PLATAFORMA V60/V80: A HISTÓRIA DAS DUAS ÚLTIMAS GERAÇÕES DA PAJERO

                                                    



AS DUAS ÚLTIMAS GERAÇÕES DA PAJERO FORAM MODERNAS, MAS MANTIVERAM AS CARACTERÍTICAS QUE FIZERAM A FAMA DO UTILIITÁRIO ESPORTIVO 

Vamos a dois esclarecimento: A plataforma não tem nome, então vamos ao código de projeto, lembra da matéria histórica que falei que faria? sim, seria essa.

  Com a matéria histórica da Pajero Sport antiga que tem a base da primeira e segunda Pajero me senti em falta com as gerações posteriores , especialmente quando essa saiu de cena no Japão em 2019 e para mercados externos em 2021 e entre eles óbvio o Brasil inclusive ganhou a série de despedida.

 De da fato a base da Pajero que acabou indo para na Sport antiga(não a atual) é muito antiga, deriva da primeira e segunda geração da Pajero apesar de boa, era hora de renovação e a renovação veio completa, antes os motores eram o V6 de 3 litros de 181CV, o V6 3.5 24V de 194CV e o 2.8 Turbo Diesel de 125CV e lógico havia o Evolution com motor MIVEC V6 3.5 24V preparado com 280CV, mas é bem raro e até suspensão multlink ele tinha ao contrário das outras versões que era eixo rígido.

                                                        
A geração antiga da Pajero com motor V6 3 litros de 181CV,  V6 3.5 24V de 194CV e o 2.8 Turbo Diesel de 125CV 

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO AO MERCADO JAPONÊS se dá em Outubro de 1999 na linha 2000, ele agora tinha carroceria monobloco, o duas portas mantinha as dimensões mais curta que o quatro portas, no caso do duas portas ele media 4.22 metros de comprimento, 1.87 metros de largura, 1.84 metros de altura e 2.54 metros de entre -eixos e no caso de quatro portas, ele aumentou o comprimento para 4.73 metros, mantém a largura, a altura é de 1.85 metros e o entre -eixos é de 2.78 metros e esse podia levar sete passageiros, três versões de acabamento: ZR, Exceed e Super Excced, duas opções de câmbio ambas automáticas: de quatro ou de cinco marchas. Duas opções de motor a primeira era o Cyclone Debonair V6 3.5 24V GDI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção direta, o seu diâmetro era de 93mm e o curso é de 85.8mm o que totalizavam 3497cm3, a sua taxa de compressão era de 10,4:1 e com isso gerava 35.5KGFM a 3750RPM e 220CV a 5500RPM, se está perguntando é o mesmo motor das primeiras Pajero Sport e da L200 Triton, mas com injeção direta? ele mesmo e a segunda opção era o Di-D 3.2 16V Turbo Diesel da família 4M4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 98.5mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 3200cm3 e a taxa de compressão é de 17,5:1 e com isso  gerava 39KGFM a 2000RPM e 175CV a 3800RPM, é o mesmo motor da L200 Triton de 2007 até 2016? sim ele mesmo. A sua suspensão agora era independente nas quatro rodas sendo Braços duplos triangulares na dianteira e multlink na traseira com molas helicoidais e amortecedores pressurizados e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

                                                                   
A Pajero era renovada em todos os sentidos, inclusive suspensão independente nas quatro rodas e nos motores o V6 3.5 24V de injeção direta com 220CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 175CV e mais tarde o V6 3 litros de 180CV. 

Aqui o Pajero Full na versão com duas portas e os motores eram os mesmos do quatro portas 

Em Outubro de 2000 tanto o duas portas como o quatro portas, recebem o motor V6 de 3 litros e 24 válvulas  da família Cyclone "Denonair", o diâmetro caia para 91.1mm e o curso para 76mm o que totalizavam 2972cm3, a sua taxa de compressão era de 9:1 e a injeção era multiponto convencional e com isso gerava 27KGFM a 4000RPM e 180CV a 5500RPM e o câmbio nessa versão era manual de cinco marchas, era uma opção mais barata. Em Outubro de 2001 na linha 2002 nada muda.

