AVALIAÇÃO: JETTA GLI 350 TSI: CANHÃO FAMILIAR

SEDÃ COM MOTOR GOLF GTI TEM ALTO DESEMPENHO SEM SACRIFICAR O CONFORTO E ESPAÇO PARA A FAMÍLIA 

Faz duas  semanas  e meia quase atrás estava de um carro que já havia sido lançado, mas não estava na concessionária e como naquela semana a Volkswagen do Brasil havia lançado o Jetta GLI, já que a outra revenda ficava perto da Futura, então já que Volkswagen é na Futura decidi perguntar quando chegaria o carro.

   Cheguei lá o Gerson estava atendendo, mas esperei , mas aí como ele já desconfiava que era uma pergunta, eu aproveitei a pergunta: "Quando Jetta GLI chega na concessionária" ele comentou "daqui a 10 dias" e aí esperei, lógico que o leitor já sabe que teve outros test-drive que você viu aqui no decorrer dos dias, aí esperei 12 dias e aí cheguei na concessionária e o modelo estava exposto para venda, é uma unidade bem bonita de cor preta(aliás o próprio GLI é bem bonito como já vou dizer no decorrer da matéria) e aí aproveitei e o Gerson e mais outro vendedor me mostraram o carro, inclusive o próprio Gerson disse que no lançamento do Jetta, muitos perguntavam o "E o 2.0?" Como não tinha, muitos que tinha mais condições compravam o Passat ou nem compravam, afinal o antigo Highline pelo visto deveria ter participação importante nas vendas do modelo e ele confirmou que teria um modelo para test-drive, mas que chegaria na semana seguinte. Cheguei na semana seguinte e aí conversei com o Gerson "Olha, não sei se foi emprestado, mas se tiver aí, poderá fazer" e aí estava o modelo que você vê agora e aí lógico, assim como no T-Cross ele me deixou ir sozinho, mas pediu para fazer o trajeto da concessionária e também fiquei com receio "Bah, 230CV e eu ir sozinho',  e aí ele disse "Basta ter bom senso e não usar tudo", bom ao menos tenho que agradecer pelo excelente atendimento dele e inclusive no início ele me mostrou os modos, ou seja apenas para mim poder sair com o carro e aí ele foi, por que teria um dia corrido, inclusive tenho que agradecer o atendimento da secretária e todos, inclusive até o Gerson disse "Ele é de Imprensa", valeu pelo pela consideração, tenho agradecer isso.

    Muitas vezes a pessoa até quer levar um Golf GTI, mas tem aquele problema: precisa de espaço para a família e porta -malas e aí o que acontece? muitas vezes rumo ao T-Cross e até mesmo ao Jetta 250 TSI 1.4 e lógico o pai de família teve que fazer o sacrifício(ou muitas vezes como é o meu caso por exemplo, que moro com mãe e irmãos), agora com o Jetta GLI pode ter os dois mundos sem problemas, como você verá no decorrer da matéria.
    A Sigla GLI está começando a sua carreira no Brasil como esportiva, lógico você pode até lembrar dos Gol, Santana e Quantum GLi dos anos 1990, mas primeiro: naqueles modelos não tinha nenhuma conotação esportiva e o "i" era minúsculo, o GLI do Jetta é com "I" maiúsculo, segundo a Volkswagen é sigla de GTI para os sedãs, estreou na Alemanha em 1981,(no Jetta quadradão dos anos 1980), mas ele fez sucesso é nos EUA, Canadá e México, nos EUA estreou em 1984 e apenas a terceira geração(aquele modelo derivado do Golf dos primeiros Golf vendidos no Brasil anos 1990), já segunda geração, a quarta geração(que aqui foi vendido como Bora), a quinta geração(aquela que chegou ao Brasil com motor cinco cilindros 2.5) tinha o GLI, a sexta geração o nosso Highline era basicamente o GLI dos norte-americanos com roupa mais discreta e a sétima é essa que vocês estão aqui, foi lançada em Fevereiro de 2019 nos EUA, Canadá e México, ou seja: apenas quatro meses já está no Brasil, na época do lançamento do 250 TSI, o GLI 350 TSI não estava disponível nem nos EUA. GLI nos EUA é sigla de poder a exemplo do que ocorre com a própria GTI mundialmente e GTS no Brasil por exemplo.

