JEEP COMMANDER COM MOTOR HURRICANE 4 TRAZ DESEMPENHO DE QUASE 300CV COM PREÇO DE 200CV OU MENOS QUE 200CV TAMBÉM
Antes de mais nada já vou colocar duas questões: A primeira ele é sem rivais no mercado então não terá comparações e a segunda quando um utilitário esportivo tem um desempenho muito bom eu digo "É um utilitário esportivo ao pé da letra", mas aqui digo que vai uma patamar acima: é Utilitário esportivo na letra(o que é um elogio) e trouxe até uma sigla inédita nos Jeep nacionais: Blackhawk. No caso dos rivais o rival natural digamos assim seria o Tiguan, mas esse perdeu potência(186CV ou seja em parelhando com o 1.3 Flex), no caso dos utilitários esportivos de sete lugares derivados de picapes, todos um pouco acima dos R$350.000 ou R$400.000 dependendo da versão, no caso da Toyota SW4 tem potência de 200CV ou 224CV depenendo da versão, a Chevrolet Traiblazer acabou de ser renovada é 207CV e o Pajero Sport importado da Tailândia é de 190CV e por último temos o Mercedes-Benz GLB 35 AMG bom ele tem um pouco mais potência(306CV e torque similar), custa R$230.000 a mais aproximadamente, então o Commander Hurricane é sem rivais, então só deixei a esplanação aqui e os rivais ficam por aqui.
Bom quando lançou o Compass e o Commander Blackhawk fui lá na DVA ver os carros e tinha dois modelos no showroom, tinha o Compass e o Commander Blackhawk e aí conversei com o vendedor e nós comentamos e aí pedi se tinha o Compass Blackhawk, ele falou que não, mas teria o Commander se quisesse aí teria que mandar o e-mail para a moça do marketing, eu até duvidei, afinal é muito próximo em tamanho da Rampage etc... e aí o vendedor me lembrou "tem aerodinâmica... e outras coisas" bom pensei melhor e fui lá falar com ele se podia ir no Commander, eu pensei em mandar o e-mail, mas não quis passar por cima dele, afinal não havia avisado e aí ele falou que só ir lá, aliás agradeço ao atendimento prestado como sempre(aliás foi o que me atendeu no Commander Diesel em 2021) e mandei o e-mail, esperei um pouco, duas semanas depois veio a autorização e que podia ir numa autorizada Jeep e que era só ir lá, eu confesso que planejava para outro dia, mas o dia que fui na DVA de Barreiros, São José-SC foi o dia que acabei dando volta na região metropolitana de Florianópolis e aí falei com o vendedor e ele me atendeu, mas ele disse que estaria muito ocupado, mas daí ele chamou outro colega dele e fomos fazer o test-drive, aliás que me atendeu muito bem também e lógico veio outro vendedor junto também e lógico fica meus agradecimentos ao marketing da DVA que autorizou, só fui me avisado antes que o Compass Blackwawk teve um imprevisto(acontece, faz parte) e ele está em outras partes, então pedi o Commander mesmo, lógico fui para referendar digamos assim.
POR FORA: O Commander foi lançado em 2021 mais precisamente em Setembro daquele ano, por incrível que pareça é um carro que parece que foi lançado ontem, ou seja: suas linhas não envelheceram e um detalhe: líder no seu segmento, lógico que as versões com motor Hurricane 4 tiveram mudanças, a primeira é a grade dianteira que deixou a colméia, nas laterais no caso da versão Blackhawk rodas aro 19 pretas, pinças vermelhas e na traseira logotipo Blackhawk ou seja inaugurando uma nomenclatura na Jeep brasileira e digo até mesmo inaugurando o alto desempenho também e no para-choque as duas saídas de escape na traseira denunciando o motor, eu confesso que não comentei com os vendedores e nem perguntei, por que não chamaram ele de T400 a exemplo do T270? enfim talvez para dar destaque ao nome do motor, mas isso é mera nomenclatura, ele mede 4.77 metros de comprimento, 1.86 metros de largura, 1.73 metros de altura e 2.79 metros de entre -eixos, o seu ângulo de entrada é de 21.7cm, a altura livre do solo é de 20.2cm e o ângulo de saída é de 24.2 graus.
O Visual do Commander é bonito em todos os ângulos
Aqui o visual visto de dianteira
Aqui a traseira vista do outro ângulo.
