O PRIMEIRO SÉRIE F MÉDIO COM VISUAL INDEPENDENTE E O ÚLTIMO DOS ASPIRADOS
Os Série F das picapes F100 até os médios(ou cavalos-mecânicos, 6x4 quando esse teve), sempre tiveram um visual parecido entre eles, mas em maio de 1992, a F-1000 e o F-4000 seguem o visual da F-150 e do F-450 norte-americanos da época, mas os F12000 e F14000 ganham um visual totalmente diferente, mas antes vamos entrar em detalhes:
Aqui está o Ford F4000 de 1992 até 1998 , lógico que antiga Série F já fazia 21 anos de mercado e precisava de uma renovação e inclusive vou deixar abaixo as gerações anteriores.
A CHEGADA AO MERCADO se dá em Maio de 1992, ele tinha visual diferente do norte-americano da época, inclusive lembrava muito os automóveis Ford da época, com visual aredondado que lembrava o Escort, mais faróis de Pampa,só que integrados, o visual acabou sendo feito pelo departamento de estilo da então Autolatina, ele era feito na antiga fábrica do Ipiranga-SP, ele perdia os modelos 6x4, já que o Cargo tinha essa opção , ele chegou nos modelos 4x2 F12000 e F14000, o câmbio era manual de cinco marchas, já o motor MWM Seis cilindros 229-6 de 5.9 litros, era herança do modelo antigo, o seu diâmetro era 102mm e o curso era de 120mm o que totalizavam 5883cm3, a sua taxa de compressão era de 16,6:1, mas ele recebeu melhorias para gerar 43KGFM a 1800RPM e 137CV a 3800RPM, A sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, os freios eram a tambor nas quatro rodas e o tanque de combustível era de 150 litros.
O F12000 junto com o 14000 chegava ao mercado com motor MWM Seis cilindros 5.9 litros de 137CV
Em outubro de 1992 na linha 1993 nada mudava, em outubro de 1993 na linha 1994 chegava o F14000 HD visando o público que queria usar em caçamba por exemplo, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 sem alterações, a Autolatina chega ao fim em 1994, mas de 1996 até 1998 seguiu sem mudanças, dá para dizer que foi o último Série F com motor "maçarico" (sem turbo).
O "Sapão" até tinha um certo jeito de carro de passeio, mas lançar motor aspirado num tempo que todo mundo estava lançando seus motores turbos foi meio complicado.
O "Sapão" até tinha um certo jeito de carro de passeio, mas lançar motor aspirado num tempo que todo mundo estava lançando seus motores turbos foi meio complicado.
Comentários
Postar um comentário