A CHEGADA DO FACELIFT se dá em Outubro de 2002 na linha 2003, nova grade dianteira, pequenas mudanças nos faróis, para-choques e lanternas, já nos motores continuava o V6 de 3 litros com 180CV, o V6 3.5 24V de injeção direta com 220CV e o 2.8 Turbo Diesel de 175CV e nas opções de câmbio o diesel e o V6 de injeção direta continuavam atrelados a câmbio automático de quatro ou de cinco marchas, já o V6 de 3 litros atrelado ao câmbio manual de cinco marchas.

                                                               
A Pajero ganhava o facelift os motores continuavam os mesmos V6 de 3 litros de 180CV, V6 3.5 24V de injeção direta de 220CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 175CV 

O duas portas também seguia a mesma situação. 

Em Outubro de 2003 na linha 2004 o V6 de 3 litros ganhava a opção do câmbio automático de quatro marchas, além é claro do manual de cinco marchas nessa configuração de motor. Em Outubro de 2004 na linha 2005 sem alterações. Em Outubro de 2005 na linha 2006 o motor 3.2 16V Turbo diesel dava adeus na Pajero do mercado japonês, mas voltava em Janeiro de 2006

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO SE DÁ em Outubro de 2006 na linha 2007, ela mantém as opções curta de duas portas e longa de quatro portas, ela mantinha a plataforma, mas recebia o código V80, tanto que suspensão e freios herdada da geração passada, o modelo duas portas media 4.38 metros de comprimento, 1.87 metros de largura, 1.85 metros de altura e o entre -eixos se manteve do duas portas da geração anterior e o quatro portas mantinha a largura, a altura ia para 1.87 metros, o comprimento para 4.90 metros e o entre -eixos era mantido. Ele continuava com três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro marchas e automático de cinco marchas e agora apenas duas opções de motor, o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família Cyclone "Denoair" agora gerava 26.6KGFM a 4000RPM e 178CV a 5250RPM e estreava o V6 3.8 24V MIVEC da mesma família que recebia o comando de válvulas variável no cabeçote e perdia a injeção direta, o seu diâmetro ia para 95mm e o curso para 90mm o que totalizavam 3828cm3 e com isso gerava 34.5KGFM a 2750RPM e 252CV a 6000RPM e sua taxa de compressão era de 9,8:1 e os motores á diesel dão adeus no mercado japonês, mas seguem nos mercados fora do Japão.

                                                       
A Pajero chegava ao mercado e o motor era o V6 3 litros de 178CV e o V6 3.8 24V agora MIVEC com 252CV  e mais tarde o 3.2 16V Turbo Diesel voltava com 170CV e mais tarde a 190CV

O duas portas que tinha o mesmo motor do quatro portas 

Em Outubro de 2007 na linha 2008 nada muda. Em Outubro de 2008 na linha 2009 é vez do 3.2 16V Turbo Diesel da família 4M4 retornar ao modelo, mas agora 37.7KGFM a 2000RPM e 170CV a 3800RPM. Em Outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, Em Outubro de 2010 na linha 2011 o motor 3.2 16V Turbo Diesel ganhou alterações para gerar 45KGFM a 2000RPM e 190CV a 3500RPM.

A CHEGADA DO FACELIFT se dá em Outubro de 2011 na linha 2012, com nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, mas sem mudanças mecânicas, os motores continuavam os mesmos assim como os câmbios.

                                                         
Nova grade dianteira, faróis e para-choques, já nos motores continuava o V6 3 litros de 175CV, o V6 3.8 24V de 252CV e o  3.2 16V Turbo Diesel de 190CV 

Infelizmente do modelo de duas portas, não temos fotos dessa época. Em Outubro de 2012 na linha 2013 o câmbio automático de quatro marchas dá adeus. Em Outubro de 2013 na linha 2014 nada muda. Em Março o V6 3.8 24V deixa de ser vendido no mercado doméstico.

A CHEGADA DO ÚLTIMO FACELIFT se dá em Julho de 2014 como linha 2015 nova grade dianteira, faróis e para-choques e agora novas lanternas ao estilo tunning, o câmbio agora era apenas o automático de cinco marchas, já os motores continuava o V6 3 litros de  178CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 190CV. 

                                                             
A Pajero ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e os motores continuavam o V6 de 3 litros e 24 válvulas com 178CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 190CV e ganhava novas lanternas ao estilo tuning 

Aqui o duas portas com novas lanternas. 

