MOTOR 1.6 16V TURBO DÁ MAIS VIGOR AO CRETA TOPO DE LINHA, SEM O CARRO CEDER NA TECNOLOGIA EMBARCADA E AGORA SEM POLÊMICAS NO VISUAL.
Já fazia dois anos que não ia a Geração Hyundai, no caso o último foi o HB20 2023 em 2022, no caso o ano/modelo 2023 lançado em 2022 e lógico como a Hyundai não teve grandes novidades até a chegada do novo Creta decidi ir conhecer o novo Creta ao vivo, fui até a Geração Hyundai para conhecer o modelo. Cheguei na concessionária, uma moça me atendeu, queria dar uma olhada no Creta novo e aí ela falou que ia chamar o vendedor no showroom só tinha o modelo 1 litro, o 1.6 16V era de test-drive, aí olhei, vi o interior, aliás o painel de tela de TFT e a central multimídia que parecem digno de Mercedes-Benz, é bonito, mas eu até brinquei que vai chegar o dia que os carros vão vir com uma TV de série, enfim aí pedi se podia fazer o test-drive e aí foi falar com a moça e aí ia falar com o marketing e aí iam falar com o gerente, esperei e fui dar uma olhada no Palisade, aliás notei muitas semelhanças na dianteira e lógico vi que o SUV maior é um carro de luxo, até óbvio, mas reparei que tem vários itens de desse segmento e depois de olhar o Palisade, acho que foi o gerente que veio falar comigo, eu comprimentei ele depois me comprimentar, pediram para a moça da entrega técnica vir me atender, beleza fomos até o carro do test-drive que é o modelo da máteria.
POR FORA: O Creta abandona a polêmica e volta a ser um carro bonito, lembra a dianteira do Palisade? então achei bem parecida, grade quadriculada, faróis bem harmonionosos e divididos, nas laterais novas rodas de liga-leve aro 18 e na traseira novas lanternas que agora se emendam uma nas outras, solução parecida com o HR-V, lógico que apesar das críticas da dianteira, o Creta sempre esteve entre os mais vendidos do segmento, o modelo mede 4.33 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.61 metros de entre -eixos, o modelo é feito na plataforma J5 que era usada no Elantra vendido no Brasil de 2013 até 2016 e sim o Creta sempre teve essa base desde o lançamento desde 2017, afinal é base de um carro médio servindo a um utilitário esportivo compacto, o modelo é feito em Piraciba, São Paulo junto com o HB20 e HB20S.
Aqui a bandeira da concessionária atrapalhou um pouco, mas não vejo problemas, a caída do teto segue a mesma
Na traseira novas lanternas que agora se emendam uma na outra.
Nova grade dianteira, inspirada no Palisade, ficou bem bonito, mas é questão subjetiva, mas é inegável que melhorou o visual.
Agora vamos ver contra os rivais.
JEEP RENEGADE SAHARA T270 1.3 16V FLEX
Comprimento:4.27 metros Largura: 1.80 metros Altura: 1.70 metros Entre -eixos: 2.57 metros
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V
Comprimento: 4.31 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.56 metros Entre -eixos: 2.62 metros
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200 1 LITRO 12V
Comprimento:4.31 metros Largura: 1.78 metros Altura: 1.55 metros Entre-eixos: 2.61 metros
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TURBO
Comprimento:4.38 metros Largura: 1.83 metros Altura: 1.69 metros Entre - eixos: 2.67 metros
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
Comprimento: 4.22 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.57 metros Entre- eixos: 2.65 metros
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT
Comprimento: 4.27 metros Largura: 1.79 metros Altura:1.63 metros Entre -eixos: 2.57 metros
CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
Comprimento:4.17 metros Largura: 1.71 metros Altura: 1.56 metros Entre -eixos: 2.60 metros
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH 270 1.3 16V FLEX
Comprimento:4.43 metros Largura: 1.77 metros Altura: 1.54 metros Entre -eixos: 2.53 metros
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
Comprimento:4.38 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.59 metros Entre -eixos: 2.61 metros
Ele é dono do terceiro maior comprimenot só ficando atrás de Fastback(por causa do visual acupezado), e do empate de HR-V e Duster, no caso 5cm atrás desses e 2cm á frente de Kicks e 2008, ele é o terceiro mais largo empatanado com o HR-V e Tracker, ficando só atrás de Duster e Renegade, ficando 1cm atrás do Renegade e 1cm acima do 2008, na altura é o terceiro mais alto junto com o Tracker, no caso ficando 6cm atrás do Duster e 7cm acima do HR-V e no entre -eixos ficou no quarto lugar junto com HR-V e 2008, vencendo por 1cm o C4 Cactus e ficando 1cm atrás do Kicks, sobre o C4 Cactus vale uma observação: ele vê o adeus na curva, então é quase um carro fora de linha, mas ainda está presente, já o restante ou é recém-lançado ou recém-renovado inclusive o Creta.
