AVALIAÇÃO: CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER TURBO: SALTO TECNOLÓGICO

                               

NOVO SEDÃ DA GM É UM SALTO TECNOLÓGICO EM RELAÇÃO AOS ANTECESSORES E SEM COBRAR MAIS POR ISSO 

Esse avaliação começou justamente quando eu fiz o test-drive de um outro carro ví um Cruze(sim, um Cruze) achei que já era o modelo de facelift, mas não era e o vendedor veio e me atender e aí trocamos uma ideia e perguntei sobre alguns modelos e lógico 10 dias depois o Onix Plus chega as revendas da Chevrolet.
   
    Como a Ponto 1 é a revenda que atende Florianópolis fui lá dar uma olhada, o modelo já estava lá na concessionária, mas o modelo de test-drive não poderia e ele me pediu esperar "10 dias", ok, esperei até resolvi dar um prazo mais longo, mas decidi não esperar e olhei de novo: os modelos que estavam na concessionária já tinha sido todos vendidos! e lógico aí que veio um outro modelo de marca e aí esperei o tal 10 dias e cheguei lá, ele aliás que sempre me atendeu bem , aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado por ele, ele me disse "hoje não vai dar" e realmente estava cheio de notas e aí ele pediu para vir no dia seguinte, cheguei lá no dia seguinte e imagine: vi no dia anterior o anúncio que a Chevrolet dobraria a produção do modelo em Gravataí-RS pelo sucesso inesperado e de cara uma cegonha vazia, mas antes delas já tinha vários Onix Plus recém saídos da cegonha e aí rumo ao pátio e rumo ao shoowroom, chego lá, pergunto sobre ele e ele responde "Vamos lá", pedi licença para tomar uma água e aí fomos ao test-drive do modelo que você vai ver agora.

POR FORA: O Visual do Onix Plus é bonito, até poucos meses atrás acreditava que se chamaria novo Prisma, mas não, se chamou Onix Plus e quem vai mudar de nome? advinha é o Prisma que se chamar Onix Plus Joy, mas voltando ao Onix Plus, como eu disse é bonito, parece até um "Mini-Cruze", vale destacar as lanternas em led e os faróis de led diurno. A Plataforma é a GEM(Algo como Plataforma Global para mercados emergentes), você até pode alegar que foi desenvolvida pela SAIC chinesa sócia da GM naquele país, mas tenho duas coisas á você.

 1 A Opel não faz parte do grupo General Motors mais, está nas mãos da PSA
 2 Carros desse porte não vendem nos EUA, vide o Cruze que está em estoques, assim como o Sonic por lá e o menor carro sedã é o Malibu para ser uma ideia(no Brasil a vida do Cruze segue normalmente).
  3 A Chevrolet sul-coreana(ex-Daewoo) tem apenas Spark(Beat em outros mercados) e tem Malibu e e Impala. 

   Com isso só restou as General Motors brasileiras e chinesa e então nada mais natural. O sedã feito em Gravataí-RS mede 4.47 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos.  A Plataforma GEM não vai parar por aí vai dar origem a segunda geração do Onix(hatch) que chega em Novembro, o novo Tracker(já mostrado na China), uma sucessora da Spin e uma picape do porte da Fiat Toro.

                                       
O Visual do Onix Plus é bonito em fotos, mais ainda ao vivo 

Na traseira as lanternas se harmonizam com o porta-malas e com o resto da carroceria 

Por fora o visual é um "Mini-Cruze" 

Antes de colocar os rivais aqui, temos que colocar os antecessores na mesa, feitos na plataforma Gamma II/GSV,  segundo o próprio presidente da GM América do Sul o Cobalt vai seguir para frotistas e como eu já disse acima o Prisma será renomeado Onix Plus Joy, mas o Onix Plus substitui de imediato o antigo Prisma 1.4.

