NOVA GERAÇÃO DO KICKS EVOLUI SEM SACRIFICAR O QUE JÁ ERA BOM E LÓGICO ROMPEU VÁRIOS PARADIGMAS
O Diretor de Design da Nissan América Latina Jonh Sahs, disse que o novo Kicks romperia paradigmas e de fato rompeu como eu vou dizer mais á frente e lógico nos últimos tempos vimos carros mudaram e evoluir, mas coisas boas que tinham na geração anterior ser sacrificadas, no caso do Kicks foi ao contrário: melhorou vários pontos e o que já era bom ficou ainda melhor como você verá na matéria adiante, afinal o Kicks é um produto importante para a Nissan do Brasil que aliás quebrou o seu próprio recorde de vendas em 2024.
Como vocês sabem, o caminho natural é ir a Globo Nissan e um dia antes de ser lançado oficialmente(nas concessionárias,óbvio) o carro já estava lá e amostra, fui conversar com o seu Erico que sempre atende muito bem e me deu dicas interessantes, ele disse que o Kicks do test-drive estava sendo preparado e daí me convidou sexta-feira, mas infelizmente compromissos particulares meu não davam, então me comprometi na semana seguinte e aproveitei para ver uma olhada, vi o câmbio por botões, o espaço interno e o motor que depois eu vou comentar mais sobre ele, na semana seguinte falei com o Erico de novo se podia fazer o test-drive e ele falou que podia, mas teria que ser rápido(calma, ninguém passou acima do limite de velocidades de propósito), apenas teríamos que encurtar o trajeto, esperei ele atender e fomos sair com o modelo.
POR FORA: Do Kicks que agora se chama X-Play, só sobrou o nome, tudo é novo, de uma para-choque a outro, até conjunto mecânicos, ou seja mudou tudo, inclusive a própria base que explico mais detalhes, o visual agora lembra o Nissan Murano de geração atual(modelo vendido nos EUA, recomendo ir no site Nissan-usa.com e veja lá), na dianteira se destaca o farol grande e abaixo três filetes de DRL que dá indentidade ao modelo, nas laterais linhas bem curvas e inclusive outra lembrança dos SUV maiores da Nissan vendido no exterior, já na traseira as lanternas lembram o Juke da Nissan inglesa, mas lógico o visual é bonito, sim estilo é questão subjetivo, mas gostei e inclusive vale uma observação: quando eu estava indo em direção a Globo Nissan vi um desses já na rua, considerando que foi lançado a poucos dias, é algo interessante, enfim o modelo agora é feito na plataforma CMF-B HS, ele mede 4.36 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.62 metros de altura e 2.65 metros de entre - eixos.
Faról principal impõe respeito
Na traseira linhas bonitas e inspiradas nos SUV maiores da Nissan em outros mercados(calma, eu explico depois a ponteira dupla)
Aqui visto de outro ângulo
Aqui a dianteira lembra a atual geração do Murano
A primeira comparação é contra o Kicks de antiga geração agora chamado de Kicks X-Play e corretamente chamado de "Kicks X-Play" e não apenas "X-Play" apenas como muitas marcas no passado fizeram o que para mim era um erro. Voltando Kicks X-Play.
Comprimento: 4.31 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.59 metros Entre -eixos: 2.62 metros
O novo modelo é 5cm mais comprido, 4cm mais largo, 3cm mais alto e 3cm maior no entre -eixos cresceu em todas as dimensões, lembrando que o Kicks X-Play é feito na plataforma V da Nissan que é a base antiga comparada a essa do novo Kicks.
E agora vamos ver contra os rivais.
