O "CAMINHÃO DO CARGA PESADA" FOI O CAMINHÃO MAIS POTENTE DO MUNDO A SEU TEMPO E TEVE OPÇÃO SEIS CILINDROS NA ENTRADA.
A Scania já tinha o câmbio mais potente do país era o L110 Turbo com seus 286CV, mas infelizmente exite uma coisa chamada demanda. no caso brasileiro além do transporte de madeira, o transporte canavieiro começava bem nessa época, então a Scania tratou de lançar o poderoso V8 e ela mostrou LK 140 no Salão do automóvel de 1974.
E não era o caso de aplicar um motor V8 ao "Jacaré" afinal o V8 não cabe no cofre, teria que fazer um caminhão totalmente novo e as novas cabines já estavam disponíveis no "velho continente" então nada mais que fabricar o modelo Brasil.
A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO: Se dá em junho de 1975, os modelos estavam disponíveis no LK(4x2) e LKS(6x2) esse último tinha opção de chassi-rígido, o câmbio era manual de dez marchas, o motor estreante era o Scania V8 DS14 como nome já diz se trata de um V8 não foi o primeiro caminhão nacional V8, afinal já tivemos Ford F 600 e Dodge D700, mas existe uma diferença crucial aqui: os de projeto norte-americanos eram á gasolina, ao passo que o projeto Sueco era á diesel, motor com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e apenas 16 válvulas, turbo e bomba injetora de atuação direta, o seu diâmetro é de 127mm e o curso é de 140mm o que totalizavam 127KGFM a 1500RPM e 350CV a 2000RPM era de longe o caminhão mais potente do mercado nacional, só para se ter uma ideia a Mercedes-Benz só chegaria a ter esse nível de potência na década de 1990, a FNM seria extinta na década de 1980 e a Volvo não existia na época. A sua suspensão era dependente tipo eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos. Os freios eram á ar comprimido e tambor nas quatro rodas e dois tanques de combustível de 200 litros que davam 400 litros. Lógico que por ser cara chata e o "V8" na dianteira acabaria impondo respeito.
O LK 140 chegava ao mercado com motor V8 14 litros turbo diesel de 350CV.
O LKS é a versão 6x2 do LK.
Lógico que o desempenho acima da média foi elogiado na mesma proporção que as críticas vieram para as quebras de diferencial(afinal aproveitava o do seis cilindros e aí não aguentava), o consumo elevado. O Curioso é que naquela época ele era o caminhão mais potente do mundo, ou seja é como se o Volvo FH 750(que vem importado como 8x2) ou até mesmo o Scania R 730 V8 fossem fabricados no Brasil Hoje.
E lógico já foi lançado como linha 1976, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda.
A CHEGADA DOS LK 141/ LKS 141 E A ESTRÉIA DO LKT 141 se dá em outubro de 1978 como linha 1979 era os modelos LK 141, LKS 141(6x2) e estreava o LK 141(6x4) mas as mudanças iam além disso, o V8 de 14 litros passou a gerar 151KGFM a 1300RPM e 375CV a 2000RPM se tornando o caminhão nacional mais potente fabricado até então, só para se ter uma ideia a Mercedes-Benz só foi superar a potência em 1991!, além disso a Scania introduziu a faixa verde no conta-giros como forma de instruir o motorista a melhorar o consumo, mas o diferencial continuava não dando conta do recado e por incrível que pareça esse problema seguiu a Série 2 e 3. No resto tudo se manteve, foi a primeira estrela do Carga Pesada na primeira temporada, lógico que o ronco do V8 Scania é inconfundível, pena que hoje muitas estão vivendo com o seis cilindros em linha para trabalhar, por causa do alto preço das peças do V8. voltando á época o emblema "V8" na dianteira impõe respeito.
O Scania LK 141 V8 chegava ao mercado, agora o V8 14 litros turbo diesel gerava 375CV e mais tarde chegava o LK 111 com os motores seis cilindros de 11 litros emprestados do " Jacaré" o aspirado com 203CV e o turbo com 296CV.
Em outubro de 1979 na linha 1980 para agradar aqueles que queriam o modelo "cara-chata" mas com motor de seis cilindros era lançado o LK 111 que vinha com seis cilindros de 11 litros á diesel emprestado dos L/LS/LT 111, o seu diâmetro era de 127mm e o curso era de 145mm o que totalizavam 11000cm3, a sua taxa de compressão era de 16,5:1 e o motor aspirado "maçarico" gerava 77KGFM a 1200RPM e 203CV a 2200RPM só que esses foram bem raros nos LK e a versão Turbo desse motor que gerava 111KGFM a 1400RPM e 296CV a 2200RPM essa por incrível que pareça é mais comum que achar um V8 original hoje em dia e ela era chamado de "S" como era no "Jacaré". Isso era o começo do fim. em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda. Em julho de 1981 ela dá adeus e a Scania só voltaria ter um cara-chata e um motor V8 um ano depois com a chegada do R112 e aí a conversa é outra.
