AVALIAÇÃO: PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP AUTOMÁTICO : A VERSÃO QUE FALTAVA

VERSÃO THP COMPLETA LINHA 2008 E TRAZ EXCELENTE CUSTO/BENEFÍCIO COM ELA.

A Peugeot decidiu lançar a versão THP depois de a versão aspirada, só que agora trouxe a reboque o câmbio automático, inclusive fui na Florence ver se ele tinha chegado.

Para quem tiver curiosidade pela versão aspirada a matéria está aqui   ,  em Novembro cheguei lá e já tinha uma unidade no showroon, mas não tinha uma unidade disponível, falei que duas semanas viria, cheguei lá e eles me disseram que chegaria dia 11 de Dezembro, na época até pensei em ir, mas se tornaria inviável e aí logo depois viria a semana de Natal e Ano Novo e aí as concessionárias(seja de qualquer marca) tem o movimento aumentado. Decido ficar em casa nas duas semanas de Natal e Ano Novo, Na virado do ano chego lá, mas o 2008 THP foi emprestado para o cliente fazer a revisão, na semana seguinte vou lá de novo, ela acabou indo na inauguração da filial em Torres-RS e aí vou passar na outra semana e aí o gerente diz que ela está em promoção de test-drive 24 horas até o dia 10 de Fevereiro e aí combino dia 14, dia 14 o então gerente não estava mais lá, outro rapaz me atendeu(não sei se era o novo gerente), expliquei que tinha o blog e aí fui lá e aí ele chamou um vendedor que me atendeu(aliás me atendeu muito bem) e aí finalmente depois de 2 meses o test-drive é realizado.

POR FORA: O Peugeot 2008 ganhou o facelift no final do ano passado, com nova grade dianteira que foi inspirada nos irmão 3008 e 5008, os faróis ganharam uma nova assinatura em led, na lateral borrachões, rack do teto em black piano,ok não é o mesmo do antigo Crossway é a mesma temática, a Peugeot tem o mérito de não exagerar na dose, mas por fora você não consegue identificar a versão THP, afinal nos Peugeot com esse motor sempre tem o "THP" agora pelo visto não tem mais, o por que disso? eu não sei, Por fora ela é igual a Griffe 1.6 16V, mas tem duas coisas que você pode, uma delas é na parte interior e a outra é óbvia: abrindo o capô. O modelo é feito em  Porto Real-RJ 

                                             
O visual do 2008 é bonito com o facelift

Na traseira sem alterações 

A versão THP não tem nenhuma identificação 

O modelo é feito plataforma PF1 ou BHV1, a mesma que serve ao atual Peugeot 208 e aos Citroën C3 e C4 Cactus, aliás o próprio 2008 implementou nesse facelift as melhorias colocadas no irmão como você verá adiante, ele mede  4.16 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.58 metros de altura e 2.54 metros de entre - eixos. O seu ângulo de entrada é de 23 graus, a altura livre do solo é 20cm e o ângulo de saída é de 29 graus.

                                            

                                                 
Faróis com nova assinatura de Led 

A versão Griffe foi a avaliada.

 Vale lembrar que o THP herdou o facelift do aspirado, o que é natural. Agora vamos ver contra os rivais, lembrando que um deles, que é a Chevrolet Tracker vai ganhar nova geração no mês que vem.

RENAULT CAPTUR

Comprimento: 4.33 metros       Largura: 1.81 metros    Altura: 1.62 metros   Entre - eixos: 2.67 metros 

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros         Largura: 1.75 metros    Altura: 1.57 metros   Entre -eixos: 2.65 metros 

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.26 metros          Largura: 1.76 metros   Altura: 1.62 metros       Entre -eixos: 2.55 metros 

CITROËN C4 CACTUS 

Comprimento: 4.17 metros           Largura: 1.71 metros   Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.60 metros

FORD ECOSPORT *

Comprimento: 4.10 metros         Largura: 1.76 metros   Altura: 1.69 metros   Entre -eixos: 2.52 metros 

HONDA HR-V

Comprimento: 4.29 metros        Largura: 1.77 metros    Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA

Comprimento:4.27 metros             Largura: 1.79 metros   Altura: 1.59 metros   Entre -eixos: 2.59 metros 

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros              Largura: 1.79 metros   Altura: 1.72 metros   Entre - eixos: 2.57 metros 

NISSAN KICKS

Comprimento: 4.29 metros            Largura: 1.76 metros   Altura: 1.59 metros   Entre-eixos: 2.62 metros 

* A versão Titanium vem sem estepe na traseira e isso diminui o comprimento dele.