O modelo é feito em Goiana Pernambuco, na plataforma Small-Wide 4x4 que é uma evolução da SCCS II que estreou no Punto europeu(O Punto brasileiro é uma base mais antiga), mas sofreu diversas alterações pela Jeep e no Brasil estreou justamente no Jeep Renegade em 2015, depois veio na Fiat Toro em 2016, Jeep Compass no final de 2016, Jeep Commander no final de 2021 e Ram Rampage no final de 2023 inclusive todos feitos na mesma fábrica, então o motor como eu vou dizer veio emprestado da Rampage como é a mesma base então pelo visto a instalação do motor deve ter sido fácil para Stellantis, o que não é nenhum demérito, pelo contrário é um elogio: afinal se tem a base por que não ampliar o uso? e isso foi feito. Voltando ao design para mim existe duas coisas bem clara: ser feio e envelhecer, no segundo caso existe o tempo e o Commander está no melhor dos mundos: nunca foi feio, sempre foi bonito e ainda não evenvelheceu, pode chegar o dia? sim, pode, mas pelo visto vai demorar um pouco.
Rodas de liga-leve aro 19
Versão Blackhawk foi a avaliada
Saída dupla de escapamento denuncia o Hurricane 4
POR DENTRO: O Acabamento do Commander sempre foi acima da média de um carro nacional e até melhor que alguns importados, e isso se manteve aqui, lógico que os bancos mudaram a forração e ele ganhou mais itens de série, o painel continua em tela de TFT mas ganhou detalhes que evocam esportividade e a central multimídia continua de 10.1 polegadas, o que é boa, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, ESP, Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado dual-zone e ajuste de itensidade para as fileiras traseiras, Hill Holder, Direção Elétrica, Air Bag duplo laterais, Air Bag duplo de cortina e Air Bag de Joelhos para o motorista, Coluna de direção regulável, Central Mutimídia U-Connect de 10.1 poleagadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclitas, Controle anti-capotamento, Detector de fadiga, HDC(Hill Descent Control), Monitoramento de pontos cegos(alerta de ponto cego), Reconhecimento de placas de trânsito, ACC com stop & go( Piloto automático), Assistente ativo de direção que é a combinação do lane centreting que é o centralizador de faixa com ACC, Deteção de tráfego cruzado traseiro, Comutação automática dos faróis(farol alto automático) e aviso de mudança de faixa, sim ele é bem completo, mas calma que ainda temos a parte 2.
Central multimídia de 10.1 polegadas
Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas e que nessa versão evoca esportividade
Já no espaço interno na dianteira acha a posição de dirigir com facilidade no caso para a dianteira é excelente, para a traseira é excelente também, mas aqui vamos analisar no caso com o banco dianteiro na minha posição sobra um excelente espaço, com o banco recuado sobra três quatro dedos, já com o banco dianteiro na minha posição e o central na posição normal sobra espaço, mas com o banco dianteiro recuado e o central avançado ele aperta, mas aí cabe a negociação, mas aí é a única coisa que pode apertar no espaço, mas aí vamos o por que, na terceira fileira com o banco central na posição normal, a terceira fileira no caso eu fico bem no limite, mas lógico a Jeep diz que é 1.75 metros o limite para a última fileira(e eu estou bem no límite com 1.74 metros) já com o banco central avançado já tem bastante espaço na última fileira, enfim é um SUV espaçoso que permite uma modularidade e negociação no caso com o banco dianteiro recuado e o central avançado acredito que ninguém vá usar essas duas posições combinas e lógico dos modelos sete lugares o Commander é o melhor na última fileira em termos de espaço.
No banco central o espaço na minha posição sobra um latifúndio, com o banco recuado ainda sobra bastante(foi usadas fotos oficiais a pedidos), com o banco central avançado para frente na minha posição sobra espaço e com o banco central avançado(que aliás aqui a terceira fileira agradece) e o banco dianteiro recuado é a única maneira de apertar no Commander, configuração que ninguém usará, mas nas outras configurações é ótimo e nessa foto pelo que vi está muito boa.
Com sete lugares eu estou no limite do que a Jeep diz(1.75 metros) para a última fileira, vou um pouco apertado, com o banco avançado e o espaço é excelente e mesmo na configuração normal, ainda é o melhor de sete lugares.
