PLATAFORMA A80 DA TOYOTA: O ÚLTIMO SUPRA E SEU IRMÃO SOARER E O CUPÊ DE LEXUS

O ÚLTIMO SUPRA FOI IRMÃO DE PLATAFORMA DE UM CUPÊ DE LUXO

Era visto que a geração anterior do Soarer e o próprio Supra já estavam envelhecidos, mesmo o último tendo adotado o seis cilindros 2.5 24V Biturbo da famíla JZ.


  A CHEGADA AO MERCADO se dá em maio de 1991 no mercado japonês,  ele media 4.86 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.36 metros de altura e 2.69 metros de entre - eixos. Duas opções de câmbio: Manual  de cinco marchas ou automático ambos de quatro marchas, sendo que o automático era disponível apenas com motor V8, ele tinha duas opções de motor na entrada por incrível que pareça estava disponível era o V8 4 litros 32 válvulas da família UZ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas  no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 87.5mm e o curso era de 82.5mm o que totalizavam 3968cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso ele gerava 36KGFM a 4100RPM e 266CV a 5700RPM e a segunda opção era o Seis cilindros 2.5 24V Biturbo da família JZ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 86mm e o curso era de 71.5mm o que totalizavam 2492cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 37KGFM a 4800RPM e 280CV a 6300RPM e naquele tempo nem se falava em Downsizing...., A sua suspensão é Independente por braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais e amortecedores á ar, os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. 

O Soarer chegava ao mercado com motor V8 4 litros 32V de 266CV e o seis cilindros 2.5 24V Biturbo de 280CV, mais tarde esse mesmo motor vai a 300CV.

Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda.

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO SUPRA se dá em abril de 1993, ele media 4.51 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.26 metros de altura e 2.55 metros de entre - eixos. três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas e automático de quatro marchas, duas opções de motores, ambas 3 litros e 24 válvulas da família JZ, o diâmetro de 86mm foi mantido e o curso foi para os  mesmos 86mm o que totalizavam 2997cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e  no resto a concepção era a mesma do 2.5 24V Biturbo já citado no Soarer e com isso ele gerava 29KGFM a 4800RPM e 224CV a 6000RPM e essa só podia vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, já a outra opção era o seis cilindros 3 litros 24V Biturbo é basicamente esse motor com as duas turbinas,  não se tem a taxa de compressão, mas ele produzia 44.3KGFM a 4000RPM e 280CV a 5600RPM . A sua suspensão segue o esquema do Soarer, só muda os amortecedores hidráulicos no lugar dos ar. Os freios são discos ventilados na versão RZ que é a biturbo.

O Supra  chegava ao mercado com motor seis cilindros 3 litros 24 Válvulas de 224CV, mais tarde vai 230CV.

A versão RZ tinha o seis cilindros 3 litros 24 válvulas biturbo de 280CV

Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda no Supra que era recém-lançado e o Soarer ganha a opção do seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas aspirado e esse sempre com câmbio automático . Em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda. Em outubro de 1996 na linha 1997 o Soarer ganhava um facelift pequeno, com isso o comprimento vai a 4.89 metros, largura vai a 1.80 metros e altura vai a 1.35 metros, o entre - eixos foi mantido, já nos motores V8 ficavam sem alterações, o Seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas da família JZ ganhava o comando de válvulas variável e com isso passou a gerar 31KGFM a 4800RPM e 230CV a 6000RPM, já o seis cilindros em linha 2.5 24V Biturbo é substituído pela versão digamos, monoturbo e ganhava o comando de válvulas variável, a potência se mantinha nos 280CV a 6200RPM, mas o torque agora gera de 38.5KGFM a 4800RPM. No ano seguinte chegava a linha 1998 para o Supra veio um pequeno facelift e pequenas alterações, o seis cilindros aspirado ganhava comando de válvulas variável VVT-i e coletores variáveis também e era o mesmo que já estava no Soarer aspirado, já o Biturbo agora gerava 46KGFM a 4000RPM e manteve os 280CV a 6300RPM, vale lembrar que fora do Japão ele gerava 330CV a 6300RPM e para o Soarer o motor V8 4 litros e 32 válvulas ganhava comando de válvulas e coletores variáveis VVT-i, mas não ganhava torque e potência. no caso do Supra altura foi a 1.27 metros nesse pequeno facelift, já o resto das dimensões foram mantidas. Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda e em outubro de 2000 na linha 2001 ele dá lugar a nova geração 

A nova geração tomava o lugar e essa em 2006 era renomeada Lexus SC no Japão   , já o Toyota Supra não tinha alterações, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em outubro de 2002 o Toyota Supra dá o seu adeus, afinal ele tinha preço próximo do Corvette nos Estados Unidos na época, então a Toyota alegou que era inviável sua venda, mas ele voltará em 2019 com plataforma e motor BMW 

A HISTÓRIA NA LEXUS    A Toyota criou uma marca de luxo nos Estados Unidos chamada Lexus em 1989, então logo em março de 1991 tratou de lançar o Soarer no mercado norte-americano(ok, a Lexus já existia em alguns mercados, mas vou focalizar os Estados Unidos e no Japão ela só foi existir em 2006). O nome dele era SC 400, ele tinha com diferente o logotipo, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, o manual só estava disponível para o SC300, enquanto o automático estava tanto para o SC300 como para o SC400, ele veio com duas opções de motores, a primeira era o seis cilindros de 3 litros  e 24 válvulas da família JZ já detalhado acima no Supra e ele gerava 29KGFM a 4800RPM e 224CV a 6000RPM esse motor era disponível para o SC 300 e a segunda opção era o V8 4 litros e 32 válvulas da família UZ que gerava 36KGFM a 4100RPM e 250CV a 5700RPM, Já suspensão e freios seguiam o Soarer japonês já que ele vinha do Japão.

O SC300 chegava ao mercado norte-americano com motor seis cilindros 3 litros e 24 válvulas de início com 224CV e depois 230CV

O SC400 chegava ao mercado com motor V8 4 litros 32 válvulas de 250CV que depois foi a  266CV e mais tarde a 290CV

Em julho de 1992 na linha 1993 ele estreava o controle de tração para o SC 300, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda,  em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1998 o motor V8 de 4 litros e 32 válvulas vai a 266CV e mantém o torque, em outubro de 1997 na linha 1998 um pequeno facelift e os motores ganharam comando de válvulas variável VVT-i, com isso o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas passou a gerar 31KGFM a 4800RPM e 230CV a 6000RPM e o motor V8 de 4 litros e 32 válvulas ao contrário do modelo vendido no mercado japonês, no mercado norte-americano passou a gerar 41.5KGFM a 4800RPM e 290CV a 6200RPM e além das mudanças de motor, o SC 400 que vinha com o motor V8 recebeu o câmbio automático de cinco marchas no lugar do de quatro marchas. Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda e em Abril de 2000 ele dá lugar a nova geração que se quiser ver pode ver no link acima da plataforma N da Toyota.


  A  ultima geração do Supra é um carro que tem seus fãs pelo desempenho, boa presença em filmes e videogames, além do belo visual, mas a sua base chegou abrigar um cupê de luxo com motor V8.








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