AVALIAÇÃO: RENAULT DUSTER ICONIC PLUS 1.3 16V TCE CVT: PREPARANDO O TERRENO E EQUIPANDO

                                                         

O DUSTER RECEBE EQUIPAMENTOS E PREPARA O TERRENO PARA A CHEGADA DO KARDIAN 

O Duster com novo visual chegou as concessionárias antes do lançamento oficial, eu até pensei em ir, mas não fui, por que não havia dados técnicos nem mesmo no site da Renault e aí veio o lançamento oficial e lógico fui em direção a Globo Renault no caso a da Praia Comprida em São José-SC.

  Já vou direto ao assunto: O Duster recebeu mais equipamentos, como você verá e de quebra prepara o terreno para a chegada do Kardian, afinal o Duster precisou ficar mais equipado, além da mudança visual, aliás facelift é um recurso que todos os fabricantes usam, mesmo marcas premium por exemplo e lógico as versões mais caras substituem o Captur de vez, já que esse se aposentou. 

   Cheguei a Globo Renault e fui falar com o vendedor comentamos sobre nova grade, faróis, lanternas e os motores e equipamentos e aí pedi para o vendedor se podia fazer o test-drive, ele falou que podia fazer o test-drive, aliás não é o mesmo  que sempre me atende, esse estava muito ocupado e aí outro me atendeu, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado e lógico.

POR FORA: A segunda geração do Duster tem um visual bonito, e lógico um facelift tem que ter cuidados, afinal tem facelift que deixam o carro totalmente descaracterizado e perde a harmonia, mas aqui não existe isso, primeiro os novos faróis em led ficaram bonitos, com seta dinâmica e luz de DRL em LED, a nova grade dianteira ganhou detalhes pretos e a versão "Iconic" indentificada na dianteira, nas laterais novo borrachão da porta do Kit Outsider e novas rodas de liga-leve e na traseira ele ganhou lanternas traseiras com novo layout interno, o modelo é feito na plataforma B da aliança Renault-Nissan em São José dos Pinhais, no caso aqui tratada como B0+, ele mede 4.38 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.67 metros de entre -eixos , o seu ângulo de entrada é de 30 graus, a altura livre do solo é de 23.7mm e o ângulo de saída é de 34 graus.

                                                     
Logotipo TCe denuncia o motor 1.3 16V Turbo 

O visual ficou bonito, afinal na traseira só layout interno 

Aqui o outro ângulo de traseira 

Já aqui grade, faróis e lógico é apenas uma mudança visual 

Agora vamos ver contra os seus rivais, as dimensões.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V 

Comprimento: 4.20 metros       Largura: 1.75 metros     Altura: 1.57 metros     Entre - eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO 

Comprimento: 4.27 metros     Largura: 1.79 metros         Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP

Comprimento: 4.17 metros     Largura: 1.71 metros        Altura: 1.56 metros    Entre -eixos: 2.60 metros

FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V  AUT

Comprimento: 4.43 metros     Largura: 1.77 metros      Altura: 1.54 metros     Entre -eixos: 2.53 metros

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO AUT

Comprimento:4.38 metros     Largura: 1.79 metros      Altura: 1.59 metros     Entre -eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V AUT 

Comprimento: 4.30 metros    Largura: 1.79 metros      Altura: 1.63 metros    Entre -eixos: 2.61 metros

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT

Comprimento: 4.31 metros    Largura: 1.76 metros      Altura: 1.56 metros    Entre -eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP 

Comprimento: 4.16 metros    Largura: 1.74 metros     Altura:1.58 metros     Entre -eixos: 2.54 metros 

Já vamos fazer as observações antes de comentar: o C4 Cactus e o Peugeot 2008 vivem suas "sombras", o 2008 se especula que será substituido pela nova geração que hoje é vendida só elétrica e o C4 Cactus que além de ver a chegada do C3 AirCross é bem provável que dá adeus com a chegada do futuro "SUV-cupê" da Citroën e o Renegade não está aqui por tem a Longitude 1.3 16V Flex que sim, tem preço próximo ao Duster 1.3 16V TCe e acima tem a S T 270 4x4, se tivesse uma Limited ou S 4x2 estaria aqui, agora vamos as dimensões, ele é o segundo maior do segmento, só perdendo para o Fastback com 5cm, mas é o mais largo de todos com 4cm de vantagem sobre HR-V, Creta e Tracker, é o mais alto de todos 6cm á frente do segundo colocado o Tracker e dono do maior entre - eixos com 2.67 metros vencendo o T-Cross por 2cm. Eu até ia comparar os ângulos fora de estrada, mas muitos dos seus rivais os fabricantes não divulgam os dados de fora de estrada, então acredito que o Duster dessa turma tenha maior capacidade no fora de estrada.