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E agora vamos a segunda parte dos equipamentos de série: ele traz: Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, Acabamento externo com dark chorme, banco do motorista com memória, Adventure Intelligence Plus com Alexa in Veichle, Logos escurecidos, Painel e console central e acabamento exclusivos, Pinturas das partes escurecidas, pneu com tecnologias seal-inside, Pinturas plásticas na cor da carroceria, Rodas de liga-leve aro 19 e pneus 235/50, Sistema de som Premium Harmann-Kardon, Teto Solar elétrico panorâmico com comand wiew, Acendimento automático dos faróis, Alertas de limite de velocidade e manunteção programa, Aletas para troca de marcha no volante(borboletas), Apoio central com logo da Jeep de 1941 e porta-objetos, Apple Car Play e Android Auto sem fio, Banco do Passageiros rebatível, Banco elétrico do motorista com seis posições, Bolsa porta-objetos atrás dos bancos dianteiros, Câmera de estacionamento traseira, Chave presencial com tele comando para abertura de portas e vidros, Cinto de segurança central de três pontos para todos ocupantes, Cinto de segurança dianteiro com ajuste de altura, Console central com acabamento cromado, Encosto de cabeça para todos os ocupantes, Faróis Full-Led e faróis de Neblina em Led, Freio de estacioamento eletrônico, Gancho para fixação de carga no porta-malas, Iluminação do porta-malas, indicador de seta dinâmico, Isofix, Jeep Healty Cabin, Lanterna traseira em Led, Monitoramento de pontos cego, Painel de instrumentos em tela de TFT de 10.25 polegadas, Panic Break Assist, Parasóis com espelho de cortesia, Porta-óculos, Porta-USB na terceira fileira de bancos, Remot Start(Partida remota), Retrovisores externos com rebatimento elétricos, Seletor de terrenos(Select-Terrain), Sensor de chuva, Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, Sistema de estacionamento semi-autônomo Park-Assist, Sistema monitoramento de pressão de pneus, Navegação do GPS, Tampa Cobertura do porta-malas, Tapetes dianteiros e traseiros em carpete, Teto Pintado em preto, Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, Trava da tampa de combustível e indicador de portas-abertas, válvula anti-refluxo de combustível, USB Tipo-C, Wireless Charger, Performance Pages, grade dianteira diferenciada, Saída dupla de escapamento, Bordado da versão nos bancos, Pinças de freios vermelha, segunda fileira com assentos reclináveis e corrediços em 14cm e terceira fileira com bancos reclináveis, com todos esses itens ele dispensa opcionais é bem equipado, aliás o único opcional do modelo avaliado que vou citar mais á frente na matéria é a cor dependendo dela e aí o preço é de R$324.290. Já o Porta-malas do Commander é gigantesco , leva 661 litros com a última fileira deitada, com a última fileira de pé cai para 233 litros, ainda assim esses 233 litros é parelho ou até maior que Hachtes compactos dependendo da situação e ainda pode rebater as duas fileiras que aí dá 1760 litros, nessa última configuração transforma numa picape praticamente, mas lógico essa última é bem dificil alguém usar, as duas primeiras são as mais prováveis.
Com a última fileira deitada de pé o porta-malas é de 233 litros
Com a última fileira deitada tem um latifúndio de 661 litros
MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de nove marchas e lógico atrelado a tração integral como é no turbo diesel, o motor é o Hurricane 4 2 litros 16V Turbo da família GME(Global Mid Engine) da Stellantis tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 40.8KGFM a 3000RPM e 272CV a 5200RPM movido a gasolina é o mesmo usado a Ram Rampage no irmão Compass Hurricane, no Jeep Wrangler e no exterior usado no Alfa Romeo Giulia de entrada (um sedã do porte do Classe C) motor que é feito em Kokomo, Indiana, EUA até 2022 era feito apenas na Itália, mas tinha calibração para o mercado norte-americano e também usado na Grand Cherokee 4xe, mas lá com auxilio de motor elétrico . A sua suspensão é Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados nos dois eixos só que na traseira com conta links transversais e longitudinais, no caso o Chapman Stunts e os freios são discos nas quatro rodas sendo discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira no caso das versões equipadas com o motor Hurricane 4 2 litros 16V Turbo o disco dianteiro é maior que as outras versões.
