FIAT 124: UMA FAMÍLIA ITALIANA

O SEDÃ QUE DEU ORIGEM AO LAIKA DEU ORIGEM A UMA FAMÍLIA GRANDE NA ITÁLIA 


O Fiat 124 é pouco conhecido, afinal muitos só conhecem o roadster(que foi longevo na terra da bota como esse artigo vai mostrar) e por ter dado origem ao Lada Laika(Vaz 2101, etc...)

Um pouco antes dos modelos da Vaz colocarem uma "Marcha soviética"  A Fiat em março de 1966 lançou o Fiat 124 era um sedã de quatro portas, que media 4.03 metros de comprimento, 1.62 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.42 metros de entre - eixos. Ele veio apenas em única opção de câmbio: manual de quatro marchas e única opção de motor: o Fiat 1200 OHV com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 71.5mm e o curso era de 73mm o que totalizavam 1197cm3, dotado de carburador de corpo simples, a sua taxa de compressão era de 8,8:1 com isso gerava 8.8KGFM a 3400RPM e 60CV a 5600RPM. A sua suspensão na dianteira era Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira eixo rígido também com molas helicoidais e barras panhard. Os freios eram á discos sólidos nas quatro rodas.

O 124 chegava ao mercado com motor 1200 de 60CV  e mais tarde vai a 65CV.


A CHEGADA DA PERUA se dá em novembro de 1966 e era apresentada junto com o Spider, mas o Spider só seria lançado no ano seguinte, junto com o cupê, já a perua era lançada imediatamente, chamada de 124 Familiare, ele tinha a mesma largura e entre - eixos do sedã, mas o comprimento era de 4.04 metros e a altura era de 1.44 metros, o mesmo câmbio manual de quatro marchas e o mesmo motor 1200 OHV do sedã.

A 124 Familiare chegava ao mercado com o mesmo motor 1200 do sedã.

A CHEGADA DO CUPÊ DO SPIDER(CONVERSÍVEL) se dá em março de 1967, nada muda para o sedã e para a perua Familiare, O cupê media  4.11 metros de comprimento, 1.67 metros de largura, 1.34 metros de altura e mantinha o entre - eixos,  já o Spider media 3.91 metros de comprimento, 1.61 metros de largura, 1.25 metros de altura e o entre - eixos foi encurtado para 2.28 metros, O Cupê estreava a opção do câmbio manual de cinco marchas, além do manual de quatro marchas do sedã, já o Spider vinha apenas com o manual de cinco marchas, já  no motor ambos estreavam o Fiat 1400 DOHC ou Bialbero com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o diâmetro é 71.5mm e o curso foi a 80mm, o que totalizavam 1438cm3,  a taxa de compressão passou a ser 8,9:1 e dotado de carburador de corpo simples passou a gerar 11KGFM a 4000RPM e 90CV a 6500RPM, o cupê é chamado de Sport Coupé. Esse 1.4 é da mesma família do 2.nada que aqui conhecemos no Tempra.

O Sport Coupé chegava ao mercado e estreava o motor 1400 DOHC de 90CV 

O Spider tinha o mesmo motor do cupê.

Em março de 1968 chegava o sedã 124 Special que trazia nova grade dianteira com faróis duplos redondos, com isso o comprimento passou a 4.05 metros, o câmbio sempre manual de quatro marchas, já o motor era o Fiat 1400 OHV de mesmo diâmetro x curso do DOHC, mas com comando de válvulas no bloco , a taxa de compressão teve leve aumento: 9:1, mas ainda assim ele agora gerava 11.3KGFM a 3300RPM e 70CV a 5400RPM deu para ver que a prioridade foi torque aqui.

Com nova dianteira chegava o Special que tinha o motor 1400 de 70CV

 Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda.

A CHEGADA DO FACELIFT PARA O CUPÊ E PARA O SPIDER,  o SportCoupé ganhava nova grade dianteira com farois duplos redondos, já o Spider era comedido, apenas nova grade dianteira, com as alterações o cupê agora media 4.12 metros e o Spider não mudava nas medidas, o motor 1400 DOHC era mantido e ganhava a opção do câmbio automático de três marchas, além disso estreava um motor mais potente: o 1600 DOHC, o diâmetro crescia para 80mm e o curso se mantinha igual ao 1.4 o que totalizavam 1608cm3, a sua taxa de compressão era de 9,8:1 e dotado de carburador de corpo duplo ele gerava 14KGFM a 3800RPM e 110CV a 6400RPM e esse motor só estava disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas. Já o sedã e a perua Familiare ficavam sem alterações. Isso aconteceu em março de 1969.

O 124 Sport Coupé ganhava nova grade dianteira com faróis duplos e além do motor 1400 DOHC de 90CV, estreava o 1600 DOHC de 110CV.

O 124 Spider recebia o facelift com os mesmo motores do cupê.