Em Outubro de 2015 na linha 2016 nada muda, em outubro de 2016 na linha 2017 sem alterações também e as vendas cada vez menos, afinal começa a vender bem menos que Toyota Land Cruiser Prado e Nissan Patrol seus rivais diretos. Em Outubro de 2018 é vez do modelo de duas portas dá adeus, só ficando o modelo de cinco portas era o começo do fim e em março de 2019 a Mitsubishi japonesa lança uma série de despedida com o motor V6 3 litros de 178CV e o modelo dá adeus ao mercado japonês, mas continuaria a ser feita para exportação, mas não duraria muito tempo e aí o adeus do modelo lendário da Mitsubishi, indo para o mesmo caminho do Eclispe(embora seja norte-americano), 3000 GT e Lancer Evolution.

A IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA A INGLATERRA se dá em Maio de 2000, na terra do Jeremy Clarkson ou da Rainha Elizabeth(sim, a Vovó Beth), ele se chamava Shogun, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de cinco marchas, duas opções de motores o V6 3.5 24V GDI de injeção direta da família Cyclone "Debonair" mas no mercado britânico gerava 32.4KGFM a 4000RPM e 203CV a 5500RPM e o 3.2 16V Turbo Diesel da família 4M4  que no caso do mercado britânico gerava 38KGFM a 2000RPM e 165CV a 3800RPM, aliás é a calibração das nossas primeiras L200 Triton, só por curiosidade, como vinha da terra do sol nascente ou do Kazunori Yamauchi(produtor do Gran Turismo) o resto era igual ao modelo vendido no mercado doméstico, já nos outros países da Europa mantinha o nome Pajero e a configuração de motor era igual a britânica.

                                                         
A Pajero era chamada de Shogun no Reino Unido e os motores eram o V6 3.5 24V de injeção direta com 203CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 165CV e mais tarde cai para 160CV 

Também disponível no modelo duas portas 

Em Agosto de 2001 na linha 2002 a potência do 3.2 16V Turbo Diesel cai para 160CV e no final de 2002 os estoques acabam e a linha 2003 atrasa.

A CHEGADA DO FACELIFT se dá em Abril de 2003 com nova grade dianteira, faróis e para-choques, já nos motores o V6 3.5 24V de injeção direta e 203CV continuava, assim como o 3.2 16V Turbo Diesel de 160CV no modelo, assim como as opções de câmbio, eram mudanças visuais apenas.

                                                             
O Shogun(Pajero nos outros mercados europeus) ganhava a nova grade dianteira, mas o motores 3.5 V6 de 203CV e o 3.2 16V Turbo Diesel de 160CV eram mantidos.

Aqui o modelo de duas portas 

Em Outubro de 2003 na linha 2004 nada muda. Em Outubro de 2005 na linha 2006 também sem alterações e em Dezembro de 2006 os estoques dessa geração acabam com isso a chegada da nova geração do Shogun se dá no ano seguinte.

A CHEGADA DA UMA NOVA GERAÇÃO se dá em Março de 2007, ele chega na Inglaterra como sempre foi chamado Shogun, agora o motor era apenas o 3.2 16V Turbo Diesel só que com duas calibrações, a de 160CV foi mantida e estreava de 170CV embora manteve o torque e sempre nas opções duas e quatro portas 

                                                 
A Shogun chegava ao mercado britânico com duas opções de motor turbo diesel 3.2 16V uma calibração de 160CV e outra com 170CV e mais tarde ambas são substituídas pela calibração de 200CV 

Em Outubro de 2007 na linha 2008 sem alterações, em outubro de 2008 na linha 2009 sem alterações, em Outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em março de 2010 o motor 3.2 16V Turbo Diesel 4M4 recebe alterações para gerar 45KGFM a 2000RPM e 200CV a 3800RPM. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda.

A CHEGADA DO FACELIFT se dá em Outubro de 2011 na linha 2012 chegava o Shogun com nova grade dianteira, faróis e para-choques, importado do Japão como sempre, o câmbio sempre automático de cinco marchas e o motor 3.2 16V Turbo Diesel de 200CV foi mantido.

                                                            
O Shogun chegava ao mercado reestilizado e o motor era o 3.2 16V Turbo Diesel de 200CV 

Em Outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, Em Outubro de 2013 na linha 2014 sem alterações e em setembro de 2014 chegava o último facelift.