                                                     
Novo Layout interno da lanterna traseira 

Novos Faróis em led com luz DRL em LED e seta dinâmica.

Versão Iconic foi avaliada 

Rodas de liga-leve aro 17 

POR DENTRO: O Painel continua bonito e bem acabado na segunda geração, deu até uma melhorada leve, mas deu, lógico que a melhora de equipamentos foi grande como você verá mais á frente, o painel de instrumento é analógico sim, tem o computador de bordo, mas é bem legível, ele vem de série na versão Iconic com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei)/lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia Displaylink com 8 polegadas com espelhamento sem fio, ESP, Controle de tração(esses dois obrigatórios por lei para todos os carros em 2024), Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e Alerta de ponto cego, é inegável que o James May jornalista automotivo que se aposentou ano passado soltaria um "Great News" com a inclusão de mais quatro air bags, aliás uma excelente notícia e de quebra herda o alerta de ponto cego que estava disponível no Captur.

                                                              
Painel com instrumentação bem legível 

O painel tem instrumentação bem legível e computador de bordo no centro com tela de TFT

O seu preço é de R$153.890, agora vamos ver contra os rivais, no caso o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI deve alerta de ponto cego, traz ACC e frenagem de emergência, mas custa R$175.990 ou seja é R$22.000 a mais e a própria central multimídia é de 10.1 polegadas, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo custa R$170.140 e traz a mais alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência e custa quase R$15.000 a mais, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP custa R$139.990 e esse traz a mais: Alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa, ok é R$14.000 mais barato, mas convive com duas sombras, uma delas já está nas concessionárias é o C3 AirCross e outra sombra que está prevista é o terceiro derivado do C3 que chega no final do ano e aí aposenta o C4 Cactus lógico a central multimídia é de 10.3 polegadas, o Fiat Fastback Limited Edition By Abarth Turbo 270 1.3 16V custa R$154.490 é R$600 mais caro, deve em relação ao Duster air bags de cortina e alerta de ponto cego, lógico que o alerta com frenagem de emergência e comutação do farol alto  seria uma compensação, mas ainda assim não seria o suficiente e lógico tem a central multimídia de 10 polegadas, o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo traz a mais: ACC, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa, sisteam de permanência de faixa, comutação do farol alto, mas ele custa R$195.800 é R$42.000 mais caro, o Hyundai Creta Ultimate 2 litros 16V traz a mais alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, assistência de permanência de faixa e centralização de faixa, ele custa R$179.390 ou seja é R$24.000, o Nissan Kicks Exclusive 1.6 16V CVT custa R$146.790, mas sem assitências com as assistências o preço vai a R$148.790 e traz a mais alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego, visão 360 graus, alerta de tráfego cruzado e alerta de mudança de faixa, ok é R$5.000 mais barato, mas você verá outros débitos do Nissan na matéria em relação ao Duster e o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP que custa R$134.990, ok é R$14.000 mais barato, mas deve alerta de ponto cego e convive com a sombra da futura produção argentina da nova geração do 2008 que hoje vem elétrica,  então dá para dizer que é quase um carro que vai entra em nova geração, já o Duster já tem muitos anos pela frente, ou seja: tem rivais mais equipados? sim, mas são bem mais caros, tem um rival que é mais equipado e mais barato, mas depois você vai ver a divida dele e tem dois rivais que convivem com a sombra e lógico tem um que é um pouco mais caro que ele, em equipamentos é parelho, e a própria central multimídia do 2008 é de 7 polegadas. Já no espaço interno confesso que tive uma surpresa boa, lógico vamos esclarecer: o Duster nunca foi um carro apertado, sempre teve um bom espaço interno, não sei se a Renault mexeu no trilho do banco, os próprio formato dos bancos ajudou, mas vamos lá: com o banco na minha posição sobra um excelente espaço interno, agora com o banco recuado, surpresa: acabei ficando certinho, antes apenas roçava, mas não apertava, agora ficou certinho.