Ele é o segundo menor no comprimento só vence o EcoSport em 6cm e perde por 1cm para o C4 Cactus  , é o segundo mais estreito só vence o irmão de plataforma o C4 Cactus por 3cm e perde para o T-Cross, na altura é mais alto que HR-V,  C4 Cactus e T-Cross sendo o mais o próximo justamente o T-Cross por 1cm e ficou atrás do restante os mais próximo são Creta e Kicks com 1cm a mais de latura  e tem o segundo menor entre -eixos só venceu o EcoSport por 2cm e perdeu 1cm para atual Tracker.

                                                    
Rodas de liga-leve aro 16 

POR DENTRO: O bom acabamento da Griffe aspirada passa para a THP, com destaque para o i-cockpit , a Central Multimídia se destaca e aí vem o que diferencia a THP das outras versões: Grip Control, que é um seletor que pode selecionar asfalto, neve, areia,lama e ESP desligado até 50KM/H(depois dos 50KM/H ele volta) o modelo vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag Duplo lateral/ cortina,  ESP, Controle de tração, Ar Condicionado digital, Coluna direção regulável, Central Multimídia de sete polegadas, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, o Renault Captur deve Air Bag duplo de cortina, mas tem Hill Holder e custa R$96.690 é quase R$7.000 a menos e a própria direção é eletro-hidráulica, mas ele deve outras coisas que vou revelar no decorrer da matéria, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI além de ter o Seis Air Bags, ESP, Hill Holder, Alerta de sistema de fadiga e frenagem de emergência e custa R$109.990 são R$6.000 a mais que o Peugeot, o Chevrolet Tracker Premier 1.4 16V Turbo original tem apenas Air Bag Duplo,mas contra-ataca com Hill Holder de série,mas é tímido e aí o preço é de R$106.990 é R$3000 mais caro e equipada a nível do 2008 THP, com os Seis Air Bags vai a R$110.590 é quase R$7.000 mais cara, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP sem a versão Pack deve Air Bag duplo laterais e aí custa R$97.090 é R$6.000 mais barato, mas com o Pack que vem Alerta de saída faixa, alerta de condução e os Air Bag Duplo de cortina vai a R$101.090, é menos de R$2000 mais barato, mas o C4 Cactus tem outro débitos contra o o irmão de plataforma que você verá a seguir, o Ford EcoSport Titaniun 1.5 12V  além do que o 2008 THP traz ele vem com Alerta de ponto cego, Hill Holder e custa R$95.990 é R$8000 a menos, mas tem um débito com o 2008 THP que você verá mais adiante, o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo tem Hill Holder e alerta de ponto, mas custa R$139.990, ou seja : R$36.500! a mais, isso mesmo: R$36.500 compra um 2008 THP com troco leva um Renault Kwid 0KM ou um Peugeot semi-novo, o Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V custa R$107.990 custa R$4000 a mais  e só tem a mais que o Peugeot 2008 THP o Hill Holder, mas leva um contra-ataca do Peugeot: o Ar Condiconado não é digital, o Jeep Renegade Limited 1.8 16V custa R$109.990 é R$6000 mais caro e traz a mais apenas o Hill Holder, o Nissan Kicks SL 1.6 16V CVT custa R$103.990 é R$560 mais caro que o Peugeot e tem a mais o Hill Holder, mas deve outras coisa que vou citar mais baixo.  Aí temos a nota: O custo/benefício do Peugeot é ainda bom, tem rivais mais equipados, mas são mais caros, o único mais equipado com lista parelha de equipamentos é o C4 Cactus, tem alguns mais baratos, mas são menos equipados e tem um que é mais equipado e mais barato, mas tem motor bem mais fraco que depois eu vou explicar em detalhes.

                                               
O Grip Control denuncia que é um THP
O Painel i-Cockpit tem excelente visualização. 

Central Multimídia de sete polegadas 


  No Espaço interno na dianteira é excelente e você se ajusta bem e tem boa pegada, para mim foi fácil ajustar a posição de dirigir, com os bancos na minha posição o espaço interno é excelente, agora se recuar o banco não tem jeito: ele aperta os ocupantes, acredito que isso só se resolverá quando chegar uma nova geração feita na CMP que vai demorar, afinal o novo 208 estreará esse ano por aqui.

