DEPOIS DE 36 ANOS DE MERCADO O MOTOR FAMÍLIA II DÁ ADEUS DO MERCADO.
"O motor do Monza" finalmente dá o seu adeus ele sempre teve bloco de ferro, cabeçote de alumínio, mas teve variantes com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e inclusive chegou a ser chamado de Ecotec pela Opel alemã dos anos 1990 e 2000 e chegou a ter versão Turbo fabricada no Brasil apenas para exportação o que é uma pena, mas enfim vejam a trajetória desse motor.
CABEÇOTE 8V
1.6
1598cm3
Diâmetro 80mm x curso 79.5mm
1796cm3
Diâmetro 84mm x curso 79.5mm
1998cm3
Diâmetro x curso iguais para cada um: 86mm
2198cm3
Diâmetro 86 x curso 94.6mm
2405cm3
Diâmetro 87 x curso 100mm
O motor fez sua estréia em 1982 com carburador de corpo simples e gera 75CV no 1.6 á gasolina e 72CV no modelo á álcool e isso em março, em outubro de 1982 chegava o 1.8 apenas á gasolina com 86CV, em outubro de 1983 chegava o três volumes e junto com ele o motor 1.8 á álcool com 96CV, em maio de 1985 chegava o esportivo S/R com motor carburador de corpo duplo e com isso passava a gerar 96CV com gasolina e 106CV com álcool, em outubro de 1986 na linha 1987 o 1.8 recebia carburador de corpo duplo mas é estrangulado :95CV tanto em versão á álcool como gasolina e estreava o 2.nada que gerava 110CV e era apenas á álcool, em outubro de 1988 na linha 1989 chegava o 2.nada á gasolina de 99CV, em março de 1989 os motores 1.8 e 2.nada são estendidos para o Kadett, o 2.nada era exclusivo do GS, em fevereiro de 1990 chegava o Monza 500 EF que marcava estreia de injeção eletrônica no Família II que gerava 116CV sendo multiponto e apenas á gasolina, em outubro de 1990 na linha 1991 com a reforma visual do Monza, a segunda geração, o 500 EF é substituído pelo Classic 2.nada MPFI que herdava a injeção eletrônica, em outubro de 1991 na linha 1992 a injeção eletrõnica monoponto é estendida aos motores 1.8 tanto de Kadett como Monza e o 2.nada do Monza e a injeção multiponto é estendida ao Kadett que se chamava GSi com 121CV e apenas á gasolina, o 1.8 á gasolina gerava 98CV, o 1.8 á álcool gerava 99CV, o 2.nada á gasolina gerava 110CV e o á álcool gerava 116CV todos é claro com a injeção monoponto, em outubro de 1992 chegava o Omega e na entrada o 2.nada de injeção multiponto com 116CV, em outubro de 1993 chegava o Vectra de primeira geração e o 2.nada de injeção multiponto herdado do Omega vinha nele, em outubro de 1994 na linha 1995 diante das críticas, o Omega recebe o 2.2 que manteve a potência do 2.nada, mas tinha torque maior, em março de 1995 o 2.2 era estendido a S10, mas com injeção monoponto e 106CV, em março de 1996 com a chegada do Vectra B o 2.nada passou a gerar 110CV, em outubro de 1996 o motor de 110CV é estendido ao Kadett, o GSi de 121CV saiu de cena em dezembro de 1994, em outubro de 1997 o motor 2.2 ganha injeção multiponto para S10 e Blazer e com isso passou a gerar 113CV, em maio de 1998 o 2.2 é estendido ao Vectra B e nele fica mais potetnte: 123CV, em outubro de 1998 a chegada do Astra nacional, o 2.nada passava a gerar 112CV e voltava a ter o 1.8 na linha, mas com injeção multiponto e 110CV, em outubro de 1999 na linha 2000 o motor 1.8 passava a ter 100CV, em outubro de 2000 na linha 2001 o motor 1.8 voltava a ter 110CV para o Astra e estreava o 2.4 para S10/Blazer com 128CV, em março de 2001 chegava a minivan Zafira com motor 2.nada indo para 116CV ,em outubro de 2001 na linha 2002 o 2.nada para o Astra passava a ter 116CV e estreava o Família II 1.8 á álcool de injeção multiponto com 110CV, em outubro de 2002 na linha 2003 o 1.8 á gasolina dá adeus, em março de 2003 o 2.2 de 8 válvulas dá o seu adeus e o 2.nada voltava, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em março de 2004 o motor Família II 2.nada passava a ser Flex e com isso passava a gerar 121CV com gasolina e 128CV com álcool, em junho de 2005 o motor Família II 1.8 á álcool dava o seu adeus, em outubro de 2005 chegava o Vectra de terceira geração e herdando o motor do Astra, em fevereiro de 2007 o motor 2.4 passava a ser Flex para S10 e Blazer com isso passava a gerar 141CV com gasolina e 147CV com álcool, em outubro de 2007 chegava o Vectra GT(Hacht) herdando os motor, em março de 2009 chegava o Vectra "Next Edition" que estreava o Família II 2.nada com comando de válvulas roletado para gerar 133CV com gasolina e 140CV com álcool, mas teve muitos problemas no cabeçote e foi estendido ao Astra, Vectra GT, Astra Sedan e Zafira e daí seguiram sem alterações, até outubro de 2011 com a chegada do Cruze, o Vectra e Vectra GT davam adeus, assim com o Astra e Astra Sedan, mas fevereiro de 2012 chegava a nova S10 e o motor 2.4 como herança, em junho de 2012 a Zafira dá adeus e com ela o Família II dava adeus em veículos de passeio da GMB, mas seguiu na picape S10 até Junho de 2015 quando deu o seu adeus.
