AVALIAÇÃO: HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT: SUBINDO A RÉGUA

                                                        

VERSÃO TOURING DO HR-V SOBE A RÉGUA DOS SUVS COMPACTOS E TRAZ MAIS DESEMPENHO

A Honda decidiu lançar o primeiro o modelo aspirado, aliás vou deixar o link da avaliação do aspirado aqui embaixo para vocês verem.


E lógico lançando o modelo Turbo eu fui atrás de averiguar se já estava na Hit Honda e o modelo já estava no test-drive, mas cheguei no dia que era uma sexta-feira, conversei com o vendedor aliás o mesmo que atendeu no City e no HR-V aspirado ele me falou "vem na segunda-feira" aliás agradeço pelo excelente atendimento prestado e lógico ele me contou que o HR-V Turbo já tinha fila antes do lançamento: desde maio, mesmo sendo lançado em Outubro e sim fui na segunda-feira uma semana antes da matéria ser publicada.

POR FORA: O modelo logo de cara já mostra as diferenças, primeiro a grade dianteira com design diferente da aspirada que é bonita e destacada, nas laterais as rodas de liga-leve aro 17 diamantadas que tem um desenho que lembra um catavento, muito bonitas e na traseira a saída dupla de escape(verdadeira diga-se) e o logotipo "Turbo" fazem a diferença em relação as versões aspiradas, o visual geral é bonito e lógico a grade do aspirada é melhor ao vivo, mas aqui o visual bonito fica reforçado, ele mede 4.38 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.59 metros de altura e 2.61 metros de entre -eixos e lógico ele invade a faixa de preço de suvs médios em versões intermediárias também, mas é algo que você vai ver mais á frente, o seu ângulo de entrada é de 16 graus, a altura livre do solo é de 18.1cm e o ângulo de saída é de 20.3 graus. Aliás depois eu falo a cor desse carro que é bonita, mas não é a cor que eu imaginava(mas nenhum problema nisso, só a ponto de esclarecimento) 

                                                      
O Visual é bonito e moderno da nova geração do HR-V 

Aqui outro ângulo da traseira 

Aqui o ângulo da dianteira 

Agora vamos ver contra os rivais, agora suvs compactos em versão topo de linha, mas lembrando que o Jeep Renegade não tem mais a versão Limited e a S é 4x4 então fica de fora e lógico no meio do caminho a Fiat lançou o Fastback então o Fastback entra aqui na roda.

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V 

Comprimento: 4.30 metros    Largura: 1.79 metros        Altura: 1.63 metros    Entre -eixos: 2.61 metros 

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.31 metros    Largura: 1.76 metros       Altura: 1.59 metros    Entre -eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP AUT

Comprimento: 4.16 metros   Largura: 1.74 metros       Altura: 1.58metros      Entre -eixos: 2.54 metros

RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCe CVT 

Comprimento: 4.38 metros     Largura:1.83 metros   Altura: 1.69 metros     Entre -eixos: 2.67 metros

RENAULT CAPTUR ICONIC 1.3 16V TCe CVT

Comprimento:4.38 metros      Largura: 1.81 metros    Altura: 1.62 metros   Entre -eixos: 2.67 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V AUT

Comprimento: 4.20 metros     Largura: 1.75 metros    Altura: 1.57 metros    Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT 

Comprimento: 4.27 metros    Largura: 1.79 metros    Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP

Comprimento:4.27 metros    Largura: 1.71 metros   Altura: 1.56 metros    Entre - eixos: 2.60 metros

FIAT FASTBACK LIMITED BY EDITION ABARTH TURBO 270 1.3 16V FLEX AUT

Comprimento: 4.43 metros   Largura: 1.77 metros   Altura: 1.54 metros   Entre -eixos: 2.53 metros 

Vamos lá , é o segundo maior comprimento junto com os Renault só 5cm atrás do Fastback, é a terceira maior largura junto com o Tracker, ficando 2cm atrás do Captur que é o segundo e 2cm acima do Fastback, na altura ficou na intermediária, com o quarto lugar junto com o Kicks foi 1cm á frente do Peugeot 2008 e 3cm atrás do Renault Captur e o entre -eixos ficou no quarto lugar junto  com o Creta e foi 1cm maior que o Cactus que é o quinto lugar.