                                             
Com o banco na minha posição sobra espaço 

Com o banco recuado ele aperta 

 Mas faço uma ressalva: se você ajustar o encosto melhor ele aperta menos, e os outros itens de série são: Teto Solar Panorâmico, Volante revestido de couro, Maçanetas Cromadas, Acabamento em preto fosco nas moldura dos vidros, Apoio de cabeça para todos os ocupantes(lembre-se ele foi lançado antes da lei entrar em vigor que foi Janeiro de 2020), Faróis de Neblina dianteiros, Indicador de Marcha GSI, Chave tipo Canivete, Piloto Automático e Controle de velocidade, Modo Eco, Acendimento automático dos faróis, Acionamento automático do limpador de para-brisas, Comando de som no volante, o Ar Condicionado digital é bi-zone, Banco traseiro rebatível, Sistema anti-esgamento dos vidros elétricos e sistema um-toque para o motorista e Limpador de Para-Brisa indexado a ré o modelo não tem opcionais a não ser a Cor que no caso do modelo é Branco Nacré que aí o preço é R$105.190 e o contra-ataque do teto panorâmico do 2008 é algo se considerar: EcoSport, Kicks não tem , C4 Cactus, Captur e Creta não tem, o Tracker tem Teto Solar comum e aí temos T-Cross, Honda HR-V e Jeep Renegade, só que o problema do HR-V é a diferença de preço gigantesca e nos rivais T-Cross e Renegade que aí com Teto ultrapassam os R$120.000, nesse caso o 2008 THP mais uma vez mostra o bom custo/benefício.

                                               
O Volante tem boa pegada 

 O seu porta -malas é de 402 litros(355  VDA), agora vamos colocar contra os rivais.

RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLSKWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros 
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 393 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros

Já que a Peugeot divulga duas medidas, vou usar as duas medidas contra os rivais, se for os 355 litros ele vence Tracker, Renegade e C4 Cactus, a vantagem é 35 litros contra o irmão e lógico perde para o restante o mais próximo é o T-Cross 18 litros a frente e com isso a média do segmento fica em 366.9 litros, ainda assim não chega a ser suficiente para levar uma família, agora nos 402 litros aí ele passa o T-Cross e o HR-V(lembrando que Touring teve redução no porta-malas por causa do escapamento duplo) e aí perde para Captur, Creta e Kicks, no caso o mais próximo dessa turma é o Creta ficando 29 litros atrás do Creta  e o mais próximo dos que fica atrás é o HR-V com nove litros de diferença, agora vamos a média nos 402 litros e aí média vai a 371.6 litros, ou seja no 355 fica um pouco abaixo e nos 402 litros fica acima. Aqui está a dívida do C4 Cactus: Porta-malas. E com 402 litros aí sim é mais que suficiente para uma família.

                                              
O seu porta-malas leva 402 litros(355 VDA) 


MECANICAMENTE:  Finalmente a PSA conseguiu acoplar o motor THP ao câmbio automático de seis marchas e os dois juntos a plataforma PF1 ou BVH1 no C4 Cactus e aí aproveitando-se das melhorias do irmão a PSA aproveitou para fazer isso também no 2008 com o facelift. Lembrando que no modelo pré-facelift o câmbio era manual de seis marchas foi substituído pelo automático de seis marchas. O motor é o Prince 1.6 16V THP de projeto PSA/BMW com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis,turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 24.5KGFM a 1400RPM e 166CV a 6000RPM e com álcool vai a 173CV e mantém o torque e esse motor dentro da linha Peugeot é usado no 3008 e 5008 e já foi usado no 208 GT , 308 e 408 e na Citroën no C4 Cactus e no C4 Lounge. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A suspensão segue receita receita de quase todos os rivais com exceção do Renegade que é Independente tipo McPherson na traseira e nos freios HR-V, T-Cross e Jeep Renegade e C4 Cactus tem freios á disco na traseira o resto tudo freio á tambor.

                                                         
O motor 1.6 16V THP gera 166CV com gasolina e 173CV com álcool 

A primeira comparação que vamos ver com a versão aspirada que usa o 1.6 16V VTi FlexStart da família EC5 uma atualização da TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada.

TORQUE: 16.1KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV a 5750RPM com álcool.

Aqui a vantagem de torque é astronômica: são 8.4KGFM e na potência uma vantagem de 51CV com gasolina e com álcool a vantagem é ampliada para 55CV. é outra vantagem astronômica e o "pé direito" agradece e o torque na versão THP chega bem mais cedo: 1400RPM contra 4000RPM.

