POST 4500: MOTOR V8 Y-BLOCK 272: O PRIMEIRO MOTOR DA FORD FABRICADO NO BRASIL

ELE MOVIMENTOU DE CARROS DE PASSEIO ATÉ CAMINHÕES 

ESSE O POST COMEMORATIVO 4500


 Confesso que eu achei que avaliação do T-Cross seria o post 4500, mas acabou faltando 2, então logo deveria pensar num post 4500 e logo  pensei num trocadilho: o V8 272 4.5 e aí o trocadilho, que é o primeiro motor Ford fabricado no Brasil, antes de mostrar a onde ele esteve vamos as especificações dele:

DIÂMETRO: 92mm
CURSO:83.8mm
CILINDRADA TOTAL:4458cm3
TAXA DE COMPRESSÃO:7,3:1
CARBURADOR DE CORPO DUPLO
POTÊNCIA: 164CV a 4400RPM
TORQUE:33.4KGFM a 2400RPM

 O motor tem bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas. o 292 da família Y não estará nessa matéria, mas se o post 4800 não tiver vídeo do GT Sport, ou avaliação, a comemoração será com ele. O motor foi fabricado na antiga fábrica do bairro Ipiranga, na capital paulista, um ano depois da própria nacionalização dos F600 e do F100 e seguiu sendo fabricado até 1971, quando deixou de equipar os caminhões, mas o seu irmão 292 4.8 foi até 1977.

                                                                 GALAXIE 

O Galaxie não foi o primeiro Ford equipado com motor V8 272 4.5, isso cabe ao F 600 e depois a picape F100, mas o primeiro automóvel de passeio da Ford, fabricado na antiga fabrica do Ipiranga-SP(a Ford só foi ter São Bernardo do Campo-SP quando comprou a Willys no final de 1967), o Galaxie foi lançado em Março de 1967 e era o modelo 500, o LTD lançado em 1969 vinha com 292 V8 4.8, mas não é alvo dessa matéria, em outubro de 1969 chegava o Standard(foto) que era depenado e ganhou o apelido de "Pé de Camelo" ou "Teimosão, era uma tentativa desesperado de conter Chevrolet Opala e Dodge Dart. No ano seguinte os modelos Standard e 500 trocam o V8 272 4.5 pelo V8 292 4.8, mas aí é outra conversa.




                                                              FORD F100 
                                                     

A picape Ford F100 nacional saiu da fábrica do bairro Ipiranga, na capital Paulista, em outubro de 1957 e com motor V8 272 4.5 da família Y que na época era importado, em outubro de 1957 na linha 1958, em outubro de 1958 na linha 1959 o motor passava ser nacional e ela seguiu sem mudanças até outubro de 1961 na linha 1962.

                                           
Nova grade dianteira, faróis e caçamba maior, mas o motor mantido 

  Ela ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e caçamba maiores, mas o motor V8 272 4.5 e o câmbio manual três marchas com alavanca na coluna foi mantido e seguiu sem grandes alterações, ganhou a opção de cabine dupla no meio do caminho e em março de 1967 uma nova mudança.

                                                           
Nova grade dianteira, nova suspensão dianteira e motor mantido 

A picape ganhou nova grade dianteira, a sua suspensão dianteira que era eixo rígido com feixe de molas tanto na dianteira como na traseira, na dianteira passava a ser Independente Twin-I-Beam com molas helicoidais, esquema que transcendeu gerações chegando até a F-250 que saiu de cena em 2011 e o motor  continua o V8 272 4.5 e seguiu até 1971 quando veio na nova geração em Março e essa apenas de início com o V8 292 4.8 que aí é outra conversa. 


                                                         FORD F350

 A Ford anunciou fim da produção de caminhões no Brasil, mas se confirmada a compra da fábrica pela CAOA poderão seguir, caso não se confirme aí vem o adeus, em outubro de 1959 dois anos depois da chegada do F600 e da picape F100, a Ford lança o leve F 350(que em vez de antecessor da atual F 350 é antecessor do atual F4000), o câmbio era manual de quatro marchas e o motor era o V8 272 4.8 da família Y e seguiu sem alterações até a chegada do SuperFord.

                                               
O SuperFord  F-350 chega ao mercado com nova grade dianteira e faróis, além de outras mudanças 

 O F-350 seguia sem rivais até outubro de 1961 na linha 1962 quando chegou a linha SuperFord ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e outras mudanças, mas manteve o câmbio manual de quatro marchas e o motor V8 272 4.8 e ele seguiu sem alterações até Março de 1967.

                                                         
Da dó de colocar ele assim, mas achei apenas esse com nova grade dianteira, faróis e lógico mantendo o câmbio e o motor 

   Ele ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques, já o motor e o câmbio foram mantidos, em março de 1969 ele ganhava um rival: o Dodge D-400 e com seus V8 318 5.2 á gasolina, mas resposta veio em outubro do mesmo ano: a opção do V8 292 4.8 acima do V8 272 4.5, mas o V8 292 4.8 é outra conversa  e ele seguiu até outubro de 1971 quando chegava a nova geração de início apenas com o V8 292 4.8, mas o V8 272 4.5  dava adeus.

                                                  FORD F600

 A Ford desde 1919 fazia carros em CKD no Brasil(com componentes desmontados), mas o primeiro modelo nacional dela foi justamente o caminhão F600 lançado em outubro de 1957 com motor V8 272 4.5 e o câmbio manual de quatro marchas, ao contrário do F-350 ele tinha como rivais o "Chevrolet Brasil", o International NV-184, Mercedes-Benz LP e os FNM, mas os dois últimos eram á diesel e ele seguiu sem alterações até outubro 1961 na linha 1962.

                                        
O SuperFord chegava ao mercado mantendo o motor V8 272 4.5 e ganhando a opção á diesel 

 Em outubro de 1961 na linha 1962 chegavam nova grade dianteira, faróis, para-choques e outras alterações e junto com elas opção do motor á diesel, mas o V8 272 4.5 á gasolina de 164CV foi mantido e ele seguiu sem grandes alterações até março de 1967.

                                                
Nova grade dianteira e faróis 

 Em março de 1967 ele ganhou nova grade dianteira, faróis e para-choques, manteve os motores V8 272 4.5 á gasolina e o motor á diesel, em outubro de 1969 como resposta a chegada do Dodge D700, ele recebe a opção do V8 292 4.8, mas isso não é o foco e sim o V8 272 4.5 e ele seguiu sem alterações até outubro de 1971 quando veio a nova geração e enterrou o motor V8 272 4.5 em favor do V8 292 4.8 como única opção á gasolina.





             
  

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