FORD SÉRIE F DE QUINTA GERAÇÃO: O ÚLTIMO DOS SÉRIE F

A ÚLTIMA GERAÇÃO DOS F CHEGOU A SAIR DE CENA, VOLTOU E SAIRÁ DE CENA DE NOVO

Com o fim da produção de caminhões no Brasil, as matérias histórias de caminhões voltaram, mas calma: é só referente aos modelos Ford que não tiveram feita matéria histórica.

   No caso o "Sapão" usava motor MWM com três cavalos a mais, era herança do modelo anterior que tem matéria histórica, o "Pitbull" teve motores que mais tarde seriam usados no Cargo de primeira geração que teve matéria histórica, mas antes desse vem essa geração do F 4000 e do F 350 e também a segunda geração do Cargo. Infelizmente o site caminhão antigo brasileiro não existe mais, os primeiros da fila são justamente esse F4000 e F 350 da matéria e o Ford Cargo de segunda geração, afinal eles ainda tem dados no site do fabricante. 

A CHEGADA AO MERCADO se dá em outubro de 1998 como linha 1999 aproveitando o lançamento da Ford F 250, a Ford lança o "mini-caminhão" com rodado simples nomeado F 350 e a nova geração do F 4000 que quase foi chamado de F 450, mas a decisão de manter o nome tradicional seria muito bem acertada, mas antes vamos dar uma olhada nas gerações anteriores:







Ambos os modelos lançados em 1998 vinham com câmbio manual de cinco marchas, o motor era o Cummins quatro cilindros de 3.9 litros da Série B com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco  acionado por varetas, turbo, intercooler e bomba injetora de atuação direta foi herdada do F4000, mas com mais potência, o seu diâmetro é de 102mm e o curso é de 120mm o que totalizavam 3922cm3, a sua taxa de compressão era de 19,5:1 e com isso gerava 51KGFM a 1500RPM e 141CV a 2800RPM, o motor era o mesmo usado na F 250 da época, mas calibrado para gerar mais torque nos F 350 e F4000. A sua suspensão na dianteira era Independente tipo Twin-I-Beam com molas helicoidais e na traseira eixo rígido com feixe de molas, seguia  o esquema da F 250 e o tanque de combustível era 105 litros para  F 350 e 135 litros para o F 4000.

                                             
O F 350 chegava ao mercado com o motor Cummins 3.9 Turbo Diesel de 141CV 

O F 4000 também chegava ao mercado e com o mesmo motor do F 350 

Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e eles deixam de ser feitos na fábrica do bairro Ipiranga, na capital Paulista e passam a ser feitos em São Bernardo do Campo-SP. Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 sem alterações, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 o F 350 ganhava a opção de cabine dupla e o motor seguia o mesmo.

O F 350 ganhava a opção da cabine dupla, um ano depois da F 250 

MUDANÇAS PARA SE ADEQUAR A LEGISLAÇÃO ANTI-POLUENTES EURO III se dá em outubro de 2005, o motor Cummins Série B em vez de aderir a eletrônica com os Cargos 815 para cima, eles  ganham um "estrangulamento", com isso eles passavam a gerar 47.4KGFM a 1500RPM e 120CV a 2800RPM, mantendo a bomba injetora mecânica, eles jogaram com o "regulamento" no Braço, disponível para os F 350, F 350 Cabine Dupla e F4000 era a linha 2006.

                                           
O F350 recebe uma redução de potência para se adequar a legislação de 2006: 120CV 

O F4000 também recebe o mesmo motor 

  Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em março de 2008 chegava a linha 2009 a F 350 Cabine dupla dava adeus e estreava o F 4000 4x4 aproveitando a tração integral da F 250 da época e com isso a reboque a troca da suspensão dianteira que no modelo 4x4 passou a ser eixo rígido com feixe de molas.

                                                  
O F4000 4x4 com grade do Excursion e o mesmo motor, mudanças na suspensão dianteira também.

E eles seguiram a vida até outubro de 2011 quando as novas legislações anti-poluentes com base no Euro V, a Ford decidiu encerrar a produção de toda a Série F, inclusive a picape F 250, afinal nos caminhões e apostava que os Cargos leves ocupariam suas vendas(como havia acontecido nos médios seis anos antes), mas isso não ocorreu e o adeus acabou sendo um "até breve" até naquele momento.

O RETORNO AO MERCADO em outubro de 2014 na linha 2015 eles retornam ao mercado, eles herdam a grade dianteira da antiga F 250 XLT, pena que não vieram com o facelift do modelo norte-americano, ele chegou nos modelos F - 350(afinal era onde o Cargo leve não poderia substituir, talvez uma Transit chassi-cabine), F 4000 4x2 e 4x4. O câmbio é manual de cinco marchas. Já o motor é o novo Cummins ISF 2.8 16V Turbo Diesel,  o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 100mm  o que totalizavam exatos 2800cm3, a sua taxa de compressão é de 17,5:1, o motor tem bloco e cabeçote de ferro, 16 válvulas , comando de válvulas no bloco acionado por varetas  e injeção common-rail com isso gera 36.7KGFM a 1800RPM e vai até 2700RPM e 150CV a 3200RPM. Uma coisa que so notaria: o modelo ficou mais potente que o modelo que saiu de linha em 2011, mas perde 10KGFM de torque, o motivo eu já não sei, talvez evitar "confronto interno" com o Cargo 816, ao menos a Ford voltava a ter um "Mini-caminhão" com a F250 e o F4000 4x2 volta a  ter suspensão dianteira por eixo rígido com feixe de molas, algo mais adequado a um caminhão. O câmbio sempre é manual de cinco marchas.

                                                 
O F-350 retorna ao mercado, agora com motor Cummins 2.8 Eletrônico de 150CV

O F4000 4x2 com o mesmo motor Cummins do F -350 

Aqui o F4000 4x4 

Ao contrário do "Fusca Itamar" que no seu retorno vendeu mal, o F4000 vendeu bem e estava entre os dez caminhões mais vendidos e seguiu sem mudanças até que em fevereiro de 2019 caiu uma bomba: A Ford anuncia que vai deixar de produzir e vender  caminhões no Brasil por tabela fechar a fábrica de São Bernardo do Campo-SP, herdada da compra da Willys em 1967, mesmo sendo quarto lugar em vendas e o F4000 entre os dez caminhões mais vendidos, realmente a guerra comercial China-EUA, que prejudicou empresas norte-americanas, a falta de jogo de cintura do "Posto Ipiranga" e mais os erros da matriz custaram o fim dos caminhões Ford no Brasil e os modelos vão ser vendidos enquanto os estoques durarem, depois de 62 anos a Série F(lógico com mudanças extensas) vai dar o seu adeus.



Comentários

  1. Tenho uma F4000 4x4 15 parada a 6 anos com 3700km com defeito de fabrica.... Oooo justiça lenta essa do Brasil

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    1. Realmente é uma palhaçada isso que está acontecendo contigo, lamentável, tomara que você consiga resolver o mais rápido possível.

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