AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN POLO GTS 250 TSI 1.4 16V: HERDEIRO DE UMA DINASTIA

NOVO ESPORTIVO DA VOLKSWAGEN AGRADA COM EXCELENTE DESEMPENHO.

Eis algo inusitado, na primeira semana de Janeiro já comecei a ver vídeos do Polo GTS já presente nas concessionárias e aí aproveito ir na Futura, afinal como Volkswagen é na futura eu vou lá.

   Dou uma olhada não estava apenas o Polo GTS estava o Virtus GTS também no showroon e aí converso com o Gerson, ele me comenta que o carro estava bloqueado e que ele acreditava que semana que vem estaria desbloqueado. Chego na semana seguinte eu vou lá e o pessoal da futura procura as chaves, mas avisaram que estava bloqueado, mas como eu não ia passar o limite da via(que é 60KM/H) topei(bloqueado até 70KM/H) foi achada a chave, mas fui no carro, o carro não saiu, então decidi deixar para semana seguinte.

   Cheguei na semana seguinte, o Gerson me conta que a Futura tem um evento de verão na Beira Mar Norte , eu até penso: "Vou deixar para semana que vem" e aí me lembro "Ah Hercílio Luz, está aberta, agora" então aproveito a ponte reinaugurada e atravesso ela e chego até a Beira Mar Norte e chegou onde está a exposição da futura.

   Chego lá sou muito bem atendido pelo promotor de eventos(a vendedora chegaria um tempo mais tarde) e aí ele liga para a vendedora qual estaria desbloqueado se era o preto ou cinza, eu explico que tenho blog etc.. e aí ele fala que o preto está desbloqueado e aí fomos fazer o test-drive.

HERDEIRO DE UMA DINASTIA: A Volkswagen teve forte presença com os Hot Hactes compactos, o Polo é herdeiro de uma dinastia que começou com o Gol GT 1.8 em 1984, Gol GTS em 1987, Gol GTi em 1989 e lógico  GT foi de 1984 até 1987 substituído pelo próprio GTS, o GTS conviveu como esportivo abaixo do GTi até 1994, já GTi chegou a geração II "Bolinha" do Gol, inclusive recebendo a opção do cabeçote de 16 válvulas e o próprio motor completo vinha da Alemanha e esse chegou até a terceira geração do Gol em 1999 e em outubro 2000 ele saiu de cena, o esportivo da marca ficou a cargo do Golf IV GTI nacional e depois o Golf VII GTI nacional, mas lógico houve os Jetta, mas estou falando aqui de Hot Hatches, no tempo do Golf sentíamos falta de algo menor que esse e em 2018 com o conceito do no Salão de São Paulo era claro: Polo GTS colocaria a Volkswagen de volta ao segmento. Outra curiosidade a sigla já esteve presente no antigo Passat nacional: GTS Pointer 1.8, apenas por curiosidade.

POR FORA: O Visual do Polo normal, já é bonito, esse GTS consegue ser mais ainda, para-choques dianteiros diferentes vindos do Polo GTI europeu, grade colmeia vindos do Polo GTI europeu, faróis Full Led que também vem do Polo GTI europeu, faixa vermelha na grade que invade os faróis a moda Golf GTI e claro o logo "GTS" estampado na grade, nas laterais o logo da versão "GTS" estampado na lateral, saias laterais e Rodas aro 17 e na traseira lanternas em Led, também herdadas do Polo GTI europeu, assim como para-choque dianteiro e saída dupla de escapamento, mas tudo isso seria nada sem as mudanças mecânicas( e elas existem como você verá) e é claro o logo "GTS" na tampa do porta-malas e o aerófolio traseiro . O modelo é feito na plataforma MQB a mesma que servia ao Golf nacional, que serve ao Jetta, ao Virtus, T-Cross e Tiguan.

