AVALIAÇÃO: HYUNDAI CRETA PRESTIGE: AINDA NO PÁREO

UTILITÁRIO ESPORTIVO DA HYUNDAI GANHA FACELIFT PARA ENCARAR NOVOS RIVAIS 

O Hyundai Creta já era um sucesso, mas em 2018 algo surpreendeu: ele assumiu a liderança de vendas nos utilitários esportivos colocando 1000 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V e quase 2000 sobre o Nissan Kicks e de quebra 2500 unidades sobre o quarto colocado que foi o Jeep Renegade. No final de 2018 chegou um novo rival é o C4 Cactus que estreava motor 1.6 16V THP na versão topo de linha. No início do ano chegaram duas novidades: a versão 1.5 16V Turbo do HR-V na versão Touring e o Volkswagen T-Cross que tem motor turbo nas duas opções de motor: 200 TSI 1.nada 12V(1 litro,1000 ou 1.0 com queira entender) e 250 TSI 1.4 16V.

    Nesse ano de 2019(dados até Junho), o Hyundai Creta está em terceiro, com uma desvantagem de 9000 carros para o Jeep Renegade, considerando que é seis meses para o ano acabar ainda tem uma chance remota de volta a liderança de vendas desse ano, agora a desvantagem para o Kicks é de 1000 unidades e a vantagem para o HR-V é 600 unidades, ou seja o segundo lugar está totalmente aberto e lógico os competidores estão bem atrás: T-Cross e C4 Cactus estão bem longe e no meio ainda tem EcoSport, a dupla da Renault Captur e Duster e o Chevrolet Tracker, lógico que o Volkswagen tem a desvantagem de ter suas vendas só contadas de fevereiro em diante, contra os outros que desde janeiro tem as vendas contabilizadas.

   A Hyundai decidiu partir para uma solução: facelift, é algo que todos os fabricantes fazem, alguns acham cedo demais, afinal o carro foi lançado a 2 anos e meio , mas considerando a chegada dos rivais acredito que não, e lógico fiz o link acima da matéria do Creta quando ele foi lançado em 2017.

     Afinal era um dia que eu resolvi ir atrás um carro que havia sido lançado, não é rival do Creta, mas é parente bem próximo de um dos rivais e lógico como era relativamente próximo decidir ir até a Geração Hyundai HMB para ver se o modelo reestilizado havia chegado, aí a atendente falou comigo, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento da Geração Hyundai HMB e aí ela me encaminhou uma vendedora e como a Prestige é a que tem maior quantidade mudanças, pedi para ver e de quebra dei sorte de ver outro Prestige que é o modelo sem o facelift e a vendedora mostrou tudo, explicou a grade dianteira, para-choques, se de longe você não ver, recomendou alinhar os dois perto um do outro e aí você vai notar, lógico que os novos faróis DRL se notam de cara, mas confesso que a grade só notei olhando para outro, as lanterna também se notam de longe e os novos para-choques na dianteira e na traseira só um perto do outro para notar(bom se cara tiver olhos de água e não usar óculos ele vai notar sem a presença do outro) e aí comentando ela mostrou o interior que é novo, com bancos caramelos e aí pedi para fazer o test-drive e  aí ela disse "Isso que eu estava pensando em oferecer a você" e aí fomos.

POR FORA: Agora vou me concentrar as mudanças, Por fora ele ganhou faróis com máscara cromada, os faróis de led diurnos, antes dentro do próprio farol, foram parar no para-choque dianteiro que é novo, a grade dianteira também é nova, a moldura cromada encosta nos faróis, algo que no modelo anterior não, nas laterais novas rodas de liga-leve diamantadas, na traseira novo para-choque com novas lanternas traseiras em led e com essas mudanças ele cresceu um pouco: ele mede 4.29 metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.59 metros de entre -eixos, ele é apenas 2cm mais comprido que o modelo antigo por assim dizer, já as outras medidas foram mantidas, o visual do modelo continua bonito, ao contrário de alguns facelift que exageram na dose acaba não combinando, esse foi um pouco mais conservador, por assim dizer, mas combinou bem com o carro.