POR FORA:  O Visual do GLI é mais bonito que as outras versões, o Jetta normal não é feio, mas conseguiu ficar mais bonito, aliás esqueça a história de "Virtus ampliado", o visual dele é próprio e o GLI só faz o Jetta abrir distância, Por fora vieram novo para-choque dianteiro com entrada diferente, grade colméia e nela o logotipo "GLI em vermelho", faróis em Full Led com assinatura de Led diferente, bem típico dos esportivos da Volkswagen atualmente, na lateral temos os spoilers e as rodas de liga-leve aro 18 que eu achei bonita, além do logotipo "GLI" estampado onde está a versão com o fundo vermelho", na traseira um spoiler em baixo dos para-choques, inclusive são diferentes da usado  R-Line, logotipo "GLI" vermelho estampado no porta-malas e em cima dele um pequeno aerofólio.  Ele mede 4.70 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.48 metros de altura e 2.69 metros de entre - eixos, curiosamente ele é 1cm mais alto que o 250 TSI, mas o Stance dele dá a impressão de ser mais baixo, deve ser a diferença de suspensão que vou explicar mais á frente. A plataforma é a MQB que é excelente e serve a vários modelos: Polo, Virtus, Golf, T-Cross, Tiguan, Passat e no exterior temos o T-Roc por exemplo e na Audi para o A3/S3/RS3, A3 Sedan/S3/RS3 Sedan, TT, e a Audi já mostrou os novos A1 e Q3 que ainda não chegaram ao Brasil, o Q3 feito em São José dos Pinhais-PR está na plataforma PQ35 ainda. Outro destaque do visual do Jetta GLI é a faixa vermelha por toda a grade.

                                         
O Jetta GLI apresenta visual bonito e na dianteira a Grade Colméia é destaque 

Na traseira um visual bem bonito e com para-choques diferentes do R-Line 

Aqui outra visão de traseira, as lanternas traseiras também são em Led 

 A rigor ele não tem rivais no Brasil, já que o Civic Si Sedan que é seu rival direto em toda a América do Norte(estou inclusive Canadá e México junto com os Estados Unidos) não veio, só veio o cupê, então ele só dois "rivais" mais próximos, um deles é um carro que tem motor turbo, mas bem longe do GLI e outro é irmão de plataforma, mas tem foco no luxo. Voltando ao Jetta GLI o modelo foi desenhado pelo estúdio de La Jolla, Califórnia, Estados Unidos, mas lógico toque final sempre é alemão como em todos os modelos da Volkswagen no mundo.

HONDA CIVIC TOURING 

Comprimento: 4.64 metros     Largura: 1.80 metros  Altura: 1.43 metros  Entre - eixos: 2.70 metros

AUDI A3 SEDAN AMBITION 2.NADA 16V TSI

Comprimento: 4.46 metros   Largura: 1.80 metros  Altura: 1.42 metros  Entre -eixos: 2.64 metros 

E você deve estar perguntando o CLA 250 Sport que tem o mesmo nível de performance? está fora, por um motivo: com o preço dele dá para comprar o Jetta GLI e leva um T-Cross de troco , por assim dizer.  Já que falamos tanto de México, Estados Unidos e Canadá, assim como as outras versões do sedã, o GLI vem da fábrica e Puebla, México, os dois "rivais" por assim dizer, são feitos no Brasil, inclusive o A3 Sedan feito em São José dos Pinhais-PR. Voltando as dimensões: o Jetta 6cm maior que o Civic e 24 cm maior que o A3 Sedan, na largura os três empatam, na altura o Jetta é 5cm mais alto que o Civic e 6cm mais alto que o A3 Sedan e o entre -eixos ele fica na intermediária, apenas 1cm atrás do Civic e 6cm á frente do A3 Sedan., o Jetta tem as maiores medidas, só perdendo no entre - eixos, mas mais perto do primeiro do que do terceiro.