Em março de 1970 o 124 Special recebe o câmbio automático de três marchas acoplado ao motor 1400 OHV e esse segue sem mudanças e estreava o 124 T que vinha com câmbio manual de quatro marchas ou automático de três marchas e o motor Fiat 1400 DOHC "estrangulado" com taxa de compressão de 8,9:1 com isso gerava 11.4KGFM a 4000RPM e 80CV a 5800RPM, o comprimento ia a 4.06 metros, graças a grade dianteira diferenciada e novos para-choques.

O 124 T chegava ao mercado com motor 1400 DOHC de 80CV 

Em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda, em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda.

EM MARÇO DE 1972 O SPORT COUPÉ  ganha mais um facelift, o Spider ganha outro facelift e mudanças mecânicas, na verdade é mudança na grade, já o 124 recebia mudanças mecânicas, vamos primeiro ao Sport Coupé que agora media 4.17 metros de comprimento, já o resto da família tinha dimensões inalteradas, estreava o 1600 DOHC da mesma família, só que o curso era reduzido para 79.2mm, a taxa de compressão era 9,8:1 e com isso gerava 14KGFM a 4000RPM e 104CV a 6000RPM, isso atrelado ao câmbio manual de quatro marchas, com o câmbio manual de cinco marchas, ele gerava 108CV a 6000RPM e mantinha o torque. Estrava o novo Fiat 1800 DOHC,  o diâmetro crescia para 84mm e o curso do 1600 dessa safra era mantido o que totalizavam 1756cm3, a sua taxa de compressão era de 9,8:1 e dotado de carburador de corpo simples gerava 15.6KGFM a 4000RPM e 114CV a 6000RPM atrelado ao câmbio manual de quatro marchas e esse motor gerava 118CV quando atrelado ao câmbio manual de cinco marchas. O Spider tinha os mesmos motores e de quebra perdia a opção do câmbio automático de três marchas.

O 124 Sport Coupé chegava ao mercado reestilizado e o motor 1600 de 104CV com câmbio manual de quatro marchas e 108CV com câmbio manual de cinco marchas.

O 124 Spider com os mesmo motores do Sport Coupé, inclusive o 1800 , mais tarde recebe o 2000 DOHC de 105CV e injeção eletrônica.

Aqui o 1800 que gerava 114CV com câmbio manual de quatro marchas e 118CV com câmbio manual de cinco marchas.

 Na mesma época o 124 Sedan e Familiare(Perua) ganhavam alterações, no caso da opção de entrada o 1200 OHV agora gerava 9KGFM a 4000RPM e 65CV a 6000RPM, o 124 Special recebe o motor 1400 OHV que agora gerava 11.3KGFM a 3500RPM e 75CV a 5500RPM e a dianteira era unificada com o modelo T e esse recebia o 1600 DOHC já citado no Sport Coupé, mas aqui gerava 12.7KGFM a 4000RPM e 95CV a 5600RPM, e tinha taxa de compressão de 8,9:1. 

O Special agora tinha a mesma dianteira do "T" e o motor 1400 gerava 75CV e o T estreava o motor 1600 DOHC de 95CV.

  Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda. Em outubro de 1973 na linha 1974 também não tinham alterações.

Em outubro de 1974 na linha 1975 o sedã e a perua Familiare dão lugar ao 131 e 131 Familiare Com isso só seguiam o Sport Coupé e o Spider sem mudanças, em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em  outubro de 1978 na linha 1979 segue sem alterações, em outubro de 1979 na linha 1980 ele troca o motores 1600 e 1800 pelo 2000 DOHC, o seu diâmetro do 1.8 era mantido o o curso ia para 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 8,2:1 e dotado de injeção eletrônica ele gerava 15.3KGFM a 3300RPM e 105CV a 5500RPM. Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda, em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda, em outubro de 1982 na linha 1983 sem alterações.

A CHEGADA DO "REAR LIFT"  O Spider que era único representante da família 124 vivo até então, ganhava nova traseira com novas lanternas, junto com ela, além de manter o 2.nada(ou 2000 DOHC) se está perguntando a reposta é: sim é o mesmo motor usado no Tempra nacional, e estreava a versão Volumex que tinha compressor volumétrico, a taxa de compressão é 7,5:1 e com isso gera 21KGFM a 3000RPM e 135CV a 5700RPM e vinha com carburador de corpo duplo. Isso foi feito em março de 1983.

O Spider recebe mudanças na traseira, o motor 2000 DOHC é mantido e estreava o 2000 DOHC de compressor volumétrico com 135CV.

Em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda e em outubro de 1985 o Spider dá adeus, depois de quase 20 anos de mercado, essa base chegava ao fim na terra da bota.


A família 124 foi uma legítima familia italiana, ao mesmo tempo que o sedã e a perua assumiam a vocação familiar dessa família, tinha o Coupé e o Spider, esse último garantiu a longevidade maior dessa plataforma, lógico que temos o Lada ainda mais longevo, mas aí é outra conversa.  Inclusive chegou até usar motor que foi usado num carro nacional: o 2.nada usado no Tempra.




















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