O Scania LK tem o mérito de ser o primeiro V8 Turbo Diesel do mercado nacional, rompeu barreiras de potência na época, afinal passou dos 300CV onde nenhum caminhão chegava era o poderoso V8 da época , no final da carreira ainda manteve a condição de caminhão nacional mais potente até a sua aposentadoria mercadológica, mas até hoje é criticado pelo diferencial e pelo consumo elevado(algo que a Scania tenta evitar muito nessa geração atual de V8 dela). tem alguns vivos é verdade, pouco com motor V8, a maioria com motor seis cilindros(especialmente 112).
Lk v8 adquiri essa máquina a15 dias estou dando um talento mas um v8 e tudo de bom tá com muita saúde . Bem legal essa história apredi mas um poco
ResponderExcluirOpa, desculpe a demora! e aí está gostando dela ou não?
ExcluirTrabalhei com um dos dez primeiros LK 140 que saíram em SP em 1975. Primeiro a rodar com câmara frigorífica no país. Frios Lá Villette SP.
ResponderExcluirFazia SP Salvador e SP Recife.
Placa IY 5874. Saiu no calendário da Scania nessa época.
Bons tempos....
Opá! desculpe a demora! e como era trabalhar com ela? era tranquilo, andava bem.
Excluir1941 da mb eh fo inicio da decada de 90 assim como o volvo 410 tbm eh da década de 90 e nao de 1999 como diz o texto e o lk no início nunca teve intercooler fã boy de scania puxando sardinha pra seu assado. Torque ridiculo pra um v8 151kgfm um 1935 chassis preto e vermelho supera isso .
ResponderExcluirPrimeiro lugar, a única coisa em que você está certo é sobre o Intercooler, os Intercooler só vieram na década de 9180. Ninguém aqui, é fã boy de alguma coisa, O Volvo NL 410 é do início da década de 1990 sim, mas no caso do LK 140 com 350CV, a Volvo na época não existia, e no caso do 375, a Mercedes-Benz só superou em 1990, problema nenhum e será corrigido, afinal o 1941 é tão esquecido que no texto esqueci, mas agora me chamar de "fã boy" da Scania por dizer alguns fatos? no caso do LK 140 "A Mercedes-Benz só foi ter esse nível de potência no início da década de 1990". E lembrando que o cavalo-mecânico da Mercedes-Benz mais lembrado é o Mercedes-Benz 1935 e os 1938, então quer corrigir erros beleza, não há problema, mas agora ficar inventando coisa que não existe, eu posso lhe acusar de ser fã boy da Mercedes-Benz. Inclusive vou corrigir as duas partes, mas não vou deixar você me acusar de fã boy da Scania, afinal pelo piti posso dizer que é fã boy da Mercedes-Benz. rssss
ExcluirBoa noite amigao . Eu tenho um lk v8 trucado de fabrica . Ate agora so alegria consegi minhas coisa tudo com esse caminhao e tenho mais a agradece a Deus . E um caminhao velho é mais e bem quidado graças a Deus e onde um novo vai ele vai tanbem so vai no tranco dele ne sem correria . Mais vai e vouta de boa. Poto de miritituba é o que liga 1000 km so de ida de nova mutum mt ao porto de miritituba pr . Scania lk 141 V8
ResponderExcluirOpa, bacana! é legal ver que temos Scania V8 trabalhando por aí.
ExcluirPretendo pegar um Scania LK 1981 será que vale a pena ainda qual motor apresenta V8 ou outro
ResponderExcluirOlha não sei qual é aplicação que você usa. mas sei que o V8 antigos eles detonavam com o diferenciais, o seis cilindros é mais fraco em termos de potência, mas a manutenção é mais em conta, muitas estão viva com motor 113, mas enfim decide por você, eu não posso decidir, mas enfim você é que vê.
ExcluirA Scania 111 "Jacaré" não tem V8, os V8 dessa geração são o LK 140 e LK 141 e na cara-chata tem a opção seis cilindros chamado de LK 111. Os bicudos com motor V8 são os Série 2 e 3, T142 e 143 mas são outra geração nada haver com o LK, existe LK seis cilindros é mas é o LK 111, já o LK 140 e 141 são V8.
ResponderExcluirEncontrei um LK140 na frente da minha escola esses dias. Que máquina linda
ResponderExcluirSem dúvidas, apesar de serem antigos, tem um visual atraente até hoje.
ExcluirAcho que é a décima vez que leio este post. Obrigado pelas informações. Estou finalizando a restauração de uma LK140. Aprendi aqui que foi fabricada no primeiro ano: 1976.
ResponderExcluirComo já comentado, a minha teve o motor trocado por um 113. Ficou show.
Opa, mais uma que perdeu o V8 pela falta de disponibilidade de peças e fora o consumo acredito que deva ser melhor. Parabéns pela restauração.
ExcluirComplementando, atualmente é muito mais fácil restaurar um 111s Jacaré do que uma LK. Disponibilidade de peças novas e usadas para LK é muito menor. São bem mais raras.
ResponderExcluirSim, o L-111S ou "Jacaré" tem manutenção mais simples.
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