                                                      
Faróis Full Led com assinatura de led diferente 

Logotipo "GLI" estampado na grade 

Faixa vermelha que contorna toda á grade.

Logotipo "GLI" com fundo vermelho, onde indica a versão na lateral. 

Rodas de liga-leve aro 18.

Logotipo "GLI" na tampa do porta-malas 

Saída dupla de escapamento 

Aqui do outro lado 

Spoiler que contorna todo o carro, aqui peguei do para-choque traseiro 

Um  pequeno aerofólio na tampa do porta-malas.
Pinças vermelhas  

 Tudo isso seria nada, aliás ficou bonito, mas seria apenas isso sem as alterações mecânicas que depois eu citar mais abaixo.

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado,  coloração pode mudar: azul se tiver em modo Eco ou Normal e vermelho se tiver em modo Sport, o Active Info Display tem excelente visibilidade, além de tudo a central multimídia bonita forma um bom conjunto visual com ele, lógico que atmosfera esportiva se faz presente no interior, os bancos contam com  costura vermelha, o volante foi herdado do Golf GTI, mas com uma diferença: em vez do "GTI" na base, tem o logo "GLI" na base do volante, aliás que tem costuras vermelhas, você se ajusta no banco facilmente, o modelo é bem equipado ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios lei), Air Bags duplos laterais e de cortina,ACC(Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência), Sistema de monitoramento frontal,ESP, Controle de tração, Hill Holder do  Alarme, Ar Condicionado Climatronic digital Dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas com rádio, App-Connect e Sistema de navegação, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos realmente a quantidade de itens de série é grande digo: ainda não acabou, vou mostrar mais depois no final,  o Civic Touring não tem o ACC digamos assim, mas dá o troco no alerta de ponto cego, custa R$128.990, é mais barato, mas tem outro débito com o Jetta que vou colocar mais á frente e o A3 Sedan Ambition deve o ACC e ainda é mais caro: R$166.990 é R$26.000 mais caro que o Jetta GLI.

                                                  
O Painel tem tela de TFT com belo visual e bonito 

Central multimídia com tela de oito polegadas 

Logotipo "GLI" estampado na base do volante e costura vermelha 

 No espaço interno para a dianteira é excelente, quando me ajustei tive que colocar o banco para frente para ficar melhor de dirigir e o ajuste milimétrico, na minha posição de direção para o banco traseira sobra um espaço gigantesco, é evidente que em todos os carros o banco elétrico recua muito, mas mesmo assim ainda sobrou uma frestinha com o banco todo recuado, um excelente espaço interno sem dúvidas nenhuma.

                                                
Com o banco na minha posição, temos um espaço gigantesco 

Com o banco todo recuado ainda sobra uma fresta para o meu joelho.

 Outra coisa: o banco elétrico tem ajuste milimétrico dá para ajustar a posição tranquilamente, o seu porta- malas também é muito bom: 510 litros, dá e sobra para uma família tranquilamente, agora vamos ver contra os rivais:

HONDA CIVIC TOURING: 519 litros
AUDI A3 SEDAN: 425 litros

Ele deve apenas 9 litros para o Civic e tem 85 litros de vantagem sobre o A3 Sedan Ambition e vamos a média dos três?  é de 486.7 litros. O porta- malas do Jetta é acima da média.

