantagem do maior espaço interno e porta-malas.

R$179.990 para o John Cooper Works 2.nada 16V Turbo esse apenas com duas portas, já o motor é o B48 do modelo dessa avaliação, mas calibrado para gerar 32.6KGFM a 1350RPM e vai até 4800RPM e 231CV a 5200RPM. O câmbio também muda: em vez do dupla embreagem, vem o automático de oito marchas.

FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta á gasolina.
CILINDRADA: 1998cm3 
DIÂMETRO X CURSO: 82mm x 94,6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11,1:1
POTÊNCIA: 192CV a 5000RPM-6000RPM
TORQUE: 28.5KGFM a 1350RPM-4600RPM
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas(chamado DKG pela BMW) e tração dianteira.
CARROCERIA: Hatchback, duas portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.85 metros, largura 1.73 metros, altura 1.41 metros e entre - eixos 2.49 metros.
PESO: 1175KG
PESO/POTÊNCIA: 6.1KG/CV
PESO/TORQUE: 41.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 211 litros e tanque de combustível 44 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores de ajuste eletrônico.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,205/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal/ lateral/ cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia Mini Connected, Direção elétrica, Ajuste do modo de direção, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sensor de estacionamento dianteiro, faixas no capô, Rodas aro 17 de outro desenho ou Rodas aro 18.
PREÇO: R$159.990.

AGRADECIMENTOS A TOP CAR MINI PELO CARRO CEDIDO E A CONFIANÇA NO PRODUTO, A VENDEDORA PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E ME EXPLICANDO DETALHES E A FICHA TÉCNICA MANDA PELO E-MAIL.













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