                                                              
Emenda da lanterna traseira e ela ilumina quando fica vermelha fica bem legal.

Lanternas traseiras em led 

Rodas de liga-leve aro 17 

Faróis Full Led com DRL 
Logotipo Turbo denuncia o motor 1.5 DI Turbo Flex e a versão avaliada foi a Touring.


Agora vamos ver contras os utilitários esportivos médios nas versões intermediárias que tem preço próximo ao dele.

JEEP COMPASS LONGITUDE T270 1.3 16V FLEX

Comprimento: 4.40 metros     Largura: 1.82 metros      Altura: 1.62 metros      Entre -eixos: 2.64 metros

TOYOTA COROLLA CROSS XRE 2 LITROS 16V CVT

Comprimento: 4.46 metros     Largura: 1.82 metros    Altura: 1.62 metros     Entre -eixos: 2.64 metros

VOLKSWAGEN TAOS COMFORTLINE 250 TSI 1.4 16V AUT 

Comprimento: 4.46 metros     Largura: 1.81 metros    Altura: 1.62 metros     Entre - eixos: 2.68 metros

Lógico que o HR-V é um utilitário esportivo compacto, mas ele é apenas 2cm menor que o Compass que é o menor dos utiltários esportivos médios, ele é 2cm mais estreito, na altura é 3cm mais baixo que todos eles e de quebra no entre -eixos a distância é de apenas 3cm atrás de Compass e Corolla Cross.

                                                                
Grade dianteira diferente da aspirada e bonita 


POR DENTRO: No interior o acabamento do HR-V já fica melhor ainda nessas versões, ainda mais com o interior claro, temos a tela de TFT de 7 polegadas, que deixa o velocímetro analógico e conta-giros digital e também o seletor de modos de condução, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável com altura e profundidade, Central Multimídia de 8 polegadas, Direção Elétrica, ESP e Controle de tração(que em conjunto é chamado de VSA pela Honda), Hill Holder(chamdo de Hill Assist pela Honda), Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Honda Lane Watch(alerta de ponto cego), ACC(Adapative Cruise Control com sistema LSF que auxilia o motorista a manter uma distância segura do carro da frente, EBA(Emergency Brake Assist ou Frenagem de emergência), CMBS(Sistema de frenagem para mitigação de colisão frontal), LKAS(Sistema de permanência de faixa que auxilia o motorista a ficar na faixa), RDM(Sistema de mitigação de evasão de pista, sistema que detecta saída da pista e ajuda a direção a voltar na faixa e previne acidentes) , AHB(Ajuste de Farol alto), Alerta de objeto no banco traseiro  e calma que temos a segunda rodada dos equipamentos, mas agora vamos aos rivais o que eles tem a oferecer, o Creta a central multimídia é de 10.25 polegadas e por enquanto a lista é parecida, calma que o HR-V Touring vai ampliar isso e custa R$168.890 ok, são R$14.000 a menos, mas você vai ver mais débitos do Creta perante o HR-V, o Nissan Kicks Exclusive CVT custa R$143.490 são quase R$40.000 e lógico para equipar igual ao HR-V com o pacote Pack que traz a lista de acabamento parecida com o HR-V e aí a diferença fica em R$38.000 e a central mulitimídia também é de 8 polegadas, mas você vai ver os débitos do Kicks aqui, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP que custa R$124.990 ok, aqui chega ser R$80.000 a menos, mas o 2008 é um projeto antigo e deve Hill Holder e os sistema de assistência semi-autônomas que não tem nem como opcional e a central multimídia é de 7 polegadas , o Renault Duster Iconic 1.3 16V TCe custa R$143.490 é R$40.000 a menos, mas deve Air Bag duplo lateral, cortina e só tem o alerta de ponto cego como assitência de direção autonoma e a central multimídia também é de 8 polegadas, o Renault Captur Iconic 1.3 16V TCe só tem o alerta de ponto cego e traz quatro air bags contra seis do Honda HR-V e o preço é de R$159.490 é R$35.000 a menos e a central multimídia é de 8 polegadas, calma que ainda tem mais débitos dos rivais parente ao HR-V, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI custa R$163.510, mas deve ACC, Alerta de ponto cego, embora tenha detector de fadiga e pode vir opcionalmente com Park Assist e Faróis com regulagem de facho como o HR-V(AHB aqui na Honda) e aí custa R$167.270 são R$17.000 a menos,  a Central Multimídia é de 10.25 polegadas,mas calma que o T-Cross tem outros débitos, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo custa R$157.490 ok são R$27.000 a menos, mas ele deve Farol Alto ajustável e sistemas de evasão de faixa, embora tenha alerta de ponto cego, frenagem de emergência em  baixa velocidade e alerta de frenagem de emergência, mas o Tracker tem outros débitos e central multimídia é de 8 polegadas também, o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 16V THP Aut que custa R$134.990 ok, são R$50.000 a menos, mas ele deve ACC, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência que pode vir no Shine Pack THP que custa R$147.990 que são R$37.000 a menos, mas ainda deve ACC e a central multimídia é de 7 polegadas e o Fiat Fastback Limited Edition By Abarth Turbo 270 1.3 16V Flex que custa R$154.990 é R$40.000 a menos, mas deve Air Bag duplo de cortina, ACC, Alerta de ponto cego, embora tenha o Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária e comutação do farol alto(AHB) e central mutimídia é de 10.1 polegadas e lógico você vai ver outros débitos, daqui a pouco vamos ver contra os utilitários esportivos médios em preços equivalentes.