                                                    
O Seu porta -malas é de 510 litros, 

  
 Como eu disse a lista de equipamentos não para temos os outros itens de série e esses são: Acendedor de cigarros e cinzeiro na frente, Antena no para-brisa, Apoio lombar ajustado eletricamente, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Banco traseiro bipartido e rebatível, Bancos do motorista com regulagem elétrica e função memória,Aquecimento dos bancos dianteiros, Bloqueio de diferencial eletrônico XDS, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Climatização ativa para os bancos dianteiros, Câmera traseira, Descansa-braço dianteiro e traseiro, Espelho interno eletrocrômico, Função memória de ajustes nos espelhos elétricos, Faróis com regulagem de luz alta "Light Assist", Faróis Full LED com sistema de luz led diurna, Isofix, Freio de estacionamento eletrônico "freio de mão" com sistema Auto Hold, Iluminação da placa traseira em led, Lanterna traseira de Neblina, Luzes de leitura dianteira, Active Info Display, Para-sóis com espelhos, Bancos de couro na cor preta, Revestimento interno na cor preta, Rodas de liga-leve aro 18 chamadas de Polanko pela Volkswagen, Saída de escapamento dupla, seletor do perfil de condução com quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual, Sensor crepuscular  com função "coming leaving & home, Sensor de chuva, Sensor de Estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema Kessy(acesso ao veículo sem uso do botão da chave e partida do motor), Sistema de som Beats com 6 auto-falantes, comando de voz e entrada SD card, Sobretapetes dianteiros e traseiro em carpete, Aerofólio traseiro na cor do veículo, Volante multifuncional, computador de bordo e Cruise Control. Com tantos itens de série opcionais é que não precisa e o único opcional é o Teto Solar que é chamado da Panorâmico pela Volkswagen e de quebra ele é corrediço e basculante, ele é maior que os tetos convencionais, mas não chega a ser tão panorâmico, já o T-Cross dá para dizer que sim, mas enfim de qualquer forma o pacote de equipamentos é excelente sem dúvidas nenhuma. O preço da versão avaliada é de R$149.980 e na cor branco puro.

                                                            
Botão Start/Stop e na fileira temos o seletor de condução escrito Mode, além do "freio de mão" elétrico e função hold dele, do outro lado temos o botão que desliga o ESP e Controle de tração.

Teto Solar que a Volkswagen chama de panorâmico, mas é maior que os tetos tradicionais, mas menor que usado em utilitários esportivos como T-Cross por exemplo.

MECANICAMENTE: É bem equipado e tem um visual bonito, mas isso seria nada sem as alterações mecânicas e quando um sedã da Volkswagen tem o logo GLI com "I" maiúsculo ele mostra que não está para brincadeiras por assim dizer, sai o câmbio automático de seis marchas e entra o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de DSG pela Volkswagen é o mesmo câmbio usado no Golf GTI. Sai o motor EA 211 250 TSI 1.4 16V e entra o famoso motor usado no Golf GTI é o EA 888 350 TSI 2.nada 16V(2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) aliás não tem nada de pejorativo e já adianto que é um senhor motor que gera 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM e 230CV a 4700RPM e vai até 6200RPM, motor com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta e injeção direta(isso mesmo: injeção dupla), aliás o EA888 é usado em diversas aplicações, na calibração antiga com 220CV é usado no A3 Sedan Ambition, Q3 Ambition e Tiguan R-Line, a Audi vende no Brasil os modelos S3/S3 Sedan/TTS com a calibração mais nervosa ainda desse motor: 310CV, além disso vale lembrar que a versão anterior desse motor apenas com injeção direta estava presente nos Jetta Highline seja com 200CV ou 211CV, se a Volkswagen fizesse apenas isso já estaria como esportivo de verdade, mas a Volkswagen foi mais além, na suspensão houve mudanças também: no caso da dianteira manteve o Independente tipo McPherson e na traseira sai o semi - independente com eixo de torção e entra a independente tipo Multink e os freios mantém o esquema tático: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, mas os discos dianteiros são maiores e vieram do Golf GTI e os traseiros são maiores. Voltando ao motor: entre os sedãs vendidos no Brasil, fabricados no Brasil, Mercosul e México ele é o sedã médio mais potente do mercado.