 CHEVROLET COBALT

Comprimento: 4.48 metros    Largura: 1.73 metros   Altura: 1.50 metros   Entre -eixos: 2.62 metros

CHEVROLET PRISMA  

Comprimento:4.28 metros    Largura: 1.70 metros   Altura: 1.48 metros    Entre- eixos: 2.53 metros 

 Em comparação ao Cobalt ele é 1cm mais curto, tem a mesma largura, é 3cm mais baixo e 2cm menor entre -eixos, deu para ver que as dimensões estão próximas não é á toa que a GM tirou as versão Elite do Cobalt, afinal tem um produto bem superior nas mesmas dimensões(depois eu conto mais) e contra o Prisma ele tem 19cm a mais no comprimento, 3cm a mais na largura, 1cm mais baixo e 7cm á mais no entre - eixos e isso se traduz em espaço interno que depois eu vou mostrar á vocês.

                                                  
Faróis de led diurno(DRL) no para-choque dianteiro 

lanternas traseiras em led e quando ligada dão um visual bacana.

 Agora vamos a comparações com os rivais

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.36 metros       Largura: 1.73 metros    Altura:1.51 metros   Entre -eixos: 2.52 metros 

FORD KA TITANIUM 1.5 12V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.27 metros      Largura: 1.69 metros    Altura: 1.52 metros   Entre -eixos: 2.49 metros

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.45 metros    Largura: 1.69 metros      Altura: 1.48 metros   Entre - eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20S  DIAMOND 1.NADA 12V T-GDI* AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.26 metros     Largura: 1.70 metros   Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.53 metros

NISSAN VERSA SL 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.49 metros    Largura: 1.69 metros   Altura: 1.51 metros    Entre - eixos: 2.60 metros

RENAULT LOGAN ICONIC 1.6 16V CVT

Comprimento: 4.36 metros   Largura: 1.73 metros  Altura: 1.57 metros    Entre -eixos: 2.63 metros

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V  AUTOMÁTICO

Comprimento:4.42 metros    Largura: 1.73 metros  Altura: 1.49 metros  Entre - eixos: 2.55 metros

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.48 metros   Largura: 1.75 metros   Altura: 1.46 metros   Entre - eixos: 2.65 metros

* O HB20S ainda não está nas revendas, mas já tem dimensões e preços revelados, o Hatch já chegou as revendas e o sedã chega em Novembro.

 Ele é o terceiro maior carro dessa turma ficando atrás de Virtus e Versa apenas e lógico 1cm atrás do Virtus e 2cm á frente do Versa, na largura só ficou atrás do Virtus e empate  com Logan, Yaris e Cronos, mas é mais largo que o novo HB20S em 3cm, na altura é o mais baixo juntamente com o HB20S, vale a observação da altura do Logan: as versões com câmbio CVT vieram com a altura elevada do Stepway e no entre - eixos é o terceiro maior junto com Versa e City, ficando atrás de Virtus e Logan e colocando 5cm de vantagem sobre o Yaris.

                                                   
Como o DRL no para-choque, abaixo ficou onde seria o DRL das versões LTZ e LT pelo visto, mas é apenas curiosidade 

Versão Premier foi a avaliada. 

Logotipo "Turbo" no porta- malas destaca o novo motor 

   POR DENTRO : A sensação de "Mini-Cruze" é reforçada, pelo painel de instrumentos com excelente leitura e de quebra o volante herdado do Cruze de boa pegada(depois mais detalhes eu explico), O modelo vem bem equipado de série: com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Central Multimídia Mylink 3(é a terceira geração do Mylink) de 7 polegadas(eu até achei que era 8, mas é de 7 polegadas, mesmo) com Android Auto, Apple Car Play, Direção elétrica progressiva, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e já adianto que tem mais: inclusive o wi-fi e o wireless também, mas vamos focar nesses esquipamentos por enquanto, em comparação aos rivais, o Fiat Cronos Precision 1.8 16V deve Air Bags de cortina e o Air Bag duplo lateral é opcional e de quebra o Cronos é mais caro: custa R$75.490 e com os Air Bag duplo lateral vai a R$78.190, deve equipamentos para o Onix Plus e ainda é mais de R$2.000 mais caro, o Ford Ka Titanium 1.5 12V custa R$73.290, olha é R$100 mais caro que o Onix Plus e ainda deve Air Bag duplo de cortina para o Chevrolet, o Honda City EXL 1.5 16V CVT tem Air bag duplo de cortina como  Onix Plus, mas deve ESP e Controle de tração e de quebra custa R$85.800 é R$12.700 mais caro que o Onix Plus é uma diferença considerável, o Hyundai HB20S Diamond 1.nada 12V T-GDI vai custa R$76.890 é R$3.700 mais caro que o Onix Plus e não tem Air Bags de cortina e a Plus que acrescenta mais alguns itens como sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma vai R$81.290 é mais de R$8.000 de diferença, o Nissan Versa SL 1.6 16V CVT  custa R$72.190 é R$1.000 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplos laterais e de cortina para o Onix Plus, o Renault Logan Iconic 1.6 16V CVT custa R$71.090 é R$2000 mais barato mas deve Air Bag duplo de cortina e a própria direção é eletro-hidráulica  e outros itens e o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI 1.nada 12V custa R$84.290 e deve Air Bag duplo de cortina para o Onix Plus, é inegável o custo/benefício: tem rivais que são mais baratos e menos equipados, tem rivais que são mais caros e menos equipados e tem rivais que estão bem próximo no preço e são menos equipados e aí já começa a entender por que a Chevrolet anunciou dobrar a produção: excelente custo/benefício que depois eu citarei mais sobre ele.  