                                                         
Painel em tela de TFT de 7 polegadas bem legível com o velocímetro analógico 

E agora vamos contra os utilitários esportivos médios, o Jeep Compass Longitude T270 1.3 16V custa R$179.990,  é R$5.000 a menos mas deve os sistemas de auxilio de direção semi-autonomas, presentes como opcionais na Limited e de série na na versão S, mas por preços bem alto, o Toyota Corolla Cross XRE 2 litros 16V traz R$173.190 são R$9.000 a menos, mas a central multimídia pode ser de 8, 9 ou 10 polegadas aí tem que instalar na concessionária e e tem os sistemas de alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência para reduzir os danos, alerta de mudança de faixa, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo(ACC), mas calma que o Corolla Cross tem outros débitos e o Volkswagen Taos Comfortline 250 TSI 1.4 16V custa R$180.490 é R$4.000 a menos mas falta as assistências de condução semi-autonoma que só estão disponíveis na versão Highline, ou seja mesmo contra utilitários esportivos médios em versões digamos intermediárias ele vai bem em termos de equipamento.

                                                       
A Central Multimídia é de 8 polegadas 

Agora no espaço interno é o HR-V vai muito bem, na dianteira você ajusta com facilidade, mesmo com os bancos elétricos e aí puxei para a frente e me ajeitei, com os bancos na minha posição sobra uma verdadeiro latifúndio e com os bancos totalmente recuado ainda sobra um bom espaço,um dois dedos o que é ótimo espaço interno e chega ser igual ou até melhor que muitos utilitários esportivos médios.

