MORTO E ENTERRADO: A PRIMEIRA GERAÇÃO DO CRETA DÁ ADEUS AO MERCADO(VERSÃO ACTION)

                                                      

DEPOIS DE SETE ANOS, SENDO QUATRO CONVIVENDO COM A NOVA, O CRETA ACTION OU DE PRIMEIRA GERAÇÃO DÁ ADEUS AO MERCADO 

Sim antes tarde do que nunca, eu ia publicar essa notícia já quando lançou o novo Creta, estava esperando os estoques do Creta antigo acabar e do Action também e lógico agora chegou a hora do adeus.

   Lógico é comum algumas vezes o modelo antigo conviver com o anterior, no Brasil nós conhecemos essa prática muito bem, mas a Hyundai fez algo inédito: nos SUV, no caso morto e enterrado aqui não tem nada de pejorativo, é apenas um adeus.

  No caso o Creta de primeira geração chegou em 2017 com duas opções de motor no caso o 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gerava 16KGFM a 4500RPM e 123CV a 6000RPM e com álcool passava a gerar 16.5KGFM e 130CV podia vir atrelado ao câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas e o 2 litros 16V Turbo da família NU com 19.1KGFM a 4700RPM e 156CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 20.7KGFM e 167CV nas mesmas rotações, durante a vida do primeiro Creta recebeu um facelift em 2019 e perdeu o câmbio manual, em 2021 chegava a segunda geração com visual polêmico, então antiga geração conviveu na Action, o NU com algumas alterações passava a nova geração e estreava o três cilindros T-GDI 1 litro da família Kappa com 120CV e lógico a Action era a única que mantinha o 1.6 16V aspirado na linha, mas em 2024 o Creta recebe um facelift e junto com ele aposentadoria da família NU já que o motor 2 litros é substituído pelo Smarttream T-GDI 1.6 16V de 193CV, o Kappa é mantido, mas o Action continua por algum tempo.

   E em Outubro ele dá adeus oficial, por isso eu digo antes tarde do que nunca, com isso a primeira geração do Creta dá adeus, embora o Creta em si segue sua trájetória como eu já disse com novo motor e a própria Família Gamma, segue sua vida, só que agora com alterações no diâmetro x curso e lógico turbo e injeção direta(algo que ocorreu com os Duratec na Ford por exemplo).

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