Logotipo 1.6 na frente do T-GDI denuncia o novo motor 1.6 Turbo e a versão Ultimate.
Rodas de liga-leve aro 18
Lanternas traseiras em led.
Faróis Full-Led com seta dinâmica.
POR DENTRO: O bom acabamento se faz presente, mas o interior melhorou com nova tela de TFT e a central multimídia integradas que fazem lembrar até dos Mercedes-Benz e lógico quanto aos carros vir com uma TV no futuro é uma brincadeira minha, desde que o painel seja legível e de fácil visualização tudo certo e o mesmo vale para a central multimídia , ele vem de série com ABS,Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração, obrigatórios por lei, Alarme, Air Bag duplo lateral/cortina, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Hill Holder(HAC na Hyundai), Central Multimídia de 10.25 polegadas com sistemas Bluelink, Câmera de monitoramento de ponto cego(chamada de BVM), Alerta de presença no banco traseiro, Detector de fadiga, Alerta de frenagem com frenagem de emegerência para pedestres e ciclistas(chamado de FCA) e frenagem de emergência com conversão a esquerda, Assistente de centralização de faixa(LFA), Assistente de permanência em faixa(LKA), Assistente de ponto cego(BCA), Assistente de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída segura(SEW), bom ele é completo e ainda tem mais, mas agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer.
Central multimídia de 10.25 polegadas
Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas e no modo Sport fica todo vermelho.
Já vou adiantando que todos devem a câmera de ponto cego, mas enfim agora o Jeep Renegade Sahara T270 1.3 16V Flex custa R$174.990 é R$15.000 a menos, deve o ACC, o Nissan Kicks Exclusive 1.6 16V CVT custa R$153.990, ok é R$36.000 mais barato, mas deve ACC para incluir alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa tem pegar a versão pack que aí custa R$33.000 a menos e o próprio Ar Condicionado não é dual-zone, mas o Kicks tem outro débito que você verá mais á frente e a própria central multimídia é de 8 polegadas , o Peugeot 2008 GT Turbo 200 CVT que custa R$169.990 ok é R$20.000 a menos, mas deve o ACC e aí você verá mais á frente outros débitos, o Renault Duster Iconic 1.3 16V TCe custa R$163.590 é R$25.000 a menos, mas deve Alerta de frenagem com frenagem de emergência, ACC, Alerta de mudança de faixa com assistência permanência em faixa e assim como o Kicks o ar não é dual-zone, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 1.4 16V custa R$180.690 é R$8.000 a menos, mas deve alerta de mudança de faixa, assistente de mudança de faixa e alerta de ponto cego, mas no caso do T-Cross são opcionais o assistente de faixa e alerta de ponto cego e aí o preço vai a R$184.270 é R$5.000 a menos já encosta, lembrando que o Volkswagen tem ACC também embora o ar não seja dual-zone, assim como o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo custa R$177.990 é R$8.000 a menos, mas deve ACC, o Ar Condicionado não é digital e a central multimídia é de 8 polegadas, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP custa R$141.990 ok são R$46.000 a menos, mas é um modelo que vê o adeus na curva, e deve alerta de ponto cego, ACC para o Creta, o Fiat Fastback Limited Edition Powered By Abarth Turbo 270 1.3 16V custa R$164.990 custa R$25.000 a menos, mas deve para o Creta, Air Bag de cortina, Alerta de ponto cego, ACC e o próprio ar condicionado não é digital e o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo que custa R$199.800 tem justamente a mesma lista de equipamentos do Creta com exceção da câmera e a própria central multimídia que é de 8 polegadas e custa R$10.000 a mais que o Creta, ou seja se não é o mais barato, não é o mais caro e de quebra é mais equipado que os rivais, calma que vem segundo round aí, mas antes vamos no espaço interno, no caso o Creta é um carro com bom espaço, na minha posição sobra um latifúndio, agora com o banco recuado eu encaxei bem certinho, o que mostra que quando tinha visual polêmico, ele agradava por causa do espaço interno que ainda é bom, lógico quando o Creta lançou em 2017 ainda era mais destacado, tiveram que reagir, assim como a própria Hyundai reage agora, lógico vale a observação que tenho 1.74 metros.
