JAPONESES E CARRO ELÉTRICO ESPORTIVO SUL-COREANO
Essa atualização só tivemos orientais, no caso dois japoneses, afinal o Toyota CH-R que é a promessa cumprida que teremos SUVs nos jogos e também o Honda Civic Si dos anos 1980 e lógico já confirmadíssimo Hyundai Ioniq 5N que será o primeiro dessa lista a ter vídeo e a volta rápida, nesse caso é o sul-coreano elétrico por aqui.
TOYOTA CH-R S 1.8 16V HYBRID
MOTOR A COMBUSTÃO: 1.8 16V da família ZR da Toyota
POTÊNCIA:99CV a 5200RPM
TORQUE:14.5KGFM a 3700RPM
MOTOR ELÉTRICO: 94CV
TOTAL:21.1KGFM a 4000RPM
POTÊNCIA: 138CV a 5200RPM
CÂMBIO: CVT
PLATAFORMA: TNGA a mesma dos Corolla Sedan e Corolla Cross feitos no Brasil
PESO: 1440KG
PNEUS: Normal Médio
0 a 100KM/H: 10.7segundos
60 a 100KM/H : 6.4 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 184KM/H
Ele é o primeiro da matéria escrita e será o segundo a ter vídeo e volta rápida, se está perguntado eu respondo: sim, ele vai na terra sem choro nem vela, mas antes vamos comentar sobre os detalhes técnicos.
O câmbio é o CVT tradicional que é usado nos Corolla Sedan e Cross híbridos nacionais, já o motor a combustão é o mesmo VVT-i 1.8 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, operando no ciclo atinkson ele gerava 14.5KGFM a 3700RPM e 99CV a 5200RPM e lógico aqui o motor elétrico é mais potente que os híbridos nacionais: 72CV contra 94CV desse modelo, não temos o torque do elétrico só os números totais: 21.1KGFM a 4000RPM e 138CV a 5200RPM, o motor e tração são dianteiros, aliás o primeiro tração dianteira a ir para a terra. Na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 10.7 segundos, lógico era esperado que fosse o pior da rodada, mas ficou 0.5 segundo atrás do Jimny 1.5, ele retomou de 60 a 100KM/H em 6.4 segundos, aqui auxiliado pelo CVT e foi o segundo melhor da rodada e aqui entra a questão: no Jimny 1.5 a marca é fixa(em quarta) e com isso a vantagem de 5.4 segundos para o SUV da Toyota e ele chegou a 184KM/H aqui a aerodinâmica se impôs, ok, é menos veloz da rodada, mas ainda assim foram 17KM/H de vantagem.
A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais, sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na traseira. O modelo tem uma boa dinâmica, até melhor que do parece, mas o CVT "joga o carro para frente", aliás nada contra o CVT em uso normal, mas aqui é complicado e fora é que um CVT que não emula marchas(redução) e aí fica naquele "ehhhhhhhhhh", Já o acabamento é muito bom, mas lógico aqui temos o "conta-eletricidade" no lugar do conta-giros, já na terra por ser tração dianteira ele sente dificuldade, lógico se for motor e tração traseiros até tem, mas é menos, não sei motor dianteiro e tração traseira na terra, mas integral é tranquilo, lógico não tenho altas expectativas na terra, ainda que você possa dar alguns powerslides., mas a nossa dúvida é: será que bateu o Suzuki Jimny Sierra 1.5? só o vídeo e a volta rápida para ver e aí só no dia 16/02.
Na terra da para dar powerslides, mas a tração dianteira vai lhe prejudicar.
Aqui visto de frente.
Painel bonito e bem acabado, mas o conta-eletricidade no lugar do conta-giros.
Logotipo Hybrid igual a dos Toyota nacionais nessa configuraçaõ
Teto Branco é uma combinação em interessante, em algumas cores o teto é preto ou pode vir apenas com a cor total se não gostar.
Faróis Full-Led muito bonitos.
Logotipo denunciando que ele é híbrido
Rodas de liga-leve aro 16
O modelo tem um bom comportamento dinâmico, mas não abuse se não o CVT leva a dianteira e leva o carro junto.
HYUNDAI IONIQ 5 N
MOTOR: DOIS MOTORES ELÉTRICOS, UM TRACIONANDO AS RODAS DIANTEIRAS E OUTRO A TRASEIRA COM ISSO TRAÇÃO INTEGRAL
POTÊNCIA: 650CV a 0RPM
TORQUE:78.5KGFM a 0RPM
PESO:2210KG
PNEU: Esportivo Duro
0 a 100KM/H: 4segundos
60 a 100KM/H: 1.9 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 259KM/H
"O Melhor carro elétrico...... do mundo!" brincadeiras á parte, sim eu sei que a Hyundai entrou em acordo com o grupo CAOA e esse toca agora a Chery brasileira, mas agora é hora de comentar sobre o Ioniq 5N que é um Hatch elétrico esportivo.