O ÚLTIMO FACELIFT se dá em Outubro de 2014 com nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e lembre-se: sempre na opção de duas ou quatro portas, câmbio automático de quatro marchas e o motor 3.2 16V Turbo Diesel de 200CV e lanternas ao estilo tunning era a linha 2015

                                                                
O Shogun chegava com três portas e o motor era o 3.2 16V Turbo diesel de 200CV e novas lanternas, mais tarde o 3.2 16V Turbo Diesel passava a gerar 190CV 

Aqui o modelo de quatro portas com nova grade dianteira e lógico o mesmo motor e as novas lanternas.

Em Outubro de 2015 nada muda na linha 2016. Em Janeiro de 2016 o 3.2 16V Turbo Diesel agora gerava 190CV, mas mantinha o torque. Em Outubro de 2016 na linha 2017 nada muda Em Outubro de 2017 na linha 2018 também ficava sem mudanças e em Outubro de 2018 ele dá adeus ao mercado britânico e ao mercado europeu também, só fica restrito ao Japão(sairia no ano seguinte), Austrália, Oriente Médio e América Latina.

NOS ESTADOS UNIDOS a antiga geração já se chamava Montero, por que? simples, tanto nos EUA(onde tem muitos hispânicos) e nos países da América Latina, o nome Pajero é dado a adeptos de coisa que... ah, procura no google, por que é uma coisa bem feia, mas enfim a imigração japonesa nos EUA ganhava outro nome, ela chegou aos Estados Unidos em Outubro de 2000 na linha 2001, com duas opções de câmbio: automático de quatro e automático de cinco marchas e única opções de motor: o V6 3.5 24V da família Cyclone "Debonair" de injeção multiponto com 32.4KGFM a 4000RPM e 203CV a 5500RPM.


                                                           
O Montero(nome também a países da América Ibérica com exceção do Brasil) chega aos Estados Unidos e o motor V6 3.5 24V de 203CV.

Em Outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em Outubro de 2002 na linha 2003 nova grade dianteira, faróis e para-choques e uma troca de motor, o V6 3.5 24V é substituído pelo V6 3.8 24V da mesma família Cyclone Debonair e com comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 34.2KGFM a 3250RPM e 218CV a 5500RPM e o câmbio automático de quatro marchas dá adeus e só fica o automático de cinco marchas.

                                                         
Nova grade dianteira e faróis e junto com ela o motor V6 3.8 24V de 218CV 

Em Outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em Outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em Outubro de 2006 ela dá adeus ao mercado norte-americano e deixa de ser importada sem sucessor direto, o Endeavor substituiu o Montero Sport por lá, já a Montero ficou sem sucessor era o fim da Pajero nos EUA.

A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO se dá em Outubro de 2000 como linha 2001 e sempre teve o nome de Pajero Full, ela vinha com duas opções de motores, a primeira era o V6 3.5 24V que gerava 30KGFM a 3000RPM e 202CV a 5000RPM e o 2.8 16V Turbo Diesel da família 4M4 que gerava 30KGFM a 2000RPM e 125CV a 4000RPM o curioso era o V6 e o Turbo diesel terem o mesmo torque. Ficou sem mudanças até Outubro de 2003 na linha 2004 quando ganhou nova grade dianteira e junto com ela o motor V6 3.8 24V de 35.1KGFM a 3500RPM e 223CV a 6000RPM e o motor 3.2 16V Turbo Diesel que gerava 38KGFM a 2000RPM e 165CV a 4000RPM e seguiu sem alterações até Fevereiro de 2007, quando chegou a terceira geração ao mercado brasileiro, o motor V6 3.8 24V recebia o comando de válvulas variável MIVEC e gerava 33.6KGFM a 2750RPM e 250CV a 6000RPM e o 3.2 16V Turbo Diesel seguia no utilitário esportivo sem alterações, seguiu sem alterações até Julho de 2012 quando receberam nova grade dianteira, faróis, para-choques e com ela o motor 3.2 16V Turbo Diesel recebeu alterações para gerar 44.7KGFM a 2000RPM e 200CV a 3800RPM e o V6 3.8 24V MIVEC sem alterações e seguiu até Julho de 2016 quando ganhou nova grade dianteira e faróis DRL no para-choques e foi seguindo sem alterações até Março de 2021 quando a Mitsubishi anunciou que deixaria de produzir o Pajero Full e com isso o Brasil ganhou a série especial Pajero Full Legend de 100 unidades e o motor era o 3.2 16V Turbo Diesel é o modelo capa e com isso o adeus da Pajero no Brasil e aliás também no mundo já que saia da Austrália e Oriente Médio também.



                    





                                                       



                                                       


                                                          







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