Com o banco todo recuado eu me encaxei certinho.
Já na minha posição sobrou um latifúndio de espaço.
No caso do porta-malas também é um dos maiores do segmento com 422 litros, mas antes vamos ver contra os rivais.
JEEP RENEGADE: 320 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 374 litros
RENAULT DUSTER: 469 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 357 litros(baixando o alçapão vai a 393 litros).
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros
HONDA HR-V: 354 litros
O Creta tem o quarto maior porta-malas, no caso ficando 10 litros atrás do Duster e 48 litros á frente do 2008, já o Tracker com alçapão vai a 393 litros e aí fica 39 litros atrás do Creta, a média do segmento é 393.7 litros, agora na média com o alcapão do Tracker vai a 397.3 litros, sim os 30 litros a mais aumentam pouco a média, de qualquer forma é acima da média do segmento, lógico que aqui fizemos observações, o visual cupê do Fiat Fastback aumenta o volume do porta-malas, mas assim o Creta é entre os melhores nesse segmento e no caso dá e sobra para uma família tranquilamente . No segundo round ele vem de série com dois Tweeters, Antena tipo barbatana, Bluelink na central multimídia que vem MP3, Android Auto, Apple Car Play, Espelho de cortesia no para-sol para passageiro e motorista, One Touch nos vidros elétricos e sistema anti-esmagamento, Abertura e fechamento dos vidros por meio da chave, Retrovisores externos com luz de direção(seta repetidora), Sensor crepuscular, Faróis com funções welcome e escort, Alças de seguranças para os passageiros dianteiro e traseiros, Chave presencial Smart-Kei com tele comando, Partida do motor por botão, Iluminação no porta-malas, Computador de bordo, acionamento inteligente one-touch dos faróis, Banco traseiro rebatível e bipartido 60/40, Banco do motorista com regulagem de altura, Tomada 12V no console-central, Controle de cruzeiro com limitador de velocidade, Conexão USB Traseira, Porta-Objetos nas portas dianteiros e traseira, Carregador wirelesse para SmartPhone, Alavanca nos volante para troca de marchas(borboletas), Smart câmera 360 graus, Seletor de modo de condução, Console de teto com luzes de leitura na segunda e terceira fileira, Stop&go de partida automática(o famoso start-stop), Banco motorista com regulagem elétrica, Maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, Barras de teto longitudinais na cor prata, Luzes de DRL em Led, Spoiler traseiro, Moldura da Coluna C na cor prata, Protetores de para-choques dianteiros e traseiros, Teto Solar Panorâmico com função One-Touch, Faróis full-led, Rodas de liga-leve aro 18 diamantadas, Lanternas em led, Grade dianteira com acabamento Black Piano, Faixa de Luz em led na grade frontal, faixa de luz em led na tampa traseira, luz indicadora(seta de direção), sequencial, Maçanetas internas de cromo acetinado, detalhes em cromo acetinado no volante e painel central, apoio de braço no console central de 10.25 polegadas, Painel com acabamento nas cores cinza claro e cinza escuro, Apoia braço central para porta-copos, Bancos revestidos de couro sinético na cor cinza escuro, Isofix e Top Theather(esses dois obrigatórios desde 2020), Sinalização de frenagem de emergência(ESS), Barra de proteção lateral, Sensor de inclinação no alarme, Travamento automático das portas a 20KM/H, Alerta de não utilização do cinto de segurança para motorista e passageiro, Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, cinto de segurança dianteiros de 3 pontos, Alerta sonoro do travamento de portas, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, Alerta visual