AVALIAÇÃO: CHEVROLET ONIX LT: MUDAR PARA MANTER

CARRO MAIS VENDIDO DO PAÍS MUDA RADICALMENTE PARA MANTER A LIDERANÇA CONQUISTADA 

Normalmente um fabricante numa liderança se acomoda, mas pelo visto a GM decidiu continuar o programa de renovação de família dos compactos, que começou pelo  sedã Onix Plus , inclusive deixei o link da matéria.

   O Hatch aderiu a plataforma GEM(Global Emergizing Marketing, ou plataforma Global de mercado emergentes) que além do Onix Plus e ao próprio Hatch, dará origem a nova Tracker e uma picape do porte da Fiat Toro/Duster Oroch. A receita da GM pelo visto deu certo: em Dezembro Hatch e sedã fizeram dobradinha e na primeira quinzena também, afinal o mudar tudo para manter a liderança se faz presente.

    Eu estava indo em outra concessionária ver um carro e aí na ida, vejo esse Onix preto das fotos estacionado na ponto 1 , eu  Já pensei comigo "é o três cilindros aspirado", na volta do caminho falo com o Almeida, vendedor que me atendeu no Onix Plus e ele confirma, mas perde para vir na segunda-feira por que aquele dia estaria movimentado.

   CHEGUEI NA SEGUNDA-FEIRA:  Cheguei a Ponto Um, vi que estavam em Reunião, resolvi esperar e aí o Almeida me diz "vai demorar um pouco", eu falei "vou esperar não tem problema", acabou a reunião logo o Almeida já me chamou e lógico fomos fazer o test-drive.

POR FORA:  O visual dele é mais bonito ao vivo do que em fotos, lógico ele não tem digamos, aquela "presença" do Plus, mas ainda assim um carro bonito no aspecto geral, sem qualquer coisa desarmônica, tudo é coerente, você pode alegar que a traseira faz algumas homenagem a geração anterior, ok, é verdade, mas isso tem algo: afinal é líder de mercado, então alguma coisa tem que lembrar, embora a plataforma seja outra, como eu disse é a GEM(Global Emergizing Market, ou plataforma Global para mercados emergentes) que estreou no Plus e ainda faltam Tracker, picape do porte da Toro e possivelmente a nova geração da Spin.  Ele mede 4.16 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.48 metros de altura e 2.55 metros.

                                             
O visual é mais bonito ao vivo do que em fotos. 

Na traseira, homenagens a geração anterior, especialmente na posição das lanternas 

Formam um conjunto harmônico.

O sedã Plus tem a mesma largura e altura, mas é 32cm mais comprimento e tem 5cm a mais no entre - eixos.

          Vamos comparar a geração antiga que agora vive apenas na versão Joy.

Comprimento: 3.93 metros     Largura: 1.70 metros     Altura: 1.48 metros     Entre - eixos: 2.53 metros. 

Deu para ver com exceção da altura , o carro cresceu em todos os sentidos, no comprimento foi 25cm, na largura foi 3cm e no entre - eixos foi 2cm.

                                                      
Rodas de liga-leve aro 15 e são bem bonitas

    Agora vamos contra os rivais.

    FIAT ARGO

Comprimento: 4 metros            Largura: 1.75 metros      Altura: 1.50 metros    Entre -eixos: 2.52 metros. 

    FORD KA

  Comprimento: 3.94 metros       Largura: 1.69 metros    Altura: 1.52 metros     Entre -eixos: 2.49 metros 

   HYUNDAI HB20

  Comprimento: 3.94 metros        Largura:1.72 metros    Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.53 metros 

   NISSAN MARCH

   Comprimento: 3.83 metros          Largura:1.67 metros   Altura: 1.52 metros    Entre-eixos: 2.45 metros 

   RENAULT SANDERO 

Comprimento: 4.07 metros                Largura: 1.73 metros   Altura: 1.54 metros  Entre -eixos: 2.59 metros 

    VOLKSWAGEN POLO

 Comprimento: 4.05 metros                Largura:1.75 metros    Altura:  1.46 metros   Entre -eixos: 2.56 metros.

