UMA VIAGEM NO TEMPO PARA VER COMO ERAM OS DEZ CARROS MAIS VENDIDOS DO MERCADO!
Era o ano de 1985, a Ditadura Militar já havia começado a ruir, terminou em 1985, José Sarney assume a presidência com a morte de Tancredo Neves no dia 15 de março, eu mesmo nasci em maio, então tratei de ver como eram os carros mais vendidos, fui achar na Internet e achei no blog conexão automotiva, mas os dados são referentes de Janeiro a Outubro. No mundo automotivo só havia quatro grandes: Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen, nesse ano a GM lançou o Monza 1.8 S/R, a Ford o Escort XR3 Conversível, a Volkswagen lançou a Quantum que era perua derivada do Santana e a Fiat o Prêmio. Além das quatro grandes tivemos os fora de série com Miura, a Puma infelizmente estava falida até ser comprada por um novo dono em 1988 e havia a Gurgel.
Como os dados são de outubro já vou esclarecendo que no caos dos Volkswagen a melhora do EA 827 que a marca chamou de AP não vai entrar aqui, por que infelizmente não temos os dados de Novembro e de Dezembro que incluiria esses modelos, mas vamos aos 10 carros mais vendidos do país naquele ano.
1CHEVROLET MONZA 62.544
Hoje o carro mais vendido do mercado nacional é um Chevrolet: O Onix, mas esse carro de entrada da marca, já o Monza não, o posto era ocupado pelo Chevette e acima ainda havia o Opala. O líder dos sedãs médios de hoje é o Toyota Corolla. O Monza em 1985 ele estava disponível na carroceria duas e quatro portas, nas versões de "Básica", L ou SL/E e nos motores Família II com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, sendo o 1.6 á gasolina gerava 72CV, o 1.6 á álcool 73CV, o 1.8 á gasolina 86CV e o 1.8 á álcool 96CV, lembrando que só conta o sedã, O Hatch nunca teve boas vendas, mesmo com a interessante S/R 1.8 S de 96CV no 1.8 á gasolina e 106CV no 1.8 á álcool.
2VOLKSWAGEN GOL 53.470
O Volkswagen Gol que havia "patinado" no início da carreira com o 1300 refrigerado á ar herdado do Fusca, caminhava para a história de sucesso que colocaria ele na liderança do mercado nacional por 26 anos, um recorde entre os carros nacionais, superando inclusive o Fusca(1961 a 1982), O Gol nessa época estava disponível apenas na carroceria duas portas, as versões eram a BX(que mantinha a dianteira original), L,S,LS e GT(essas com a dianteira de Voyage/Parati com detalhes diferentes para o esportivo GT), nos motores ele tinha cinco opções de motores: o Boxer 1600 refrigerado á ar movido á gasolina com 53CV, o Boxer 1600 refrigerado á água movido á álcool com 51CV, esses exclusivos do BX com bloco e cabeçote de magnésio e comando de válvulas no bloco acionado por varetas , o MD 270 1.6 á gasolina com 76CV e o MD 270 1.6 á álcool com 81CV esses das versões L,S e LS, sendo que o MD270 é também da família EA 827 é o famoso "AP de biela curta" e o MD 280 1.8 á álcool com 99CV exclusivo do GT , já esses com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
3FORD ESCORT 47.864
Outra curiosidade: em 1985 o carro mais barato da Ford era o terceiro colocado nas vendas, hoje o atual carro de entrada da Ford é o terceiro colocado nas vendas: o Ford Ka. Sim voltamos a 1985 o Escort ao mesmo tempo que era o carro mais barato da Ford era o mais caro, explico: O L 1.3 era o mais barato da marca, mas o XR3 1.6 Conversível não era só o mais caro da marca e sim o mais caro do país, chegando a custar mais que o Opala Diplomata, afinal a Ford mandava para a Karman-guia e essa cortava o teto, digamos assim, recebia reforços e lógico a estamparia traseira importada da Alemanha. Ele estava disponível em três carrocerias: Hatch de duas portas, Hatch de quatro portas e o próprio conversível, mas o quatro portas só estava disponível como opção para o Ghia e o Conversível como opção apenas para o XR3, as versões de acabamento eram quatro: L, GL, Ghia e XR3, sendo que a Ghia era única com opção de duas ou quatro portas e a XR3 era única com opção de teto rígido ou conversível, nos motores quatro opções de motores, todas família Renault/Sierra/Cléon CHT uma herança do Corcel e esse foi uma herança de projeto da Renault com a Willys com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, a primeira opção era o CHT 1.3 á gasolina com 57CV, a segunda era o CHT 1.3 á álcool com 63CV(ambos na verdade são 1.35), CHT 1.6 á gasolina tinha 65CV, o CHT 1.6 á álcool tinha 72CV e o CHT HP 1.6 dos XR3 tinha 83CV e era só á álcool.
4 CHEVROLET CHEVETTE 43.426
Quem aparece na quarta colocação é o veterano Chevrolet Chevette que já tinha 12 anos de mercado e havia recebido um facelift inspirado no Monza na linha 1983, ele naquela época tinha as opções de carroceria de duas e quatro portas, as versões de acabamento: Básica e SL, nos motores agora era sempre o 1.6 que estreou no próprio Chevette como 1400, digamos assim era Chevrolet 1600 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por correia dentada, ele havia a opção do carburador simples á gasolina de 69CV, a opção do carburador simples á álcool com 72CV e o exclusivo carburador duplo á gasolina que gerava 73CV esse como opção exclusiva do SL 1.6.