                                                     
Com o banco recuado fiquei certinho 

Com o banco na minha posição sobrou espaço interno 

Agora vamos a segunda parte dos equipamentos de série: temos carregador de celular por indução, Sistema un-toque em todos os vidros, Banco do motorista com regulagem de altura, Regulagem manual de farois, Repetidores laterais de indicação de direção, Sensor de estacionamento traseiro, Piloto automático e limitador de velocidade, Indicador de troca de marcha(chamado na Renault de GSi), Bancos com revestimentos premium e novo grafismo, Alargadores de para-lamas, Rodas de liga-leve Tergan  aro 17 diamantada e escurecidas, Retrovisores em preto brilhante, Barras longitudinais em Cinza Magalith, Console central com apoio de braço traseiro, chave cartão com sensor de presença e partida por botão,  Câmera Multiview, Alerta de cinto de segurança não afivelado, desativação do air bag do passageiros, assistente de frenagem de emergência(AFU e não confundir com o alerta de frenagem de emergência e nem frenagem de emergência), Isofix no banco traseiro(obrigatório por lei), Faróis de Neblina, Modo Eco  e Skis Frontal e Traseiro Cinza Magalith e o modelo avaliado veio com o opcional pacote outsider que traz borrachões, quebra mato embutido com outro farol de neblina e a cor que vou citar mais abaixo e aí o preço é de R$156.590, lógico você alegar painel digital etc.. lógico o painel do Duster é analógico é legível e só T-Cross, Fastback, HR-V e Kicks tem em tela de TFT, já o C4 Cactus é convencional, o restante é analógico como o Duster e nenhum deles tem a câmera multiview, uma mão na roda em manobras complicadas, digamos assim e o Duster assim como o Tracker tem a tela de TFT no computador de bordo de 3.5 polegadas, pequena, mas é essa.

                                                    
Partida por botão 

E o seu porta-malas é de 475 litros, é um verdadeiro latinfúndio, lógico alguns rivais já começaram a se aproximar ou até ultrapassar, mas enfim vale aqui ver o porta-malas dos rivais.

VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros
HONDA HR-V: 354 litros
HYUNDAI CRETA: 422 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros 

Então vamos lá, a média do segmento: 404.4 litros, ou 404 litros, no caso do Duster é 71 litros acima da média, e lógico é o segundo maior porta-malas só perdendo para o Fiat Fastback em 40 litros, mas vencendo com 53 litros de vantagem o terceiro colocado que é o Kicks, aliás ainda é um excelente porta-malas, dá e sobra para uma família, aqui começa um dos débitos do Kicks perante o Duster.

                                                         
Entradas USB para os passageiros de trás é uma novidade também(o vendedor deu a dica para a foto).

Porta-malas leva 475 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT Xtronic que simula oito marchas é a mesma que é usada na Oroch e no novo Sentra e foi usado no Captur, o motor é o 1.3 16V TCe da família HR que foi usado no Captur também está no Duster desde 2022 e também está na Oroch e é usado nos Mercedes-Benz A 200 Sedan e GLB 200 só que esses movidos apenas a gasolina, no caso o motor foi feito em parceria com esta, no caso bloco foi desenvolvido pela aliança Renault-Nissan e cabeçote pela Mercedes-Benz com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, no caso o turbo é de 1.4KG é controlado pela válvula wastegate controlada eletrônicamente, a variação no comando de válvulas é feita eletrônicamente, a cabeçote tem formato delta(triangular), as peças móveis pistões, anéis etc.. receberam tratatamento DLC(Diamond Light Carbon) e os cilindros com Bora Spray Coating(BSC) isso permite troca mais eficiente entre câmera de combustão e a camisa dá água reduzindo anéis e pistões com isso ele gera 27.5KGFM a 1600RPM e vai até 3750RPM e 162CV a 5500RPM e vai até 6000RPM com gasolina e com álcool mantém o torque e vai a 170CV nas mesmas rotações, outra diferença entre os 1.3 usados no Renault e Mercedes-Benz é que lá tem o sistema MDS que desliga metade dos cilindros, já nos Renault não tem. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos nos dois eixos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é  semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, na suspensão a receita é seguida pelos rivais, já tambores na traseira além do Duster, Kicks, Fastback e Tracker, já o restante dos rivais já vem com discos traseiros sólidos.