                                                 
O Visual do Creta ficou mais bonito, nova modular cromada encosta nos faróis e novos para-choques.

Na traseira novas lanterna traseiras e novos para-choques 

  A Plataforma do Creta é a J5 a mesma que servia ao Elantra já que não é mais vendido e ao New Tuscon(eu usei o New para diferenciar do modelo antigo que deu adeus), é uma plataforma de carro médio, aliás o único além do Creta a herdar plataforma de carro médio, é o Volkswagen T-Cross que herda a MQB do Polo e esse herda do Golf, embora a MQB do Polo seja simplificada em relação ao Golf, já o resto dos rivais é derivado de carros compactos, no caso vamos lá para explicar melhor:

Nissan Kicks: Plataforma V do March e Versa
Renault Captur: Plataforma B da Renault-Nissan de Logan e Sandero
Chevrolet Tracker: Plataforma GSV do Sonic e por tabela Onix e Prisma
Citroën C4 Cactus: Apesar do nome Plataforma PF1 a mesma do C3
Ford EcoSport: Plataforma B-Global da Ford do Fiesta e por tabela linha Ka
Honda HR-V: Plataforma Global Small Platform da Honda de Fit e City
Jeep Renegade: Plataforma SCCS II do Punto europeu, ainda que reforçada para uso fora de estrada

 Deixei o Peugeot 2008 por que no facelift a Peugeot deixou o motor THP para o final do ano e o T-Cross já foi explicado acima.

                                             
Faróis com máscara cromada 

Faróis de led diurno (DRL) nos para-choques ao lado dos faróis de Neblina. 

Novas lanternas traseiras em Led 

Maçaneta cromada 

 Agora vamos a comparações com os rivais:  


JEEP RENEGADE 

Comprimento: 4.25 metros  Largura: 1.79 metros  Altura: 1.72 metros  Entre - eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS

Comprimento: 4.29 metros     Largura: 1.76 metros   Altura: 1.59 metros    Entre - eixos: 2.62 metros 

RENAULT CAPTUR

Comprimento: 4.33 metros     Largura: 1.81 metros  Altura: 1.62 metros   Entre - eixos: 2.67 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros  Largura: 1.75 metros  Altura: 1.57 metros  Entre - eixos:2.65 metros

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.26 metros  Largura: 1.77 metros  Altura: 1.62 metros  Entre - eixos:2.55 metros

CITROËN C4 CACTUS

Comprimento: 4.17 metros  Largura: 1.71 metros  Altura:1.56 metros  Entre - eixos: 2.60 metros

FORD ECOSPORT * 

Comprimento: 4.10 metros  Largura: 1.77 metros  Altura: 1.69 metros  Entre - eixos: 2.52 metros 

* versão Titanium sem estepe na traseira 

HONDA HR-V

Comprimento: 4.33 metros  Largura: 1.77 metros  Altura: 1.60 metros  Entre - eixos: 2.60 metros 

No comprimento ele é o segundo maior junto com o Nissan Kicks, ambos atrás de Captur e HR-V em 4cm e á frente do Chevrolet Tracker em 3cm, na largura é o terceiro só perdendo para Captur e Renegade e á frente do Tracker, na altura é o terceiro mais alto atrás de Renegade e o EcoSport, na verdade 6cm abaixo do Ford e á frente de Captur e Tracker e no entre - eixos ele ficou na intermediária, atrás de Captur, T-Cross, Kicks, C4 Cactus e HR-V no caso desses últimos é apenas 1cm e á frente de Jeep Renegade, Tracker e o EcoSport , no caso 2cm á frente do Jeep. Tirando o entre -eixos que ainda é uma medida boa, ele sempre está entre as maiores medidas.