                                           
O Polo GTS agrada no visual seja na dianteira ou na traseira 

Na traseira o modelo conta com um aerofólio 


Aqui outra vista da traseira 

  Só que vou deixar dois lembretes de antemão: esportivos não vou cobrar espaço de porta-malas e espaço interno e o Polo dos modelos feitos na MQB é o mais leve,  ele mede 4.07 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.56 metros de entre - eixos, na sua faixa de preço não tem rivais, o Cruze LT é um Hatch Médio, o rival mais próximo é mais barato, mas é um carro inferior em muitos aspectos como você verá, que é o Renault Sandero R.S, afinal ambos são Hot Hatches compactos, então a comparação é válida, ele mede 4.07 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.50 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos é um "Tetè-a-tetê" com o modelo da Renault, no comprimento o Polo tem o mesmo tamanho, 2cm mais largo, 4cm mais baixo e tem 3cm a menos no entre - eixos.

                                                     
Rodas de Liga-leve aro 17, que foram usadas no Golf GTI só que um pouco maior e são usadas no Polo GTI europeu(sim, a aro 18 que foi mostrada no Salão é opcional no Polo GTI europeu)

Logotipo "GTS" estampado na grade dianteira 

Faixa vermelha na grade 

Faróis full led(ok, eu abri o capô para fazer motos do motor e aproveitei para pegar o farol).

Faixa vermelha nos faróis como se fossem "extensão" da faixa na grade. 

Saída dupla de escape.

Logotipo "GTS" estampado na grade 

Lanternas traseiras em Led(ok, porta-malas foi aberto, aproveitei de novo).

Aqui na parte de cima,  o aerofólio.

POR DENTRO: O bom acabamento para um compacto presente no Polo Highline(até no Polo três cilindros aspirado em comparação aos 3 cilindros aspirados) se faz presente aqui também, mas ele ganha detalhes como borda vermelha nas saídas de ar condicionado, costura vermelha na manopla de câmbio, no volante que é o mesmo do Highline,mas com costura vermelha e logotipo "GTS" abaixo, o que para mim não é nenhum problema, afinal o volante tem boa pegada.

                                                      
Volante de boa pegada com costura vermelha 

Borda vermelha da saída de ar condicionado 

Logotipo "GTS" estampado na base do volante 

  Os principais itens de série são ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital Climatronic, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia de 8 polegadas chama Compostion Touch com App Connect, sistema de navegação,comando de voz , Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, Seletor de modo de condução, ESP, Controle de tração , Hill Holder, Bloqueio do diferencial XDS e Air Bag duplo laterais, o rival mais próximo não tem bloqueio do diferencial, ok, mas e os R$29.480 começam se diminuir a onde? calma que já vou entrar nos detalhes, para começar a Central Multimídia do Renault tem sete polegadas, uma menos que a do Polo e a direção é eletro-hidráulica, contra totalmente elétrica no Polo.

                                                     
Central Multimídia de 8 polegadas 

 Já disse que em esportivos espaço interno não importa certo? sim, ok, mas vou apenas mostrar, afinal os bancos maiores roubam espaço, com o banco na minha posição sobrava espaço, com o banco recuado ele aperta, mas já adianto aqui: o Sandero R.S também é assim, então aqui elas por elas, mas ambos são esportivos e isso não importa.

                                                    
O Espaço interno na minha posição é excelente.

Com o banco recuado ele aperta 

 Mas vamos fazer justiça: os bancos dianteiros meio couro e meio tecido apoiam bem o corpo, lógico não são os Recaro usado nos  antigos esportivos da marca, mas ainda assim apoia muito bem e você se sente bem, só eu que estou um pouco fora de forma, mas depois de uma leve ajeitada, tudo certo. Agora vamos aos outros equipamentos e a lista aqui é grande:  AeroWicher( Limpador de para-brisa com design aerodinâmico), Kessy(sistema de partida por botão), Keyless(sistema de abertura por controle remoto), Park Pilot(Sensor de estacionamento), Piloto Automático(Controle automático de velocidade), Banco do motorista com ajuste de altura, 1 luz de leitura dianteira e 2 traseiras, Cinto de três pontos com pré-tensionador e limitador de carga e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, Banco traseiro rebatível e bipartido, Active Info Display(Tela de TFT), Computador de bordo com display multifuncional, Descanso de braço dianteiro com porta objetos e saídas de ar traseiro, porta USB, Limpador/Lavador/Desembaçador do vidro traseiro, Faróis de Neblina com função cornering, IsoFix, Iluminação do porta-luvas, Faróis Full Led,  Temporizador do limpador de para-brisa, Manopla do câmbio e do freio de mão em couro, Porta Luvas Iluminado e refrigerado, Porta-Revista nos bancos dianteiros, Revestimento dos bancos em tecido e couro, Bancos esportivos, Volante multifuncional com borboletas no volante, Sensor de estacionamento dianteiro,  Câmera de ré, Detector de fadiga, Espelho retrovisor eletrocrômico, DRL(Luz de led diurna ao lado do farol de Neblina) , Sensor de chuva crepuscular, Sistema Start/Stop, Aerofólio traseiro e spoiler dianteiro,lateral e traseiro  e  Rodas de liga-leve aro 17.Aqui já começa, o Sandero R.S não tem sensor de estacionamento dianteiro(apenas o traseiro) e os farol principal não é de led(apenas a DRL no para-choque ele tem) e é claro painel é comum(ainda que para um  painel comum está bem), mas não dá para comparar uma tela TFT como a do Polo. Outro destaque interno é o "GTS" estampado na soleira das portas.