   Ele é o maior carro dessa turma em termos de comprimento, é 9cm maior que o Sandero que é o segundo colocado, na largura empata com o Renault Sandero e perde por 2cm para Polo e Argo, mas vence o Hyundai HB20, o Ford Ka e o Nissan March, na altura vence Polo e HB20, ficando 1cm mais alto que o HB20 e e fica atrás do restante sendo o mais próximo o Ford Ka e no entre - eixos ele só perde para Sandero e Polo, sendo que fica apenas 1cm atrás do Polo e vence o restante, inclusive dos que vem atrás o mais próximo é o HB20 ficando 2cm atrás.

                                                           
Faróis mais simples que o usado no  Premier 

  POR DENTRO: É natural que ele fosse mais simples que o sedã Premier isso seria óbvio, mas eis que ele guarda algumas surpresas como botão por partida, você espera numa versão topo de linha, mas não de entrada como essa LT, isso foi uma excelente surpresa positiva, o volante em boa pegada, os instrumentos tem boa visualização e lógico o carro que inovou em 2012 trazendo o My Link, nessa geração deu uma passo além.

                                               
Painel de instrumentos com excelente visualização 

Botão Star/Stop a excelente surpresa.

  Nos equipamentos para um carro digamos de "entrada"(ok, existe o Joy, mas é geração antiga) a lista é bem recheada: Alarme,ABS, Air Bag Duplo frontal/lateral/cortina, ESP, Controle de tração Hill Holder, Ar Condicionado, Direção elétrica, Central Multimídia My Link de terceira geração com Tela de 7 polegadas, Vidros e Travas Elétricas e Rodas de aço aro 15(calma os LT tem várias variações que depois eu explico mais á frente), essa versão básica já logo de cara chega a ser mais equipada que os rivais,´o Argo Drive 1.nada (1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender)  custa R$51.390 é R$1.500 a menos, mas deve Air Bag duplo lateral/cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia e Vidros traseiros elétricos, tudo bem você pode alegar que o Argo tem ESP, Controle de tração e Hill Holder opcionais ok, ele tem e a Central Multimídia também e aí o Argo vai para R$56.390 ficando R$4000 mais caro que o Onix LT, o Ford Ka SE 1.nada 12V custa R$47.490 é R$5.400 mais barato que o Onix, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Seis Air Bags e vidros elétricos nas portas traseiras e para ter os vídeos elétricos tem que ir na SE Plus que aí custa R$51.120 é R$1.700 mais barato, mas ainda deve o restante para o Onix, o Hyundai HB20 Vision 1.nada 12V custa R$48.990 é R$4000 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo laterais de de cortina e Central multimídia, para pegar a central Multimídia tem que ser a versão Vision BlueMedia e aí o preço vai a R$50.490 e para ter ESP, Controle de tração e Hill Holder tem que ter o Safety Pack e lógico para ter BlueMedia junto tem que ser o Safety Pack mais BlueMedia e aí o preço é de R$51.290 é R$1.500 mais barato, mas ainda deve Air Bag duplo lateral e de cortina para o Onix, o Nissan March SV 1.nada 12V  custa R$51.490 é R$1.400 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e Air Bag duplo lateral e de cortina para Onix, o Renault Sandero Zen 1.nada 12V que custa R$51.390 é R$1.500 mais barato, mas deve para o Onix Vidros traseiros elétricos, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração e Hill Holder,  ao menos o Renault tem Air Bag laterais e o Volkswagen Polo 1.nada 12V custa R$53.590 é R$800 mais caro que o Onix e ainda deve Air Bag duplo de cortina, ao menos tem ESP, Controle de tração e Hill Holder, em resumo: tirando o Polo os rivais são mais barato, mas beeeem menos equipados e o Polo é um pouco menos equipado e mais caro, é inegável o custo/benefício do Onix perante aos rivais.