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200 1 LITRO CVT
Comprimento: 4.31 metros Largura: 1.78 metros Altura: 1.55 metros Entre -eixos: 2.61 metros
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V Tce CVT
Comprimento: 4.38 metros Largura: 1.83 metros Altura: 1.69 metros Entre -eixos: 2.67 metros
VOLKSWAGEN T-CROSS EXTREME 250 TSI 1.4 16V
Comprimento:4.22 metros Largura: 1.76 metros Altura: 1.57 metros Entre -eixos: 2.65 metros
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
Comprimento:4.27 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.62 metros Entre -eixos: 2.57 metros
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION BY ABARTH TURBO 270 1.3 16V
Comprimento:4.43 metros Largura: 1.77 metros Altura: 1.54 metros Entre -eixos: 2.53 metros
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT
Comprimento:4.38 metros Largura: 1.79 metros Altura:1.59 metros Entre -eixos: 2.61 metros
HYUNDAI CRETA PLATINUM 1.6 16V T-GDI DCT-7
Comprimento:4.33 metros Largura: 1.79 metros Altura: 1.63 metros Entre -eixos: 2.61 metros
JEEP RENEGADE SAHARA T270 1.3 16V FLEX
Comprimento:4.27 metros Largura: 1.80 metros Altura: 1.70 metros Entre -eixos: 2.57 metros
Lógico que o Fastback acaba sendo maior que os outros por que tem que "se virar nos 30" para deixar Jeep Renegade e Peugeot 2008 "soltos" por assim dizer, mas tirando isso é o terceiro maior comprimento apenas 2cm atrás do empate de Duster e HR-V e 3cm á frente do Creta, na largura é o segundo mais largo só perdeu para o Duster e empatou com o Renegade e ficou 1cm á frente do empate de Creta, Tracker e Honda HR-V e tem o segundo maior entre -eixos junto com o T-Cross ambos só perdendo por 2cm para o Duster e ficando 4cm á frente do ampte de Peugeot 2008, Honda HR-V e Hyundai Creta e isso acabou se transferindo para o exterior.
Lanternas bonitas e inspiradas no Juke.
Aqui a parte que fica no porta-malas
Logotipo 220 T na tampa do porta-malas denuncia o novo motor.
POR DENTRO: Ele chama atenção o bom acabamento, mas ele consegue ir além: o painel a moda "Mercedes-Benz" se destaca e chama atenção e a tecla por botões, que por mais que você se prepare para esse momento, parece que existe um "delay" do seu cérebro(no meu caso), mas enfim agora vamos aos principais itens de série: ABS, Air Bag Duplo frontal, ESP, Controle de tração(obrigatórios por lei e esss dois juntos são chamados de VDC pela Nissan), Alarme, Ar Condicionado digital automático touch, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 12.3 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Hill Holder(chamado de HSA na Nissan), Air Bag duplo lateral/cortina, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência tanto na traseira e dianteira, no caso da traseira com detecção também de pedestres(FCW/FEB) e na dianteira destes e ciclistas, alerta de tráfego cruzado traseiro(RCTA), Alerta de atenção do motorista(DAA), Alerta inteligente e assistente de mudança de faixa(LDP,LDW), Alerta de centralização de faixa, Piloto Automático automático adapativo ICC e Pro Pilot 2 e Alerta de ponto cego, já adianto que terá segunda parte ainda não acabou.
Central multimídia de 12.3 polegadas e aqui a câmera 360 graus.
Painel em tela de TFT com 12.3 polegadas.