                                                         
Logotipo "GTS" nas soleiras das portas 

Painel com tela de TFT bonito e bem legível. 

 Com tantos itens de série, são únicos opcionais são o som de Beats e a pintura, no caso o som da Beats acrescenta R$2.400 e a Pintura Metálica, no caso o modelo que eu andei ele tinha pintura sólida e não tinha som Beats(mas ainda assim a cor era muito bonita!) e aí no caso o preço vai para R$103.440, aliás o modelo que acabou sendo "dublê" tinha o som Beats e a Pintura Cinza Platinum.

                                                
Sistema de som Beats presente no "dublê"(o modelo que acabou indo para as fotos)


Sistema Kessy de partida por botão e abaixo o laranja ligado "Mode" o seletor de modo de condução.

     O seu porta-malas é de 300 litros, o Sandero tem 320 litros são 20 litros a mais, mas nesse caso não vamos ter a tradicional "média do segmento" por que em esportivos isso não importa. Agora a segurança importa no LatinNcap o Polo tirou cinco estrelas nota máxima, contra três estrelas do Renault e ainda a Renault teve que "suar a camisa" para conseguir as três, era para ser uma e nos modelos fabricados á partir do dia 10 de Dezembro de 2019, no caso o Sandero fabricado nessa data tem três estrelas contra uma 1 dos modelos fabricados antes(no caso de abril até essa data se não me engano) tudo por causa do air bag, mas aqui existe o fato: O Polo é cinco estrelas.


MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas usado nas versões 200 TSI de Polo e Virtus, era usado no Golf nacional e é usada no Jetta e no Audi A3 Sedan nacional, só que aqui foi recalibrada para ficar mais esperta, já o Sandero R.S usa a caixa manual de seis marchas, ou seja: aqui seis a seis, mas em diferentes escolas, mas o grande passo que faz o GTS ser um esportivo de verdade é o motor. Sai o três cilindros 200 TSI 1.nada 12V(1 litro, 1.0 ou 1000 com queira entender) da família EA 211 e entra o 250 TSI 1.4 16V também da família EA 211 esse sendo um quatro cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta é o mesmo usado no T-Cross, Tiguan, Jetta, A3 Sedan e era usado no Golf, só que ganhou nova calibração apesar de manter os mesmos números absolutos, agora digamos eles são ainda mais elásticos, digamos assim, no caso são 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM e 150CV a 5000RPM e vai até 6000RPM nos dois combustíveis, nos irmãos T-Cross, Jetta e Tiguan a mesma de torque vai até 3800RPM e a potência vai até 5000RPM. O três cilindros 200 TSI gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis e 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool a 128CV nas mesmas rotações, então o ganho é de 5.1KGFM de torque em qualquer combustível e com gasolina o ganho de potência 34CV com gasolina e com álcool o ganho diminui para 22CV ainda assim é boa vantagem e isso faz a diferença, em comparação ao Sandero R.S esse usa o motor 2.nada 16V ( 2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão acionado por correia dentada e com isso gera 20.2KGFM a 4000RPM e 145CV a 5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 150CV nas mesmas rotações, no torque a vantagem do Polo é astronômica: 5.3KGFM rodando com gasolina, com álcool a vantagem cai para 4.1KGFM ainda é alta e detalhe: chega bem mais cedo, afinal o Polo já tem 25.5KGFM nos 1500RPM ao passo que o Renault o torque chega nos 4000RPM e na potência 5CV de vantagem rodando com gasolina e com álcool aí empate: 150CV para cada um. Na suspensão novas mudanças, o eixo semi-independente do tipo eixo de torção foi trocado é de outro modelo Volkswagen, ela não fala,  mas talvez seja T-Cross ou até mesmo o Jetta 1.4, mas não tem certeza, então deixa assim, mas de qualquer forma é diferente dos Polo convencionais, novas molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, além da própria suspensão ser levemente rebaixada(quase imperceptível) e na dianteira é Independente tipo McPherson, Já os freios são os mesmos do Highline: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, afinal sobram para ela, aqui ficam de maneira correta. sobre a suspensão o rival mais próximo segue a mesma receita de suspensão e freios.

