MORTO E ENTERRADO: MITSUBISHI PAJERO FULL DÁ ADEUS AO MERCADO BRASILEIRO (E MUNDIAL TAMBÉM)

                                                


UTILITÁRIO ESPORTIVO DA MITSUBISHI DÁ ADEUS DEPOIS DE 27 ANOS (40 ANOS NO MUNDO) 

A Mitsubishi disponibilizou 100 unidades da Pajero Legend Edition que era a versão do adeus da Pajero Full, aliás é crônica de uma morte anunciada, antes de mais nada dois esclarecimentos: sei que estou devendo matéria histórica da terceira e quarta geração da Pajero, mas pretendo fazer, mas não sei quando e a Pajero Sport que é derivada da L200 Nova e importado da Tailândia segue normalmente no mercado, quem sai é a Pajero Full.

   Por que crônica de uma morte anunciada? em 2019 a Mitsubishi anunciou que deixaria de produzir para o mercado japonês, afinal o Pajero Full vendia muito menos que Toyota Land Cruiser e Nissan Patrol, em 2018 as vendas no Japão chegaram a menos de 1000 unidades anuais, mas a marca seguiria fazendo ela para os mercados externos, mas em 2021 ela deixou de ser produzida para os mercados externos e o mercado brasileiro ganhou 100 unidades.

A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO AO MERCADO BRASILEIRO era a primeira geração vendida no Brasil, ela chegava nas opções curta duas portas e longa de quatro portas, câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco marchas e duas opções de motor: o V6 3 litros e 24 válvulas á gasolina da família Cyclone Debonair com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada que gerava 23KGFM a 2500RPM e 150CV a 6000RPM e o 2.8 16V Turbo Diesel da família 4M4 de 125CV e a tração era sempre integral.

                                                    
O Mitsubishi Pajero Full chegava ao mercado brasileiro com motor V6 á gasolina de 150CV e o 2.8 Turbo Diesel de 125CV 

Seguiu sem alterações até Abril de 1998, quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, o motor 2.8 Turbo Diesel continuava sem alterações e estreava o V6 3.5 24V á gasolina da mesma família do 3 litros, mas agora ele gerava 30KGFM a 3000RPM e 202CV a 5000RPM e o câmbio sempre era o automático de quatro marchas, agora. Em Outubro de 1998 logo chegou a linha 1999 e sem mudanças, em Outubro de 1999 na linha 2000 nada muda.


A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO NO BRASIL(E TERCEIRA NO MUNDO) Se dá em Outubro de 2000 como linha 2001, ela recebe uma nova plataforma, com direto a ter suspensão independente nas quatro rodas, sendo braços duplos triangulares na dianteira e Multlink na traseira ambos com molas helicoidais, já a anterior a suspensão traseira era eixo rígido com feixe de molas, o câmbio agora era o automático de cinco marchas, já nos motores o V6 3.5 24V á gasolina de 202CV e o 2.8 Turbo Diesel de 125CV também era mantido.

                                              
A Pajero Full era renovada por completo, só herdava os motores do anterior e aqui já com a grade do modelo 2004.

Em Outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 as importações são suspensas até a chegada do modelo 2004 com nova grade dianteira  e a reboque vinha duas novidades, a primeira era o V6 3.8 24V de 35.1KGFM a 3500RPM e 223CV a 6000RPM esse apenas a gasolina da mesma família do 3.5 e a segunda era o 3.2 16V Turbo Diesel da mesma família 4M4 que gerava 38KGFM a 2000RPM e 165CV a 3800RPM é o mesmo que esteve na L200 Triton de 2007 até 2016? sim ele mesmo. Em Outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 sem mudanças, em outubro de 2006 na linha 2007 as importações são suspensas para dar lugar a nova geração que seria a última do modelo e sempre nas configurações curta  duas portas e longa quatro portas.

A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO(E QUARTA NO MUNDO) se dá em Fevereiro de 2007, ela mantém o câmbio automático de cinco marchas, nos motores o 3.2 16V Turbo Diesel era inalterado, mas o V6 3.8 24V recebia o comando de válvulas variável MIVEC e com isso passou a gerar 33.6KGFM a 2750RPM e 250CV a 6000RPM.

                                                       
A Pajero Full chegava ao mercado mantendo o 3.2 16V Turbo Diesel de 165CV e o V6 3.8 24V á gasolina recebia comando de válvulas MIVEC e com isso chegava a 250CV 

Era a linha 2008 já lançada, Em Outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em Outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em Outubro de 2011 na linha 2012 importações são suspensas até a chegada do modelo facelift com Julho de 2012 com nova grade e junto com ela mudanças no motor 3.2 16V Turbo Diesel que agora gerava 44.7KGFM a 2000RPM e 200CV a 3800RPM, já o V6 3.8 24V MIVEC não tinha alterações.

                                                   
A Pajero Full recebe nova grade dianteira e para-choque, junto com ela o motor 3.2 16V Turbo Diesel vai a 200CV e o V6 3.8 24V MIVEC era inalterado.

E e seguiu sem alterações até Outubro de 2015 quando as importações foram suspensas e em Julho de 2016 chegava outra mudança na grade dianteira e no para-choque dianteiro com DRL e seria a última mudança da Pajero Full, nos motores e câmbio sem alterações.

                                                    
Nova grade dianteira e novos para-choques, aqui já na série especial Legend Edition 

Em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda, em outubro de 2018 na linha 2019 nada muda, em outubro de 2019 na linha 2020 com a notícia que deixou de ser produzido no Japão, mas continuaria a ser vendido em mercados externos, em Outubro de 2020 na linha 2021 sem alterações e em Março de 2021 a Mitsubishi japonesa anunciou que deixaria de fazer a Pajero Full para mercados externos depois de 40 anos ela dá adeus no mundo e o Brasil ganhou a série do adeus: A Legend Edition apenas com motor 3.2 16V Turbo Diesel e 100 unidades que pelo visto já acabaram e com isso a Pajero Full está morta e enterrada, mas ganhou a edição da despedida antes.



                                                       




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