                                                      
Com o banco todo recuado sobra um um exelente espaço 

Com o banco na minha posição é um verdadeiro latifúndio 

Agora vamos a outros itens de série do HR-V Touring: Estrutura de deformação progressiva(ACE), EBD nos freios ao lado do ABS, EPB(Eletronic Brake Assist ou freio de mão eletrônico com função Brake-Hold), ESS(Sistema de ligação de luz de emergência quando freia forte), Assistente de controle de descida(HDC), Cinto de segurança e encosto de cabeça para todos os ocupantes(esses dois obrigatórios desde 2020), Lembrete de afivelamento de cintos traseiros e dianteiros, Trava infantil das portas traseiras, Isofix(obrigatório por lei desde 2020 e assim como o cinto já tinha antes), Câmera de ré com Multivisão com linhas dinâmicas e três vistas, Alerta de pressão dos pneus(TPMS), Lanternas traseiras em LED, Luz de Placa em Led, Antena tipo tubarão, Limpador de para-brisa com função intermitente, Espelho retrovisores com seta de repetição em LED com rebatimento elétrico, Conjunto ótico com DRL e luz de Rodagem diurna, Faróis com acendimento automático(sensor crepuscular), Faróis de Neblina em LED, Para-choques esportivos com detalhes pintados em preto, Escapamento duplo com ponteiras, Lanternas traseiras com acabamento fumê e barras em led, Chave com função Smart Entry de abertura e fechamento das portas, Sensor de Estacionamento com aviso traseiro e dianteiro, Botão de travamento das portas(motorista e passageiros) com travamento automático de velocidade, Vidros elétricos com função one-touch, Seta de direção com função One-Touch, Banco do motorista com ajuste elétrico, Banco traseiro com apoio central e porta-copos, Porta-Revistas no banco do motorista e passageiro, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, Tomada de 12 Volts na dianteira, Jogo de tapete com trava anti-escorregamento carpete, Espelho no quebra-sol com iluminação, Espelhos retrovisor fotocrômico, Entradas USB sendo duas dianteiras e 2 traseiras, Revestimento dos bancos na cor preta ou cinza claro(olha me pareceu um pouco branco, mas eu gostei mais dessa última), Botão de partida do motor, Banco traseiro com a tecnologia Magic Seat(60/40), Interface Smartphone com Android Auto e Apple Car Play com Voice Tag, aliás estão presentes na central multimídia, Alto Falantes 4 alto falantes e 4 Tweeters, Bancos com estabilizador corporal, Controle de aúdio no volante, Painel em Tela de TFT de 7 polegadas, Carregador por indução, Seletor de modo de condução(Econ, Normal e Sport), Inclinação automática do retrovisor ao engatar a ré, Sensor de Chuva, Tampa do porta-malas com sensor de presença(abertura e fechamento) e função Hands Free, Partida Remota e My Connect honda(conexão única entre você e seu Honda). A lista de equipamentos é tão grande que dispensa opcionais, já vamos logo: todos os rivais devem abertura elétrica do porta-malas e inclusive até os utiltários esportivos médios, no caso do freio de mão eletrônico, dos rivais compactos só o Fastback tem e o Connect Me é opcional equivalente My Honda Connect e aí o preço vai para R$157.840  e nos médios o Compass Longitude não tem, só as versões superiores que custam bem mais que os R$184.500 cobrados pelo HR-V Touring, o Corolla Cross tem "freio de pé" e o Volkswagen Taos tem freio de mão eletrônico, mas deve abertura do porta-malas elétricas, o Corolla Cross não tem abertura eletrônica do porta-malas, em comparação aos SUVs compactos o HR-V é mais caro, sim é bem mais equipado que eles e contra os médios é mais equipado que as versões intermediária dele até que as topo de linha, dependendo do modelo. Já o modelo avaliado acrescenta a cor que acrescenta R$2.300 aí estamos num carro de R$186.800 aliás é o único opcional do carro.

                                                                    
Botão de partida start/stop 

Freio de "mão" eletrônico 

Já o seu porta -malas cobrou o preço do espaço interno com 354 litros, aqui a perda é menos sentida, afinal o Touring antigo leva 393 litros, são 39 litros a menos, é uma perda, mas é bem menor, afinal a nova geração pelo visto já veio preparada para o duplo escape, algo que anterior acabou perdendo porta-malas. Agora vamos contra os rivais, primeiros nos compactos e depois nos médios em versões intermediárias.

HYUNDAI CRETA: 422 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT DUSTER: 468 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros 

Ok, é o segundo menor porta-malas só venceu o Cactus por 34 litros, mas  ficou parelho ao 2008 por 1 litro, a média do segmento é de 407 litros, um pouco abaixo da média, talvez seja o único ponto fraco do novo HR-V mas para conseguir espaço, afinal o HR-V parece ser o mais espaçoso do seu segmento.

E contra os utilitários esportivos médios? vamos lá.

JEEP COMPASS: 410 litros
TOYOTA COROLLA CROSS: 440 litros
VOLKSWAGEN TAOS: 498 litros 

Aqui realmente fica díficil, ele fica atrás nessa são 56 litros a menos que o Compass, mas aqui vamos colocar a ponto de curiosidade, por isso vou deixar fora da média. Já que estamos falando sobre porta-malas a abertura elétrica merece destaque, por que abertura fica na mesma posição onde é o modelo normal, só que você aperta, vem um "bip,bib,bip" avisando você que tem que sair, vai para trás e a tampa do porta-malas dá um show á parte fazendo a pirotecnia, genial. e aí para baixar é só apertar o botão na tampa e deixar ela baixar.