Agora é hora de ver o que os rivais tem a oferecer, o Peugeot 2008 GT que custa R$173.990 sim, são R$26.010 a menos, mas deve piloto automático adaptativo, alerta tráfego cruzado traseiro e frenagem de emergência na traseira e a central multimídia é de 10 polegadas,o Renault Duster Iconic 1.3 16V TCe custa R$174.390 é R$25.610 a menos, mas deve alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de permanência e assistência de faixa e piloto automático adaptativo embora tenha o alerta de ponto cego e a própria central multimídia é de 8 polegadas, o Volkswagen T-Cross Extreme custa R$191.090 são R$7.010 a menos, mas ele deve alerta de ponto cego, stop and go no piloto automático e para equipar ele com esses itens ele vai a R$197.040, lógico acrescenta o Park Assist e outras coisas que depois explico, ainda é R$3.000 mais barato e a central multímidia é de 10 polegadas, mas calma que logo tem mais, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo custa R$189.990 é R$9.010 mais barato, a central multimídia é de 11 polegadas, ele deve piloto automático adapativo, alerta de frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado para o Kicks, embora tenha o Park Assist de série, o Fiat Fastback Limited Edition custa R$171.990 ok é R$27.010 a menos, mas deve Air Bag de cortina, Piloto Automático adapativo, frenagem de emergência traseira e alerta de ponto cego que é opcional e vem num pacote aí o preço vai a R$175.980, ok é R$23.010 ainda de diferença e a central multimídia é de 10 polegadas, o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo CVT que custa R$204.010, esse é R$5.010 mais caro que o Kicks, mas ele deve frenagem de emergência traseira apenas, embora ele tenha piloto automático adapativo e a central multimídia é de 8 polegadas e quem faz a função alerta de ponto cego é a câmera , o Hyundai Creta Ultimate 1.6 T-GDI custa R$199.590 é R$590 mais caro e deve piloto automático adapativo e a central multimídia é de 10.25 polegadas e assim como o Honda a câmera faz a função de alerta de ponto cego na central multimídia e o Jeep Renegade Sahara Turbo 270 1.3 16V Flex custa R$169.990 são R$31.010, mas ele deve piloto automático adapativo, alerta de ponto cego e a central multimídia é de 8.4 polegadas e calma que ainda não acabou tem o segundo round depois, mas no espaço interno ele me surpreendeu positivamente: com o banco na minha posição um espaço gigantesco e com o banco recuado sobrou dois dedos.
Com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco
Com o banco recuado sobrou dois dedos.
E agora vamos ao segundo round dos equipamentos: Abertura e acendimento das portas com chave, Acionamento de alarme através da chave, Acendimento inteligente dos faróis(sensor crepuscular), Alerta para trocas de marcha no volante(Paddle shift), Banco do motorista com regulagem de altura, Apoio de cabeça para todos os ocupantes(esse obrigatório desde 2020), Banco traseiro rebatível/Premium, Bancos com revestimento Premium e tecnologia Zero Gravity, Carregador de celular por indução(Wireless), Chave inteligente presencial i-Key, Console central com apoio de braço e porta-copos duplo, Faróis com regulagem elétrica, Faróis com sistema Welcome e Follow me Home, Iluminação ambiente nas portas e painel dianteiro, Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva, Limpador/Lavador e desembaçado traseiro, Luzes de leituras dianteira e traseiras em LED, Nivelador de profundidade do porta-malas(flex board) (depois explico mais sobre isso), Painel com revestimento premium e tela de TFT de 12.3 polegadas, Para-Sol com espelho e iluminação, Porta-malas com iluminação interna e alça para sacolas, Porta óculos, Porta Revistas no banco do motorista e passageiro, Retrovisores externos rebatíveis elétricamente, Porta USB dianteira tipo C (duas dianteiras e duas traseiras), Seletor de transmissão por botões( e- shifter), Seletor de modo de condução(Normal, Eco,Sport), Sistema eletrônico de ignição(botão por partida), Tag sem parar instalada, Tomada de 12 Volts no console central, Sistema One-Touch em todos os vidros, Volante com acabamento Premium, Volante multifunicional, Tapete em Carpete, Antena Estilo Shark, Maçanetas externas na cor do veículo, Lanternas traseiras em Led, Rack de Teto Longitudinal, seta repetidora em led, Retrovisores externas na cor Preto Premium, Teto Solar Panorâmico com abertura e