                                                       
Painel de instrumentos com excelente visualização, pelo visto vieram do Cruze 

Central multimídia My link 3 de 7 polegadas 

   No espaço interno ele se destaca, na dianteira se acha a posição de dirigir tranquilamente e se ajusta fácil a posição, já nos bancos traseiros como a minha posição sobra um verdadeiro latifúndio para quem vai atrás e com os bancos recuados totalmente ainda sobra espaço, espaço interno excelente. Está preocupado com segurança? ok, ele tirou cinco estrelas no LatinNcap tanto para adultos como para crianças, em relação aos rivais o Logan com facelift não foi parede, digamos assim, assim como o City com facelift também e o HB20 está com nova geração vindo por aí, então vamos lá: o único a conseguir cinco estrelas para adultos e para crianças além do Onix Plus foi o Virtus, já Cronos tirou três estrelas para adultos e quatro para crianças, o Ford Ka também seguiu o Cronos ,o Nissan Versa três para adultos e duas para crianças e o Toyota Yaris quatro estrelas para adultos e quatro para  crianças.

                                              
Com o banco na minha posição o espaço interno é excelente 

Com o banco recuado ainda sobra espaço interno, realmente espaço é destaque 

  Já o seu porta - malas leva 469 litros, dá e sobra para uma família tranquilamente, mas a Chevrolet já tinha  "gordura para queimar" digamos assim em comparação aos antecessores.

CHEVROLET COBALT: 563 litros
CHEVROLET PRISMA: 500 litros 

Vamos ser honestos, o Cobalt tem um porta-malas fora da curva para um sedã, então vamos analisar em  relação ao Prisma, houve uma perda de 31 litros, mas esses 31 litros de desvantagem  se diluem  por que o porta - malas do novo carro é mais inteligente, aproveita mais o espaço do porta-malas, inclusive a dobradiça foi mais para as laterais para garantir as malas.

                                                        
O seu porta - malas é de 469 litros. 

   Agora vamos a comparação com os rivais

FIAT CRONOS: 525 litros
FORD KA SEDAN: 445 litros
HONDA CITY: 536 litros
HYUNDAI HB20S: 475 litros
NISSAN VERSA: 460 litros 
RENAULT LOGAN: 510 litros
TOYOTA YARIS: 473 litros
VOLKSWAGEN VIRTUS:521 litros 

O Onix Plus só ficou á frente de Ka Sedan e Versa em porta - malas, mas mesmo assim dá e sobra para uma família, afinal nesse sentido todos dão e sobram para uma família tranquilamente, bom vamos a média do segmento: 490.4 litros, é um pouco abaixo da média, mas o nível do porta - malas é alto. 