                                                        
Régua cromado em cima da placa 

Rodas de liga-leve aro 17 

POR DENTRO: O Painel que era bonito e bem acabado, ficou ainda mais bonito com o novo Advanced Vision Cluster que é bem legível, a posição de dirigir é boa e agrada, dá para ver o final do capô, embora é uma posição alta, ele vem de série com , ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, de cortina, Isofix, ESP, Controle de tração, Hill Holder,Alarme, Ar Condicionado digital , Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia BlueNav de sete polegadas, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, em comparação aos rivais o Jeep Renegade Limited trem a mais Air Bag de joelhos para o motorista, mas custa R$109.990 é R$2000 mais caro que o  Creta e tem outras dívidas para o Creta que você verá no decorrer da matéria, o Nissan Kicks SL tem o sistema de alerta de ponto cego e custa R$102.790 é R$5000 mais barato, mas tem outra dívida para o Creta que você verá abaixo, O Renault Captur Intense 2.nada 16V  R$92.340 é R$15.000 mais barato, mas deve Air Bag duplo de cortina e outras coisas que você vai ver abaixo, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 1.4 16V tem a mais o alerta de fadiga é mais equipado mas custa mais caro R$109.990, o Chevrolet Tracker Premier 1.4 16V Turbo custa R$104.290 é R$3000 mais barato que o Creta, digamos assim: o Tracker alerta de ponto cego, mas o Ar Condicionado não é digital e o Tracker tem outro débito perante o Creta , o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 16V THP custa R$99.9990 é quase R$8000 mais barato e tem alerta de colisão, mas ele tem outro débito com o Creta que você verá mais á frente, o Ford EcoSport Titaninum 1.5 16V tem alerta de colisão, alerta de ponto cego e custa R$100.890 é R$7000 mais barato, mas tem outro débito com o Creta que você verá depois, o Honda HR-V Touring 1.5 16V CVT custa R$139.990 tem alerta de colisão e tudo, mas a diferença de preço em relação ao Creta é grande, é R$32.000 mais caro que o Hyundai, ou seja o preço HR-V Touring sempre vai ser um ponto fraco.

                                                     
Painel com instrumentação bem legível 

Central multimídia de sete polegadas 

Botão Start&Stop  

   No balanço equipamentos o Creta tem equipamentos bons e exclusivo que você verá mais depois, mas tem espaço para algumas melhoras é verdade, se analisar os rivais os mais equipados e mais baratos, tem um outro débito que você verá mais á frente, com exceção do C4 Cactus, tem um rival que é menos equipado e mais barato, o resto dos rivais são mais equipados, mas são mais caros. Depois eu passo a lista de outros itens de série do Creta que são legais, mas vamos no espaço interno, aliás algo que sempre foi destaque no modelo da Hyundai, com o banco na minha posição sobrou uma fresta para o meu joelho e com o banco recuado ele "roça", mas não aperta é algo que sempre destacou e talvez isso seja uma das suas qualidades que o tenha levado a liderança entre os utilitários esportivos compactos em 2018.