                                                
Central Multimídia Mylink 3 com sete polegadas 

  No espaço interno na dianteira o espaço é excelente, a pessoa se ajusta fácil a posição de direção,  na traseira com os bancos em minha posição, sobrou um espaço gigantesco e com o banco todo recuado tive outra boa surpresa: acabou sendo justo, não sobrou, mas também não faltou, ou seja é uma verdadeira briga de foice entre Polo, Onix e Sandero nesse quesito, talvez o Polo(com exceção da GTS óbvio por causa do banco maior e a própria R.S do Sandero) leve um pouco de vantagem seguido do Onix e depois venha o Sandero, mas bem acima do HB20 nesse quesito e por  tabela Ford Ka e March.

                                                    
Com os bancos na minha posição sobra espaço 

Com o banco recuado fica justo 

  Que seria menor que o sedã Plus isso seria evidente, afinal é 5cm a menos no entre - eixos, afinal o sedã Plus é um latifúndio nesse segmento, voltando ao Hatch agora vamos ao Porta-malas ele leva 275 litros, em comparação ao Joy(que é a geração antiga) perdeu 5 litros, mas segundo a GM houve um novo arranjo interno que aproveita os espaços.

                                                    
O seu porta-malas é de 275 litros 

  Agora vamos comparar contra os rivais.

FIAT ARGO: 300 litros
FORD KA: 257 litros
HYUNDAI HB20: 300 litros
NISSAN MARCH: 245 litros
RENAULT SANDERO: 320 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros 

Note que ele vence com folga Ka e March, por exemplo 30 litros de vantagem sobre o March e fica atrás de HB20, Polo e Argo e por tabela do Sandero, mas mesmo assim a média é de 285 litros, é bem próximo da média, um pouco abaixo é verdade, mas tem gente mais abaixo ainda como Ka e March, mas vamos fazer justiça: se o cara necessita de um porta-malas maior que esses carros é melhor partir para um sedã.

 Agora vamos ver até a onde a LT pode ir, além da LT(que tem esse nome apenas, mas pode chamar de LT1 embora ela não se chame assim), temo a LT1(que na verdade é a LT2) que traz abertura da porta por aproximação da chave(Easy Entry), partida por botão(East Start), acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador por indução e aí o preço vai a R$55.090, a LT2(que na verdade é a LT3) traz  On Star e Internet 4G e por último temos a LT3(que na verdade é a LT4, calma já vamos falar das versões turbo) e aí o preço é de R$56.890 e traz Faróis de Neblina , Rodas de liga-leve  e Sensor de Estacionamento traseiro e é justamente a versão avaliada e os outros itens de série são IsoFix, Top Theather,Computador de bordo com tela TFT de 3.5 polegadas, Chave Canivete, porta USB dianteira e traseira, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro, banco traseiro bipartido,cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes  e lanterna de Neblina. O modelo conseguiu cinco estrelas no LatinNcap nota máxima só ele e o Polo conseguiram, o HB20 tirou quatro, Sandero, Ka e Argo tiraram três estrelas e o March ficou com apenas uma estrela(ok, tirou duas em 2011, mas os critérios mais rigorosos baixaram sua nota em 2018). Sobre a Internet nos três primeiros meses é gratuita e depois tem que pagar um plano, aí cada um vê o seu critério.

MECANICAMENTE: O câmbio é o manual de seis marchas , o motor é o novo três cilindros Ecotec 1.nada 12V(1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender) da família SGE(ou CSS Prime nesse caso) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis e com isso gera 9.6KGFM a 4100RPM e 78CV a 6400RPM e com álcool vai a 10.6KGFM e 82CV nas mesmas rotações é um salto tecnológico em relação ao motor antigo e de quebra ele herda alguns recursos do turbo como o pré-aquecimento dos bicos que dispensa reservatório de partida á frio. A sua suspensão na dianteira é Independente tipo McPherson na traseira é semi-independente  com eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios são á discos ventilados na dianteira e tambores na traseira,  os rivais seguem a mesma receita de suspensão e freios. 

                                                       
O três cilindros 1.nada 12V gera 78CV com gasolina e 82CV com álcool 


Agora vamos a comparação com antecessor que está presente no Onix Joy.

FAMÍLIA I SPE/4 1.NADA  quatro cilindros

Bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.  

Agora vamos ver os números.

POTÊNCIA: 78CV a 6400RPM com gasolina e 80CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 9.5KGFM a 5200RPM com gasolina e 9.8KGFM com álcool nas mesmas rotações.