O motor 2 litros 16V Turbo gera 272CV
ANDANDO COM ELE: O vendedor me atendeu e comentei que já havia marketing já havia autorizado, ele me avisou que o Compass aconteceu um imprevisto e falei que seria com o Commander mesmo e aí ele chamou um colega dele que estava digamos mais livre e esse colega, aliás agradeço aos vendedores da DVA que me atenderam, inclusive ao que me atendeu no Commander Overland em outra loja da DVA Jeep(nesse caso apenas para fotos de motor e de espaço interno, porta-malas é do modelo 2022 e o câmbio é na mesma posição do Jeep Renegade 4x4 embora no Commander é mais refinado ao redor, digamso assim), e ainda veio mais outro vendedor junto, então fomos em três, bom entreguei a minha carteira para os trâmites burocráticos, saímos rumo ao estacionamento da DVA que lógico além da Jeep, tem a BYD, a Ram e a Mercedes-Benz automóveis(sim, eles trabalham com o Mercedes-Benz caminhões, mas é outro lado) e lógico tinha bastante caro, o que é normal, entramos no carro em três, olhei para o painel queria deixar ele no emulador de analógico digamos assim que deixa os intrumentos mais bem visível, foi mexendo e aí o vendedor me alertou, depois que aperta a seta para o lado dá ok, beleza fiz o painel que você viu acima, então pisei no freio e mexi na manopla de câmbio e apertei o freio eletrônico e ia sair, mas aí tinha o auto-hold, aí desligou para mim e fui sair da DVA e virei todo o volante para ver, quando vi que não ia sair dei ré, aliás a câmera de ré é muito boa e enxerga bem e aí vi que o ao lado onde estava estacionado o Commander não tinha nenhum carro aí puxei um pouco para o lado e depois seguimos e aí entramos na rua Pedro Paulino Hermes, lógico tive que esperar o trânsito que estava pesado aquele dia, o vendedor queria ir para a BR-101 estava trancada, então me ofereceu para ir na Avenida das Torres, eu até comentei "Para mim é melhor por que aí já conheço o trajeto"(lógico embora muitas vezes não lembro onde entrar e voltar ,mas a avenida em si lembro), depois que o trânsito aliviou um pouco entrei e fui devagar a suspensão eu senti inclinação para o conforto, mas depois mostrou que não é anestiada digamos assim, até comentei com o vendedor que aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, falou que deixaram o carro mais firme, acredito que pela cavalaria extra digamos assim, fui seguindo e confesso que fui procurar o botão Sport, não achei e ele falou que é no pedal mesmo, que vai detectar, então ok, fui indo a 40KM/H que é o limite da via e esperei para entrar na Avenida Osvaldo José do Amaral ou Avenida das Torres, lógico o trânsito estava forte aquele dia, esperei vários carros e quando e vi que nenhum deu seta e foi reto, entrei na avenida e fiz o kickdown e o meu plano era ir até 60KM/H e foi numa rápidez impressionante arrancou um sorriso de orelha a orelha, bom eu já sabia que seria rápido, mas não sabia que seria tão assim, digamos assim a Rampage já anda bem com esse motor, aqui já anda melhor ainda!, no caso eu até disse que era um patada, mas eu confesso que errei na hora: é acima da patada, não sei como classificar , lógico acabei chegando os 65KM/H e aliviei, o vendedor "Pode acelerar, mais" eu falei "bom, eu vou ficar a 60KM/H vai que tem algum radar aí multa,etc..." ele comentou "Essa Avenida não tem radar" ok, resolvi fazer outro Kickdown fui para faixa da esquera a pista estava livre e fiz o kickdown e advinha... resposta mais prontas do que imagina, um canhão, aliás o nome Hurricane é furacão em inglês, então ele honrou o nome e quando um SUV anda bem eu digo que é "Utilitário esportivo ao pé da letra" por causa do nome "Utilitário Esportivo(enfâse na última palavra)" aqui é um passo além: é Utiltário esportivo na letra! (o que é um elogio) e quando vi depois do kickdown: 100KM/H, 111KM/H opa, vou aliviar, ou seja: com grandes poderes vem grandes aventuras até algumas responsabilidades também e lógico mostrou uma coisa para mim: pneu é importante, no caso o tipo, lógico aqui ele fez uma concessão ao asfalto a moda Jeep, lógico um pouco mais á frente eu explico, depois aliviei fui seguindo a 60KM/H, mas parecia que o trânsito quis contribuir para mais kickdowns em duas vezes, a primeira é que eu estava ao lado de um Stepway e ele deu seta para entrar e estava meio devagar me esperando, então decidi vou fazer mais um kickdown e o urro do quatro cilindros turbo é bem interessante aqui no Jeep não sei se foi calibração ou o que e lógico depois aliviei, aliás o vendedor mesmo comentou comigo que queria mostrar as trocas de marcha que ficaram muito boa, então vou ver se dá, lógico estava sem gente na frente e lógico