      Agora vamos aos outros itens de série do modelo no caso é o Pacote 1: Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro rebatível e bipartido, Cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, cinco de segurança de três pontos para todos os ocupantes, Computador de bordo, Conjunto de alto-falantes(6 no total), Check Control, Controle de rádio no volante, Entrada USB para o banco traseiro, Espelhos na cor do veículo, Lanterna traseira de Neblina, Maçanetas externas na cor do veículo, no caso a  Central Multimídia de 7 polegadas o My Link 3 conta com tela de LCD, integração com Smartphones, rádio AM-FM, função audio streaming, Bluetooh para dois celulares simultaneamente, entrada USB, Painel de instrumentos com tela de TFT de 3.5 polegadas, Sensor de estacionamento traseiro, IsoFix, Top Thether, EDB(no caso acrescentado ao ABS), Sistema de monitoramento de pressão nos pneus, Acionamento elétrico da trava das portas na chave, Vidros elétricos são um-toque para todos, Onstar, Conectividade, Wi-Fi, Acendimento automático dos faróis e sensor crepuscular, Câmera de ré, Carregador Wireless(por indução), Console Central com descansa-braço, Easy Entry(abertura das portas através da aproximação na chave), Partida sem chave(botão Start/Stop), Volante de couro com revestimento Premium, Faróis dianteiros do tipo projetor, Check Control, Bancos híbridos(tecido e acabamento Premium), Friso cromado no contorno inferior das portas, Luz de condução diurna(DRL), Lanterna em LED, Maçanetas cromadas e acabamento interno nas cores Jet Black e Mid Ash Gray e nesse caso se trata do pacote 8RL, Com a lista de equipamentos ele honra o slogan da Chevrolet: Menos Nunca mais.

                                                
No vidro traseiro denuncia que ele tem Wi-Fi 

   No caso do wi-fi nos três primeiros meses vem o chip da claro e depois você vai ter renovar aí vê o valor com claro, então a rigor dá para dizer que é digamos de série e opcional ao mesmo tempo,  já o modelo avaliado vem com Alerta de ponto cego, Ar Condicionado com controle eletrônico de temperatura e recirculação(no caos Ar Condicionado digital), Bancos com acabamento Premium, Easy Park(sistema de estacionamento automático), Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e Acabamento nas cores Jet Black e caramelo "Maple Sugar", aliás adorei esse interior caramelo e com isso o preço vai para R$76.190 é o pacote R8M, mas caso queria esses itens e não queria o interior caramelo ele tem o interior Cinza com esses equipamentos é o pacote R8R e custando o mesmo preço do pacote R8M. Já com a cor do modelo avaliado é que é Prata Switchblade aí o preço vai a R$77.780.

MECANICAMENTE : O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o novo Ecotec três cilindros 1.nada 12V(1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entnder) da família SGE(Small Global Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e banhada á óleo, coletores variáveis, turbo e intercooler e com isso gera 16.3KGFM a 2000RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e mantém a potência, esse motor é um salto tecnológico em relação aos antigos Família I 1.4 e 1.6, é da mesma família do 1.4 do Cruze só que no Cruze usa corrente metálica, além disso esse três cilindros turbo além do Onix chinês é usado ainda em alguns modelos Opel como o Astra e o Adam, como curiosidade a versão Opel atende pelo código B10XFT, já no Brasil a versão sem injeção direta não sei o código.Já que estamos na mecânica apesar de o modelo nacional não ter injeção direta e nem arvore contra-rotativa(arvore de balanceamento) ele tem soluções interessantes como o pré-aquecimento dos bicos injetores que dispensam á partida á frio e o gerente da Ponto 1 me explicou que o virabrequim foi deslocado um pouco mais para a lateral para não vibrar e que a injeção direta só chega no final do funcionamento do motor, mas ele mesmo disse que não descarta no futuro, talvez em alguns facelift(que vai demorar, afinal o carro é lançamento) , que na pista de testes da Chevrolet em Indaiatuba deixou o Virtus 200 TSI para trás e a própria correia dentada banhada á óleo tem troca a cada 250.000KM! é praticamente  como se fosse uma corrente.Afinal aqui é democrático e temos que dar oportunidade á todos se pronunciar. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente por eixo de torção nesse caso ele segue os rivais e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no segmento do Onix Plus apenas  o Virtus 200 TSI  1.nada 12V traz discos sólidos na traseira, mas é o único as próprias versões mais baratas do Virtus é a tambor na traseira(no caso o 1.6 16V MSI) assim como Onix Plus e todos os rivais. O novo motor três cilindros é feito na fábrica de motores de Joinville-SC.