fechamentos elétricos, Faróis Full Led com projetores, Alerta de cinto segurança destravado, Cinto de segurança traseiro, Alerta Objetos no banco traseiro, Cinto de segurança de três pontos para todos(obrigatório desde 2020), Isofix(obrigatório desde 2020), Freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold, Luzes de diurnas de LED(DRL), Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Visão 360 graus inteligente com detector de movimento, Android-Auto e Apple Car Play, Rodas de liga-leve aro 19 e sistema som Bose com 10 alto-falantes, o meu pai hoje aposentado diz que esse som é o melhor som do mundo, enfim voltando ao carro é bem completo que dispensa opcionais, agora vamos ver os rivais tem para vender, no caso do Peugeot 2008 GT tem Teto Solar Panorâmico e a câmera 360 graus, mas a roda é aro 17 e o painel em tela de TFT é de 10 polegadas , o Renault Duster Iconic só tem a câmera multiwiew, mas é inferior a usada pela Nissan e deve Teto Solar Panorâmico e o painel é analógico e a Roda de liga-leve é aro 17, já o T-Cross Extreme além dos itens de segurança já citados acima, se você acrescenta: R$7.660 e vaí vai a R$204.700 ficando R$5.700 mais caro que o Kicks e o painel em tela de TFT é de 10.25 polegadas e as rodas são aro 17 , o Chevrolet Tracker vem com teto solar panorâmico de série, o Fiat Fastback Limted Edition só pode vir com Teto Panorâmico e ponto cego e aí o preço é R$181.790 ok é mais barato, mas você viu que deve perante ao Kicks e o painel é em tela de TFT de 7 polegadas, o Honda HR-V é mais caro e deve o teto solar panorâmico, o Hyundai Creta Ultimate já foi visto que deve o piloto automático e o Jeep Renegade Sahara tem Teto Solar Panorâmico e os freio de mão eletrônico, além do Kicks só Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V e Fiat Fastback que tem. Já o porta-malas é de 450 litros com a "tampa alta" e 470 litros com a "tampa baixa" o que o deixa em posição vantajosa, eu explico mais á frente.
NISSAN KICKS X-PLAY: 437 litros
Aqui temos a vantagem sobre o Kicks X-Play: são 13 litros na tampa alta e 33 litros na tampa baixa, agora é hora de ver contra os rivais.
PEUGEOT 2008: 374 litros
RENAULT DUSTER: 469 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 363 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros
HONDA HR-V: 354 litros
HYUNDAI CRETA: 422 litros
JEEP RENEGADE: 320 litros
A média do segmento é de 404.5 litros bem acima da média, em termos de tamanho vale uma observação: o Fastback tem o porta-malas maior por que a Fiat decidiu fazer um suv-cupê para se virar nos trinta, mas de qualquer forma o Kicks é o terceiro só ficando 19 litros atrás do Duster e 28 litros á frente do Creta e calma que o Porta-malas ainda não acabou depois eu explico.
Com a tampa alta leva 450 litros
Como eu disse o capítulo porta-malas não acabou e agora vamos com tampa baixa que é VDA também, algo que a Chevrolet faz no Tracker também e lógico aqui vamos manter as medidas originais de outros e as medidas com água.
PEUGEOT 2008: 419 litros
RENAULT DUSTER: 469 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 414 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
FIAT FASTBACK: 600 litros
HONDA HR-V: 354 litros
HYUNDAI CRETA: 320 litros
JEEP RENEGADE: 394 litros.
Vale lembrar que os modelos Stellantis estão com água e o da Volkswagen também, já Kicks e Tracker são VDA apenas com a tampa baixa, mas enfim agora vamos a média 426.8 litros, o Kicks tem bem acima da média e no caso aqui ele conta com o segundo maior porta - malas com 470 litros ficando 1 litro á frente do Duster e lógico aí fica 130 litros atrás do Fastback pelo mesmo motivo citado acima e já quebrou três paradigmas aqui: O primeiro é que veio a minha cabeça "R$200.000 na versão mais cara a Nissan pesou a mão", mas eis que fazendo as contas e o equipamento que entrega e aliás andando com ele dá para ver que não. Outro paradigma: evoluções tem preço: afinal sacrífica espaço ou sacrifica o porta-malas, aqui não: O Kicks aumento o espaço e aumento o porta-malas algo que era ponto bom na geração antiga(hoje Kicks X-Play) foi melhorado! lembrando que Honda HR-V e Peugeot 2008 sacrificaram coisas para evoluir, o primeiro porta-malas e o segundo opção de motor mais potente, mas aí é algo que o Kicks nunca teve, então já temos três paradigmas quebrados. E sim o porta-malas do Kicks dá e sobra para uma familia.
