T-CROSS MUDA PARA MANTER A LIDERANÇA DO SEU SEGMENTO
O Volkswagen T-Cross é líder do segmento, muitas vezes no meio automotivo não existe "O Time que está ganhando não se mexe" ou até existe, mas é bem pequena, afinal sempre muda para manter alguma coisa no caso aqui a liderança do segmento de utiltiários esportivos compactos, afinal o T-Cross é líder do segmento e de quebra ainda na primeira semana teve 2.000 pedidos para o novo modelo.
Passando pelo Estreito, Florianópolis, fui conversar com o Gerson e aí conversamos sobre o mercado automobilisítico em geral e ele já avisou que o T-Cross vinha no final do mês, mas aí conversamos e aí avisei que viria no final do mês e lógico tive que coisas para fazer no Estreito de novo no final do mês de Junho e lógico Volkswagen é na Futura, então aproveitei para ir na Futura, cheguei perto olhei confesso que me pegou desprevenido, mas olhei de volta: é o novo T-Cross, bom eu fui conversar com o Gerson e ele me disse "Sim a T-Cross nova chegou é a Cinza Ascot é aquela lá, mas vamos pegar a Chave", aliás ele falou para a secretária que aliás me atendeu bem também, aliás tenho que agradecer ao atendimetno também, enfim só tive que fazer o trâmites burocráticos e fui,aliás tenho agradecer ao excelente atendimento prestado pela Futura e pelo Gerson. Você pode dizer "Ué, você sempre ia direto?" sim, lógico era "Você conhece, Você confia" digamos assim, afinal eles sempre sabem que eu devolvo carro, mas foi implementada a regra nova, o que para mim não é problema, já estou acostumado a isso, sem problema nenhum.
POR FORA: Facelifts são recursos que todas a marcas usam, sejam marcas populares ou marcas premium, mas lógico tem alguns facelift que descaracterizam o produto, no caso da Volkswagen ela sempre foi conservadora nesse aspecto, o que não é problema, mas o T-Cross acabou pegando de surpresa, mas o visual do T-Cross sempre foi elegante e bonito e aqui mostra também, primeiro os faróis agora em Full-Led e a nova grade dianteira agora com faixa cromada ao lado do logotipo da Volkswagen, nas laterais a mudança é mais na rodas escurecidas e logotipo da Highline meio escuredido também, na traseira as novas lanternas não mudaram no formato, mas tem detalhes interessantes: a parte do meio agora acende o que deixa mais chamativo e bonito do que já era e o logotipos 250 TSI e T-Cross escurecidos, ele é feito em São José dos Pinhais-PR na plataforma MQB que no caso a variação A0, a mesma de Polo,Virtus e Nivus e lógico na variação A1 serve ao Jetta, Q3, Q3 Sportback, Taos e Tiguan por exemplo, é uma plataforma que tem vários anos pela frente, ele mede 4.22 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.57 metros de altura e 2.65 metros de entre -eixos, no caso o comprimento cresceu: 2cm talvez por causa da nova grade e para-choques, a largura cresceu 1cm e o resto segue igual o que é não é ruim, longe disso eu explico mais á frente.
O T-Cross apresenta um visual bonito em todos os ângulos, mas assumo que a primeira vez pegou de surpresa.
Aqui outro lado da traseira
Na dianteira novos faróis Full-led e grade com o cromado e novo para-choque
E agora vamos a comparações com os rivais, mas lógico lembrando que como é a versão Highline, então o C3 AirCross ficará de fora e o Jeep Renegade também, no caso da Citroën tem o C4 Cactus assim e no caso da Jeep nas versões de tração dianteira não tem uma versão acima da Longitude acima deles só o 4x4 ou o pacote Dark, mas enfim vamos aos rivais e lógico dois rivais que será feito observações importantes.