Em relação ao antigo ele manteve a potência com gasolina, mas o torque é onde interessa ganhou 0.1KGFM e chega 1100RPM mais cedo, ou seja na prática o ganho em torque é mais que os 0.1KGFM sugerem já que trabalha mais solto, com  álcool  o novo motor tem 2CV a mais e 0.6KGFM no torque e detalhe: chegando 1100RPM mais cedo e isso ajuda e muito.

Agora vamos ver como é concepção dos motores dos rivais e lógico sobre o câmbio, os rivais usam apenas manual de cinco marchas, o Onix é o único três cilindros aspirado que vem com câmbio manual de seis marchas.

FIAT ARGO

 Três cilindros Firefly 1.nada 

Bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica.

FORD KA

Três cilindros 1.nada 12V da família Fox(não confundir com o Volkswagen Fox)

Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis.

HYUNDAI HB20

Três cilindros 1.nada 12V da família Kappa 

 Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN MARCH

 Três cilindros 1.nada 12V da família HR

 Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

 RENAULT SANDERO

Três cilindros SCe 1.nada 12V derivado da nova família B da Renault.

  Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

  VOLKSWAGEN POLO

Três cilindros 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio,  duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis. 

 Antes apenas duas curiosidades: O Onix Hatch novo é feito em Gravataí-RS e o motor três cilindros em Joinville-SC, mas agora todos aqui são três cilindros, mas aqui aplica-se: eles se parecem, mas são diferentes, que é exemplos: o Ford Ka é o único com bloco de ferro, o Argo é o único seis válvulas(isso mesmo seis válvulas, duas válvulas por cilindro vezes 3 cilindros nem preciso dizer quanto é né?)  e agora vamos a potência e torque os rivais.

  FIAT ARGO 

POTÊNCIA: 72CV a 6000RPM com gasolina e 77CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 10.4KGFM a 3250RPM com gasolina e 10.9KGFM com álcool nas mesmas rotações

  FORD KA

POTÊNCIA: 80CV  a 6500RPM com gasolina e 85CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 10.2KGFM a 3500RPM com gasolina e 10.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

   HYUNDAI HB20

POTÊNCIA:75CV a 6000RPM com gasolina e 80CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 9.4KGFM a 4500RPM com gasolina e 10.2KGFM com álcool nas mesmas rotações

   NISSAN MARCH

POTÊNCIA: 77CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE:10KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

   RENAULT SANDERO

POTÊNCIA:79CV a 6250RPM com gasolina e 82CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:10.2KGFM a 3500RPM com gasolina e 10.5KGFM com álcool nas mesma rotações

    VOLKSWAGEN POLO

POTÊNCIA: 75CV a 6350RPM com gasolina e 84CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:9.7KGFM a 3000RPM com gasolina e 10.4KGFM com álcool nas mesmas rotações

Agora vamos a comparação com os rivais, no torque com gasolina ele vence apenas o HB20 por 0.2KGFM e perde por apenas 0.1KGFM do Polo, mas o Onix resolve isso justamente com a sexta-marcha que joga as outras para baixo, depois explico mais detalhes e na potência com gasolina é o terceiro mais potente só perde para Ford Ka e Renault Sandero ,no caso do Renault apenas por 1CV e vence o resto dos rivais com vantagem de 1CV para o March e com álcool ele tem o terceiro maior torque, perdendo apenas para o Argo e Ford Ka e vencendo os outros rivais, sendo que o mais próximo é o Sandero que ficou 0.1KGFM atrás do Onix e na potência com álcool  junto com o Renault Sandero é o terceiro mais potente dessa turma, só ficando atrás de Ford Ka e Volkswagen Polo e vencendo o restante, sendo o mais próximo justamente o HB20 ficando 2CV atrás.