                                                    
O motor três cilindros 1.nada 12V Turbo gera 116CV nos dois combustíveis 

 Agora vamos em comparação aos antecessores que usam o antigo Família I SPE/4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, no caso do Cobalt é o 1.8 e o Prisma é o 1.4.

CHEVROLET COBALT

POTÊNCIA: 106CV a 5200RPM com gasolina e 111CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16.8KGFM a 2800RPM com gasolina e 17.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

CHEVROLET PRISMA

POTÊNCIA:98CV a 6000RPM com gasolina e 106CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 13KGFM a 4800RPM com gasolina e 13.9KGFM com álcool nas mesmas rotações 

 Em comparação ao 1.8 houve perda de 0.5KGFM de torque com gasolina, mas novo três cilindros turbo chega 800RPM mais cedo, na prática o novo tem mais torque ou igual, na potência o ganho em comparação ao 1.8 foi de ótimos 10CV com gasolina  e com álcool a desvantagem no torque aumenta para 0.9KGFM mas chega 600RPM mais cedo e o ganho de potência foi de 5CV, contra o 1.4 com gasolina o ganho de torque foi de 3.3KGFM e 2800RPM mais cedo! e na potência o ganho foi de 18CV! isso mesmo: 18CV e com álcool o ganho de torque 2.9KGFM e lógico 2800RPM mais cedo e de ótimos 10CV! realmente o novo três cilindros turbo é melhor em todos os sentidos.

    Agora vamos ver o que os rivais tem na mesa e depois os dados técnicos.

FIAT CRONOS
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

FORD KA SEDAN
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

HONDA CITY
CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

HYUNDAI HB20
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V TGDI da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

NISSAN VERSA E RENAULT LOGAN
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, sendo chamado de SCe 1.6 16V na Renault e na marca francesa atende pelo código H4M

TOYOTA YARIS
CÂMBIO:CVT
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

VOLKSWAGEN VIRTUS 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta. 

  Note que temos apenas duas escolas de câmbio: Automático de seis marchas ou CVT, no caso dessa última as marcas japonesas e a Renault utilizam, no motor a escola é variada, motor três cilindros com turbo além do Onix Plus temos HB20 e Virtus, mas nos últimos injeção direta, ao passo que o Onix Plus é convencional, temos um três cilindros aspirado, mas com um cilindrada "média" que é o Ka, depois os quatro cilindros de cilindrada "média" no caso os 1.5 de City e Yaris, o 1.6 de Versa e Logan(no caso se trata do mesmo projeto, mas com modificações) e o motor "grande" que é o Cronos. 

     Agora vamos aos números de potência e torque dos rivais.

FIAT CRONOS

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool

FORD KA SEDAN

TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:128CV a 6500RPM com gasolina e 136CV com álcool nas mesmas rotações

HONDA CITY 

TORQUE:15.3KGFM a 4800RPM com gasolina
POTÊNCIA:115CV a 6000RPM com gasolina e 116CV com álcool nas mesmas rotações

HYUNDAI HB20S

TORQUE:17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis

NISSAN VERSA
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 111CV a 5600RPM nos dois combustíveis

RENAULT LOGAN
TORQUE: 16KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 118CV nas mesmas rotações

TOYOTA YARIS
TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:105CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN VIRTUS
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações.

   Vale uma observação o HB20 Hatch chegou as concessionárias agora, mas o sedã ainda vai chegar, mas como temos preço, dimensões e potência dá para comparar,  ele tem o quarto maior torque com gasolina perdendo para Virtus, Cronos e HB20, mas venceu Logan e o restante, mas tem uma observação: tanto no Cronos como no Logan o torque dele chega lá pelos 4000RPM, já o Onix Plus tem todo o torque já nas 2000RPM, com álcool ele mantém o quarto maior torque, mas encosta no HB20S que é o terceiro, se com gasolina a desvantagem é de 1.2KGFM com álcool a desvantagem cai para 0.7KGFM e com álcool quem assume o quinto lugar é o Ka, mas vantagem é 0.7KGFM, vale lembrar que  com gasolina a vantagem contra o Logan é de 0.3KGFM, o lance das rotações vale: Onix Plus tem os 16.8KGFM a 2000RPM ao passo que o Ka tem os 16.1KGFM nas 4500RPM e o Cronos tem os 19.3KGFM nas 3750RPM, na potência com gasolina ele ficou em quarto lugar também junto com o Virtus com 4CV atrás do HB20 e 1CV de vantagem sobre Logan e City, já com álcool a potência cai para sexto lugar junto com o City com 2CV de desvantagem sobre o Logan  e 4CV de vantagem sobre o Versa.