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT
Comprimento: 4.27 metros Largura:1.79 metros Altura:1.63 metros Entre -eixos: 2.57 metros
CITROÊN C4 SHINE PACK 1.6 16V AUT
Comprimento: 4.17 metros Largura: 1.71 metros Altura: 1.56 metros Entre -eixos: 2.60 metros
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH T270
Comprimento: 4.43 metros Largura: 1.77 metros Altura: 1.54 metros Entre -eixos: 2.53 metros
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT
Comprimento: 4.38 metros Largura:1.79 metros Altura:1.59 metros Entre -eixos: 2.61 metros
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V AUT
Comprimento:4.30 metros Largura:1.79 metros Altura: 1.63 metros Entre -eixos: 2.61 metros
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V AUT
Comprimento: 4.31 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.56 metros Entre -eixos: 2.62 metros
PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
Comprimento: 4.16 metros Largura: 1.74 metros Altura:1.58 metros Entre -eixos: 2.54 metros
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCe CVT
Comprimento: 4.38 metros Largura: 1.83 metros Altura: 1.69 metros Entre -eixos: 2.67 metros
Agora as observações a primeira é que C4 Cactus e 2008 vivem com duas "sombras" no caso do C4 Cactus é o futuro Basalt já anunciado e o Peugeot 2008 já foi confirmado que já está sendo produzido a nova geração dele El Palomar, que hoje só vem elétrica e com isso o 2008 atual vai dar lugar a nova geração e ambos vão usar o três cilindros Turbo da Fiat isso é fato, ou seja ao contrário do T-Cross que tem anos pela frente, no comprimento é o terceiro menor ficando só á frente justamente de 2008 e C4 Cactus, mas com vantagem de 5cm sobre o C4 Cactus e lógico fica apenas 5cm atrás do Tracker, na largura é o quarto maior só perdendo para Duster, Trracker, Creta, HR-V e Fastback, mas vale uma observação: o Fastback "rouba" nos para-malas muito alargados, mas aí lógico é bem provável que se tirar isso seja mais estreito que o T-Cross e e a frente de 2008 e C4 Cactus, na altura é o quarto mais baixo só mais alto que Kicks , Fastback e C4 Cactus , mas apenas 1cm mais alto que o Kicks e fica 1cm mais baixo que o Peugeot 2008 e no entre -eixos é o segundo maior só perdendo por 2cm para o Duster, mas lógico já adianto: que o T-Cross aproveita as suas medidas muito bem e fica 3cm á frente do Kicks, no caso das dimensões no comprimento existe vantagens e desvantagens, uma das vantagens é a chance de achar a vaga do estacionamento e outra depois eu explico bem.
Rodas de liga-leve aro 17 diamantadas
Logotipo Highline em letras escurecidas com fundo branco
Logotipo 250 TSI denuncia o motor 1.4 Turbo
Lanternas traseiras em led, mas ganharam um novo layout interno
Novos faróis full-led
POR DENTRO: No interior ele tem mais mudanças, a central multimídia VW Play continua, mas agora está em posição mais elevada, o painel em tela de TFT se mantém com o belo visual de sempre, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo frontal, Air Bag duplo laterais, Alarme, Ar Condicionado digital Climatronic, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ACC(Piloto automático adaptativo) , Alerta Frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e detector de fadiga. B om agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer no capítulo equipamentos, mas vou mostrar algumas coisas, peço desculpas peguei a central multimídia desligada, é que não me flagrei na hora que andei, até pensei em bater a foto dela, mas acabei esquecendo.