5 VOLKSWAGEN FUSCA 38.570
Outro veterano que aparece na lista é o Volkswagen Fusca, não é o mais o líder de mercado, mas em 1985 ainda só ficava atrás do Gol dentro da Volkswagen nas vendas, afinal ele tinha 26 anos de produção no Brasil naquele momento(descontando o período produzido CKD e o período importado por completo). Lógico o Fusca é sim uma lenda mercadológica sim, mas nos anos 1980 era visível o desgaste e quando foi ressuscitado pelo então Presidente Itamar Franco nos anos 1990 foi um fracasso. Voltando a 1985 desta vez o Fusca só estava com duas opções de motor ambas sendo Boxer refrigerado á ar, o 1600 á gasolina que gerava 51CV e o 1600 á álcool gerava 57CV no ano anterior o nome Fusca foi oficializado.
6 VOLKSWAGEN PASSAT 38.116
Outro veterano da lista é o Volkswagen Passat que por apesar dos 11 anos de idade e da presença de Volkswagen Voyage no andar de baixo e Santana no andar de cima , vendia bem afinal era o terceiro Volkswagen mais vendido só atrás de Gol e Fusca. Ele tinha só tinha a opção de duas portas( a quatro portas voltava com o modelo "Iraquiano" algum tempo depois), as versões de acabamento eram GL e GTS. Nos motores ele tinha o EA 827 1.6 de 76CV na versão á gasolina e 81CV na versão álcool e para o GTS vinha o 1.8 á gasolina de 86CV e o 1.8 á álcool de 92CV herdado do Santana. O Passat nacional está junto na matéria do Volkswagen Gol acima.
7 VOLKSWAGEN VOYAGE 33.987
No Passat eu já havia citado o Voyage e logo atrás do Passat vem justamente o Voyage, que vinha em duas opções de carroceria: duas e quatro portas, Nas versões de acabamento: S e LS, sendo que a LS era que podia vir com quatro portas(não fez sucesso na época e as quatro portas voltariam ao Voyage com o GL 1.8 importado da Argentina nos anos 1990), já o motor era apenas duas opções: o MD 270 1.6 á gasolina de 76CV e o álcool de 81CV já citado no Gol e no Passat. Se quiser mais detalhes é só e ver a matéria linkada abaixo do Gol.
8 FIAT CITY/FIORINO * 28.570
Infelizmente não sabemos o mix de vendas entre essa duas carrocerias, só sabemos que em 2018 uma Fiat é líder nas picapes geral: a Toro e outra Fiat é líder nas picapes leves: a Strada. Voltamos a 1985 a Fiat só tinha uma picape leve: a City derivada do Fiat 147 que na linha 1985 acabava de ganhar a dianteira que o irmão 147 havia ganho no final de 1982 na linha 1983. Outra coisa que nós sabemos que a Fiorino na época era o único furgão leve do país e acima dela a Kombi e mais acima a Furgovan da Agrale que chegaria tempo depois, além é claro do Gurgel G800, mas nenhum do porte da Fiorino, já a picape tinha rivais como Ford Pampa, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Chevy. A picape tinha duas opções de motor: O Fiasa 1300 á gasolina de 58CV e o 1300 á álcool de 60CV e ela sempre era vendida em única versão de acabamento, aliás padrão nas picapes da época.
Matéria histórica do Fiat 147
9 VOLKSWAGEN SANTANA 26.732
A Volkswagen era líder no mercado brasileiro na época, só para se ter uma ideia dos 10 mais vendidos, 5 eram Volkswagen, dois GM, dois Ford e um Fiat no caso um utiltário, lógico o outro Ford será tratado mais abaixo, apesar da base antiga, mas é muito modificada em relação ao Passat(o entre -eixos era 8cm maior), inclusive é digamos um "primo pobre" do campeão do WRC da época: o Audi Quattro, ele na época estava disponível nas carrocerias duas e quatro portas(aqui não estamos contando perua e picape derivados), já o motor era apenas o MD 280 1.8 no caso em duas opções: á gasolina com 86CV e a álcool com 92CV e foi o primeiro Volkswagen a ter câmbio manual de cinco marchas e a opção do automático de quatro marchas, ele estava disponível nas versões: CS, CG e CD.
10 FORD DEL REY 26.534
O Ford Del Rey não era um veterano em 1985, foi lançado em 1981, mas a plataforma dele era: foi herdada do Corcel lançado em 1968 , inclusive o entre - eixos foi mantido. O modelo que assumiu o topo de linha da Ford com aposentadoria do Landau em 1983, ganhou um facelift no final de 1984 na linha 1985 e em duas opções de carroceria: duas e quatro portas, três opções de acabamento: GL, GLX e Ghia, a L só viria um ano depois no final de 1986 como linha 1987, já os motores eram apenas dois: O Renault Sierra/Cléon que foi modificado e rebatizado de CHT 1.6 o modelo á gasolina gerava 65CV e o modelo álcool gerava 73CV, além do motor uma herança de um motor projetado pela Renault que era parceira da Willys, a própria plataforma também herdava, afinal o Projeto "M" era versão brasileira do Renault 12 que foi lançado um ano depois.
Esse foi o post comemorativo 4000.
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