Bom ele tem dois motores elétricos, um tracionando as rodas dianteira e outro tracionando as rodas traseiras e com isso ele gera um total de 78.5KGFM e 650CV ambos a 0RPM e com isso tração integral, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 4segundos, a melhor marca da rodada e um ótimo tempo, ele retomou de 60 a 100KM/H em 1.9 segundo e chegou a 259KM/H também a melhor marca da rodada, lógico como ele foi comentando é lógico que seria o melhor carro rodada, já o ronco não é de carro elétrico e sim ele emula um automóvel a combustão no caso o i30N, mas na vida real tem o corte de giro emulando troca de marcha aqui não tem, fica um "bóoooooo", mas longe de ser chato igual a um CVT tradicional. já o acabamento é muito bom e duas telas de TFT. Já o visual do carro é bonito, nem parece um hatchback elétrico.
A sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira com molas helicoidais, o modelo é bem divertido, ele no início tem forte tendência de sair de traseira, com ele tem ausência de freio-motor por que é elétrico, se não frear direito é a dianteira que escapa, ou muitas vezes escapa as quatro rodas, é um carro bem divertido e já adianto dessa rodada é o primeiro a ter vídeo e volta rápida e será no dia 13/02, acreditamos que vai virar um bom tempo para um carro elétrico, mas para confirmar só o vídeo e a volta rápida para ver!
Painel bonito e bem acabado com velocímetro bem interessante.
Ele chegou a 259KM/H
Aerofólio gigantesco.
Lanternas traseiras em led e brancas, bem interessantes.
Logotipo N na tampa do porta-malas
Aquio a ligação das lanternas.
Lanternas de neblina também em Led.
N na grade dianteira, lembrando que é elétrico.
Rodas de liga-leve aro 21(sem são bem grandes)
Logotipo N estampado na lateral.
Faróis afilados em led.
Faixa vermelha
Ele tem forte tendência de sair de traseira, mas se não frear certo pode perder a dianteira, ou muitas vezes ele escorrega as quatro rodas.
HONDA CIVIC IV Si 1.6 16V 1987
MOTOR: 1.6 16V da família D Honda, mas com DOHC em vez de SOHC
POTÊNCIA:130CV a 6800RPM
TORQUE:14.7KGFM a 5700RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
PESO: 910KG
PNEUS: Normal médio
PLATAFORMA: EF da Honda
0 a 100KM/H: 8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 9.4 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 211KM/H
A quarta geração do Civic chega ao jogo, se temos nessa rodada híbrido e totalmente elétrico, aqui o Civic é a "velha escola", no caso motor puramente a combustão é um carro de 1987.
O câmbio é o manual de cinco marchas. O motor é o 1.6 16V da família D da Honda que nesses modelos é chamado de ZC no Japão, é da mesma família dos nossos primeiros Civic nacionais, no caso aqui temos bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, lógico vale a observação: os dos nossos Civic era simples, alinhado aos Civic do exterior na época e sabemos que nas versões topo teria o VTEC, o sistema de variação de comando de válvulas da Honda só estrearia no B16 dois anos mais tarde o sistema seria estendido aos motores da Honda no decorrer seguinte, mas agora vamos ao 1.6 16V sem variação, na pista ele surpreendeu no 0 a 100KM/H: 8segundos, dessa rodada foi o segundo mais rápido, óbvio, mas o surpreendente é que ele fez no mesmo tempo do SiR 1.6 16V!, já lógico como ele tem marcha fixa e sem comando de válvulas variável a retomada em quarta foi de 9.4 segundos, lógico seria o lanterna dessa rodada, mas ficou 1.4 segundo atrás do V SiR e ele chegou a 211KM/H para um carro 1987 é uma ótima marca, sem dúvida nenhuma, mas lógico ficou no meio bem atrás do Ioniq 5N e na frente do CH-R e lógico aqui esperado ficaria atrás do V SiR que chegou a 230KM/H, já o ronco é parecido com o SiR, mas ele "grita" mais baixo é bem interessante, aqui nesse caso o motor e tração são dianteiros.
A sua suspensão é Independente tipo braços duplos triangulares nos dois eixos, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Lógico em Eiger Nordwand é díficil avaliar a dinâmica, mas em pistas maiores, o comportamento dinâmico dele é muito bom, aliás algo característico dos Honda, mas nesse caso tem cuidar o pneu normal médio que limita muito ele. Já o painel é simples, mas bem acabado bem a escola japonesa daqueles tempos e completo. Já adianto a volta rápida dele será no dia 20/02 e acreditamos que ficará atrás do Civic V SiR 1.6 16V e na frente do Toyota AE86, mas aí para confirmar só o vídeo e a volta rápida para ver que já disse a data.
Lanternas traseiras típicas do final dos anos 1990 e início dos anos 1980
A ligação de uma a outra típico da época também.
Logotipo "16 valve DOHC" estampado no vidro traseiro.
Logotipo Si.
Logotipo "DOHC Programed Fuel Injecition" estampado na lateral.
Rodas aro 14 de aço estampado
Saída dupla de escapamento.
Olha só "calombo" no capô, igual ao nosso Gol GTi 2000 16V.
Faróis retangulares típico dos anos 1980
Seta de direção.
Ele chegou a 211KM/H
Painel da escola japonesas da época: simples, mas bem acabado.
Ele tem bom equilibrio dinâmico, mas se não fosse pelos pneus seria melhor.
Esse foi a rodada 84 do Gran Turismo 7 (atualização 1.55)
Comentários
Postar um comentário