ANDANDO COM ELE: Depois de me chamar, eu vou e aí espero a chave e aí vou entrar no carro e aí vou achar o buraco da chave e aí vem a surpresa, "É no botão", diz o Almeida, ok, num sedã Premier Turbo se espera isso, mas não num LT, foi uma surpresa positiva, aperto o botão e lógico o câmbio já se mostrar muito bom e fazia tempo que não pegava um carro com câmbio manual, você consegue ajustar a posição de dirigir perfeitamente, afinal temo não achar o ponto-morto, achei de primeira, ligo o carro e aí vejo um cone, mas a direção elétrica trabalha muito bem "vai que dá", e aí segui o conselho e fui tranquilo em direção a rua e aí esperei e vi que o sinal estava fechado do lado e fui, lógico que fui com cuidado, para um carro 1.nada(1000,1.0, 1 litro como queira entender) ele é bem esperto, lógico não tem o desempenho do turbo, mas para um aspirado dessa cilindrada está  ótimo, as sexta marcha joga as outras para baixo e o carro se mantém "vivo" digamos assim, aí engato segunda, terceira, quarta e espero um pouco até passar a segunda quadra depois da Ponto Um da Ivo Silveira, passou a reta e piso um pouco mais, vou engatar a quinta e lógico o Almeida adivinhou o meu pensamento "engata a sexta" essa era o plano, até a quinta-marcha é muito bom de engatar, bem acima do que a GM tinha no mercado antigamente, mas a sexta, exige um certo cuidado, ainda que pequeno, para não errar engatar a quarta erroneamente, bom além desse Onix só pude  dirigir três  carros com câmbio manual de seis marchas: Sandero R.S, Peugeot 208 GT e o Volkswagen CrossFox, ok, dois deles já deram adeus ao mercado, mas vale a observação, no Volkswagen é mais fácil você errar a sexta-marcha que no Onix LT, já no Sandero R.S e 208 GT o engate da sexta é melhor, mas digo que o Onix chega perto desses dois, mas aqui faça a ressalva: O 208 vai ganhar nova geração e a base é a 1.2 que vem com câmbio de cinco marchas e o Sandero que concorre com esse Onix LT é o Zen 1.nada 12V que vem com câmbio manual de cinco marchas é bem inferior ao Onix, não falo apenas das marchas dos engates,  e dentro da Volkswagen o rival é o  Polo 1.nada 12V que vem com câmbio manual de cinco marchas que muito boa de engatar também, mas perante o Chevrolet falta uma marcha, vibração quanto liga? nenhuma, afinal ele herda a mudança de posição de coxins feita no Plus(o que é natural) e a mesma coisa a Volkswagen fez com o Polo aspirado, depois que engatei a sexta-marcha ele ficou em giro baixo bem tranquilo e fui seguindo até que chegou a lombada e aí sou obrigado a reduzir marcha, vejo uma moto atrás e espero e depois entro na pista para depois fazer o retorno no Viaduto e aí no meio do caminho um cara com Onix LT antigo, resolve dar uma "rabeada" na estrada de terra, me dando um certo receio, se fosse algo afastado da cidade, vá lá, mas em uma pista que dá acesso a capital do estado aí é brincadeira e para piorar, ele resolve me cortar e aí freio, lógico a sorte que estava mais devagar e aí vou ligar o alerta, mas acabo desligando o controle de tração por engano.... e aí sigo com o carro assim e contorno a rotatória do viaduto em direção ao retor da Ivo Silveira e aí vou seguindo, outra coisa que me chamou atenção: a suspensão é totalmente voltada ao conforto, não entregou nada do piso, igual ao Plus Turbo, e com os portugueses chamam para um carro digamos "citadino" é uma excelente noticia e chego na subida em quarta até penso em pisar fundo e aí lógico o Almeida recomendou: "reduz para terceira" ok, e aí o carro cresce de giro e fica excelente, a sexta jogou as outras para baixo e aí vou seguindo em quarta a subida e o resolvo pisar fundo de novo, ele dá um "suspense" mas depois vai embora e aí alivio e ele vai tranquilo e volto a engatar a sexta e depois chego ao semáforo e aí espero e lógico e aí o Hill Holder trabalhou muito bem na função, antes o Almeida me avisou que eu havia desligado o controle de tração e aí ele ligou, melhor assim(lógico se fosse em pista é outra conversa, mas estava em rua) e aí vou entrar na Ponto Um e algo do "costume de só andar com câmbio automático" surge, eis que o Onix de geração anterior estava para sair e aí eu paro para ele sair e deixo o carro morrer(aí foi culpa minha) , mas aí acabo ligando de volta, mas antes tem que apertar o pedal da embreagem para ligar e aí ligo e aí entro na Ponto Um e faço as fotos. aliás tenho que agradecer ao Almeida e a Ponto Um pelo excelente atendimento prestado!, enfim e aí como eu disse estacionei e fiz as fotos no pátio da Ponto Um.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: Já vou adiantando que vou usar  como base o LT(simplesmente LT que na verdade é LT1) o preço é de R$52.890, como você viu nos rivais eles são um pouco mais barato, mas bem menos equipados, o Polo é o mais próximo em equipamentos do Onix e é o mais caro, o HB20 também fica devendo, o March também fica devendo, enfim todos os rivais devem equipamentos ao Onix, em termos absolutos é apenas mais barato que o Polo, mas ele tem muito mais equipamentos que todos os rivais. O consumo urbano é de 9.4KM/L com álcool e 13.5KM/L com gasolina e o rodoviário é de 11.2KM/L com álcool e 16KM/L com gasolina.