                                                        
Com o banco na minha posição, sobrou uma fresta 

Com o banco recuado, "roça", mas não aperta 

   Agora vamos aos outros itens de série do modelo: Faróis com projetores e máscara cromados, Lanterna Diamond Vision com LED, Maçaneta externa cromada, Rodas de liga-leve aro 17 diamantadas "Black Wing", Painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster, Bancos de Couro na cor Marfim com revestimento da porta preto, EBD, Luz de Led diurna em LED, Faróis com iluminação Cornering Lamp, Monitoramento de pressão dos pneus, Top Tether para cadeiras de bebês, Alarme perimétrico e Alarme volumétrico com sensor de inclinação, Banco do motorista com ventilação, Saída de ar para o banco traseiro, Abertura e fechamentos dos vidros por meio da chave, Chave presencial Smart Key com telecomando de abertura das portas e do porta-malas, Hyundai Kei Band para destravamento das portas e acionamento de partido do motor(chave presencial), Partida do motor por botão, Computador de bordo com funções do veículo, Check Control com controle no volante, Sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor(é o famoso Start&stop que na Hyundai se chama assim), Sensor de estacionamento, Câmera de ré com linhas dinâmicas, Acendimento automático dos faróis, Carregador sem fio para smartphone(o carregador por indução, nos 8%, colocar o celular ele já começa a carregar, algo que a vendedora tinha me detalhado na apresentação), A Central Multimídia BlueNav conta com TV digital, MP3 Player, USB Bluetooh, conexões com streaming de Áudio, acesso á agenda de histórico de chamadas, reprodutor de fotos e vídeos, conexões para iPod, comando Bluetooh no volante, Apple Car Play, Google Android Auto e navegação GPS, Antena do tipo Barbatana e o seu único opcional que não é cobrado é o interior preto, afinal você pode escolher entre o preto e o marfim sem alterar o valor do carro, eu gostei desse interior marfim e o próprio carro tem um bom acabamento. Lógico o pacote de equipamentos é bom, inclusive é o único com ventilação nos bancos, mas é evidente que alguns rivais tem mais, realmente nos equipamentos, o adversário mais complicados sejam C4 Cactus e Tracker, já que T-Cross, Renegade, HR-V são mais caros, já EcoSport e Kicks tem motor mais fraco e o Captur é mais barato, mas é menos equipado.

                                                       
Banco de Couro em Marfim, ficou bonito

Acabamento bom nas portas 

   
O seu porta - malas é de 431 litros, outra qualidade que pode ter levado ele a liderança de vendas em 2018, vamos colocar contra os rivais.

JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 393 litros 

Ele junto com o tem o terceiro maior porta -malas só perdendo para Kicks e Captur e a desvantagem para o Kicks é apenas 1 litro, a vantagem sobre o HR-V é de 38 litros, o porta - malas do Creta dá e sobra para uma família a média do segmento é de 368.2 litros, o porta -malas do Creta é acima da média dá e sobra para uma família. Se estava com dúvidas do débito do Tracker e do C4 Cactus para o Creta é justamente esse: Porta-malas, vale um lembrete: por causa do dupla escape da versão Touring, o HR-V perdeu exatos 38 litros no porta-malas em relação as versões aspiradas.

                                                   
O seu porta-malas é de 431 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o 2.nada(2 litros, 2000 ou 2.0 como queira entender) 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e sistema e-Start que dispensa o reservatório de partida á frio com isso gera 19.1KGFM a 4700RPM e 156CV a 6200RPM e com álcool vai a 20.5KGFM e 166CV nas mesmas rotações.  A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso dá para dizer que com exceção do Jeep Renegade que tem suspensão McPherson também na traseira, todos os rivais seguem o mesmo esquema tático do Creta e nos freios: T-Cross, HR-V, Jeep Renegade tem freios á discos sólidos na traseira, já o resto dos rivais segue no mesmo esquema do Creta: tambor na traseira.

                                                  
O motor 2.nada(2 litros,2000 ou 2.0) 16V gera 156CV com gasolina e 166CV com álcool  

 Agora vamos ver os rivais o que eles tem:

JEEP RENEGADE LIMITED

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec/E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN KICKS SL
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V
CÂMBIO: Automático de quatro marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250TSI 1.4 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio,  duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta

CHEVROLET TRACKER PREMIER 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V  Turbo da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta

CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

FORD ECOSPORT TITANIUN 1.5 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
CÂMBIO: CVT
MOTOR:  1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 

Aqui na mesma escola de câmbio do Creta temos quase todos os rivais com exceção de três: o Captur tem o automático de quatro marchas, já HR-V e Kicks tem o CVT, na escola de motores, é mais diversificada, na escola de motores "grandes" aspirados temos além dele o Captur, de motores "pequenos" temos o Kicks e o três cilindros do EcoSport, aliás o único três cilindros da turma, já de "médio" temos o Jeep Renegade e com motor turbo e injeção direta temos três modelos: T-Cross, Tracker e HR-V Touring.