                                                               
Roda de liga-leve aro 16  


ANDANDO COM ELE: Depois que tomei o copo de água(afinal,  estava com a garganta seca) aí fomos para o carro e para o test-drive e aí a chave presencial abriu e era só puxar a porta, a posição de dirigir você encontra fácil nele e os bancos tem boa pegada, aí piso no freio ligo o botão Start/Stop e aí nenhuma vibração, depois de fazer o test-drive, resolvi pedir para o vendedor para ligar o Cobalt 1.8 para ver e o Cobalt deu uma vibrada típica dos Família I 1.6 e 1.8(quem teve esses motores sabe como é...), já Onix Plus nada, mérito das mudanças no virabrequim e nas mudanças dos coxins(aliás a Volkswagen no Polo aspirado três cilindros fez a mesma operação de coxins, mas não de virabrequim), voltando ao Onix Plus e aí vou mexer no câmbio ela é bem a mão e de fácil manuseio e entro em "D", logo depois saio do estacionamento da Ponto 1 e a direção elétrica se mostrou muito boa, fez parecer ele ter menor largura do que realmente tem e isso é muito bom em manobras e aí vou entrar na Ivo Silveira e um dos Onix Plus que estava do lado de fora, vai entrar aí eu confesso "e agora vou ter que dar ré", o vendedor disse "Não precisa, vai mais para o canto" que dá, fui mais para o canto e aí tudo certo entrei na Ivo Silveira e para não passar pelo mesmos susto da Equinox, ao menos se o pior acontecesse saía vivo, já que tem cinco estrelas, mas causaria embaraço para mim, causaria, afinal tem duas transversais, então espero do outro lado veio o Creta e o Creta parou, segui em frente, o motor três cilindros responde bem e da maneira que o motorista quer, depois passo onde tem mais uma transversal e aí vem um trajeto mais logo e faço kickdown e logo um ronco de carro maior aparece e e chego a quase 80KM/H, opa, a o limite da via é 60KM/H então alivio, ou seja o três cilindros turbo responde prontamente junto com o câmbio automático de seis marchas é basicamente uma "patada" do novo motor três cilndros turbo e aí vou ficar nos 60KM/H e um pouco mais baixo, espero uma senhora passar, vou entrar na subida do viaduto outro Kickdown e logo o Onix Plus se mostrou pronto e logo vi a 70KM/H, opa, vou aliviar se mantenho a 60KM/H e vou indo e lógico depois de descer um viaduto, penso e entrar na via da esquerda, mas desisto por que um carro vem atrás e o alerta de ponto cego e me avisou, o curioso que diferente de outros carros ele fica no suporte do espelho e não no espelho, mas de qualquer forma é muito bem visível confesso que gostei muito disso, ainda que como opcional e aí temos o viaduto da BR 282(aquele trecho que liga Ilha de Florianópolis e Continente) e aí embaixo tem a rotatória e aí contorno, aliás outra coisa que me chamou atenção: a suspensão é bem voltada para o conforto, típicos dos Chevrolet médios e os compactos recentes, entro de novo na Avenida Ivo Silveira, de novo tem uma senhora e espero ela passar e aí depois que passo a faixa de pedestre mais um Kickdown e logo o três cilindros turbo se mostrou pronto, sinceramente? ninguém vai sentir saudades do 1.8 e muito menos do 1.4 e mais adiante tinha um Fox eu alivio , o Fox entra numa das transversal e aí vou seguindo normalmente, e aí logo adiante um Mercedes-Benz Classe A de primeira geração para e aí eu freio, aí o "instinto"  faz eu ligar o  alerta, mas não precisaria, o próprio vendedor citou que não precisaria, mas com eu já estava parado decidi não arriscar, agora era uma uma subida e o Hill Holder me salvou e aí o  carro subiu tranquilamente e lógico acabo pegando um  pequeno engarrafamento, afinal um proprietário de Onix Plus vai viver isso no dia-a-dia dele e advinha o vendedor diz "Olha no computador de bordo?" ok, eu olho e 13.9KM/L! um ótimo consumo com Kickdown com tudo. e lógico vou seguindo até que o sinal começa a abrir e aí o trânsito começa a andar e entro em direção ao estacionamento da Ponto 1 Chevrolet e vou bater as fotos do Onix Plus para essa matéria.