                                                              
O botão de fechar o porta-malas 

O Seu porta-malas leva 354 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula sete marcha que é reforçada em relação a aspirada e é montada em CKD em Itajaí-SC(segundo vi na imprensa, mas a Honda não citou oficialmente). O motor é o 1.5 16V Turbo Di Flex da família L uma evolução da Earth Dreams dá para dizer que é basicamente esse motor, mas com nova bomba de óleo, bicos de injeção direta preparados para o álcool e outras alterações segundo o vendedor até o lançamento a Honda teve que levar o motor daqui para o Brasil até o Japão indo e voltando para ver se o motor estaria nos padrões de qualidade da marca e aí foi dado o ok, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica(chamado de VTC pela Honda, mas pode chamar de VTEC), coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso  ele gera 24.5KGFM a  1700RPM e vai até 4500RPM e 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis, o motor é montado em CKD em Itajaí-SC também é parente do 1.5 aspirado fabricado em Sumaré-SP o motor turbo atende pelo código L15B7. A sua suspensão Utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e semi - independente com eixo de torção na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. No caso da suspensão todos os rivais compactos seguem o esquema tático, já nos médios Compass é Independente tipo McPherson na traseira e o Taos é Multink na traseira, já o Corolla Cross segue o mesmo esquema tático e nos freios são todos os rivais tem discos na traseira com exceção de: Fastback, Captur, Duster, Kicks e Tracker que são a tambor na traseira, inclusive os suvs médios são freios á disco na traseira.

                                                                
O motor 1.5 Turbo de injeção direta agora Flex gera 177CV nos dois combustíveis.

 A primeira comparação que vamos fazer é em relação ao aspirado, quanto ao antigo 1.5 Turbo á gasolina já posso dizer que independente do combustível o ganho foi de 2KGFM e 4CV.

1.5 16V da família L de injeção direta da família L que atende pelo código LB15ZF
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM nos dois combustíveis
TORQUE:15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool.

No Torque temos uma vantagem de 9KGFM, isso mesmo: 9KGFM é basicamente um carro de 1 litro(com todo respeito a eles), com álcool a vantagem diminui para 8.7KGFM ainda assim e com qualquer combustível a vantagem é de 51CV uma diferença enorme, aliás equivale a potência de um carro 1 litro dos anos 1990 e isso o pé direito faz sentir, como você vai ver.  Agora contra os rivais e lembrando que quando compartilham motor caso do Taos/T-Cross e Compass/Fastback então o motor deles estará junto aqui e lógico o Corolla Cross também, mas esse o motor é exclusivo dele(com exceção do sedã Corolla que aí a conversa é outra). 

HYUNDAI CRETA ULTIMITE 2 LITROS 16V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Smart Stream 2 litros 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.2KGFM a 4200RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

JEEP COMPASS LONGITUDE T270/ FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH TURBO 270
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: GSE Turbo 270 1.3 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica, sistema Multiair III que atua diretamente nas válvulas de admissão substituindo o comando de válvulas e a variação desse, além de substituir a variação no coletor , turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT 
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool
TORQUE:15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP/ CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM

RENAULT CAPTUR/DUSTER ICONIC 1.3 16V TCe CVT 
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM com gasolina e 170CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM nos dois combustíveis

TOYOTA COROLLA CROSS XRE 2 LITROS 16V
CÂMBIO: CVT que simula 10 marchas
MOTOR: Dynamic Force VVT-i 2 litros 16V da família M da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta e indireta
POTÊNCIA: 169CV a 6600RPM com gasolina e 177CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 21.4KGFM a 4400RPM nos dois combustíveis

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI/TAOS COMFORTLINE 250 TSI 1.4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 150CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família CSS Prime(ou SGE da GM) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool 