   Agora vamos comparar ao antecessor no caso do LT 1.nada antigo.

Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.3KM/L

Com álcool o novo três cilindros foi 0.6KM/L mais econômico e com gasolina também na cidade, na rodovia foi 1KM/L mais econômico com álcool e 0.7KM/L mais econômico com gasolina, nesse caso vitória da modernidade do novo três cilindros sobre o quatro cilindros Família I.


Agora vamos contra os rivais.

  
        FIAT ARGO  1.nada 

Consumo urbano com álcool:  9.1KM/L 
Consumo urbano com gasolina: 13KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L

        FORD KA 1.nada 12V 

Consumo urbano com álcool: 9.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 15.5KM/L

        HYUNDAI HB20 1.nada 12V 

Consumo urbano com álcool: 9.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L

       NISSAN MARCH 1.nada 12V

Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15KM/L

       RENAULT SANDERO 1.nada 12V

Consumo urbano com álcool: 9.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 14.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L

          VOLKSWAGEN POLO 1.nada 12V

Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L 

Antes duas observações: O Sandero é mais econômico com gasolina na rodovia do que na cidade, talvez pelo próprio projeto do motor e outras coisas e no caso do Argo foi o sem Start/Stop eu acredito que seja difícil já que para vir ele tem que vir o ESP, Controle de tração que são  opcionais no Fiat. No consumo urbano com álcool perdeu apenas para o Sandero com 0.1KM/L de desvantagem e venceu os outros rivais o mais próximo é o Ka que fica 0.2KM/L atrás do Onix, com gasolina apenas para o Sandero por 0.7KM/L e venceu o resto dos rivais com sendo o mais próximo o Ka com 0.1KM/L e na rodovia ele foi o mais econômico de todos, venceu todos os rivais mérito da sexta-marcha e do motor de projeto moderno. É que no caso do Renault é que tem a tal ESM que evita alguns "desperdícios" e isso ajuda na cidade, só não pode ajudar na rodovia como se viu os números acima.


 E aí se tivesse os R$53.000 você compraria? a reposta é sim, primeiro vamos esclarecer aqui: é um Hatch de entrada não temos que cobrar muito dele, o que pesa a favor? visual moderno, excelente espaço interno, conjunto motor-câmbio para um três cilindros 1.nada(1000,1.0 ou 1 litro como queira entender), excelente custo/benefício, excelente consumo urbano e rodoviário é claro  a segurança, não existe uma crítica pesada, talvez seja realmente o porta-malas, mas isso é coisa de todo Hatch aí não tem que o fazer, fora que ele fica na intermediária como você viu acima, então o porta-malas dele para um Hatch está na média. Eu até dispensaria alguns mimos já que o público compra esse tipo de carro para economia, sim são bons é bom ter se orçamento permitir vale apena ter, agora se o orçamento não permitir com exceç  O Onix mudou tudo plataforma, motor, visual para manter algo que conquistou desde 2015: A liderança, lógico que a concorrência vai se mexer, é evidente, mas ao menos pelo que ele demonstrou terá mais uma ano na liderança garantido. 

