MORTO E ENTERRADO: FORD FOCUS HATCH DÁ ADEUS NO MERCADO BRASILEIRO

                                         

DEPOIS DE QUASE 19 ANOS DE MERCADO BRASILEIRO O FOCUS DÁ ADEUS 

A Ford já havia encerrado a produção do modelo na Argentina, mas os estoques quando acabariam não saberíamos, assim como ocorre com o Fiesta e os caminhões Série F e Cargo e o próprio Focus Fastback, mas o Hatch acabou rapidinho.

   Ele saiu do site do fabricante e com isso ele está morto e enterrado, aliás não é só um adeus do Focus no mercado sul-americano, é o adeus da Ford no segmento de Hatches médios, aliás o segmento de Hatches médios está indo rumo a extinção, o primeiro foi o  Peugeot 308 que deu adeus do mercado brasileiro, o Golf agora segue apenas na versão GTi e com isso segue apenas o Cruze Sport6 nos Hatches médios de versão normal, além é claro o i30 importado, A3 importado, Série 1 importado e óbvio o Mercedes-Benz Classe E e também o adeus do Ford Focus no continente americano já que o modelo norte-americano saiu de cena em 2018. A Ford como já disse abandonou o segmento de Hatches médios em que ela esteve presente desde 1983 com o primeiro Escort nacional, na época era o único representante da categoria. Vamos ver a saga do Focus que foi inovador em muitas coisas.

                                                   PRIMEIRA GERAÇÃO 
                                             

A primeira geração chegou ao Brasil em outubro de 2000 como linha 2001, foi a principal estrela da Ford no Salão de São Paulo daquele ano, ele chegou nas carrocerias Hatch e Sedã, mas vou focar no Hatch hoje, ele trazia suspensão independente  nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, a plataforma era a CT170, ele media 4.15 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.48 metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos, ele veio em duas versões de acabamento: Básica e Ghia, o câmbio era manual de cinco marchas, duas opções de motores: o 1.8 16V que gerava 16.3KGFM a 4500RPM e 115CV a 5750RPM e o 2.nada 16V que gerava 18.2KGFM a 4500RPM e 130CV a 5500RPM, ambos os motores pertenciam a família Zetec-E com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e os motores eram Importados da Inglaterra, já o Focus vendido no Brasil sempre veio da Argentina. A  versão básica vinha com o 1.8 16V e a Ghia com o 2.nada 16V e curiosamente o Escort convivia com ele nessa época. 

                                       
O Focus chegava ao mercado com motores 1.8 16V de 115CV e 2.nada 16V de 130CV e mais tarde o 2.nada 16V passava a ter 126CV quando atrelado ao câmbio manual. 

  No ano seguinte sem mudanças, em Outubro de 2002 na linha 2003 estreava a opção do câmbio automático de quatro marchas importado dos Estados Unidos, e o motor 2.nada 16V atrelado ao câmbio manual agora gerava 17.7KGFM a 4500RPM e 126CV a 5500RPM, em março de 2003 chegava o "Esportivo" XR que só tinha o visual esportivo, em outubro de 2003 chegava o facelift

FACELIFT O modelo ganhava nova grade dianteira, novos faróis e novos para-choques com borrachões, e agora a versão Básica virava duas: GL e GLX, além da Ghia que se mantinha como topo de linha, as duas opções de câmbio era mantidas, nos motores o Zetec 1.8 16V dava adeus e em seu lugar chegava o  motor nacional Zetec Rocam 1.6 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada com isso gerava 14.7KGFM a 2750RPM e 103CV a 5750RPM e estava disponível para as versões GL e GLX, o 2.nada 16V estava disponível para a versão GLX e Ghia, com isso as versões estão disponíveis assim: GL 1.6, GLX 1.6, GLX 2.nada 16V Manual, GLX 2.nada 16V Automático, Ghia 2.nada 16V Manual e Ghia 2.nada 16V Automático, no caso o motor Zetec 2.nada 16V era mantido com 126CV com câmbio manual e 130CV com câmbio automático.

                                            
O Focus ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques, nos motores mantinha o 2.nada 16V e estreava o 1.6 de 103CV, mais tarde chegava o novo 2.nada 16V de 147CV com câmbio manual e 140CV com câmbio automático e 1.6 Flex de 105CV com gasolina e 113CV com álcool 

 Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em maio de 2005 chegava a linha 2006 o motor Zetec-E importado da Inglaterra dá lugar ao Duratec 2.nada 16V importado do México, tinha bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis com isso gerava 19KGFM a 4250RPM e 140CV a 6000RPM para o câmbio automático e no câmbio manual ele gerava 19.1KGFMa4250RPM e 147CV a 6000RPM, suspensão e freios foram trocados no novo motor e ganhava o logotipo "2.0 16V" no porta-malas, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em maio de 2007 chegava a linha 2008 com o motor Zetec Rocam 1.6 Flex que agora gerava 15.1KGFM a 4250RPM e 105CV a 5750RPM com gasolina e com álcool foi a 15.9KGFM e 113CV nas mesmas rotações, em outubro de 2008 chegava a segunda geração e a primeira geração convivia com a segunda nas versões GL e GLX  1.6, mas o fim estava próximo e em outubro de 2009 na linha 2010 a primeira geração do Focus sai de cena do mercado brasileiro.