                                                               
Interior caramelo, gostei muito desse interior 

 PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O preço é de R$73.190, é praticamente o preço do Prisma antigo, lembrando que a LT e a LTZ tem o preço dos Prismas equivalente se o Prisma tivesse versão Premier, então estaria nesse mesmo preço. O seu consumo urbano foi de 8.6KM/L com álcool e 12KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.9KM/L com álcool e 15.7KM/L, são ótimos marcas inclusive o 13.9KM/L fazem sentido tranquilamente vendo esse números, vamos a comparação com seus antecessores.

CHEVROLET COBALT 1.8 

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.4KM/L

CHEVROLET PRISMA 1.4

Consumo urbano com álcool: 8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L 

Contra o Cobalt ele é 1KM/L mais econômico com álcool na cidade e 0.6KM/L mais econômico que o Prisma 1.4 com álcool na cidade, com gasolina na cidade a vantagem de 1KM/L se mantém e a vantagem contra o Prisma é de 0.3KM/L, na rodovia com álcool a vantagem é de 0.9KM/L sobre os dois antecessores e com gasolina é de 0.9KM/L sobre o Prisma e 1.4 e 1.3KM/L sobre o Cobalt 1.8 com isso se conclui uma coisa: o novo Onix Plus anda mais e bebe menos que os seus ancestrais fruto da nova tecnologia.

 Agora contra os rivais com exceção do Logan que infelizmente com câmbio CVT a Renault não divulgou números com isso o Renault perdeu por W.O nessa, uma pena.

FIAT CRONOS 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool:  7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.3KM/L

FORD KA SEDAN 1.5 12V  

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14KM/L

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 8.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L

HYUNDAI HB20S DIAMOND 1.NADA 12V T-GDI  

Consumo urbano com álcool: 8KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15.3KM/L 

NISSAN VERSA SL 1.6 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 

Consumo urbano com álcool: 9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L  

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V 

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L 

  Na cidade foi o segundo mais econômico no consumo urbano com álcool só perdendo para o Yaris em 0.4KM/L e venceu o City por 0.1KM/L e detalhe venceu dois carros com turbo e injeção direta no caso o HB20S e o Virtus, no consumo urbano com gasolina ele ficou em quarto atrás de Yaris, City e HB20S e á frente Versa, Virtus, Ka e Cronos, foi apenas 0.1KM/L de desvantagem para o HB20 e 0.4KM/L de vantagem para o Versa, no consumo rodoviário com álcool foi o mais econômico e vencendo por também 0.1KM/L o HB20S Turbo e ele venceu dois rivais com turbo e injeção direta  e no rodoviário com com gasolina ele foi o mais econômico que todos os rivais com 0.4KM/L de vantagem sobre o HB20 que tem injeção direta, mas uma coisa é certa: se alvo da Chevrolet era o Virtus, o Onix Plus é mais econômico em todas as situações que o Volkswagen.