  Agora vamos aos números de potência e torque, vale lembrar que o HR-V Touring só roda com gasolina.

JEEP RENEGADE
TORQUE: 18.8 KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V 

TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA:150CV a 5500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER

TORQUE:24.1KGFM a 2000RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool
POTÊNCIA:150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações

CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP

TORQUE:24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 173CV nas mesmas rotações

FORD ECOSPORT TITANIUN 1.5 12V

TORQUE:15.6KGFM a 4000RPM com gasolina e com álcool vai a 16.1KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA:130CV a 6500RPM com gasolina e com álcool vai a 137CV nas mesmas rotações

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO

TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM e vai até 5500RPM
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM 

Agora o débtio de EcoSport,Kicks,Renegade para o Creta está explicado? é evidente que é no motor, lembrando que Renegade e EcoSport também devem em porta-malas,ele tem o sexto maior torque á frente de Renegade, Kicks e EcoSport, colocando 0.4KGFM de vanatagem sobre o Renegade e ficou atrás do Captur e dos utilitários esportivos com motor turbo, a desvantagem foi de 1.1KGFM para o Captur, lembrando que o Renault tem câmbio automático de quatro marchas,com álcool(lembrando que o HR-V Touring só com roda com gasolina), ele acaboou tendo o quinto maior torque graças ao empate de C4 Cactus e Tracker, ele ficou á frente e atrás dos mesmos rivais, só que abriu 1.2KGFM de vantagem para o Renegade ficou 0.4KGFM atrás do Captur, mas o Renegade tem o problema de peso, é na potência onde o motor se destaca, com gasolina é o terceiro mais potente só perdendo para o HR-V Touring e o C4 Cactus e ficando á frente de dois utilitários turbo, ele abriu 6CV de vantagem sobre o Tracker e ficou 10CV atrás do C4 Cactus, com álcool ele se torna o segundo mais potente graças ao empate de HR-V Touring e C4 Cactus, com gasolina ele colocou 13CV de vantagem sobre o Chevrolet Tracker, outro utilitário esportivo turbo que ele deixou para trás em termos de potência foi o T-Cross, dos utiltários esportivos aspirados em termos de o motor o o que tem melhor condições de encarar os novos rivais turbos é o Creta. Lógico no torque é bom no aspecto geral como você vai ver, mas ficou atrás dos motores turbo.