                                                            
O motor 1.3 16V TCe gera 162CV com gasolina e 170CV com álcool 

Outra coisa interessante é que o Duster conta com dois amortecedores pantográficos em vez de varetas, antes tinha um, detalhe: tem carro que custa quase o dobro do valor dele e não tem isso, mas agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 150CV  a 5500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool

CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK  E PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis 
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM e 173CV com álcool nas mesmas rotações 

FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V FLEX AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Turbo 270 1.3 16V Flex da família GSE da Fiat com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III na admissão substituindo o comando de válvulas e sua variação, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24.5KGFM a 1700RPM e vai até 4500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR:  SmartStream 2 litros 16V da família NU da Hyundai com bloco e cabeçote de aluminio, duplo comando de válvuals variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE:19.2KGFM a 4500RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT X-Tronic que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool 

Aqui nota-se duas escolas de câmbio: CVT ou automático de seis marchas, mas no caso do CVT tem diferenças entre eles: no Kicks ela simula seis marchas como nas versões com motor 1.6 do Duster, no HR-V simula sete marchas e no Duster simula oito marchas, já no motor  se divide claramente em aspirados e turbo, mas dentro ainda existem divisões, no caso temos o aspirado de média cilindrada que é o Kicks e o aspirado de grande cilindrada que sobrou que é o Creta, nos turbo temos a cilindrada pequena e até mesmo média  e injeção direta e temos o três cilindros e injeção convencional que é o Tracker, agora o Duster junto com o Fastback é dono do maior torque, são 2KGFM de vantagem sobre o segundo colocado que é o 1.4 TSI da Volkswagen, na potência foi a quarta maior potência, ficando atrás de Fastback, HR-V e os irmãos C4 Cactus e 2008 e lógico ficou 4CV atrás desses e ficou 5CV á frente do aspirado mais potente que é o Creta e com álcool ele mantém a posição, mas a diferença para o HR-V diminui bastante para os irmãos 2008 e C4 Cactus fica 3CV atrás e 7CV á frente do Creta que é 2 litros aspirado, duas coisas: agora você viu a divida do Kicks: é na potência, lembrando que as versões mais baratas do Duster usam o motor dele, embora tenham que mover um veículo mais pesado e a segunda coisa: 2008 e C4 Cactus eu já disse antes que tem sombras, agora o 1.6 16V THP também tem uma sombra por trás é justamente o Turbo 270 1.3 16V Flex que pode equipar a próxima geração do 2008 e lógico talvez o futuro terceiro derivado do C3 e com isso será o adeus do 1.6 16V THP e o próprio 1.3 16V TCe, a Renault já anunciou que terá produção em São José dos Pinhais-PR, atualmente importado da Espanha, lembrando que o próprio motor que virá no Kardian é o 1.3 "cortado" um cilindro e com isso ele é um 1 litro três cilindros, então algo mais que natural.