 A escola de câmbio é apenas: duas CVT ou automático de seis marchas e aí no caso do CVT pode variar a simulação: seis,sete, oito e dez, na escola de motor temos dois únicos aspirados de motor grande, digamos assim: Creta e Corolla Cross, lógico o Kicks é cilindrada média, mas aspirado e aí entra o débito do Kicks perante o HR-V Turbo: o motor. O resto é turbo e dentro dos turbo existe a injeção direta que é a maioria e a injeção convencional que é só o Tracker e o curioso que dentro dos aspirados temos um de injeção direta: o Corolla Cross.  Nós  colocamos juntos, agora vamos separar nos SUVs compactos é o segundo mais potente só perdendo para o Fastback com desvatagem de 3CV com gasolina e 8CV com álcool e ficando 11CV á frente do segundo colocado que são os modelos THP: C4 Cactus e Peugeot 2008 com gasolina com álcool a vantagem do HR-V diminiu para 4CV e no torque temos o terceiro maior torque junto justamente com C4 Cactus e Peugeot 2008, ficando 1KGFM atrás do segundo maior torque que é o T-Cross e ficando 5.1KGFM á frente do quarto colocado que é o Tracker com álcool o empate com o C4 Cactus e 2008 não muda, mas a vantagem em relação ao Tracker cai para 3.1KGFM. Agora no caso dos médios, ele com gasolina em potência só perde para o Compass ficando 3CV atrás e é 8CV mais potente que o terceiro colocado que é o Corolla Cross, já com álcool ele empata com o Corolla Cross e fica 8CV atrás do Compass, mas 27CV á frente do Taos, já no torque ele é o segundo menor, mas ainda assim mais perto do segundo do que do primeiro são 1KGFM atrás do Taos e 3.1KGFM á frente do Corolla Cross. Olha pelo que eu sei nunca vi grandes relatos de problemas dos 1.5 16V aspirado da Honda seja os injeção direta ou os antigos injeção convencional e nem mesmo 1.5 16V Turbo á gasolina e lógico Fastback pode ser mais potente, mas o freio traseiro é a tambor como eu disse acima.

                                                               
Saída de escape dula verdeira uma de um lado...

e outra do outro.

ANDANDO COM ELE: Entro dentro do carro, a qualidade de construção se mantém, o acabamento que já era ótimo na EXL aqui fica melhor e me ajusto na posição de dirigir, só tenho que usar a coluna direção de altura para poder ficar numa posição onde posso ver o painel, ajeitei o painel, liguei o carro, pelo botão, mas eis que aperto no botão do freio de mão eletrônico e o carro não vai, mas aí está meu erro, logo vi: tinha deixado em P e aí ligo o freio de mão eletrônico de novo e puxo a alavanca no D e até brinquei com o vendedor no "P não vai andar...." e ele até brincou comigo também "com jeito vai sim" era óbvio que teria fazer isso, saí da Hit Honda, aliás o mesmo vendedor que me atendeu no City e no HR-V aspirado. Lógico o modelo é agradável de dirigir, a direção elétrica é boa e entro na avenida Presidente Kennedy e aí penso e esperar o pedestre e ele espera eu passar e sem gente na frente aproveito para fazer um leve kickdonw e 1.5 Turbo não fez de rogado: os 24.5KGFM já se mostram longo de cara e ainda tem um ronco bem legal vindo do duplo escape, aliás menos audível no que no Touring anterior, mas ainda assim levemante audível, mérito do isolamento acústico e aí lógico vem o semáfaro está entrando no amarelo para o vermelho e aí eu paro e espero ele ficar verde e o vendedor me instrui a entrar na rua que dá acesso a Beira Mar, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado e lógico com o espaço livre aproveito para dar um kickdown e o motor responde da maneira vigorosa, sou obrigado a aliviar o pé por que por que passaria dos 60KM/H rápidinho, então alivio o pé e logo depois entro na rua dois que dá acesso a Beira Mar de São José-SC ou Accioni Souza Filho e lógico o semáfaro estava verde e entro na mesma hora de uma Captiva e eu até pensei que ia aliviar o pé, mas vendo que a Captiva não aliviaria o pé e estava na mesma balada que eu para poder passar a frente, fiz o kickdown e até pedi para o vendedor se podia e ele falou fique a vontade e aí fiz o kickdown, pude ver o ronco e Captiva que estava do lado ficou parecendo um carro 1 litro(com todo o respeito a eles), o HR-V Turbo despachou ela sem cerimônia e entrei na faixa, é um utilitário esportivo ao pé da letra, brincadeiras á parte, quando o utilitário esportivo tem desempenho excelente, aliás a suspensão se mostrou bem macia e absorveu bem as irregularidades quando teve aí fui seguindo pela beira mar quando ultrapassei vi que estava 80KM/H aliviei e vi que demorou um pouco a aliviar e aí eu mesmo dei uma leve freada para baixar a velocidade, peguei o semáfaro verde e quase indo para o amarelo e fiz mais um kickdown para passar e passei, aliás a diferença é clara sobre o 1.5 aspirado: o desempenho aqui é avassalador, aliás quem criticava o 1.5 aspirado, agora ficou sem assunto(para mim eu já disse na matéria do HR-V EXL um pouco acima do honesto, mas não é um foguete) , fui seguindo a Beira Mar e aí outro semáfaro espero a i30 CW passsar para mim entrar do lado aí ela passa e entro do lado, aliás os freios me passaram muita segurança e aí paro no sinal vermelho e espero passar na servidão Osmar Beijamim Rosa e lógico teve um pedestre fora da faixa, parei para não ver problemas e aí entrei na Presidente Kennedy, antes esperei o sinal e entrei na presidente Kennedy onde tem as aréas elevadas e alguns buracos e o HR-V não entregou, aliás vale lembrar que senti ele mais forte que o HR-V Touring antigo movido á gasolina, compreensível: 2KGFM a mais e fui seguindo até a Hit Honda onde fiz as fotos da matéria com exceção de duas fotos que acabaria fazendo depois(o emblema turbo e o batimento do coração). E o câmbio CVT que simula sete marchas funcinou muito bem e se mostrou bem entrosado com o motor Turbo Flex.