Porta-malas com a tampa baixa vai a 470 litros.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas banhada a óleo, sim é a mesma do Renault Kardian, o motor é o três cilindros 220 T 1 litro 12V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta ele sai desmontado de São José dos Pinhais-PR pela Horse divisão de motores da Renault e chega em Resende-RJ para ser montado é um CKD interno, por assim dizer(no caso dentro país) com isso ele gera 20.4KGFM a 2000RPM e 120CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 22.4KGFM a 2500RPM e 125CV nas mesmas rotações da potência com gasolina, é sem tirar nem por, o motor do Kardian. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo Independente tipo McPherson na dianteira e semi - independente com eixo de torção na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, sobre a suspensão segue receita similar aos rivais, o único a ter Independente tipo McPherson é o Renegade e nos freios Duster, Tracker e Fastback são a tambor na traseira, já o restante assim com o Kicks é freio á disco, o próprio Kicks X-Play é a tambor na traseira. Por falar nele agora vamos ver contra o motor e câmbio anterior que está vigente no Kicks X-Play.
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas(função D-Step)
MOTOR: 1.6 16V da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica.
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 15.2 KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
Aqui já temos duas escolas diferentes, o câmbio agora é dupla embreagem contra CVT e os ganhos são bem vísiveis: são 5.2KGFM a mais de torque e chegando 2000RPM mais cedo e 10CV a mais com gasolina, com álcool o ganho aumenta para 7.1KGFM e chegando mais ce e 12CV a mais que o 1.6 16V ou seja um ganho exponencial sem dúvidas nenhuma.
O motor três cilindros 220 T 1 litro 12V gera 120CV com gasolina e 125CV com álcool.
E agora vamos ver contra os rivais.
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200 1 LITRO 12V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: Três cilindros Turbo 200 1 litro 12V da família GSE da Fiat com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III na admissão dispensando o comando de válvulas a variação desse a variação no coletor, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai 130CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCE CVT
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 156CV a 5500RPM com gasolina e 163CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 25.5KGFM a 1600RPM com gasolina e 27.5KGFM com álcool nas mesmas rotações
VOLKSWAGEN T-CROSS EXTREME 250 TSI 1.4 16V AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da familia CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA:139CV a 5000RPM com gasolina e 141CV com álcool
TORQUE: 22.4KGFM a 2500RPM com gasolina e 22.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH E JEEP RENEGADE SAHARA T270
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: GSE Turbo 270 1.3 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape, Sistema Multiair III atuando diretamente nas válvulas de admissão dispensando o comando de válvulas a variação e o coletor, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 176CV a 5750RPM nos dois combustíveis
TORQUE:27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V Turbo e injeção direta da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA:177CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 24.5KGFM a 1700RPM e vai até 4500RPM
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 1.6 16V T-GDI
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embragem de sete marchas
MOTOR: 1.6 16V T-GDi da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e apenas movido a gasolina.
POTÊNCIA: 193CV a 6000RPM
TORQUE: 27KGFM a 1700RPM
Bom deixando claro aqui, é a versão topo de linha então vai as topo de linha, mas as versões intermediárias que sempre são as mais vendidas no caso do Duster o motor passar ser o 1.6 16V, o HR-V passa a ser 1.5 16V aspirado e no restante o motor é o três cilindros turbo de 1 litro, mas enfim lógico que a menor cilindrada traz um preço: com gasolina é a menor potência ficando 5CV atrás do Peugeot 2008 e o menor torque, mas empatado com o Peugeot 2008, já com álcool aí sim ele apesar de ainda manter a menor potência e a distância de 5CV ser mantida, ainda assim fica com o segundo menor torque, mas agora ficando 2KGFM á frente do Peugeot 2008 e apenas 0.5KGFM atrás do Tracker, lógico que o Kicks nas versões intermediárias e básicas acaba se destacando mais nesse aspecto, mas ainda assim um bom motor a nível geral, depois eu explico e de qualquer forma outro paradigma quebrado: os japoneses acabam não ousando muito, mas nessa ousaram, afinal o primeiro três cilindros de uma marca japonesa para um público amplo(a Toyota tem, mas é em esportivos de quase R$500.000) e câmbio de dupla embreagem que só vê em esportivos japoneses de alto nível(sim, o GT-R por exemplo que se aposentou ano passado), realmente temos uma quebra de paradigamas aqui: os japoneses ousaram.
ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar com ele, fui mandar a carteira para o Erico, ele comentou "Nem precisa" enfim fomos ao Kicks, primeiro lembra do "Delay" do meu cérebro, vendo as teclas e acostumado a alavancas de câmbio normais, confesso que demorou um pouquinho, fui ligar o Erico me advertiu "Use o cinto" é a primeira vez que esqueço de um cinto e olha aí você começa a entender por que ele custa R$200.000 numa versão topo de linha e aí justifica-se, o carro estava de frente e aí vou para o D, algo de costume e aí opa, fui alertado, dei até risada da minha situação, então já tinha apertado o freio e já tinha colocado o botão de liga/desliga e aí apertei o botão "R" de ré e coloquei, lógico depois que se acostuma fica prático, fui tirar o botão eletrônico, ele disse "Não precisa, é só acelerar" ou seja bem tecnológico e confesso que nem fui atrás disso, enfim aí acelerei lógico, que com cuidado e fui ver, lógico que tive esperar a área de acesso da Globo Nissan e lógico o alerta de ponto cego, avisou e vinha uma moto e esperei a moto e aí coloquei no D e fui usar o modo Sport que é um seletor só para ver como se comporta e lógico fui saindo da Globo Nissan, primeiro me chamou atenção como você consegue achar a posição de dirigir e de quebra a qualidade de construção, fui saindo rumo a Beira Mar de São José ou Avenida Accioni Filho e lógico esperei o trânsito, e aí com o sinal verde para entrar, faço um kickdown, o três cilindros ronca bem e a "patada" por assim dizer é evidente e respondeu bem, quando eu vi: 72KM/H, ops, vou aliviar: 60KM/H matendo, lógico aqui foi um paradigma da minha cabeça, como já havia andando no Kardian, o Kicks é mais pesado, achei que não teria a mesma "vontade" lógico melhor que a geração antiga do Kicks? sim, sem dúvida nenhuma!, mas ele surpreendeu, lógico que ambos tem câmbio de dupla embreagem, mas talvez o câmbio de dupla embreagem tenha mitigado a diferença de peso, ou até mesmo a chegada do torque total a 2000RPM ajudou, mas enfim fui seguindo a 60KM/H e fiz a curva a 60KM/H e se mostrou bem estável, lógico que aí teve uma faixa de pedestres e um senhor estava passando, como estave em ritmo normal pisei no freio, só me esqueci do alerta, mas agradecimentos ao seu Erico pelo atendimento prestado por ter lembrando do alerta . Voltando ao acerto de chassi até arrisco dizer que uma estabilidade digna de um GT-R numa velocidade óbvia bem maior, nem se quer a carroceria inclinou, ou seja o modelo se mostrou na mão, lógico o painel é bem vísivil , o seu Erico tinha pedido para eu entrar rápido numa entrada e tinha concordado, só que acabei passando a entrada tive que ir na Avenida Beira Mar de São José-SC e advertência que teria que encarar uma fila e de fato acabamos encarando, mas era por causa de um caminhão fazendo descarregamento e lógico fui mais devagar e entrei na presidente Kennedy, o sinal estava aberto e entrei nela, vazia aproveito para fazer um kickdown até 60KM/H e respostas bem prontinhas, pisou já vem, mas lógico o que notei que a suspensão é um pouco dura, nessa versão, dura mas justinha, algo típico dos Volkswagen por exemplo, mas aí entra a roda aro 19 que é bem grande ela entrega qualquer coisa, não tem jeito acredito que as versões mais em conta acredito que são mais macias por causa do pneu e enfim e fui seguindo a Presidente Kennedy e depois ele acaba virando Joaquim Vaz e Costâncio Krummel, apesar de entregar alguma coisa no asfalto, já nas lombadas se mostrou muito bem, sem sustos e absorvendo bem e lógico quando estava perto de entrar, outro caminhão fazendo descarregamento, olho para o lado vejo ninguém dou seta e entro na José da Costa Vaz que dá acesso a entrada da Globo Nissan e da Globo Renault que ao lado, lógico algo que nas viradas mostrou a direção tem o peso certo: nem é lenta e nem rápida demais, achei ela bem correta e lógico desde alí com o pé leve, tomo cuidado com o estacionamento dividido e aí entro na Globo Nissan onde estaciono e faço as fotos da matéria, só me esqueci de teto panorâmico, mas vou usar a foto de imprensa da Nissan nessa e a saída dupla de escape perguntei ao seu erico é apenas acessório da marca