Agora vamos colocar contra os rivais as escolas dos rivais com exceção do C4 Cactus que usa o mesmo motor.

RENAULT CAPTUR 2.NADA 16V 

Câmbio: Automático de quatro marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote variável na admissão acionado por correia dentada.

VOLKSWAGEN T-CROSS 250 TSI 1.4 16V

Câmbio: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER PREMIER

Câmbio: Automático de seis marchas

MOTOR: 1.4 16V TURBO da família SGE(Small Global Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

FORD ECOSPORT TITANIUM 1.5 12V

Câmbio: Automático de seis marchas

MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis.

HONDA HR-V

Câmbio: CVT
MOTOR:  Earth Dream 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

HYUNDAI CRETA

Câmbio: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e  cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

JEEP RENEGADE

Câmbio: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V VIS com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

NISSAN KICKS

Câmbio: CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

Aqui temos três escola de câmbio: Automática de seis marchas numa grande maioria e isso inclui o Peugeot 2008, temos o CVT presente eme Kicks e HR-V e temos o antigo automático de quatro marchas presente no Captur. Nos motores temos motores "médio e pequenos" turbos além do 2008, T-Cross, Tracker e HR-V, temos um motor "médio" aspirado que é o Kicks, temos um motor "médio" que é o Jeep Renegade e temos dois "grandes" que são Captur e Creta, mas esse três últimos são aspirados e o único três cilindros aspirado que é o EcoSport. Vale lembrar quem inaugurou o motor downsizing em utilitários esportivos compactos foi justamente o 2008, mas infelizmente o mercado hoje em dia só quer câmbio automático.....

  Agora vamos a comparação de potência e torque.

RENAULT CAPTUR 2.NADA 16V

TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM e 20.9KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.4 16V TURBO

TORQUE: 24.1KGFM a 2000RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2100RPM com álcool
POTÊNCIA:150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações

FORD ECOSPORT TITANIUM 1.5 12V

TORQUE: 15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:130CV a 6500RPM com gasolina e 137CV com álcool nas mesmas rotações

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO

TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V

TORQUE: 19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesma rotações

JEEP RENEGADE

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS

TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis.

Vale três observações aqui, o Kicks é leve, o Renegade é pesado e o HR-V Touring é movido apenas á gasolina, não é flex. Com gasolina junto com o seu irmão C4 Cactus tem o segundo maior torque, só ficando 1KGFM atrás do T-Cross e 0.4KGFM á frente do Tracker e vencendo o restante e a segunda maior potência com gasolina junto com irmão C4 Cactus, 7CV atrás do HR-V, mas colocando 23CV de vantagem sobre T-Cross e Tracker, com álcool o HR-V fica fora da disputa e ai o 2008 e o C4 Cactus mantém o segundo maior torque empatados com o Tracker e ambos ficam 0.6KGFM de vantagem sobre o Captur, mas esse tem o câmbio automático de quatro marchas e mantém os 1KGFM atrás do T-Cross e com álcool assume o posto de utilitário esportivo mais potente junto com irmão C4 Cactus, abrindo 20CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o Chevrolet Tracker que repito: mês que vem ganha nova geração. Aqui entra a divida do Captur(câmbio e em certa medida motor) e do EcoSport que tem uma divida bem grande no motor.