estava livre na frente, então aproveitei e lógico estava mais devagar e aí lógico o câmbio estava em marcha alta(não mexi nas borboletas), mas parecia isso ou própria eletrônica, fiz um kickdown e ele demorou um pouco a responder e aí depois ele respondeu e de forma rápida e boa e divertida! e cheguei até a troca de marcha, muito boa! , mas aliviei por que o meu limite chegou antes do carro e lógico aquela hora tinha quase parado e lembrado do pneu: bom a Rampage Rebel tem pneu de uso misto e por isso que exigiu a correção ao volante(o que é divertida a sua maneira), já o Commander: sempre na mão, por que é um pneu de asfalto, aliás uma das poucas concessões ao asfalto que a Jeep fez, aliás sinceramente só não se chamou Commander Trackhawk por que nosso asfalto não deixou(o que aqui é mera nomenclatura digamos assim) e aí o outro vendedor que estava atrás eu fui a 60KM/H e ele comentou vi que o sinal estava verde estava caíndo, então fiz outro kickdown só para passar o sinal e aí passando o sinal já alivei que o Jeep divertido! Olha para mim o Commander Blackhawk representa guardada as devidas porporções o que a Grand Cherokee SRT8 e o próprio Grand Cherokee Trackhawk representou para os norte-americanos: Um Jeep de alto desempenho! e lógico fui seguindo e fui instruído, para virar e voltar a direita e entrar no caminho de volta, aqui foi mais tranquilo, outra coisa que ele evoca é os esportivos mais recente da Dodge, eu explico: o Commander tem o painel de tela de TFT, mas a velocidade no centro, faz lembrar o grafismo que era usado nos Dodge esportivos norte-americanos e fui seguindo normal a rua e não precisei cheguei até ir na faixa da direita tranquilamente, era 50KM/H ou 40KM/H afinal o trânsito para voltar estava mais complicado, mas mesmo assim fui seguindo, o máximo foi um C3 que embicou, me deu um susto, mas foi pouco e não entrei e segui com o Commander até o destino e aí tive que esperar, o movimento passar, passou um March, uma Strada e e logo depois tinha um carro longe e aí pude entrar, na Rua do Lano, aqui já tem mais buracos, e aí a suspensão se mostrou um pouco sincera, nota que tem alguma coisa irregular, mas não entrega nas formas de pancadas e lógico com tanta potência e desempenho entregues, tem situações que qualquer pisada no acelador fora do script, digamos assim pode complicar, e depois entrei na Rua São Jorge e puxei um pouco o carro para o lado para não pegar o meio e aí entrei na Rua Rodolfo Sharer, só quando fui fazer conversão, estava pisando como estava num carro normal, numa simples, conversão, mas senti que teria que aliviar, afinal qualquer pisada fora do script, poderia complicar, então em manobras tem que calular bem o pé, não é algo simples, segui na Rodolfo Sharer em direção a Ivo Reis Montenegro, lógico nessas via foi a 40KM/H e chegando perto da entrada da Paulo Hermes da Fonseca ou Marginal da BR-101 ligo a seta e lógico como estava muito carro estacionado ao lado o alerta de ponto cego tocou, mas aí deixei, esperei o trânsito e aí um ônibus me deu passagems, agradeci ao motorista do ônibus buzinado de agradecimento, quando entrei na faixa e fui a 40KM/H rumo a DVA Jeep para bater as fotos e lógico bati todas as fotos que você viu na matéria, menos algumas que tiveram ser batidas na Jeep do estreito e outras que dá para aproveitar para o modelo 2022 e no caso a única que dá para aproveitar do Renegade S 4x4 T270 já que é o mesmo câmbio e na mesma posição e a mesma caixa que aliás com o motor Hurricane ela consegue mostrar melhor o seu potencial, não que vá mal nos diesel ou no 1.3 Turbo do Renegade, longe disso ele vai muito bem nesses outros, mas aqui ele consegue mostrar melhor do que é capaz pelos números maiores digamos assim, lógico acabei comentendo um erro, na onde eu tinha estacionado a Rampage tinha uma L200 Triton e lógico tinha um caminhão descarregando, só fui estacionar para bater as fotos, mas... acabei sem querer atrapalhando o trânsito na concessionária, aí me pediram para puxar, eu ia pedir para o vendedor, mas ele pegou a encomenda dele digamos assim(lógico no caso encomenda profissional que veio do caminhão) então resolvi tirar da posição incomda e como eu vi que estava muito movimentado e tinha outro atrás de mim querendo fazer o test-drive, afinal o principal já fiz então deixei e resolvi usar as do showroom como dublê(bom acabaram sendo substuídas pelas fotos oficiais, da Jeep, mas faz parte acontece, sim foi usada uma que está no mesmo nível da oficial, digamos assim), digamos assim, sobre a suspensão ser sincera, acredito que o público que compra um carro mais nervoso assim gosta de sentir o carro.