Botão de liga;desliga, botão do freio eletrônico, teclas de troca de marcha no lugar de alavancas e seletor de modo de condução.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$199.000, ok nessa versão não é dos mais baratos e não chega a ser o mais caro como você viu acima, O seu consumo urbano é de 8.3KM/L com álcool e 11.7KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.9KM/L com álcool e 14.3KM/L com gasolina, bom aqui entra uma questão: pode ser que o ESM usado em modelos Renault tenha ficado em São José dos Pinhais-PR e não foi para a Resende-RJ, mas enfim de qualquer forma números bons e vamos comparar ao Kicks X-Play e aos rivais.
NISSAN KICKS X-PLAY 1.6 16V
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200
Consumo urbano com álcool: 8.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:12KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L
RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V TCe
Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.3KM/L
VOLKSWAGEN T-CROSS EXTREME 250 TSI (usando os números do Highline que tem o mesmo motor)
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.2KM/L
CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH TURBO 270
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.6KM/L
HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.9KM/L
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 1.6 16V T-GDI
Consumo urbano : 11.9KM/L
Consumo rodoviário: 13.5KM/L
JEEP RENEGADE SAHARA TURBO 270
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.4KM/L
Aqui vale a observação que o Creta 1.6 16V T-GDI é apenas a gasolina, em comparação ao Kicks X-Play ele foi 0.5KM/L mais econômico com álcool na cidade, 0.4KM/L mais econômico com gasolina, na rodovia a vantagem se repetiu 0.5KM/L com álcool e 0.4KM/L com gasolina e contra os rivais, com álcool ele foi o segundo mais econômico só perdeu para o 2008 com 0.1KM/L e ficou 0.3KM/L á frente do T-Cross, já com gasolina acabou sendo o quarto mais econômico, ficando 0.1KM/L atrás do T-Cross e 0.2KM/L á frente do HR-V, no consumo rodoviário com álcool é o segundo melhor só perdendo para o Tracker e ficando 0.1KM/L á frente do Fiat Fastback e do Peugeot 2008 e dono do melhor consumo rodoviário com gasolina ficando 0.1KM/L á frente do T-Cross, além de ser o mais econômico na rodovia ainda sempre está entre os mais econômicos.
E aí se tivesse R$200.000 na conta bancária e condições você levaria? A Resposta é sim, o Kicks conseguiu tirar duas coisas da minha cabeça: o preço de R$200.000, ok não é barato, mas paga com uma tecnologia e equipamentos melhores que os rivais, é dono de um excelente espaço interno, dono de um excelente porta-malas, o motor três cilindros é muito melhor que o 1.6 16V(que aliás vamos fazer justiça, o Kicks X-Play se vira muito bem com esse motor, outros SUV com motor 1.6 16V aspirado não podemos dizer), um excelente consumo lógico que o rodoviário foi o melhor com gasolina, mas ainda assim sempre entre os melhores, uma boa dirigiilidade(melhor do que eu esperava, já era boa no Kardian, ficou melhor), ou até o desempenho saiu melhor que o esperado e isso pesa a favor. contra? olha é díficil, pode ser o preço dessa versão em específico, mas com várias ressalvas: ele é muito equipado, digo "muito mesmo" então acaba sendo válido e no caso as versões Sense e Advance estão com preços promocionais e em preços normais estão dentro do segmento, o que agrada , e lógico eu confundi o nome das versões, o Erico me falou que a versão mais vendida é a Advance. E outra coisa que vai a favor do Kicks: ano passado o Kicks bateu o seu recorde de vendas, dependendo do carro em si, acredito que possa repetir o feito ano que vem(lógico que existem fatores externos, que fogem do controle do fabricante, mas aí é outra outra conversa). Agora vamos ver as outras versões toda com o mesmo conjunto motor e câmbio dessa, só que o Kicks X-Play que segue em produção com a base, motor e câmbio anteriores a esse conjunto aqui do carro da matéria, de fato o novo Kicks quebrou paradigmas.