                                                          
Amortecedor pantográficos agora do lado do motorista também

O do lado do passageiro teve 

ANDANDO COM ELE: Vendo o carro na concessionária, pedi para o vendedor se podia fazer o test-drive, ele falou que sim, inclusive dei os documentos, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, fui em direção ao carro, e o tamanho do cartão chave agora é menor, uma boa notícia para quem quiser colocar ele no bolso, e aí entramos no carro, ligo o motor na partida por botão e o pé no freio e aí puxo a alavanca, P,N,R(a câmera de ré se mostra) e D e aí chego ao D, e pergunto "está no D" ele responde "Sim, está no D, pode ir", mas lógico tem uma coisa que tenho que tirar o freio de mão, afinal muitos carros com freio de mão elétrico acaba se confundindo e aí tiro o freio de mão e  saio de devagar da Globo Renault e lógico vou indo de devagar para entra na Acioni Filho, ou a famosa Beira Mar de São José-SC e lógico esperei um Sandero de primeira geração passar e aí sem ninguém entrei e sem ninguém na frente diz um kickdown e os 27.5KGFM responderam prontamente a 60KM/H uma "patada" digamos assim e de quebra ainda deu para ouvir o sopro da turbina ao chegar a 50KM/H e aí chegando nos 60KM/H eu fico seguindo, é notória a evolução do Duster em termos de suavidade, lógico o 1.3 16V TCe já estava desde 2022 com ele, mas é inegável que combinou bem com o Duster e vi que é bem entrosado com o câmbio CVT, algo que é muito díficil de acerta em motores turbo, geralmente parece "faltar alguma coisa" e algo que não sei explicar, mas aqui não, bem acertado, vou seguindo a 60KM/H tem carro na frente, vou seguindo reto, a suspensão absorve bem os impactos está bem mais macia que em outros tempos e lógico seguindo a 60KM/H ele vai muito bem, a direção elétrica é uma aliada, lógico não virou um carro de luxo e nem a proposta do Duster, aliás nunca foi diga-se, mas é inegável que ele está mais confortável e confesso que o 1.3 16V TCe era um pouco díficil me segurar nessa velocidade, mas me segurei é o limite da via também e aí entrei na Servidão Osmar Beijamin Rosa e aí parei o sinal vermelho e esperei para entrar na Presidente Kennedy uma avenida movimentada e lógico fui seguindo e tinha um ajudante de carga tirando carga do caminhão, olhei para o espelho nada do lado e entrei na outra faixa para não atrapalhar e depois entrei, fui seguindo dessa vez mais devagar por que tem movimento de carro e bastante gente, então decidi me precaver, e parei no semáfaro, a posição de dirigir do Duster é boa, dá para ver tudo, inclusive até o final do capô e o vendedor me mostra o teto agora preto(no caso a forração interna do teto) o deixou mais requintado, saí do semáfaro, tinha carro na frente, então segui rumo a Joaquim Vaz lógico aqui foi a 50KM/H, aliás os boms ângulos de ataque e saída e altura do solo, faziam ele encarar lombadas muito bem, sem dar a impressão de algum susto, muito pelo contrário parecia pegar valetas, o vendedor ainda falou que estão na expectativa da versão 4x4 vir, se for isso melhor, mas confesso que não vi isso no Autossegredos, mas se for isso ótimo para todos, eu mesmo não entendi a ausência da versão 4WD nessa geração, vendia pouco? sim, mas dava uma imagem boa ao modelo, voltando ao carro e lógico o vendedor me mostrou o descança braço, só achei curto demais(mas aí depende da posição de dirigir de cada um), mas ainda assim uma mão na roda e lógico o CVT trabalha de maneira suave e compentente com o motor 1.3 16V TCe, isso mostra os anos que aliança trabalha com o câmbio CVT, especialmente a Nissan, entro na Avenida José da Costa Vaz que é entrada rumo a entrada da Globo Renault, aqui é algo irregular, a suspensão se comportou muito bem absorvendo bem as irregularidades e aí entrei na Globo Renault para fazer as fotos que você viu na matéria, tirando as internas e aí entrei na parte Nissan, digamos assim e dei ré, a câmera de ré, funcionou muito bem, virei e tudo certo e aí coloco em D "ué, a câmera" o vendedor "é a dianteira" rimos, um monte a câmera multiwiew, boa para ver o espaço para manobrar e também para aqueles que gostam de fora de estrada e aí entramos na Globo Renault onde fizemos as fotos do carro.