de porta e porta-malas abertos, Ajuste manual de altura dos faróis e sensor de estacionamento dianteiro realmente é um carro bem completo, lógico agora contra os rivais, no caso do Jeep Renegade Sahara o painel é em tela de TFT mas de 7 polegadas e deve a regulagem elétrica dos bancos e a própria câmera externa, por assim dizer, o Nissan Kicks na Exclusive Pack tem a câmera 360 graus e o painel é metade em tela de TFT de 7 polegadas e o outra metade analógica e deve Teto Solar Panorâmico , bancos elétricos e freio de mão eletrônico, o Peugeot 2008 GT Turbo 200 deve banco do motorista com regulagem elétrico, embora tenha o teto Solar Panorâmico e câmera 360 graus, o Renault Duster Iconic só tem câmera Multiwiew e ainda não é 360 graus e lógico deve o Teto Solar Panorâmico, bancos com regulagem elétrica e freio de mão eletrônico o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI além do sistema ADAS opcional ele tem o teto Solar Panorâmico e com isso o preço dele vai a R$191.380 fica R$1.500 mais caro que o Creta e ainda deve a câmera 360 graus e freio de mão eletrônico, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo tem o Teto Solar Panorâmico, mas deve a cãmera 360 graus e os bancos elétricos dianteiros assim como o T-Cross deve freio de mão eletrônico perante o Creta, o Citroën C4 Cactus tem o painel digital mas é mais antigo, deve Teto Solar Panorâmico, freio de mão eletrônico e câmera 360 graus . O Fiat Fastback Limited Edition já tem os outros débitos acima, embora ele também tenha freio de mão eletrônico, ele deve Teto Solar Panorâmico e câmera 360 graus e lógico outros débitos citados acima e por fim o Honda HR-V que deve para o Creta apenas a câmera 360 graus e o Teto Solar Panorâmico e de quebra custa R$10.000 a mais, embora tenha abertua do porta-malas elétrica ok o Creta não é mais barato e também não é o mais caro, é inegável que é o mais equipado dos topo de linha, nas rodas de liga-leve só ele e o Fastback são aro 18, o restante é todos aro 17. Infelizmente estava meio corrido e para não atrapalhar acabei me esquecendo de bater a foto do teto panorâmico. O único opcional é a cor no caso do modelo avaliado vai a R$193.290, depois eu vou explicar a cor mais abaixo.
Freio de mão eletrônico.
MECANICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem de sete marchas. O motor é o Smartstream 1.6 16V T-GDI da família Gamma uma evolução do 1.6 16V T-GDI que era aplicado no Tucson e lógico uma evolução maior ainda em relação ao 1.6 16V aspirado, tanto que nem o diâmetro x curso sobrou, afinal esse sofreu uma leve alteração, mas enfim motor com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta em relação ao Tucson ganhou variação mais eficiente no comando de válvulas e com isso passou a gerar 27KGFM a 1700RPM e vai até 4500RPM e 193CV a 6000RPM assumindo posto de utilitário esportivo compacto mais potente do país, como você vai ver e vale lembrar que é movido apenas a gasolina. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos nos dois eixos, sendo Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, na suspensão todos os rivais do Creta segue o mesmo esquema tático, por assim dizer com exceção do Renegade que é Independente tipo McPherson também na traseira, já nos freios HR-V, T-Cross, 2008, C4 Cactus e Renegade seguem o esquema do Creta, já Duster, Kicks, Tracker e Fastback é tambores na traseira, mas no caso do Kicks até mesmo do Tracker é compreensível, o Fastback por ter 185CV parece incompreensível, mas enfim agora a comparação é com antigo motor 2 litros 16V da família NU usado no Creta Ultimate antes.
CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Smartstream 2 litros 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 19.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 19.5KGFM com álcool
Bom já vamos adiantar que o 1.6 16V T-GDI não é Flex e que na época do lançamento do Creta era o mais potente do segmento, lembrando que o 1.6 16V THP no antigo 2008 só estava disponível no câmbio manual, lógico outros concorrentes vieram e agora lógico a reação da Hyundai era natural, lógico o câmbio automático de seis marchas foi trocado pela dupla embreagem, mas o automático segue no 1 litro 12V T-GDI que vamos mostrar abaixo, no caso o ganho de torque foi de 7.8KGFM e 36CV é um ganho considerável, lógico que com álcool a vantagem do novo motor diminui, mas ele roda com gasolina por enquanto, mas ainda assim é um ganho alto: 7.5KGFM e 26CV.
O motor 1.6 16V T-GDI gera ótimos 193CV é o mais potente do segmento.
E agora vamos contra os rivais.
JEEP RENEGADE SAHARA T270 1.3 16V FLEX E FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Turbo 270(T270 na linha Jeep) 1.3 16V Flex da famíla GSE com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III atuando diretamente na válvulas de admissão e substuindo o comando físico desse e sua variação e dispensando a variação no coletor.
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis.
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA:110CV a 5600RPM e 113CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
PEUGEOT 2008 TURBO 200 CVT 1 LITRO 12V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: Turbo 200 1 litro 12V da família GSE com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, Sistema Multiair III atuando diretamente na válvulas de admissão e substuíndo o comando de válvulas físico desse e sua variação e dispensando a variação no coletor
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: TCe 1.3 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM com gasolina e 170CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM nas mesmas rotações
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V Flex da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 150CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustiveis
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
POTÊNCIA:132CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 133CV
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool
CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM e 173CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V Earth Dreams da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 24.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis.
Bom, antes de mais nada, agora você sabe onde Kicks, Tracker e 2008 devem para o Creta: é na potência, no caso vale aqui resaltar o motor turbo quatro cilindros, embora desses o Tracker deve menos, o Creta era o único motor "grande" aspirado que sobrou, agora não mais, na escola temos três: CVT, Automática e com o novo Creta dupla embreagem, no caso do CVT as simuações se dividem entre seis, sete e oito marchas, nesse caso são apenas simulações e no motor lógico que o único aspirado é o Kicks e aspirado de "média" cilindrada, no caso do torque é o terceiro melhor colocado só atras de Renault Duster e Fiat Fastback(no caso do Duster chega um pouco mais cedo) e ficando 1.5KGFM á frente do T-Cross e reforçando aqui: ele é o mais potente do segmento, quando os rivais estão rodando com gasolina ele abre 13CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o Jeep Renegade e o Fiat Fastback que estão juntos por terem o mesmo motor e lógico contra o resto dos rivais, as vantagem vão se ampliando e com álcool aí a vantagem do Creta diminui para 8CV mais ainda assim é alta. Volto a fazer a observação: o C4 Cactus está na curva do adeus.
Grade em blocos, ficou mais harmonioso que o modelo anterior.