                                                    
O motor 250 TSI 1.4 16V gera 150CV nos dois combustíveis 

ANDANDO COM ELE: Cheguei ontem tem a instalação da Futura Volkswagen, que na Beira Mar e como você sabe, Volkswagen é na Futura e aí falo com um cara, que eu achava que era vendedor, mas ele me fala que é promotor de eventos e está ajudando e aí comento sobre o Polo GTS e explico que tenho um blog etc... e aí ele liga para vendedora(que chegaria depois) ele me diz que o preto que está desbloqueado, o cinza ainda está bloqueado, ok, eu aceito (calma eu explico depois por que o cinza está na matéria) e aí lógico pergunto o trajeto, ele me diz que "O próprio cliente escolhe" e aí penso, em qual fazer, uma outra moça que estava lá brinca "vai para Garopaba com ele" aí não né, aí sugiro passar as pontes Pedro Ivo e voltar pela Colombo Sales. e aí ele topa, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento do promotor de eventos e aí fui ligar o carro, eu achei algo estanho, ao contrário dos outros automáticos, nos outros se você tirar o pé ele já começa a andar, o Polo GTS não, eu estranhei, achei que tinha, feito algo errado, resolvo dar um leve toque no acelerador, mas antes vou mexer nos modos e já estava no Modo Sport e o belo ronco invade a cabine, vale lembrar que é um amplificador,digamos assim, instalado embaixo do capô que reverbera o ronco no para-brisa e esse passa para os alto-falantes, assim como acontece no Jetta GLI e acontecia no Golf GTI, ok, dou um leve toque no acelerador ele se mexe e aí o promotor resolve marcar a "vaga" e aí vou sair, mas infelizmente a Ducato é meia grande, o sensor apita forte, sou obrigado a dar ré para deixar reto e aí finalmente consigo entrar e aí lógico para para esperar o promotor de eventos e aí vou seguindo, ficamos preocupado com autonomia ele olha no computador de bordo e aí autonomia de 35KM e aí seguimos normalmente e entramos numa marginalzinha que dá acesso a Beira Mar e aí dou o primeiro Kickdown e dou uma leve olhada no passageiros e afunda o motorista e passageiros no banco e vejo o passageiro, só que vejo uma placa 40KM/H, epa! vou segurar, seguro até 40KM/H e "vroom" é forte e provoca e espero aí espero alguns carros passar e finalmente posso entrar e aí como é 80KM/H e dou um Kickdown e o motor responde de imediato e prontamente, ou seja se o motor 250 TSI 1.4 16V consegue levar T-Cross, Jetta 1.4 com certa diversão ao volante e lógico dá conta da Tiguan de entrada, aqui no Polo ele encontra seu lar feliz: diversão na certa e aí vejo que chegou a 80KM/H e vou seguindo, tem uma sinaleira, e ele me adverte das borboletas, já que o trajeto é grande, aproveito mexer e vejo que elas para um câmbio automático com conversor de torque são espertas, só não queira cobrar a esperteza de uma dupla embreagem aí a conversa é outra, como já sabia que teria que entrar pela direita, afinal pela esquerda em direção a ilha e pela direita ao continente, eu teria que ir ao continente fazer a volta, pensei em ultrapassar o caminhão e vi um  Virtus Taxi atrás, mas resolvo desistir e vou seguindo o caminhão até que chego perto do viaduto que dá acesso ao continente e vejo um Sandero atrás, como o caminhão tomou distância eu resolvo fazer um Kickdown e o carro logo respondeu de pronto e aí deu para entrar na frente do Sandero e seguir "viagem" e aí fiz o contorno, uma curva e uma Scénic do lado resolvo pisar um pouco mais e vejo que o GTS é na mão, mas como todo carro de tração dianteira, senti a dianteira dá uma... "dianteirada" e alivei o pé,  o carro contornou as curvas sobre trilho e aí vou entrar na Ponte Colombo Salles, tem um Fox do lado e Kickdown de novo, afinal não