                                                      SEGUNDA GERAÇÃO
                                                

A segunda geração do Focus chega em outubro de 2008 como linha 2009, ele já aproveitava o facelift feito há seis meses na Europa, onde havia sido lançado em 2004, a plataforma era nova: a C1 que servia também ao Mazda 3 e ao Volvo V40, ele manteve a sua suspensão independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multink na traseira, ele media 4.34 metros de comprimento, 1.84 metros de largura. 1.50 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, duas versões de acabamento: GLX e Ghia, e apenas uma opção de motor: o Duratec 2.nada 16V já citado em detalhes na geração anterior que gerava 18.9KGFM a 4500RPM e 145CV a 6000RPM, sendo que o câmbio automático estava disponível para as duas versões, em novembro de 2009 chegava a linha 2010 que trazia o motor Zetec-Sigma 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 15.4KGFM a 4250RPM e 110CV a 5250RPM e com álcool gerava 16.3KGFM nas mesmas rotações e 115CV a 6250RPM e isso a reboque trouxe a versão GL e com isso as versões ficaram assim:GL 1.6 16V, GLX 1.6 16V, GLX 2.nada 16V Manual, GLX 2.nada 16V Automático, Ghia 2.nada 16V Manual e Ghia 2.nada 16V Automático. Em agosto de 2010 como linha 2011 nada muda, em abril de 2011 é vez da versão Titanium entrar no lugar da Ghia e essa apenas com o câmbio automático de quatro marchas e ele seguiu sem alterações até outubro de 2013.

                                                      TERCEIRA GERAÇÃO 
                                                   

A Terceira geração do Focus herdava a plataforma C1 da geração anterior e também a suspensão  independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, ele media 4.35 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.65 metros de entre - eixos. Duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o automático de quatro marchas dava lugar ao manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, as duas opções de motores se mantiveram, mas receberam atualizações: o Zetec-Sigma 1.6 16V ganhou o sobrenome: Ti-VCT sigla para comando de válvulas variável e  coletores variáveis e com isso passou a gerar 16.2KGFM a 4250RPM e 131CV a 6000RPM e com álcool gerava 16.7KGFM e 135CV nas mesmas rotações. e o Duratec 2.nada 16V ganhou o sobrenome Direct Flex por causa de injeção direta com isso gerava 21.4KGFM a 4500RPM e 175CV a 6000RPM com gasolina e com álcool gerava 22.4KGFM e 178CV nas mesma rotações, o câmbio manual só vinha apenas no 1.6 16V, já o Powershift podia vir atrelado ao 1.6 16V e ao 2.nada 16V e as versões de acabamento eram: S, SE e Titanium, sendo que a SE e a Titanium tinham suas variações Plus e com isso as versões estavam disponíveis assim: S 1.6 16V, SE 1.6 16V, SE 1.6 16V Plus, SE 1.6 16V Powershift, SE 2.nada 16V Powershift, SE 2.nada 16V Powershift Plus, Titanium 2.nada 16V Powershift e Titanium 2.nada 16V Powershift Plus.

                                                
A terceira geração do Focus chegava ao mercado com motores 1.6 16V que gerava 131CV com gasolina e 135CV com álcool e o 2.nada 16V de injeção direta que gerava 175CV com gasolina e 178CV com álcool, ambos flex.

O FACELIFT em agosto de 2015 na linha 2016 chegava o facelift com nova grade dianteira, faróis, para-choques e layout interno, a versão S de acabamento dá adeus, os motores seguem sem alterações, a diferença é que o câmbio Powershift agora está disponível apenas no motor 2.nada 16V de injeção direta, assim o 1.6 16V vinha agora exclusivamente com câmbio manual é o modelo da foto de capa acima.

                                      
O Focus ganha nova grade dianteira, faróis e mudanças no layout das lanternas traseiras, nos motores sem alterações 

 Em outubro de 2016 na linha 2017 nada muda, em outubro de 2017 na linha 2018 sem alterações, em 2018 a matriz norte-americana anunciou que só ia fabricar apenas utilitários esportivos, a filial brasileira no final de 2018 anunciou que ia só ficar em picapes, EcoSport, Ka e utilitários esportivos que complementem a linha, além é claro do próprio anuncio do fim dos caminhões em 2019, com isso o adeus do Focus já era visto no Horizonte, mesmo assim ganhou linha 2019 que era última e sem grandes mudanças(aliás nenhuma,diga-se) e em maio de 2019 ele deu o seu adeus oficial em 2019, ele está oficialmente morto e enterrado.

Comentários