A versão Exclusive perde o Teto Solar Panorâmico, Sistema Pro-Pilot , o som Bose e o alerta de frenagem e na frenagem de emergência traseira, e custa R$182.490 e em preços promocionais está R$177.990.
A versão Advance perde o painel em tela de TFT de 12.3 polegadas e passa a ter 7 polegadas e a Roda de liga-leve é aro 17 e aí o preço é de R$175.990 e o preço promocional de R$167.990
E por fim a versão Sense que custa R$164.990 e perde a câmera de 360 graus. E vamos aproveitar para incluir o Kicks X-Play que vem com câmbio CVT e motor 1.6 16V e tem a plataforma V
Kicks X-Play Advance 1.6 16V custa R$148.090 as rodas são aro 17, a central multimídia é de 8 polegadas e a tela de TFT é de 7 polegadas, perde o alerta de ponto cego e o Ar Condicionado é convencional.
O X-Play Sensce 1.6 16V custa R$129.690, a central multimidia passa a ter 7 polegadas, perde o alerta de frenagem com frenagem de emergência
E por fim o X-Play Active 1.6 16V que custa R$117.990 e passa a ter rodas de aço aro 16 e no lugar das liga-leve aro 17.
Voltando a nova geração do Kicks ele está disponível nas cores: Preto Premium, Azul Oceano, Cinza Grafite com teto Preto Premium, Vermelho Malbec com teto Premium(a cor do modelo avaliado) e Branco Diamond com Teto Premium, já Exclusive não tem o vermelho, mas tem o Prata Classic e tem as demais versões, mas sem o teto Premium, a Advance volta o Vermelho Malbec, mas perde o Azul Oceano e a Sense segue as cores da Advance. Vou deixar claro de antemão: sim, no Kicks anterior eu tinha citado que poderia ter o 1.3 16V TCe, mas temos que ser realistas: o Kicks sempre vendeu muito bem com motor 1.6 16V e esse três cilindros turbo é bem melhor.
Saída dupla de escape é acessório
O Som Bose dispoível na versão Platinum
Teto Solar Panorâmico(achei da própria Nissan)
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro,transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 999cm3
DIÃMETRO X CURSO: 72.2mm x 81.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11:1
POTÊNCIA: 120CV a 5000RPM com gasolina e 125CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 22.4KGFM com álcool a 2250RPM
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas banhado a óleo e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.36 metros, Largura 1.80 metros, Altura 1.62 metros e entre -eixos 2.65 metros
PESO: 1366KG
PESO/POTÊNCIA: 11.3KG/CV com gasolina e 10.9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 67KG/KGFM com gasolina e 60.9KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta-malas 470 litros(com a tampa baixa), 450 litros(tampa alta) e tanque de combustível 48 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABD, ESP, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 224/45/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 12.3 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Hill Holder, Alerta de frenagem de emergência tanto na dianteira e na traseira com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclitas na dianteira, na traseira com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de atenção do motorista, alerta de objetos no banco traseiro, Alerta inteligente de mudança de faixa com assistência de permanência em faixa, Piloto Automático adapatativo ICC com Pro Pilot 2, Alerta de ponto cego, Painel em tela de TFT de 12.3 polegadas, som Bose, Teto Solar Panorâmico.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem, ele tem apenas acessórios disponíveis nas concessionárias.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$199.000
AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN E AO ERICO PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO!
FICOU INTERESSADO?
FALE COM O ERICO (48) 99995-1646





















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