O câmbio é o automático de nove marchas, mas no Commander ele é mais refinado ao redor e alavanca e a posição é a mesma. e freio de mão eletrônico mais atrás.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$321.290, ok são mais de R$300.000 não é barato, mas é algo se estende para os SUVs derivado de chassi de sete lugares, mas ai você pesquisa e ele acaba ficando barato, afinal como eu disse acima: os SUV de chassi derivados de picape que levam sete pessoas custam mais caro, tem motor de 60CV a 90CV a menos dependendo do modelo e da versão e inclusive chegam a ser mais pesados, outro SUV que tem potência parecida custa mais de R$200.000 a mais, então o Commander acaba ficando barato pelo que entrega e lógico essa versão específico não tem rivais direto por assim, dizer. O seu consumo urbano é de 8.2KM/L e o rodoviário é de 10.2KM/L olha pela cavalaria digamos assim é um carro bem econômico, lógico se ficar pisando direto aí vai beber, mas aqui mostra que o conjunto se mostrou acertado e aí se tivesse R$322.000 você compraria? A resposta é sim tão forte quanto a resposta do motor Hurricane 4, o Commander é líder dos suvs de sete lugares por ter amplo espaço interno, um porta-malas que é um verdadeiro latifúndio, um acabamento digno de marcas premium, um pacote de equipamentos completo. Lógico para mim o motor diesel era um motor competente para proposta, mas o turbo gasolina coloca mais uma qualidade: o alto desempenho, ou seja a Jeep brasileira entrou no alto desempenho com esse novo motor, ou seja honra até o nome Blackhawk: que é nome de helicóptero e eles voam, lógico que o Commander com esse motor voa no asfalto, só vi coisas a favor, lógico como eu já disse: ok são mais de R$300.000 mas ele é mais barato que muitos SUVs de sete lugares com motor mais fraco, mais pesado etc e de quebra a econômico, digamos assim pela calavaria afinal um carro de 272CV fazer 10KM/L na rodovia é algo muito bom, arrisco dizer que está entre os melhores custo por potência do mercado e talvez seja o SUV de sete lugares com o melhor custo/potência do mercado.Sinceramente não vi críticas, muitos podem alegar que no lançamento em 2021 eu critiquei a fila, mas aqui nessa versão eu compreendo: afinal o motor está justamente nas versões mais caras do modelo não se espera que as versões mais caras vendam muito bem, geralmente é complemento e pegou acho que todos de surpresa e pelo que vi na DVA está vendendo bem, ou seja: o motor Hurricane está ajudando a aumentar a liderança dos suvs de sete lugares e com esse motor ele virou um Utiltiário esportivo na letra o que é um elogio, lógico não existe carro perfeito, mas não vi o que criticar nele. Além dessa versão ele está disponível em outras versões que você vai ver abaixo:
Overland Hurricane: R$308.290: ele perde as pinças vermelhas, os acabamentos escurecidos e as rodas de liga-leve aro 19 escurecidas, mas mantém o câmbio automático de nove marchas e o motor Hurricane 4 2 litros 16V Turbo de 272CV e 40.8KGFM de torque. de resto mantém as lista principal de equipamentos: Ar Condicionado digital dual-zone, sistema ADAS, sete air bags, por falar nela tenho que agradecer ao vendedor da DVA Jeep no estreito que deixou eu usar a Overland como "dublê" digamos assim.