ANDANDO COM ELE: Entreguei minha carteira pra os trâmites burocráticos, quem me atendeu foi a moça da entrega técnica, mas era o primeiro dia dela, então nós dois tívemos que conhecer o carro na hora que ir com ele , lógico sabia a ficha técnica, mas não imagina o tanto de equipamentos que tinha no carro! fui até o carro, comentei uma preocupação que depois eu vou comentar aqui, mas enfim chegou na hora de sair com o carro, como é partida por botão, acabei ligando o carro, a moça estava no primeiro dia "quer que eu vá ajudar, lá fora", primeiro vamos lá, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado, eu disse "está bem" primeiro, é que tinha, um Creta da fase antiga na frente, um pilar e uma caixa de rede de elétrica do outro lado, ou seja exigiria manobra e aí me perdi um pouco, desliguei o freio de mão, e achei estranho o carro não ir, mas aí depois descobri: tinha esquecido de puxar a alavanca, faz parte, puxei a alavanca e aí quando coloquei em D, a câmera na central multimídia, chamei a moça "tem câmera, não precisa" pode vir e pronto, não precisava, lógico virei o volante olhando as câmera para não bater no pilar e no Creta da fase anterior, até aí tudo bem, mas o sensor começou a tocar e tocar mais forte, virei ao lado para poder passar e finalmente venci a caixa e o pilar e óbvio, o Creta da fase passada e tinha o botão giratório "driving mode" e aí lógico saindo da geração que fica na Presidente Kennedy a rua é movimentada e equanto o movimento passava passei para o modo Sport, a tela do painel de 10.25 polegadas fica toda vermelha e de quebra tem até uma banderinha quadriculada, lógico esperei o movimento e aí um Prisma de segunda geração estava bem longe e decido entrar na Avenida e resolvo fazer um kickdown, o motor 1.6 16V T-GDI respondeu mais que prontamente: cantou pneu, confesso que até pedi desculpas depois lógico fiz até 40KM/H e alivei, até por que ser uma via movimentada, ou seja um foguete, lógico em dias de controle de tração causa estranheza, mas aqui entra duas questões: o modo Sport talvez seja mais permissivo e lógico lembrando que é dupla embregaem, quando a primeira está engatada, a segunda já está pronta para engate, fui seguindo o fluxo, a suspensão é voltada para o conforto e absorve bem as irregularidades, aliás o desempenho dele é capaz de fazer sorriso de orelha a orelha, o Creta tem jeito de SUV médio é verdade, mas temos que lembrar que a base dele é de carro médio isso ajuda e muito, o interior reforça o aspecto tecnológico dos carros e o espaço é bem visível, se mostra um carro silencioso de acordo com a proposta de carro familiar, lógico que tinha um Mercedes-Benz 710 queria entrar na minha frente, ela me alertou, pisei no freio para deixar ele entrar, mas o problema foi o cara não dar seta, mas tudo bem já estava em velocidade bem baixa: 20KM/H-30KM/H então foi tranquilo, depois que passei o semáfaro e entrei na Rua Dois rumo a Avenida Beira Mar de São José, lógico espero o Semafáro, depois que o semáfaro fica verde entro na faixa do meio, dou seta e um câmera no lugar dos instrumentos aparece, é muito boa e deixa visível ângulos que você não veria normalmente e entro na faixa do meio e faço um kickdown de novo, e o segundo maior torque da categoria(tendo em consideração que os primeiros estão empatado, mas o desempate se dá na rotação a onde chega mais cedo) se faz presente, cantando pneu e respondendo de forma rápida, é um utiltitário esportivo ao pé da letra, brincadeiras á parte, lógico que o desempenho é excelente é uma patada, com o perdão da palavra, afinal é o mais potente da categoria e lógico chego aos 60KM/H e alivio e vou seguindo, o Creta me agrada na direção, no caso o nome oficial da Beira Mar de São José é Acioni Souza Filho e vou seguindo, o desempenho do Creta é algo de arrancar sorisos de orelha a orelha e inclusive já até imaginei esse conjunto mecânica num HB20 N por exemplo, seria algo interessante, lógico que tem a questão do câmbio que explico depois e lógico vou para entrar na faixa da direita, dou seta olho no espelho e aí a câmera aparece de novo, vejo que o motoqueiro está longe e entro na Serivdão Osmar Benjamim Rosa que dá acesso a Presidente Kennedy, já vou deixar bem claro antes: não desliguei e nunca vou desligar um controle de tração, apenas liguei o modo Sport e de fato o Creta 1.6 16V T-GDI é bem esperto e lógico os 193CV e 27KGFM se fizeram presentes e lógico vou seguindo, esperando e semáfaro que ficou vermelho, aí ficou verde e entro na Avenida Presidente Kennedy, a suspensão se mostrou boa na absorção de impactos, lembrando que é um carro com rodas aro 18 e entro na Geração Hyundai onde é feita as fotos da matéria.