                                                   
O motor 350 TSI 2.nada 16V gera ótimos 230CV 

 A primeira comparação é lógico é contra o Jetta 250 TSI 1.4 16V com seu motor EA 211 tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote, coletores variáveis, turbo e intercooler e injeção direta agora os números:

150CV a 5000RPM nos dois combustíveis 
25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis

Note que o ganho foi de 80CV e 10.2KGFM de torque, um ganho notável sem dúvidas nenhuma, inclusive em termos de potência é quase um Gol ou Up três cilindros 1.nada 12V (1 litro, 1000 ou 1.0 com queira entender)  e no torque a vantagem chega a quase ser o torque do Polo 1.nada 12V (1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender), uma diferença considerável.

  E agora contra os "rivais" entre aspas aqui, vamos ver o conjunto deles.

HONDA CIVIC TOURING
CÂMBIO: CVT
MOTOR: Earth-Dream i-VTEC 1.5 16V Turbo da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

AUDI A3 SEDAN AMBITION:

Basicamente repete o Jetta GLI só muda a nomenclatura da dupla embreagem S-Tronic na Audi, mas o motor é o mesmo e na versão anterior a usada no GLI e no Golf GTI.

   Agora vamos aos números de potência e torque dos "rivais" 

HONDA CIVIC TOURING
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM e vai até 5500RPM

AUDI A3 SEDAN AMBITION
POTÊNCIA:220CV a 4500RPM e vai até 6200RPM
TORQUE:35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM 

Em relação ao torque  ele empata com parente A3 Sedan(o que é ótimo) e abre uma diferença de 13.3KGFM sobre o Civic Touring, a diferença  é basicamente um Gol CL 1.6 Mi dos anos 1990, é uma diferença gigantesca de torque, aliás o Touring tem menos torque que o próprio Jetta 250 TSI 1.4, na potência ele amplia a vantagem: abre 10CV sobre o o seu parente, digamos assim e 57CV sobre o Civic Touring, ou seja é uma diferença grande em relação ao Honda e em relação ao Audi a diferença também é boa, mas apenas um curiosidade: o TT tem a calibração de 230CV do Golf GTI/Jetta GLI, não sei por que o A3 Sedan não tem, mas o fato é: O Jetta é mais potente que os "rivais" mais próximos, inclusive é mais potente que muito carro bem mais caro que ele.