                                                           
O câmbio é o automático de seis marchas 

ANDANDO COM ELE:  Quando eu fui pedir o modelo, perguntei se tinha o modelo Prestige com motor mais potente e ela falou que tinha, então fomos em direção ao modelo, chegando lá ela teve que tirar o 1.6 16V que estreava na frente, afinal escolhi a Prestige justamente por que tem as maiores mudanças, depois lógico ela entrou na  concessionária de novo para pegar a chave do Prestige e eu até pensei "Está demorando, o que aconteceu?", e aí ela chega na frente com outro vendedor e diz "Não tem problema levar ele junto", eu respondo "Não tem problema, levo onde for necessário" e aí ela diz "É que onde ele vai fica no trajeto", então beleza, entrei no carro habituei aos últimos Volkswagen, no caso Jetta GLI e T-Cross que você viu avaliação no blog aqui e botão Start/Stop fica perto do câmbio, antes a chave inteligente abriu a porta para todos e entramos e fiquei meio "perdido" afinal foram 2 anos que eu andei no modelo antigo, então acabou me complicando e aí eles me falaram o botão e aí lembrei "ah tá", apertei o botão, ela pediu para sair devagar para cuidar com a rampa, desci a rampa e entrei na Avenida Presidente Kennedy e aí quando entrei vi avenida livre e aproveitou para fazer o kickdonw e logo o motor responde prontamente e com três pessoas abordo. Utiltário esportivo ao pé da letra literalmente, essa qualidade se mantém sem dúvidas e lógico confesso que fiquei temendo os freios, afinal você leitor sabe que eu critiquei  os freios do Creta no lançamento, por que pareciam não acompanhar os quase 170CV do modelo, agora não: parecem estar correto, a Hyundai deve ter melhorado o circuito interno e lógico fiquei a 60KM/H e depois a 50KM/H e o motor se mostrou silencioso nessa situação, e a vendedora me contou sobre a central multímidia, o sistema de ventilação de bancos, é legal, mas tem uma hora que chega a ventar demais, mas aí pedi para parar, me mostrou vários detalhes, aliás o som foi ligado um pouco(não gosto de ligar o som quando estou dirigindo por que me atrapalha a sensibilidade) o som é de alta qualidade diga-se, mas pedi para desligar, voltando ao carro a direção elétrica é competente em todas as situações outra melhora que a Hyundai fez acredito, por que no modelo pré-facelift em 2017 parecia que a direção era dura, para um elétrica, mas agora parece correta, depois da loja Cassol, eu vejo que ninguém na frente e nem pedestre vou dar o pé para cravar e chegar a 60KM/H e um ronco bem legal invade a cabine, um feito enorme para um carro que não tem escampamento voltando para preparação esportiva, já a suspensão continua voltada ao conforto, mas as rodas  dão uma "entregada" aqui ou alí, ao menos não é anestesiado demais, mas também não é duro, dá para dizer que fica no meio é "sincera" digamos assim, chegamos no Bistek entrada na mão inglesa e aí entro e chega o semáforo e paro, a vendedora me contou que tinha desligado o stop&go(start&stop) e aí peço para ligar de novo, mas não dá tempo para deixar ele em ação e aí vem o sinal verde e aproveito para fazer outro kickdown e aí o carro como sempre responde prontamente e de brinde com já disse um ronco b em legal para um carro que não tem escapamento com preparação esportiva, mérito do motor NU e lógico faço isso até chegar aos 60KM/H que é o limite de via e aí chegando lá mantenho o limite da via e vou tranquilamente, tão tranquilamente  inclusive sou até ultrapassado por um HB20 e nem dou bola, vou na minha tranquilidade, vem o semáforo de novo, mas estava verde aí seguimos e lógico a vendedora comenta entra por aqui para voltar a concessionária, lógico aí para entrar na frente da i30 CW faço o Kickdown para entrar e aí entro na frente para garantir a minha posição e aí ela me ultrapassa, acabei fazendo um "tomá-lá-dá-cá" e entro na Presidente Kennedy e quase sigo reto, o carro é agradável de dirigir e mostra que ainda está no páreo, tem chances pequenas de liderar em 2019, por que o  Jeep Renegade abriu distância nas vendas, mas as chances de ser o segundo mais vendido do segmento são mais que ótimas, só final do ano para ver. Aí entro na Geração HMB e aí faço as fotos que você viu aqui.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$107.990,  você viu nos equipamentos, existem rivais mais equipados com Kicks e EcoSport ok e são mais baratos, mas devem motor e no caso do EcoSport além do motor porta-malas, existem rivais mais equipados e com motor equivalente ao Creta ao termos desempenho como Tracker e C4 Cactus, mas esses dois devem porta-malas, tem um rival menos equipado que é  o Captur e mais barato, mas deve câmbio em relação ao Creta e lógico tem rivais mais equipados, mas  são mais caros, com o T-Cross e especialmente o HR-V Touring que custa beeeem mais caro. O seu consumo urbano com álcool é de 6.9KM/L e 10KM/L com gasolina, já o consumo rodoviário é de 8.2KM/L com álcool e 11.4KM/L com gasolina. vamos comparar aos rivais.