tinha nada na frente, lógico GTS pede pista e aí entro na frente do Fox e vou seguindo e como o limite é 100KM/H dá para ir, mas existe um carro a 80KM/H na frente e como já voltaria decido seguir normalmente e vejo o comportamento da suspensão, o leitor mais antigo já sabe que foram cinco esportivos no total contando com GTS: Jetta GLI, Sandero R.S em 2015, Peugeot 208 GT em 2016, Mercedes-Benz A 45 AMG em 2015, vou deixar o Mercedes de lado e o irmão Jetta GLI de lado e o A 45 AMG também, tudo bem o 208 GT deu adeus e o Sandero R.S ganhou facelift, mas a suspensão deles me lembro bem, a Volkswagen conseguiu uma calibração intermediária, ela é mais "macia" que do R.S, mas não anestesiada com o 208 GT, digamos assim: você sabe o que ocorre com piso, se está irregular ou não, mas ela não entrega em forma de pancadas seca, muitos acham o R.S intolerável, é duro sim, mas longe de intolerável, já o GTS é um carro correto, não é anestesiado e vai agradar aqueles que gostam de sentir alguma coisa, vale lembrar que ele não permite desligar o ESP e Controle de tração, mas a Volkswagen mexeu para tornar mais permissiva que os outros Polo nessa versão GTS.  Pego uma parte da BR 282 e aí entramos no Viaduto que dá acesso ao retorno pela Pedro Ivo Campos e lógico um pouco de trânsito, afinal o proprietário do GTS vai pegar no seu dia-a-dia e lógico o volante tem boa pegada e agrada, a central multimídia tem monitor de desempenho, mas nem usei e aí lógico, era ter paciência e aí tendo uma "Janela" faço um Kickdown, o ronco invade a cabine e aí vou e lógico vou seguindo e logo do lado tem um Kangoo e aí ultrapasso ele e entro para ficar na direita por que teria que entrar no viaduto que dá acesso ao Centro e a Beira Mar e lógico, o Polo GTS é um carro contagiante em todos os sentidos e aí depois sou obrigado a entrar na esquerda para ir em direção a Beira Mar e aí vou seguindo a Beira Mar e lógico vou a 80KM/H bem tranquilo, os bancos apoiam bem, mas se está fora de forma como eu, tem que ter um pouco de cuidado e só se ajeitar um pouco melhor, mas mesmo assim são ótimos e aí ele me disse que tentaria ver o acesso e aí ele viu, só que erramos a entrada e aí parei, como é movimentada esperei vários carros passarem até entrar e aí entrando de novo o Kickdown e vou seguindo, dois semáforos na minha frente, e os freios? dão conta tranquilamente ao menos não senti falta, me pareceram adequados a ele sim, vou respeitando e aí vou entrar para fazer o contorno e aí espero e aí um Jeep Compass me dá preferência e depois um Palio, eu agradeço, depois aí sigo e vou entrar na entrada de onde está digamos, o estande da Futura Volkswagen e aí vou fazer as fotos que acabariam estando na matéria, eu disse acabariam....

                                                     
O câmbio é o automático de seis marchas 

UMA TRAGÉDIA ACONTECE E O "DUBLÊ" ENTRA EM CENA :  Calma, não bati o carro, eu estava bem contente e inclusive até pronto para colocar as fotos e eis que o "aperto" do Bolso, coloca o celular em atualização de fábrica, pronto me lasco: perco todas as fotos e aí chegou em casa ficou meio indignado "Por que aconteceu isso?" e "Agora, eu prometi a matéria para segunda-feira" enfim tomo uma decisão: volto lá para fazer as fotos e aí o modelo preto não estava lá, mas tinha o cinza, eu até pedi para fazer na mesma posição, mas aí a vendedora "Não precisa, pode usar esse do estande" o outro cinza que acabou sendo o "dublê", que inclusive tinha som Beats, algo que o preto não tinha, aliás tenho que agradecer aqui pelo excelente atendimento da vendedora aqui, e inclusive ela falou que podia ligar, enfim ao menos o que seria um desastre foi recuperado. 