Overland TD380 4x4: R$298.290 aqui o motor é o Multijet II 2 litros 16V Turbo Diesel de 35.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM, mas o câmbio automático de nove marchas e mantido a tração integral também, perde a saída de escape dupla, o perfomance Pages, mas mantém o sistema ADAS, sete air bags, Ar Condicionado digital.
Overland T270 1.3 16V Flex: R$262.990 aqui o câmbio é o automático de seis marchas, a tração é dianteira e o motor é o GSE T270 1.3 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III atuando diretamente nas válvulas de admissão substituindo o comando fisíco e a variação, turbo, intercooler e injeção direta que gera 27.5KGFM a 1750RPM e 180CV a 5750RPM e com álcool vai a 185CV nas mesmas rotações e mantém o torque, mas o pacote de equipamentos é o mesmo da Overland diesel tirando óbvio câmbio e o motor.
Limited T270 1.3 16V Flex: R$240.990 aqui o conjunto mecânico é o mesmo da Overland T270, mas perde o Banco do passageiros com regulagem elétrica, os bancos passam a ser em couro e suede preto e não marron,as Rodas de liga-leve aro 19 dão lugar as aro 18, Teto Solar Panorâmico.
E por último a Longitude T270 1.3 16V Flex: R$217.290 ela passa a ser cinco lugares, perde os dois lugares extras, air bag de joelhos, monitoramento de ponto cego, Adventure Intelligence, mas mantém aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa das versões mais caras. Enfim mesmo na versão Básica é um carro bem equipado.
E ele esta disponível nas cores: Preto Carbon, Cinza Granite Bicolor(essa de série digamos assim), Cinza Sting Ray bicolor(a cor do modelo avaliado) e Branco Polar bicolor essa duas últimas custam R$3.000 é o único opcional por assim dizer, mas lógico que no Commander varia a versão com as cores, então: no caso da Overland (com qualquer motor) e Limited sai o Cinza Sting Ray e entram o Prata Billet Bicolor que a cor de série, o Azul Jazz Bicolor e Slash Gold Bicolor(dourado) já esses custam R$3.000 a mais e por fim na Longitude sai a Azull Jazz e a Slash Gold, mas as outras cores da Limited e Overland se mantém.
O nome Commander estampado na lateral, mas aqui escurecido.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler e injeção direta a gasolina.
CILINDRADA:1995cm3
DIÂMETRO X CURSO : 84 X 90 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1
POTÊNCIA: 272CV a 5200RPM
TORQUE: 40.8KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas, tração integral permanente operando sob-demanda
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.77 metros, largura 1.86 metros, altura 1.72 metros, Entre -eixos: 2.79 metros
OFF ROAD: Ãngulo de entrada 21.7 graus, altura livre do solo 20.2cm e ângulo de saída 24.2 garus
PESO: 1886KG
PESO/POTÊNCIA: 6.9KG/CV
PESO/TORQUE: 46.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta-malas 661 litros(cinco lugares), 233 litros(sete lugares) e tanque de combustível 61 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson na quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo que na traseira conta com chapman strunts.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 235/50/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina e de Joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone e ajuste de intensidade para fileiras traseiras, Coluna de direção regulável, Central Multimídia U-Connect de 10.1 polegadas, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, Frenagem de emergência, HDC, Monitoramento de pontos cegos(alerta de ponto cego), ACC com stop & go(piloto automático adaptativo), Assistente ativo de direção que é a combinação com lane centering(que mantém na faixa) e o alerta de mudança de faixa, Detecção de tráfego traseiro cruzado, comutação do farol alto, Abertura do porta-malas elétrica e painel em tela de TFT de 10.25 polegadas
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$321.290.
AGRADIMENTOS A DVA JEEP PELO CARRO CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO e PELO EXCENTENTE ATENDIMENTO PRESTADO, AO MARKETING DA DVA POR TER AUTORIZADO, AGRADECIMENTOS AOS TRÊS VENDEDORES DA DVA JEEP DE BARREIROS SÃO JOSÉ-SC QUE ME ATENDERAM SUPERBEM E AGRECIMENTO AO VENDEDOR DA JEEP DO ESTREITO QUE ME DEIXOU BATER FOTOS DO OVERLAND HURRICANE(APESAR NÃO PODER ESTAR AQUI, AS FOTOS, TENHO QUE AGRADECER PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO).
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