ANDANDO COM ELE: Entro no carro, confesso que vendo muitos carros com partida á botão, chegou até estranhar a chave canivete(mas não é algo que vá prejudicar o carro em si), você consegue se ajustar muito bem na posição de dirigir, o i-cockpit e o volante de boa pegada ajudam, o que pede um pouco de costume é o freio de mão á moda "manete de avião" tem que ter um certo "jeito" de lidar com ele, mas depois que você se acostuma é tranquilo, dou a partida e solto o pé do freio e dou a partida, mas vejo que ele volta para trás, eu confesso que achei que quase ia na concessionária, mas depois ele acaba ganhando força e sai e aí vou saindo da Florence Peugeot, aliás tenho a agradecer ao vendedor que me atendeu muito bem e aí ele fala para esquerda, eu pergunto "Mas não é para lá?" ele me responde que está tendo muito fila por lá, então decidi ir no outro lado e aí entro só que lógico espero o trânsito e aí entro na transversal que infelizmente fui tentar achar o nome dela, parece que não tem nome e aí uma cegonha de um lado e carro de outros, o curioso é que a cegonha estava com modelos PSA, eu visto de traseira achei que era um Expert, mas aí vi que era um Jumper e um C4 Cactus também e aí comentei "errei, infelizmente vendo de traseira", mas aí ele responde que os modelos PSA vem todos juntos para as concessionárias seja Peugeot ou Citroën, ok, entro nessa avenida a suspensão mostra predileção para o conforto e entro na Álvaro Tolentino, que é uma estrada de paralelepípedo e aí acaba sendo um "Mini-off-road" e o 2008 encarou ele muito bem, ele praticamente nem sentiu, lógico não abusei e nem era para abusar, mas tem carro que mesmo andando devagar vai entregar em trajetos assim, mas ele digamos "fez que não é com ele", o motor THP ele sempre atende a demanda que o motorista quer, se andar devagar ele mesmo não vai digamos fazer alguma "provocação" para você andar rápido, mas se quiser andar rápido, isso ele lhe entregará e aí depois de chegar na entrada BR 282 (O trecho que liga a Ilha de Florianópolis ao Continente) entrei esperei alguns carros, vi que não tinha carro e aí fiz um Kickdown e aí o THP mostrou a que veio, resposta pronta e direta e olha que nem usei o modo Sport, se tivesse usado se sairia melhor, mas cobraria a conta no consumo e aí se nota de vez a diferença para o aspirado, no aspirado existe um "Hiato" (não confundir com tranco) que é uma espécie de suspense parece que não vai, mas vai, já o THP não tem isso: é direto e o torque de 24KGFM a 1400RPM se faz presente e aí quando vi que estava a 100KM/H resolvo me segura e o próprio carro reduz afinal eu resolvi aliviar o acelerador e aí aparece um Kadett do meu lado direito, afinal para poder entrar na frente dele, para entrada na entrada mais uma vez o Kickdown, "vrooom" pronto e direto e sendo um "Utilitário esportivo ao pé de letra"(sim, sempre que um utilitário tiver excelente desempenho, vou descrever isso) e aí entro na entrada do Angeloni de retorno da Ivo Silveira, ele é na mão, mas me pareceu(não se é impressão) menos na mão que a aspirada, mas aí tem que de dar crédito: é o efeito da cavalaria maior, aliás foi chamada duas vezes antes não titubeou, resolvi ir devagar a 60KM/H estava tranquilo e aí um Ônibus, até Ônibus ir,demora estava quase a 30KM/H vi que não tinha carro do lado e aí pisei fundo mais uma vez o motor respondeu prontamente e chegou a 60KM/H tranquilamente, só que o semáforo á frente me obrigou a reduzir e me segurei  e vendo o sinal, vendo o indicador de marcha "D1, D2, D3" pena que infelizmente na rodovia não vi isso, mas o "culpado" é o próprio excelente desempenho do motor THP: o desempenho é tão bom que ofusca qualquer coisa ao redor e aí vou seguindo a Ivo Silveira rumo a Florence e chegando ao estacionamento da Florence a onde eu faço as fotos para essa matéria. E sim discordo daqueles que dizem "Ah, é tal carro com motor maior", um motor mais potente dá comportamento diferente ao carro, chega a parecer outro carro.

                                         
O câmbio é o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$103.490, ok,  R$100.000 não é um carro barato, mas você olha ao lado temos SUV com câmbio antigo e o motor inferior ao THP(Captur), temos SUV com motor aspirado e preço um pouco mais caro(Kicks), temos SUV mais equipado e mais barato ok, mas deve motor(EcoSport) e aí temos os SUV Turbo e todos mais caro que o 2008(Tracker, T-Cross e HR-V), o único que escapa disso é o C4 Cactus, mas esse deve porta-malas como você viu e ainda temos os SUV aspirado mais caro que o 2008 que são  Creta e o Renegade ,  o custo/benefício do 2008 THP fica evidente. é o segundo utilitário esportivo Turbo mais barato do país de um grande fabricante.  O seu consumo urbano é de 7.5KM/L com álcool e 10.5KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.2KM/L com álcool e 13KM/L com gasolina. Agora vamos comparar aos rivais, vale lembrar que o HR-V Touring deu W.O nas medições com álcool já que só roda com gasolina.

RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.4 16V TURBO

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP 

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.4KM/L

FORD ECOSPORT TITANIUM 1.5 12V

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO

Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 12.6KM/L

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool: 6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.9KM/L

NISSAN KICKS SL 1.6 16V CVT 

Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L


O Nissan Kicks foi o mais econômico com álcool mas tem uma cavalaria muito inferior, entre os turbo o 2008 ficou em terceiro com 0.1KM/L atrás da Tracker e abrindo 0.3KM/L sobre o irmão C4 Cactus, talvez deve ser aerodinâmica ou alguma coisa, não sei e lógico no geral ficou em quarto lugar, no consumo urbano com gasolina HR-V Touring e Kicks dividiram o primeiro lugar, o 2008 ficou em quarto, com 0.1KM/L atrás da Tracker e lógico atrás do T-Cross também e 0.1KM/L á frente do irmão Cactus, mas mesmo assim ainda é uma média boa no geral, no consumo rodoviário com álcool só perdeu para Kicks e T-Cross foi o terceiro mais econômico e o segundo entre os turbos ficou 0.1KM/L atrás do T-Cross e 0.4KM/L á frente do irmão C4 Cactus e do EcoSport e no consumo rodoviário com gasolina foi o terceiro colocado de novo atrás de Kicks e T-Cross e entre os turbinados perdeu apenas para o T-Cross por 0.2KM/L e foi 0.2KM/L mais econômico que o EcoSport que é um carro mais fraco e tem o quarto lugar e entre os turbo foi 0.6KM/L mais econômico que o HR-V Touring.

   E aí se tivesse R$103.500 você compraria se tivesse condições? A resposta é sim: o que pesa á favor é o excelente acabamento, boa posição de dirigir, bom equilíbrio dinâmico(sim, muitos qualidades vieram da Griffe aspirada) acrescentada pelo excelente desempenho e bons números de consumo do motor THP, excelente custo/benefício entre os utilitários esportivos com esse nível de torque e potência, a versão THP era o que faltava para completar a geração atual do 2008: Para mim agora ele está completo, o que pesa contra? o espaço interno e o porta-malas, embora com duas ressalvas, no caso tem duas medidas, a primeira delas é que complica, a segunda até vai, mas ainda tem a outra ressalva: Tracker, C4 Cactus e Renegade são piores nesse aspecto e T-Cross e EcoSport não vão muito longe nesse aspecto. Acredito que quando adotar uma nova geração feita na CMP o 2008 (que já existe na Europa) melhore esses aspectos.

   Se caso você não precisa da força do THP e não tem problema ir nas versões aspiradas, temos:

A Griffe 1.6 16V que foi feita o test-drive ano passado, veja o link da matéria acima, que traz o motor 1.6 16V de 115CV com gasolina e 118CV e perde ESP e Controle de tração, mas mantém os Seis Air Bags e o teto solar Panorâmico e aí o preço dela é R$90.990.

A Allure Pack 1.6 16V que perde Teto Panorâmico e Air Bag duplo de cortina, mas custa R$80.990.

 A Allure 1.6 16V que perde Rodas de Liga-leve e custa R$69.990 e todas óbvio com câmbio automático de seis marchas.

   O modelo está disponível nas cores: Vermelho Rubi, que é a única cor de série, aliás mais um elogio para a Peugeot, lembra que na avaliação do 1.6 16V aspirada, pedi uma cor de série? então está aí, parabéns a Peugeot nesse aspecto,  O Preto Perla Negra que acrescenta R$1.290 e aí o preço vai a R$104.780, o  Cinza Aluminium que também custa o mesmo preço da Perla Negra, a Marron Carmim que custa o mesmo preço das outras duas citadas,  a Cinza Grafito que custa o mesmo das outras três citadas e a Branco Nacré que a cor do modelo avaliado que custa R$1.690 e aí o preço vai a R$105.180 é o preço do modelo avaliado. 


                                                            FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta e Flex.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:  77 X 85.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:  10,2:1
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 173CV
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.16 metros, Largura 1.74 metros, Altura 1.58 metros e Entre -eixos: 2.54 metros
PESO: 1250KG
PESO/POTÊNCIA: 7.5KG/CV com gasolina e 7.2KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 51KG/KGFM
VOLUMES: Porta -malas 402 litros(355 VDA) e tanque de combustível 55 litros.
SUSPENSÃO:  Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP e Controle de tração
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 205/50/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, ESP, Controle de tração, Grip Control, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 7 polegadas, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS: Apenas cores com exceção da Vermelho Rubi que é de série.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO : R$103.490.

AGRADECIMENTOS A FLORENCE PEUGEOT PELO TEST-DRIVE CEDIDO, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 



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