                                                       

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: Esportivo de verdade nunca foi barato no mercado brasileiro, vide o Gol GTS e GTI quando eram 0KM custavam um preço alto( GTS em  1987 custaria R$154.000 em valores de hoje e o Gol GTi em 1989 R$200.000 em valores de hoje), o Polo GTS vai pelo mesmo caminho: R$99.470, realmente o rival mais próximo é o Sandero R.S 2.nada 16V que custa R$69.690 é R$29.780 de diferença e vamos ser honesto: hoje você com o preço do Polo GTS não compra o Sandero R.S e leva o Kwid de troco e ainda vão faltar R$6.000, ou seja vou fazer uma justiça: se fosse os R$90.000 seria arrasador no preço com é o Jetta GLI por exemplo é na sua faixa preço se quiser pode ver avaliação dele aqui ,  mas não existe mundo perfeito e ele acabou chegando por R$99.470, um pouco salgado realmente, mas ele é muito mais equipado que o Renault como você viu acima, em esportivos consumo não importa, mas quando se tem potência parecida e desempenho em números similar, acaba sendo um bônus e então vamos lá: o consumo urbano com álcool do Polo GTS é de 7.5KM/L contra 6.9KM/L do Sandero R.S é 0.6KM/L de vantagem, no consumo urbano com gasolina é de 11KM/L contra 9.9KM/L do Sandero R.S uma vantagem de 1.1KM/L a mais que o rival, na rodovia com álcool o consumo é de 9.6KM/L contra 7.7KM/L do Sandero R.S uma vantagem de 2.1KM/L e na rodovia com gasolina o consumo é de 13.7KM/L contra 11.1KM/L do Sandero são 2.8KM/L de vantagem!  para mim a Renault vai ter que aproveitar quando lançar o 1.3 Turbo para o Duster, meter no Sandero R.S, por mais que tenha uma história de recorde no Inferno em versão Turbo(no caso Mégane III R.S) o F4R dá sinais que pede aposentadoria, afinal o motor AP(EA 827 e sua evolução EA 113) que também tem uma história bacana, já foram aposentados, então por mais bom que seja, tem que ser aposentado e o projeto de motor do Polo tem evidentes vantagens sobre o rival. E aí se você tivesse R$100.000 você compraria o Polo GTS? A resposta é sim: afinal quem viveu na infância vendo os GTS e GTI roncando alto na rua, o Polo GTS tem um "imã magnético", pesa a favor o pacote de equipamentos, o excelente conjunto motor-câmbio(sim, muitos podem lamentar a ausência da opção manual, mas ainda assim ela é excelente como automática), afinal esse conjunto faz T-Cross e Jetta 250 TSI ir bem, no Polo como eu disse "Ele faz a festa", boa direção, excelente acerto de suspensão e lógico o bônus do excelente consumo, o que pesa contra ele? realmente o preço pesa contra, mas faça justiça: o custo é alto, mas a diversão com ele é na mesma proporção e tem algumas coisa que o pessoal que coloca em pista vai sentir falta, mas não é o meu caso, então não vou cobrar, afinal a pista mais próxima é mais de 300KM da minha casa: Autodrómo de Pinhais-PR, então esquece, vamos a elas: muitos vão sentir falta do botão de desligar o ESP, parece que a engenharia queria colocar, mas o marketing vetou, ficaria ainda mais caro, deu para ver que a Volkswagen se esforçou para segurar abaixo dos R$100.000, mas eu já disse: como eu não arriscaria desligar, então não é correto cobrar isso e a Volkswagen sempre calibrou o ESP de maneira excelente, vide os antigos Jetta Highline 2.nada 16V TSI( 2 litros, 2000, 2.0 como queira entender) para não travar o carro numa volta rápida, acredito que o Polo GTS vai andar bem no acelerados e no Full Power Lap, mas aí vou ter que esperar para ver e sobre os freios, acredito que o pessoal que vai querer usar em pista direto, vai querer adaptar ao menos o conjunto dianteiro do Jetta GLI/Golf GTI, mas já vou repetir aqui: essas duas coisas não tem importância para mim, afinal os freios para o meu uso dão conta e o modo de condução para mim já é suficiente, afinal é bem melhor que o "tudo ou nada" do falecido 208 GT onde você só podia desligar ou ligar o ESP. e ele só tem dois opcionais como já disse: Som Beats e a Pintura Metálica e as opções de cores são: Branco Cristal, Preto Ninja(a dor do modelo que eu andei) e Vermelho Tornado e as metálicas:  Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum. 