                                                        
Câmbio tem o logotipo "DSG" em cima da manopla e com costura vermelha 

ANDANDO COM ELE: O Gerson me acompanhou até o carro, para ver se o carro estava tudo ok, estava com combustível ok, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento dele(aliás de outros vendedores que me atenderam em Jetta 250 TSI 1.4, Virtus 200 TSI 1.nada 12V, Amarok V6 3 litros 24V TDI, Tiguan 250 TSI 1.4,Polo 1.nada 12V, que me atenderam muito bem), ele vê para mim se estava no modo Sport e aí ele olhou "Já está no modo Sport" e a própria central multimídia mostrou, ligo ele apertando no freio e um ronco maravilhoso invade a cabine, lógico tem aqueles que dizem que só um auto-falante e o ronco pego de um Audi RS3 por exemplo(que usa motor cinco cilindros), mas eu acredito que seja o microfone colocado no coletor de escape e aí ele remete ao ambiente interno, aliás mesmo de fora apesar de diferente, o ronco ainda consegue ser bonito. Depois de ajeitado o Gerson saiu e eu segui no carro e notei que o volante estava cobrindo a visão do painel, tratei de mexer na regulagem da coluna de direção e aí consegui acertar, depois coloquei o câmbio D e apertei o botão do freio de estacionamento, aí saí com o carro, mas não sei se o espaço era apertado, o ou se os 4.70 metros de comprimento,mas virei tudo e logo vi que não passaria o canteiro, aí pisei no freio. Tinha um Up TSI atrás de mim e aí virei de volta para o outro lado, não sei também se era por que estava no modo Sport, dura? longe disso: é bem confortável e bem agradável e o volante tem boa pegada. a sensação de "vestir o motorista", voltando a manobra virei do outro lado e aí abriu um pequeno espaço onde o Up TSI pode passar por que é um carro estreito, aliás como eu já disse: Volkswagen é na Futura,  e depois de feita a manobra e viro e finalmente saio da área do canteiro em direção a "estrada do estacionamento" saio num dos portões, a avenida Santos Saraiva é movimentada, ainda que de mão única , espero o movimento que estava alto , mas aí movimento baixa, mas uma moça tem que passar na minha frente , preferência para o pedestre, mesmo em baixas rotações o ronco que invade a cabine já se torna maravilhoso e aí depois da moça, aumenta o movimento, mais uma espera e aí uma Saveiro Cross dá seta entra no outro portão da futura, aproveito e entro e logo resolvo fazer um kickdown e o belo ronco invade a cabine e num piscar de olhos vejo 62KM/H, epa! vamos segurar, afinal quando eu sai com o carro lembrei: grandes poderes, grandes responsabilidades e nesse caso, grande potência(230CV) e tinha uma grande responsabilidade e lógico, sabe aquele acerto tipicamente Volkswagen? dura, mas justinha? aqui não: eu estava no modo Sport e a suspensão estava dura e "dura mesmo" parecia um carro de competição, confesso que tomei um susto de início, mas lembrei: estou em Modo Sport e além de tudo ficar mais pronto, a suspensão fica mais dura, voltando ao carro e aí logo entrei na faixa onde é em direção para entrar na Eurico Gaspar Dutra e lógico além do semáforo, tinha dois carros na frente e lógico e aí ouvi um "tum" desligou o motor sozinho era o Start&Stop bem sincero, inclusive pisei um pouco no acelerador e ele voltou e aí lógico deixei de novo, afinal teve mais um carro , esclarecimento: não espero suspensão macia de um carro esportivo ainda que seja um sedã com esse, mas esse elevou em outro patamar, mas depois eu explico mais, voltando ao carro esperando o sinal abrir e estava na frente um caminhão e não sabia que tipo de caminhão era, mas pelo que vi parecia ser um GMC 7-110, mas não posso afirmar e aí abriu o sinal e tinha um Hyundai Creta atrás de mim e aí entramos na Eurico Gaspar Dutra que é uma rua bem lisa e como ela tem três faixas, o eu e o caminhão estávamos na faixa da direita, e aí o Creta foi para faixa do meio e aí como vi que não  tinha ninguém atrás de mim e do lado e fui para o lado e mais um kickdown e o ronco maravilhoso invade de novo um "Vrooonw" bem agudo e lógico 61KM/H num  piscar de olhos e aí só mantive os 60KM/H que são o limite da via, segundo a Volkswagen ele fez 0 a 100KM/H em 6.8 segundos e chega a 250KM/H Limitados eletronicamente, na revista AutoEsporte ele cravou 6.6 segundos e se