Central multimídia VW Play de 10.1 polegadas
Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas
Agora é hora de fazer contas, dependendo do rival, no caso do Chevrolet Tracker Premier custa R$173.490(tive que ver preços de concessionária, o site da Chevrolet é meio louco, digamos assim), ok é R$2.000 mais barato, mas ele deve ACC perante ao T-Cross e a própria central Multimídia é de 8 polegadas e outra coisas que você vai ver a seguir, o Citroën C4 Cactus Shine custa R$141.990 tem alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem de emergência, a central multimídia é de 10.3 polegadas mas como eu já disse e lógico deve o ACC, ok é R$35.000 a menos mas ai tem outro problema : o C4 Cactus vive a sombra do Basalt, o Fiat Fastback Limited Powered By Abarth(ok, o visual é mais similar ao Nivus, mas aí é outra situação, embora o posicionamento dele é outro) custa R$159.990, ok são R$26.000 a menos, mas deve Air Bag de cortina e ACC e outros débitos que você verá a seguir, e tem outros débitos que você verá mais á frente, o Honda HR-V Touring custa R$199.800 ele custa R$24.000 a mais que o T-Cross, mas traz a mais que ele: Sistema de permanência de faixa, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego e Frenagem de emergência, lembra das contas? então agora é a hora das contas: Assistente ativo de mudança de faixa, Assistente de estacionamento Park Assist, Câmera Multifunções, sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga e aí o preço é de vai a R$178.490 fica igual equipado é de quebra é R$20.000 a menos, o Hyundai Creta Ultimate 2 litros 16V custa R$186.690 e traz além do T-Cross traz de série ele traz: alerta de mudança de faixa e assistente de permanência de faixa, lógico que é R$9.000 mais caros que o T-Cross e o T-Cross igualando nos opcionais fica ainda R$8.000 mais barato!, o Nissan Kicks Exclusive 1.6 16V que custa R$150.190 e lógico para ter os itens do T-Cross tirando o ACC que ele não tem, tem o que ter o Pacote Exclusive Pack que aí custa R$152.990 é R$23.000 a menos, mas o débito perante o T-Cross você vai ver mais á frente, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP custa R$134.990 e deve ESP(bom pode ser que tenha sido produzido no final de 2023 para 2024, por que em 2024 é obrigatório), ACC, alerta de frenagem com frenagem de emergência, ok é R$31.000 a menos, mas ele está com outro fantasma: a nova geração do Peugeot 2008(que atualmente é vendida apenas no elétrico) na rampa de lançamento, assim com o C4 Cactus é um carro que vai sair de cena, o Renault Duster Iconic 1.3 16V TCe custa R$157.990 é R$18.000 a menos, mas deve ACC, alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência e clama que ainda temos a segunda parte, olha uma das causa que levou o T-Cross a liderança acredito eu é o espaço interno, afinal lembra do aproveitamento das medidas que eu citei, o T-Cross tem um aproveitamento interno muito bom, mérito da plataforma MQB, ou seja com os bancos na minha posição sobra bastane espaço, já com os bancos dianteiros recuados ainda sobra dois a três dedos, o que deixa um espaço muito bom, é que os engenheiros chamam de Package, digamos assim.
Com o banco dianteiro recuado sobra dois a três dedos
Com o banco na minha posição sobra mais espaço ainda!
E os outros itens de série são: Keyless(sistema com alarme anti-furto e controle remoto), desativação do air bag do passageiro e do air bag lateral do passageiro, Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos dianteiros e traseiros, Alto-Falantes, Antena no Teto, Apoio lombar manualmente ajustável para o encosto de cabeça traseiro, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro com encosto rebatível e bipartido, Carregamento de celular por indução, Cinto de segurança de três pontos para todos, bloqueio do diferencial(EDS), Câmera de ré para auxilio em manobras, Descanço de braço central dianteiro com porta-objetos, Desembaçador/Limpador/Lavador Traseiro, Retrovisores rebativeis com tilt down, Faróis com função comming home & leaving home, Faróis em LED com lus diúrna de led integrada, Isofix(obrigatório desde 2020 por lei), Função Eco, Iluminação ambiente, Iluminação da placa de licença com tecnologia