   

  Caso se interesse por outras versões ele tem versões abaixo da LT aspirada.

1.nada 12V: R$49.690 que perde de importante a Central Multimídia Mylink III , essa versão pelo visto é destinada a frotistas.

Joy 1.nada (carroceria e motor antigos): R$48.690 essa traz a carroceria, plataforma e motores antigos e vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas e ainda tem a versão Joy Black que vem com gravata preta e R$49.390.

Se fizer questão de mais potência, o Onix Hatch de nova geração também tem as versões com motor três cilindros 1.nada 12V Turbo do sedã Plus que gera 16.3KGFM a 2000RPM e 116CV a 5500RPM com álcool vai a 16.8KGFM e mantém a potência e aí as versões começam assim:

Turbo 1.nada 12V Automático de seis marchas R$56.990 : Os mesmos itens de série da aspirada, só que com câmbio automático(essa voltada ao PCD).

Turbo LT 1.nada 12V Manual R$59.290: Além dos itens de série da LT manual acrescenta Roda de Liga-leve aro 15, Faróis de Neblina, Internet 4G e Coluna de direção regulável.

Turbo LT 1.nada 12V Automático: R$64.790: Além dos itens da LT Turbo manual e do próprio câmbio automático,  controlador de cruzeiro e volante premium.

Turbo LTZ 1.nada 12V Manual: R$ 62.490: Traz partida do motor por botão e abertura sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador de celular por indução.

 Turbo LTZ 1.nada 12V Automático: R$67.890: Traz controle de cruzeiro, volante com revestimento e Premium e o próprio câmbio automático de seis marchas.

  Turbo Premier 1.nada 12V Automático:R$71.190 Traz Rodas de Liga-leve aro 16, Faróis com projetor, Luz de posição e lanternas em LED, Bancos de tecido com revestimento Premium e no caso do Premier pode vir o Premier II que acrescenta: Easy Park(sistema de estacionamento automático), Alerta de ponto-cego, interior caramelo, Sensor de estacionamento dianteiro, lateral, traseiro e revestimento Premium e com isso o preço é de R$74.790 e o Premier III que traz os equipamentos da Premier II com o interior da I e custa o mesmo preço da Premier II. Vale lembrar que todas as versões do Onix com exceção óbvia da Joy que é carroceria antiga, vem com ESP, Controle de tração, Hill Holder e seis Air Bags.

 Ele está disponível nas cores: Preto Ouro Negro(a cor do modelo avaliado), Laranja Tiger, ambas Metálicas, mas de série, e depois vem as cores Premium  que é Branco Summit que é sólida que acrescenta R$700 ao preço do modelo, a Prata Switchblade que é Metálica e acrescenta R$1.590 ao preço do modelo, a Vermelho Carmim que também acrescenta R$1.590 ao preço do modelo e Azul Sekker Metálica que também acrescenta R$1.590, mais uma vez a GM faz um "toma-lá-dá-cá" com as cores, com duas metálicas no lugar do  branco sólido e isso também é uma boa.

                                                     FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis 
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO:  74 X 77.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,5:1
POTÊNCIA: 78CV a 6400RPM com gasolina e 82CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 9.6KGFM a 4100RPM com gasolina e 10.6KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.16 metros, Largura 1.73 metros, Altura 1.48 metros e entre - eixos 2.55 metros
PESO: 1049KG
PESO/POTÊNCIA: 13.4KG/CV com gasolina e 12.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 109.3KG/KGFM com gasolina e 98.7KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta- malas 275 litros, tanque de combustível 44 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente  com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15(opcionais) de série aço 15, 185/65/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia My Link 3 de sete polegadas, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção elétrica,  Vidros/Travas/ Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Rodas de liga-leve aro 15, chave com sensor de presença, Internet 4G á bordo.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$52.890

AGRADECIMENTOS A PONTO UM PELO CARRO CEDIDO, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 

Caso ficou interessado nesse ou outro Chevrolet, falar com o Almeida o vendedor que me atendeu.

(48) 9917-7711 







Comentários