JEEP RENEGADE

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L

NISSAN KICKS

Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L

RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L


CITROËN C4 CACTUS

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.6KM/L 

CHEVROLET TRACKER

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L 


FORD ECOSPORT 

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.8KM/L

HONDA HR-V

Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário:12.6KM/L

O Creta só foi mais econômico que Captur e Renegade com álcool na cidade, já com gasolina o consumo urbano ficou na intermediária á frente Jeep Renegade, Renault Captur e atrás de C4 Cactus, Tracker e a desvantagem do Creta foi pouca 0.4KM /L e vantagem foi de mais de 1.2KM/L para o Captur, já o consumo rodoviário empatou com o Chevrolet Tracker, ficou á frente do Renault Captur e do Jeep Renegade, mas á atrás do EcoSport, C4 Cactus e o restante e o consumo rodoviário com gasolina só foi melhor que Renegade e Captur, mas vale lembrar: dos motores "médios e grandes" ele tem o consumo melhor, os outros tem consumo melhor, mas o motor é bem mais fraco e tem os modelos turbo e injeção direta que aí a coisa muda de figura. 

   
    E se eu compraria o Creta se tivesse condições? A resposta é sim: pesa a seu favor o bom desempenho, o bom espaço interno e o excelente porta-malas, o acabamento, lógico o pacote de equipamentos é bom, mas perante alguns rivais tem que melhorar, mas ainda assim ele é coerente digamos assim: dá menos, mas cobra menos, o que o pesa contra mesmo talvez seja o consumo, mas mesmo assim tem dois modelos que estão em pior situação que a dele, aliás vale reconhecer a Hyundai já melhorou direção e freios e isso é muito legal, é bem provável que o Creta talvez ganhe outras melhorias no futuro, o que é um caminho natural.

   Caso você não faça questão de desempenho, o Creta tem opções mais em conta, lógico que a perda de equipamentos, a Lanch Edition 1.6 16V Automática que tem o motor Gamma 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e sistema e-flex que gera 16KGFM a 4500RPM com gasolina e com álcool vai a 16.5KGFM e 123CV a 6000RPM com gasolina e 130CV nas mesmas rotações, essa versão custa R$99.990 é uma série especial de lançamento, a Pulse Plus 1.6 16V com o mesmo motor e câmbio automático de seis marchas que custa R$94.990 e perde o Air Bag duplo de cortina, a Smart 1.6 16V Automática de seis marchas que custa R$86.490 que perde os faróis de Neblina e na base tem a Attitude 1.6 16V Manual que tem câmbio manual de seis marchas e custa R$80.990 e perde ESP, Controle de tração, Hill Holder.

    O modelo está disponíveis nas cores Preto Onix sólida, Branco Polar sólida, Prata Sand Metálica, Prata Metal(nem preciso dizer né?) é justamente a cor do modelo avaliado, Verde Amazon, Cinza Silk, Cinza Khari e Azul Sapphire.

                                                        VEJA OS NÚMEROS
                                                          FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e flex
CILINDRADA: 1999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 81 x 97 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,1:1
POTÊNCIA:156CV/166CV  a 6200RPM
TORQUE: 19.1/20.5KGFM a 4700RPM 
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.29 metros, Largura 1.78 metros, Altura 1.73 metros, Entre -eixos: 2.59 metros
PESO: 1399KG
PESO/POTÊNCIA:  9KG/CV com gasolina e 8.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 73.2KG/KGFM com gasolina e 67.5KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 431 litros, tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração, Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira 
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air  Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia Bluenav de 7 polegadas, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas e espelhos elétricos, bancos de couro em marfim.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Banco de couro em cor preta, mas não altera o valor do veículo
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$107.990 

AGRADECIMENTOS A VENDEDORA DA GERAÇÃO HMB PELO EXCELENTE ATENDIMENTO! E A PRÓPRIA CONCESSIONÁRIA POR CEDER O TEST-DRIVE E A CONFIANÇA NO PRODUTO! 




                                                   





                                                  

Comentários