Led, Luz Neblina transversal e luz de marcha a ré, Seta repetidora no retrovisores, lampadas para os pés da frente, Pneus 205/55/R17, Revestimento da porta lateral em tecido, Revestimento dos bancos de couro, Rodas de liga-leve aro 17, Seleção de perfil de condução, Sensor de chuva, Partida por botão, Sistema Start&Stop, Sistema de controle de perda de pressão dos pneus, Tapetes adicionais em Carpete, Tomada de 12 Volts no console central, Tomadas USB tipo C dianteira, função one-touch nos vidros dianteiros, Wireles e Wirelss-App conect como eu disse ainda tinha o segundo roud e aqui entra um detalhe: Duster, Kicks, HR-V, C4 Cactus, Fastback ficam de fora, afinal eles não tem Teto Solar Panorâmico ao contrário de Tracker e Creta, mas aí tem um porém: o Honda é o único a vir com abertura do porta-malas e freio de mão eletrônico, até aí tudo bem, mas aí existe outra questão: O T-Cross tem teto solar panorâmico opcional e aí são R$183.350, ok ele é mais caro que o Tracker nesse aspecto, mas depois você vai ver outros débitos do Tracker, mas ainda assim é R$3.000 mais barato que o Creta e se colocar todos opcionais no T-Cross no caso pacote que vem os assisente ADAS: Assistente Ativo de mudança de faixa, Assitente de estacionamento Park Assit, Câmera multifunções, sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga, o outro pacote com teto Solar Panorâmico e luz de leitura na frente e mais o pacote Dark que traz emblemas escurecidos, Pneu seal-inside, Rack no teto, Rodas de liga-leve aro 17, Teto Pintado em preto Ninja(aí a obriga as cores bicolor) e retrovisores pintados na cor preto Ninja e aí o preço vai a R$190.340, ou seja ainda é mais barato que o HR-V ou seja dependendo do ângulo pode ser um bom negócio, lógico que talvez o adversário mais complicado em termos de equipamentos seja mesmo Tracker não é a toa que ambos disputam parelhamente o mercado de SUVs compactos e no caso do modelo avaliado aí vai a R$191.190 , já o Porta-Malas leva 373 litros no método VDA com 420 litros com encosto incliando para frente aí prejudica o espaço ou 414 litros ou 469 litros com água, enfim quando vier as duas medidas vamos usar e agora contra os rivais vamos ver.
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros(600 litros no método com água)
HONDA HR-V: 354 litros
HYUNDAI CRETA: 422 litros
NISSAN KICKS: 431 litros
PEUGEOT 2008: 354 litros
RENAULT DUSTER: 469 litros.
O porta-malas leva 373 litros no método VDA e 414 litros no método água digamos assim
Bom aqui é o ponto fraco do T-Cross, é meio apertado, mas é preciso reconhecer: tem rivais piores nesse aspecto como você viu, afinal ele acaba ficando na intermediária, na sexta-posição á frente do Honda HR-V, Peugeot 2008 e C4 Cactus, sim eu disse que os dois últimos modelos estão indo para o adeus ou nova geração, mas o HR-V é recente em nova geração, são 19 litros a mais que o HR-V e Peugeot 2008 e 20 litros e menos que o Tracker, mas enfim você pode perguntar, mas o Kicks não tem sobra? e o Duster? sim, mas essas estão bem mais distantes no caso as novas gerações do Kicks e o próprio Duster acabou de ganhar um facelift é bem provável que uma nova geração dele demore, então quem está vendo o adeus é o C4 Cactus e uma nova geração é o Peugeot 2008.
MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o EA TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta que gera 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM e 150CV a 5000RPM é motor presente na linha Volkswagen desde Polo até o Taos e já esteve em Golf nacionais e A3 Sedan e até mesmo o Tiguan(atualmente só com motor 2 litros). A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores pressurizados, sendo Independente tipo McPherson na dianteira e semi - independente com eixo de torção na traseira, no caso da suspensão é receita seguida pelos rivais também e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, aqui já começa o débito de Tracker e Fastback: traseiros a tambor, no caso do Fiat é pior, por causa do motor e lógico tem também o Duster e o Kicks, mas o Kicks em outro débito que depois eu vou citar e o traseiro á disco no caso C4 Cactus, Peugeot 2008, Honda HR-V seguem o disco sólido como o T-Cross.