                                                                  
O câmbio é o CVT que simula sete marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$184.500, sim, não vou fazer demagogia, não é barato, evidente no Brasil nada está barato e o próprio HR-V Touring anterior era mais caro que os rivais, mas aqui temos uma situação interessante: ele chega ser mais caro que os suvs médios nas versões intermediárias, mas vamos lá como você viu nos equipamentos: ele tem mais equipamentos que todos os rivais e o próprios SUVs médios só entregam esses equipamentos acima dos R$200.000 caso do Compass. O seu consumo urbano segundo o Inmetro é de 7.9KM/L com álcool e  11.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.8KM/L com álcool e 12.6KM/L, lógico como ele tem um desempenho melhor que o aspirado, obviamente o consumo vai ser pior, agora vamos aos rivais aqui.

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.5KM/L

JEEP COMPASS LONGITUDE T270 1.3 16V FLEX

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.1KM/L

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V AUT 

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP 

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L

RENAULT CAPTUR ICONIC 1.3 16V TCE CVT 

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 11.6KM/L 

RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.8KM/L
Consumo rodoviário com  álcool: 8.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.5KM/L 

TOYOTA COROLLA CROSS XRE 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodovário com gasolina: 14.2KM/L

VOLKSWAGEN TAOS COMFORTLINE 250 TSI 1.4 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO 
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L 

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.4KM/L

FIAT FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.6KM/L 

Colocamos utilitários esportivos médios e compactos juntos, agora vamos separar aqui, no consumo urbano com álcool foi o segundo mais econômico junto com o Fastback e ficando 0.1KM/L á frente do terceiro colocado que foi o Nissan Kicks que é aspirado e no consumo urbano com gasolina foi o quarto com gasolina, mas entre os de performance similar obviamente que conquistou o terceiro lugar, afinal o Kicks usa o 1.6 aspirado, ficando empatado como o Fastback, com 0.1KM/L atrás do Kicks e 0.4KM/L atrás do C4 Cactus que é o SUV de performance similar e 0.1KM/L á frente do 2008, já no consumo rodoviário foi o terceiro pior á frente do Captur e 0.1KM/L atrás do Creta, mas aí entra explicação: o CVT prioza consumo urbano, lógico se tirar o Kicks ele acaba sendo apenas o quarto pior e no consumo rodoviário com gasolina foi o quarto pior virando 0.1KM/L á frente do Creta e 0.3KM/L atrás do Peugeot 2008, agora contra os utilitários esportivos médios , foi o segundo melhor só perdendo para o Corolla Cross por 0.3KM/L e vencendo por 0.3KM/L o Taos com álcool, com gasolina ele mantém a posição, mas apenas 0.1KM/L de desvantagem do Corolla e 0.7KM/L á frente do Taos e no rodoviário com álcool a situação se inverteu só vencendo o Compass por 0.2KM/L e ficando 0.2KM/L atrás do Corolla Cross e com gasolina ficou no meio, graças ao empate em primeiro lugar do Corolla Cross e do Taos ele ficou 0.4KM/L atrás e ficou 0.5KM/L á frente do Compass, lembrando que o CVT sempre pioriza o consumo urbano, lógico que tem carros bem econômicos com esse câmbio caso do HR-V aspirado por exemplo, mas aí é outra conversa.