  Se tivesse R$73.200 você compraria se tivesse condições? A resposta é sim: estilo é questão subjetiva, mas o carro ficou bonito sem dúvidas nenhuma, outras coisas que pesam a favor excelente espaço interno, porta-malas, excelente custo/benefício afinal ele tem equipamentos de Virtus por exemplo a preço do Prisma antigo e bem próximo de alguns rivais mais baratos e menos equipados, com eu já disse preço muito bom, pacote de segurança completo com direito a ESP, Seis Air Bags e Hill Holder em todas as versões, O porta-malas apesar de perder para os antecessores é bom ainda nesse quesito, excelente consumo tanto urbano como rodoviário, tá ok, o consumo urbano com gasolina ficou no meio da tabela, mas temos o segundo melhor consumo urbano com álcool , o melhor consumo rodoviário tanto com álcool como gasolina, dá para entender por que a Chevrolet anunciou dobrar a produção dele , Lógico nenhum carro é perfeito e isso vale para o Onix Plus também, mas não há críticas pesadas para ele, o que eu critico é ausência da injeção direta, vamos fazer justiça aqui: o novo três cilindros turbo da Chevrolet tem desempenho muito bom e com excelente números de consumo se tivesse a injeção direta seria melhor ainda, outra alegação da GM é que em regiões mais afastadas complicaria a manutenção etc...., bom eu pergunto que tem Tracker ou Cruze se complicaria também? Para mim, não. Mas enfim ao menos a Chevrolet foi coerente: cobra menos que Virtus e HB20 Turbo nesse aspecto e de fato é uma "pepino" para todos rivais "descascarem", afinal temos o City mais caro que não em ESP e Controle de tração, o Virtus tem ESP e traz quatro Air Bags e ambos são mais caros, o Toyota Yaris tem lista parelha ao Onix Plus mas é mais caro e o motor tem menos torque e menos potência, aí temos alguns que são parelho em preços, mas não menos equipados e os mais baratos e bem menos equipados. dentro de casa o Prisma 1.4 já deu adeus(aliás com renomeamento do Prisma Joy em Onix Plus Joy, nome Prisma dará adeus) e o Cobalt depende dos frotistas e motorista de aplicativos, mas sinceramente posso estar errado, mas não vejo muito futuro para o Cobalt não, mas aí o tempo vai dizer. Já quanto arvore contra-rotativa, essa não fez nenhuma falta, as mudanças efetuadas pela GM do Brasil acabou dando bons resultados nesse aspecto: ele não vibra, parece ser um quatro cilindros comum nesse aspecto.

     Caso você se interessou nele não quer pagar ou não pode pagar mais de R$70.000 tem as versões mais baratas, todas equipadas com o novo motor três cilindros turbo Ecotec e todas mantém ESP, Controle de tração, Hill Holder e Seis Air Bags de série.

      A LTZ Automática que custa R$70.990 que perde a lanterna em Led e interior bicolor
      A LTZ Manual que custa R$65.790 vem com câmbio manual de seis marchas, mas perde lanterna em Led, volante em couro e check contol.
      A LT Automática que custa R$66.490 que perde a chave por aproximação e outros itens, mas tem o Check Contol. 
      A LT Manual que custa R$61.190 que perde o check control(aliás vale lembrar que vem junto com câmbio automático)
         A Básica chamada de apenas "Turbo", (vale lembrar que a Premier, LTZ e LT são acrescentas do Turbo antes do nome) que custa R$58.790 que perde coluna de direção regulável, essa versão pelo visto é voltada ao público PCD e Frotista pelo visto.

  E ele está disponível nas cores: Preto Ouro Negro Metálica que é de série, a GM fez um "tomá-lá-dá-cá" com as cores, aí depois vem a Branco Summit que acrescenta R$750 ao preço,  Vermelho Carmim Metálica que acrescenta R$1.590 ao preço do carro, Prata Swithblade(que é a cor do modelo avaliado) e Azul Sekker(que eu achei muito bonita!) e lógico essas também acrescentam R$1.590 ao preço do carro.

                                                            FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro,  transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74mm x 77.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.47 metros,  Largura 1.73 metros, Altura 1.47 metros, Entre - eixos 2.60 metros
PESO: 1117KG(Pacote R8M)
PESO/POTÊNCIA: 9.6KG/CV
PESO/TORQUE: 68.5KG/KGFM com gasolina e 66.5KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 469 litros e tanque de combustível 44 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP, Controle de tração, Hill Holder.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 195/55/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia My Link 3 de sete polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Ar Condicionado digital, Alerta de ponto cego, Easy Park, Sensor de Estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$73.190 

AGRADECIMENTOS A PONTO 1(UM)  PELO CARRO CEDIDO PELO TEST-DRIVE, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO DO VENDEDOR E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! 


  


                         


  


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