O motor 250 TSI 1.4 16V gera 150CV nos dois combustíveis
E agora vamos ver que os rivais tem a oferecer.
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família CSS Prime ou E-Turbo com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool
POTÊNCIA:132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool
CITROËN C4 CACTUS SHINE E PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 173CV nas mesmas rotações
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Turbo 270 1.3 16V Flex da família GSE(Global Small Engine) da Stellantis ou Fiat com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema multiair III atuando na diretamente na admissão substituíndo o comando físico e a variação, turbo e intercooler
TORQUE:27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool
HONDA HR-V TOURING TURBO 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V Earth Dreams da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24.5KGFM a 1700RPM e vai até 4500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V CVT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Smartstream 2 litros 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE:19.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 19.5KGFM com álcool
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 167CV nas mesmas rotações
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família HR da aliança Renault-Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool
POTÊNCIA:110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR da aliança Renault-Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM e vai até 3750RPM
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 170CV nas mesmas rotações.
Bom agora você viu a dívida de Kicks e Tracker, é na potência e no torque, aliás o T-Cross tem o segundo maior torque com 25.5KGFM só ficando atrás do empate de Renault Duster e Fiat Fastback em 2KGFM e ficando 1KGFM á frente de Honda HR-V, Peugeot 2008 e C4 Cactus, só que junto com a renovação de geração do 2008 e a chegada do Basalt quem vai sair de cena é o 1.6 16V THP e o pior não será substuído pelo 1.3 Turbo de Fastback, Renegade e Compass e sim pelo três cilindros Turbo 200 1 litro do Pulse, então na prática é contra o HR-V a vantagem e contra os outros e lógico contra Tracker, Creta a vantagem a ampliada. Já na potência aí fica á frente de Tracker e Kicks e atrás do Creta, no caso 7CV a menos que o Creta e 17CV a mais que o Tracker com gasolina já com álcool a vantagem para o Tracker cai para 16CV mais ainda é alta aí o Creta abre 17CV de vantagem, mas lógico existe uma coisa que foi mostrada anterior: o torque do T-Cross é maior e isso faz toda a diferença. Na escola de câmbio existem duas escolas: Automático de seis marchas ou CVT lógico com as diferenças nas simulações desses, no caso as marcas japonesa e a Renault adotam essa última e no motor aqui temos duas coisas interessantes: A Nissan com um motor de média cilindrada, mas aspirado, o Creta com motor de grande cilindrada mas aspirado e aí temos os turbinados no caso de cilindrada pequena com injeção direta igual ao T-Cross, temos o Fastback, HR-V, Duster e lógico de cilindrada média com injeção direta que verá o adeus que é os 1.6 THP e por último temos o turbo de três cilindros, mas com injeção convencional que é o Tracker, sobre freios a altura, o Fastback com 185CV e 180CV deve no freio traseiro. Depois você verá que o T-Cross mostra que o motor é bem ajustado em termos de torque, potência e consumo.