  Se tivesse R$184.500 na sua conta bancária  você compraria? A Resposta é sim, imagine todas as qualidades do HR-V aspirado: boa qualidade construção, o design é subjetivo mas melhorou muito e essas versões turbo tem detalhes bem legais, excelente espaço interno, excelente consumo urbano pela cavalaria que tem, embora na rodovia seja moderado, mas aí é outra conversa,  o excelente espaço interno o bom pacote de equipamentos de segurança, acrescidos de: acabamento melhor ainda, um pacote de equipamentos acima da média do segmento, afinal porta-malas elétricos em utiltários esportivos compactos só o HR-V Touring tem é de fato que subiu a régua, mas cobra por isso, excelente desempenho do motor 1.5 Turbo, afinal agora sobra motor, até disse que é um "canhão" (na categoria dos utilitários esportivos) ou seja o custo do HR-V é alto, mas o benefício é na mesma proporção afinal é bem mais equipado que os rivais, até fiquei imaginando uma versão Si (ou Type R) do City com esse motor, algo que acho muito díficil de acontecer e manteve o ponto fraco da atual geração do HR-V que é o porta-malas, já era esperado, embora na Touring a perda é menos sentida, ainda que seja melhor do que alguns rivais nesse aspecto, já contra os suvs médios de preço equivalente ele se garante no espaço, ganha nos equipamentos, afinal caso do Compass só as versões acima de R$200.000 tem itens equivalentes ao Honda HR-V Touring o que acaba sendo um custo/benefício bom, mas já o Porta-malas perante esses é meio que "batalha perdida" digamos assim.

   O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá sólido, Branco Topázio sólido com o interior  cinza claro(A cor do modelo avaliado) , Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Azul cósmico metálico com interior cinza claro, Cinza Basalto Metálico com interior Cinza claro, Cinza Grafeno Perolizado com interior Cinza Claro e Vermelho Mercurio Perolizado, vale lembrar que a pintura metálica acrescenta R$2.000 e a Branco Topázio acrescenta R$2.300.  Caso se interessou pelo Turbo tem outra versão mais em conta.

Advance 1.5 16V Turbo CVT
Ele perde  banco com regulagem elétrica e também o sistema de abertura do porta-malas com abertura elétrica e hands free e custa R$176.800, mas mantém as assitências autônomas.

E lógico tem as versões aspirada com o motor 1.5 16V que já citamos em detalhes e tivemos a avaliação linkada acima. agora vamos apenas aos preços deles:

EXL 1.5 16V CVT: R$151.400
EX 1.5 16V CVT: R$143.900 

                                                                   
Maçaneta embutida remete a geração passada do HR-

Porta-malas fechando elétricamente, peguei na hora 

O friso que imita um batimento cardíaco, exclusivo das versões turbo.

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta e flex.
CILINDRADA: 1497cm3
DIÂMETRO X CURSO: 73 X 89.5 mm
TAXA DE COMPRESSÃO:  10,6:1
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM
TORQUE: 24.5KGFM a 1700RPM-4500RPM 
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.33 metros, largura 1.79 metros, altura 1.59 metros e entre -eixos 2.62 metros 
OFF ROAD: Ângulo de entrada 16 graus, altura livre do solo 18.1cm e ângulo de saída 20.3 graus
PESO: 1422KG
PESO/POTÊNCIA: 8K/CV
PESO/TORQUE: 58KG/KGFM 
VOLUMES: Porta -malas 354 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, VDC(Controle de tração e estabilidade) e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 17, 215/60/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 8 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos,Alerta de ponto cego(Honda Lane Watch), ACC(Cruise Control adaptativo Low Speed),CBMS(Sistema de migitação para frenagem de colisão), LKAS(mantém o veículo centralizado na faixa), RDM(sistema que detecta evação de pista), ANB(Farol automatico adaptaivo), Frenagem de emergência(EBA), Banco elétrico do motorista e Porta-malas com abertura hands free ou elétrica.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas a cor se não for branco tafetá.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$184.500 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A HIT HONDA PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.




                                                              

                          



                                                            



                                                                    





                                                                 



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