    Uma curiosidade: o modelo é feito em São Bernardo do Campo-SP e o motor é feito em São Carlos-SP, inclusive quando esse motor equipa os Jetta e Tiguan que vem do México, o motor segue para lá e volta embaixo do capô deles é claro o T-Cross feito em São José dos Pinhais-PR, mas caso gostou do Polo e talvez não tenha condições de ter o GTS ou quer os modelos comuns não tem problema, ele tem as outras opções:

Highline 200 TSI Automática que custa R$76.990, ele vem com câmbio automático de seis marchas, já o motor é o três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 que já citei mais acima, mas além do motor perde Tela de TFT e Central multimídia de 8 polegadas que nessa versão são opcionais e as rodas de liga-leve também e aí o preço chega aos R$83.000, lógico estou descontando som Beats e outras coisa que vem junto com ele.

Comfortline 200 TSI Automática que custa R$71.560 mas perde botão de partida por chave, chave que abre por sensor, as rodas são aro 15 no lugar das 16 que nesse caso são opcionais e a Central Multimídia é menor e não tem Active Info Diplay nem como opcional.

 A 1.6 16V MSI Automática que custa R$63.550 , e essa ele perde a roda de liga-leve aro 15 que é opcional em troca de aço estampado, o câmbio continua automático de seis marchas, a central multimídia é mais simples e o motor é o quatro cilindros 1.6 16V MSI também da família EA 211, assim como três cilindros 200 TSI e o 250 TSI quatro cilindros(usado no GTS) tem bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores varáveis e aqui não tem injeção direta e com isso gera 15.8KGFM a 4000RPM e 110CV a 5750RPM e 16.8KGFM e 117CV nas mesmas rotações.

 A 1.6 16V MSI Manual que vem com câmbio de cinco marchas, os equipamentos são o mesmo da automática custa R$61.150 e o motor é o mesmo.

  A três cilindros 1.nada 12V que vem com o motor três cilindros 1.nada 12V aspirado de 9.7KGFM a 3000RPM e 75CV a 6350RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 84CV nas mesmas rotações e o câmbio era o manual de cinco marchas e aqui ele perde os espelhos elétricos e a Central Multimídia que são opcionais e o preço é de R$53.590.

  A Sense 200 TSI com equipamentos da 1.6 16V MSI e o motor três cilindros 200 TSI já citado nas outras versões e custa R$69.990 , essa versão é voltada ao público PCD e não tem opcionais.

                                                           FICHA TÉCNICA

MOTOR:  Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas,  duplo comando de válvulas  variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 1395cm3
DIÂMETRO X CURSO:  74,5 X 80mm 
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM-6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM-4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback,  quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.07 metros, Largura 1.75 metros, Altura 1.46 metros, Entre -eixos 2.56 metros
PESO: 1214KG
PESO/POTÊNCIA: 8.1KG/CV
PESO/TORQUE: 47.6KG/KGFM
VOLUMES:  Porta-malas 300 litros e tanque de combustível 52 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado Climatronic, Central multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo lateral, Seletor de modo de condução, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Som Beats e Pintura metálica
PREÇO: R$99.470.

AGRADECIMENTOS A FUTURA PELO CARRO  CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E AO EXCELENTE ATENDIMENTO,  AO PRODUTOR DE EVENTOS PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA VENDEDORA TAMBÉM PELO ATENDIMENTO.

Caso ficou interessado vou deixar o contato do Gerson,  mas qualquer um dos vendedores da Futura Volkswagen lhe antederá muito bem(inclusive a moça que me atendeu), afinal Volkswagen é na futura, vou deixar o contato dele aqui.

(48) 98452 6419 






                                                

                                                     

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