O nome T-Cross estampado na lateral
ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de pegar o carro e fui em direção ao estacionamento da Futura Volkswagen, cheguei ao T-Cross e abri as portas pela chave, por que sem querer eu tinha fechado e aí o carro que estava com os espelhos elétricos rebatidos, voltou ao lugar num show de tecnologia bem interessante, ou seja: prazer eu sou o novo T-Cross, entrei no carro fui bater as fotos, acabei cometendo o vacilo da central multimídia que aliás até hoje sou meio desastrado com isso e aí vi a casinha, lembrei e puxei para o modo Sport, afinal queria tirar o máximo do carro, queria ver como ele anda no trânsito, lógico que quando você anda com um carro, você sente a responsabilidade nas costas e ainda não é diferente aqui, saiu do estacionamento e ai o rapaz pede para parar e eu paro e baixo a janela, lógico demorei para achar um pouco(minha inexperiência com vidro elétrico, nunca mexo neles...) e aí ele diz "Está no modo Sport" eu disse "Eu quero andar com ele assim", perguntei se é obrigatório a andar nos modos Eco e Normal, ele disse que não pode ir como queira, segui saindo da Futura rumo a Santos Saraiva, o trânsito no horário estava pesado, esperei até poder entrar, um Kicks estava longe e ele estava esperando eu entrar também e eu entro, lógico com muitos carros estacionado ao lado o alerta de ponto cego se faz presente e vou seguindo, dou um leve kickdown, mas já alivio logo na sequencia e o utilitário esportivo responde bem, lógico o limite é de 40KM/H fiquei nesse, cheguei no semáfaro, esperei o Semáfaro abri e fui seguindo o fluxo normalmente, afinal o trânsito normalmente, notei a estrada livre fiz um kickdown e logo a patada digamos assim do 250 TSI 1.4 se mostrou presente, vi chegou aos 60KM/H muito rápido, aliviei(o limite da via) e fui seguindo normalmente, logo que estava aliviando um Ka desses últimos entrou na minha frente de forma correta e fui seguindo o modelo normalmente, logo depois do semáfaro ele quase parou para entrar na curva e como eu também quase parei esperei ele entrar e fiz outro kickdown e "vrooom" o carro deu outra patada digamos assim é um utilitário esportivo na letra e logo chegaria a subida e estava indo até 60KM/H, é um utilitário esportivo ao pé da letra, bom aqui é um das partes, além do espaço que ele adota o "Time que está ganhando não se mexe" afinal ele tem um excelente motor e o câmbio automático de seis marchas é bem entrosado com ele dá para dizer que é um utiltiário esportivo ao pé da letra(brincadeiras á parte, mas sincera em relação ao desempenho que é excelente) e lógico fui seguindo a Subida da Eurico Gaspar Dutra e entro na Ivo Silveira, aqui o asfalto está meio complicado e aí o T-Cross entrega que é um legítimo Volkswagen: uma suspensão um pouco mais dura, mas bem justinha na mão, lógico dá uma das pancadas, mas é algo que os clientes da Volkswagen adoram esse acerto e aí olhei para o lado não tinha vindo carro nenhum ao lado e entrei em direção a Avenida Juscelino Kubitschek, entrei muito bem entrei a 50KM/H, depois dei uma esticada até 56KM/H ele se mostrou um carro na mão, só que lógico a entrada mudou em relação a outros tempos e está mais curta, já o carro em si continua na mão e isso é um elogio fui em direção a Rua Líbia Cruz que dá acesso a rua Santos Saraiva e vou seguindo normal a 40KM/H até chegar a Santos Saraiva só que o dia estava movimentado, então tive que esperar e confesso acabei fazendo fila e logo já ia começar os buzinaços, mas lembre-se: eu tinha que esperar e lógico depois um Mobi de auto-escola foi para o lado e outro Mobi seguiu e finalmente pude entrar e a entrei na Futura onde eu bati as fotos da matéria, lógico depois que bati as fotos pensei "Estacionamento cheio, a onde eu vou guardar" bom "eu guardar onde coloquei" e aí puxei o carro de ré, aliás a câmera de ré é excelente, fui indo de ré e aí puxei para frente, confesso que a posição estava um pouco fora, mas era apenas para manobrar e lógico vi que não tinha carro segui virei de lado e segui em direção a onde estava estacionado e fui estacionar, inclusive cheguei a pensar que tinha encontrado o dono, perguntei se podia ir um pouco para frente, por que ia colocar no lugar, lógico aí foi meu erro: eu deveria ter ido no modo normal e lógico deveria ter ido de ré na frente, em vez de ir de frente, mas aí fui manobrar e aliás a câmera de ré, me salvou um desastre, afinal o Nivus estava atrás (que era de test-drive) e aí fui puxando e o lembra do Rapaz do ínicio dessa parte? pois ele, ele veio "quer que eu manobre?" sim, afinal agradeci, afinal ele tem mais experiência que eu nesse aspecto deixei ele só ajudei ele a onde a câmera não cobria,(cantos) afinal coloquei num lugar para manobrar um pouco complicado, mas ajudei ele e tudo certo e estacionou o carro, se não fosse a câmera de ré, estava encrencado.