CABEÇOTE 16V
OBS: SE FOR UM 2.NADA OU 2.2 16V DO VECTRA B PODE CHAMAR DE ECOTEC.
O Cabeçote 16V estreou em 1993 no Vectra A, o motor 2.nada 16V gerava 150CV era o famoso C20XE que tinha pistões e bielas forjadas, válvulas refrigeradas á sódio e comandos oco e foi no Vectra A que ele estreou em outubro de 1993 e importado da Alemanha, em março de 1997 com o lançamento do Vectra B a versão CD herdou a versão com cabeçote 16V que chamava X20XEV ou seja pode chamar de Ecotec:
O Passado Ecotec dos motores 16V da GM. e o motor gerava 141CV, no ano seguinte caiu para 136CV diante das reclamações dos proprietários, em 1998 chegava o 2.2 16V com 138CV e em março de 1999 o motor 2.nada 16V foi para o Astra como herança do Vectra só que com 128CV, em outubro de 2000 na linha 2001 o 2.nada 16V foi a 136CV e o 2.2 16V do Vectra pode chamar de Ecotec, em março de 2001 passou a equipar a Zafira e tanto os motores 2.nada 16V e 2.2 16V seguiram suas carreiras, em outubro de 2002 uma manobra a GM deixa o 16V exclusivo do GSi, em junho de 2005 com o fim do Vectra B o 2.2 16V dá o adeus adeus e o 2.nada 16V também dá adeus junto com a versão GSi do Astra. O Família II 2.4 16V Flexpower estreia junto com a terceira geração do Vectra nacional e com isso gera 146CV com gasolina e 150CV com álcool e esse motor seguiu até 2009 no Vectra e com isso foi o fim dos Família II 16V no Brasil.
OS TURBINADOS EXILADOS DE 8V
1.8
2.nada.
Nos anos 1980 a GMB passou exportar o 1.8 e 2.nada Turbo da família II para o Buick Skyhawk e Pontiac Sunbird, primeiro o 1.8 Turbo e injeção multiponto gerava 157CV! e o 2.nada gerava 165CV esse motor no Monza brasileiro teria feito estrago, mas isso prejudicaria o Opala 4100(ao menos era um motivo "nobre") mas mesmo assim é um motor exilado que foi fabricado no Brasil e não equipa nenhum carro nacional e quem vai inaugurar carro turbo da GMB no Brasil será o Cruze 1.4 Turbo argentino.
O ECOTEC/OPC 16V TURBO EXILADO.
2.NADA 16V
Vocês viram o sabugo que o Astra GSi levou contra Marea Turbo e Golf GTi ano acelerados? poderia ser resolvido: a GMB exportava dois motores Turbo Ecotec derivado da Família II, com cabeçote 16V e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, igual aos Vectra 2.nada 16V. sendo que tinha configuração de 200CV e 240CV, a de 200CV seria o suficiente inclusive esse motor cairia bem no Cruze de geração atual. e passando por Astra, Vectra etc..., a GMB chegou a prometer ele para uma hipotética versão GSi do Vectra GT e não cumpriu. Pois bem ele é mais um motor exilado e que nunca viu o cofre de um carro fabricado no Brasil, a não ser o Vectra Endurance de competição da época, mais um motor exilado.
Essa foi a despedida do Família II, ou seja o adeus do "Monzatech."
um banho de historia para mim que sou entusiasta de motores e novo em mecanica automotiva..parabens....