eu me empolgasse chegaria aos 250KM/H, mas seria perigoso e poderia prejudicar tanto a minha pessoa com os outros e lógico, mais um semáforo e ele estava amarelo e ai vou diminuindo por que eu penso "em breve vai ficar vermelho" e não deu outra: ficou vermelho e aí os freios foram exemplares: muito bons, aliás digo que os freios estão bem de acordo com a performance desse carro, espero o sinal abrir e mais um kickdown e aí "Vrooonw" de novo, que muito bonito e  num piscar de olhos 60KM/H e aí chegando aí aproveito para chamar o câmbio na borboleta e aí estava M4 e aí aumento "M5 e M6" e lógico no "M6" que é sexta marcha manual aí ele fica mais silencioso e por tabela mais econômico e aí chegou a subida se manteria a sexta tranquilamente, mas decidi reduzir por dois motivos: ver a dupla embreagem e ouvir o ronco bonito e ela funcionou muito bem, inclusive digo que é a melhor dupla embreagem que já dirigi, afinal a do A45 AMG(sim, é o modelo antigo e lógico não é um rival direto, na verdade é rival do RS3), ele tem o problema de em certas velocidades as marchas mais altas não engatar por medida de segurança e falecida Powershift da Ford no Focus Fastback se comporta com um automático convencional, ao contrário desse DSG que é exemplar, embora não cheguei a usar as borboletas no Tiguan, mas o Jetta GLI provoca você a usar e aí esperei no topo do morro para ver se não tinha carro ou ônibus vindo e aí entrei no trecho da Ivo Silveira e mais um kickdown para chegar aos 60KM/H(limite da via) e foi num piscar de olhos e de quebra o ronco maravilhoso, e aí meu dilema para entrar na Juscelino Kubitesch: entrar  a 60KM/H na curva  como no T-Cross ou não? até pensei, mas aí veio outro pensamento em minha mente "Estou num carro de 230CV, ele até tem condições de fazer isso, mas ele bem mais potente" e então decidi amansar um pouco , o canhão familiar e decidi andar um pouco mais devagar, lógico sente os impactos são sentidos é evidente, mas o próprio carro tem um solução: Modo Eco, Normal que a suspensão fica mais macia e as respostas menos pronta, ou modo Individual que você pode calibrar por exemplo, uma acerto  de suspensão mais macio, digamos assim e mantendo o restante das coisas do Sport que aí fica perfeito, mas enfim deixei no Modo Sport por que não teria muito tempo e não queria me atrapalhar na direção, voltando ao carro depois de entrar na Juscelino Kubitesch como ela tem curvas, aproveitei para fazer o kickdown estava a 40KM/H e logo a 60KM/H e o carro se mostrou bem na mão de quebra o carro me fez dar um sorriso de orelha a orelha, mérito também da Suspensão Multlink, depois lógico alivei e mantive a velocidade a 60KM/H que é o limite da via, até chegar e aí entrei normalmente na Libia Cruz e depois da Libia Cruz, esperei um pouco e o  trânsito e entrei na Santos Saraiva dessa vez a 40KM/H, afinal estava bem próximo da futura, então vou mais devagar para entrar na entrada onde a Saveiro Cross tinha entrado e lógico paro para fazer as fotos que você viu nessa matéria, é um verdadeiro canhão familiar sem dúvidas nenhuma, só não fui além dos 60KM/H por que é o limite da via e não estava numa pista ou até mesmo numa estrada, mas mesmo assim o modelo mostrou poder, afinal os 35.7KGFM se mostraram presentes e prontos sempre.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS "RIVAIS": Foi colocado os "rivais" entre aspas por que a rigor o Jetta GLI não tem um rival direto, como eu já disse. O seu preço é de R$144.990, ok, R$145.000 não algo barato, mas olhe para o lado: existe carros inferiores ao Jetta GLI custando na mesma faixa de preço, ou seja o custo/benefício para o Jetta GLI nessa faixa de preço se torna imbatível, no caso dos rivais ele é de quase R$15.000 mais caro que o Civic Touring, mas o Jetta GLI tem desempenho de nível de carro de R$240.000 ao passo que o Civic Touring tem desempenho próximo de um carro de R$110.000 ou no máximo R$120.000, o GLI entrega performance de R$240.000 ao preço de R$145.000 e o A3 Sedan Ambition é quase R$21.000 mais caro, mas tem menos equipamentos e tem o mesmo motor com calibração mais fraca. O Consumo urbano é de 9.9KM/L e o rodoviário de 12.5KM/L segundo o Inmetro, para um carro com essa cavalaria toda o consumo é excelente, agora contra os "rivais".