                                                      
O câmbio CVT XTronic que simula oito marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$153.890, como nós vimos antes, os rivais com desempenho parecido são bem mais caros, a um rival que tem preço um pouco abaixo, mas é bem menos potente e dois rivais estão com a sombra do adeus, um deles é ainda menos equipado. O seu consumo urbano é de 7.7KM/L com álcool e 10.8KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.4KM/L com álcool e 11.5KM/L agora contra os rivais.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.4KM/L

FIAT FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.6KM/L

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.6KM/L

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.4KM/L

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.8KM/L 

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L

Com álcool foi o segundo menos sedento na cidade só vencendo o Tracker com 0.5KM/L e ficou 0.1KM/L atrás de Kicks e 2008, mas vale lembrar que o Kicks não tem o mesmo nível de desempenho, com gasolina a situação se repetiu e agora a vantagem é de 0.4KM/L em relação ao Tracker e ficou 0.4KM/L atrás do 2008, já no consumo rodoviário, lógico o ESM ajuda no consumo urbano, mas cobra o preço na rodovia, foi o mais sedento de todos na rodovia ficando 0.4KM/L atrás do HR-V e com gasolina ficou 0.8KM/L atrás do Creta, outra coisa pode ser creditada aqui: no caso aerodinâmica, o Duster tem visual mais retílíneo que os rivais e isso lhe prejudica um pouco. E se tivesse R$155.000 na conta bancária, você compraria? A resposta é sim, afinal eu acabei acompanhando a evolução do Duster de perto, o acabamento já o deixou um outro carro, já aumentaram a quantidade de air bags, tem um excelente espaço interno(deram uma melhorada de leve) , um excelente porta-malas, com motor 1.3 16V TCe ele tem desempenho de R$170000-R$200.000 por R$150.000 ou seja o custo/benefício continua forte, olha não vi nada que o desaponte, o consumo rodoviário até pode ser, mas não é tão ruim assim. Ou seja: O Duster foi se equipando e preparando o terreno para a chegada do Kardian que ficará numa posição entre o Kwid embora trará muita coisa inédita dentro da linha Renault brasileira, mas caso você não precise ou queira o 1.3 16V TCe, tem versões mais baratas.

A Iconic Plus 1.6 16V CVT que traz exatamente a mesma quantidade de equipamentos da Iconic 1.3 16V TCe, mas o câmbio é o CVT que simula seis marchas e o motor é o SCe 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gera 16.2KGFM a 4000RPM e 118CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações e preço de R$138.890.

A Intense Plus 1.6 16V CVT que perde alerta de ponto cego, cartão hads-free, câmera multiwiw, alerta de ponto cego e o preço é de R$131.890 e o motor é o mesmo da Iconic 1.6 16V CVT.

Por último a Intense Plus 1.6 16V Manual que tem o mesmos esquipamentos da Intense Plus 1.6 16V CVT, troca o câmbio CVT pelo manual de cinco marchas e o preço é de R$122.290 entre os SUVs, tirando o Pulse é claro, é o único câmbio manual que sobrou. 

O modelo vem nas cores: Preto Nacré que é a cor de série digamos assim, Branco Glacier que acrescenta: R$900 ao preço do carro, Prata Etoile e Cinza Cassiopé, essas duas últimas acrescentam R$1.800 cada uma.

                                                          
Seta repetidora de direção 

Faixa laranja no espelho é um aviso "Kardian vem aí" 

Barras longitudinais no teto 

O Nome do SUV estampado na barra 
Borrachão lateral que vem com o pack Outsider 
Faróis auxiliares também vem com o Pack Outsider






                                                           FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 1332cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72.2mm x 81.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM-6000 com gasolina e com álcool vai a 170CV
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT Xtronic que simula oito marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.38 metros, Largura 1.83 metros, Altura 1.69 metros e entre - eixos 2.67 metros 
OFF ROAD: Ângulo de entrada 30 graus, altura livre do solo 23.7cm, ângulo de saída 34.5 graus
PESO: 1341KG
PESO/POTÊNCIA: 8.3KG/CV com gasolina e 7.9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 48.8KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 475 litros e tanque de combustível 46 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,EBD,ESP e Controle de tração
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, ESP, Controle de tração(esses dois também obrigatório por lei), Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia Display Link de 8 polegadas, Direção Elétrica, Alarme, Ar Condicionado digital automático, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pack Outsider e cores
GARANTIA: 3 anos 
PREÇO: R$153.890 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A GLOBO RENAULT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E  PELA CONFIANÇA NO PRODUTO






                                                    




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