O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$189.990, ok não é o mais barato, mas também não é o mais caro, que depois eu vou explicar. O seu consumo urbano é de 11.9KM/L e o rodoviário é de 13.5KM/L lembrando que só roda com gasolina e vamos ver contra os rivais lembrando que vamos colocar apenas a gasolina e também o antigo Creta 2 litros rodando com gasolina para ver.
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2 LITROS 16V
Consumo urbano: 11.1KM/L
Consumo rodoviário: 12.4KM/L
JEEP RENEGADE SAHARA T270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano: 11KM/L
Consumo rodoviário: 12.8KM/L
NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V
Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.8KM/L
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200 CVT
Consumo urbano: 12.3KM/L
Consumo rodoviário: 13.7KM/L
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
Consumo urbano: 10.8KM/L
Consumo rodoviário: 11.5KM/L
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
Consumo urbano: 11.7KM/L
Consumo rodoviário: 14KM/L
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V
Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.2KM/L
CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP
Consumo urbano:11.7KM/L
Consumo rodoviário: 13.4KM/L
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V
Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodovário: 13.7KM/L
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.1KM/L
Em comparação ao antigo o motor 2 litros o novo foi 0.9KM/L mais econômico na cidade e entregando muito mais desempenho, agora contra os rivais foi o segundo mais econômico na cidade só ficou atrás do 2008, mas lógico esse motor bem mais fraco é inegável que entre os turbo 1.4 até 1.6 foi o mais econômico e até mesmo que o 1.2 do Tracker, já na rodovia foi o quarto mais econômico ficando atrás de T-Cross, Fastback, 2008 e Kicks e á frente do C4 Cactus e outros por 0.2KM/L, mas ainda assim um número mais econômico, mas vale lembrar que o 2008 e Kicks tem obrigação de serem mais econômicos por que não tem o mesmo nível de desempenho, de qualquer forma o Creta vai bem nos números de consumo.
E aí se tivesse R$190.000 na conta bancária e condições compraria o Creta? A resposta é sim, o Creta entrega um desempenho tecnológico, eu explico: muitos carros embarcam tecnologia no interior e renunciam ao alto desempenho na sua categoria, ou muitas vezes tem alto desempenho e renunciam a tecnologia na sua categoria, mas o Creta não: ou seja entrega alto desempenho dentro da sua categoria sendo o mais potente do segmento e muita tecnologia embarcada como o painel bonito e bem acabado, o bom espaço interno, o bom porta-malas do segmento, o jeito de rodar de carro de segmento superior, lógico vou esclarecer as duas brincadeiras no caso: o lance dos carros virem no futuro com uma TV de série, falo das qualidades uma central multimídia e o lance do utilitários esportivos ao pé da letra, por que se chama utilitário esportivo e tem desempenho digno de esportivo, o motor 1.6 16V T-GDI caiu bem o Creta, a dupla embreagem mostrou ser boa de funcionamento e lógico o visual bonito voltou ao Creta, sim estilo é subjetivo, tem carro que se acostuma com o visual, mas o Creta de 2021/2022 até 2024 não consegui me acostumar ao visual, mas é questão subjetiva, o pacote de equipamentos ok não é mais barato, mas é inegável que entrega igual ao mais caro e tem rival que se equipar o mesmo nível custa mais caro e o que pesa contra? bom vou deixar claro em si nada, mas é algo que mostrou ser boa e preocupa: a dupla embreagem sim, eu explico: novo acredito que não terá problemas e lógico fazendo os cuidados etc... e se for comprar as versões abaixo da Ultimate não precisa de preocupar: é a tradicional automática de seis marchas que sempre foi robusta, no caso da dupla embraeagem ele é mista no caso as engrenagem são banhadas a óleo e as embreagens a seco, lógico muitas pessoas tem trauma disso por sofrerem contra marcas, seja falha de projeto ou adaptação e muitas pessoas tem receio, por outro lado o Elanta norte-americano de última geração que tem essa caixa não teve problemas, mas a que teve problema de projeto teve problemas em todos os lugares do mundo(no caso da Powershift da Ford), então só o tempo vai dizer, lógico é só um alerta, mas caso não se verifique problemas com o tempo então não existe uma critica pesada ao Creta e essa é apenas o tempo vai dar razão ou não e se não der problemas, poderia parar numa hipotética versão N do HB20, só fazendo uma ressalva: no contato que tive, o câmbio operou muito bem e não deu nenhum sinal de algo anormal. Caso se interessou pelo Creta tem outras versões mais baratas que você vai ver abaixo.