O câmbio é o o automático de seis marchas
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$175.990, você pode dizer que existem rivais mais baratos e sim existem e existem mais caros e lógico aí como eu disse entra em contas, no caso dos rivais com motor turbo, Fastback e Duster são mais baratos, mas são bem menos equipados, devem equipamentos perante ao T-Cross, temos o Kicks que tem lista parelha ao T-Cross nos equipamentos, mas deve em motor perante ao T-Cross, afinal deve até ao T-Cross 1 litro, tem Creta que tem motor aspirado ainda que grade e nos equipamentos se equipar o T-Cross ainda fica mais barato e o HR-V que tem motor turbo, pacote de equipamentos similiar, mas mesmo que você equipe o T-Cross ainda fica mais barato, C4 Cactus e Peugeot 2008 vem o adeus ou a renovação na esquina, então já são carros que já estão prestes a dar adeus, embora tenham motor turbo, o 2008 deve equipamentos, o T-Cross também, lógico vale a observação sobre o Renegade que na versão S 4x4 tem preços próximos: O porta-malas é ainda menor, temos aqui o Tracker que tem pacote similar de equipamento, mas deve no motor não por acaso é esse que volta e meia disputa a liderança com o T-Cross. O seu consumo urbano com álcool é de 8.1KM/L e 11.7KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.8KM/L com álcool e 14KM/L com gasolina, agora vamos ver contra os rivais.
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L
CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool:8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARH T270 1.3 16V
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V CVT
Consumo urbano com alcool: 8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 13.1KM/L
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.4KM/L
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.8KM/L
PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.5KM/L
É o segundo mais econômico na cidade só perdeu para o C4 Cactus, mas aí deve ser aerodinâmica, mas foi por 0.1KM/L e ficou 0.1KM/L á frente do terceiro colocado que é o HR-V, com gasolina é o mais econômico junto com o C4 Cactus, mas como eu disse: esse está indo para o adeus, vê o Basalt como "sombra" digamos assim e ficando 0.3KM/L á frente do Fastback e o melhor consumo rodoviário com qualquer combustível, aí entendesse que a Volkswagen conseguiu um equilibrio muito bom entre desempenho e consumo, no caso 0.2KM/L á frente do segundo colocado o Fastback com álcool, já com gasolina a vantagem sobre o segundo colocado foi de 0.2KM/L só que nesse caso é o Kicks que tem obrigação de ser mais econômico, afinal não tem a cavalaria dos demais digamos assim, ou seja temos uma das qualidades que fizeram o T-Cross líder no segmento: economia? A aí se tivesse R$176.000 na conta bancária, você levaria o T-Cross? A resposta é sim, a única que coisa que pesa contra é o porta-malas, mas isso pode ser estendido a alguns rivais que tem porta-malas menor que o dele, mas lógico como era um facelift já era esperado isso, mas as suas qualidades se mantiveram: a boa dinâmica, o a excelente desempenho(ao menos na 250 TSI), o excelente espaço interno ou seja ele aproveita mudo bem as suas medidas, e um dos melhores consumo urbano segundo o Innmetro e o melhor consumo rodoviário e lógico até confesso que no início achei opcionais demais, mas vi algo interessante: o pacote mais caro não passa de R$8.000 então os pacotes pode ser a gosto e a bolso: se quiser segurança a mais(o que já é boa no pacote básico) tem R$4.000 a mais, no caso de estilo tem o pacote Dark que ao redor de R$3.000 e o Teto Panorâmico ao redor de R$8.000 todos ao gosto do cliente, eu até preferia que fosse de série, mas mesmo assim por exemplo: se quiser apenas teto terá um custo/benefício melhor que muitos rivais, se quiser só segurança também e se quiser só estilo também, lógico cada um tem seu gosto e de fato todos são bem interessantes, mas lógico a única coisa que se pudesse esticar a corda, digamos assim seria o ADAS levaria um pouco mais, mas qualquer um deles já está bom, até por que mesmo com itens de série ele já é bem equipado, houve melhora no acabamento, eu particularmente nunca achei ruim, mas muitos reclamavam, então a Volkswagen atendeu esse segmento, O T-Cross muda, mas foi uma mudança para manter a liderança no segmento, o visual do T-Cross sempre foi bonito e agora reforçou com as lanternas que iluminam de ponta-a-ponta, ou seja: pelo visto vai manter a liderança do segmento, afinal já foram 2000 encomendas na primeira semana, deve ter ido mais até a publicação da matéria e se for você já sabe onde ir: Volkswagen é na Futura e muito prazer seu novo T-Cross líder do segmento.