HONDA CIVIC TOURING
Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 14.4KM/L

AUDI A3 SEDAN AMBITION
Consumo urbano: 10.3KM/L
Consumo rodoviário: 12.8KM/L  

Ok, ele ficou atrás dos "rivais" nessa, mas o Civic Touring é mais que a obrigação dele, mas como eu disse o nível do Jetta GLI é bem superior ao Honda. já contra o Audi foi parelho, mas deve ser alguma coisa de calibração ou aerodinâmica, sei lá, mas enfim: o consumo do Jetta GLI pela cavalaria não é elevado.

  E se tivesse R$145.000 na conta bancária você compraria? A resposta é um sonoro sim!, o que pesa a favor: ser um esportivo de verdade, visual bonito e bem acertado(embora eu deixe para o leitor isso, mas gostei), acabamento bom, pacote de equipamentos excelente, ótimo custo/benefício na sua faixa de preço, ronco maravilhoso, excelente conjunto motor-câmbio que não deve em nada para carros mais caros, desempenho também que não deve em nada para carros mais caros, excelente espaço interno e excelente porta -malas. Esse segmento de sedãs médios é difícil você achar algo que pese contra forte, no caso do  GLI seria a suspensão muito dura, mas ele joga a favor: primeiro é um esportivo e ele compensa na estabilidade tranquilamente e segundo dá para ajustar nos outros modos de condução, ou seja o GLI talvez seja único carro que consegue jogar o único ponto contra a seu favor, mas o resto com eu disse só qualidades e digo mais: proprietários do Jetta Highline se tiverem dúvidas de comprar o novo GLI ou não, já adianto para vocês: façam o test-drive e vocês vão querer comprar o novo GLI sem dúvidas nenhuma. O Jetta GLI com "I" maiúsculo inaugura no Brasil o que já é na América do Norte: Sigla de poder de desempenho, assim como é a GTI em qualquer lugar do mundo e a GTS no Brasil(embora hierarquicamente abaixo das duas, mas ainda assim de acordo). O modelo está disponível nas cores: Branco Puro(cor do modelo avaliado), Cinza Puro, Vermelho Tornado(que eu achei muito bonita) essas sólidas, Cinza Platinum e Prata Pyrit o que acrescenta R$1.480 ao valor do carro e a Preto Mystic que acrescenta R$1.580 ao valor do carro também é muito bonita. Normalmente eu deixo as outras versões, mas nas outras versões até o preço se manteve, no caso a R-Line 250 TSI que teve avaliação por aqui e a Comfortline 250 TSI  mantiveram os seus preços, a única coisa que mudou foi acréscimo da 250 TSI que custa R$99.990 essas três últimos lógico com motor 250 TSI 1.4 16V.  Voltando ao GLI, se antes o Highline tinha o slogan "O Esportivo disfarçado de Sedan" por causa do visual discreto, agora nessa geração o GLI assumiu que é um esportivo e esportivo de verdade.

                                                           FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e indireta.
CILINDRADA: 1984cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82.5 x 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 9.6:1
POTÊNCIA: 230CV a 4700RPM-6200RPM
TORQUE: 35.7KGFM a 1500RPM-4500RPM
CÂMBIO: Manual,automatizado de dupla embreagem com seis marchas(chamado de DSG) e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento  4.70 metros, Largura 1.80 metros, Altura 1.47 metros, Entre -eixos 2.69 metros
PESO: 1432KG
PESO/POTÊNCIA: 6.2KG/CV
PESO/TORQUE: 40.1KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 510 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores eletrônicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multink 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:  Liga-leve aro 18, Pneus 225/45/R18
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado Climatronic de duas zonas, ACC, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto Solar
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$144.990 

AGRADECIMENTO A FUTURA VOLKSWAGEN PELO CARRO CEDIDO, PELA CONFIANÇA DOS VENDEDORES E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DOS VENDEDORES 

Caso se interessou, falar com o Gerson que é o vendedor que me atendeu

(48) 98452 6419 


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