Vale lembrar que todas as versões aqui abaixo tem o câmbio automático de seis marchas e o motor é o três cilindros 1 litro 12V da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 17.5KGFM a 1500RPM e 120CV a 6000RPM.
A N-Line que custa R$182.090 e tem apenas visual esportivo e rodas de liga-leve aro 17
A Platinum que custa R$172.690 que perde a decoração esportiva e o alerta de ponto cego, mas mantém a câmera.
A Limited que custa R$156.490 que perde a câmera de ponto cego, a central multimídia passa a ser de 8 polegadas e o painel aí já é o mesmo do HB20 topo de linha.
A Comfort que custa R$141.890 as rodas de liga-leve aro 16, perde o alerta de frenagem com frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa com correção de faixa, ar condicionado é convencional e o Blue Link.
O modelo está disponível nas cores: Prata Onix(cor de série), Branco Altas, Cinza Shadow que acrescentam R$900 ao preço, Cinza Silk, Prata Brisk, Prata Sand e Azul Sapphire que acrescentam R$1.800 ao preço, Branco Altas com teto preto que acrescenta R$2.400, Cinza Shadow com teto preto(a cor do modelo avaliado) que acrescenta R$ 2.400, Cinza Silk com teto Preto, Prata Brisk com teto preto, Prata Sand com teto Preto e Azul Sapphire com teto preto que acrescentam R$3.300, pintura biton só na Ultimate e na N-Line, no caso da N-Line perde a opção da Prata Sand, mas mantém as outras e no caso das outras versões volta o Prata Sand e perde o Cinza Shadow.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta a gasolina
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75.6mm x 89mm
TAXA DE COMPRESÃO: 10:1
POTÊNCIA: 193CV a 6000RPM
TORQUE:27KGFM a 1700RPM e vai até 4500RPM
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.33 metros, largura 1.79 metros, Altura 1.63 metros e entre -eixos: 2.61 metros
PESO: 1355KG
PESO/POTÊNCIA: 7KG/CV
PESO/TORQUE: 50.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta-malas 422 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Amortecedores hidráulicos com molas helicoidais
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, EBD, Hill Holder e Controle de tração de tração
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 18, 215/55/R18
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 10.25 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Teto Solar Panorâmico, Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas, Câmera para monitoramento de ponto cego(BVM), Alerta de presença no banco traseiro(ROA), Detector de Fadiga(DAW), Sistema de alerta de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclitas(FCA), frenagem de emergência com convergência a esquerda, Assistente de centralização de faixa(LFA), Assistente de permanência de faixa(LKA), Farol Adapativo(HBA), Assistente de ponto cego(BCA), Assistente de tráfego cruzado traseiro(RCCA) e Alerta de saída segura(SEW).
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores e dependendo da versão.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: R$189.990.
AGRADECIMENTOS A MOÇA DA ENTREGA TÉCNICA E A GERAÇÃO HYUNDAI PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.
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