Se se interessou por ele, tem outras versões, mas mais baratas.
Comfortline 200 TSI: que curiosamente traz lista de equipamentos similar a Highline, só o motor passa a ser o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 20.4KGFM a 2000RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações, o câmbio sempre automático de seis marchas, mantém os itens de segurança: AEB, Carregador de celular por indução e mantém até seletor de modo de condução e o preço é de R$160.990 e no caso dos opcionais tem o pacote Dark e o teto.
200 TSI: aqui mantém o motor da Comfortline, mas perde o seletor de condução, as rodas de liga-leve são 16 no lugar das aro 17 e o painel de intrumento digital é de 8 polegadas e aí o preço é de R$142.990 e os opcionais no pacote de R$2.000 são cãmera de ré e Rodas de liga-leve aro 17
Sense 200 TSI que mantém o motor das duas restantes: perde as rodas de liga-leve aro 16, são aro 16 com calotas, AEB(Frenagem de emergência) e o ACC, mas mantém os faróis em led, aqui o preço é de R$119.890 e traz tem como opcional por apenas R$100 a central multimímídia de 6.5 polegadas e a câmera de ré. Vale aqui lembrar todas com câmbio automático.
As cores disponíveis são: Preto Ninja(a cor de série), Branco Puro que aí acrescenta R$900, a Branco Puro com teto Preto Ninja que vem com o pacote Dark junto e aí acrescenta R$3.500(no caso cor e pacote juntos) a mais, as Metálicas Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Pyrit que custam R$1.750, a Cinza Platinum com teto Preto e aí acrescenta R$4.350(no caso cor de pacote juntos) e temos a especiais: Cinza Ascot com o Teto Preto(a cor do modelo avaliado) que nesse caso R$4.300(cor e pacote juntos), Vermelho Sunset que custa R$1.750 a mais e por último o Vermelho Sunet com teto Preto que aí custa R$4.350 a mais(o pacote no caso), vale lembrar que o Teto Preto é Teto Ninja.
Parte central das lanternas é iluminada
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta e flex
CILINDRADA: 1395cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75,5mm X 80mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.22 metros, largura 1.76 metros, altura 1.57 metro e entre -eixos 2.65 metros
PESO: 1305KG
PESO/POTÊNCIA: 8.7KG/CV
PESO/TORQUE: 52.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 373 litros/420 litros(encosto adiantado), 414 litros/469 litros(água) e tanque de combustível 49 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e bloqueio do diferencial
DIREÇÃO: Elétrico tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital climatronic, Air bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Hill Holder, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência(AEB), ACC(Piloto Automático adaptativo) e painel em tela de TFT de 10.25 polegadas
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sensor de ponto cego com assistente de vaga, Assistente Ativo de mudança de faixa(Lane Assist), câmera multifunções, Park Assit, Teto Panorâmico, Pneu Seal Inside e Rodas de liga-leve escurecidas.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$175.990
AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN E AO GERSON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E O OBRIGADO AO RAPAZ QUE MANOBROU DEPOIS QUANDO EU FIZ O TEST-DRIVE.
Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).
(48) 98452 6419
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