ResponderExcluirObrigado pelo elogio! sempre tem alguma coisa a descobrir! mas elogio me fortalece!
ExcluirCara, põe 2.0, 2.nada ficou tão bobo e infantil, no mais ficou ótimo...
ResponderExcluirObrigado pelo elogio!, mas eu entendendo o "estranhamento" , muitos leitores das antigas já acostumaram com isso, mas caso não gostou do "2.nada" lhe dou o opcional (2.0, 2 litros ou 2000 como queira) assim sinta-se a vontade. mas não desmerece o motor.
ExcluirVai entender......
ResponderExcluirNão entendi a sua resposta, é que o Família II deu o seu adeus em 2016.
ExcluirVai entender......
ResponderExcluirQuanta falta de conhecimento nas palavras acho que o site que vc tirou estas informações era meio fraco muita notícia errada
ResponderExcluirOpa, negativo, onde está o erro? me desculpe o diâmetro x curso dos Família II é esses mesmo aí. não tem nenhuma notícia errada, fora a exportação de motores turbo da GMB para os EUA nos anos 1980 e para a Europa nos anos 2000. E o 2.4 que equipou a S10 até 2016 é pertencente a Família II.
ExcluirO motor GM F 2 nao foi lançado no Opel Ascona C em 1981 nao ????. O automovel do Opel que deu origem ao Chevrolet Monza no Brasil. Ou melhor os Chevrolet fabricados no Brasil eram todos copias dos carros da casa de Russelsheim.
ResponderExcluirNa Europa na verdade foi antes: em 1979 ainda no Opel Kadett D, na verdade eu só coloquei a parte brasileira quando falei em 1982 no caso o Monza que foi lançado em 1982 e estreou o Família II no Brasil, logo a data está correta, já que a matéria focou o mercado brasileiro, mas se for colocar no exterior a data correta seria 1979, mas o foco da matéria é o Brasil Obrigado por perguntar.
ExcluirObrigado pelo elogio! mas aqui eu tenho espaço para todas as marcas. rsss
ResponderExcluirNa minha opinião ,o melhor motor da GM foi o do Vectra GSI, porquê não pois este motor nos carros atuais
ResponderExcluirO C20XE é um bom motor sim, mas hoje seria inviável, afinal o 1.4 Turbo do Cruze atual por exemplo tem potência parecida e bem mais torque! lógico que a GM depois o substituiu pelo X20(não me lembro o código posterior do 20) usado no Astra GLS 16V e Vectra CD, além é claro da própria Zafira e Astra GSi, mas enfim hoje não teria vantagem nenhuma, acho que até meados de 2000 teria alguma vantagem, hoje infelizmente não.
ResponderExcluirops, lembrei X20XEV agora sim! esse códigos da GM...
ResponderExcluirE a linha corsa, onde entra ?
ResponderExcluirCategoria 1.nada kkkk
Excluirkkkk, exatamente, enfim eu tive um, mas era o 1.6
ExcluirVc escreve bem, mas realmente o 2.nada deve seé algo mais regional e empobreceu seu texto. No mais, excelente trabalho.
ResponderExcluirObrigado pelo elogio, mas é que o Zero atrás do ponto é nada, mas não é demérito não.
ExcluirTe dou o opcional: 2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender.
ExcluirNa verdade o termo ".nada", é um termo muito utilizado para zuar os motores 1.0, então usa-lo no 2.0, realmente ficou bem estranho, para não adjetivar de uma forma pejorativa !!!
ExcluirBola fora !!!
Cara , isso é antigo, o Zero atrás do ponto é nada. afinal os leitores antigos já são acostumados com essa nomenclatura, já pensei em chamar de 2 litros, mas já que você caiu de para-quedas, você não sabe que tem opcional gratuíto? é simples: está escrito 2.nada, mas dou opcional 2.0, 2 litros ou 2000 com queira entender. está bem? agora não estou desmerecendo o Família II 2 litros que foi um bom motor a seu tempo(nem tanto no final de carreira é verdade), zero atrás do ponto é nada.
ExcluirTa certo camarada, ótimo trabalho, escreve muito bem, ta de parabéns, nao fica dando moral a "BOBOS" que na verdade nao entendem nada, escreva com quiser 2.nada, 2.0, 2000 tudo msm coisa realmente o zero depois do ppnto significa nada pessoas nao tem o qie falar ficam questionando besteiras sendo que o mais importante é a riqueza da informação sa materia esta de parabéns excelente materia!!!
ExcluirObrigado pelo elogio! valeu!
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